Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

Enquanto o frio não vem a drenagem de ar tropical vai ativando instabilidade exatamente em cima de POA, na serra e parte do Planalto Médio. Agora chove moderado com forte trovoadas aqui. Acabamos de ter uma pancada forte de chuva (mais um clarão iluminou o mezanino onde estou). Faz 22,7°.

 

Acumulado em 24 h de 24,7 mm.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com esse calorão no Sudeste, o Morro Massena com seus quase 2600m de altitude mantém as temperaturas sempre baixas, faz 13 graus por lá agora e tem bastante vento. Estou na torcida para o ar polar chegar com espessura boa no SUdeste, pelo menos o suficiente para o Massena ter uma máxima sub-5 quem sabe.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com esse calorão no Sudeste, o Morro Massena com seus quase 2600m de altitude mantém as temperaturas sempre baixas, faz 13 graus por lá agora e tem bastante vento. Estou na torcida para o ar polar chegar com espessura boa no SUdeste, pelo menos o suficiente para o Massena ter uma máxima sub-5 quem sabe.

 

 

To achando que o massena registrara sua primeira negativa , pelo europeu frio com muito boa espessura

 

 

12z do Gfs veio boa , anomalia de -14 nas máximas entre Sp e Mg

Link to comment
Share on other sites

A 12 Z do GFS deu a volta por cima, após algumas rodadas que não haviam sido tão boas e aí realmente poderíamos ter vários recordes em SC.

 

Deve ter sido a melhor rodada para o Vale do Itajaí até agora.

Era o que iria postar agora sobre sua regiao.

Frio brutal para o final de abril com minima de 4 graus, igual aqui na regiao de Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o melhor cenário é o proposto pela última rodada do ETA, São Paulo poderia ter muito frio na madrugada do dia 29, mas eu acredito que a solução do europeu, como o William falou está bem parecida com a saída do GFS, é a que mais irá se aproximar do que vai ser observado de fato na semana que vem, pelo menos o europeu vem com um segundo pulso com ciclone na costa do sul e sudeste, para o inicio de maio.

 

ETA:

 

jzIJFyg.png?1

 

abaGKED.png?1

Link to comment
Share on other sites

Eu to bem triste, não to feliz.

Norte do PR também está nesse limite do frio avançar ou não por aqui, alguns institutos apostam no frio mais intenso, outros já reduziram bastante, o jeito é aguardar..

 

Apenas no dia 28 o frio sera realmente intenso na nossa regiao, depois sera apenas friozinho uma pena porq que a uns 3 dias atras nós teriam 3 dias seguidos com minimas abaixo de 5c.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o melhor cenário é o proposto pela última rodada do ETA, São Paulo poderia ter muito frio na madrugada do dia 29, mas eu acredito que a solução do europeu, como o William falou está bem parecida com a saída do GFS, é a que mais irá se aproximar do que vai ser observado de fato na semana que vem, pelo menos o europeu vem com um segundo pulso com ciclone na costa do sul e sudeste, para o inicio de maio.

 

ETA:

 

jzIJFyg.png?1

 

abaGKED.png?1

 

Que ciclone gigante!! Solução muito agressiva essa do ETA, seria a melhor possível pro leste catarinense.

 

Pena ser o ETA ...

Link to comment
Share on other sites

Daniel, o ciclone uns 200km mais próximo da costa já melhoraria MUITO a perspectiva para nós, daria até pra pensar em sub-10 no Mirante.

 

Com certeza. Tomara que as próximas rodadas ajuste colocando o ciclone mais próximo daqui da costa e assim, favorecendo aos ventos secos de oeste.

 

-------------------------------------------

 

Mais do mesmo por aqui, ou seja, aquele dia quente com aumento de algumas nuvens à tarde e sem chuva. Ainda temos 29c na Mooca.

Link to comment
Share on other sites

A julgar pelos mapas, a posição do ciclone será DECISIVA para o frio no Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte e nas mínimas em boa parte do Sul, principalmente no leste da região. O único local onde a posição do ciclone muda pouco é o oeste do Sul e parte do MS.

 

Aqui máxima de 26,9°. Agora faz 25,1° com 80%. Vento E a 7,7 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Pelo modelo GFS, a princípio a chuva da frente fria aqui na Grande SP ocorrerá entre o final da tarde da próxima terça (26) e o meio da tarde de quarta feira (27). Após isso, ela cessa e com a chegada da massa de ar frio.

Em relação as temperaturas, na segunda feira ainda teremos esse calor que tem feito nas últimas semanas. Porém, na terça feira a tarde poderá ser mais agradável. Ou seja, em apenas 2 dias estaremos livres desse sofrimento!

 

O ventilador daqui de casa já está até dando pulos de alegria rs Depois de ficar meses ligado e nesse abril TODOS OS DIAS (nem em março ficou menos tempo ligado, janeiro então), à partir de quarta feira (ou quem sabe na terça, caso a chuva já amenize bem a situação) ele finalmente vai tirar umas boas férias e voltando aos poucos à ativa, quem sabe à partir de setembro.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o melhor cenário é o proposto pela última rodada do ETA, São Paulo poderia ter muito frio na madrugada do dia 29, mas eu acredito que a solução do europeu, como o William falou está bem parecida com a saída do GFS, é a que mais irá se aproximar do que vai ser observado de fato na semana que vem, pelo menos o europeu vem com um segundo pulso com ciclone na costa do sul e sudeste, para o inicio de maio.

 

ETA:

 

http://i.imgur.com/jzIJFyg.png?1

 

http://i.imgur.com/abaGKED.png?1

 

Que ciclone gigante!! Solução muito agressiva essa do ETA, seria a melhor possível pro leste catarinense.

 

Pena ser o ETA ...

 

Concordo contigo, infelizmente é o ETA, que está com essa solução, se fosse o GFS ou o ECMWF, eu me animaria esperando sub 10°C no mirante, bom..fica pra próxima.

Link to comment
Share on other sites

18z saindo a melhor rodada do dia se tratando de todo o pais !

 

[attachment=1]1.png[/attachment][attachment=0]2.png[/attachment]

 

Por essa rodada a temperatura máxima seria muito baixa para abril, na capital paulista, no dia 28, já que ainda não dá sub 10°C no mirante, vamos com uma temperatura máxima significativa

 

gQuGSAi.png?1

Link to comment
Share on other sites

É, já dá pra cravar que essa onda de frio será decepcionante aqui pra região. Estava muito bom pra ser verdade. :cray:

 

 

Lado positivo frio e chuva , nao da pra crava porque ontem ele dava frio , entao pode devolver a qualquer momento , vamos ficar com media negativas durante 4 a 7 dias ta ótimo em visto do que estamos tendo

Link to comment
Share on other sites

Mais do mesmo por aqui, tardes quentes e secas e noites agradáveis. variação tem ficado em torno dos 19/20° e 32/33°

 

Em casa, ficou em 19,0° a 33,0°

 

Automática de Valença em 17,3° a 32,3°

Automática de Resende em 17,8° a 32,9°

 

Resumo desse abril esquisito :mosking:

 

FnHnmo3.png

 

=============

 

A rodada 18Z do GFS melhorou bastante a previsão, colocando máxima sub 20 dia 28/04 :yahoo:

(qualquer coisa que vier é lucro...)

4oUdqpQ.png

 

E depois, mínimas na casa dos 12°~14° :heart:

 

lu58m0p.png

 

Agora tenho céu com algumas nuvens (stratocumulus) e faz 23,4° e 71%

Link to comment
Share on other sites

A chave do frio em MG vai ser onde a FF vai parar....

 

tudo indica que assim que avancar pra regiao central de Minas a FF comeca a desacelerar ate parar completamente provocando grandes volumes de chuva por varias horas.Por causa disso uma zona de choque mais ao norte/sul vai ser determinante ate onde o ar polar chega com forca.

 

Todo cuidado e pouco...na quinta/sexta preve-se ventos de sudeste/leste pra ca...esses sao os melhores ventos pra carregar ar/frio umido em BH.

 

Pra quem conhece a cidade e muito comum errar a previsao por causa disso.Lembro bem de casos de maximas invertidas que os modelos nao pegaram.

 

O caso mais notorio que lembro foi quando se previa uma maxima de 25c, mas fez 15c em plena tarde na capital mineira.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.