Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

Como Furnas teve 0 km/h de vento, não apostaria em tanta diferença para o Campo Belo. A menos que o Campo Belo também consiga não ter nenhum vento, o que nem sempre é fácil. Apostaria em -7,9ºC.

 

A grande dificuldade do PNI é a quantidade de chuvas e a baixa umidade do ar. Vai ter anos que vai chover muito pouco. O solo também deve ser pouco profundo e de baixa fertilidade, impondo mais uma dificuldade.

 

Kim acho que não é por aí. Várias das cidades que tu citou tem áreas muito maiores, bem diferente do PNI. Além da facilidade de acesso que é muito maior, tem bem mais áreas "planas" ou sem grandes inclinações. O PNI se encaixa mais na condição de montanha propriamente, um vale onde você tem que fazer uma escalada para subir, e não está inserido em uma área semelhante, ao lado do PNI só há áreas baixas.

 

Em uma configuração como essa, área muito pequena e montanhosa + dificuldade de acesso, você só vai encontrar cidades bem pequenas. Com raríssimas exceções. Bem diferente das cidades citadas.

 

Quanto a La Paz, é um péssimo local para vida humana, como o Torales falou. Além de tudo também tem péssima mínima absoluta para a altitude que está, kkkk.

 

Concordo!

Na vdd me referi às condições climáticas em altitude.

Qto à área e às dificuldades referentes ao relevo, seria praticamente impossível a existência de uma cidade aki no Brasil em altitudes acima dos 1,800/2.000m.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje o dia amanheceu carregado e anunciando chuvas, q obviamente não ocorreram.

As nuvens se dissiparam antes do meio-dia e o sol brilhou forte durante a tarde, elevando a temperatura até 23°C.

 

Agora, céu limpo/14°C..

 

Carlos, que fotos lindas! Realmente a araucária é uma árvore de beleza única. Que saudades do frio e destas paisagens do Sul! :heart:

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, quando passei em Juliaca (voltando pra Lima) em Janeiro, pensei em esticar até La Rinconada... achei melhor não... tinha um ônibus tipo "pau de arara" que fazia um "tour" pra lá... muito alta, fiquei com medo de enfartar...rs.

 

Também não teria coragem...aliás qdo estive uma vez a 3.575 mts de altitude fiquei com dor de cabeça e falta de ar...imagina lá...

Link to comment
Share on other sites

NO GERAL RODADAS MUITO BOAS, O INPE ESTÁ MANTENDO A FREQUÊNCIA DO FRIO, O EUROPEU ESTÁ INDO NO CAMINHO DELE, TEREMOS UM BOM PERÍODO DE FRIO PELA FRENTE.

 

Ois, duas perguntas ?

1 - Quando esta previsto este frio ?

2 - Qual é a fonte, gostei do mapa :) ?

 

Junho 2015 (8 dias)

 

20,3 (+3,2) - FLORIANÓPOLIS SC (HERCILIO LUZ)

 

19,8 (+3,1) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/AUT)

 

17,6 (+2,2) - INDAIAL SC (CONV/AUT)

 

17,3 (+3,4) - CHAPECÓ SC (CONV/AUT)

 

12,4 (+1,4) - LAGES SC (CONV/INMET)

 

12,4 (+2,8) - SÃO JOAQUIM SC (CONV/AUT)

 

11,4 (+3,6) - MORRO DA IGREJA SC (AUT/INMET)

 

Coutinho....vc acha que esta onda de frio proxima e as demais para o MES...serão suficientes para zerar estas anomalias...?? A de Lages está fácil e qto ao resto..??

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O que preocupa é que este inverno esta sendo assim...

A bomba vem dia 11.... não :negative:

A bomba vem dia 15.... pelo jeito não :pleasantry:

A bomba vem dia 17.... vai esfriar mas não é bomba :sad:

Agora é 20 e/ou 24.... ? :rtfm:

 

Isso que para Curitiba esta pior ainda a previsão :lazy: :lazy: :lazy: :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Junho 2015 (8 dias)

 

 

12,4 (+1,4) - LAGES SC (CONV/INMET)

 

12,9 (+3,2) - SÃO JOAQUIM SC (CONV/AUT)

 

 

 

Coutinho....vc acha que esta onda de frio proxima e as demais para o MES...serão suficientes para zerar estas anomalias...?? A de Lages está fácil e qto ao resto..??

 

Curiosidade: pelas mínimas, estas estão junto com a normal (7ºC). Já as máximas...

 

Hoje a máxima em Lages se aproxima dos 24ºC, uma típica tarde de verão, pois em junho a média máxima é 16º.

 

Anomalia absurda entre duas cidades tão próximas (menos de 50km em linha reta), com estações topo.

Link to comment
Share on other sites

Junho 2015 (8 dias)

 

 

12,4 (+1,4) - LAGES SC (CONV/INMET)

 

12,9 (+3,2) - SÃO JOAQUIM SC (CONV/AUT)

 

 

 

Coutinho....vc acha que esta onda de frio proxima e as demais para o MES...serão suficientes para zerar estas anomalias...?? A de Lages está fácil e qto ao resto..??

 

Curiosidade: pelas mínimas, estas estão junto com a normal (7ºC). Já as máximas...

 

Hoje a máxima em Lages se aproxima dos 24ºC, uma típica tarde de verão, pois em junho a média máxima é 1

 

Anomalia absurda entre duas cidades tão próximas (menos de 50km em linha reta), com estações topo.

 

 

NA SERRA TEM BOA CHANCE DE FICAR ABAIXO DA MÉDIA, NO LITORAL PODE FICAR PRÓXIMO DE 0,0/+0,5°C

Link to comment
Share on other sites

O que tenho pavor é de tempo seco e frio por muitos dias (não vejo a mínima graça em geadas), se for p fazer frio que seja com chuva, garoa ou chuviscos e quem sabe uma neve.

 

 

calor forte hoje p junho, tempo bem firme agora a tarde, batemos em 31,2 °C

 

calor forte nessa época quase sempre é sucedido por frio.

Link to comment
Share on other sites

O que preocupa é que este inverno esta sendo assim...

A bomba vem dia 11.... não :negative:

A bomba vem dia 15.... pelo jeito não :pleasantry:

A bomba vem dia 17.... vai esfriar mas não é bomba :sad:

Agora é 20 e/ou 24.... ? :rtfm:

 

Isso que para Curitiba esta pior ainda a previsão :lazy: :lazy: :lazy: :lazy:

 

 

SUA COLOCAÇÃO FOI PERFEITA!!!!

 

TENHO A MESMA PERCEPÇÃO!!!!

 

NOSSA CURITIBA NÃO GELA!!!

 

:good: :good: :laugh: :laugh: :laugh: :good:

Link to comment
Share on other sites

 

PO de Massena perto da mínima ?

 

P.O minimo do massena foi de -22,8C na hora da minima de furnas estava em -18,9C

 

OK, Will

 

Mas estou pedindo todos os dias ambos PO no horário aproximado da mínima:

 

No estilo quem não tem relva caça com gato.

 

Não seria interessante sensores pra medir a relva no Massena e/ou Furnas? Com o sensor 6470 da Davis dá pra fazer isso.

Em Agosto/Setembro vou viajar e trazer junto alguns para mim, se tiverem interesse, só avisar.

Link to comment
Share on other sites

Hoje: mín (temp. 14h)

 

Jacareí 11,7ºC (26,3ºC)

Vista Verde - São José dos Campos 12,5ºC (26,5ºC)

Monte Castelo - São José dos Campos 13,5ºC (25,9ºC)

Jardim Satélite - São José dos Campos 13,8ºC (25,9ºC)

 

Ibirapuera - São Paulo 13,5ºC

Pimentas - Guarulhos 13,8ºC (24,9ºC)

Paço Municipal - Guarulhos 14,1ºC (25,3ºC)

Carapicuíba 14,2ºC (25,2ºC)

Pinheiros 14,8ºC (27,2ºC)

Interlagos - São Paulo 16,0ºC (26,3ºC)

Ponte dos Remédios - São Paulo 16,1ºC (26,1ºC)

Baeta Neves - São Bernardo do Campo 16,2ºC (25,6ºC)

 

PF, onde vc consegue esses dados?

 

Na Cetesb: http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/Ar/php/ar_dados_horarios.php

 

Hoje, mais um dia quente e seco... Termômetros entre 25 e 27ºC no pico do calor durante a tarde. Pelo menos não esquentou em relação a ontem como eu supus.

 

Jacareí 11,7 / 26,9ºC

Vista Verde - São José dos Campos 12,5 / 26,5ºC

Monte Castelo - São José dos Campos 13,5 / 26,6ºC

Jardim Satélite - São José dos Campos 13,8 / 26,5ºC

 

Pimentas - Guarulhos 13,8 / 25,3ºC

Paço Municipal - Guarulhos 14,1 / 25,6ºC

Carapicuíba 14,2 / 25,9ºC

Pinheiros 14,8 / 27,2ºC

Interlagos - São Paulo 16, / 26,4ºC

Ponte dos Remédios - São Paulo 16,1 / 26,6ºC

Baeta Neves - São Bernardo do Campo 16,2 / 25,9ºC

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · 14 min · Editado ·

 

Máximas iguais e acima dos 30,0°C em SC nesta terça-feira.

 

33,1 Criciúma*

32,5 Tubarão/P.Agronomia

32,3 São João do Itaperiú*

32,2 Luiz Alves*

32,0 Garuva*

31,3 Santo Amaro da Imperatriz*

31,3 Joinville*

30,9 Florianópolis/Inmet/segunda mais alta em 104 anos em junho

30,9 Urussanga/Inmet

30,8 Jaraguá do Sul*

30,7 Jaguaruna*

30,5 Meleiro*

30,5 Araranguá/Inmet

30,4 Jacinto Machado*

30,4 Blumenau/AlertaBlu

30,4 Brusque/Ciro Groh

30,2 Caibí*

30,0 Schroeder*

 

*Epagri.

 

11,4°C/20,0°C Climaterra/Cidade de S.Joaquim

04,0°C/20,4°c Urupema/Epagri, mínima de SC.

Link to comment
Share on other sites

Top 10 - Mínimas 09/06 - Mato Grosso

 

Alto Taquari: 12,5ºC (Aut/Inmet)

Alto Araguaia: 15,1ºC (Aut/Inmet)

Poxoréo: 15,3ºC (Conv/Inmet)

Santo Antonio do Leste: 16,7ºC (Aut/Inmet)

Paranatinga: 16,8ºC (Aut/Inmet)

Nova Xavantina: 16,9ºC (Conv/Inmet)

Campo Novo do Parecis: 17,1ºC (Aut/Inmet)

Nova Fronteira (Tabaporã): 17,2ºC (PWS)

Água Boa: 17,5ºC (Aut/Inmet)

Rondonópolis: 17,5ºC (Aut/Inmet)

 

Alto Taquari socando... tem as médias mensais de lá, sejam históricas, ou apenas de um ano específico pelo menos?

Desenhando, minha dúvida verdadeira e mais cruel é: existe alguma localidade permanentemente povoada no MT, que tenha média ponderada ou horária abaixo de 18,0 no mês mais frio?

 

Fiz as mensais compensadas de 2015..

 

JAN: 23,7 (-2,8)

FEV: 24,1 (-2,5)

MAR: 23,3 (-3,2)

ABR: 24,2 (-0,9)

MAI: 21,9 (-1,8)

JUN até hoje: 21,4 (-0,8)

 

Lá tem a segunda mínima absoluta do estado registrada em julho de 2013, perdendo apenas pra Comodoro em maio de 2010.

Ps: a estação de A. Taquari foi instalada em 2011.

 

uiU4MEN.png

 

Peguei também as mínimas top 10 de Comodoro e Alto Taquari.

 

OL4b5m9.png

 

uy7Cxr7.png

 

Olhando assim, até mudo de idéia. Alto Taquari tem um clima mais agradável por conta da altitude e perde por muito pouco nas mínimas pra Comodoro. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Td bem Artur eu levo de boa, o importante é fazer acontecer,seja no PNI, seja na Bossoroca hehehe,até compartilhei no face as fotos dos bazianos no PNI. :friends:

Apenas quis dizer que é uma área territorial restrita entende.Quantos municípios do RS, PR e SC têm mínimas bem negativas em baixadas no inverno?Centenas. :ok:

Eu tmbm tô curioso a quanto pode chegar a baixada do B Farroupilha a 648m de altitude na base cercada de coxilhas de 700m a 740m.A principais diferenças em relação ao Tuias, não tem a umidade e os açudes e muito menos vento.Certa feita o Shima me disse olha PH o Tuias só não baixa mais por causa desta umidade e vento.E deu no que deu os -6,7º enquanto eu esperava ao menos -8º naquela ocasião. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Top 10 - Mínimas 09/06 - Mato Grosso

 

Alto Taquari: 12,5ºC (Aut/Inmet)

Alto Araguaia: 15,1ºC (Aut/Inmet)

Poxoréo: 15,3ºC (Conv/Inmet)

Santo Antonio do Leste: 16,7ºC (Aut/Inmet)

Paranatinga: 16,8ºC (Aut/Inmet)

Nova Xavantina: 16,9ºC (Conv/Inmet)

Campo Novo do Parecis: 17,1ºC (Aut/Inmet)

Nova Fronteira (Tabaporã): 17,2ºC (PWS)

Água Boa: 17,5ºC (Aut/Inmet)

Rondonópolis: 17,5ºC (Aut/Inmet)

 

Alto Taquari socando... tem as médias mensais de lá, sejam históricas, ou apenas de um ano específico pelo menos?

Desenhando, minha dúvida verdadeira e mais cruel é: existe alguma localidade permanentemente povoada no MT, que tenha média ponderada ou horária abaixo de 18,0 no mês mais frio?

 

Fiz as mensais compensadas de 2015..

 

JAN: 23,7 (-2,8)

FEV: 24,1 (-2,5)

MAR: 23,3 (-3,2)

ABR: 24,2 (-0,9)

MAI: 21,9 (-1,8)

JUN até hoje: 21,4 (-0,8)

 

Lá tem a segunda mínima absoluta do estado registrada em julho de 2013, perdendo apenas pra Comodoro em maio de 2010.

Ps: a estação de A. Taquari foi instalada em 2011.

 

Peguei também as mínimas top 10 de Comodoro e Alto Taquari.

 

Olhando assim, até mudo de idéia. Alto Taquari tem um clima mais agradável por conta da altitude e perde por muito pouco nas mínimas pra Comodoro. :sarcastic:

 

Valeu mesmo! :good2:

Só que... confesso que... deu uma pontinha de decepção. Esperava mais de AT :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Olá! Nesses últimos três dias tive mínimas abaixo de 11C na área urbana de Nova Friburgo, hj não foi diferente, variei hj entre 9,3/25,5, boa amplitude. Agora faz 16C. A mínima na área rural (Campo do Coelho) tb não decepcionou, fez 3,2 possivelmente geou fraco. Apesar de boas máximas, sinto que neste ano ainda falta aquela boa MP que se destaque nas mínimas por aqui.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O CFS mostra muito bem o padrão de 01 de junho projetado até o dia 30. Muito frio represado e anomalias negativas nas altas latitudes da região polar, quase nenhum frio ou altas anomalias positivas nas médias latitudes do Cone Sul, Australia e África do Sul. Padrão AAO e El Nino e Atlântico Sul positivos.

 

cfs_anom_t2m_globe_2015060906_m2_zpsk0hmqdur.png

Link to comment
Share on other sites

Neva anualmente na cota 2.000 anualmente no Sudeste e com a mesma raridade que na cota 1.500 no sul. Novidade que ninguém sabia!

 

--

 

Hoje a máxima em Indaial foi de 28,7, mais de 7°C acima do normal. Mas na região chegamos a 31. Vai ser dificílimo este mês ficar na média. Fecharemos o primeiro semestre novamente com anomalias positivas.

 

Terceiro semestre seguido acima da média. Na era BAZ, não deve ser muito comum.

 

Agora ainda está 24°C. O quarto dia com ventilador. :heat:

Link to comment
Share on other sites

OK, Will

 

Mas estou pedindo todos os dias ambos PO no horário aproximado da mínima:

 

No estilo quem não tem relva caça com gato.

 

Não seria interessante sensores pra medir a relva no Massena e/ou Furnas? Com o sensor 6470 da Davis dá pra fazer isso.

Em Agosto/Setembro vou viajar e trazer junto alguns para mim, se tiverem interesse, só avisar.

 

Frederico,

 

Eu construí um sensor Pt 100. Também dimensionei um cabo de compensação para 2,5m.

 

Agora só falta instalar no lugar do Temp IN de uma Davis.

 

Esperando um console disponível.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Só para constar: variação de 18,8° a 28,5° com u.r. mínima de 59%! Destaco, claro, a "mínima" e a alta umidade do ar MESMO com calor. Gente, tivemos literalmente um dia úmido de dezembro. Consegui a façanha de ligar o ar-condicionado do carro no mês de junho!!

 

O frio projetado para até o final de semana nada mais fará do que trazer as temperaturas na média do mês, mas com umidade. Caso isso se mantenha até o final de junho, a média estará condenada mais uma vez. Apenas tenho esperança para meados do dia 20. E olhe lá.

 

Agora faz 23,6° e nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Td bem Artur eu levo de boa, o importante é fazer acontecer,seja no PNI, seja na Bossoroca hehehe,até compartilhei no face as fotos dos bazianos no PNI. :friends:

Apenas quis dizer que é uma área territorial restrita entende.Quantos municípios do RS, PR e SC têm mínimas bem negativas em baixadas no inverno?Centenas. :ok:

Eu tmbm tô curioso a quanto pode chegar a baixada do B Farroupilha a 648m de altitude na base cercada de coxilhas de 700m a 740m.A principais diferenças em relação ao Tuias, não tem a umidade e os açudes e muito menos vento.Certa feita o Shima me disse olha PH o Tuias só não baixa mais por causa desta umidade e vento.E deu no que deu os -6,7º enquanto eu esperava ao menos -8º naquela ocasião. :hi:

 

Por isso que os Silvanos era bom, mais fechado, menos umidade que o Tuias..

 

E a Picada Rosa? Alguma Possibilidade?

 

PS: Foi bem corrido este fds por conta da Festa do Pinhão, mas essa semana acalma e eu te ligo. Abraço :good: )

Link to comment
Share on other sites

Neva anualmente na cota 2.000 anualmente no Sudeste e com a mesma raridade que na cota 1.500 no sul. Novidade que ninguém sabia!

 

--

 

Hoje a máxima em Indaial foi de 28,7, mais de 7°C acima do normal. Mas na região chegamos a 31. Vai ser dificílimo este mês ficar na média. Fecharemos o primeiro semestre novamente com anomalias positivas.

 

Terceiro semestre seguido acima da média. Na era BAZ, não deve ser muito comum.

 

Agora ainda está 24°C. O quarto dia com ventilador. :heat:

 

Porradas campo-belenses à parte, dá pra comparar a frequência de neve no PNI com a de Curitiba. Ou seja, a linha da neve tem uma variação de altitude muito mais dramática com a latitude, do que a isoterma de temperatura média mensal.

Link to comment
Share on other sites

Em 10 de junho de 2015, Brasília comemora 30 anos da ocorrência de geada. Na história meteorológica de Brasília, isto ocorreu no amanhecer de 10 de junho de 1985, com a temperatura mínima de 3,3°C, segundo do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

A menor temperatura registrada em Brasília, desde o início das medições em 12 de agosto de 1961, foi de 1,6°C no dia 18 de julho de 1975.

Fonte: Climatempo

 

Já hoje é um parto descer de 10°C.

Link to comment
Share on other sites

Só para constar: variação de 18,8° a 28,5° com u.r. mínima de 59%! Destaco, claro, a "mínima" e a alta umidade do ar MESMO com calor. Gente, tivemos literalmente um dia úmido de dezembro. Consegui a façanha de ligar o ar-condicionado do carro no mês de junho!!

 

O frio projetado para até o final de semana nada mais fará do que trazer as temperaturas na média do mês, mas com umidade. Caso isso se mantenha até o final de junho, a média estará condenada mais uma vez. Apenas tenho esperança para meados do dia 20. E olhe lá.

 

Agora faz 23,6° e nuvens.

 

AQUI USO OAR DO CARRO NO FRIO, MESMO NO INVERNO, NÃO ACHO FAÇANHA ALGUMA.

Link to comment
Share on other sites

Só para constar: variação de 18,8° a 28,5° com u.r. mínima de 59%! Destaco, claro, a "mínima" e a alta umidade do ar MESMO com calor. Gente, tivemos literalmente um dia úmido de dezembro. Consegui a façanha de ligar o ar-condicionado do carro no mês de junho!!

 

O frio projetado para até o final de semana nada mais fará do que trazer as temperaturas na média do mês, mas com umidade. Caso isso se mantenha até o final de junho, a média estará condenada mais uma vez. Apenas tenho esperança para meados do dia 20. E olhe lá.

 

Agora faz 23,6° e nuvens.

 

AQUI USO OAR DO CARRO NO FRIO, MESMO NO INVERNO, NÃO ACHO FAÇANHA ALGUMA.

 

 

Coutinho qual foi a menor temp. que vc resgistrou com vento, advecção, ou algum registro oficial em SC?

Lembro que estava em Ausentes no ferido de Chorpus Cristhi de 2012, e subi até um topo e ventava com -6 no termo do carro!

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus.....QUE SONHO ESSA PROJEÇÃO DO GLOBAL! Massa polar fortíssima, abrangente, sincronia com ciclone, mais de 1030hpa no centro do RS e

ar frio se espalhando por todo o centro-sul. Uma pena que....uma pena que....PROJETADA APENAS PARA LONGO PRAZO! Dificilmente o cenário se manterá,

ainda mais com as previsões pessimistas do CFS. Prefiro ficar com todas as pulgas atrás da orelha, hehehe.

 

E por aqui vamos tendo mais uma noite fria. Faz 13,6ºC na Davis, as baixadas estão fazendo a festa.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.