Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2016

Recommended Posts

Belas fotos como sempre, Carlos Campos! Show também em Indaial.

Vinícius mandando bem nos tabelões, BAZ a mil!

André, por incrível que parece são cirrus ainda, que não atrapalham. Tem uma banda de altostratus (essas sim atrapalham a queda) no sul do MS que vai passar por nós, mas parece ser passageira. Vai pegar mais é no estado de SP.

Muito bem explicado. Obrigado, Igor.

:good:

Achei que nesta noite o "Bugio do Castelinho" ia buscar o leopardo das neves de soledade... mas está difícil... já negativa com força hein PHP? Sobre a neve... Canguçu está na expectativa... falei com meu irmão a pouco e estão todos de "barbas de molho" esperando a branquinha... Aqui em Canela prevejo o pandemônio... dia dos namorados no fim de semana com possibilidade de neve vai fazer com que o eixo das Hortensias fique congestionado!

Boa noite a todos. Aqui em Buenos Aires esse episódio de frio vai sendo bastante normalzinho, como já era esperado, mas de qualquer forma tivemos hoje o amanhecer mais frio do ano, com 2ºC. Ezeiza negativou pela primeira vez em 2016 e foi a -0,5ºC. O dia começou com céu limpo, mas no meio da manhã nublou e tivemos períodos de garoa e chuva fina das 15h30 até umas 20h. A máxima foi de 13,4ºC. Agora nublado e 9,4ºC, com sensação de 8,4ºC.

Este tempo instável antecede a chegada do novo pulso de ar frio, que aqui só vai servir mesmo para a manutenção das temperaturas que já estamos tendo. O SMN prevê que o tempo vá limpando ao longo das próximas horas e que amanhã vamos ter um dia de sol, com temperatura entre 3 e 11ºC, com ventos que devem baixar um pouco a sensação térmica. O sol nasce às 7h57 e se põe às 17h49.

Achei que nesta noite o "Bugio do Castelinho" ia buscar o leopardo das neves de soledade... mas está difícil... já negativa com força hein PHP? Sobre a neve... Canguçu está na expectativa... falei com meu irmão a pouco e estão todos de "barbas de molho" esperando a branquinha... Aqui em Canela prevejo o pandemônio... dia dos namorados no fim de semana com possibilidade de neve vai fazer com que o eixo das Hortensias fique congestionado!

Tomara que ela venha,a Metsul da a possibilidade.

Alguns dados interessantes deste mês de junho em Buenos Aires:

1- Só tivemos mínima de um dígito até agora.

2- A máxima absoluta do mês está em apenas 16ºC.

3- Com os dados de hoje, a média simples do mês foi pra um dígito: 9,9ºC.

Além disso, temos 46 dias seguidos abaixo de 20ºC.

Que espetáculo de noite! Tenho 7,2° com 67% e p.o. em 1,4°. Céu incrivelmente limpo e vento ZERO! Meu dado é ótimo porque estou em área urbana numa encosta. Na cidade os extremos são 9,6° no Centro e 5,2° no Sarandi. A Lomba do Pinheiro saiu do ar!!! :punish:

Espero 3° de mínima. Devo levantar para tirar fotos da geada. Há áreas próximas que certamente bate 1° caso eu chegue ao valor esperado.

Tomara que ela venha,a Metsul da a possibilidade.

Minha intuição é que vai nevar da madrugada de sábado(2/3h) até o entardecer de sábado (16/17h) sem parar só que com fraca intensidade.

Como se ''garoasse'' neve de forma ininterrupta.

Com maior chance nas áreas de maior altitude (Vacaria - Bom Jesus - Ausentes - São Joaquim - Bom Jardim)

Reparem que mapa do globo que as maiores anomalias negativas de temperatura no planeta fora da Antártida são o sul da província do Quebec, no Canadá, e o N do RS e boa parte de SC!

O Chile e a Argentina estão um pouco abaixo da média. Efeito da forte drenagem de ar frio para o norte, concentrando as anomalias principalmente no Brasil e um pouco no Uruguai e Paraguai.

Curiosidade: as anomalias na Rússia estão de acordo com a divisão geográfica do país: a porção europeia mais fria e a asiática mais quente.

A RBS botou mínima de 0°C para o vale do itajaí no amanhecer desta sexta.

A última vez que eu me lembre que a RBS tinha apontado mínima de 0°C pro vale do itajaí foi em 2000.

Interessante...

E como de costume nos últimos dias, chega as 10 horas da noite e o LIXO do Inmet para de reportar os dados da automática.

Nani, é verdade, você está certo. Realmente foi uma temperatura histórica aquela para nossa cidade, e certamente veio acompanhada de uma forte geada. Uma estação da CEMIG registrou essa mesma temperatura em 1994, no evento de Julho.

Aqui no meu sítio, tenho 11,4C e no INMET faz 10,5C. FRIO INTENSO !

Às 22h30 temos em São Paulo:

Parelheiros: 4,8ºC

Capela do Socorro: 5,0ºC

Riacho Grande: 5,5ºC

São Mateus: 5,5ºC

Jabaquara: 6,8ºC

Mauá: 6,9ºC

Ipiranga: 7,6ºC

Vila Mariana: 7,8ºC

São Miguel: 8,2ºC

Sé: 8,9ºC

Mirante: 9,1ºC

Moóca: 9,5ºC

Essas temperaturas a essa hora são bastante raras, ainda mais com céu claro e tendência de queda.

São Paulo 22:30

Parelheiros 4,8°C

Capela do Socorro 5,0°C

São Mateus 5,5°C

Riacho Grande 5,7°C

Jabaquara 6,6°C

Itaquera 6,9°C

Mauá 7,0°C

Vila Prudente 7,0°C

Butantã 7,1°C

Itaim Paulista 7,4°C

Vila Formosa 7,4°C

Ipiranga 7,5°C

Vila Mariana 7,8°C

M Boi Mirim 7,9°C

Vila Maria 7,9°C

Santana do Parnaíba 8,0°C

São Miguel Paulista 8,0°C

Cidade Ademar 8,1°C

Santo Amaro 8,1°C

Freguesia do Ó 8,5°C

Penha 8,7°C

Perus 8,9°C

Santana 8,9°C

Sé 8,9°C

Campo Limpo 9,0°C

Mooca 9,1°C

Anhembi 9,4°C

Tremembé 9,4°C

Pirituba 9,5°C

Lapa 9,6°C

Incrível o frio que está fazendo essa noite em Sampa. 2016 dando uma surra em 2015!

Agora temos 9,5c na Mooca, ou seja, sub-10 !!!

Achas que existe chance de o Mirante amanhecer com 5,x° ?

Por que são apenas 22:30 e já faz 9,1°C

Tem mais 6 horas de queda pela frente.

Cara chutaria algo em torno de 7-7,5 pro Mirante amanhã cedo !

Muito louca a atmosfera no PNI/Furnas umidade em 34%, P.Orvalho em -12, sem vento faz horas e não fica negativa.

No PNI/Massena umidade em 15%, P. Orvalho em -19.

Mais uma negativa no bairro Reserva/Maria da Fé, -1,2ºC, nem o CMC indicava uma temperatura tão baixa a esta hora.

Pelo CMC 12Z negativas na Mantiqueira e Sul de Minas, somente no amanhecer de 11 a 14

Frio intenso aqui no sul de minas, Poços de Caldas as 23:00 tem 7.9ºC com PO em 3ºC, Caldas tem 7.6ºc, aqui na minha cidade que esta a 22km em linha reta de Poços e 200m a menos de altitude temos algo em torno de 10ºC, amanhecer de amanhã será bem frio, imagina no amanhecer de domingo e segunda.

Incrível o frio que está fazendo essa noite em Sampa. 2016 dando uma surra em 2015!

Agora temos 9,5c na Mooca, ou seja, sub-10 !!!

Achas que existe chance de o Mirante amanhecer com 5,x° ?

Por que são apenas 22:30 e já faz 9,1°C

Tem mais 6 horas de queda pela frente.

Eu também não estou tão confiante que caia nos 5.x. Creio que ficará até no mínimo uns 8.0 graus.

Também fico preocupado se a MM vier e atrapalhar tudo.

Alguns dados interessantes deste mês de junho em Buenos Aires:

1- Só tivemos mínima de um dígito até agora.

2- A máxima absoluta do mês está em apenas 16ºC.

3- Com os dados de hoje, a média simples do mês foi pra um dígito: 9,9ºC.

Além disso, temos 46 dias seguidos abaixo de 20ºC.

Bem parecido com Pelotas/RS. Por aqui temos:

1) Todas as mínimas também de 1 dígito

2) Máxima absoluta em 17,7ºC

3) Média simples de 10,2º, porém a compensada é de 9,7º

Os dados completos de 1º a 9 de junho:

Méd.Mínima: 5,8º (-3,7º)

Média: 9,7º (-3,9º)

Méd.Máxima: 14,6º (-4,2º)

Mín.abs: 3,0º

Máx. abs: 17,7º

Sera que ja da pra considerar uma geadinha na grande BH? Serio, o CMC da 2c pra Brumadinho na Grande BH:

aquele lugar e um frio por natureza, as casas de la tem ate lareira.E um verdadeiro buraco.

COM CERTEZA vai fazer menos que 12c la amanha de manha.

JlFx0hn.png

Aqui o vento continua uivando.Possivel bater a menor minima de junho ate agora ja nesta noite.14.1c no INMET Cercadinho.

To achando que podemos ate bater o recorde do ano hoje...ou chegar bem perto.

Edited by Guest

Coloquei este comentário no meu Facebook. Mais fácil reproduzir do que reexplicar tudo.

"A MetSul aumentou o frio para amanhã. Dá máxima de 11°C nos locais mais quentes de Porto Alegre. Isto significa que grande parte da cidade terá máxima de 9°/10°C amanhã depois de uma mínima de 2°C e geada. A questão é que existe a possibilidade de alguma precipitação fraca. Com a precipitação, o tempo fecha e a temperatura cai bem abaixo dos 10°C (5-8°C, dependendo da situação). Este fator combinado com o forte frio em altitude e o ar mais seco em superfície poderia proporcionar CHUVA CONGELADA ou NEVE GRANULAR. Estes fenômenos podem aparecer amanhã em Porto Alegre do meio da tarde para a noite. Repito, a chance é PEQUENA, mas não pode ser descartada. Então, caso vejam grãos miúdos de gelo ou grãos opacos com núcleo branco estes são a chuva congelada e a neve granular, respectivamente. São fenômenos intermediários entre a chuva e a neve em flocos e raros por aqui. A última vez que este fenômeno aconteceu na cidade foi em setembro de 2006."

Agora deliciosos 6,3° com 69%. Espero mínima de 3° aqui e 0,5°/1,0° nos pontos mais frios de POA

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.