Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Que bela porcaria essa previsão da ASAS. Pelo menos ela não está tão ao norte, o que impede que aqueça tanto aqui no Sul. No máximo mínimas razoáveis. Bom para as mínimas do Sudeste e péssimo para o litoral do Nordeste, que terá MAIS chuva.

 

Agora nubladão aqui e úmido. Venta de SE 13,7 km/h. Faz 19,5° com 84% e o chão está um pouco molhado.

Link to comment
Share on other sites

Chuvarada forte em Solecity agora à tarde...isto em maio,...historicamente indica massa de ar frio muito potente avançando...

Parece que a gurizada começou a entender que dentro de um mesmo município, existe uma diferença muito grande entre diversos pontos...

O INMET daí acumulou 24,6 mm em uma hora. Bela chuvarada! Agora tem chuva forte e moderada em toda a serra e boa parte do centro-leste de SC. Aqui na Grande POA chove em Campo Bom, mas quase nada na capital.

 

Tenho 19,5° com 84%. Última rajada de S a 12,9 km/h.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Parece que já é consenso quanto à baixa pressão que se formará amanhã e vai trazer chuvas volumosas para grandes área no centro-sul,

inclusive sobrando uma quantidade apreciável para MG.

 

Porém, eu ainda percebo divergências quanto às temperaturas do Sábado e Domingo. O GFS coloca mais frio do que o Europeu, enquanto o

CMC está com o otimismo de sempre. Se eu pegar uma média de tudo isso, acho bem razoável afirmar que o SUdeste terá sua manhã mais

fria do ano (até então) neste próximo dia 31/05!

Link to comment
Share on other sites

Venta muito neste momento aqui. Várias instabilidades pela região, com relâmpagos. Há um núcleo moderado imediatamente a noroeste e que deve causar uma boa chuva daqui há alguns minutos. Baita pré-frontal a tarde, a máxima em casa chegou perto dos 27C. Agora 22C e caindo.

Link to comment
Share on other sites

Parece que já é consenso quanto à baixa pressão que se formará amanhã e vai trazer chuvas volumosas para grandes área no centro-sul,

inclusive sobrando uma quantidade apreciável para MG.

 

Porém, eu ainda percebo divergências quanto às temperaturas do Sábado e Domingo. O GFS coloca mais frio do que o Europeu, enquanto o

CMC está com o otimismo de sempre. Se eu pegar uma média de tudo isso, acho bem razoável afirmar que o SUdeste terá sua manhã mais

fria do ano (até então) neste próximo dia 31/05!

 

Sim, pelo menos na 12Z, há grande divergência a partir de 144 horas. O GFS coloca um baita ciclonão no Prata, mandando mais ar frio para o cone sul. Só que o Europeu não mostra baixa nenhuma lá. Porém ambos mantém a volta da chuva ao PR, interior de SP e MS já no próximo domingo.

Link to comment
Share on other sites

Uma das mais recentes projeções do CFS é um tanto complexa, indicando longo predomínio da possível ASAS por grande parte do mês de Junho, sendo quebrada no final do mês... Penso que a duração desta ASAS, ocorrendo como de fato, ainda não tem previsibilidade exata...

 

PS: Notem que a projeção do CFS já conta a MP do início de junho, e a formação da ASAS logo em seguida...

 

n36JkiR.gif

Link to comment
Share on other sites

Para São Paulo, estou no time do otimistas; ao menos do finalzinho de maio (partir de 28) até dia 10/Junho! Sem sombra de dúvida! Depois do dia 10, aí não sei de mais nada... :wacko:

 

[highlight=yellow]Creio que uma região se dará MUITÍSSIMO BEM nessa onda polar (28/Maio a 04/Junho): SC até SP![/highlight] O frio em altura "não é lá essas coisas todas", o que prejudicará o RS, que depende de frio de advecção, pois em geral não tem muita altitude. Mas fará frio sim no RS, mas em proporção menor que de SC até SP, isso que quero dizer.

 

Já logo acima do centro de SP, o grosso do ar frio perde muita força; não avança sentido leste, prejudicando a Mantiqueira e os outros Estados do Sudeste.

 

Quem se dará MUITO BEM NA FITA será minha amada Curitiba, que se beneficiará da altitude e ar seco polar. :heart:

 

Os dias mais frios que prevejo para Sampa pela análise que fiz por ora da última saída do Global do Inpe, e previsão de longo prazo da Climatempo são 3ª e 4ª feiras da semana que vem (02 e 03 de junho).

 

Seguimos monitorando e torcendo pela melhoria (ou manutenção) da tendência. Para mim já está de bom tamanho em função das perspectivas tão desanimadoras neste 2015.

 

Aqui na Vila Madalena, muitas nuvens e 20ºC.

Link to comment
Share on other sites

Igor, Esta informação Atlântico fervendo é condizente com os artistas plásticos do departamento de pinturas de mapas com leituras quentes independentemente da temperatura algo que o Feltrin dá o nome de "Semiótica da ilusão induzida com falso pretexto" [não sei o nome correto que ele dá].

 

Veja, Igor.

 

Em abril o RONALDO queria saber qual o mapa que ele deveria observar....Acertamos que as avaliações deveriam ser feitas pelo nighttime que é este abaixo,

 

anomg.5.25.2015.gif

 

link,

 

http://www.ospo.noaa.gov/Products/ocean/sst/anomaly/index.html

 

E por fim a mensagem que a coisa não foi tão feia em Abril de 2015....

 

Abração.

 

Interessante, Mafili. Desculpa, se entendi direito, você quer dizer que os mapas podem estar super estimando as anomalias por interferência da luz diurna?

Link to comment
Share on other sites

Ixi. Então não tem jeito mesmo, a ASAS pelo visto vai se confirmar.

Só que eu não entendo uma coisa: se ASAS pode predominar durante práticamente junho todo, por que é que o CFS insiste em chuvas acima da média em SP, MS e Sul do Brasil no próximo mês? Acho que quando tem ASAS a chuva fica mais bloqueada no extremo sul do Brasil, Uruguai e província de Buenos Aires.

Link to comment
Share on other sites

Ixi. Então não tem jeito mesmo, a ASAS pelo visto vai se confirmar.

Só que eu não entendo uma coisa: se ASAS pode predominar durante práticamente junho todo, por que é que o CFS insiste em chuvas acima da média em SP, MS e Sul do Brasil no próximo mês? Acho que quando tem ASAS a chuva fica mais bloqueada no extremo sul do Brasil, Uruguai e província de Buenos Aires.

A média de chuva em junho em Sampa (Mirante), na normal 1981-2010, é 56,0 mm.

No interior do estado é menos ainda.

 

Este total pode ser alcançado e ultrapassado em poucos dias no começo do mês.

Basta uma frente bem organizada estacionar por 3 ou 4 dias.

 

Talvez seja algo assim...

Link to comment
Share on other sites

No momento temos céu encoberto aqui em Mogi das Cruzes, com nuvens baixas e 20,3ºC.

 

A máxima hoje foi de 26,8ºC.

 

Acredito que mínima do dia será atingida até a meia-noite, pois hoje pela manhã a mínima foi de 19,8ºC.

Interessante...

Em Sampa esquentou menos.

 

Mirante: 19,7°C / 24,8°C

IAG: 18,8°C / 23,8°C

Link to comment
Share on other sites

Ixi. Então não tem jeito mesmo, a ASAS pelo visto vai se confirmar.

Só que eu não entendo uma coisa: se ASAS pode predominar durante práticamente junho todo, por que é que o CFS insiste em chuvas acima da média em SP, MS e Sul do Brasil no próximo mês? Acho que quando tem ASAS a chuva fica mais bloqueada no extremo sul do Brasil, Uruguai e província de Buenos Aires.

A média de chuva em junho em Sampa (Mirante), na normal 1981-2010, é 56,0 mm.

No interior do estado é menos ainda.

 

Este total pode ser alcançado e ultrapassado em poucos dias no começo do mês.

Basta uma frente bem organizada estacionar por 3 ou 4 dias.

 

Talvez seja algo assim...

 

Pode ser isso mesmo Aldo! As vezes boa parte dessa chuva se concentra no começo e fim do próximo mês, onde não teria a ASAS.

 

---------------------------

 

Aqui agora céu encoberto por nuvens baixas. Temperatura relativamente alta para hora nessa época do ano, 21 graus na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

Incrível! Tudo joga contra o frio aqui!! A única vantagem é o gelo expandido da Antártida! Pelo menos a baixa que teremos a partir de amanhã e a chuvarada ajudarão a drenar águas mais frias para a nossa costa. Saudades da estrondosa anomalia negativa de -7° na TSM da nossa costa em julho de 2000. Era a maior anomalia negativa DO PLANETA na ocasião.

 

Agora 18,5° com 87% e vento E a 18,8 km/h. Chuva muito fraca.

Link to comment
Share on other sites

O negócio está ficando interessante pro Domingo aqui no Sudeste. GFS 18Z veio com indicativo de que poderemos ter, de fato,

os recordes de mínimas até o momento no ano.

 

yFxXJu7.png

 

A temperatura em 850hpa em si não é tão baixa, o que mostra uma advecção não muito forte, porém os ventos virão de oeste, o que por si só já

se traduz em um ar mais seco. Pelo que o mapa indica, Maria da Fé poderá ir abaixo de zero no Domingo, e no PNI quem sabe algo como -7/-8.

 

Para Juiz de Fora, espero a primeira sub-10 do ano.

Link to comment
Share on other sites

O negócio está ficando interessante pro Domingo aqui no Sudeste. GFS 18Z veio com indicativo de que poderemos ter, de fato,

os recordes de mínimas até o momento no ano.

 

A temperatura em 850hpa em si não é tão baixa, o que mostra uma advecção não muito forte, porém os ventos virão de oeste, o que por si só já

se traduz em um ar mais seco. Pelo que o mapa indica, Maria da Fé poderá ir abaixo de zero no Domingo, e no PNI quem sabe algo como -7/-8.

 

Para Juiz de Fora, espero a primeira sub-10 do ano.

 

Opa! Se vai ter vento oeste (creio que se ventar dessa direção aí, aqui na Grande SP será a mesma coias), pelo visto aqui em Sampa vamos ter aquela noite de céu limpo e madrugada com mínimas que podem ser sub-10. Aí sim!

 

Que venham os recordes!

Link to comment
Share on other sites

Cadê os são bernardenses daqui?? Quanto vocês acham que vão ficar as mínimas daqui?

 

Opaaaa tamo tudo aqui!!!! apostaria em uma sub-10 pra várias áreas da cidade até o km 18 da Anchieta. Agora, Rudge Ramos, Taboão, Centro, algo entre 11 e 13 graus. Pra onde moro, espero 9 e alguma coisa eheheheh

 

E pro PNI na madrugada de domingo vai a -8!!!! CB a -9!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Cadê os são bernardenses daqui?? Quanto vocês acham que vão ficar as mínimas daqui?

 

Opaaaa tamo tudo aqui!!!! apostaria em uma sub-10 pra várias áreas da cidade até o km 18 da Anchieta. Agora, Rudge Ramos, Taboão, Centro, algo entre 11 e 13 graus. Pra onde moro, espero 9 e alguma coisa eheheheh

 

E pro PNI na madrugada de domingo vai a -8!!!! CB a -9!!!!!

 

Torcerei para que SP tenha sub-10, pq aqui sempre é mais frio que la (pelo menos 1C).

 

Uma pergunta: sabe se por aqui já teve negativas?

Link to comment
Share on other sites

00Z do GFS aumentou MUITO o frio nos dias 4 e 5 de Junho em São Paulo, e o feriado de Corpus Christi pode ser então com muito frio. A onda de frio do dia 9 continua lá, forte, continental, e levemente bloqueada. Espessura para provocar uma nevezinha na campanha gaúcha. Ta longe ainda, mas vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal! Este feriado estive em Sierra de la Ventana, sul da província de Buenos Aires, perto de Bahía Blanca. Saí daqui na sexta com 22ºC às 22h e cheguei lá às 8h com 7ºC já. Durante o sábado fez sol, com máxima ao redor dos 15ºC. No fim da tarde esfriou bastante e o domingo amanheceu com -1ºC, com máxima durante o dia de apenas 11ºC, apesar do tempo ensolarado, e sempre com vento. Na segunda outro amanhecer gelado: 1ºC e durante o dia esteve mais agradável, estimo que uns 13-14ºC. Bahía Blanca teve -2ºC nestes dois dias.

 

Ontem voltei a Buenos Aires e pra minha surpresa o dia foi nublado, com névoa e chuvas. Na estação oficial, a temperatura variou entre 9,5ºC e 14,4ºC, que talvez tenha sido a menor máxima do ano (preciso verificar quanto fez no fim de semana). Ainda é noite por aqui, temos céu nublado e temperatura de 11,8ºC. A máxima prevista para hoje é de 18ºC. O sol nasce logo mais, às 7h49, e se põe às 17h53 nesta quarta.

Link to comment
Share on other sites

GFS das 0Z e 6Z colocam um ciclone colado no litoral de SC com temperatura negativa em 800 hpa sobre a Serra e alguma precipitação para o feriado de Corpus Christi. Se não fossem 160 horas antes e ainda por cima no GFS (O cenário do ECMWF é totalmente diferente) daria até para se animar! Bom, mas apesar de todas as variáveis contra, tá na hora de acontecer alguma coisa nesse outono-inverno. Que monotonia, Meu Deus! Aqui em Curitiba a sensação é de sapo no pântano por enquanto... Ao menos um friozinho para o final de semana parece estar garantido. Ao menos americano e europeu concordam!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, pessoal.

 

Além da preocupação com as chuvas no RS, tem gradiente de pressão considerável também. Uma alta na foz do prata e uma ciclogênese se iniciando!

 

Em 850hpa:

 

 

condicao_earthnulls.png?1432730964

 

 

Risco de rajadas intensas em todo centro-leste do RS. Especialmente na região da lagoa dos patos, grande POA e litoral norte. Previsão de rajadas de até 110 km/h:

 

 

wind.png?1432730789

 

 

Em Tramandaí rajadas de 70 km/h na ultima hora.

 

Aqui em Pelotas na praia do laranjal entre 30/35 km/h neste momento. O ECMWF é mais ponderado nas rajadas.

Link to comment
Share on other sites

Incrível! Tudo joga contra o frio aqui!! A única vantagem é o gelo expandido da Antártida! Pelo menos a baixa que teremos a partir de amanhã e a chuvarada ajudarão a drenar águas mais frias para a nossa costa. Saudades da estrondosa anomalia negativa de -7° na TSM da nossa costa em julho de 2000. Era a maior anomalia negativa DO PLANETA na ocasião.

 

Agora 18,5° com 87% e vento E a 18,8 km/h. Chuva muito fraca.

 

É, parece que minha depressão por falta de frio, vai aumentar.

Para meu consolo, costumo voltar a ver os alfarrábios de livros que tenho, o de Coussirat de Araújo , de 1930, sobre dias mais quentes nos últimos 19 anos de então(décadas 1910 e 1920), em Porto Alegre, aí, a gente vê que , ao se sentir o evento, é pior do que olhar na história5a4e8993bcabc_NovoDocumento1_1(2).thumb.jpg.3d5af8ee615a3e5f05c28a5e4c4573f2.jpg

 

temperaturas de 28 a 31°C em "pleno" período de muito frio, como diziam os " antigos"

Link to comment
Share on other sites

GFS das 0Z e 6Z colocam um ciclone colado no litoral de SC com temperatura negativa em 800 hpa sobre a Serra e alguma precipitação para o feriado de Corpus Christi. Se não fossem 160 horas antes e ainda por cima no GFS (O cenário do ECMWF é totalmente diferente) daria até para se animar! Bom, mas apesar de todas as variáveis contra, tá na hora de acontecer alguma coisa nesse outono-inverno. Que monotonia, Meu Deus! Aqui em Curitiba a sensação é de sapo no pântano por enquanto... Ao menos um friozinho para o final de semana parece estar garantido. Ao menos americano e europeu concordam!

 

Vicente, tomara que ocorra. Estaremos na serrá nesse feriadão. Quem sabe?..!

 

aqui parece que a música " Meu mundo caiu", cai muita água e venta.

 

temperatura nada de desandar, sinal de muita chuva, ainda....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.