Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mesmo o frio entrando a partir de domingo, o CFS continua projetando o mês de junho acima da média em SC e maior parte do Centro-Sul do Brasil. Para o Rafael algum alivio e possível retorno a média normal.

 

Captura%20de%20Tela%202015-06-09%20agraves%2008.27.15_zpshl4ertmq.png

 

Até que enfim um mapa menos tenebroso, pelo menos pro RS.

Coutinho, não é à partir de quinta que vai esfriar?

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS - 2015

 

-7,1 - PNI Furnas RJ (PWS)

-4,5 - PNI Campo Belo RJ (PWS)

-4,0 - Urupema SC (Epagri)

-3,4 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

-3,2 - São Joaquim SC (Epagri - St Isabel)

-3,2 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

-2,0 CETREJO/S.JOAQUIM/EPAGRI.

-0,5 - Cruzeiro SC (Climaterra)

-0,3 - São Joaquim SC (Epagri - Despraiado)

-0,3 - São Joaquim SC (Climaterra)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal. Após os 7 graus de ontem, hoje tivemos um fiasco na mínima: 14,5ºC, quando a previsão indicava 10ºC. Isso se deveu ao fato de termos tido céu bem nublado e vento norte a noite toda. Mas o lado bom disso é que hoje continuamos com céu bem nublado e a temperatura quase não subiu, com atuais 14,9ºC. A máxima prevista para hoje é de 18ºC, e depois teremos a entrada do vento sul, que vai provocar queda de temperatura e alterar a mínima, provavelmente. Eu espero que caia bem antes das 21h pra contar ainda pro dia de hoje.

 

Aliás, ainda sobre ontem, por mais que tenha sido um dia acima da média, a segunda-feira fez a média geral do mês cair 0,5ºC aqui, de tão feia que estava a situação. Pelo que estava observando, a tendência é que a anomalia seja bastante reduzida nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos,

 

Lindas fotos! A Araucária é a árvore mais bonita que existe!!!

Obrigado, Luba!

A araucária sem dúvida é a árvore mais bela q existe!

Claro q nem tds podem concordar...

 

Friozinho e neblina em alguns locais da minha região.

Temperatura de 8°C em casa e 3,5°C na relva.

 

11052876_375329229331386_4757207565294074488_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=92774aea87472755324b8aaef9599473&oe=55EDC624&__gda__=1442876690_44f6044f6536a53c43b49f4e6cf05bbe

11406746_375329689331340_5775139513614839840_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

11393316_375329195998056_5232611632459425262_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

11402631_375330719331237_8973723696241305326_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

11411966_375330445997931_6386426333683105324_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

Link to comment
Share on other sites

Junho inicia de forma como alguns falaram muito ruim, ainda não tivemos chuvas esse mês e a ausência de um frio mais significativo já leva as temperaturas acima da média para o mês. Teremos durante os próximos dias teremos um tempo assim sol forte, tempo seco e temperaturas acima da média. No momento sol e 19°C.

Link to comment
Share on other sites

Rolou discussão aqui no BAZ sobre pontos frios e cidades mais frias do país. E alguns cogitaram ter uma cidade no PNI para levar este título também. Não é à tôa que não existe cidade lá em cima, o clima é bastante opressivo. No topo, bem mais ameno, porém a umidade baixíssima com vento é terrível para a respiração (resseca a pele e as vias por dentro) e perto dali o frio absurdo da baixada com grande variação de temperatura. Só caras como nós que são loucos por frio e meteorologia em geral para cogitar essa possibilidade sem noção! hehe

Link to comment
Share on other sites

Rolou discussão aqui no BAZ sobre pontos frios e cidades mais frias do país. E alguns cogitaram ter uma cidade no PNI para levar este título também. Não é à tôa que não existe cidade lá em cima, o clima é bastante opressivo. No topo, bem mais ameno, porém a umidade baixíssima com vento é terrível para a respiração (resseca a pele e as vias por dentro) e perto dali o frio absurdo da baixada com grande variação de temperatura. Só caras como nós que são loucos por frio e meteorologia em geral para cogitar essa possibilidade sem noção! hehe

 

Metade da Bolívia são sem noção então..!! Acredito que este Vale que tem 4km de extensão deve ter oscilado entre -5 / -9 hoje.......Furnas seria um ponto intermediário...Mas o PNI não se limita somente neste vale. Temos a área das Prateleiras que fica em torno dos 2.520 mts de altitude e um pouco mais baixo atrás dos Agulhas o Vale dos Dinossários (2.350 mts). Sem falar no Vale do Ruah (Pedra da Mina), que fica a cerca de 2.500 metros de altitude......

 

Infelizmente o Governo Brasileiro não permite que qualquer construção seja feita acima dos 1800 metros....Em Campos do Jordão temos 1 pousada em 1918 mts no meu gps....e deve estar com problemas.....aquele comercio no Pico do Itapeva foi desocupado.....E a Pousada Alsene desativada........Ou seja....Não podemos ter nada acima dos 1800 metros nesta lei federal.....Não sei quem foi que determinou esse numero....curioso...

Link to comment
Share on other sites

Pois é William...a mínima de hoje do CB provavelmente só terei amanhã pela manhã.....

Pode ter atingido -9°C!

Impressionante Furnas às 8:30 ainda com -4°C

Foram muitas horas abaixo de -5°C. Desta vez sem akelas oscilações malucas: negativa/positiva/negativa/positiva...

Muito legal !!

Com blokeio, nada segura o frio noturno na região!

Link to comment
Share on other sites

Curioso o PNI ainda com -4.2 08h42. Geralmente a temperatura já teria disparado neste horário...

 

Entrei pra comentar isso , faz pelo menos duas horas que o sol ta batendo forte na estação e ainda esta negativa , deve ter muita geada , pois ali na estação 6h30 ja pega sol nela não tem nada que faça sombra proximo !

 

Curioso pra saber quando fez o CB , façam suas apostas chuto :

 

Estação -8,9C

 

Dentro da caixa -11,5C

 

Devia ser cerração. Bastava ver a UR próxima a saturação.

Link to comment
Share on other sites

Rolou discussão aqui no BAZ sobre pontos frios e cidades mais frias do país. E alguns cogitaram ter uma cidade no PNI para levar este título também. Não é à tôa que não existe cidade lá em cima, o clima é bastante opressivo. No topo, bem mais ameno, porém a umidade baixíssima com vento é terrível para a respiração (resseca a pele e as vias por dentro) e perto dali o frio absurdo da baixada com grande variação de temperatura. Só caras como nós que são loucos por frio e meteorologia em geral para cogitar essa possibilidade sem noção! hehe

 

Metade da Bolívia são sem noção então..!! Acredito que este Vale que tem 4km de extensão deve ter oscilado entre -5 / -9 hoje.......Furnas seria um ponto intermediário...Mas o PNI não se limita somente neste vale. Temos a área das Prateleiras que fica em torno dos 2.520 mts de altitude e um pouco mais baixo atrás dos Agulhas o Vale dos Dinossários (2.350 mts). Sem falar no Vale do Ruah (Pedra da Mina), que fica a cerca de 2.500 metros de altitude......

 

Infelizmente o Governo Brasileiro não permite que qualquer construção seja feita acima dos 1800 metros....Em Campos do Jordão temos 1 pousada em 1918 mts no meu gps....e deve estar com problemas.....aquele comercio no Pico do Itapeva foi desocupado.....E a Pousada Alsene desativada........Ou seja....Não podemos ter nada acima dos 1800 metros nesta lei federal.....Não sei quem foi que determinou esse numero....curioso...

Coisas do Brazil!

La Paz, acima dos 3.500 m, podem falar em subdesenvolvimento em vários aspectos devido à altitude... não acredito nisso de forma alguma.

Cidade do México, uma das maiores metrópoles do planeta não está acima dos 2.000 m?

Tem inúmeras cidades no meio oeste americano, em pleno deserto com altitudes superiores à de qker cidade brasileira. Reno em Nevada é uma delas. A secura do ar é absurda. As variações térmicas são impressionantes até no verão!

O Arizona, Novo México, Colorado... enfim dezenas de estados com cidades de grande altitude. Muitas estão acima dos 2.000 m.

Sem falar q lá são inúmeros outros fatores q tornam o clima ainda mais severo!

O Brazil , aff...

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Rolou discussão aqui no BAZ sobre pontos frios e cidades mais frias do país. E alguns cogitaram ter uma cidade no PNI para levar este título também. Não é à tôa que não existe cidade lá em cima, o clima é bastante opressivo. No topo, bem mais ameno, porém a umidade baixíssima com vento é terrível para a respiração (resseca a pele e as vias por dentro) e perto dali o frio absurdo da baixada com grande variação de temperatura. Só caras como nós que são loucos por frio e meteorologia em geral para cogitar essa possibilidade sem noção! hehe

 

Metade da Bolívia são sem noção então..!! Acredito que este Vale que tem 4km de extensão deve ter oscilado entre -5 / -9 hoje.......Furnas seria um ponto intermediário...Mas o PNI não se limita somente neste vale. Temos a área das Prateleiras que fica em torno dos 2.520 mts de altitude e um pouco mais baixo atrás dos Agulhas o Vale dos Dinossários (2.350 mts). Sem falar no Vale do Ruah (Pedra da Mina), que fica a cerca de 2.500 metros de altitude......

 

Infelizmente o Governo Brasileiro não permite que qualquer construção seja feita acima dos 1800 metros....Em Campos do Jordão temos 1 pousada em 1918 mts no meu gps....e deve estar com problemas.....aquele comercio no Pico do Itapeva foi desocupado.....E a Pousada Alsene desativada........Ou seja....Não podemos ter nada acima dos 1800 metros nesta lei federal.....Não sei quem foi que determinou esse numero....curioso...

 

Essa comparação não faz nenhum sentido! Qualquer imigrante português na época em que começou-se a desenvolver as primeiras cidades poderia perceber que a poucos quilômetros para qualquer lado existiam terras mais férteis, planas e tropicais! A questão da Bolívia é de índios que habitam o local por centenas ou milhares de anos! Ainda assim, sofrem por não ter solo bom e grande falta de riquezas minerais e água. Cidade do México, Bogotá e Quito são outras capitais altas (acima dos 2.000m), porém são topos e em zona climática muito mais favorável. Apenas Quito se assemelharia mais a La Paz (igualmente na questão econômica).

 

Mas o cara pensar que podendo escolher o litoral ou o planalto deveria ter ido morar na montanha.. só se for um monge! hehe

Link to comment
Share on other sites

PNI - FURNAS

 

01/jun: 06,8 / 11,1

02/jun: 02,8 / 11,0

03/jun: -01,1 / 12,9

04/jun: -05,6 / 14,2

05/jun: -05,2 / 12,7

06/jun: 06,7 / 11,8

07/jun: 00,4 / 14,4

08/jun: -05,0 / 15,7

09/jun: -07,1 /

 

Med: 06,8 (-00,8 / 13,0)

 

PO de Massena perto da mínima ?

 

P.O minimo do massena foi de -22,8C na hora da minima de furnas estava em -18,9C

Link to comment
Share on other sites

A maioria dos modelos começa a convergir para uma quebra de padrão a partir de quinta no RS e domingo em SC, denotando o lento avanço do ar frio.

 

Entretanto o modelo Europeu segue ainda na linha de que a tendência é de entrada de ar mais seco, mas com pouquíssimo suporte em altura, tanto é que a anomalia em 850hpa continuará muito alta prejudicando os topos.

 

O início da próxima semana ainda pode testemunhar elevadas anomalias neste nível da atmosfera, o que reflete a fraca intensidade da advecção de ar frio nas camadas mais altas.

 

image_zpsoiwwhxy9.jpg

Link to comment
Share on other sites

Como Furnas teve 0 km/h de vento, não apostaria em tanta diferença para o Campo Belo. A menos que o Campo Belo também consiga não ter nenhum vento, o que nem sempre é fácil. Apostaria em -7,9ºC.

 

A grande dificuldade do PNI é a quantidade de chuvas e a baixa umidade do ar. Vai ter anos que vai chover muito pouco. O solo também deve ser pouco profundo e de baixa fertilidade, impondo mais uma dificuldade.

 

Kim acho que não é por aí. Várias das cidades que tu citou tem áreas muito maiores, bem diferente do PNI. Além da facilidade de acesso que é muito maior, tem bem mais áreas "planas" ou sem grandes inclinações. O PNI se encaixa mais na condição de montanha propriamente, um vale onde você tem que fazer uma escalada para subir, e não está inserido em uma área semelhante, ao lado do PNI só há áreas baixas.

 

Em uma configuração como essa, área muito pequena e montanhosa + dificuldade de acesso, você só vai encontrar cidades bem pequenas. Com raríssimas exceções. Bem diferente das cidades citadas.

 

Quanto a La Paz, é um péssimo local para vida humana, como o Torales falou. Além de tudo também tem péssima mínima absoluta para a altitude que está, kkkk.

 

--

 

Aqui esperando o fim do mês e Julho. Esperando um evento único, se possível como o de 2013.

 

Por enquanto tenho que esperar até sexta, para esse começo de Abril ir embora.

Link to comment
Share on other sites

RAFAEL, DE QUINTA EM DIANTE FICAREMOS SEM AS RECLAMAÇÕES DO CHORÃO MOR DO BAZ! E VAI ATÉ O INÍCIO DE JULHO O SILÊNCIO.

 

Tomara, o que eu mais quero é não reclamar da ausência de frio, e sim festejar quando ele vier!! :good2:

 

Por outro lado, eu lamento; acabo me divertindo.. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

RAFAEL, DE QUINTA EM DIANTE FICAREMOS SEM AS RECLAMAÇÕES DO CHORÃO MOR DO BAZ! E VAI ATÉ O INÍCIO DE JULHO O SILÊNCIO.

 

Tomara, o que eu mais quero é não reclamar da ausência de frio, e sim festejar quando ele vier!! :good2:

 

Por outro lado, eu lamento; acabo me divertindo.. :sarcastic:

 

Caco, pelo relato do pessoal aqui no BAZ, vai aumentar a reclamação dos bazianos do sudeste.

Link to comment
Share on other sites

PO de Massena perto da mínima ?

 

MÍNINAS FURNAS X MASSENA (RELAÇÃO TEMP X UMID)

 

01/JUN:

 

FURNAS: 6,8 / 96%

MASSENA: 6,4 / 98%

 

02/JUN:

 

FURNAS: 2,8 / 100%

MASSENA: 6,3 / 99%

 

03/JUN:

 

FURNAS: -1,1 / 98%

MASSENA: 5,9 / 88%

 

 

04/JUN:

 

FURNAS: -5,6 / 96%

MASSENA: 5,2 / 79%

 

 

05/JUN:

 

FURNAS: -5,2/ 96%

MASSENA: 4,6 / 49%

 

 

06/JUN:

 

FURNAS: 6,7 / 98%

MASSENA: 5,9 / 97%

 

 

07/JUN:

 

FURNAS: 0,4 / 93%

MASSENA: 6,4 / 99%

 

 

08/JUN:

 

FURNAS: -5,0 / 90%

MASSENA: 6,3 / 53%

 

09/JUN:

 

FURNAS: -7,1 / 94%

MASSENA: 9,1 / 12%

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Não entendo pq o pessoal se surpreende com as mínimas do PNI, uma montanha a quase 3000m de altitude, é lógico que dificilmente alguma cidade mesmo no sul em altitude civilizada vá fazer frente à uma montanha desta altitude, tem tudo pra ser o local mais frio do país em mínima absoluta...mas outros locais ainda não mostraram sua real força no sul do Brasil...

Link to comment
Share on other sites

Top 10 - Mínimas 09/06 - Mato Grosso

 

Alto Taquari: 12,5ºC (Aut/Inmet)

Alto Araguaia: 15,1ºC (Aut/Inmet)

Poxoréo: 15,3ºC (Conv/Inmet)

Santo Antonio do Leste: 16,7ºC (Aut/Inmet)

Paranatinga: 16,8ºC (Aut/Inmet)

Nova Xavantina: 16,9ºC (Conv/Inmet)

Campo Novo do Parecis: 17,1ºC (Aut/Inmet)

Nova Fronteira (Tabaporã): 17,2ºC (PWS)

Água Boa: 17,5ºC (Aut/Inmet)

Rondonópolis: 17,5ºC (Aut/Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Top 10 - Mínimas 09/06 - Mato Grosso

 

Alto Taquari: 12,5ºC (Aut/Inmet)

Alto Araguaia: 15,1ºC (Aut/Inmet)

Poxoréo: 15,3ºC (Conv/Inmet)

Santo Antonio do Leste: 16,7ºC (Aut/Inmet)

Paranatinga: 16,8ºC (Aut/Inmet)

Nova Xavantina: 16,9ºC (Conv/Inmet)

Campo Novo do Parecis: 17,1ºC (Aut/Inmet)

Nova Fronteira (Tabaporã): 17,2ºC (PWS)

Água Boa: 17,5ºC (Aut/Inmet)

Rondonópolis: 17,5ºC (Aut/Inmet)

 

Alto Taquari socando... tem as médias mensais de lá, sejam históricas, ou apenas de um ano específico pelo menos?

Desenhando, minha dúvida verdadeira e mais cruel é: existe alguma localidade permanentemente povoada no MT, que tenha média ponderada ou horária abaixo de 18,0 no mês mais frio?

Link to comment
Share on other sites

Após manhã fria, agora calorzinho de 25 graus na minha estação.

 

E o PNI, como sempre, dispara a temperatura de +- 09h até +- 10:30, para depois estagnar quase que totalmente até anoitecer, quando desaba violentamente. Isso acaba gerando médias de temperatura realmente baixas. E hoje à noite promete negativar rapidamente de novo. Meu sonho é conseguir passar semanas lá em cima, curtindo o frio e meditando em meios às montanhas de pedra...maravilha isso...

Link to comment
Share on other sites

 

Caco, pelo relato do pessoal aqui no BAZ, vai aumentar a reclamação dos bazianos do sudeste.

 

Parece que, com a chegada do ar polar no Sul, realmente vai esquentar no Sudeste, mantendo a tradição das duas regiões serem inversamente proporcionais no clima. Contudo, ainda kao se sabe se o Sudeste vai experimentar um "eterno pré frontal " ou se no decorrer dos dias a incursão chega aqui, mesmo que fraca. Vamos aguardar os fatos. Mas sem reclamação! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Top 10 - Mínimas 09/06 - Mato Grosso

 

Alto Taquari: 12,5ºC (Aut/Inmet)

Alto Araguaia: 15,1ºC (Aut/Inmet)

Poxoréo: 15,3ºC (Conv/Inmet)

Santo Antonio do Leste: 16,7ºC (Aut/Inmet)

Paranatinga: 16,8ºC (Aut/Inmet)

Nova Xavantina: 16,9ºC (Conv/Inmet)

Campo Novo do Parecis: 17,1ºC (Aut/Inmet)

Nova Fronteira (Tabaporã): 17,2ºC (PWS)

Água Boa: 17,5ºC (Aut/Inmet)

Rondonópolis: 17,5ºC (Aut/Inmet)

 

Alto Taquari socando... tem as médias mensais de lá, sejam históricas, ou apenas de um ano específico pelo menos?

Desenhando, minha dúvida verdadeira e mais cruel é: existe alguma localidade permanentemente povoada no MT, que tenha média ponderada ou horária abaixo de 18,0 no mês mais frio?

 

Só tenho esses dados interpolados, é a única coisa que consegui achar. Mas vou pesquisar os dados observados da aut desde que abriu e compartilho aqui com vocês. Alto Taquari é uma cidade com clima incrível, mas eu ainda ficaria com Comorodo que sempre arrasa nas continentais, e se não me engano a mínima absoluta e as mínimas anuais do estado foi/é registrada lá.. Também vou pesquisar sobre a dita cuja.

 

z22s7go.png

 

 

E sobre a sua dúvida, eu tenho que pesquisar mais a fundo, mas até hoje ainda não vi um lugar povoado aqui no estado com média ponderada abaixo dos 18, por conta que a amplitude térmica nessa época do ano é grande e as máximas sempre lá nas alturas. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Não entendo pq o pessoal se surpreende com as mínimas do PNI, uma montanha a quase 3000m de altitude, é lógico que dificilmente alguma cidade mesmo no sul em altitude civilizada vá fazer frente à uma montanha desta altitude, tem tudo pra ser o local mais frio do país em mínima absoluta...mas outros locais ainda não mostraram sua real força no sul do Brasil...

Ah PH, vc tb tá entrando nessa de montanha a 3000 metros? Por qual motivo essa dor de cotovelo se estamos falando de Brasil, ainda? Pior, to falando a tempos, não é montanha, é um vale de 3 km de extensão que tá recebendo mais de 500 pessoas ao dia, dependendo do dia! No mês, passa mais gente lá que o numero de habitantes de Urupema, vezes 4!

Link to comment
Share on other sites

Só'o Global do Inpe nos salva. Europeu, GFS e CFS nada de significativo apresentam na grade enquanto o Global vê algo muito forte se formando a partir de 240h. Para quem se lembra da antiga propaganda: veremos se os nosso japoneses serão melhores que os outros...

 

Caio, há liquidações de roupas de frio por todos os lados na serra. O pessoal local disse que ainda não sentiram frio esse ano, que está muito quente.

O Gamboa tem um livro muito interessante e antigo que demonstra o que o Coutinho sempre fala, dos ciclos. Há anos no passado (cem anos atrás) em que o inverno foi muito quente, com veranicos potentes. Contudo, é facilmente constatável que a quantidade de eventos de frio forte com neve diminuiu muito tanto em termos quantitativos quanto na intensidade. Daí a percepção das pessoas de que não faz mais frio como antigamente. TODOS os moradores de lá pensam isso.

E no caso de algumas cidades HOUVE sim aquecimento, como minha cidade.

Quem sabe um evento forte como esse previsto pelo Global reverta um pouco esse quadro.

Abraços

 

Olha, honestamente, mesmo com os dados dos livros que tenho, houve, sim, um aquecimento razoável. Evidentemente, pode ser que ele tenha já ocorrido e que o seu ápice tenha passado. Prefiro os russos aos americanos, no quesito análise de aquecimento ou resfriamento. Verdade que ao ciclo mapeado pelo homem é muito restrito, ainda, 100 anos no Brasil, a Inglaterra tem um bom registro de dados. O aquecimento da idade média ocorreu sem qualquer ação humana. Por que o atual seria "totalmente" causado pela humanidade?

Causa-nos tristeza vez cidades com S. Chico, Cambará e outras, com pessoas com regata.

Vamos monitorar para ver o que ocorrerá.

E algo eu questiono?: Se havia tanto frio no passado, como pode um hotel como o que ficamos, em S. Chico, com 70 anos de idade, não ter preparo para o frio?

Evidentemente, o passado é similar ao presente: veranicos diversos em épocas distintas. Tais como os da década de 10 e 50 do século passado.

Mas, é claro, ninguém se lembra, lembra somente o que sentiu "na pele".

Sejamos céticos e científicos, única forma de mantermos os pés fora do eixo místico.

Aqui é um dia de novembro...eu diria!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.