Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/12/24 in all areas

  1. Muito calor e temporais localizados pela RMBH hoje. Após máxima perto dos 32ºC, nuvens bem pesadas tomaram conta do céu a partir das 14 h e trouxeram chuvas e trovoadas em várias regiões. Em alguns pontos, ocorreram precipitações com potencial de danos. Tudo muito a cara do verão: sol e muito azul no céu de manhã, com os primeiros cúmulos formados logo cedo, antes das 9 h, devido ao calor e abafamento, aumento rápido de nebulosidade densa perto da hora do almoço, muito ensaio na 1ª metade da tarde, a chuva propriamente dita em seguida e o dia ainda terminou com tempo aberto novamente. A condição de verão (sol, calor e temporais) persiste quase a grade de 15 dias inteira na cidade. Não é o ideal, porém, pelo menos, parece que será um janeiro aceitável do ponto de vista pluviométrico, longe da anomalia de 2014 e 2019 - o que era o temor de alguns aqui - até mesmo pela ZCAS dos primeiros dias. Outra situação clássica do nosso verão: pós chuva, está fresco lá fora, com 22ºC desde o fim da tarde, porém abafado nos interiores devido ao calor prévio.
    8 points
  2. Entre o final da noite da quarta-feira e o início da manhã da quinta-feira choveu muito no Vale do Piancó, no sertão da Paraíba. Devido a intensidade da chuva alguns rios e riachos tiveram cheias, alguns açudes e barreiros foram destruídos. O maior registro oficial ocorreu em Ibiara, segundo a AESA, mas houve registros extra oficias de 145 mm no município de Conceição: Essa é uma região importante no quesito de chuvas, porque tudo o que cai ali desce pelo rio Piancó até o manancial de Coremas/Mãe D'água. Satélite das 3h da madrugada da quinta-feira
    6 points
  3. 🌤️🌤️🌥️⛅☁️⛈️⛈️ Máximas: 38,8°C em Timbó/Centro 38,1°C em Jaraguá do Sul/Tifa Monos 38°C em Blumenau/Itoupava Central 37,73°C em Schroeder/Rancho Bom 37,6°C em Botuverá/Ourinhos Mínima até o momento: 14°C no Morro da Igreja Rajadas máximas: 118,4 km/h em Brusque/Centro 88,92 km/h no Morro da Igreja 75,24 km/h em Curitibanos Precipitação máxima até o momento: 98,67 mm em Joinville/Estrado do Salto I > Volta das trovoadas mais intensas no leste, principalmente no Norte. > Amanhã promete ser abafado no Vale do Itajaí, mas abaixo ou dentro da média o que seria bom. Pois de segunda até quinta tivemos máximas +-°6°C acima da média!
    6 points
  4. De tarde não passei dos 25,2°. Foi exatamente no momento em que comecei a gravar esse vídeo. Ficou muito bom depois que choveu. Agora faz 22,9° com 82%.
    6 points
  5. 5 points
  6. Divisa der SP RJ ta movimentado deve ter granizo ai, por aqui ja choveu uma 3x bem até segue uma foto de como estava agora pouco, mas ja esta chovendo de forma continua
    5 points
  7. Aldo, qdo trabalhava em Santo amaro e morava no centro de SP vi muita chuva em direção ao centro de SP alimentada por Brisa, ou seja olhando na direção ao Sul eu via a nebulosidade baixa típica da brisa e na dianteira dela um baita temporal como se fosse um microclima especifico da cidade, esta situação acontece muito a partir da segunda quinzena de Dezembro até a primeira de Março, quando não há cavados FF's, nada, apenas muito calor , uma certa umidade e uma alta no Oceano, mas não com seu centro em cima de SP. E era engraçado pq as vezes isso se formava mais a tarde e saia do trabalho, pegava a L9 sentido Osasco e conseguia "alcançar" a chuva em algum ponto do trajeto até Pinheiros que era aonde descia. isso não quer dizer que não chovia em Sto Amaro, chovia e as vezes cada temporal tenebroso, me lembro de chuvas que ja arrasaram ali e com bairros da região tipo capão redondo a ponto de eu não ter como voltar para casa, só que sempre que tinha temporais naquela região ou mais ao sul da cidade eu ia ver, tinha uma FF em alto mar ou um cavado, ou seja algum "fator" a mais do que simplesmente brisa e calor, me lembro de uma chuva em fevereiro acho que de 2012 que acabou com a Zona Leste da cidade choveu mais de 100mm em poucas horas, foi um horror, tinha até o print da imagem do radar da unesp, não havia sistema nenhum, nem estava chovendo pelo estado de sp era a única chuva no radar, única e exclusiva formada por brisa. Aqui aonde estou, no vale do Paraíba tbm tem influencia de Brisa seja de chuvas que as vezes se formam na zona leste de sp e vem pra ca , ou o próprio relevo, como estamos em um vale que de um lado é a serra do mar e do outro a mantiqueira tem bastante formação de temporais nesta região induzidas por relevo, ja no litoral ele nao é mto bom de chuvas elas tem que vir do continente e conseguir vencer a serra do mar, não acontece a todo momento, em compensação qqer FF por mais fraca que seja traz chuva, tanto que não da pra falar que tem estação seca no litoral de sp. Ja aconteceu comigo de eu sair do litoral de sp depois de um dia extremamente chuvoso e me espantar que na capital não tinha caído 1 pingo.
    5 points
  8. Outro período de amenidades? Já tivemos um do pós natal ao pós réveillon e agora outro. Nem se compara com dezembro e janeiro do ano passado. Pode ser o verão menos quente desde 2018 por aqui.
    5 points
  9. Lado nordeste, durante o início da noite passada. Nesse setor choveu muito, diferente daqui. Muitos relâmpagos.
    4 points
  10. Os últimos dias foram marcados pelo calor clássico de janeiro combinado com pancadas de chuva das mais variadas intensidades. Ontem foi o primeiro dia do ano em que a temperatura bateu nos 30 graus. Hoje a máxima ficou nos 29 graus. Por enquanto a média das máximas nesses 12 primeiros dias de janeiro está em 26,7° pra uma média normal de 28° Janeiro vai seguindo bem... Agora, 19h, tempo parcialmente nublado com trovoadas e chuvas isoladas nas cidades vizinhas, meu termômetro marca 22,2° em Cons. Lafaiete
    4 points
  11. 4 points
  12. Em Curitiba hoje o dia não foi escaldante, a temperatura máxima atingiu 24.1°c, deve ficar (Sem calor) até amanhã, e depois as temperaturas sobem novamente. Quase 1 mês de verão já se passou.
    4 points
  13. Máxima até agora (e creio que definitiva) de 27,9° aqui em casa. Excelente. Vento SE salvou o dia. Agora faz 26,8° com 61%. Segue o vídeo do finzinho da manhã.
    4 points
  14. O ar polar extremamente frio começou a adentrar os EUA nesta sexta-feira, no momento Dallas, capital do Texas, tem apenas -2˚C com céu limpo e sensação de -7˚C às 11 da manhã no horário local. Enquanto isso Houston, 300 km a sul, tem ainda 14˚C.
    4 points
  15. Aqui em Saskatoon a temperatura está em -39.2°C, é um frio insano. Congela tudo. É possível sentir o ar congelado com partículas de cristais de gelo, consigo sentir na respiração. Quando expiro pelo nariz, instantaneamente ocorre a condensação do ar, fica úmido e sinto congelando nos pelos do bigode haha. O frio penetra na pele, mesmo com múltiplas camadas de roupa. Não é uma sensação nada agradável, mas dá pra resistir com as vestimentas adequadas. Agora realmente é possível entender quando falam, não ironicamente, que temperatura de -20°C ou mais é considerada “amena” para os padrões do interior do Canadá. Claro, sinto esse frio extremo apenas nos poucos minutos por dia em que estou na rua. Dentro de casa posso ficar de camiseta numa boa. O destaque do frio desta vez vai para Edmonton, onde a temperatura foi a -45°C nesta manhã e a previsão indica até -50°C amanhã, assim podendo representar um novo recorde de frio histórico para a cidade. O lado ruim de morar onde faz tanto frio assim é que perde um pouco da graça. O frio abaixo de certo ponto deixa de representar mais chance de geada, mais chance de neve. Todos esses eventos relacionados a baixas temperaturas já acontecem com 0, -5, -10 graus. Frio de -35, -40, -50 é uma experiência diferenciada, uma sensação indescritível, mas é isso. Não traz mais nada de novo, é dolorido, é muito sofrido ficar um minuto sequer fora de casa, é preciso usar camadas e mais camadas de roupa, e só resta aguardar o fim do inverno. Cidades que eu costumava considerar super gélidas como Nova York, Chicago, Toronto agora parecem até ter um clima super de boa, já que um típico dia frio de inverno aqui chega a ser mais frio que o dia mais frio do ano nestas cidades.
    4 points
  16. Estou longe de ser expert no assunto... mas tenho um palpite: não poderia ser a hora da chegada da brisa marítima? Sabemos que a brisa tanto pode provocar temporais como dissipar as nuvens convectivas e isso acontece mesmo na zona norte. Quantas vezes, aqui na zona norte, eu já vi o vento mudar para SE e, em questão de meia hora, dissipar todos os cumulus que já estavam bem desenvolvidos. Tudo depende do horário da sua chegada, das condições reinantes, etc, etc. Além, é claro, dos efeitos da ilha de calor. Mas... será que a chegada da brisa marítima mais cedo na zona sul não é ao mesmo tempo uma bênção (Queda das temperaturas mais cedo e menos calor) e uma maldição (Dissipação das nuvens de chuva) ? ------------ Hoje, apesar do sol e ventos continentais (Porém com mais variação de nuvens), a capital paulista aqueceu um pouco menos... mas ainda fez bastante calor. À tarde, mais uma vez tivemos pancadas isoladas. Até o momento, desta vez está sendo a zona norte que ficou a seco, apesar das formações com cara de chuva Mirante (Aut): 20,4°C / 31,3°C Interlagos: 20,2°C / 32,6°C
    4 points
  17. O calor hoje foi novamente bem intenso em Curitiba, esse verão parece que vai ser bem sofrível até o fim, o que piora tudo é que já passamos uma primavera inteira de calor. Acho que vamos nos livrar disso só em maio.
    4 points
  18. Pois é, talvez este fato fosse menos marcante no passado, provavelmente até a década de 1990, porque frentes frias no verão chegavam com alguma frequência por aqui. Lógico que não na mesma frequência do outono/inverno/primavera mas não eram praticamente inexistentes como atualmente. Tanto que a capital paulista, no passado, tem registro de grandes enchentes causadas pela chegada de frentes frias muito ativas no verão. Normalmente isso acontecia quando uma massa polar relativamente forte para a época encontrava um ambiente quente e úmido por aqui. Talvez também houvesse cavados e outros fatores de instabilidades nesses casos mas isto ficava só entre os meteorologistas, não vinha a público como hoje. No livro "Climatologia do Brasil", de Edmon Nimer, publicação do IBGE, tem todo um capítulo sobre as chuvas que assolaram o Sudeste no verão 1966/67. Naquele verão, houve mais de 1.000 mortos em SP, RJ e MG (A grande maioria no RJ) devido às grandes chuvas. No livro tem umas 3 páginas de cartas sinóticas mostrando que seguidas frentes frias chegaram naquele verão, provocando grandes tragédias. Em apenas 3 dias (23, 24 e 25/01/1967), a estação do INMET em Angra dos Reis somou 540,8 mm. Se existisse a quantidade de pluviômetros que existem hoje (CEMADEN, INEA, etc), acredito que ia ter locais com mais de 800mm. Inclusive a tragédia dos grandes deslizamentos de Caraguatatuba foi naquele ano, em 18 de março. ------------- Quanto ao fato de chover no litoral e aqui não, vi muito disso nos 6 anos em que morei em Santos. Às vezes eu subia na 6ª feira à noite para Sampa. Em Santos tinha chovido o dia todo sem parar. Pegava bastante chuva na subida da serra, na altura da represa começava a diminuir, em Diadema o asfalto começava a ficar seco e em Sampa nada de chuva. Eu perguntava para o meu pessoal aqui na zona norte se não tinha chovido. A resposta invariavelmente era: "Garoou um pouco de manhã". Acontecia com alguma frequência da chuva "subir" a serra, atingindo a zona sul de Sampa. Chover o dia todo até a altura de Interlagos, aproximadamente, ir diminuindo até Santo Amaro e o resto da cidade ficar só com céu encoberto e garoa de vez em quando. Certa vez, num domingo, passei o dia num churrasco no final da Estrada da Riviera, próximo da Represa do Guarapiranga. Choveu o dia todo (Sorte que era local coberto). Peguei uma carona até a estação do metrô São Judas, ainda na zona sul, e lá já estava tudo seco. Quando cheguei em casa, fiquei sabendo que aqui na zona norte não tinha caído um pingo, apenas céu encoberto.
    3 points
  19. Boa tarde.. A passagem da nova frente fria (de trajetória principalmente oceânica) trouxe novas instabilidades e temporais isolados durante a tarde de ontem. Antes da chegada da chuva ainda tivemos temperatura bem elevada, porém não atingindo os patamares dos dias anteriores, quando ultrapassamos 34/35°C em toda a área metropolitana. Na minha estação aqui em Piraquara eu registrei 31,2°C, sendo que na terça-feira a máxima chegou nos 35,1°C. Quanto à chuva, não houve um acumulado muito alto por aqui: 14 mm, enquanto mais ao norte (ainda na região metropolitana), Campina Grande do Sul o acumulado foi de 79 mm. Litoral do estado teve também registros bem altos, com mais de 80 mm em Antonina e em Guaraqueçaba. A chegada da chuva aqui na vila, ao entardecer, lado SE:
    3 points
  20. Boa tarde a todos. Até agora, janeiro/24 está assim Média das mínimas 18,4˚C Média das máximas 26,7˚C Média mensal 21,4˚C Valores próximos da normalidade. Extremos 15,7˚C/ 30,6˚C A chuva já acumula 104 mm. Já é mais que todo o mensal de dez/23 (94 mm) e nov/23 (91 mm). Situação pluviométrica também próxima à normalidade que para o mês esperamos cerca de 300 mm. Como choveu há pouco, o céu está nublado e temos amenos 21,2˚C aqui no Alphaville JF.
    3 points
  21. Temperatura excelente para a época. Depois do calorão de domingo e segunda, se isso se confirmar a média do mês vai cair bastante. Hoje não baixei dos 21,2°. Agora ótimos 26,8° com 65% graças ao vento SE e às nuvens que vêm junto.
    3 points
  22. Ontem tivemos um dia para variar bem abafado e por volta de 16h se formou núcleo de chuva atingindo principalmente a Baixada do Rio de Janeiro e adentrando em bairros da zona norte, como Anchieta, Penha, Bonsucesso, não sei se houve relato de chuva forte na zona sul, mais em bonsucesso peguei uma pancada rápida e forte em bonsucesso por volta de 17h na qual foi o suficiente para alagar algumas ruas. Típico de verão. Hoje o dia amanheceu parcialmente nublado um pouco menos quente que ontem graças a chuva caiu no final da tarde, às 5:00 tive 25 graus de mínima no cachambi ontem tive 28 graus no mesmo bairro é verão carioca no alto subúrbio não é fácil, haja ar condicionado e dinheiro para conta de luz. Agora são 9:50, já faz 32 graus Rio de Janeiro temos nuvens altas o que pode ocorre a mesma coisa que ontem graças ao canal de umidade mais favorável e o forte calor, dentro de casa faz os mesmo 32 graus. Fica 95% suando igual um condenado no Rio essa época do ano.
    3 points
  23. Por aqui hoje o dia foi finalmente com cara de janeiro, nuvens baixas, chuviscos intermitentes e chuva se intercalando e temperatura dentro do normal variação entre 20,9 e 28,8 (a máxima foi no fim da manhã) depois de varios dias sob 33 ... a tarde ficou mais fresco e a temperatura oscilando entre 22 e 25 graus graças as nuvens e chuva (fotos)
    3 points
  24. Acredito que esse inverno será muito bom, certamente melhor que o ano passado, até pq pior é bem difícil de ser rs.
    3 points
  25. Estava no limiar entre neutro frio e La niña, mas a diferença é que já vinha em La Niña há um bom tempo. Já tem um bom tempo que não atingimos um patamar de La Niña bem forte, tipo o ocorrido entre 1973-1975 e 1988-1989. Em 2008 e 2010 chegou perto desses patamares. Vamos ver como vai ser esse evento !
    3 points
  26. Se eu não me engano, em 2021 a gente tava passando de uma neutralidade para lá nina no inverno, e houveram grandes ondas de frio, então esse pode se repetir isso. Hj em Taubaté caiu uma pancada boa de chuva por volta das 14:30 e agora tempo nublado e abafado.
    3 points
  27. Lembro uma inundação forte que teve no ABC uns anos atrás, foi uma chuva não tão forte mas que durou horas igual essa que está caindo agora.
    2 points
  28. Noite chuvosa em São Paulo. CGE decreta estado de atenção em toda a cidade.
    2 points
  29. Um belo dia de verão, com mínima de 20 e a máxima 29 graus. Amanhã deve fazer 16/17 graus pela manhã e 30 graus a tarde, com calorão de 35 no domingo. Outra sequência de 8 dias sem calor e sem passar dos 30? O verão que eu adoro.
    2 points
  30. Hoje a capital paulista teve manhã com muitas nuvens e aberturas de sol. O que nos salvou foi a presença de ventos de direção variável mas predominantemente continentais. Não fossem esses ventos o dia todo, hoje teríamos estado numa autêntica sauna a céu aberto, com calor e umidade alta. Nas estações do CGE mais próximas do Mirante (INMET fora do ar), Vila Maria: 19,7°C / 29,7°C Santana: 19,7°C / 29,0°C Na zona sul, próximas a Interlagos: Capela do Socorro-Subprefeitura: 20,0°C / 27,4°C Cidade Ademar: 20,2°C / 28,4°C A chuva começou na forma de pancadas no meio da tarde e ainda não parou, vai e volta. Na maior parte da cidade, os acumulados até o momento estão entre 20 e 40 mm (CGE). Existem uns poucos locais com menos de 10 mm e na Freguesia do Ó (Zona norte) já passou dos 50 mm.
    2 points
  31. O importante é o Atlântico Sul perto do Sul e Sudeste com anomalias negativas. Já passou da hora de resfriar essa região .
    2 points
  32. Metsul veio com matéria hoje afirmando que o El Nino permanece até março, com neutralidade todo outono, usando outros modelos que não indicam La Nina.
    2 points
  33. Em março podemos ter o fim do El Niño, portanto é improvável já ter La Niña pois passaremos primeiro pelo período de neutralidade, que poderá ser curto. Para termos La Niña precisamos dos mesmos critérios do Niño: além da TSM na região 3.4 estar abaixo de -0.5 o Índice de Oscilação Sul precisa estar bem positivo, tudo isso perdurando pelo menos por uns 3 meses. Eu acredito que até o final do inverno já podemos ter La Niña sim, considerando todos parâmetros que mencionei acima. A TSM já estará razoavelmente fria na 3.4 durante o inverno, mas a teleconexão talvez só inicie no fim da estação.
    2 points
  34. Esfriou na costa apenas até SC. Metsul postou hoje não acreditar em la nina em março e nem no inverno. Mostra um gráfico do NOAA apostando em neutralidade. Para mim já basta, desde que zero el nino.
    2 points
  35. É pra já! Na semana que a sequência de pulsos iniciou (24 a 30 de abril de 2016): Média da TSM de Abril de 2016: Média da TSM em maio de 2016:
    2 points
  36. Abrindo o monitoramento de 2024, que começa com el niño, podendo ter la niña ao longo do ano. Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) Niño 4: 1,4 ºC (0,0) Niño 3.4: 2,0 ºC (0,0) Niño 3: 2,1 ºC (0,0) Niño 1+2: 0,8 ºC (-0,8)
    1 point
  37. Seria em março de 2019? Lembro que, naquela ocasião, quanto mais ao sul mais forte a chuva era. Aqui também choveu bastante, mas menos que no ABC. ---- Pela imagem do radar, a chuva ainda deve demorar um pouco pra parar.
    1 point
  38. https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/kellen-severo/el-nino-atinge-pico-e-da-espaco-ao-la-nina-em-2024.html?amp
    1 point
  39. Choveu em torno de 10 minutos em Canoas deixando diversos pontos da cidade com sérios alagamentos.
    1 point
  40. Tenho acompanhado seus vídeos no Youtube, Ronaldo. Eu espero muito que essa reviravolta ocorra, porque nossa, esse El Niño foi dolorido, viu. Quais os análogos para esse ano você acredita que são possíveis ???
    1 point
  41. Temperaturas em São Bento do Sul em dezembro. Estações da Epagri e do bairro Lençol off line por um bom tempo e seguem assim.
    1 point
  42. Vejam como foi dezembro na parte mais ao leste do rs, poa fechou um pouco acima da média: Inmet minima: +0.8° Máxima: +0.1° E as estações de Pinheiro Machado e Herval fecharam mais frio do que São Francisco de Paula, no verão isso é realmente muito interessante:
    1 point
  43. Novembro de 2023 pode ser dividido ao meio em Buenos Aires. Na primeira quinzena, tivemos temperatura dois graus abaixo da média. No comeco do mes, tivemos a menor máxima em 21 anos e tres dias seguidos abaixo de 17°C! Também tivemos uma mínima sub-10°C ainda. Já a segunda quinzena foi de calor constante, com dois graus acima da média. Apesar disso, nao tivemos calorao ainda: só duas mínimas acima de 20°C e máxima mensal em apenas 31,4°C, a menor desde 2015! No fim, temperaturas dentro da média e novembro mais fresco em 7 anos! Em relacao às chuvas, choveu bem na primeira quinzena e superamos a média histórica. MÍNIMA MAIS BAIXA: 8,7°C MÍNIMA MAIS ALTA: 22°C MÍNIMA MÉDIA: 16,3°C DESVIO DA MÉDIA 91-20: + 0,2°C MÁXIMA MAIS ALTA: 31,4°C MÁXIMA MAIS BAIXA: 15,3°C MÁXIMA MÉDIA: 26,1°C DESVIO DA MÉDIA 91-20: + 0,1°C MÉDIA SIMPLES DE NOVEMBRO: 21,2°C DESVIO DA MÉDIA 91-20: + 0,1°C PRECIPITACAO ACUMULADA: 152 mm DESVIO DA MÉDIA 91-20: + 28,6% 5 menores mínimas: 8,7°C (dia 4), 10,4°C (dia 1), 11,6°C (dia 14), 12,6°C (dia 2) e 12,7°C (dia 3) 5 maiores mínimas: 22°C (dia 28), 21,1°C (dia 27), 19,9°C (dia 26), 19,6°C (dia 29) e 19,2°C (dia 21) 5 maiores máximas: 31,4°C (dia 7), 31,2°C (dia 20), 31°C (dia 27), 30,8°C (dia 28) e 30,7°C (dia 23) 5 menores máximas: 15,3°C (dia 2), 15,7°C (dia 1), 16,6°C (dia 3), 19,9°C (dia 10) e 20,9°C (dia 13) 5 maiores chuvas em um dia: 69 mm (dia 10), 52 mm (dia 2), 12 mm 8dia 15), 11 mm (dia 1) e 3 mm (dia 17)
    1 point
  44. Atualizando a tabela anual do INMET-JF com o histórico Novembro-2023. Vejam como o efeito El Niño é nítido após o acoplamento deste ao padrão atmosférico geral no Brasil , a partir do mês de Agosto. As anomalias de temperatura foram aumentando à medida em que a primavera avançou. O pico da anomalia, como era de se esperar, foi mesmo em Novembro, mas este acabou sendo o mais quente da história, superando Novembro de 2009. E o dia 18-11-2023 entrou para a história climática da cidade, reunindo simultaneamente a maior mínima e a maior máxima em 50 anos de dados. Como se não bastasse: Este mês acabou sendo o Novembro mais SECO da série histórica, e pela primeira vez não conseguimos chegar aos 100mm neste mês. De 0 a 10: Dou NOTA 0 (certamente um dos piores meses que eu já vivi por aqui).
    1 point
  45. De fato é ruim mesmo Aldo. Para se ter uma ideia 2019: 3,5°C e 2021: 2,3°C. O comum no oeste paulista é gear nos topos com uma frequência de 4 anos hoje em dia, pois no passado era praticamente anual. Outro fato é que na principal estação do oeste paulista (Prudente) ano que vem irá fazer 43 anos sem uma mínima negativa, algo que provavelmente não irá acontecer mais, seja pelo aquecimento global, como também urbanização de Prudente.
    1 point
  46. Pois é... Não é só a capital paulista que vive uma "seca" de frio... Mínima absoluta anual de 7,8°C em Presidente Prudente é bem ruinzinha. Não se faz mais MPs continentais como antigamente...
    1 point
  47. Acumulados até dia 02/12 na estação INMET UFRN, em Natal/RN. 2023 caminhava para ser um ano seco, até que veio o dilúvio histórico dos dias 27 e 28 de novembro e mudou tudo. Muito próximo de ficar na média (considero um ano na média quando chove entre 1600 mm e 1800 mm).
    1 point
  48. Dados do terrível, inesquecível e angustiante Novembro de 2023 (minha estação - Juiz de Fora / 720m): Não estou animado em escrever sobre este mês. Basta dizer que foi disparado o Novembro mais quente já registrado por mim, além de ser o mais seco também. A máxima absoluta de 38,3 graus é o recorde da estação junto com 2012. - CHUVAS NO ANO (ESTAMOS ABAIXO DA MÉDIA, TUDO INDICA QUE PERMANECERÁ ASSIM)
    1 point
  49. Pra efeito de comparação, menores máximas diárias de 2023, com respectivas mínimas e médias compensadas diárias, automáticas INMET: Campo Grande/MS mín. 7,2 C med. comp. 8,1 C máx. 8,9 C em 14/06 Campos do Jordão/SP min. 7,6 C med. comp. 8,3 C máx. 9,7 C em 27/08 Curitiba/PR mín. 7,6 C med. comp. 8,9 C máx. 11,2 C em 28/08 Monte Verde/MG mín. 7,7 C med. comp. 8,8 C máx. 11,5 C em 27/08 Primavera do Leste/MT mín. 7,9 C med. comp. 9,2 C máx. 11,7 C em 14/06
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.