Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2015


Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Será que tem psiquiatra em Jundiaí? Ou então está trollando, tentando forçar uma suspensão/banimento. A minha afirmação era para começo de Abril, e não tem a ver o que o GFS fez um dia depois da afirmação. Já falei isto antes. Realmente está entendido demais. Sugerindo algo que eu não disse e pensei. Te sugiro relaxar...

 

Muito vento aí Kim Weahterman? Já deu saudade do verão?

 

Deixa de ''sê lôco''.

 

Você acertou o palpite: o GFS tirou ''aquele'' frio todo de acordo com o seu palpite. De acordo com os velhos costumes...do próprio GFS.

 

Mas isso aconteceu 7 dias antes do evento, um dia depois do seu palpite.

 

Ou seja, você só errou por dizer que o GFS tiraria o frio ''quando chegar perto'.'

 

Foi só isso, você errou no ''timing'', mais nada. Um erro banal de 7 dias em uma previsão feita 8 dias antes. Mas o que interessa é que, volto a dizer, ''aquele frio'' saiu da previsão.

 

Sacou que isso não depõe contra a sua ''reputação''?

 

Pelamorrrr...

Link to comment
Share on other sites

Muito vento aí Kim Weatherman? Já deu saudade do verão?

A não.

 

Verão já chega.

 

Era pra ilustrar "a bruxa ta solta".

Não vamos brigar. Isso já caiu de moda aki.

Vamos ser mais amigos enfim.

Estou novamente chorando mas vai passar.

 

Bjs

 

♪♫♩♫♭♪♯♬♮♫♩♫♭♪♯♬♮♬"No llores por mi, Curitiba..."♪♫♩♫♭♪♯♬♮♫♩♫♭♪♯♬♮♬ :sarcastic:

 

Barrabás, esquentou a chapa! :sarcastic:

 

28,1º C às 13 horas em Jundi City!

 

Gostaria de chegar ao fim do mês sem ter mais nenhuma máxima igual ou superior aos 30º C.

 

Será que vai rolar?

 

Sei não. Mas tava gostando daquele papo de correlação entre máximas comportadas em março com invernos frios.

Link to comment
Share on other sites

Artur..vendo o GFS PNI/Furnas para o dia 03/04...terá cerca de 2 graus.....Será a 1o teste com o Campo Belo para sabermos o diferencial....Resta saber qual lado vai ser , direito ou esquerdo.....Em termos de segurança, acho que o direito é melhor...

 

O nosso amigo Mafili me sugeriu ao invés de colocarmos uma Davis no Topo do Morro do Couto, colocar também no Campo Belo pra descobrir realmente onde fica o buraco de minhoca..!!

Link to comment
Share on other sites

Condições atuais AS!

 

12Z

 

Zona de Convergência Intertropical no Atlântico, com atividade fraca a moderada oscilando em torno de 03ºN ao norte da Linha do Equador. Áreas de instabilidade sobre a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Equador, Peru, norte, oeste e sudoeste da Bolivia, centro do Chile e oeste da Argentina; e no Brasil no Sudoeste do Amazonas, Para, Norte e Centro do Maranhão, Sul do Ceará, e sobre a Região Centro-0este. Frente fria em dissipação no litoral Sudeste da Bahia ocluindo no centro de baixa pressão de 1014 hPa em 27ºS/25ºW. Baixão Pressão Continental com centro de 1014 hPa em 20ºS/60ºW. Instabilidade sobre o Uruguai prosseguindo pelo Atlantico. Frente Fria com fraca atividade no Pacífico Sul, em 30s/89w atingindo o Sudoeste do Chile. Massa de Ar Polar Maritimo com Centro de 1028 hPa, em 49s/63w. Alta Pressão Maritima no Atlantico com centro de 1025 hPa, em 42s/34w. Anticiclone Subtropical do Atlantico com Centro de 1014 hPa, em 17s/21w. Anticiclone Subtropical do Pacifico com Centro de 1018 hPa, em 27s/93w.

 

1000hPa é possível ver um cavado desde o RS até o norte da Argentina pra lá..

sM4jKuBl.png

 

w8xJWa4l.jpg

 

jwlWaVZl.jpg

Link to comment
Share on other sites

Artur..vendo o GFS PNI/Furnas para o dia 03/04...terá cerca de 2 graus.....Será a 1o teste com o Campo Belo para sabermos o diferencial....Resta saber qual lado vai ser , direito ou esquerdo.....Em termos de segurança, acho que o direito é melhor...

 

O nosso amigo Mafili me sugeriu ao invés de colocarmos uma Davis no Topo do Morro do Couto, colocar também no Campo Belo pra descobrir realmente onde fica o buraco de minhoca..!!

 

 

Carlão, sou contra essa busca somente do Santo Graal do frio.

 

Vou explicar porque.

 

Temos uma estação na baixada (Furnas) e outra no topo (Massena).

 

Uma estação sabemos ser a mais fria do Brasil na média e provavelmente nos extremos de mínimas (nós ainda não vimos o potencial de Furnas em Junho e Julho!!).

 

Colocando uma estação no Campo Belo, poderemos determinar o local mais frio do parque. Pronto já temos o buraco da minhoca!

 

Já o Massena...é nada mais nada menos a estação mais alta jamais instalada em solo brasileiro. Não sendo o suficiente, é também a de média máxima mais fria do Brasil. Bate Furnas com facilidade!

 

Passando a estação pro Couto, passaremos a ter a mais alta, mais fria nas máximas e mais fria na média geral do Brasil. Fora que entendo que o desespero comedido da diretoria do parque em irmos ao Couto, com certeza tem motivações que vão além do frio, caso contrário não teriamos tanta facilidade de convencer os caras de Brasilia a botar um instrumento num dos principais pontos de escalaminhada nível básico do Brasil.

 

Então eu vejo assim: se o Campo Belo for a estação mais fria, deixamos ele lá e o Furnas também. Se o Couto for a estação na média mais fria, deixamos lá e teremos duas baixadas e um topo sendo monitorados. Teremos barba, cabelo e bigode!!!

Menor mínima

menor média das máximas

menor média anual

 

Infelizmente creio eu que talve a única coisa que o PNI não é, seja o de menor máxima absoluta do Brasil. Mas quem sabe um dia isso aconteça!

 

Tá pra lá de bom!!!!

Link to comment
Share on other sites

Artur..vendo o GFS PNI/Furnas para o dia 03/04...terá cerca de 2 graus.....Será a 1o teste com o Campo Belo para sabermos o diferencial....Resta saber qual lado vai ser , direito ou esquerdo.....Em termos de segurança, acho que o direito é melhor...

 

O nosso amigo Mafili me sugeriu ao invés de colocarmos uma Davis no Topo do Morro do Couto, colocar também no Campo Belo pra descobrir realmente onde fica o buraco de minhoca..!!

 

 

Carlão, sou contra essa busca somente do Santo Graal do frio.

 

Vou explicar porque.

 

Temos uma estação na baixada (Furnas) e outra no topo (Massena).

 

Uma estação sabemos ser a mais fria do Brasil na média e provavelmente nos extremos de mínimas (nós ainda não vimos o potencial de Furnas em Junho e Julho!!).

 

Colocando uma estação no Campo Belo, poderemos determinar o local mais frio do parque. Pronto já temos o buraco da minhoca!

 

Já o Massena...é nada mais nada menos a estação mais alta jamais instalada em solo brasileiro. Não sendo o suficiente, é também a de média máxima mais fria do Brasil. Bate Furnas com facilidade!

 

Passando a estação pro Couto, passaremos a ter a mais alta, mais fria nas máximas e mais fria na média geral do Brasil. Fora que entendo que o desespero comedido da diretoria do parque em irmos ao Couto, com certeza tem motivações que vão além do frio, caso contrário não teriamos tanta facilidade de convencer os caras de Brasilia a botar um instrumento num dos principais pontos de escalaminhada nível básico do Brasil.

 

Então eu vejo assim: se o Campo Belo for a estação mais fria, deixamos ele lá e o Furnas também. Se o Couto for a estação na média mais fria, deixamos lá e teremos duas baixadas e um topo sendo monitorados. Teremos barba, cabelo e bigode!!!

Menor mínima

menor média das máximas

menor média anual

 

Infelizmente creio eu que talve a única coisa que o PNI não é, seja o de menor máxima absoluta do Brasil. Mas quem sabe um dia isso aconteça!

 

Tá pra lá de bom!!!!

 

Artur...a menor máxima absoluta por enquanto está no Posto Marcão com 23,9....Acredito que o Morro do Couto levará fácil neste quesito...ali em cima não deverá passar dos 21 graus...estamos falando de 2.670 metro de altitude, não é brincadeira.

 

Na máxima negativa em um determinado dia sim...Este quesito será difícil se ser batido pelo Morro da Igreja ou S Joaquim e região.

 

Acho que o pessoal do PNI prefere o Morro do Couto ao invés do Massena, pq se trata de uma atração do Parque , já o Massena é uma montanha esquecida que nem trilha tem.

 

Falando do Morro do Couto , penso que no Inverno (julho) , tomando o Massena como base , sua média mensal deverá ficar na casa dos 5,0 graus. Tendo uma oscilação média diária entre 3,5 / 8,5....Já o seu mês mais quente arrisco em 12 graus de média mensal.

 

Minha duvida mesmo fica por conta da média anual.....Para o Campo Belo estimo uma média anual em 9,0 graus e para o Morro do Couto acho que não será diferente....arrisco 9,0 ...também...!!

Link to comment
Share on other sites

Deixa de ''sê lôco''.

 

Você acertou o palpite: o GFS tirou ''aquele'' frio todo de acordo com o seu palpite. De acordo com os velhos costumes...do próprio GFS.

 

Mas isso aconteceu 7 dias antes do evento, um dia depois do seu palpite.

 

Ou seja, você só errou por dizer que o GFS tiraria o frio ''quando chegar perto'.'

 

Foi só isso, você errou no ''timing'', mais nada. Um erro banal de 7 dias em uma previsão feita 8 dias antes. Mas o que interessa é que, volto a dizer, ''aquele frio'' saiu da previsão.

 

Sacou que isso não depõe contra a sua ''reputação''?

 

Pelamorrrr...

 

É difícil acreditar que estamos discutindo isso ainda.

 

A frase foi apenas para exemplificar o velho costume do próprio GFS em tirar o frio, compreende? "Quando chegar perto ele vai tirar o frio" - foi isso o que eu disse. E ainda botei um rofl para ter calma e não se iludir com o modelo, que sempre tira o frio. Perto nem chegou ainda.

 

Pelamorrrr...

 

--

 

 

Artur você acredita que o PNI tem a mínima mais baixa anual ou histórica do Brasil? Ou os dois?

Link to comment
Share on other sites

Arthur, a menor máxima do Brasil de fato deve ficar pro MI, além da sensação térmica nos dias de advecção polar intensa. Mas olha, o vento no topo do Agulhas Negras não é brinquedo não, viu!!

 

Você acha que pode passar dos 100 lá em cima? eu acho que sim, apesar que o Massena mal tocou esse valor.

 

Acredito eu que o topo do Agulhas seja o segundo lugar mais frio do Brasil na média ou empata com o topo da Pedra da Mina, que na minha opinião é o ponto não-monitorado mais frio do Brasil na média.

 

Se o PNI é o mais frio em mínima histórica ou anual? sim , pode ser que sim, mas é pareo duro vencer os -17 de Caçador

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS ABSOLUTAS - 2015 :

 

JANEIRO - TOP *10*

 

01,3 - PNI FURNAS (PWS) RJ

07,0 - MORRO DA IGREJA (AUT/INMET) SC

08,2 - BOM JARDIM DA SERRA (AUT/CIRAM) SC

08,4 - MORRO DE URUPEMA (AUT/CIRAM) SC

08,5 - CRUZEIRO (CLIMATERRA) SC

08,5 - URUPEMA (AUT/CIRAM) SC

08,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/CIRAM - ST ISABEL) SC

08,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/CLIMATERRA) SC

09,2 - CAMPOS DO JORDÃO (HORTO FLORESTAL) SP

09,2 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (PWS - POTREIRINHOS) RS

 

FEVEREIRO - TOP *10*

 

04,0 - PNI FURNAS (PWS) RJ

05,1 - URUPEMA (AUT/CIRAM) SC

06,4 - MORRO DA IGREJA (AUT/INMET) SC

07,2 - CRUZEIRO (CONV/CLIMATERRA) SC

07,8 - SÃO JOAQUIM (AUT/CIRAM - ST ISABEL) SC

08,1 - SÃO JOAQUIM (AUT/CIRAM - BOAVA) SC

08,3- SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (AUT/INMET) RS

08,4 - SÃO JOAQUIM (AUT/CLIMATERRA) SC

08,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/CIRAM - CHAPADA BONITA) SC

08,7 - BOM JARDIM DA SERRA (AUT/CIRAM) SC

Link to comment
Share on other sites

Arthur, a menor máxima do Brasil de fato deve ficar pro MI, além da sensação térmica nos dias de advecção polar intensa. Mas olha, o vento no topo do Agulhas Negras não é brinquedo não, viu!!

 

Você acha que pode passar dos 100 lá em cima? eu acho que sim, apesar que o Massena mal tocou esse valor.

 

Acredito eu que o topo do Agulhas seja o segundo lugar mais frio do Brasil na média ou empata com o topo da Pedra da Mina, que na minha opinião é o ponto não-monitorado mais frio do Brasil na média.

 

Se o PNI é o mais frio em mínima histórica ou anual? sim , pode ser que sim, mas é pareo duro vencer os -17 de Caçador

 

Renan, eu nunca fui pro topo das Agulhas Negras, porém eu já estive no Morro do Couto num dia típico de verão e, apesar de umas rajadas agradáveis, não vi nada que me surpreendeu.

 

Agora, o Morro da Igreja... nunca estive em um lugar onde ventasse tanto, he he! :laugh:

(Mas o contexto era totalmente diferente... julho de 2004 com atuação da MP mais forte daquele ano. A máxima por lá no dia em que eu fui certamente foi NEGATIVA).

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS ABSOLUTAS - 2015 :

 

JANEIRO - TOP *10*

 

01,3 - PNI FURNAS (PWS) RJ

07,0 - MORRO DA IGREJA (AUT/INMET) SC

08,2 - BOM JARDIM DA SERRA (AUT/CIRAM) SC

08,4 - MORRO DE URUPEMA (AUT/CIRAM) SC

08,5 - CRUZEIRO (CLIMATERRA) SC

08,5 - URUPEMA (AUT/CIRAM) SC

08,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/CIRAM - ST ISABEL) SC

08,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/CLIMATERRA) SC

09,2 - CAMPOS DO JORDÃO (HORTO FLORESTAL) SP

09,2 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (PWS - POTREIRINHOS) RS

 

FEVEREIRO - TOP *10*

 

04,0 - PNI FURNAS (PWS) RJ

05,1 - URUPEMA (AUT/CIRAM) SC

06,4 - MORRO DA IGREJA (AUT/INMET) SC

07,2 - CRUZEIRO (CONV/CLIMATERRA) SC

07,8 - SÃO JOAQUIM (AUT/CIRAM - ST ISABEL) SC

08,1 - SÃO JOAQUIM (AUT/CIRAM - BOAVA) SC

08,3- SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (AUT/INMET) RS

08,4 - SÃO JOAQUIM (AUT/CLIMATERRA) SC

08,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/CIRAM - CHAPADA BONITA) SC

08,7 - BOM JARDIM DA SERRA (AUT/CIRAM) SC

Em Fevereiro esqueceram de Bom Jesus 8,4°C,fazer o que...Não temos tanta grife :onthequiet: :onthequiet:

 

Quanto a mínima absoluta ser no PNI,acho que não,deve ficar na Serra Catarinense,já que Urupema não é a baixada mais fria da região e mesmo assim se mostra quase imbatível.

Link to comment
Share on other sites

Teve um climatologista brasileiro q escreveu um extenso trabalho a respeito, só lembro q o sobrenome dele é Nimer, e o trabalho dele enfatizou, em termos de abrangência geográfica, a Serra das Araras. O trabalho aparece na obra "Climatologia do Brasil".

Até onde eu lembro da leitura, foi obra de uma super ZCAS, sem enfatizar ciclone extratropical ou subtropical algum.

Eu tenho o livro.

É verdade, o autor enfatiza a presença de vários sistemas frontais naquele verão (1966-1967), alguns com massas polares fortes para a época, inclusive com as cartas sinóticas diárias.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mínima absoluta ser no PNI,acho que não,deve ficar na Serra Catarinense,já que Urupema não é a baixada mais fria da região e mesmo assim se mostra quase imbatível.

 

Sei não....tínhamos o P Marcão como referencia.....depois que avançamos a estação apenas 300 metros pra dentro do Parque.....conseguimos -8,3 graus em Outubro....fico pensando em Julho o que teria feito ali...Já pra esse ano, além de termos o inverno inteiro pra ser monitorado ,vamos ter uma estação 1,2km pra dentro do Parque no meio da geladeira.....Realmente não vou me surpreender se tivermos -11/-12 este ano.....

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mínima absoluta ser no PNI,acho que não,deve ficar na Serra Catarinense,já que Urupema não é a baixada mais fria da região e mesmo assim se mostra quase imbatível.

 

Sei não....tínhamos o P Marcão como referencia.....depois que avançamos a estação apenas 300 metros pra dentro do Parque.....conseguimos -8,3 graus em Outubro....fico pensando em Julho o que teria feito ali...Já pra esse ano, além de termos o inverno inteiro pra ser monitorado ,vamos ter uma estação 1,2km pra dentro do Parque no meio da geladeira.....Realmente não vou me surpreender se tivermos -11/-12 este ano.....

Pelo que existe hoje acho que até pode ser,mas ainda acho que quando monitorarmos o PARNASJ(não sei se é assim que se escreve)acho que lá faça frente ao PNI.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mínima absoluta ser no PNI,acho que não,deve ficar na Serra Catarinense,já que Urupema não é a baixada mais fria da região e mesmo assim se mostra quase imbatível.

 

Sei não....tínhamos o P Marcão como referencia.....depois que avançamos a estação apenas 300 metros pra dentro do Parque.....conseguimos -8,3 graus em Outubro....fico pensando em Julho o que teria feito ali...Já pra esse ano, além de termos o inverno inteiro pra ser monitorado ,vamos ter uma estação 1,2km pra dentro do Parque no meio da geladeira.....Realmente não vou me surpreender se tivermos -11/-12 este ano.....

 

Pra quando é o projeto de instalação da estação, Dias?

Link to comment
Share on other sites

Sábado agora....qto as instalações....!!

 

Quanto as regiões (Não monitoradas) com potencial de 2 dígitos na mínima absoluta penso que temos os buracos de Soledade, ParnaSJ, a região de Palmas, Quiriri, e até a região do PNI....pois tem o Vale dos Dinossarios e as Prateleiras que são duas partes desconhecidas.....Sem falar do Vale do Ruah na Serra Fina......Por isso fica difícil em afirmar algo e prefiro focar nas estações existentes....

Link to comment
Share on other sites

Por aqui mais uma tarde agradável. Temos ventos frescos soprando do mar.

Faz 25 graus na Mooca-CGE.

 

Pelo que vi nas últimas rodadas do GFS, aquela MP marítima do próximo fim de semana que o modelo vinha indicando deu lugar a chuvas.

Amanhã ainda seria um dia seco no leste paulista, mas à partir de sexta, as chuvas começariam a voltar.

Link to comment
Share on other sites

Sábado agora....qto as instalações....!!

 

Quanto as regiões (Não monitoradas) com potencial de 2 dígitos na mínima absoluta penso que temos os buracos de Soledade, ParnaSJ, a região de Palmas, Quiriri, e até a região do PNI....pois tem o Vale dos Dinossarios e as Prateleiras que são duas partes desconhecidas.....Sem falar do Vale do Ruah na Serra Fina......Por isso fica difícil em afirmar algo e prefiro focar nas estações existentes....

Exato tudo pode mudar de uma hora para outra,vide o Morro da Igreja e Urupema que até alguns anos atrás eram os lugares mais frios do Brasil...

Já hoje em dia...não é assim,agora a bola da vez é o PNI.

Mas e daqui a alguns anos?

Quem será a bola da vez?

Só o tempo e estações meteorológicas tem a resposta.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mínima absoluta ser no PNI,acho que não,deve ficar na Serra Catarinense,já que Urupema não é a baixada mais fria da região e mesmo assim se mostra quase imbatível.

 

Sei não....tínhamos o P Marcão como referencia.....depois que avançamos a estação apenas 300 metros pra dentro do Parque.....conseguimos -8,3 graus em Outubro....fico pensando em Julho o que teria feito ali...Já pra esse ano, além de termos o inverno inteiro pra ser monitorado ,vamos ter uma estação 1,2km pra dentro do Parque no meio da geladeira.....Realmente não vou me surpreender se tivermos -11/-12 este ano.....

 

Na verdade foi -8,4, eu estava acordado na hora, mas não registrou esse valor pq ficou menos de 1 minuto assim. Se Outubro foi assim...uma onda polar boa já seria o suficiente pra fazer -10 lá.

 

A questão é o quanto Campo Belo será mais fria!

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mínima absoluta ser no PNI,acho que não,deve ficar na Serra Catarinense,já que Urupema não é a baixada mais fria da região e mesmo assim se mostra quase imbatível.

 

Sei não....tínhamos o P Marcão como referencia.....depois que avançamos a estação apenas 300 metros pra dentro do Parque.....conseguimos -8,3 graus em Outubro....fico pensando em Julho o que teria feito ali...Já pra esse ano, além de termos o inverno inteiro pra ser monitorado ,vamos ter uma estação 1,2km pra dentro do Parque no meio da geladeira.....Realmente não vou me surpreender se tivermos -11/-12 este ano.....

 

Na verdade foi -8,4, eu estava acordado na hora, mas não registrou esse valor pq ficou menos de 1 minuto assim. Se Outubro foi assim...uma onda polar boa já seria o suficiente pra fazer -10 lá.

 

A questão é o quanto Campo Belo será mais fria!

 

 

Acredito que em caso de micro climas extremos la chega a ser de 3C a 5C

Link to comment
Share on other sites

Em Fevereiro esqueceram de Bom Jesus 8,4°C,fazer o que...Não temos tanta grife :onthequiet: :onthequiet:

 

Quanto a mínima absoluta ser no PNI,acho que não,deve ficar na Serra Catarinense,já que Urupema não é a baixada mais fria da região e mesmo assim se mostra quase imbatível.

 

Bom Jardim da Serra é 6,8ºC/Epagri, SJ acho que é 7ºC cravados, de ontem de manhã.

 

O segundo parágrafo é uma dúvida que tenho. A mínima absoluta anual, na maioria dos anos deve ficar no PNI. Agora a mínima histórica eu não sei. Resta saber se as fortes MP farão efeito, pois do contrário, poderá bater -10ºC todos os anos, mas nem por isso, baixaria de -12, -13 ou até -14 na histórica...

 

Pois mesmo Caçador não tem se mostrado o local mais frio do Oeste Catarinense, onde pode ter feito menos em outros locais. Urupema também é recente. E ainda tem áreas entre 1.400m~1.600m não monitoradas em Urubici e BJS. Bom Jesus pode não ter grife, mas já deve ter batido -10ºC/-11ºC.

Link to comment
Share on other sites

Em Fevereiro esqueceram de Bom Jesus 8,4°C,fazer o que...Não temos tanta grife :onthequiet: :onthequiet:

 

Quanto a mínima absoluta ser no PNI,acho que não,deve ficar na Serra Catarinense,já que Urupema não é a baixada mais fria da região e mesmo assim se mostra quase imbatível.

 

Bom Jardim da Serra é 6,8ºC/Epagri, SJ acho que é 7ºC cravados, de ontem de manhã.

 

O segundo parágrafo é uma dúvida que tenho. A mínima absoluta anual, na maioria dos anos deve ficar no PNI. Agora a mínima histórica eu não sei. Resta saber se as fortes MP farão efeito, pois do contrário, poderá bater -10ºC todos os anos, mas nem por isso, baixaria de -12, -13 ou até -14 na histórica...

 

Pois mesmo Caçador não tem se mostrado o local mais frio do Oeste Catarinense, onde pode ter feito menos em outros locais. Urupema também é recente. E ainda tem áreas entre 1.400m~1.600m não monitoradas em Urubici e BJS. Bom Jesus pode não ter grife, mas já deve ter batido -10ºC/-11ºC.

Se Caçador já chegou aos -14°C,me recuso a acreditar que Bom Jesus não tenho ido a -14 também.

A questão é que esse dado é muito antigo,Urupema foi no mínimo a uns -16°C na época.

O problema é saber com que força essa MP chegou ao PNI.

Link to comment
Share on other sites

Bem , penso que não corro o risco do meu recorde ser quebrado neste inverno...pois peguei -21,2 em Quebec no ultimo dezembro.....hehe. Estava indo num Mc'Donalds comprar um lanche mas acabei optando em tomar um chocolate quente ali..

 

:laugh:

 

ahahahahahhahahaha :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

hahahha baita historia! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Bem , penso que não corro o risco do meu recorde ser quebrado neste inverno...pois peguei -21,2 em Quebec no ultimo dezembro.....hehe. Estava indo num Mc'Donalds comprar um lanche mas acabei optando em tomar um chocolate quente ali..

 

:laugh:

ahahahahahhahahaha :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

hahahha baita historia! :good2:

 

Acredito em -21,2ºC no PNI.

 

No entanto o recorde não será quebrado devido a impossibilidade de comprar um Mc'Donalds.

 

Sendo possível optar por um chocolate quente.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Quem é o dono dessa estação monitorada pelo BAZ referente a Caxias do Sul ? Não tenho a menor dúvida que ela está completamente desajustada.

 

Ela 85% dos dias, fica a 1° ~ 2,5° em média com temperatura menor que Porto Alegre. Sendo que a média de diferença entre as 2 cidades é de 5/6°. Não imagino localidade em Caxias do Sul tãoooo quente para padrões locais que venha destoar tanto.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera!!

 

Hoje um dia agradável de sol entre nuvens na cidade do Rio de Janeiro, variação entre 20,5° e 29,9°, com um vento moderado que deixou o dia bem tranquilo. Amanhã deve ser o ápice do calor, com máxima na casa dos 31°/32°.

 

Enquanto isso o PNI com agradáveis 7,9° :good2:

izmi9w.jpg

Link to comment
Share on other sites

Quem é o dono dessa estação monitorada pelo BAZ referente a Caxias do Sul ? Não tenho a menor dúvida que ela está completamente desajustada.

 

Ela 85% dos dias, fica a 1° ~ 2,5° em média com temperatura menor que Porto Alegre. Sendo que a média de diferença entre as 2 cidades é de 5/6°. Não imagino localidade em Caxias do Sul tãoooo quente para padrões locais que venha destoar tanto.

 

É do Torales. E nao tenha tanta certeza quanto ao "completamente desajustada". Está no quintal de umaa casa em local bem urbanizado.

 

Essa mani de dizer que tal lugar é x graus mais frio que outro não cola em diversas oportunidades.

Link to comment
Share on other sites

Quem é o dono dessa estação monitorada pelo BAZ referente a Caxias do Sul ? Não tenho a menor dúvida que ela está completamente desajustada.

 

Ela 85% dos dias, fica a 1° ~ 2,5° em média com temperatura menor que Porto Alegre. Sendo que a média de diferença entre as 2 cidades é de 5/6°. Não imagino localidade em Caxias do Sul tãoooo quente para padrões locais que venha destoar tanto.

 

É do Torales. E nao tenha tanta certeza quanto ao "completamente desajustada". Está no quintal de umaa casa em local bem urbanizado.

 

Essa mani de dizer que tal lugar é x graus mais frio que outro não cola em diversas oportunidades.

 

Claro que colar. Ex: que saber a temperatura em Canela por exemplo; basta ver a temperatura de Porto Alegre e desconta entre 6/7º. Exemplo se POA chega a 0°, Canela tem Potencial de ir a -07°. Isso em uma situação normal é claro.

Link to comment
Share on other sites

Quem é o dono dessa estação monitorada pelo BAZ referente a Caxias do Sul ? Não tenho a menor dúvida que ela está completamente desajustada.

 

Ela 85% dos dias, fica a 1° ~ 2,5° em média com temperatura menor que Porto Alegre. Sendo que a média de diferença entre as 2 cidades é de 5/6°. Não imagino localidade em Caxias do Sul tãoooo quente para padrões locais que venha destoar tanto.

 

É do Torales. E nao tenha tanta certeza quanto ao "completamente desajustada". Está no quintal de umaa casa em local bem urbanizado.

 

Essa mani de dizer que tal lugar é x graus mais frio que outro não cola em diversas oportunidades.

 

Claro que colar. Ex: que saber a temperatura em Canela por exemplo; basta ver a temperatura de Porto Alegre e desconta entre 6/7º. Exemplo se POA chega a 0°, Canela tem Potencial de ir a -07°. Isso em uma situação normal é claro.

 

Por isso que eu disse..Não cola em diversas oportunidades. Só acho errado você dar certeza de algo sem conhecer.

 

O clima é longe de ser cartesiano...mas sr a questão é a estação, eu já vi ela, sei quem instalou, conheço o local e posso garantir, portanto, que ela nao está "completamente desajustada"...apenas representa o local em que está inserida.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.