Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

A erupção do Global 12Z aparenta ter dois pulsos: um primeiro avanço fulminante continente adentro, e a formação de uma baixa fazendo o ar frio escoar para o Sudeste, GO e MG. Essa situação ocorreu algumas vezes na história, como em Agosto de 2013 (final do mês), Junho de 2001 e na fatídica erupção de Julho/Agosto de 1955.

Link to comment
Share on other sites

FORA A BELA NEVADA QUE O ETA COLOCA, +-4 CM.

 

Para quais dias ? Quinta(28), Sexta(29) ou Sábado(30) ?

Esqueça é o ETA. Um dia em sonhos teremos um inverno como o ETA prevê.

 

 

Se o Coutinho , o Coutinho olha o Eta quer dizer que ele nao é tanta porcaria assim kkk

 

Qual a.chance do global influenciar o gfs e europeu ?

Link to comment
Share on other sites

William,

pelo mapa de anomalias das temperaturas do GFS 18Z, O CONSTRASTE de temperaturas altas( no Noroeste do Rio) com a de temperaturas abaixo da média entre Rio(capital) e a região de Juiz de Fora, na tarde de 27(quarta), acredito que vai ser um combustível para formação de chuvas na noite e madrugada(de quinta) para o Noroeste do Rio e Zona da Mata parte leste mineira.

 

Que venha muita chuva para cá a partir da noite de quarta(27)

Link to comment
Share on other sites

Noite abafada por aqui. Mais cedo foi possível observar algumas nuvens, mas agora elas se dissiparam e assim o céu está limpo nesse momento.

Temos ainda 25 graus na Mooca.

 

Tirando a noite de hoje, teremos apenas mais 2 noites 'quentes': amanhã e segunda-feira. Na terça-feira provavelmente já estará mais tranquilo de noite devido a influência da frente fria, embora a temperatura ainda não caia bastante.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Hoje o dia amanheceu com chuvas em Buenos Aires, de fraca intensidade. Depois seguimos com céu nublado até o meio da tarde, e depois desse horário tivenos algumas aparições do sol. Foi um dia agradável, com mínima de 17ºC e máxima de 22ºC no período entre 21h e 21h. Agora tempo aberto e 16,5ºC. As nuvens voltam a aumentar esta madrugada e podemos até ter chuva isolada.

 

O domingo deve ser nublado e segundo o SMN, a temperatura varia entre 17 e 19ºC. Na verdade a mínima via ser menor de madrugada e pode ser que seja renovada à noite, com a chegada do ar polar. O sol amanhã nasce às 7h24 e se põe às 18h18.

Link to comment
Share on other sites

William, Renan e HenriqueBH

 

As últimas 3 saídas do GFS anteciparam a mudança de tempo para chuvas e temperaturas mais amenas a partir de quarta-feira 27, no centro-sul do Rio, Zona da Mata(parte) Sul.

Concordando com o modelo Europeu ECMWF de uns dias atrás.

 

Que venha uns dias de chuvas, vai ajudar os pastos da pecuária dos mineiros e fluminenses, não amarelarem rápido no mês de maio.

Link to comment
Share on other sites

William,

desde o começo da noite que a estação do bairro Reserva está ganhando da pousada do Cantinho do Verde no ranking do BazCharlier, perto de meia-noite que o Cantinho do Verde começou a encostar na temperatura baixa do bairro Reserva.

 

Acredito que tinha muitas nuvens no Cantinho do Verde, dissiparam, a temperatura desceu mais rápido.

Link to comment
Share on other sites

Não estou achando ruim a previsão dos modelos pra cá. Já tivemos várias erupções polares em que só ficamos sob efeito da pré frontal, sem nenhuma influência de ar frio, vide Julho 2010 como o pior exemplo.

 

Desta vez, tudo está apontando para uma boa sequência de dias frios pra cá, não tão frios quanto no Sul e Centro Oeste é verdade, mas historicamente é desse jeito mesmo que acontece. Estou SATISFEITO se chover bastante devido à frente fria, que ficará estacionada sobre MG, e tivermos máximas baixas. Após, o anticiclone vai pro oceano e o tempo limpa, gerando mínimas baixas a partir de Maio. Confirmando, estarei feliz ! O importante é que esse bloqueio fdp vai acabar !

Link to comment
Share on other sites

Alguém teria os mapas da onda de frio de abril de 1995???Alguma semelhança com as projeções para agora???

 

Foi continental também, forte, mas difere sinoticamente:

59hPQMs.png

Qb9OCZR.png

 

A alta entrou pelo centro-sul do Chile, não pela Terra do Fogo, e não se alongou como nesta, além de a alta ter sido menos intensa. Apesar de tudo isso, esse episódio de 1995 não deixa de ser notável.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de verão com 25oC em Florianópolis, podendo chegar aos 33oC. Ontem peguei uma bela praia aqui como se fosse verão.

 

Bom acerca dos modelos:

 

- GFS e Europeu parecem estar encontrando um consenso.

 

- E não vai na direção de algo excepcional que todos esperavam.

 

- É muito forte para os padrões de Abril, pois já seria mesmo em pleno inverno e bate qualquer erupção de ar frio de todo 2015 e talvez do biênio 14/15. A conferir.

 

- O ponto de inflexão que trouxe um certo alívio na brutalidade da erupção foi a baixa pressão na costa. Agora bem mais distante, o que dificulta a catapulta do ar frio ao norte.

 

- Entretanto há todo um grupo de modelos encabeçado pelo Global e seguido do Mbar, Eta e mais ao longe o CMC, que insistem no cavado muito próximo a costa, originando uma baixa fechada, extremamente potente pelo Mbar, muito duradoura com dois momentos pelo Global e com um interessante vórtice no final do ciclo pelo CMC.

 

- Este cenário no grupo de modelos de menor expressão mantém as chances de algo potencialmente histórico para rivalizar com o evento de abril de 99.

 

- Porém, as chances maiores vão para a estabilidade do Europeu, que ganhou adepto importante como o GFS.

 

- As chances maiores são os modelos de menor expressão abandonarem este cenário mais extremado com a baixa pressão colada na costa e se bandearem par o cenário há muito proposto pelo ECMWF.

 

- Assim é confirmado que o frio vem muito forte, especialmente para a época do ano em muitos locais do Centro-Sul do Brasil.

 

- E com dois cenários na mesa, um mais conservador, e outro mais extremado, as chances ainda permanecem abertas para que este evento possa desbancar o incrível abril de 1999 que eu acompanhei do começo ao fim.

 

- Pelo padrão do Europeu e GFS vejo que não desbanca no macro, podendo bater marcas extremas no micro em estações que não existiam a época como as de baixada: Castelinho, Porteirinhos, Urupema, Bom Jardim, etc...

 

- A época com uma semana de antecedência o Ronaldo já fazia a previsão de neve em abril e todos acharam que ele estava exagerando. E com o evento de neve se confirmando excepcionalmente naquele 16/17 de abril, marcou como um tiro mais do que certeiro, uma das marcas importantes que tornaram o mister Coutinho no "mago do tempo" aqui em Santa Catarina.

Link to comment
Share on other sites

Em uma rápida reanálise é claro como o evento que se aproxima é páreo para Abril de 1999 pela última rodagem do GFS que deslocou a baixa pressão ainda mais da costa do continente.

 

Vejamos 1999:

 

O Anticiclone atravessa os Andes com potencial 1035/1036mb e uma baixa pressão começa a se aprofundar frente a costa do RS/SC.

 

DnelrlN.png

 

 

Após a travessia da Cordilheira o anticiclone conserva maior parte do seu potencial e a baixa pressão vai se organizando ainda mais.

 

my3fH4N.png

 

 

A 00Z do dia 17/04 o cenário clássico de uma baixa bem fechada frente a costa com o anticiclone alojado no continente ocasiona neve nos pontos mais altos do RS e SC.

 

LdDpf3s.png

 

 

A 12Z do dia 17/04 a baixa pressão permanece colada na costa e o anticiclone com potencial 1030b atinge o centro no Chaco paraguaio.

 

ejJEWdf.png

 

 

Ainda no dia 18 a baixa pressão bem fechada e organizada continua influenciando a costa do Sul do Brasil, catapultando o ar frio para todo o centro-sul.

 

ig3ovTi.png

 

 

Agora vejam a diferença para projeção 84s do modelo GFS. Reparem o posicionamento da baixa pressão, do anticiclone e seu potencial:

 

HC9ubDs.png

Link to comment
Share on other sites

PNI/Furnas registrando mais uma mínima próxima de zero, marcou 0,4ºC ás 6 h 56.

 

William,

neste exato momento a temperatura dentro da sala do Marcão registra 30,5

lá fora ainda registra 10,3.

Muito enigmática essa temperatura onde fica o console, quase todo dia a temperatura dispara entre 8 h 20 e 8 h 50 min.

Link to comment
Share on other sites

Em tempo, a 00Z do GFS manteve uma pequena chance de neve durante a quarta-feira sobre as partes mais elevadas da Serra Geral no RS e SC. Aquele cenário de paraguaias esparsas pode ocorrer. Há suporte em altos níveis e indica a presença de um fraco cavado influenciando o tempo da serra.

 

Aqui para SC, as chances são reduzidas, mas com a 00Z não dá pra descartar precipitação invernal das áreas acima dos 1.500m de altitude.

Link to comment
Share on other sites

O GFS esta apontando pro que eu ja falava ontem...o vento na quinta vai estar de sudeste, isso tira mais o frio do Triângulo e coloca mais frio na zona da mata.

 

Se for pra dar um palpite acho que o GFS vai continuar ajustando essas temperaturas dessa forma ate o dia do evento.Parece que esta decidido:

 

quarta-feira o vento vai soprar de oeste mudando rapidamente pra sudeste na quinta/sexta.Isso pra Minas Gerais.

 

terça-feira pre-frontal pra todo mundo, quarta FF chega a capital mineira.

 

Dia mais frio pra quem ta no Triângulo: quarta. Pra quem ta mais a leste será na sexta.

Link to comment
Share on other sites

O cenário intrigante do momento:

 

A convergência da baixa bem próxima da costa, diferentemente da dupla Europeu/GFS, é muito significativa.

 

 

ETA - neve histórica neste cenário

 

lGhZWZs.png

 

 

Mbar - Muito frio seria catapultado com o gradiente apresentado

 

eKrpYjW.png

 

 

Global - outro com cenário clássico

 

29peh6R.png

 

 

CMC - Cavado mais próximo sem baixa fechada como nos anteriores

 

gWCbBiX.png

 

 

Este cenário de desenho sinótico deixaria este evento mais próximo de se aproximar ou até mesmo superar o famoso Abril de 1999.

Link to comment
Share on other sites

 

Essa imagem tá errada. Aqui já choveu 101 mm desde a madrugada. Esta imagem acima não mostra nenhuma chuva aqui em cima.

 

Essa aqui está certa... http://www.climatempo.com.br/satelite

 

 

Eu não esperei a nebulosidade atualizar , peguei só a temperatura , aqui a da nebulosidade !

 

 

sdsds.thumb.jpg.874076fd80f93accdc5a08130ec6fec0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Essa imagem tá errada. Aqui já choveu 101 mm desde a madrugada. Esta imagem acima não mostra nenhuma chuva aqui em cima.

 

Essa aqui está certa... http://www.climatempo.com.br/satelite

Nas últimas duas horas foram 79,6 mm em São Vicente do Sul!! Chuva forte no centro do RS e Vale do Rio Pardo com uma linha muito bem definida. A linha está chegando em POA em breve, creio que até o meio-dia ou um pouco depois. Chove de moderado a forte em praticamente todo o S do RS. Teremos muita água pela frente!

 

Aqui mínima de 21,7° e máxima de 29,2°. Agora o vento virou e está ficando escuro. Faz 28,3° com 70% e venta de ONO a 11,8 km/h. Vem água!

Link to comment
Share on other sites

Honestamente ? Nesta situação eu fico com a tendência dos modelos GFS e Europeu, que acertam mais e são mais estáveis.

 

Henrique BH, vamos ter um friozinho agradável em boa parte do estado a partir de Quinta. Chance de trovoadas na Quarta. Não teremos mínimas expressivas, mas acredito que as máximas podem surpreender.

Link to comment
Share on other sites

Para a região de Indaial e baixo vale do itajaí essa MP vai ser histórica de qualquer maneira pode-se dizer.

 

Valores abaixo dos 7°C por exemplo acontecem apenas em fortes incursões durante o auge do inverno (JJA), o que está preste-se a acontecer é algo totalmente incomum aqui para a nossa região.

 

Caso confirme valores entre 4/5° pra cá, vai ser com certeza recorde !

 

Sair de um domingo que faz 34°C as 13:30 para uma máxima entre 15/16° na quarta-feira e uma mínima na casa dos 5°C na quinta-feira é algo ''esplendido''.

 

Irei me sentir como alguns habitantes de São Luís do maranhão que usam casacos e jaquetas com um ''frio'' de 20°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.