Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Na época se falou na TV que na região do morro do baú em ilhota choveu entre 600/700mm em 10 dias, e em Blumenau foi algo entre 500/600mm em 10 dias.

 

Se algum dia voltar a ter registros semelhantes a esse aqui na região o bicho pega de novo.

 

O VALE ESTÁ "DOENTE", CHOVEU ENTRE 80/100 MM EM TODO O VALE OU MAIS JÁ TEM RISCO DE CHEIA EM RIO DO SUL E QUASE EM BLU, 48 HORAS= CHEIA, 72 H= CALAMIDADE.

Link to comment
Share on other sites

Feeling, puro feeling: essa frente estacionária represando um anticiclone potente pode trazer um cenário bombástico de neve em locais de grande altitude em SC e RS.

 

1957 feelings....

 

 

NO ANIVERSÁRIO DO FILHO DO SOBÂNIA, TIVE O PRAZER DE CONHECER O TIO DA ESPOSA DELE, FALOU SOBRE A NEVE 57, FOI UM CAOS NA CIDADE. TAMBÉM SOBRE O COTIDIANO DAQUI, ALGO INIMAGINÁVEL NOS DIAS DA TECNOLOGIA DE HOJE, BOA PROSA. É O GURÍ DA FOTO, ESQUERDA.

tabela.GIF.1debcddd69f999332b750841eb6d5378.GIF

Link to comment
Share on other sites

Na época se falou na TV que na região do morro do baú em ilhota choveu entre 600/700mm em 10 dias, e em Blumenau foi algo entre 500/600mm em 10 dias.

 

Se algum dia voltar a ter registros semelhantes a esse aqui na região o bicho pega de novo.

 

O VALE ESTÁ "DOENTE", CHOVEU ENTRE 80/100 MM EM TODO O VALE OU MAIS JÁ TEM RISCO DE CHEIA EM RIO DO SUL E QUASE EM BLU, 48 HORAS= CHEIA, 72 H= CALAMIDADE.

 

O nível do rio itajái açu aqui na cidade não chega a estar elevado, mas ele também não está baixo para absorver tanta água assim, torçamos para que esta água toda desvie daqui, pois caso caia em cheio, vai fazer uma bagunça feia!

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem dados de 1983?

 

Me lembro que passei em Porto União/União da Vitória uns 2 meses depois daquela enchente.

 

Em União da Vitória-PR, nas ruas mais próximas do rio Iguaçu, eu vi sobrados em que a marca da água estava na metade da janela do andar de cima. :shok:

 

BLU TEVE +- 800 OU MAIS mm.

Link to comment
Share on other sites

Igor me parece que nosso PR vai sofrer bastante com esse excesso né ?! já temos chuva para amanha/quarta e me parece que também pro fim de semana novamente se puder me confirmar ?! Aqui hoje céu nublado ainda sem chuva, preocupação com as lavouras de trigo com esse excesso de umidade..

 

Sim Jean, como o pessoal disse lá atrás, virá muita chuva para a sua região também. Pelo que andei olhando nos modelos, de amanhã a quarta-feira é um episódio importante (inclusive com advecção de ar frio na quarta), acalma na quinta-feira e na sexta-feira já pode chover, com chances de chuva mais intensa no sábado e domingo quando haverá ingresso de ar quente e úmido. Falando especificamente da minha região, como já tivemos 210 mm aqui na minha área na sexta, creio que até quarta-feira o Rio Ivaí já estará transbordando como relatado pelo Claudio.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, complicada essa situação de chuva intensa no sul do país !!! O El niño se caracteriza por isso mesmo, esses grandes eventos de chuva...

 

Mais um dia frio hoje: Variei entre 13,0C / 17,6C

 

Mas a festa irá acabar, conforme mostrado pelo Vinícius. Teremos ingresso de ar quente semana que vem, A PRINCÍPIO...

Link to comment
Share on other sites

Alexandre e Bruno, quando vi os mapas de chuva acumulada em até 240h eu fiquei estarrecido. Ultrapassa a escala máxima já em 162h em pontos do oeste do PR e SC. Para efeitos de análise, 15 inches = ~380mm.

 

ECMWF:

f6pYv2nm.png

 

GEM-CMC:

EqmWbMsm.png

 

GFS:

sJGTxzvm.png

1. Os modelos conseguiram antecipar, em 2008, o dilúvio no Vale do Itajaí?

 

OBS. Antecipa-se também possíveis inundações no Paraguai e Argentina caso as comportas de Itaipú precisem ser abertas e claro, um Show nas Cataratas.

Link to comment
Share on other sites

Modelos mostram 2 frentes estarão bloqueadas na altura do centro/norte SC e Oeste/Sudoeste do PR; por outra perspectiva verifica-se a não comum projeção de 9 ciclones durante este mês no conesul e a proximidade no mínimo de duas potentes MPs.....Já ouvi este cenário no histórico do planalto e estado catarinense com de situações ocorridas.... Podemos estar no limiar de uma enchente de cotas de 11/14m ou superior no vale do Itajaí ou de 0,5/1m de neve no planalto RS e SC......

Uma coisa está certo.....o que vem pela frente nesses próximos 10/15 dias foge totalmente do normal.....

Em Lages como sempre....frio e garoa...

Link to comment
Share on other sites

Por este arquivo aqui, Blumenau 83 choveu 542,2 mm. Mas deve ter erro. O dado do Coutinho é mais real. :rofl: E Janeiro de 89, foram 578,8 mm.

 

Novembro de 2008 fechou com 1.002 mm.

 

http://www.sbmet.org.br/userfiles/recordes_chuva.pdf

 

Deivid tem certeza que está certo este dado do INMET? É possível no Sábado ter chovido aí meros 16,6mm? :russian:

 

Aqui choveu um absurdo!!

 

Desde 2008, todo ano se aproxima de enchente aqui. Virou normalidade. Estes tempos atrás choveu uns 150 mm e rio estava com o nível baixíssimo e já foi suficiente para quase encher. Acho que foi em Março.

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem dados de 1983?

 

Me lembro que passei em Porto União/União da Vitória uns 2 meses depois daquela enchente.

 

Em União da Vitória-PR, nas ruas mais próximas do rio Iguaçu, eu vi sobrados em que a marca da água estava na metade da janela do andar de cima. :shok:

 

800,7mm neste arquivo. Esta e outras fontes todos falam no mesmo valor. Provavelmente a única estação da época.

 

http://www.unc.br/mestrado/editais/DAGMAR%20RHINOW.pdf

Link to comment
Share on other sites

Por este arquivo aqui, Blumenau 83 choveu 542,2 mm. Mas deve ter erro. O dado do Coutinho é mais real. :rofl: E Janeiro de 89, foram 578,8 mm.

 

Novembro de 2008 fechou com 1.002 mm.

 

http://www.sbmet.org.br/userfiles/recordes_chuva.pdf

 

Deivid tem certeza que está certo este dado do INMET? É possível no Sábado ter chovido aí meros 16,6mm? :russian:

 

Aqui choveu um absurdo!!

 

Desde 2008, todo ano se aproxima de enchente aqui. Virou normalidade. Estes tempos atrás choveu uns 150 mm e rio estava com o nível baixíssimo e já foi suficiente para quase encher. Acho que foi em Março.

 

Moretão, também estranhei um pouco, mas são os dados que a estação do Inmet no warnow registrou.

 

Nas cidades vizinhas como Timbó, Rio dos cedros, Blumenau os acumulados foram bem maiores e significativos.

 

Indaial foi uma das cidades menos atingidas pelas cheias e principalmente pelos desmoronamentos.

Link to comment
Share on other sites

CENÁRIO GRAVE PRO SUL DO BRASIL

 

Várias projecoes de chuva para os próximos 7 a 10 dias indicam volumes extremos a extraordinários de chuva para o PR, SC e o Extremo Norte do RS. Neste momento está se propagando a mais intensa OMJ já vista até hoje pela Meteorologia.

 

 

Alexandre e Bruno, quando vi os mapas de chuva acumulada em até 240h eu fiquei estarrecido. Ultrapassa a escala máxima já em 162h em pontos do oeste do PR e SC. Para efeitos de análise, 15 inches = ~380mm.

 

 

Não sei o que é mais impressionante....

 

Se é a onda da Madden Julian atingir esses patamares extremos (abaixo), ou esses volumes indicados pelos modelos...

 

WVSJi8k.gif

Link to comment
Share on other sites

CENÁRIO GRAVE PRO SUL DO BRASIL

 

Várias projecoes de chuva para os próximos 7 a 10 dias indicam volumes extremos a extraordinários de chuva para o PR, SC e o Extremo Norte do RS. Neste momento está se propagando a mais intensa OMJ já vista até hoje pela Meteorologia.

 

 

Alexandre e Bruno, quando vi os mapas de chuva acumulada em até 240h eu fiquei estarrecido. Ultrapassa a escala máxima já em 162h em pontos do oeste do PR e SC. Para efeitos de análise, 15 inches = ~380mm.

 

 

Não sei o que é mais impressionante....

Oscilação de Madden e Julian (MJO) ou Oscilação 30 – 60 Dias é um fenômeno que caracteriza-se por um deslocamento de oeste para leste de uma célula zonal de grande escala termicamente direta que causa variações na convecção tropical (Kayano et all, 1992). Esta Oscilação pode atuar também em extra-trópicos (Casarin, et all, 1986; Lau et all, 1986)

A MJO faz com que os fenômenos meteorológicos se intensifiquem ou enfraqueçam durante a sua atuação, podendo influenciar no regime pluviométrico e, em algumas vezes, significativamente.

 

 

Se é a onda da Madden Julian atingir esses patamares extremos (abaixo), ou esses volumes indicados pelos modelos...

 

WVSJi8k.gif

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z está sugerindo que São Paulo poderá ter mais de 30mm de chuva em apenas 6h entre o fim da tarde e o começo da noite de amanhã!! Algo absurdo para Julho!

 

q33DCKy.png

 

E não para por aí!

 

Para o final de semana, teremos "clima de primavera/verão", com Forte convergência de jatos em baixos níveis (JBN) trazendo ar quente, e valores extremos de instabilidade, com CAPE em +2000 e Lifted Index -7.

 

Esse cenário traz alto potencial para queda de Temporais no próximo final de semana aqui na Capital Paulista (Acreditem ou não).

 

ndqvTSO.png

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z está sugerindo que São Paulo poderá ter mais de 30mm de chuva em apenas 6h entre o fim da tarde e o começo da noite de amanhã!! Algo absurdo para Julho!

 

q33DCKy.png

 

E não para por aí!

 

Para o final de semana, teremos "clima de primavera/verão", com Forte convergência de jatos em baixos níveis (JBN) trazendo ar quente, e valores extremos de instabilidade, com CAPE em +2000 e Lifted Index -7.

 

Esse cenário traz alto potencial para queda de Temporais no próximo final de semana aqui na Capital Paulista (Acreditem ou não).

 

ndqvTSO.png

 

É comum granizo e alagamentos em julho ?

Link to comment
Share on other sites

 

É comum granizo e alagamentos em julho ?

 

Will, aqui na Grande SP não é comum, mas históricamente há eventos de chuva forte com trovões, bem isolados aqui em SP praticamente todos os anos. Ao menos um evento por ano durante o auge do inverno.

 

Em 29/07/2009, houve uma grande chuva de granizo que afetou áreas da Grande SP e cidades do vale do Paraiba, como São José dos Campos

Link to comment
Share on other sites

Essa combinação de El Niño e super OMJ fará um samba do crioulo doido no centro sul do Brasil nos próximos dias. E quem sabe esse samba termine com uma grande erupção polar.

 

------------------------------------------------------------

 

Por aqui agora apareceram algumas nuvens mais baixas. Mas não são estratos vindos do mar e sim cúmulos que vem do interior, o que indica que a atmosfera está ficando instável novamente.

 

Agora faz 16 graus na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

por outra perspectiva verifica-se a não comum projeção de 9 ciclones durante este mês no conesul e a proximidade no mínimo de duas potentes MPs.....Podemos estar no limiar de uma enchente de cotas de 11/14m ou superior no vale do Itajaí ou de 0,5/1m de neve no planalto RS e SC......

Uma coisa está certo.....o que vem pela frente nesses próximos 10/15 dias foge totalmente do normal.....

 

9 ciclones no conesul, todos empurrando MP pra cima...estou entendendo que se um deles jogar a MP com umidade na posição certa, poderemos ter eventos históricos, mas não necessariamente de frio...

 

Eu particularmente estou animado com essa possibilidade de estarmos muito próximos de uma nevasca com raros precendentes no Brasil...e nesse cenário, será que o PNI entraria na roda?

Link to comment
Share on other sites

Arthur, o PNI na minha modesta opinião só tem neve com Ciclone localizado no litoral do PR para cima, algo que eu nunca vi em 25 anos monitorando o clima. Com frente estacionária eu considero impossível dada a baixa latitude do Parque. Um ciclone bem posicionado é a única forma de termos resfriamento adiabático na atmosfera da região. Se não, no way

Link to comment
Share on other sites

 

É comum granizo e alagamentos em julho ?

 

Will, aqui na Grande SP não é comum, mas históricamente há eventos de chuva forte com trovões, bem isolados aqui em SP praticamente todos os anos. Ao menos um evento por ano durante o auge do inverno.

 

Em 29/07/2009, houve uma grande chuva de granizo que afetou áreas da Grande SP e cidades do vale do Paraiba, como São José dos Campos

 

+ dois exemplos:

 

=>Granizo em 21 de julho de 1995:

 

"Ela durou pouco tempo, e aconteceu entre às 12h50min e 13h30 e atingiu principalmente a zona oeste da capital, como os bairros da Vila Madalena e Alto Pinheiros, e foi tanto granizo que tudo ficou branco de tanto gelo, na rua Girassol, em Pinheiros, o acumulado de gelo chegou aos 1,5 metro!!"

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/2010/09/granizo-em-21-de-julho-de-1995-na.html

 

dTf9ZkZ.jpg

 

 

=>São Paulo registrou granizos em julho de 1997, devido a um temporal rápido, que causou danos na rede elétrica e deixou 90 mil pessoas sem energia.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em chuva, um evento totalmente atípico que ocorreu de 24 para 25/05/2005 (Um CCM ??).

 

Alguns totais em 24h, contabilizados no dia 25/05:

 

INMET

Sorocaba-SP - 145,4 mm

São Paulo-SP (Mirante) - 140,4 mm

Avaré-SP - 135,4 mm

Guarulhos-SP - 109,4 mm

Campos do Jordão-SP - 108,4 mm

Castro-PR - 107,9 mm

Taubaté-SP - 87,3 mm

Caldas-MG - 79,6 mm

Lambari-MG - 79,0 mm

Iguape-SP - 75,1 mm

 

CIIAGRO (SP)

Capivari - 171,0 mm

Tietê - 168,0 mm

Capão Bonito- 162,0 mm

Taquarituba - 146,0 mm

Itapeva - 143,3 mm

Campinas - 139,5 mm

Piracicaba - 134,2 mm

São Roque - 125,0 mm

Tatuí - 116,5 mm

Itararé - 11,6 mm

Ibiúna - 106,4 mm

Barretos - 102,0 mm

Registro - 96,9 mm

Link to comment
Share on other sites

Eu me lembro bem do dia 24-25 de maio de 2005! Aqui em Sampa tínhamos aquela chuva que ora ficava muito forte, ora enfraquecia e sempre acompanhado com trovões que chegavam a serem fortes.

 

E se eu não me engano, no começo de setembro de 1995 também tivemos um dia bem parecido com o 24 de maio de 2005 por aqui. Não me recordo muito, mas lembro dos noticiários daquela época terem mostrados algumas destruições pelo interior daqui do estado causado por intensos vendavais, algo que me assustou demais.

Link to comment
Share on other sites

 

É comum granizo e alagamentos em julho ?

 

Will, aqui na Grande SP não é comum, mas históricamente há eventos de chuva forte com trovões, bem isolados aqui em SP praticamente todos os anos. Ao menos um evento por ano durante o auge do inverno.

 

Em 29/07/2009, houve uma grande chuva de granizo que afetou áreas da Grande SP e cidades do vale do Paraiba, como São José dos Campos

 

+ dois exemplos:

 

=>Granizo em 21 de julho de 1995:

 

"Ela durou pouco tempo, e aconteceu entre às 12h50min e 13h30 e atingiu principalmente a zona oeste da capital, como os bairros da Vila Madalena e Alto Pinheiros, e foi tanto granizo que tudo ficou branco de tanto gelo, na rua Girassol, em Pinheiros, o acumulado de gelo chegou aos 1,5 metro!!"

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/2010/09/granizo-em-21-de-julho-de-1995-na.html

 

dTf9ZkZ.jpg

Tinha postado a mesma notícia ao mesmo tempo. Complementando o que eu vi aquele dia...

Acho que a maior chuva de granizo da cidade, inclusive com 7 vítimas fatais foi em 22 julho de 1995. Eu lembro o céu muito verde aquele dia, típico de tempestades supercelulares muito intensas. Principalmente a região do Brooklin na Zona Oeste ficou parecido com o Brooklin de NY segundo eu me lembro o Carlos Tramontina dizendo na TV. Um dia depois ainda havia muito gelo nas ruas da região.

Link to comment
Share on other sites

Eu me lembro bem do dia 24-25 de maio de 2005! Aqui em Sampa tínhamos aquela chuva que ora ficava muito forte, ora enfraquecia e sempre acompanhado com trovões que chegavam a serem fortes.

 

E se eu não me engano, no começo de setembro de 1995 também tivemos um dia bem parecido com o 24 de maio de 2005 por aqui. Não me recordo muito, mas lembro dos noticiários daquela época terem mostrados algumas destruições pelo interior daqui do estado causado por intensos vendavais, algo que me assustou demais.

Foi o dia do Tornado de Indaiatuba. *-*

 

Foram frentes quentes esses episódios de granizo em julho???

Link to comment
Share on other sites

Eu me lembro bem do dia 24-25 de maio de 2005! Aqui em Sampa tínhamos aquela chuva que ora ficava muito forte, ora enfraquecia e sempre acompanhado com trovões que chegavam a serem fortes.

 

E se eu não me engano, no começo de setembro de 1995 também tivemos um dia bem parecido com o 24 de maio de 2005 por aqui. Não me recordo muito, mas lembro dos noticiários daquela época terem mostrados algumas destruições pelo interior daqui do estado causado por intensos vendavais, algo que me assustou demais.

Foi o dia do Tornado de Indaiatuba. *-*

 

Foram frentes quentes esses episódios de granizo???

 

Isso mesmo, o de tornado de Indaiatuba.

Eu não saberia dizer se foi frente quente o do dia 24/05/2005, mas parece ter sido sim já que antes do evento estava fazendo frio devido a uma MP que tinha chegando uns dias atrás.

 

Mas o de setembro de 95 me parece que foi frente fria mesmo, já que dias antes estava com aquele aquele tempo típico da época já, quente e seco.

Link to comment
Share on other sites

Além de insistir rodada após rodada num período frio para o final do julho, a última rodada do CFS chegou a sugerir anomalias extremas, se aproximando daquelas que sugeria para o inesquecível evento de julho de 2013.

 

Interessante e impressionante estabilidade do modelo para o final do mês. Anomalia entre 26 e 31/07.

 

iYX6TIR.jpg

Link to comment
Share on other sites

Além de insistir rodada após rodada num período frio para o final do julho, a última rodada do CFS chegou a sugerir anomalias extremas, se aproximando daquelas que sugeria para o inesquecível evento de julho de 2013.

 

Interessante e impressionante estabilidade do modelo para o final do mês. Anomalia entre 26 e 31/07.

 

iYX6TIR.jpg

 

Zoom/resolução de 0,5ºC:

 

15eVP8d.png

Link to comment
Share on other sites

"Mas há alguns fatores que denunciam a entrada de uma grande MP no meio do mês:

 

Viu os mapas de anomalia de chuvas de 05 a 11 de Julho para o PR? E viu que há na maioria dos modelos ao final da grade uma grande MP, condizente com a frente fria prevista?

 

Pode ser que seja efeito do pré-frontal também o modelo que você viu. Mas vem frio sim, só não sabemos quanto porque ainda é cedo."

 

Hora de dar uma atualizada no cenário do meio do mês:

 

GFS e ECMWF começam a desenhar a real potencia da MP que viria por volta do dia 14 ao sul, ambos apontam que a mesma seria bloqueada em seu principio, em seguida lá para os dias 16 e 17, conseguiria avançar com força em SP, com boa chance de trazer uma das mínimas do ano na cidade de SP. GFS aposta entre 6 e 8 graus na grande SP, o que na prática pode significar entre 7 e 9 graus de mínima no Mirante e 2 a 4 graus de mínima nas áreas mais frias, com possivel ocorrencia de geadas na Grande SP.

 

CMC e NAVGEM apostam em frio retido no sul e que avançaria somente após o dia 16 pra SP.

 

Em todos os casos, não há indicação de calor em SP e poucas chances de maximas acima de 20 graus, além de mínimas na maior parte das vezes abaixo de 13 graus. Seguindo o quadro atual, SP poderá fechar o mes abaixo da média, mas bem próximo da média 81-10.

 

Ha, e já existe uma certeza de que o frio que virá ao sul, conseguirá avançar para o Sudeste, e inclusive vai trazer boas mínimas para a Mantiqueira, melhores que nessa ultima MP.

 

Eventos grandiosos a caminho olhando a movimentação da origem das MP's nos mares da Antártida?

Link to comment
Share on other sites

1957 feelings. Naquele ano foram 2 pulsos de ar frio, sendo um bloqueado e um de avanço lento, porém amplo. Havia predominância de cavados em 500mb sobre o Sul, nada profundo, mas o suficiente para deixar o tempo instável. A frente do primeiro pulso ficou bloqueada no Sul provocando chuvarada, e a do segundo parou sobre SP por 3 dias provocando grandes acumulados. Após isso, frio muito intenso avançando sobre SP, MS, MT, GO e MG.

 

Só especulação, ok?

Link to comment
Share on other sites

Sem relatos de estragos ainda, mas foi muito forte, muitos raios. Parecia tempestade de verão!

 

 

Sheila Radmann da Paz Rivas 07 de Julho de 2015 - 02 h 34 min

Madrugada com áreas de chuva forte no Estado. Em Cianorte, uma intensa tempestade traz possibilidade de ventos fortes. As ilustrações ao lado mostra o posicionamento e intensidade das chuvas no Paraná, na ótica das imagens dos radares meteorológicos do Simepar.

 

 

I3CMtbd.jpg

Link to comment
Share on other sites

Vlw Artur , Anderson , e Tavares !

 

Essa minima no PNI foi boa porque aqui estamos sob céu nublado muita neblina desde as 22h de ontem , as minimas ficaram entre 7C e 8C

 

Essa mapa do Caio e do Anderson mostra uma bela continental , que faz com que o leste de SP incluindo a Mantiqueira sejam os ultimos a sentir os efeitos dela , mais se vier esta otimo !

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA 24 HORAS - JULHO (6 DIAS)

 

05,9 - MORRO DA IGREJA SC (INMET)

06,1 - MORRO DAS TORRES SC (EPAGRI)

07,6 - SÃO JOAQUIM SC (TRENTO)

08,0 - PNI FURNAS RJ (PWS)

08,1 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (INMET)

08,2 - URUPEMA SC (EPAGRI)

09,7 - BOM JESUS RS (EPAGRI)

09,8 - BOM JARDIM DA SERRA SC (EPAGRI)

09,9 - SÃO FRANCISCO DE PAULA RS (PWS)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.