Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2015


Recommended Posts

Tivemos um dia bem agradável e ensolarado aki no leste paranaense.

Extremas em casa: 13,2°/24,5°C

 

Minhas imagens de hj:

Pinhais, às 8h com 15°C:

10806269_349503451913964_8721538495542409999_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=1c3d22781e9032bd23f31eb19eaca06f&oe=55BBBD2C&__gda__=1433453469_1df9536b1a6976092bd06011a74cdc82

 

Curitiba às 17h, com 24°C:

11009970_349739551890354_4148263611528939854_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=e9844ba130b00c1bf0ec1d6702d78d53&oe=5576E2F7&__gda__=1433656221_73b38b051959f6bd037bacf73493ebf3

 

18h, com vista para norte e vento leste fraco:

10394843_349740161890293_6657679074873671300_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=94ac84402f44152e3cbb07d9b80ee591&oe=55B9E74D&__gda__=1437224437_a1eb4d2825acec3083220b8edc3fbd0e

 

Vista para oeste ao pôr-do-sol.

Núcleo de nuvens Stratocumulus neste setor, mas q se dissipou em pouco tempo.

10293566_349741271890182_1781122816455146824_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Agora, nevoeiro em Piraquara e 16°C.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bom dia! Nascendo o dia por aqui na Granja Viana com 17,4ºC ( a mínima baixou!!!). Ontem até que fez um calorzinho à tarde: 28,8º, com sol o dia inteiro. Já à tarde, despenca legal a temperatura; sinais que o outono está chegando! Ou seja, ontem dia típico de transição verão-outono neutro. Calorzinho à tarde, porém já com situação de clima de outono no final da tarde (exige vestir uma jaqueta). As noites nos últimos 2 dias (contando com esta de agora) têm sido mais "quentes" que dos últimos dias. Parece que a partir do final da tarde de amanhã chegará uma FF leve, só baixando as máximas e trazendo novas pancadas de chuvas, que poderão ter ótimos volumes no sábado e domingo. O início da próxima semana TUDO indica que terá mais "cara de verão", checaremos para ver se confirma. Lá para o final da próxima semana está prevista a chegada de uma forte FF acompanhada de forte MP que poderá antecipar e instalar definitivamente o outono climático mais prematuro que poderá se ter história? Será? Bem, se seguir este ano, pode ser um bom alento, já que esta transição verão-outono (com mais "ares outonais"), iniciou, [highlight=yellow]aqui para Sampa,[/highlight], EXATAMENTE 28/Fevereiro e se prolonga até agora. Ou seja, completaremos 1 mês de transição verão-outono daqui 2 dias!

 

Até!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínimas abaixo dos 12,0°C nesta quinta em SC.

 

[highlight=yellow]6,4 Urupema*[/highlight] :shok:

8,3 Bom jardim*

8,9 S.Joaquim*

9,7 Água Doce/DSoares

10,8 Major Vieira/Inmet

11,1 Caçador/Inmet

11,2 Três Barras*

11,6 Papanduva*

11,9 Bom Retiro*

 

18,5 Florianópolis*

13,2 Climaterra/S.Joaquim na cidade.

* Epagri

 

Literalmente, Urupema mata a pau!

Link to comment
Share on other sites

Na análise da carta sinótica de superfície das 06Z do dia 26/03, observa-se uma frente estacionária entre as Províncias de Jujuy e Corrientes na Argentina, prosseguindo como fria pelo oeste e sul do RS, até o ciclone com valor de 1004 hPa, centrado em torno de 42°S/45°W. A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) encontra-se desconfigurada em torno de 33°S/33°W. Sobre o oceano Pacífico nota-se uma frente fria, cujo ciclone tem valor de 992 hPa, centrado em 48°S/95°W. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) apresenta banda dupla oscilando em torno de 05°N/08°N e 06°S/11°S no Pacífico e no Atlântico oscilando em torno de 04°N/2N° e 02°S/05°S.

 

:)

vR1HawF.gif

Link to comment
Share on other sites

Por aqui céu nublado e faz 21 graus na Mooca-CGE.

A 18z de hoje do GFS já colocou um pouco de umidade pro leste paulista para amanhã. Mas ainda assim seria somente um chuvisco. Além disso, o modelo tem indicado que poderemos ter uma Quinta feira mais nublada.

 

Na hora que acordei olhei pra fora lembrei da sua mensagem Daniel !

 

As minimas foram pouco depois de 00:00 aqui , a partir dai nublou e começou a ventar , estamos com céu nublado até agora , situação diferente dos outros dias !

 

As minimas ficaram assim :

 

9,3°C RESERVA

 

10,3°C Casa

 

13,5°C ToaToa

Link to comment
Share on other sites

Rio de Janeiro tem a manhã mais fria do ano

26 de março de 2015 às 10:36 por César Soares (ClimaTempo)

 

Uma atmosfera com pouca nuvens ao longo da madrugada favorece a queda de temperatura uma vez que o calor de perde rapidamente. Exatamente por esse motivo que a cidade do Rio de Janeiro registrou a manhã mais fria do ano de 2015 nesta quinta-feira (26). O recorde de frio do ano foi registrado na estação do INMET no Alto da Boa Vista com 17,0°C. O recorde anterior era de 18,6°C registrado no dia 02 de março.

Link to comment
Share on other sites

Outono com temperaturas acima da média à muito acima da média no RS, todos modelos analisados pela METSUL indicam este cenário.

Imaginem o que sobra para o PR, e região sudeste, friagem no Mato Grosso, Rondônia, Acre...

 

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ceic/default.php?p_secao=44

 

Olha Edison, pelo menos aqui pra MG eu fico é animado com uma tendência dessas para o RS. É porque eu já reparei que o clima de nossos estados são diametralmente opostos. Muita chuva no RS, pouca chuva em MG.... Muito calor no RS, ameno em MG... Outono acima da média no RS, outono abaixo da média em MG, e por aí vai. É claro que nem sempre é assim, isso não é uma regra matemática. Porém, é mais raro termos os mesmos sistemas atmosféricos atuando simultaneamente no Sul e Sudeste, então o meu palpite é que uma sequência de ASAS de origem polar poderia trazer uma estação sem grandes emoções, porém com temperaturas abaixo da média no Sudeste, enquanto no Sul a dinâmica seria aquela de Julho 2008.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal. Em Buenos Aires o céu nublado de ontem favoreceu termos a menor máxima de 2015 até agora, com 20,1ºC. Depois o tempo abriu e a temperatura baixou bastante. Tivemos um amanhecer frio hoje, com mínima horária de 11,8ºC em Buenos Aires, de 8,6ºC com sensação térmica de 8,0ºC em Ezeiza e de 8,1ºC com sensação térmica de 6,9ºC em La Plata. Agora temos céu parcialmente nublado e 20,3ºC. A máxima prevista para hoje é de 23ºC.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com você, Renan. Aqui em Belo Horizonte esfria consideravelmente no outono/inverno sobretudo, sempre que faz um calor fora de época em Porto Alegre. Quase sempre, quando POA tem dias com máximas ao redor de 28º a 30ºC em junho/julho, e mínimas ao redor de 18º C, BH tem máximas baixas, na casa de 18º C a 22º C. Parece que realmente está tudo associado.

 

 

Outono com temperaturas acima da média à muito acima da média no RS, todos modelos analisados pela METSUL indicam este cenário.

Imaginem o que sobra para o PR, e região sudeste, friagem no Mato Grosso, Rondônia, Acre...

 

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ceic/default.php?p_secao=44

 

Olha Edison, pelo menos aqui pra MG eu fico é animado com uma tendência dessas para o RS. É porque eu já reparei que o clima de nossos estados são diametralmente opostos. Muita chuva no RS, pouca chuva em MG.... Muito calor no RS, ameno em MG... Outono acima da média no RS, outono abaixo da média em MG, e por aí vai. É claro que nem sempre é assim, isso não é uma regra matemática. Porém, é mais raro termos os mesmos sistemas atmosféricos atuando simultaneamente no Sul e Sudeste, então o meu palpite é que uma sequência de ASAS de origem polar poderia trazer uma estação sem grandes emoções, porém com temperaturas abaixo da média no Sudeste, enquanto no Sul a dinâmica seria aquela de Julho 2008.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com você, Renan. Aqui em Belo Horizonte esfria consideravelmente no outono/inverno sobretudo, sempre que faz um calor fora de época em Porto Alegre. Quase sempre, quando POA tem dias com máximas ao redor de 28º a 30ºC em junho/julho, e mínimas ao redor de 18º C, BH tem máximas baixas, na casa de 18º C a 22º C. Parece que realmente está tudo associado.

 

 

Outono com temperaturas acima da média à muito acima da média no RS, todos modelos analisados pela METSUL indicam este cenário.

Imaginem o que sobra para o PR, e região sudeste, friagem no Mato Grosso, Rondônia, Acre...

 

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ceic/default.php?p_secao=44

 

Olha Edison, pelo menos aqui pra MG eu fico é animado com uma tendência dessas para o RS. É porque eu já reparei que o clima de nossos estados são diametralmente opostos. Muita chuva no RS, pouca chuva em MG.... Muito calor no RS, ameno em MG... Outono acima da média no RS, outono abaixo da média em MG, e por aí vai. É claro que nem sempre é assim, isso não é uma regra matemática. Porém, é mais raro termos os mesmos sistemas atmosféricos atuando simultaneamente no Sul e Sudeste, então o meu palpite é que uma sequência de ASAS de origem polar poderia trazer uma estação sem grandes emoções, porém com temperaturas abaixo da média no Sudeste, enquanto no Sul a dinâmica seria aquela de Julho 2008.

 

O proprio CFS indica isso , sul com algum ponto acima da media , centro oeste bem abaixo e sudeste normal

 

qRVJbI2.gif

 

NsDP1EF.gif

Link to comment
Share on other sites

A tendência maior hoje, e eu diria que praticamente consolidada, é por um inverno acima da média.

 

Com o Pacífico aquecido, especialmente com a previsão de Nino 1+2 apresentar elevada anomalia positiva em JJA, e com o Atlântico mantendo o seu nível de aquecimento, temos todos os principais ingredientes convergindo para um inverno sem muitas surpresas positivas. Há ainda que se considerar a SST global convergindo para análogos como 2014, 2012 e 2010 no momento.

 

Por tudo isso, acreditando nos oceanos como os principais drivers do clima global, deposito pouquíssimas esperanças para JJA 2015.

 

O que obviamente não descarta a possibilidade de grandes e potentes erupções de ar frio que ocorrem em praticamente todos os invernos.

Link to comment
Share on other sites

Minha aposta é parecida com a do William :

 

No Sul, inverno xoxo,

 

No Sudeste, inverno surpreendente, pois será mais chuvoso.

 

Isso atrapalharia as mínimas no PNI...

 

Mas pode trazer a neve de volta!

15 de novembro de 1985 teve 37 graus na Barra Funda e 35,3 no Mirante.

 

Janeiro teve frio anormal naquele ano, com 14,4 no Mirante, sendo que este valor foi derrubado só em 2012.

 

Brasilia teve a menor temperatura da história em 10 de Julho, com 1,3 grau, superando a marca de um ano diferenciado, vejam só, 1975!

 

.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Outono com temperaturas acima da média à muito acima da média no RS, todos modelos analisados pela METSUL indicam este cenário.

Imaginem o que sobra para o PR, e região sudeste, friagem no Mato Grosso, Rondônia, Acre...

 

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ceic/default.php?p_secao=44

 

Olha Edison, pelo menos aqui pra MG eu fico é animado com uma tendência dessas para o RS. É porque eu já reparei que o clima de nossos estados são diametralmente opostos. Muita chuva no RS, pouca chuva em MG.... Muito calor no RS, ameno em MG... Outono acima da média no RS, outono abaixo da média em MG, e por aí vai. É claro que nem sempre é assim, isso não é uma regra matemática. Porém, é mais raro termos os mesmos sistemas atmosféricos atuando simultaneamente no Sul e Sudeste, então o meu palpite é que uma sequência de ASAS de origem polar poderia trazer uma estação sem grandes emoções, porém com temperaturas abaixo da média no Sudeste, enquanto no Sul a dinâmica seria aquela de Julho 2008.

Isto eu sei que as máximas ficam baixas, mas e as mínimas baixas, 12°Cem BH como exemplo para menos em maio e junho, quero ver...

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma "pausa" no clima outonal aqui no Sudeste.

Pelo o que vi, a temperatura bateu nos 29/30 graus em todas as capitais da nossa região.

 

Pré frontal e efeitos da transição verão , outono , era de se esperar !

 

Só que no maximo essas maximas são um ou dois dias depois ja caem ..

 

Pré-frontal foi aqui hoje...amanhã que deve chegar por aí hehehe

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, eu acredito que já seja pré frontal por já que temos os ventos continentais soprando com mais força.

Hoje estamos na promessa de ter uma noite abafada, pelo menos em áreas densamente urbanizadas.

 

=================

 

Os radares da UNESP mostram que as pancadas de chuvas já estão voltando a cair no norte, noroeste e oeste paulista.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alguém conhece as estações da Agritempo?

 

Se não conhecem entrem nesse link http://www.agritempo.gov.br/agritempo/jsp/Estatisticas/index.jsp?siglaUF=RS

 

escolham uma cidade,por exemplo Bom Jesus,e vai aparecer a do inmet e mais umas seis estações,todas com dados desde 2004.

tem dados de estações de vários municípios do RS.

Tem estações em Ausentes,Cambará,Monte Alegre dos Campos,e até Urupema.

Link to comment
Share on other sites

Em São Paulo, modelos mostram o retorno das chuvas para o sábado, no período da tarde, com a passagem de uma frente fria.

 

Nas tardes do domingo e da segunda, a chuva poderá ser forte, e vir acompanhadas de temporais, inclusive na RMSP.

 

A partir de terça a chuva para, e o clima volta a ficar outonal.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a tarde aqui na minha região foi bem interessante, atmosfera bastante instável! Logo após ao meio dia aos arredores já estava enchendo de Cbs que rendeu fotos legais. As 14h choveu bastante lá na fazenda porque a parte mais intensa do núcleo passou bem perto, já aqui em casa só deu uma garoa, mas já valeu a pena.. Ai vai algumas fotos! :good2:

 

dV33Etm.jpg

 

fviQfpH.jpg

 

vQ31ykal.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.