Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

55 PARTE BAIXA DO VALE DO ITAJAÍ ENTRE 200/400 M

57 IDEM

65 IDEM E NA GRANDE FPOLIS DOS 400 PARA CIMA

75 PARTE BAIXA DO VALE, 300/500 M P/+

84 SÃO BONIFÁCIO E BRAÇO DO NORTE

90 NOVAMENTE

94 VALE DO ITAJAÍ DOS 300 P/CIMA

2000 DOS 200/300 PARA CIMA

2013. BLUMENAU/BRUSQUE NA CIDADE, TALVEZ JARAGUÁ DO SUL, LOCAIS PRÓXIMO DO NÍVEL DO MAR MAIS PERTO DO EQUADOR NO H.SUL.

 

EM 2010 CAIU 7 CM NA CIDADE DE S.J, AZAR ESTAR COM 1/2°C, SE NÃO TERÍAMOS UMA BOA CAMADA NO CHÃO.

 

Interessante (para nós que acompanhamos, não para os moradores rs).

 

Alexandre e Coutinho, tenho poucos dados referentes à enchentes no Sul em 1957, poderiam trazer algumas para cá? Sei que em SP choveu muito na metade do mês.

Link to comment
Share on other sites

2013 PERDE PARA 1984, 1981, 1965, 1955, 1990. O PROBLEMA É QUE QUEM ANALISA OS DADOS NÃO CONHECE GEOGRAFIA E CLIMATOLOGIA DE SC.

 

2013 tem que levar em consideração a MEGA chuva que antecedeu a neve na Grande Florianópolis. Não sei como foi em 1990, mas o episódio de 2013 ganha muita, mas muita relevância não só pelas imagens que produziu, mas especialmente para mim pelo fato do solo estar completamente encharcado, poças enormes, chuva muito forte e tudo completamente molhado. Daí então a neve começou pesada, e par acumular daquele jeito estando tudo completamente encharcado, é porque foi neve muito pesada por horas e horas. Do contrário não conseguiria acumular nada. Á água mata o floco de neve.

 

Eu fiz o trajeto São Joaquim-Florianópolis e peguei o início da neve em Bom Retiro-Serra da Boa Vista-Rancho Queimado posso lhes dizer. A estrada estava perigosa de tanta chuva e asfalto completamente empoçado, depois a neve caiu por cima daquela água toda e bloqueou a passagem. Simplesmente incrível!

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z: Massa polar continental a partir do dia 13, com lento avanço, e consequentemente com uma frente fria de lento avanço.

 

A princípio, do dia 10 ao dia 12, instabilidades provocadas por pressão mais baixa na região do Chaco, e pegariam bem o MS, oeste do PR e SC e norte do RS. O sistema começa a se organizar com a entrada da alta no dia 12 e o prolongamento de um cavado originado no oeste do Paraguai. Devem ser chuvas fortes e sequenciais. Como não haveria sistema para impulsionar a alta mais ao norte, a frente fria ficaria parada entre os dias 13 e 15 sobre o MS, PR e SP. Nesta rodada, abre-se uma janela de atenção para o litoral do Paraná na madrugada do dia 15. Entre a manhã do dia 15 e a madrugada do dia 16 a alta avança mais e leva muito frio ao MS, SP, MT, além, claro, de toda a região Sul.

 

Novamente, o frio é apenas coadjuvante. O destaque aqui é a chuva.

 

otpPUZC.png

Link to comment
Share on other sites

como estão os modelos???Como estão os modelos de chuva?

 

O que podemos esperar???[highlight=yellow][/highlight]

 

 

Acho que houve uma mudança puxando os maiores acumulados mais do PR para SC e o RS:

 

GFS (acumulado 0-168h) ainda é mais para o PR, mesmo assim no geral é muita água pra todos os lados:

 

2KhCrDJ.png

 

CMC e Europeu (acumulado 0-168h) são mais para o oeste do RS e SC:

 

CMC

 

nL1XnoS.png

 

 

Europeu

 

7MGRHyA.png

Link to comment
Share on other sites

A falta de julho de 2002 (ano de El Niño) não deve afetar nadica (opa, ica sufixo de diminuitivo, tipo chuvica)

 

Inverno de 2002 teve um evento muito, muito interessante de frio e neve. Foi a maior neve na casa do Coutinho antes de julho de 2013. Ausencia de dados nao pode ser desprezada nadica por ser El Nino.

 

Esclarecendo.

 

Havia a falta do dado julho de 2002 para Porto Alegre na versão " station nr 83967 in ghcnm.tavg.v3.qcu v3.3.0.20150702"

 

Eu e você sabemos que estes dados são ajustados e homogeneizados, portanto, toda cautela é pouca.

 

Agora, veja que curioso o dado perdido (julho de 2002...informado pelo Aldo é 14,05...justamente a média no período 81/10.)

 

Ademais, não ative-me aos detalhes de 2002, era apenas um 999,9. Interessante que foi um período de El NIño na qual julho em POA foi na média e houve neve em abundância na casa do nosso amigo Ronaldo.

 

Assim, ficamos em JJA de 2002 para Porto Alegre:

 

JUN 14.8

JUL 14,1

AGO 16.6

 

Totalizando uma média de 15,2ºC = ~ um desvio padrão acima do trimestre.

 

Aqui, ao invés de tolas discussões ,é prudente eu concordar com a Metsul com invernos à 1957, 1965 e acrescentar 2002 e 2009....e quiçá detalhando alguns mais.

 

Resumindo:

 

Saudações tricolores.

 

PS: O que deveria ser a mensagem original.

 

A não usual atividade da MJO é indicativo de um aumento no Southern Hemi Booster Index que é coerente com a SOI batendo em -30,7 (04 de julho). E aqui o El Niño que ainda não existe oficialmente graças a mundança ERRSTT v.4 pode evoluir para um Super EL Niño....sendo que os tres anteriores registrados apresentam comportamentos, digamos, ligeiramente diferentes de El Niños normais.

Link to comment
Share on other sites

como estão os modelos???Como estão os modelos de chuva?

Acho que houve uma mudança puxando os maiores acumulados mais do PR para SC e o RS:

 

Resumo da Ópera: Toda área entre o norte do RS/SC/PR devem continuar acompanhando de perto a evolução dos modelos nos próximos dias... Todas estão sujeitas a extremos de chuva...

 

O Fortíssimo pulso da MJO (OJM) segue como o grande "patrocinador" deste evento...

 

Rj6P4za.png

Link to comment
Share on other sites

como estão os modelos???Como estão os modelos de chuva?

 

O que podemos esperar???

:rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: [highlight=yellow][/highlight]

 

 

Espero que não seja muita chuva. Tempo fechado de boa. Mais chuva me atrapalha demais de sair de casa e não curto ficar trancado dentro de casa. rs

 

Os bares da praça da Espanha estão bombando mesmo com esse tempo

Link to comment
Share on other sites

.

 

O Fortíssimo pulso da MJO (OJM) segue como o grande "patrocinador" deste evento...

 

http://i.imgur.com/Rj6P4za.png

 

Rodolfo,

 

Tenha em mente duas coisas (apenas recapitulando)

 

A MJO é a mudança dos locais de convecção na Faixa Equatorial.

 

A MJO é prenuncio de falhas nos modelos. É explicito que os modelos falham em fase ativas da MJO. por essa razão é mais confiável saídas em regime estabelecidos de El Niño ou La Niña.

 

Resumindo a ópera 2:

 

Atenção redobrada às saídas dos mesmos.

Link to comment
Share on other sites

como estão os modelos???Como estão os modelos de chuva?

 

O que podemos esperar???

:rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: [highlight=yellow][/highlight]

 

 

Espero que não seja muita chuva. Tempo fechado de boa. Mais chuva me atrapalha demais de sair de casa e não curto ficar trancado dentro de casa. rs

 

Os bares da praça da Espanha estão bombando mesmo com esse tempo

 

 

Kkkkkkkk exato!kkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo,

 

Tenha em mente duas coisas (apenas recapitulando)

 

A MJO é a mudança dos locais de convecção na Faixa Equatorial.

 

A MJO é prenuncio de falhas nos modelos. É explicito que os modelos falham em fase ativas da MJO. por essa razão é mais confiável saídas em regime estabelecidos de El Niño ou La Niña.

 

Resumindo a ópera 2:

 

Atenção redobrada às saídas dos mesmos.

 

Acompanhando Mafili! Veremos se a gama de modelos vai falhar nessa hiper onda de MJO...

Link to comment
Share on other sites

Estive matutando e tentando encontrar a foto que eu vi, que mostrava o alto do morro do cachorro em Blumenau com uma fina camada de neve, fato que o ocorreu na década de 80.

 

Alguém sabe me dizer se foi em 1983 que aconteceu algo similar a 2013, mas não com tamanha intensidade, onde trouxe neve para os pontos altos das regiões baixas de SC.

 

Coutinho talvez teria alguma noticia relacionada a isso ?

 

25 DE AGOSTO DE 84.

 

Nevou também no Morro do Cachorro nesta ocasião, parentes meus falaram pro meu pai na época que estava nevando lá, imagina no Spitzkopf...

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

MBAR já começa a dar indícios de que São Paulo (Capital) poderá beirar os 30 graus na próxima semana... Efeito Pré-Frontal

http://i.imgur.com/mEUQx37.png

A título de curiosidade, maiores temperaturas já registradas num mês de julho na estação do Mirante de Santana, em Sampa:

 

30,2°C (24/07/2006)

29,9°C (28/07/2006)

29,8°C (27/07/1999)

29,5°C (20/07/1999, 25/07/2002)

29,3°C (15/07/1987, 27/07/1998, 20/07/2011)

29,2°C (21/07/1941, 07/07/1948, 30/07/1999)

Link to comment
Share on other sites

Dia 13/07 eu estarei a serviço em Itaguaí-RJ. Para quem não sabe, Itaguaí é uma (FEIA) cidade da RM do Rio de Janeiro que fica bem aos pés da serra do mar, recebendo intensamente os efeitos do vento que desce a serra! Já estou até vendo o que vai acontecer...sentirei forte calor naquela cidade, como sempre aliás!

Link to comment
Share on other sites

Dia 13/07 eu estarei a serviço em Itaguaí-RJ. Para quem não sabe, Itaguaí é uma (FEIA) cidade da RM do Rio de Janeiro que fica bem aos pés da serra do mar, recebendo intensamente os efeitos do vento que desce a serra! Já estou até vendo o que vai acontecer...sentirei forte calor naquela cidade, como sempre aliás!

 

O difícil é achar uma cidade bonita na RM. Só Niterói que se salva.

 

-----------------

 

Aqui na ZS do Rio, temos céu nublado e temperatura na casa dos 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Dia 13/07 eu estarei a serviço em Itaguaí-RJ. Para quem não sabe, Itaguaí é uma (FEIA) cidade da RM do Rio de Janeiro que fica bem aos pés da serra do mar, recebendo intensamente os efeitos do vento que desce a serra! Já estou até vendo o que vai acontecer...sentirei forte calor naquela cidade, como sempre aliás!
.

Deve pegar algo na casa dos 30 graus e com umidade alta típica ali daquela área.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Dia 13/07 eu estarei a serviço em Itaguaí-RJ. Para quem não sabe, Itaguaí é uma (FEIA) cidade da RM do Rio de Janeiro que fica bem aos pés da serra do mar, recebendo intensamente os efeitos do vento que desce a serra! Já estou até vendo o que vai acontecer...sentirei forte calor naquela cidade, como sempre aliás!
.

Deve pegar algo na casa dos 30 graus e com umidade alta típica ali daquela área.

 

Considerando que estarei andando na linha férrea com EPI's em todo o corpo....sim, sentirei calor!

 

Ziemann, eu também só conheço Niterói. A RM do Rio é bastante feia, contrastando demais com a cidade maravilhosa...

Link to comment
Share on other sites

Hoje a chuva fraca foi e voltou várias vezes aqui em Mogi das Cruzes, pena que o site da Rede Telemétrica do DAEE está fora do ar, pra ver quanto foi o acumulado na região. Quanto à temperatura, ela variou dos 14,0ºC aos 19,1ºC aqui em casa. No momento tenho 16,5ºC com um vento meio morno.

 

.

.

 

edit: conseguir acessar os dados do DAEE.

 

Acumulados pífios:

 

Centro: 1,6 mm

Barragem do Jundiaí: 1,6 mm.

Link to comment
Share on other sites

Ao menos para Ctba o Europeu tirou as máximas acima de 21oC que vinha projetando para a partir do próximo domingo...chegava a dar dois dias seguidos com 25oC e 26oC com umidade alta, ou seja, verão. Isso em meio a outros dias com 22oC e 23oC. Agora a maior temperatura na grade é 21oC o que mostra que os modelos também reduzem o calor, kkkkk! :mosking:

O cenário das ultima rodagens ficou menos ruim em termos de chuva e um pouco melhor em termos de frio para o dia 14 em diante. :good: Mas nada que sequer insinue um replay de 1957, 1965 ou 1990, como chegou a ser mostrado em algumas rodadas do Global e do GFS...

Link to comment
Share on other sites

Canguçu com média máxima de 13º agora em Julho. Em Junho essa média máxima ficou em 16º. Seis máximas abaixo de 10° nesses 2 meses.

 

Que inverno Surreal naquela região Canguçu - Pinheiro Machado. Pena que Pinheiro Machado que é a cidade mais fria da metade sul não tenha nenhuma estação que monitore seu clima.

 

Antes era que não morava ninguem.

 

Agora é Pinheiro Machado que não tem estação.

Vai lá e coloca a estação, oras! To cansado de vc falar abobrinha aqui!

 

Se não morasse a 1.000km de distancia colocaria mesmo.

 

E outra eu posso falar o que bem entender aqui do Sul, ...foi o povo dai que preferiu deixar tudo junto, portanto não se incomode com minhas opiniões e se achar ruim é só voltar a separar por regiões o monitoramento porque eu não me interesso pelo clima do Sudeste, mais sei que vocês se interessam aqui pelo clima do Sul.

 

Teve a chance de ficar quieto.

Mostrou que tem ódio das demais regiões.

Parabéns. Agora sabemos, nós do sudeste, o que pensa da gente.

Faz um favor, ve se to na esquina.

Link to comment
Share on other sites

O que as novas atualizações nos trazem:

 

- Cada vez mais a certeza de que aquela rodada do Global foi maluca, no tempo e na intensidade. E não foi nenhuma antecipação de tendência, errou, superdimensionou em tudo.

 

- Um leve e rápido reforço de ar mais seco do que frio entra nesta quinta e promete madrugadas mais frias na sexta e no sábado se a umidade não entrar até o amanhecer.

 

- No sábado a chuva retorna com força ao Sul do Brasil e deve permanecer pelo menos até a quarta/quinta-feira da próxima semana.

 

- Dia 14 finalmente está caminhando para ser a data de quebra deste padrão de chuva aqui para SC. O frio entra junto com a frente-fria e deve provocar um bom resfriamento no RS na terça-feira, quando começa a limpar o tempo pelo Sul.

 

- O frio chega moderado e deve permanecer até o dia 18-19.

 

- Esse cenário é corroborado pelo Europeu, que inclusive vê a chegada de um reforço no dia 17.

 

- O Global acompanha com muito menor força o cenário do avanço do anticiclone frio.

 

- A longo prazo o CFS continua apostando em um maior resfriamento na última semana de julho, potencialmente o maior do mês pelo que vamos acompanhando até o momento.

 

- Esta possibilidade na última semana será a chance de algo realmente potente e amplo, coisa que pelo jeito não teremos até o dia 20.

 

- O grande mérito do mês está mais pela ausência de calor e constância de frio moderado. Nesse ritmo deveremos ter anomalias entre abaixo a ligeiramente abaixo da média pelo menos no RS e SC.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · 15 min ·

 

Nas últimas 48 horas a maioria das estações, Epagri e Inmet, tiveram volumes abaixo dos 60 mm e a grande maioria abaixo dos 50 mm.

Maiores volumes até agora;

 

87,6 Tangará*

82,6 Caibí*

80,8 Mondaí*

73,2 Brunópolis*

72,8 Curitibanos*

72,6 Alpestre*

71,6 Concórdia*

68,0 Campos Novos*

67,8 Maravilha*

61,6 Curitibanos/Inmet

 

*Epagri.

Link to comment
Share on other sites

CAPITAIS - JULHO - 2015 (7 DIAS)

 

10,8 (-0,2) - BUENOS AIRES (OBSERVATORIO)

 

14,3 (+0,2) - PORTO ALEGRE RS (CONV/AUT)

 

17,4 (+1,1) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/AUT)

 

13,5 (0,0) - CURITIBA PR (CONV/AUT)

 

16,4 (-0,3) - SÃO PAULO SP (CONV/AUT)

 

19,6 (+1,5) - BELO HORIZONTE MG (CONV/AUT)

 

21,0 (-0,3) - RIO DE JANEIRO RJ (AERO GALEÃO)

 

20,3 (+1,2) - BRASÍLIA DF (CONV/AUT)

 

18,8 (-0,5) - CAMPO GRANDE MS (CONV/AUT)

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA 24 HORAS - JULHO (7 DIAS)

 

06,4 - MORRO DA IGREJA SC (INMET)

06,6 - MORRO DAS TORRES SC (EPAGRI)

07,8 - PNI FURNAS RJ (PWS)

08,1 - SÃO JOAQUIM SC (EPAGRI/TRENTO)

08,7 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (INMET)

08,7 - URUPEMA SC (EPAGRI)

10,1 - BOM JESUS RS (EPAGRI)

10,3 - BOM JARDIM DA SERRA SC (EPAGRI)

10,3 - SÃO FRANCISCO DE PAULA RS (PWS)

Link to comment
Share on other sites

Complementando o post do Caio, MBAR 00z - Acumulado Total em 174h:

 

SC na linha de fogo, acumulados brutais!

 

Nossa senhora!!! Muito bem lembrado, Lucas!

 

Não tinha visto o Mbar ainda. Esse cenário prenuncia uma tragédia, pois coloca 400m potenciais muito próximo das nascentes e afluentes que deságuam no Rio Itajaí.

 

No meio dessa crise toda seria uma pá de cal na economia da região.

Link to comment
Share on other sites

OUTRO DIA FRIO; 10,2/13,2°C, DOS 27 DIAS ATÉ AGORA; 18 DIAS COM MÁXIMAS ABAIXO DE 15,0°C E UMA ACIMA DOS 18,0°C/18,3°C.

 

Frio? Mas não está acima da média?

 

Shima,

 

Aqui no Vale do Tietê a mesma coisa FRIO.

 

As pessoas dizendo que este ano, sim, temos inverno.

 

Para quem se acostumou com 19/30 em 10 meses por ano mais 1 mes de 21/34

 

Quinze dias de 13 com 22 é frio demais.

 

Estou com camiseta, camisa, colete e jaqueta;

 

brbrbrbrbrbrrrrrrrrrr

Link to comment
Share on other sites

Tempo as 09:00hs

 

Florianópolis- SC: 18º

 

Navegantes- SC: 18°

 

Joinville- SC: 18º

 

Jaguaruna- SC: 17º

 

Criciúma-SC: 16º

 

Porto Alegre-RS: 16º

 

Londrina-PR: 16º

 

Maringá-PR: 16º

 

Foz do Iguaçu-PR: 16º

 

Toledo-PR: 15º

 

Curitiba-PR: 14°

 

Chapecó-SC: 14º

 

Cascavel-PR: 14º

 

Santa Maria-RS: 13º

 

Passo Fundo-RS: 13º

 

Lages-SC: 13

 

Pelotas-RS: 12º

 

Uruguaiana-RS: 12º

 

Guarapuava-PR: 12º

 

Caxias do Sul-RS: 11º

 

Bagé-RS: 10º

Link to comment
Share on other sites

Complementando o post do Caio, MBAR 00z - Acumulado Total em 174h:

 

SC na linha de fogo, acumulados brutais!

 

Nossa senhora!!! Muito bem lembrado, Lucas!

 

Não tinha visto o Mbar ainda. Esse cenário prenuncia uma tragédia, pois coloca 400m potenciais muito próximo das nascentes e afluentes que deságuam no Rio Itajaí.

 

No meio dessa crise toda seria uma pá de cal na economia da região.

 

Exatamente Caio. Sem contar ainda que a terra está totalmente encharcada devido às chuvas dos últimos dias aqui em Blumenau, que não deram trégua, mesmo que de fraca intensidade. Não houve longos períodos de sol faz um tempinho. Além disso, o rio está um pouquinho acima já, e com o solo encharcado dificulta a absorção de água, podendo fazer com que o rio suba mais facilmente. Será necessário muita atenção caso confirme essas projeções.

Link to comment
Share on other sites

Complementando o post do Caio, MBAR 00z - Acumulado Total em 174h:

 

ayuI8Q2.png

 

SC na linha de fogo, acumulados brutais!

 

Sem contar que a arte de Mbar é boa demais para a mídia.

 

O detalhe é que a realidade pode ser pior.

 

Sofrimentos à vista.

 

Will,

 

Veja a ORL.

 

Atenção sobre o oceano Atlântico....está seco.

 

O resto do Centro-sul muita nuvem

 

2lniwqf.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.