Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Se eu disser que um cenário de pontos do PR com quase MIL MILIMETROS ou mesmo isso tudo no mês de julho não é descartável vocês acreditam? Problema que além da chuva muito volumosa dos próximos dez dias, CFS mostra chuva muito acima da média também na segunda quinzena de julho.

enchente do século!???

Link to comment
Share on other sites

Se eu disser que um cenário de pontos do PR com quase MIL MILIMETROS ou mesmo isso tudo no mês de julho não é descartável vocês acreditam? Problema que além da chuva muito volumosa dos próximos dez dias, CFS mostra chuva muito acima da média também na segunda quinzena de julho.

enchente do século!???

 

No PR, enchente do século. :negative: :negative: :negative:

No RS e SC, nevasca do século. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Se eu disser que um cenário de pontos do PR com quase MIL MILIMETROS ou mesmo isso tudo no mês de julho não é descartável vocês acreditam? Problema que além da chuva muito volumosa dos próximos dez dias, CFS mostra chuva muito acima da média também na segunda quinzena de julho.

enchente do século!???

 

No PR, enchente do século. :negative: :negative: :negative:

No RS e SC, nevasca do século. :ok:

 

 

Quando que começa a ganhar intensidade este sistema ????

E em sua análise RMC será atingida?qual seria o palpite de volume?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em El Calafate muita neve, caìda anteontem e ontem, e frio de 1ºC. Cidade muito agradável, bonitinha mesmo. Os cerros da regiao estao cobertos de neve, a paisagem está linda. Agora é hora de conhecer o glaciar Perito Moreno.

Aqui estao dizendo que o inverno ainda nao está forte, tendo ocorrido raros dias de frio intenso. Porém Ushuaia, onde vou amanha, está tendo um dos invernos mais nivosos.

E aqui tem bazianos, ou melhor, aazianos, conheci um cara aficcionado por clima. kkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Se eu disser que um cenário de pontos do PR com quase MIL MILIMETROS ou mesmo isso tudo no mês de julho não é descartável vocês acreditam? Problema que além da chuva muito volumosa dos próximos dez dias, CFS mostra chuva muito acima da média também na segunda quinzena de julho.

enchente do século!???

 

No PR, enchente do século. :negative: :negative: :negative:

No RS e SC, nevasca do século. :ok:

 

Pois é, Mauro, 1965 a caminho?

 

Não esqueçamos que aquela neve intensa se deu com uma baixa pressão adentrando o continente e colidindo com a MP.

A neve para cair por mais de um dia aqui tem que ter um certo bloqueio. Evitando a subida rápida da massa polar. Meio que "segurando" o monstro para que ele passeie pelos pampas e aparados...

 

Deus te ouça!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em El Calafate muita neve, caìda anteontem e ontem, e frio de 1ºC. Cidade muito agradável, bonitinha mesmo. Os cerros da regiao estao cobertos de neve, a paisagem está linda. Agora é hora de conhecer o glaciar Perito Moreno.

Aqui estao dizendo que o inverno ainda nao está forte, tendo ocorrido raros dias de frio intenso. Porém Ushuaia, onde vou amanha, está tendo um dos invernos mais nivosos.

E aqui tem bazianos, ou melhor, aazianos, conheci um cara aficcionado por clima. kkkkkkk

 

vê se não represas essa neve toda por aí.

Link to comment
Share on other sites

Se eu disser que um cenário de pontos do PR com quase MIL MILIMETROS ou mesmo isso tudo no mês de julho não é descartável vocês acreditam? Problema que além da chuva muito volumosa dos próximos dez dias, CFS mostra chuva muito acima da média também na segunda quinzena de julho.

 

Cidades como União da Vitória, Porto União, Rio Negro, nem precisam de muita chuva pra ter enchentes. O Rio Iguaçú sobe muito rápido…

 

Vai ser tenso esse mês…

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Essa combinação de El Niño e super OMJ fará um samba do crioulo doido no centro sul do Brasil nos próximos dias. E quem sabe esse samba termine com uma grande erupção polar.

 

------------------------------------------------------------.

 

Daniel,

 

Apenas esclarecendo.

 

É característica da MJO ser suprimida ou se preferir menos intensa, pronunciada, etc, em condições estabelecidas de El Niño.

 

Alguns dias atrás ´postei algo sobre as contínuas mudanças da NOAA nas anomalias de ENSO como exemplos, o sumiço da La Niña 2005/6 e o atual EL NIÑO que nem EL NIÑO " oficial" é ainda.

 

Então, A atividade atual da MJO não é característica de EL Niño, porém, pode ser característica da evolução para um Super El Niño.

 

Assim, Li-Ciao Hong, classifica Super El Niño aquele evento que apresentar em na região Niño 3 uma anomalia superior a dois desvio padrão.

 

To be continued

 

Abração

 

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/2014GL059370/abstract

 

oceanic-indices-map.gif

Link to comment
Share on other sites

Que raiva!

O RJ vai está fora dessa festa de novo aff

Anomalias absurdamente negativas até mesmo em Cuiabá enquanto aqui a anomalia deve ser de apenas -0,5

o que deve ser dias de chuva e temperaturas máximas entre 20 e 21, muito sem graça

 

Ia fazer uma parcial aqui das capitais mas 6 dias é muito pouco.....10 já está bom pra fazer..

Link to comment
Share on other sites

Mínima foi um desastre aqui. Variando entre 15~17. Agora a média mínima já está em +1,6 e a média máxima está -0,9. Nos próximos dias ambos os desvios diminuem, mas o saldo continua positivo.

 

Nem a primeira quinzena vai fechar abaixo da média aqui. Inverno continua ruim por aqui.

 

Suspeito que está mais para um 1983 nas temperaturas e neve, que para um 1957 ou 1965.

Link to comment
Share on other sites

 

Suspeito que está mais para um 1983 nas temperaturas e neve, que para um 1957 ou 1965.

 

Acho que 1983 foi muito bom julho em POA.

 

Las Lenas está ralo.....mas o Vale Nevado está melhor

 

Carlos,

 

Suponho que você está inaugurando um novo tipo de mensagem.

 

Ao invés do habitual AKITÁ pelo novíssimo LATÁ.

 

Como solicitado os julhos de Porto Alegre para 18/10

 

falta julho de 2002.

 

Se possível confira os dados

 

A falta de julho de 2002 (ano de El Niño) não deve afetar nadica (opa, ica sufixo de diminuitivo, tipo chuvica)

 

1980 13,1

1981 14,6

1982 14,8

1983 13,3

1984 14,6

1985 15,2

1986 14,6

1987 16,7

1988 13

1989 12,3

1990 12,7

1991 13,8

1992 11,9

1993 12,9

1994 15,1

1995 16,1

1996 11,2

1997 15,3

1998 15,3

1999 13,9

2000 11,3

2001 15

2003 14,6

2004 13,6

2005 14,9

2006 17

2007 12,2

2008 16,2

2009 12

2010 14,6

2011 13,3

 

média 14,03548387

 

DP 1,542195056

Link to comment
Share on other sites

Julho de 2006 foi memorávelmente quente, se não me engano só foi fazer frio nos últimos 3 dias do mês.

 

Tenho vagas lembranças de julho de 2000, o julho mais frio em minha memória é o de 2007, mais que o de 2009

 

 

Tivemos chuva desde a madrugada, faz 17,2 porém a sensação é de frio moderado.

Link to comment
Share on other sites

Europeu, Global e GFS 00Z convergem para uma erupção no dia 14, atingindo o Sul do Brasil entre 168h e 192h. O GFS segue sendo o mais forte, seguido pelo Global e o Europeu o mais moderado.

 

O cenário permanece ainda muito incerto quanto a intensidade, mas no geral deve chegar algum ar mais frio e seco pra espantar essa chuva toda pelo menos aqui em SC.

Link to comment
Share on other sites

 

Suspeito que está mais para um 1983 nas temperaturas e neve, que para um 1957 ou 1965.

 

Acho que 1983 foi muito bom julho em POA.

 

POA não sei. Mas eu vi que a mínima absoluta foi de 5,4°C, o que não é grande coisa.

 

Mas aqui foi ruim. E na Serras eu não lembro de uma grande nevasca. É cedo para falar, mas acho que está mais próximo disto, que de nevascas históricas, como daqueles dois anos. Vamos aguardar.

Link to comment
Share on other sites

 

Suspeito que está mais para um 1983 nas temperaturas e neve, que para um 1957 ou 1965.

 

Acho que 1983 foi muito bom julho em POA.

 

POA não sei. Mas eu vi que a mínima absoluta foi de 5,4°C, o que não é grande coisa.

 

Mas aqui foi ruim. E na Serras eu não lembro de uma grande nevasca. É cedo para falar, mas acho que está mais próximo disto, que de nevascas históricas, como daqueles dois anos. Vamos aguardar.

 

Foi em 83 ou 84 que existe relatos de neve fraca nos picos acima de 600/700 metros aqui no vale do itajaí ?

 

Sei que já vi uma foto antiga deste evento no alto do morro do cachorro em Blumenau e a paisagem de fato estava levemente esbranquiçada.

Link to comment
Share on other sites

Não é muito comum acontecer três dias seguidos com temperaturas abaixo de 20 graus em JF, mas pelo visto vai ocorrer. Temos céu nublado e 18,8C.

 

Para semana que vem, não tem jeito....não vamos escapar das temperaturas altas para a época do ano. Engraçado isso, os modelos conseguem fixar uma previsão de calor com mais de 1 semana de antecedência, mas variam enormemente quando o assunto é frio. Que raiva!!!

Link to comment
Share on other sites

Muito obg mesmo Mafili.......vou guardar o post

 

Com respeito ao látá....é que a coisa tá tão feia....que a maior negativa hoje que vi foi na Bovespa com -2,1....

 

abraços

:rofl: :rofl: :rofl: pena que é trágico.

 

Sem fazer nenhuma pesquisa Nazar.

 

Aposto que é mais fácil achar correlações aceitáveis do ponto de vista de prognósticos entre a condição de ENSO em março de um ano qualquer com as ações de companhias da agronegócios que efetivamente achar correlações aceitáveis do ponto de vista de prognósticos entre a condição de ENSO em julho de um ano qualquer com as temperaturas de qualquer Capital em julho do mesmo ano.

 

=-======

 

A popósito ninguém sabe a média de POA em julho de 2002 no INmet?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Engraçado isso, os modelos conseguem fixar uma previsão de calor com mais de 1 semana de antecedência, mas variam enormemente quando o assunto é frio. Que raiva!!!

 

Chegaste no alvo que questiono há anos!!!!

Quando acontece isso aqui no sul, faço a mesma pergunta. Quando se trata de calor, acertam com 1 mês de antecedência, mas quando o negócio é com o frio, com 48 horas de antecedência ficam oscilando!!

Link to comment
Share on other sites

Que raiva!

O RJ vai está fora dessa festa de novo aff

Anomalias absurdamente negativas até mesmo em Cuiabá enquanto aqui a anomalia deve ser de apenas -0,5

o que deve ser dias de chuva e temperaturas máximas entre 20 e 21, muito sem graça

 

Ia fazer uma parcial aqui das capitais mas 6 dias é muito pouco.....10 já está bom pra fazer..

 

 

Fala Carlos Dias, blz?

Quanto você for fazer a parcial, poderia incluir Resende-RJ também? Estou curiosos pra saber como está por aqui... acho que as máximas estão abaixo e as mínimas muito acima!

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado isso, os modelos conseguem fixar uma previsão de calor com mais de 1 semana de antecedência, mas variam enormemente quando o assunto é frio. Que raiva!!!

 

Chegaste no alvo que questiono há anos!!!!

Quando acontece isso aqui no sul, faço a mesma pergunta. Quando se trata de calor, acertam com 1 mês de antecedência, mas quando o negócio é com o frio, com 48 horas de antecedência ficam oscilando!!

 

hummmm....

 

É uma questão de ansiedade humana e não dos modelos.

 

Em fevereiro quando modelo em saída bruta "dá" 33ºC e a "previsão" dá 31 a 34 ºC e o resultado é 34,7ºC.

 

Em julho quando se deseja máxima de 14ºC e modelo vem com 25ºC.....

 

Enfim, a maioria some no período de outubro a abril......suponho que seja o movimento migratório de bazianos

 

Alguns "hibernam" no verão;

Link to comment
Share on other sites

Que raiva!

O RJ vai está fora dessa festa de novo aff

Anomalias absurdamente negativas até mesmo em Cuiabá enquanto aqui a anomalia deve ser de apenas -0,5

o que deve ser dias de chuva e temperaturas máximas entre 20 e 21, muito sem graça

 

Ia fazer uma parcial aqui das capitais mas 6 dias é muito pouco.....10 já está bom pra fazer..

 

 

Fala Carlos Dias, blz?

Quanto você for fazer a parcial, poderia incluir Resende-RJ também? Estou curiosos pra saber como está por aqui... acho que as máximas estão abaixo e as mínimas muito acima!

Obrigado.

 

O problema Ricardo que não tenho a normal de Resende pra verificar o desvio....se caso vc tiver agradeço...

Link to comment
Share on other sites

Canguçu com média máxima de 13º agora em Julho. Em Junho essa média máxima ficou em 16º. Seis máximas abaixo de 10° nesses 2 meses.

 

Que inverno Surreal naquela região Canguçu - Pinheiro Machado. Pena que Pinheiro Machado que é a cidade mais fria da metade sul não tenha nenhuma estação que monitore seu clima.

Link to comment
Share on other sites

Que inverno Surreal naquela região Canguçu - Pinheiro Machado. Pena que Pinheiro Machado que é a cidade mais fria da metade sul não tenha nenhuma estação que monitore seu clima.

 

Concordo. Você poderia colocar uma estação lá, seria o máximo!

 

Matão ainda com bastante chuva e 17,1°C. São 60mm já.

Link to comment
Share on other sites

Canguçu com média máxima de 13º agora em Julho. Em Junho essa média máxima ficou em 16º. Seis máximas abaixo de 10° nesses 2 meses.

 

Que inverno Surreal naquela região Canguçu - Pinheiro Machado. Pena que Pinheiro Machado que é a cidade mais fria da metade sul não tenha nenhuma estação que monitore seu clima.

 

Antes era que não morava ninguem.

 

Agora é Pinheiro Machado que não tem estação.

Vai lá e coloca a estação, oras! To cansado de vc falar abobrinha aqui!

Link to comment
Share on other sites

Engraçado isso, os modelos conseguem fixar uma previsão de calor com mais de 1 semana de antecedência, mas variam enormemente quando o assunto é frio. Que raiva!!!

 

Chegaste no alvo que questiono há anos!!!!

Quando acontece isso aqui no sul, faço a mesma pergunta. Quando se trata de calor, acertam com 1 mês de antecedência, mas quando o negócio é com o frio, com 48 horas de antecedência ficam oscilando!!

 

Desculpe, mas acho que deveria dar uma olhada no verão ver se é isso que afirma de fato é o que ocorre. Me lembro que na onda de calor do inicio do ano, os modelos davam menos calor do que de fato aconteceu. Não acho que haja um tipo de previsão pra calor e outro pra frio.

Link to comment
Share on other sites

Segue nublado e um parto pra chover 15C .... Anomalia de nebulosidade deve estar em 1000% esse mes !

 

Enviado de meu Microsoft Lumia 1020 usando o Tapatalk

 

Antes:

 

Will, Esta mensagen enviada dp meu.....é você quem coloca ou sai automaticamente?

 

======

 

Cadê as fotos dos termômetros de relva adaptados na estação (serve só a parte de trás....wow)

 

Comunicação pessoal: Este tempo permanentemente carrancudo é deprimente....estou morrendo literalmente de tédio.

 

======

 

Sim, muita anomalia negativa de ORL.

 

Em escala planetária uma anomalia destas provoca ERA GLACIAL em uma semana.

 

FELIZMENTE NÃO É O CASO.

=========

 

Olha um bolo de fubá da vó, um café fresco (quente), uma boa manteiga caseira, um salame caseiro.....acho que eu quero casa.

 

========

 

20pcutx.gif

Link to comment
Share on other sites

...... Não acho que haja um tipo de previsão pra calor e outro pra frio.

 

:heart: :laugh: :laugh:

 

Well,

 

Artur, eu iria conversar descontraído contigo no tópico de ENSO,

 

Veja só,

 

Agora, a enchente de 2015 que ainda nem choveu ou estai a chover pelo que entendi já é culpa de um El Niño que ainda.....

 

Abração de Pasteis

 

SOB LA NIÑA

Enchentes em Santa Catarina em 2011

Duração setembro de 2011

Vítimas 6 mortes, 172 feridos e 26 mil desalojados e desabrigados.

 

SOB LA NIÑA

As enchentes em Santa Catarina em 2008 ocorreram depois do período de grandes chuvas durante o mês de novembro de 2008,1 afetando em torno de sessenta cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas no estado de Santa Catarina, Brasil. 135 pessoas morreram, duas estavam desaparecidas, 9.390 habitantes foram forçados a sair de suas casas para que não houvesse mais vítimas e 5.617 desabrigados.2

 

Não há dados, porém, na reconstrução, nem sempre confiável, 1856: Niño 3.4 janeiro 0,99, fevereiro 1,03

 

As enchentes em Santa Catarina em 1855, de modo similar às ocorridas em 2008, foram enchentes que assolaram o estado brasileiro de Santa Catarina no ano de 1855. Tal calamidade tem como uma das principais fontes documentais uma carta escrita por Bruno Otto Blumenau, fundador da colônia que mais tarde se tornaria a cidade de Blumenau. Nela ele relata que em menos de 36 horas o rio Itajaí-Açu subiu até a altura de mais de 63 palmos do nível normal, o que corresponderia a cerca de 15 metros.

 

A enchente é datada de novembro de 1855.

 

Deve ter sido sob EL NIÑO...mas este é um dos problemas das reconstruções...elas são feitas a partir de eventos....assim...algo do tipo de-trás-para-frente.

Link to comment
Share on other sites

Trovoada em julho no Rio é praticamente impossível.

Aqui em Sampa pode ocorrer sim, na chegada de frentes frias mais organizadas.

 

----------------

Sampa segue com dia nublado.

Tivemos chuva leve pela manhã aqui na zona norte, seguida de mormaço, com o sol visível através dos altostratus.

 

Aeroportos entre 20 e 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Julho de 2006 foi memorávelmente quente, se não me engano só foi fazer frio nos últimos 3 dias do mês.

 

Tenho vagas lembranças de julho de 2000, o julho mais frio em minha memória é o de 2007, mais que o de 2009

 

 

Tivemos chuva desde a madrugada, faz 17,2 porém a sensação é de frio moderado.

Na minha memória de elefante, julho de 2000 foi algo gigantesco, polar, congelante, foi um frio nada civilizado nas serras do Botucaraí, seguido de perto de 1996...depois vem 1993...e só depois os demais...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.