Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

Incrível a umidade de 8% no massena, o ponto de orvalho está em -22°C!, e essa queda no Furnas!!.

 

Enquanto isso aqui no outro planeta, 18° no aero, 20,6° no quintal e 28,1° dentro de casa, até ante ontem a temperatura não tinha passado dos 25° aqui dentro, o ar condiconado fará plantão noturno hoje :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Agradeço bastante à explicação Rodolfo. É que além do METAR apresentar o CAVOK, também aparecia céu limpo. Mas depois deu muitas nuvens com CAVOK.

Já imaginava que pudessem ser nuvens mais altas já que elas estão com uma tonalidade marrom escura (é sabido quem nas grandes cidades quando mais clara for o tom das nuvens, mas baixas elas são. Ex.: Uma noite nublada por altos estratos, alto cúmulos o cor do céu fica marrom escuro. Já em uma noite nublada por nuvens estratos, o céu fica quase que um bege.).

 

Pode reparar Daniel... Quando tem cirrus, altos cumulos, essas nuvens médias-altas, o aeroporto sempre vai dá CAVOK... Ai os sites de meteorologia intepretam como céu limpo, pois pegam do METAR, como também um dia ensolarado é CAVOK.

 

E isso é típico do Brasil, porque nos EUA eles não usam CAVOK, eles discriminam as nuvens independente da altura no METAR... Enfim...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pode reparar Daniel... Quando tem cirrus, altos cumulos, essas nuvens médias-altas, o aeroporto sempre vai dá CAVOK... Ai os sites de meteorologia intepretam como céu limpo, pois pegam do METAR, como também um dia ensolarado é CAVOK.

 

E isso é típico do Brasil, porque nos EUA eles não usam CAVOK, eles discriminam as nuvens independente da altura no METAR... Enfim...

 

Abraços!

 

Isso já percebi bastante. Por mais nublado que fique e sem sol, continua acusando céu limpo e sempre com nuvens médias ou altas.

Pena de aqui ser assim. Isso acaba enganando as pessoas que moram em outra cidade e querem saber o tempo aqui (quando está nublado por nuvens médias e altas, ela vai achar que na verdade o céu está aberto, azul)

Link to comment
Share on other sites

Tá aquela pinta de que vento vai virar e a temperatura por lá subir de madrugada. Se isso não acontecer chuto - 8C

 

GFS (não sei se aplicável ao PNI) indica Vento Oeste-Noroeste CALMO ao longo de toda a noite no PNI....

 

E olhem a próxima madrugada (terça/quarta)... Vento Noroeste/Oeste CALMO e GFS projetando temperatura mais baixa ainda...

 

Surpresas a caminho?? Vamos acompanhando!

 

NlTt81K.png

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo Alves, muito bacana suas previsões de ar seco no sudeste, feitas no fim de semana, está ocorrendo igual previsto.

 

Fiquei surpreso com a mínima de hoje em Caparaó-MG(6,1ºC) e também em Nova Friburgo com 5,0ºC.

Quanto ao PNI/Furnas, se confirmar o vento oeste/noroeste a temperatura deverá cair gradualmente pela madrugada.

Não posso fazer mais comentários, tenho que levantar as 5 h 15 para lecionar na escola estadual.

 

Amanhã terei mais tempo de ler várias páginas com novidades, Boa Noite.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo Alves, muito bacana suas previsões de ar seco no sudeste, feitas no fim de semana, está ocorrendo igual previsto.

 

Na minha opinião, esse é o SETUP perfeito do PNI para mínimas expressivas:

 

- AR SECO NA BAIXAS-MÉDIAS CAMADAS DA ATMOSFERA (850-700HPAS)

 

- PONTO DE ORVALHO LÁ EMBAIXO

 

- VENTO CALMO (OESTE-NOROESTE PREFERENCIALMENTE NA SETA DO ANEMÔMETRO)

 

- PRESSÃO ALTA (ACIMA DE 1030HPAS PREFERENCIALMENTE)

 

Por enquanto tá ocorrendo dentro do que previa... PNI já não é mais tão imprevisível assim :sarcastic: Aos pouquinhos vamos descobrindo mais de lá!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo Alves, muito bacana suas previsões de ar seco no sudeste, feitas no fim de semana, está ocorrendo igual previsto.

 

Na minha opinião, esse é o SETUP perfeito do PNI para mínimas expressivas:

 

- AR SECO NA BAIXAS-MÉDIAS CAMADAS DA ATMOSFERA (850-700HPAS)

 

- PONTO DE ORVALHO LÁ EMBAIXO

 

- VENTO CALMO (OESTE-NOROESTE PREFERENCIALMENTE NA SETA DO ANEMÔMETRO)

 

- PRESSÃO ALTA (ACIMA DE 1030HPAS PREFERENCIALMENTE)

 

Por enquanto tá ocorrendo dentro do que previa... PNI já não é mais tão imprevisível assim :sarcastic: Aos pouquinhos vamos descobrindo mais de lá!

 

Abraços!

 

Olha, não diria tanta certeza assim. Temos vento zero, vento favorável, PO baixa (no Massena), e ar seco, mas a pressão nem de perto está em 1030, falta potencia pra massa de ar conseguir algo melhor que -6 essa madrugada. Agora mesmo, foi a -4,9 e agora está em -4,6, provavelmente vai virar a meia noite com -3,x ou mais.

 

O que falta é realmente uma mp com ar frio seco forte na retaguarda, daquelas de produzir 8, 9 graus no Mirante, pra realmente vermos -8 ou -10.

Link to comment
Share on other sites

Olha, não diria tanta certeza assim. Temos vento zero, vento favorável, PO baixa (no Massena), e ar seco, mas a pressão nem de perto está em 1030, falta potencia pra massa de ar conseguir algo melhor que -6 essa madrugada. Agora mesmo, foi a -4,9 e agora está em -4,6, provavelmente vai virar a meia noite com -3,x ou mais.

 

O que falta é realmente uma mp com ar frio seco forte na retaguarda, daquelas de produzir 8, 9 graus no Mirante, pra realmente vermos -8 ou -10.

 

No dia que deu -5,3ºC em Furnas estava em 1030hpas e todas as demais condições favoráveis. É um SETUP de ASAS! Ar seco favorecendo as baixadas (Furnas)...

 

Concordo plenamente que uma MP daquelas de dá 8-9ºC no Mirante seria o melhor para o PNI (Furnas-Massena), mas nessas vacas magras desse outono/inverno até agora... Temos que nos contentar com a ASAS :sarcastic:

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

 

O DIVIRTA-SE É EM RELAÇÃO A ENSO. ATÉ O FIM DO MÊS ESTE BIMESTRE ESTARÁ FORA DA LISTA.

 

Veremos JJA como um todo.

 

Até o momento um dos piores inícios de inverno por aqui desde que eu me conheço por gente. E não estou nenhum pouco surpreso, venho esperando por isso. Nada aleatório.

 

Claro que dificilmente passaremos em branco por uma forte invasão ou outra, mas no geral reafirmo o que vinha dizendo: não vejo um fator que favoreça o frio neste inverno, minha expectativa sempre foi baixíssima.

 

Gostaria de estar totalmente enganado, mas o dia a dia vem infelizmente confirmando a minha expectativa.

Link to comment
Share on other sites

Olha, não diria tanta certeza assim. Temos vento zero, vento favorável, PO baixa (no Massena), e ar seco, mas a pressão nem de perto está em 1030, falta potencia pra massa de ar conseguir algo melhor que -6 essa madrugada. Agora mesmo, foi a -4,9 e agora está em -4,6, provavelmente vai virar a meia noite com -3,x ou mais.

 

O que falta é realmente uma mp com ar frio seco forte na retaguarda, daquelas de produzir 8, 9 graus no Mirante, pra realmente vermos -8 ou -10.

 

No dia que deu -5,3ºC em Furnas estava em 1030hpas e todas as demais condições favoráveis. É um SETUP de ASAS! Ar seco favorecendo as baixadas (Furnas)...

 

Concordo plenamente que uma MP daquelas de dá 8-9ºC no Mirante seria o melhor para o PNI (Furnas-Massena), mas nessas vacas magras desse outono/inverno até agora... Temos que nos contentar com a ASAS :sarcastic:

 

Abs.

 

 

Foi -5,6 nesse dia, realmente estava com uma condição boa e eu diria melhor que hoje. Mas quem sabe furnas bata os -6, já ficaria bem satisfeito pra Junho e esperando as porradas de Julho/Agosto (se vierem)

Link to comment
Share on other sites

O destaque novamente serão as serras do sudeste.

PNI, Nova Friburgo, Teresópolis, Pico do Couto tudo do RJ

Maria da Fé, Juiz de Fora, Monte Verde, Poço de Caldas em MG

Campo dos Jordão em SP

 

Terão mínimas boas para serem destaques novamente de frio no Brasil

Link to comment
Share on other sites

 

O DIVIRTA-SE É EM RELAÇÃO A ENSO. ATÉ O FIM DO MÊS ESTE BIMESTRE ESTARÁ FORA DA LISTA.

 

Veremos JJA como um todo.

 

Até o momento um dos piores inícios de inverno por aqui desde que eu me conheço por gente. E não estou nenhum pouco surpreso, venho esperando por isso. Nada aleatório.

 

Claro que dificilmente passaremos em branco por uma forte invasão ou outra, mas no geral reafirmo o que vinha dizendo: não vejo um fator que favoreça o frio neste inverno, minha expectativa sempre foi baixíssima.

 

Gostaria de estar totalmente enganado, mas o dia a dia vem infelizmente confirmando a minha expectativa.

 

Caio, depois do bom 2013, onde tivemos um verão normal, um outono normal, um inverno gelado e uma primavera fria, é uma pancada atrás da outra que estamos levando no lombo.

 

De lá pra cá jáo são 2 verões hardcores de quente, e um dos invernos mais pífios que foi 2014. Agora tem tudo para mais um inverno desastroso pra nossa conta...

 

Quando é que a maré vai virar a favor? Só se depois desse EL vier a MENINA e o nosso Atlântico voltar ao normal. Lá pra 2016...

Link to comment
Share on other sites

O que notei no PNI é o seguinte, o vento no Massena aumentou, como no outro dia, o que é prejudicial. O ar seco que está no Massena está indo para a baixada, e Furnas está esquentando com umidade caindo. Já no Massena, a umidade está subindo. Este ar seco já prejudicou outras vezes no PNI, lembro que teve uma noite que Campos do Jordão e Maria da Fé tiveram a menor temperatura do ano até aquele momento, e o PNI ficou só com ar seco e temperatura alta.

 

No Marcão, a condição sem vento era semelhante a condição de vento SSE ou SSO, não lembro qual das duas direções. A temperatura também caía bem com este vento até 5 km/h, mais que isso a temperatura subia ou se mantia.

 

Já Furnas se comporta como baixada "comum" sempre quando está 0 km/h de vento a queda é melhor. Conforme aumenta o vento, fica pior. Assim que este ar seco quente for embora e a umidade subir, a queda volta. Outro dia aconteceu a mesma coisa, veio ar seco, e depois veio vento N-NO, Oeste, o que fez subir demais a temperatura.

Link to comment
Share on other sites

SUDESTE - MÍNINAS (09/06)

 

-07,1 - PNI Furnas RJ (PWS)

01,1 - Maria da Fé MG (PWS - Reserva)

02,8 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

03,2 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

05,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

05,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

05,4 - Maria da Fé MG (Inmet)

05,7 - Caldas MG (Inmet)

06,5 - Campos do Jordão SP (Inmet)

06,9 - Florestal MG (Inmet)

07,1 - S João del Rei MG (Inmet)

07,7 - Manhuaçu MG (Inmet)

07,9 - Vicosa MG (Inmet)

08,4 - Maria da Fé MG (PWS - Toa Toa)

09,1 - Barra do Turvo SP (Inmet)

09,1 - PNI Massena MG (PWS)

09,6 - Varginha MG (Inmet)

09,7 - S Miguel do Arcanjo SP (Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas abaixo dos 10°C em SC nesta terça-feira.

 

4,0 Urupema*

4,6 S.Joaquim*

4,7 Bom Jardim*

6,0 Otacílio Costa*

6,1 Ponte Alta do Norte.

7,0 Três Barras*

7,2 Itaiópolis*

7,4 Rio Rufino*

7,7 Bom Retiro*

7,8 Papanduva*

8,1 Major Vieira/Inmet

8,7 Monte Castelo

8,8 Irineópolis*

9,0 Porto União*

9,0 Campo Alegre*

9,1 Brunópoli*

9,1 Caçador/Inmet

9,4 Mafra*

9,7 Lages/Inmet

 

*Epagri

 

11,4°C Climaterra/S.Joaquim/Cidade

13,5°C Florianópolis/Epagri.

Link to comment
Share on other sites

Fiz Stand Up Paddle (prancha a remo) agora cedo aqui em frente de casa e posso afirmar: eu NUNCA via a água da Baía Norte em Florianópolis tão quente nesta época do ano, parecendo que ainda estamos no verão. A água está quase morna, absolutamente incrível!

 

CORAJOSO, ENTRAR NESTA ÁGUA "TEMPERADA"

 

NO VERÃO ESTAVA COM 26/28°C E AGORA ESTÁ COM 21/22°C

Link to comment
Share on other sites

Mínimas abaixo dos 10°C em SC nesta terça-feira.

 

4,0 Urupema*

4,6 S.Joaquim*

4,7 Bom Jardim*

6,0 Otacílio Costa*

6,1 Ponte Alta do Norte.

7,0 Três Barras*

7,2 Itaiópolis*

7,4 Rio Rufino*

7,7 Bom Retiro*

7,8 Papanduva*

8,1 Major Vieira/Inmet

8,7 Monte Castelo

8,8 Irineópolis*

9,0 Porto União*

9,0 Campo Alegre*

9,1 Brunópoli*

9,1 Caçador/Inmet

9,4 Mafra*

9,7 Lages/Inmet

 

*Epagri

 

11,4°C Climaterra/S.Joaquim/Cidade

13,5°C Florianópolis/Epagri.

 

9,7ºC Serra Dona Francisca

7,0ºC Villaggio Grando

Link to comment
Share on other sites

 

CORAJOSO, ENTRAR NESTA ÁGUA "TEMPERADA"

 

NO VERÃO ESTAVA COM 26/28°C E AGORA ESTÁ COM 21/22°C

 

Não entro na água, apenas molhei os pés e senti. Depois é só remada encima da prancha. Com certeza está acima disto, Ronaldo.

 

 

FOI NA BEIRA MAR NORTE MESMO? A ÁGUA É MUITO POLUÍDA ALÍ.

Link to comment
Share on other sites

Curioso o PNI ainda com -4.2 08h42. Geralmente a temperatura já teria disparado neste horário...

 

Entrei pra comentar isso , faz pelo menos duas horas que o sol ta batendo forte na estação e ainda esta negativa , deve ter muita geada , pois ali na estação 6h30 ja pega sol nela não tem nada que faça sombra proximo !

 

Curioso pra saber quando fez o CB , façam suas apostas chuto :

 

Estação -8,9C

 

Dentro da caixa -11,5C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.