Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Reparei algumas mensagens um tanto desnecessárias, bairristas e inconvenientes em alguns momentos atrás.

 

- Cidade no PNI? Deus me livre! Aquele lugar é lindo e único exatamente pelo mesmo motivo de todas as reservas naturais brasileiras: Não há destruição causada pelo homem.

 

- O ponto localizado mais frio do Brasil é o PNI;

 

- A região mais fria é a serra catarinense ;

 

- O estado mais frio na média é SC.

 

E não se briga mais.....

 

Sensacional! Matou a pau! :heart: :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

Bingo.......!! (que vento , que nada..!!)

 

09/06 - O Anotador foi lá as 07:20 AM....e foi verificar os low's

 

A UR mínima do CB ontem até este horário indicava 23% de MIN UR contra 83% no mesmo período em Furnas..........as mínimas ficavam e -6,1 (CB) e -7,1 (FU).

 

Já o Massena neste período da madrugada teve a UR LOW de 8%........com 9,1 de mínima.

 

Em medições anteriores no CB , antes da compra da caixa, o CB ganhou por vários dias de Furnas e dei uma olhada nas UR e sempre foram com UR acima dos 70% e o Massena acima dos 30%........

 

Ou seja.......o Motivo que Furnas superou o CB ontem foi a **secura** na madrugada , pois se estivesse com 70/80% de UR , o CB teria fácil, -9/-10........Qdo o Massena estiver abaixo dos 30% de UR Fuurnas então levará vantagem......se estiver acima , o C Belo ganhará.....Que baita equação, heim...!!

Link to comment
Share on other sites

Bingo.......!! (que vento , que nada..!!)

 

09/06 - O Anotador foi lá as 07:20 AM....e foi verificar os low's

 

A UR mínima do CB ontem até este horário indicava 23% de MIN UR contra 83% no mesmo período em Furnas..........as mínimas ficavam e -6,1 (CB) e -7,1 (FU).

 

Já o Massena neste período da madrugada teve a UR LOW de 8%........com 9,1 de mínima.

 

Em medições anteriores no CB , antes da compra da caixa, o CB ganhou por vários dias de Furnas e dei uma olhada nas UR e sempre foram com UR acima dos 70% e o Massena acima dos 30%........

 

Ou seja.......o Motivo que Furnas superou o CB ontem foi a **secura** na madrugada , pois se estivesse com 70/80% de UR , o CB teria fácil, -9/-10........Qdo o Massena estiver abaixo dos 30% de UR Fuurnas então levará vantagem......se estiver acima , o C Belo ganhará.....Que baita equação, heim...!!

 

Resumo da opera:

 

Em noites de ceu limpo e sem vento no Vale....

 

Massena acima dos 30% de UR.......Furnas perderá do CB..!!

 

Massena abaixo dos 30% de UR......Furnas ganhará do CB..!!

Link to comment
Share on other sites

"Caxias do Sul que é a cidade mais fria do Brasil com grande população (475.000)"

 

O nome é Curitiba... pode ser mais quente que Caxias, mas é muito mais relevante!

 

 

Pode ser não... Curitiba é mais quente do que Caxias do Sul e isso aqui não tem ninguém que ouse discutir isso. Diferença abissal!!!

 

E Caxias do Sul é sim a cidade com grande população mais fria do Brasil. Cidade com população relevante é aquelas com 300.000 ou mais... 2.000.000 não é mais uma população relevante e sim uma metrópole. Tanto é que tem o titulo de capital mais fria do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

A extensão de frio do Estado do Rio Grande do Sul é muito maior que o Estado de Santana Catarina.....

 

MAIS DE 50% DE SC TEM MÉDIA ABAIXO DOS 13°C NO MÊS MAIS FRIO NO RS FICA EM +-40/45%. O QUE FAZ A FALTA DE MATEMÁTICA......COMPARAR +- 270 MIL COM 95 MIL SÓ EM VALORES% PARA SE TER IDÉIA. CERCA DE 50/60% DE SC ESTÁ ACIMA DOS 600 M OU MAIS, ISTO NÃO DÁ 15/20% NO RS. EM TERMOS RELATIVOS SC É MAIS FRIA, EM TERMOS ABSOLUTOS É O RS.

 

Mínimas de hoje em SC, abaixo dos 10,0°C

 

4,5 Urupema*

6,0 S.Joaquim*

6,1 Otacílio Costa*

6,5 Ponte Alta do Norte*

7,0 Rio Rufino*

7,1 B.Jardim*

7,3 Rio Negrinho*

7,5 Bom Retiro*

7,7 São Bento do Sul*

8,0 Três Barras*

8,1 Lages/Inmet

8,7 Água Doce/DSoares

9,0 Vargem*

9,1 Itaiópolis*

9,4 Monte Carlo*

9,6 Monte Castelo*

9,6 Major Vieira/Inmet

9,6 Campo Alegre*

9,6 Abdon Batísta*

9,6 Joinville/DSoares

9,8 Brunópolis*

 

*Epagri

 

12,2°C Climaterra/Cidade de S.Joaquim

13,6 Florianópolis/Epagri

Link to comment
Share on other sites

A extensão de frio do Estado do Rio Grande do Sul é muito maior que o Estado de Santana Catarina.....

 

MAIS DE 50% DE SC TEM MÉDIA ABAIXO DOS 13°C NO MÊS MAIS FRIO NO RS FICA EM +-40/45%. O QUE FAZ A FALTA DE MATEMÁTICA......COMPARAR +- 270 MIL COM 95 MIL SÓ EM VALORES% PARA SE TER IDÉIA. CERCA DE 50/60% DE SC ESTÁ ACIMA DOS 600 M OU MAIS, ISTO NÃO DÁ 15/20% NO RS. EM TERMOS RELATIVOS SC É MAIS FRIA, EM TERMOS ABSOLUTOS É O RS.

 

Esqueceste de algum crucial a latitude do RGS é maior do que a de Santa Catarina. Veja o caso de Pinheiro Machado que a 450mts de altitude se estivesse em SC acho que só seria menos fria que Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.

Link to comment
Share on other sites

A extensão de frio do Estado do Rio Grande do Sul é muito maior que o Estado de Santana Catarina.....

 

MAIS DE 50% DE SC TEM MÉDIA ABAIXO DOS 13°C NO MÊS MAIS FRIO NO RS FICA EM +-40/45%. O QUE FAZ A FALTA DE MATEMÁTICA......COMPARAR +- 270 MIL COM 95 MIL SÓ EM VALORES% PARA SE TER IDÉIA. CERCA DE 50/60% DE SC ESTÁ ACIMA DOS 600 M OU MAIS, ISTO NÃO DÁ 15/20% NO RS. EM TERMOS RELATIVOS SC É MAIS FRIA, EM TERMOS ABSOLUTOS É O RS.

 

Esqueceste de algum crucial a latitude do RGS é maior do que a de Santa Catarina. Veja o caso de Pinheiro Machado que a 450mts de altitude se estivesse em SC acho que só seria menos fria que Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.

 

 

ISTO DIZ TUDO; MAIS DE 50% DE SC TEM MÉDIA ABAIXO DOS 13°C NO MÊS MAIS FRIO NO RS FICA EM +-40/45%

Link to comment
Share on other sites

Eu sei, eu estava lá! :laugh: :laugh:

Eu só peguei sleet eu acho, e foi por mais de 15 minutos

Horas antes alguns flocos cairam no parabrisa, não sei se foi "neve tradicional" ou sleet

 

Pegar neve em Curitiba é sorte super. Em POA master. Em Floripa e região é ultra!!

 

--

 

Por aqui outro dia de sol. Com 10 dias vamos alcançar a metade da insolação do mês, isto é raro. Temperatura na casa dos 30/31 graus.

 

No aguardo de mudanças.

 

--

 

Artur MP pra ti.

Link to comment
Share on other sites

NO ATACADO MANTEVE A TENDÊNCIA. GLOBAL, NOS DETALHES TEVE ALGUMAS ALTERAÇÕES, REDUZIU MAIS DO PR PARA CIMA. NA ESSÊNCIA OS MODELOS ESTÃO BONS. NÃO VEJO NENHUMA DESGRAÇA A VISTA.

 

Agora consegui ver a 12Z do Global do INPE. Me pareceu que aumentou o frio que está entrando aqui no RS hoje, sendo que sexta dia 12, seria um dia muito frio. Adiou o frio da semana que vem para o dia 19 ou 20, sendo que seria muito forte, porém curto, já que esquentaria à partir do dia 23.

Link to comment
Share on other sites

 

- O ponto localizado mais frio do Brasil é o PNI;

 

- A região mais fria é a serra catarinense ;

 

- O estado mais frio na média é SC.

 

- O ponto localizado mais frio do Brasil é o PNI:

R- Na média está sendo, na mínima absoluta quem lidera é Bom Jardim da Serra com -9,2.

 

- A região mais fria é a serra catarinense ;

R- Esta é difícil de reponder, pois a Serra da Mantiqueira e a Serra Fina (Pedra da Mina), são bem frias também...

 

- O estado mais frio na média é SC.

R- Fico na duvida entre RS e SC.....

 

SC é em média mais fria, pois tem pouca região ao nível do mar em comparação com regiões altas. Mas acho que é bem próximo do RS.

 

Porém, se ponderarmos pelas cidades, o RS é o Estado mais frio. É onde mais gente vive em locais com médias baixas no inverno. O que é ponderar? É pegar a temperatura média de cada cidade, multiplicar pela população, somar todas as cidades e dividir tudo. Chegaremos a conclusão que na média a população do RS passa mais frio. Exemplo do meu raciocínio:

 

A maior parte da população de SC está no nordeste e em terras baixas. As regiões frias são pouco habitadas, exceto por Lages. No RS há muita população em cidades com médias baixas. No entorno de Caxias do Sul são cerca de 1,5 milhão de pessoas. Uma região que tem média de julho entre 10,5C e 12,0C. Pelotas e Rio Grande são 600 mil habitantes, com média de 12,5C em julho. Bagé e Livramento, apenas as duas tem 200 mil pessoas. E tem ainda Passo Fundo, Erechim, etc...

Link to comment
Share on other sites

Suaves 29,5C°aqui em Indaial no momento (15:11)

 

===

Certeza absoluta que Caxias do Sul é mais fria que Curitiba, pode não ser uma diferença avassaladora, mas é!

===

Renan, você falou exatamente TUDO, concordo plenamente em tudo.

*Ponto mais frio do Brasil -> PNI

*Cidade mais fria do Brasil -> Urupema

*Estado mais frio do Brasil -> Santa Catarina

*Local onde mais se tem ocorrência de neve -> Santa Catarina

===

Algumas discussões que eu percebo, é que alguns aqui tentam dar a entender (Na marra) que esse frio todo que existe no alto da mantiqueira é um frio "urbano", que afeta pessoas, congela encanamentos de casas, que é o que represente o inverno no sudeste.

Um exemplo: Minha mãe ama frio, e esses dias deixei a pagina do BAZ aberto e ela leu algumas coisas, e viu os -7,1, -6,1 que deram no PNI e pegou alguns comentarios dizendo que o "sudeste faz muito mais frio que o sul" ai ela me falou " Nossa, nem comentasse que tinha todo esse frio lá pras bandas do Rio e Minas, eu falei antes com a tia (Irmã da minha mãe que mora pra lá) e ela disse que esse frio todo ainda não apareceu por lá"

Claro, pois não é algo que é perceptível as pessoas, elas não sabem desse frio todo, não convivem com ele, pois não sentem ele.

 

Mas sem discussões o alto da mantiqueira atualmente é o PONTO mais frio do Brasil, Acredito que apenas Urupema, Bom Jardim, São Joaquim possam ter mínimas Absolutas superiores em MP's fortíssimas.

Link to comment
Share on other sites

 

- O ponto localizado mais frio do Brasil é o PNI;

 

- A região mais fria é a serra catarinense ;

 

- O estado mais frio na média é SC.

 

- O ponto localizado mais frio do Brasil é o PNI:

R- Na média está sendo, na mínima absoluta quem lidera é Bom Jardim da Serra com -9,2.

 

- A região mais fria é a serra catarinense ;

R- Esta é difícil de reponder, pois a Serra da Mantiqueira e a Serra Fina (Pedra da Mina), são bem frias também...

 

- O estado mais frio na média é SC.

R- Fico na duvida entre RS e SC.....

 

 

Discordo. O Estado mais frio na média é o RGS. o que é frio em Santa Catarina ? Apenas a serra e algum e outro caso isolado fora dela, todas as cidades mais populosas de SC são quentes. Joinville, Florianópolis, Blumenau. Norte, Oeste, Litoral tudo é quente no estado de SC. RGS tem toda a serra gaucha incluindo Caxias do Sul que é a cidade mais fria do Brasil com grande população (475.000) e as cidades do extremo sul com altitude acima de 300mts.

 

Quanto ao tal do PNI é exatamente como falaste apenas um "ponto", uma montanha, um pico, sem inabitável que seu clima não afeita a vida de ninguém, e a cidade mais fria do Brasil é Urupema.

hedsgpa, eles estão levando em conta o Município de Feliz que fica no RS e é abafado pra c@ramba! :mosking:

Claro, SC têm suas cidades abafadas, olhe Blumenau e Criciuma. Mas Feliz está de parabéns! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Suaves 29,5C°aqui em Indaial no momento (15:11)

 

===

Certeza absoluta que Caxias do Sul é mais fria que Curitiba, pode não ser uma diferença avassaladora, mas é!

===

Renan, você falou exatamente TUDO, concordo plenamente em tudo.

*Ponto mais frio do Brasil -> PNI

*Cidade mais fria do Brasil -> Urupema

*Estado mais frio do Brasil -> Santa Catarina

*Local onde mais se tem ocorrência de neve -> Santa Catarina

===

Algumas discussões que eu percebo, é que alguns aqui tentam dar a entender (Na marra) que esse frio todo que existe no alto da mantiqueira é um frio "urbano", que afeta pessoas, congela encanamentos de casas, que é o que represente o inverno no sudeste.

Um exemplo: Minha mãe ama frio, e esses dias deixei a pagina do BAZ aberto e ela leu algumas coisas, e viu os -7,1, -6,1 que deram no PNI e pegou alguns comentarios dizendo que o "sudeste faz muito mais frio que o sul" ai ela me falou " Nossa, nem comentasse que tinha todo esse frio lá pras bandas do Rio e Minas, eu falei antes com a tia (Irmã da minha mãe que mora pra lá) e ela disse que esse frio todo ainda não apareceu por lá"

Claro, pois não é algo que é perceptível as pessoas, elas não sabem desse frio todo, não convivem com ele, pois não sentem ele.

 

Mas sem discussões o alto da mantiqueira atualmente é o PONTO mais frio do Brasil, Acredito que apenas Urupema, Bom Jardim, São Joaquim possam ter mínimas Absolutas superiores em MP's fortíssimas.

 

E claro não desmerecendo o Rio Grande do Sul, que tem temperaturas magnificamente baixas, como as baixadas de Soledade, Cambará do Sul, Ausentes, Bom Jesus, Caxias, Bagé. Eu uma média geral, acredito que SC seja pouca coisa mais fria que o RS, mas como o Bruno citou acima, com certeza em termos populacional o RS é "mais frio" muito mais pessoas "passam frio".

Link to comment
Share on other sites

Deivid, vou fazer um adendo ao meu cometário.

 

Ao invés de "passam frio no inverno", acho mais apropriado dizer "passavam frio no inverno". :mosking:

 

Desde a nevada em 27 de agosto de 2013, tá brabo o negócio viu. Nunca vi período tão quente como este entre a nevada de 2013 e o dia de hj. São quase 2 anos de recordes.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, Bruno e Renan foram perfeitos.

 

Renan você achou o ponto. Aí que está, como vem falar em dor de cotovelo? :laugh:

 

Nas cidades grandes frias, eu diria que para o Estado do RS e Região Sul, Caxias é grande. Mas para o Brasil eu consideraria acima de 500 mil habitantes. Caxias estaria no limite de cidade média. Então ainda ficaria com Curitiba. Mas é ponto de vista.

 

Deivid, se for para falar em pontos frios em SC, não esqueça de Urubici nunca!

Link to comment
Share on other sites

Deivid, vou fazer um adendo ao meu cometário.

 

Ao invés de "passam frio no inverno", acho mais apropriado dizer "passavam frio no inverno". :mosking:

 

Desde a nevada em 27 de agosto de 2013, tá brabo o negócio viu. Nunca vi período tão quente como este entre a nevada de 2013 e o dia de hj. São quase 2 anos de recordes.

 

É Bruno, aqui não está diferente, depois daquele 22/23/24 de Julho de 2013, o negocio ficou feio!

Ano passado não teve inverno por aqui no vale do itajái Indaial/Blumenau, e logo começou o verão, e eu torcia para que chegaste este inverno de 2015, acreditando que seria outra coisa, uma coisa boa e por enquanto AQUI está sendo muito, mas muito pior que 2014.

 

No momento 30C°aqui :dash2:

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, Bruno e Renan foram perfeitos.

 

Renan você achou o ponto. Aí que está, como vem falar em dor de cotovelo? :laugh:

 

Nas cidades grandes frias, eu diria que para o Estado do RS e Região Sul, Caxias é grande. Mas para o Brasil eu consideraria acima de 500 mil habitantes. Caxias estaria no limite de cidade média. Então ainda ficaria com Curitiba. Mas é ponto de vista.

 

Deivid, se for para falar em pontos frios em SC, não esqueça de Urubici nunca!

 

Com certeza Moretão!

 

Sem sombra de dúvidas Urubici, e por que não falar no município de Painel, que fica neste miolo todo e registra temperaturas baixíssimas.

Acredito que uma estação em algum Baixadão de Painel, traria valores bem expressivos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não, não vão colocar gaúchos contra catarinenses...aprendi a respeitar o frio de Urupema,SJ e Bm Jardim da Serra.Claro que se tivermos mínimas extremas muito baixas aqui, será algo a considerar.

Apenas uma pergunta;

Com esta enorme área territorial, existem quantas estações em baixada potente no RS???

Começa por aí...

Link to comment
Share on other sites

SC é em média mais fria, pois tem pouca região ao nível do mar em comparação com regiões altas. Mas acho que é bem próximo do RS.

 

Porém, se ponderarmos pelas cidades, o RS é o Estado mais frio. É onde mais gente vive em locais com médias baixas no inverno. O que é ponderar? É pegar a temperatura média de cada cidade, multiplicar pela população, somar todas as cidades e dividir tudo. Chegaremos a conclusão que na média a população do RS passa mais frio. Exemplo do meu raciocínio:

 

A maior parte da população de SC está no nordeste e em terras baixas. As regiões frias são pouco habitadas, exceto por Lages. No RS há muita população em cidades com médias baixas. No entorno de Caxias do Sul são cerca de 1,5 milhão de pessoas. Uma região que tem média de julho entre 10,5C e 12,0C. Pelotas e Rio Grande são 600 mil habitantes, com média de 12,5C em julho. Bagé e Livramento, apenas as duas tem 200 mil pessoas. E tem ainda Passo Fundo, Erechim, etc...

 

Bota entorno de Caxias né? Para atingir essa população deve ter um raio de uns 120 km hehehehhe..mas inegavelmente todas essas cidades neste raio tem médias semelhantes e, portanto, são frias para os padrões brasileiros..

Link to comment
Share on other sites

Não, não vão colocar gaúchos contra catarinenses...aprendi a respeitar o frio de Urupema,SJ e Bm Jardim da Serra.Claro que se tivermos mínimas extremas muito baixas aqui, será algo a considerar.

Apenas uma pergunta;

Com esta enorme área territorial, existem quantas estações em baixada potente no RS???

Começa por aí...

 

Melhor cê perguntar no posto Ipiranga :mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

 

Bota entorno de Caxias né? Para atingir essa população deve ter um raio de uns 120 km hehehehhe..mas inegavelmente todas essas cidades neste raio tem médias semelhantes e, portanto, são frias para os padrões brasileiros..

 

Sim, estou considerando quase toda mesoregião serra, que certa vez vi em algum lugar tinha 2,2 milhões de habitantes. Aí entra Bento, Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, Farroupilha, Gramado, Canela, Antônio Prado, Nova Prata, Nova Pádua, Nova Roma, etc. Como essa mesoregião de 2,2 milhões de habitantes deve incluir até Vacaria, talvez um chute mais preciso seja algo como 1,1 ou 1,2 milhão de habitantes para esse entorno mais próximo à Caxias.

Link to comment
Share on other sites

No Mirante, hoje é o 4º dia seguido em que ficamos entre 15 e 26°C.

No IAG, o mesmo entre 12/13 e 26/27°C.

 

 

------------------

O céu ficou igual durante boa parte da manhã aqui em Sampa.

Aqui na zona norte, limpou a partir de 11h aproximadamente.

 

nEXF2sr.jpg
Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Um exemplo: Minha mãe ama frio, e esses dias deixei a pagina do BAZ aberto e ela leu algumas coisas, e viu os -7,1, -6,1 que deram no PNI e pegou alguns comentarios dizendo que o "sudeste faz muito mais frio que o sul" ai ela me falou " Nossa, nem comentasse que tinha todo esse frio lá pras bandas do Rio e Minas, eu falei antes com a tia (Irmã da minha mãe que mora pra lá) e ela disse que esse frio todo ainda não apareceu por lá"

Claro, pois não é algo que é perceptível as pessoas, elas não sabem desse frio todo, não convivem com ele, pois não sentem ele.

 

O mesmo vale para SC....Nossa fez -4 em SC...vi no Correio do Povo que Florianópolis fez 31 graus e tinha varias pessoas na praia isso em junho...Claro, pois não é algo que é perceptível as pessoas, elas não sabem desse frio todo, não convivem com ele, pois não sentem ele.

Link to comment
Share on other sites

Um exemplo: Minha mãe ama frio, e esses dias deixei a pagina do BAZ aberto e ela leu algumas coisas, e viu os -7,1, -6,1 que deram no PNI e pegou alguns comentarios dizendo que o "sudeste faz muito mais frio que o sul" ai ela me falou " Nossa, nem comentasse que tinha todo esse frio lá pras bandas do Rio e Minas, eu falei antes com a tia (Irmã da minha mãe que mora pra lá) e ela disse que esse frio todo ainda não apareceu por lá"

Claro, pois não é algo que é perceptível as pessoas, elas não sabem desse frio todo, não convivem com ele, pois não sentem ele.

 

O mesmo vale para SC....Nossa fez -4 em SC...vi no Correio do Povo que Florianópolis fez 31 graus e tinha varias pessoas na praia isso em junho...Claro, pois não é algo que é perceptível as pessoas, elas não sabem desse frio todo, não convivem com ele, pois não sentem ele.

 

Ai não concordo com vc Carlos, respeito suas opiniões, mas Urupema/Bom jardim que bateram ambas -4 e -3,2C são áreas urbanas, mesmo que pequenas.

Outra coisa é que todo o entorno de Urupema/Bom Jardim fez frio, pode não ter feito -4C mas com certeza bem próximo de 0C.

Diferentemente de SP, RIO, MG (exceto Maria da fé e região) que no alto do PNI faz -7,1C e nas cidades mas frias fica próximo dos 10C° (Diferença grande 17C°né ?)

 

Acredito também, que muitas pessoas da região Sul especialmente RS e SC saibam sim de todo este frio que faz em Urupema.

Outro detalhe queria que vc me mostrasse qual foi o dia em que ambas, Urupema registrou -4 e Floripa 31C° no mesmo dia.

 

Por aqui não é anormal fazer -4C e depois de poucos dias fazer 30/31C como ocorreu em Floripa.

Link to comment
Share on other sites

Se formos considerar cidades populosas para medir o frio.....O RS ganha de longe....aqui temos Campos do Jordão com 50 mil habitantes naquele frio vampiro....o PR Curitiba que não é uma cidade que está entre as 30 mais no pais,....Em SC...temos Blumenau, Joinville Florianópolis....que não mais quentes que SP.....Apenas Lages..que sobra....E no RS Caxias do Sul apenas , eu acho.....é muito pouco, considerando apenas os grandes aglomerados....

 

Frio no Pais constante no invenro temos no MI....temos as mínimas de 3 ou 4 cidades de SC e Ausentes....As mínimas de umas 3 ou 4 centros urbanos da Mantiqueira..e as regiões acima dos 2 mil metros entre SP, MG e RJ

Link to comment
Share on other sites

As microregiões de...

 

Pelotas http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Pelotas (501 mil)

 

Rio Grande http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_do_Litoral_Lagunar (261 mil)

 

Livramento http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_da_Campanha_Central (203 mil)

 

Bagé http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_da_Campanha_Meridional (179 mil)

 

Caxias http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Caxias_do_Sul (742 mil)

 

Vacaria http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Vacaria (163 mil)

 

Passo Fundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Passo_Fundo (321 mil)

 

Soledade (essa não pode faltar!!!) http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Soledade (72 mil)

 

Erechim http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Erechim (217 mil)

 

Gramado/Canela http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Gramado-Canela (296 mil)

 

Jaguarão http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Jaguar%C3%A3o (55 mil)

 

Serra do Sudeste http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_das_Serras_de_Sudeste (121 mil)

 

 

... somavam 3,1 milhões de habitantes entre 2008 e 2009. Penso que são regiões onde, COM TUDO NORMAL, se passa frio no inverno. Se o cara não for preparado, ele é um sofredor.

Link to comment
Share on other sites

Agora vamos à SC

 

Nas microrregiões de....

 

Campos de Lages http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Campos_de_Lages (284 mil)

 

Curitibanos http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Curitibanos (122 mil)

 

Canoinhas http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Canoinhas (243 mil)

 

São Bento do Sul http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Bento_do_Sul (126 mil)

 

Joaçaba http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Joa%C3%A7aba (341 mil)

 

Xanxerê http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Xanxer%C3%AA (152 mil)

 

 

...temos 1,2 milhões de habitantes, sofredores no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Deivid, vou fazer um adendo ao meu cometário.

 

Ao invés de "passam frio no inverno", acho mais apropriado dizer "passavam frio no inverno". :mosking:

 

Desde a nevada em 27 de agosto de 2013, tá brabo o negócio viu. Nunca vi período tão quente como este entre a nevada de 2013 e o dia de hj. São quase 2 anos de recordes.

 

QUE GENTE DIFÍCIL, FALEI EM ÁREA E NÃO POPULAÇÃO, NÃO TEM COMO COMPARAR MELANCIA COM TANGERINA!!

 

ACHO QUE NÃO LERAM....ENTRE 1965 A 1975 TIVEMOS 11 ANOS SEGUIDOS COM INVERNOS ACIMA E BEM ACIMA DA MÉDIA, 11 ANOS!!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, obrigado pelos comentários sobre o assunto que iniciei. Concordâncias, críticas, tudo é bem vindo na discussão. :good:

 

O Bruno tocou numa questão importante, que é a quantidade de pessoas que sentem um frio considerável no inverno. Quantas pessoas vivem em cidades com temps médias abaixo de 13 graus no inverno, e nessa consideração o RS seria o estado mais frio. A verdade é que como o Carlos disse aí em cima, FRIO DE VERDADE mesmo são pouquíssimos brasileiros que convivem ao longo do ano.

 

Eu fui ao ponto mais gelado do país, que é o PNI, na Sexta passada e peguei uma geada monstra que nunca verei na minha cidade. Mas é aí? No dia seguinte já estava novamente na minha calorosa cidade...e olha que ela ainda é mais fria do que a maioria das cidades do Sudeste, hein.

 

Quem me dera se a altitude do PNI fosse a realidade de uns 80% do Sul e do Sudeste...

Link to comment
Share on other sites

Agora vamos à SC

 

Nas microrregiões de....

 

Campos de Lages http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Campos_de_Lages (284 mil)

 

Curitibanos http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Curitibanos (122 mil)

 

Canoinhas http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Canoinhas (243 mil)

 

São Bento do Sul http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Bento_do_Sul (126 mil)

 

Joaçaba http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Joa%C3%A7aba (341 mil)

 

Xanxerê http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Xanxer%C3%AA (152 mil)

 

 

...temos 1,2 milhões de habitantes, sofredores no inverno.

 

Faltou a de Chapecó http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Chapec%C3%B3 (405 mil) :good2:

Link to comment
Share on other sites

Deivid, vou fazer um adendo ao meu cometário.

 

Ao invés de "passam frio no inverno", acho mais apropriado dizer "passavam frio no inverno". :mosking:

 

Desde a nevada em 27 de agosto de 2013, tá brabo o negócio viu. Nunca vi período tão quente como este entre a nevada de 2013 e o dia de hj. São quase 2 anos de recordes.

 

QUE GENTE DIFÍCIL, FALEI EM ÁREA E NÃO POPULAÇÃO, NÃO TEM COMO COMPARAR MELANCIA COM TANGERINA!!

 

ACHO QUE NÃO LERAM....ENTRE 1965 A 1975 TIVEMOS 11 ANOS SEGUIDOS COM INVERNOS ACIMA E BEM ACIMA DA MÉDIA, 11 ANOS!!

 

Eu entendi teu ponto. Que era de área. No worries!

 

Sobre o período quente, realmente não olhei para SC. Aqui para o RS olhei Porto Alegre e Uruguaiana. Para Porto Alegre é recorde absoluto, para Uruguaiana, não. Lá os verões foram abaixo do normal recentemente.

Link to comment
Share on other sites

Agora vamos à SC

 

Nas microrregiões de....

 

Campos de Lages http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Campos_de_Lages (284 mil)

 

Curitibanos http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Curitibanos (122 mil)

 

Canoinhas http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Canoinhas (243 mil)

 

São Bento do Sul http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Bento_do_Sul (126 mil)

 

Joaçaba http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Joa%C3%A7aba (341 mil)

 

Xanxerê http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Xanxer%C3%AA (152 mil)

 

 

...temos 1,2 milhões de habitantes, sofredores no inverno.

 

Faltou a de Chapecó http://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregi%C3%A3o_de_Chapec%C3%B3 (405 mil) :good2:

 

Acho que Chapecó tá fora. É tão fria quando a Região Metropolitana de Porto Alegre. Olha: http://www.cpact.embrapa.br/agromet/tab/temp_media_SC.html

 

Se eu incluir a GPA, bueno, daí teria que colocar mais 4 milhões de habitantes no RS. Acho indevido.

Link to comment
Share on other sites

10/06: mais um repeteco dos dias anteriores - desde sábado

 

Jacareí 11,5 / 27,2ºC

Monte Castelo - São José dos Campos 13,4/ 27,0ºC

Vista Verde - São José dos Campos 13,6* / 26,5ºC (*estação sem dados durante muitas horas na madrugada)

Jardim Satélite - São José dos Campos 13,8 / 26,7ºC

 

Capela do Socorro - São Paulo 9,7 / 27,9ºC

Santana de Parnaíba 10,0 / 25,8ºC

Tremembé - São Paulo 11,8 / 28,4ºC

Perus - São Paulo 12,3 / 26,8ºC

Butantã - São Paulo 12,7 / 27,6ºC

Parelheiros - São Paulo 12,9 / 25,7ºC

Itaquera - São Paulo 13,2 / 26,7ºC

Ibirapuera - São Paulo 13,3 / 24,9ºC :heart:

Carapicuíba 14,0 / 25,9ºC

Pimentas - Guarulhos 14,3 / 25,7ºC

Paço Municipal - Guarulhos 14,4 / 25,7ºC

Freguesia do Ó - São Paulo 14,6 / 28,3ºC

Pinheiros 14,8 / 27,7ºC

Vila Prudente - São Paulo 15,0 /26,9ºC

Santo Amaro - São Paulo 15,5 / 25,7ºC

Mooca - São Paulo 15,8 / 26,4ºC

Campo Grande/Interlagos - São Paulo 15,9 / 26,8ºC

Vila Mariana - São Paulo 16,0 / 26,2ºC

Ponte dos Remédios - São Paulo 16,0 / 27,1ºC

Baeta Neves - São Bernardo do Campo 16,3 / 26,5ºC

Consolação/Sé - São Paulo 16,8 / 26,2ºC

 

Esse marasmo vai destruir a média do mês...

 

Respondo assim três cidades próximas ao PNI ?

1 - Existe PNI;

2 - Rezende

3 - Não sei

 

Resende, fora Penedo e demais distritos, é quente pra caramba...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.