Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Rolou discussão aqui no BAZ sobre pontos frios e cidades mais frias do país. E alguns cogitaram ter uma cidade no PNI para levar este título também. Não é à tôa que não existe cidade lá em cima, o clima é bastante opressivo. No topo, bem mais ameno, porém a umidade baixíssima com vento é terrível para a respiração (resseca a pele e as vias por dentro) e perto dali o frio absurdo da baixada com grande variação de temperatura. Só caras como nós que são loucos por frio e meteorologia em geral para cogitar essa possibilidade sem noção! hehe

 

Metade da Bolívia são sem noção então..!! Acredito que este Vale que tem 4km de extensão deve ter oscilado entre -5 / -9 hoje.......Furnas seria um ponto intermediário...Mas o PNI não se limita somente neste vale. Temos a área das Prateleiras que fica em torno dos 2.520 mts de altitude e um pouco mais baixo atrás dos Agulhas o Vale dos Dinossários (2.350 mts). Sem falar no Vale do Ruah (Pedra da Mina), que fica a cerca de 2.500 metros de altitude......

 

Infelizmente o Governo Brasileiro não permite que qualquer construção seja feita acima dos 1800 metros....Em Campos do Jordão temos 1 pousada em 1918 mts no meu gps....e deve estar com problemas.....aquele comercio no Pico do Itapeva foi desocupado.....E a Pousada Alsene desativada........Ou seja....Não podemos ter nada acima dos 1800 metros nesta lei federal.....Não sei quem foi que determinou esse numero....curioso...

 

Ja temos a cidade mais fria do Brasil chamada Urupema. Não se precisa criar cidades em locais sem logística alguma seja comercial ou que for apenas para uma bobagem dessa. Até mesmo porque as montanhas do Sudeste mesmo com quase 3.000mts de altitude não tiveram até hoje minima absolutas menores que a cidade catarinense a apenas pouco mais de 1.300mts até mesmo porque seu frio deve unica e exclusivamente ao sua altitude seu clima continua sendo tropical, com períodos secos e todas aquelas características que todos conhece. Já Urupema deve seu frio sim a sua altitude média, mais ao sua localização no paralelo 27°já com clima Subtropical e está localizado sobre uma baixada.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alto Taquari socando... tem as médias mensais de lá, sejam históricas, ou apenas de um ano específico pelo menos?

 

Cuiabá MT - JUN/15 : 25,9 (+2,4)

 

Carlos, me refiro especificamente aos cafundós do alto da chapada, pois dados pra Cuiabá são mais tranquilos de achar. :ok:

Quanto a Cuiabá, agradeço pelo dado, mas não me atraiu mto não. :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Só'o Global do Inpe nos salva. Europeu, GFS e CFS nada de significativo apresentam na grade enquanto o Global vê algo muito forte se formando a partir de 240h. Para quem se lembra da antiga propaganda: veremos se os nosso japoneses serão melhores que os outros...

 

Caio, há liquidações de roupas de frio por todos os lados na serra. O pessoal local disse que ainda não sentiram frio esse ano, que está muito quente.

O Gamboa tem um livro muito interessante e antigo que demonstra o que o Coutinho sempre fala, dos ciclos. Há anos no passado (cem anos atrás) em que o inverno foi muito quente, com veranicos potentes. Contudo, é facilmente constatável que a quantidade de eventos de frio forte com neve diminuiu muito tanto em termos quantitativos quanto na intensidade. Daí a percepção das pessoas de que não faz mais frio como antigamente. TODOS os moradores de lá pensam isso.

E no caso de algumas cidades HOUVE sim aquecimento, como minha cidade.

Quem sabe um evento forte como esse previsto pelo Global reverta um pouco esse quadro.

Abraços

 

Olha, honestamente, mesmo com os dados dos livros que tenho, houve, sim, um aquecimento razoável. Evidentemente, pode ser que ele tenha já ocorrido e que o seu ápice tenha passado. Prefiro os russos aos americanos, no quesito análise de aquecimento ou resfriamento. Verdade que ao ciclo mapeado pelo homem é muito restrito, ainda, 100 anos no Brasil, a Inglaterra tem um bom registro de dados. O aquecimento da idade média ocorreu sem qualquer ação humana. Por que o atual seria "totalmente" causado pela humanidade?

Causa-nos tristeza vez cidades com S. Chico, Cambará e outras, com pessoas com regata.

Vamos monitorar para ver o que ocorrerá.

E algo eu questiono?: Se havia tanto frio no passado, como pode um hotel como o que ficamos, em S. Chico, com 70 anos de idade, não ter preparo para o frio?

Evidentemente, o passado é similar ao presente: veranicos diversos em épocas distintas. Tais como os da década de 10 e 50 do século passado.

Mas, é claro, ninguém se lembra, lembra somente o que sentiu "na pele".

Sejamos céticos e científicos, única forma de mantermos os pés fora do eixo místico.

Aqui é um dia de novembro...eu diria!

 

A falta de preparo para o frio já tinha sido criticada por Saint Hilaire... os bugres que ocupavam a região de São Chico devem saber mais info. :good:

Link to comment
Share on other sites

as cidades existesm ondem há necessidades econômicas ou estratégicas. No caso do PNI, existiria, somente, a necessidade turística. Campos do Jordão , Gramado e outras, por que não?

Já Urupema surgiu, creio, para extração de madeira. Ainda não tem organização turística Está pronta pra isso. Basta investidores enxergarem o seu pontencial.

Indo a Cambará e S.Chico, notei uma grande diferença de outras épocas. Já há uma visão melhor do potencial da cidade. Há mais restaurantes e pousadas.

O pessoal está despertando, tardiamente, para o turismo. o que pode ser bom, pois preservou mais.

Link to comment
Share on other sites

Não entendo pq o pessoal se surpreende com as mínimas do PNI, uma montanha a quase 3000m de altitude, é lógico que dificilmente alguma cidade mesmo no sul em altitude civilizada vá fazer frente à uma montanha desta altitude, tem tudo pra ser o local mais frio do país em mínima absoluta...mas outros locais ainda não mostraram sua real força no sul do Brasil...

Ah PH, vc tb tá entrando nessa de montanha a 3000 metros? Por qual motivo essa dor de cotovelo se estamos falando de Brasil, ainda? Pior, to falando a tempos, não é montanha, é um vale de 3 km de extensão que tá recebendo mais de 500 pessoas ao dia, dependendo do dia! No mês, passa mais gente lá que o numero de habitantes de Urupema, vezes 4!

 

Certa vez eu mostrei pra que cabia uma Soledade com folga no PNI :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Artur nos aponte Um local(região com potencial de frio ou quase igual o PNI no Sudeste inteiro)...aqui no sul do Brasil, posso te citar uns trocentos municípios com potencial de mínimas quase equivalente a Urupema...

Vem cá então PNI deixou de ser montanha?

Olha o bairrismo...

Outro fora de comparação é o MI com seus 1800m...

Já sugeri uma vez separarmos em cidades e montanhas...

Quem lê a notícia do PNI fica imaginando oh que frio em todo o Sudeste...

Link to comment
Share on other sites

Não entendo pq o pessoal se surpreende com as mínimas do PNI, uma montanha a quase 3000m de altitude, é lógico que dificilmente alguma cidade mesmo no sul em altitude civilizada vá fazer frente à uma montanha desta altitude, tem tudo pra ser o local mais frio do país em mínima absoluta...mas outros locais ainda não mostraram sua real força no sul do Brasil...

Ah PH, vc tb tá entrando nessa de montanha a 3000 metros? Por qual motivo essa dor de cotovelo se estamos falando de Brasil, ainda? Pior, to falando a tempos, não é montanha, é um vale de 3 km de extensão que tá recebendo mais de 500 pessoas ao dia, dependendo do dia! No mês, passa mais gente lá que o numero de habitantes de Urupema, vezes 4!

 

Certa vez eu mostrei pra que cabia uma Soledade com folga no PNI :laugh: :laugh:

Cidade pode ser, município não.

Link to comment
Share on other sites

as cidades existesm ondem há necessidades econômicas ou estratégicas. No caso do PNI, existiria, somente, a necessidade turística. Campos do Jordão , Gramado e outras, por que não?

Já Urupema surgiu, creio, para extração de madeira. Ainda não tem organização turística Está pronta pra isso. Basta investidores enxergarem o seu pontencial.

Indo a Cambará e S.Chico, notei uma grande diferença de outras épocas. Já há uma visão melhor do potencial da cidade. Há mais restaurantes e pousadas.

O pessoal está despertando, tardiamente, para o turismo. o que pode ser bom, pois preservou mais.

 

Esse restaurante aqui fica em Cambará do Sul, mas ainda não conheci: http://www.restauranteataberna.com.br/

 

Agora, a minha dica para depois daquela caminhada pelo cânion do Fortaleza ou do Itaimbezinho é essa aqui: http://www.paradorcasadamontanha.com.br/

 

Aliás, no Parador tem um almoço campeiro...

Link to comment
Share on other sites

Junho 2015 (8 dias)

 

20,3 (+3,2) - FLORIANÓPOLIS SC (HERCILIO LUZ)

 

19,8 (+3,1) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/AUT)

 

17,6 (+2,2) - INDAIAL SC (CONV/AUT)

 

17,3 (+3,4) - CHAPECÓ SC (CONV/AUT)

 

12,4 (+1,4) - LAGES SC (CONV/INMET)

 

12,4 (+2,8) - SÃO JOAQUIM SC (CONV/AUT)

 

11,4 (+3,6) - MORRO DA IGREJA SC (AUT/INMET)

Link to comment
Share on other sites

Galera, esta discussão parece coisa do terceiro ano. Desculpa mas está chato, parece que não estão querendo entender

 

Cubatão com dia muito quente e poucas nuvens.

 

O que é que você tem contra a gastronomia de Cambará do Sul??? :rtfm:

 

Boa Tarde...

Alguém sabe me dizer como esta a estrada entre Praia Grande e Cambara do Sul. ?

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, uma notícia alentadora no meio do caos completo: os "long range forecasters" estão diminuindo cada vez mais a intensidade do El-Niño em curso e estão incrementando e muito o atual nível de anomalia negativa para as águas do Atlântico Equatorial. Nas últimas saídas a anomalia média atinge -3,5C nessa região que, querendo ou não, é praticamente 1/3 do tamanho do Pacífico. O ponto chave, contudo, é: de quê forma ele influencia nosso clima?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Galera, esta discussão parece coisa do terceiro ano. Desculpa mas está chato, parece que não estão querendo entender

 

Cubatão com dia muito quente e poucas nuvens.

 

O que é que você tem contra a gastronomia de Cambará do Sul??? :rtfm:

 

Boa Tarde...

Alguém sabe me dizer como esta a estrada entre Praia Grande e Cambara do Sul. ?

 

A Rota do Sol está ótima, já passei por ela várias vezes, inclusive à noite.

 

Se houve algum problema eu não fiquei sabendo.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Galera, esta discussão parece coisa do terceiro ano. Desculpa mas está chato, parece que não estão querendo entender

 

Cubatão com dia muito quente e poucas nuvens.

 

Mas Bah! o pessoal tá alterado, ultimamente..!

tem que vir o frio, urgente. para aliviar as mentes

 

não vejo qualquer problema em falar sobre hotéis, restaurantes, etc.

 

novembro continua quente...

aqui tá de torrar...a paciência!

 

Estou acompanhando a redução da temperaura no pacífico.

 

não acreditei no super El Nino, nem se configura um El Nino?

 

neutralidade?

 

2013 a caminho?

 

Eis as questões...totalmente pertinente ao estômago e mente dos Bazianos...

 

nada deslocado do tópico...! :russian:

Link to comment
Share on other sites

 

Boa Tarde...

Alguém sabe me dizer como esta a estrada entre Praia Grande e Cambara do Sul. ?

 

Passei por ali no verão. O trecho de cima da serra é OK. Estrada de chão onde se consegue imprimir uma velocidade média entre 40 e 60 km/h. No trecho de serra é um TERROR nos 5 km sem asfalto. Terror, mesmo. No trecho de asfalto (metade do trecho de serra) está ótimo. O problema é justamente estes 5 km sem asfalto.

Link to comment
Share on other sites

^^

 

Só que de Praia Grande a Cambará é outra serra, Melo..a Serra do Faxinal...

 

E essa eu realmente não sei como está...

 

Uma das duas, ou Faxinal ou da Rocinha, estavam querendo asfaltar...a da Rocinha eu já desci e, mesmo com bastante pedras, dava para andar de carro numa boa...

Link to comment
Share on other sites

Galera, esta discussão parece coisa do terceiro ano. Desculpa mas está chato, parece que não estão querendo entender

 

Cubatão com dia muito quente e poucas nuvens.

 

Mas Bah! o pessoal tá alterado, ultimamente..!

tem que vir o frio, urgente. para aliviar as mentes

 

não vejo qualquer problema em falar sobre hotéis, restaurantes, etc.

 

novembro continua quente...

aqui tá de torrar...a paciência!

 

Estou acompanhando a redução da temperaura no pacífico.

 

não acreditei no super El Nino, nem se configura um El Nino?

 

neutralidade?

 

2013 a caminho?

 

Eis as questões...totalmente pertinente ao estômago e mente dos Bazianos...

 

nada deslocado do tópico...! :russian:

 

Tranqui, Troyano.

 

E teclei de sarro, vi que você fez comentário no tópico ''errado''.

 

Podeixá, não conto pra ninguém... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

^^

 

Só que de Praia Grande a Cambará é outra serra, Melo..a Serra do Faxinal...

 

E essa eu realmente não sei como está...

 

Uma das duas, ou Faxinal ou da Rocinha, estavam querendo asfaltar...a da Rocinha eu já desci e, mesmo com bastante pedras, dava para andar de carro numa boa...

 

Ops, foi mal.

 

Valeu, Diego.

Link to comment
Share on other sites

Hoje: mín (temp. 14h)

 

Jacareí 11,7ºC (26,3ºC)

Vista Verde - São José dos Campos 12,5ºC (26,5ºC)

Monte Castelo - São José dos Campos 13,5ºC (25,9ºC)

Jardim Satélite - São José dos Campos 13,8ºC (25,9ºC)

 

Ibirapuera - São Paulo 13,5ºC

Pimentas - Guarulhos 13,8ºC (24,9ºC)

Paço Municipal - Guarulhos 14,1ºC (25,3ºC)

Carapicuíba 14,2ºC (25,2ºC)

Pinheiros 14,8ºC (27,2ºC)

Interlagos - São Paulo 16,0ºC (26,3ºC)

Ponte dos Remédios - São Paulo 16,1ºC (26,1ºC)

Baeta Neves - São Bernardo do Campo 16,2ºC (25,6ºC)

Link to comment
Share on other sites

Hoje: mín (temp. 14h)

 

Jacareí 11,7ºC (26,3ºC)

Vista Verde - São José dos Campos 12,5ºC (26,5ºC)

Monte Castelo - São José dos Campos 13,5ºC (25,9ºC)

Jardim Satélite - São José dos Campos 13,8ºC (25,9ºC)

 

Ibirapuera - São Paulo 13,5ºC

Pimentas - Guarulhos 13,8ºC (24,9ºC)

Paço Municipal - Guarulhos 14,1ºC (25,3ºC)

Carapicuíba 14,2ºC (25,2ºC)

Pinheiros 14,8ºC (27,2ºC)

Interlagos - São Paulo 16,0ºC (26,3ºC)

Ponte dos Remédios - São Paulo 16,1ºC (26,1ºC)

Baeta Neves - São Bernardo do Campo 16,2ºC (25,6ºC)

 

PF, onde vc consegue esses dados?

Link to comment
Share on other sites

Certa vez eu mostrei pra que cabia uma Soledade com folga no PNI :laugh: :laugh:

 

De nada adianta ser grande se não tiver condições propícias a vida. Soledade pode até ser uma cidade concentrada, mas praticamente 100% do território é facilmente acessível a população. Gostaria de saber se nesta sua conta estão incluídos topos e encostas que são horríveis para moradia. Onde realmente tem que ser doido para morar. Ou áreas baixas fora do nosso interesse climático.

 

Estão trocando as bolas aqui. PNI dificilmente seria uma cidade. Mesma coisa seria os Campos de Santa Bárbara, que mesmo sendo menor, teria condições de ter uma cidade. Mesmo que não houvesse o Parna SJ, aquilo jamais seria uma cidade. Condições complicadas para a moradia. Estão querendo botar em condições normais isso.

 

-

 

Quanto a dor de cotovelo... Porra moro em um estado e região, onde faz algum frio a nível do mar e pode nevar em quase todas as cidades. Melhores médias, melhores eventos. A única coisa não teremos serão médias. O único recorde diário que perdemos talvez, seja o de menor mínima. De resto teremos todos os recordes diários aqui, que já citei no Geladeirão. Exceção daqueles precoces. Mas que sempre teremos no outono/inverno.

 

E nego vem me falar em dor de cotovelo? Os caras se superam!! E o pior é que são adultos ainda por cima! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

0.jpg

 

Imagen+178.jpg

 

rinconada.jpg250.jpg

 

La Rinconada é a cidade mais alta de todo o planeta Terra, são mais de 5 100 metros acima do mar. O clima é gelado e não tem saneamento básico, os ventos gelados e a altitude disfarçam o mau cheiro, contudo causam terríveis dores de cabeça para os novatos . A cidade é um centro do garimpo que não parece nos mapas, a luz é um luxo e não há coleta de lixo, nem água encanada.

 

Para chegar lá são mais de 170 quilômetros e seis horas de viagem a partir Juliaca, nos arredores do Lago Titicaca. De longe as montanhas parecem até um lugar europeu, até mesmo um dos Alpes suíços. O motivo para que muitas pessoas explorem a região são as rochas que são cobertas de ouro. O metal existe no lugar a mais e mil anos, e já foi objetivo de muitos povos e etnias diferentes.

 

la-rincondada-peru.jpg

La+Rinconada.jpg

La_Rinconada_Peru.jpg

 

Temperaturas:

Janeiro: 02,0 / 12,4 / 06,0

Julho: -07,5 / 12,6 / 03,2

Link to comment
Share on other sites

Tauabté chegando aos 27°C com muito sol; o que ajuda um pouco, é o vento fresco praticamente constante.

 

Segundo os pensamentos do Fábio, virei monge. Por que entre o planalto e o litoral, eu escolho o planalto sem hesitar. Morar no litoral, nem de graça.

 

E outra coisa, não adianta, pelo menos para o meu gosto, morar num lugar que faça -5 no inverno e 35 no verão. Para mim, a média é tudo.

Link to comment
Share on other sites

0.jpg

a Rinconada é a cidade mais alta de todo o planeta Terra, são mais de 5 100 metros acima do mar. O clima é gelado e não tem saneamento básico, os ventos gelados e a altitude disfarçam o mau cheiro, contudo causam terríveis dores de cabeça para os novatos . A cidade é um centro do garimpo que não parece nos mapas, a luz é um luxo e não há coleta de lixo, nem água encanada.

 

Para chegar lá são mais de 170 quilômetros e seis horas de viagem a partir Juliaca, nos arredores do Lago Titicaca. De longe as montanhas parecem até um lugar europeu, até mesmo um dos Alpes suíços. O motivo para que muitas pessoas explorem a região são as rochas que são cobertas de ouro. O metal existe no lugar a mais e mil anos, e já foi objetivo de muitos povos e etnias diferentes.

Meldels! A Suíça patenteou montanhas com neve!???

Sem contar a maneira gentil como o editor d'isso fala da fala do problema de sanemento básico!!!

Quem escreveu isso??? Essa é uma das reportagens mais preconceituosas que eu já li!!!

 

Tem fontes!???

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa Tarde...

Alguém sabe me dizer como esta a estrada entre Praia Grande e Cambara do Sul. ?

 

A Rota do Sol está ótima, já passei por ela várias vezes, inclusive à noite.

 

Se houve algum problema eu não fiquei sabendo.

 

Abraço.

 

Não conheço, só vi através google street, mas pretendo ir lá daqui a 45 dias

Link to comment
Share on other sites

Tauabté chegando aos 27°C com muito sol; o que ajuda um pouco, é o vento fresco praticamente constante.

 

Segundo os pensamentos do Fábio, virei monge. Por que entre o planalto e o litoral, eu escolho o planalto sem hesitar. Morar no litoral, nem de graça.

 

E outra coisa, não adianta, pelo menos para o meu gosto, morar num lugar que faça -5 no inverno e 35 no verão. Para mim, a média é tudo.

 

 

Eu tambem , pra quem odeia calor o planalto é o melhor lugar , litoral to fora , sou mais o clima daqui 0°C Inverno a 28°C Verao tem suas oscilaçoes normais pra baixo e pra cima mais sempre se mantem nisso ! Nao tenho do que reclamar ! kk

 

Agora algumas nuvens e 19°C , Rodolfo como a foto que te mandei nao to achando que ta tao seco hoje como era previsto , Massena com 79% Ura !

Link to comment
Share on other sites

Quero ver o dia que as montanhas de 3000 metros vão bater os -17,8C° do dia 29 de junho de 1996 no MORRO DA IGREJA - SANTA CATARINA.

 

Ou vão alegar que por ser um dado "extra-oficial", pelo fato de não ter sido registrado em um estação da epagri, inmet, etc... não é verídico ??

 

Então desta forma todas as temperaturas registradas no PNI são extra oficiais tambem...

 

Ai deste forma teremos que ver quem tem dor de cotovelo a onde...

 

===

Desculpem galera, me seguro com o bairrismo, acho bacana estas temperaturas todas no PNI, mas muitos daqui que falam para não começar com este assunto são os que mais provocam, simplesmente por nada.

 

Abraços gélidos !

Link to comment
Share on other sites

Quero ver o dia que as montanhas de 3000 metros vão bater os -17,8C° do dia 29 de junho de 1996 no MORRO DA IGREJA - SANTA CATARINA.

 

Ou vão alegar que por ser um dado "extra-oficial", pelo fato de não ter sido registrado em um estação da epagri, inmet, etc... não é verídico ??

 

Então desta forma todas as temperaturas registradas no PNI são extra oficiais tambem...

 

Ai deste forma teremos que ver quem tem dor de cotovelo a onde...

 

===

Desculpem galera, me seguro com o bairrismo, acho bacana estas temperaturas todas no PNI, mas muitos daqui que falam para não começar com este assunto são os que mais provocam, simplesmente por nada.

 

Abraços gélidos !

 

qual estação que bateu essa marca? ou foi termometro ao ar livre? pq a estação do PNI custa 11 mil reais, não é um termo que deixamos ao ar livre pra pegar sensação térmica, desculpe.

Link to comment
Share on other sites

E a ASAS (Alta [Ou anticiclone] Subtropical do Atlântico Sul) já começa a provocar um dos seus efeitos mais perversos em Sampa: aumento da poluição.

Daqui dos pontos mais altos da zona norte já se enxerga aquela camada marrom (Por enquanto ainda marrom claro) envolvendo os prédios das regiões mais centrais da cidade.

 

Das 28 estações da CETESB na região metropolitana, apenas 8 registram qualidade do ar boa.

Nas demais está moderada.

Só não está pior por causa dos ventos de O a N.

A classificação é: boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima.

 

O pessoal da asma, da rinite alérgica, etc, crianças muito novas e idosos já estão entrando no "período do terror".

 

Mínimas de hoje,

Mirante: 15,2°C

IAG: 12,6°C

 

Agora, sol e poucas nuvens, aeroportos marcando de 24 a 26°C.

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z confirma ligeira mudança no tempo a partir de domingo. Alivia já na quinta. No entanto não consigo enxergar nada intenso, até o momento moderado.

 

Como a primeira quinzena foi perdida, a segunda terá que se superar para atenuar desvios de quase +4oC que devem ser atingidos até quinta-feir a em alguns pontos de SC. Particularmente não acredito que vá ocorrer.

 

O GFS 12Z até o dia 25 não mostra nada interessante além desse moderado anticiclone prometido para domingo.

 

Enquanto isso mais um dia de praia e 30oC em Florianópolis. Que beleza!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Quero ver o dia que as montanhas de 3000 metros vão bater os -17,8C° do dia 29 de junho de 1996 no MORRO DA IGREJA - SANTA CATARINA.

 

Ou vão alegar que por ser um dado "extra-oficial", pelo fato de não ter sido registrado em um estação da epagri, inmet, etc... não é verídico ??

 

Olha..já tivemos -17,8 no MI ,-13 no Alsene e -15 em Furnas....naquela estação micoondas....

 

Eu não acredito em nenhum destes três dados....

 

Na Davis eu assino embaixo... a estação do Caio ao lado do Epagri em Urupema foi a prova que estas estações são 99,9% boas...o resto é folclore...!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

0.jpg

a Rinconada é a cidade mais alta de todo o planeta Terra, são mais de 5 100 metros acima do mar. O clima é gelado e não tem saneamento básico, os ventos gelados e a altitude disfarçam o mau cheiro, contudo causam terríveis dores de cabeça para os novatos . A cidade é um centro do garimpo que não parece nos mapas, a luz é um luxo e não há coleta de lixo, nem água encanada.

 

Para chegar lá são mais de 170 quilômetros e seis horas de viagem a partir Juliaca, nos arredores do Lago Titicaca. De longe as montanhas parecem até um lugar europeu, até mesmo um dos Alpes suíços. O motivo para que muitas pessoas explorem a região são as rochas que são cobertas de ouro. O metal existe no lugar a mais e mil anos, e já foi objetivo de muitos povos e etnias diferentes.

 

Carlos Dias, quando passei em Juliaca (voltando pra Lima) em Janeiro, pensei em esticar até La Rinconada... achei melhor não... tinha um ônibus tipo "pau de arara" que fazia um "tour" pra lá... muito alta, fiquei com medo de enfartar...rs.

Link to comment
Share on other sites

Artur nos aponte Um local(região com potencial de frio ou quase igual o PNI no Sudeste inteiro)...aqui no sul do Brasil, posso te citar uns trocentos municípios com potencial de mínimas quase equivalente a Urupema...

Vem cá então PNI deixou de ser montanha?

Olha o bairrismo...

Outro fora de comparação é o MI com seus 1800m...

Já sugeri uma vez separarmos em cidades e montanhas...

Quem lê a notícia do PNI fica imaginando oh que frio em todo o Sudeste...

 

PH, não enguiça, vc entendeu muito bem o que eu falei. Não estou falando que o PNI é o sudeste, mas sim que o PNI é único no BRASIL, BRASIL!!!!!!! Assim como o MI no Sul, é único a nível BRASIL. Agora, falar que trocentos municípios fazem frio igual Urupema, é quase uma ofensa à memória climática do Brasil. Se completasse a frase com "uma vez por século" até dá pra engolir.

 

Troyano, cara, aqui não é convento onde o assunto não pode ser mudado, polemicas também fazem parte e são legais pra acordar as pessoas. Chato seria se ficasse todo mundo assim:

 

"aqui 10 graus, tem nuvem"

"aqui calor, 30 graus, igual o verão"

"aqui tá 15 graus, agradável"

 

To enchendo o saco do PH aqui, mas morro de vontade de ir pro sul encontrar os bazianos que ajudam a mudar a história da climatologia brasileira.

 

Sobre a neve: ok, sudeste neva muito pouco e só nas partes mais elevadas. Mas se é pra falar de bairrismo, a maioria dos municipios do sul podem ficar na seca de neve a cada 20 ou 30 anos. Igual o PNI. Pra ser justo, neve anual, só na cota de 1500 metros pra cima no sul, que são tão raridade quanto 2000 metros pra cima no sudeste.

 

BRASIL, BRASIL, BRASIL!!!!

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS/COMPENSADAS ATÉ O DIA 8

 

19,8 FPOLIS/+2,8

19,0 F´PLOS NORTE/ILHA

18,5 ITAPIRANGA/+4,0

18,1 CRICIÚMA/+- +3,3

13,3 INMET/S.J/+3,6 OU +0,5 DO RECORDE 12,9 A CONV/COM ERROS

12,9 ITAIÓPOLI/ +- +1,1

12,5 FRAIBURGO +- +1,5

12,6 LAGES

11,7 CLIMATERRA/+1,7

11,7 M.TORRES

11,4 M.I

10,2 CRUZEIRO/+1,7

09,5 STA ISABEL/S.J

09,3 B.JARDIM

07,7 URUPEMA/ -0,5 ATÉ O DIA ESTIMA EM; 9,6/+1,4

Link to comment
Share on other sites

E a ASAS (Alta [Ou anticiclone] Subtropical do Atlântico Sul) já começa a provocar um dos seus efeitos mais perversos em Sampa: aumento da poluição.

Daqui dos pontos mais altos da zona norte já se enxerga aquela camada marrom (Por enquanto ainda marrom claro) envolvendo os prédios das regiões mais centrais da cidade.

 

Das 28 estações da CETESB na região metropolitana, apenas 8 registram qualidade do ar boa.

Nas demais está moderada.

Só não está pior por causa dos ventos de O a N.

A classificação é: boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima.

 

O pessoal da asma, da rinite alérgica, etc, crianças muito novas e idosos já estão entrando no "período do terror".

 

Mínimas de hoje,

Mirante: 15,2°C

IAG: 12,6°C

 

Agora, sol e poucas nuvens, aeroportos marcando de 24 a 26°C.

 

Bem observado.

 

A ASAS é um Inferno para os milhões de habitantes que moram na RMSP.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.