Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Acho que é o seguinte:

 

- A Metsul, por exemplo, se propõe a fazer previsões basicamente para RS e SC (No Brasil).

E eles são bem transparentes quanto a isso.

O pessoal do sul me corrija se eu estiver errado.

 

- A Climatempo pretende ter alcance nacional mas, aparentemente (Ainda?) não têm condições para isso.

Naturalmente, é mais fácil falar do "umbigo", que está próximo.

 

É o que me parece.

 

A Metsul só RS. Quando aparece alguma situação maior eles citam SC. A Climaterra de SC, O Simepar do PR. Mas a Climatempo parece ser maior, acho que falta é interesse.

 

Rodolfo, que bom que te responderam, será que os pluviômetros estão disponíveis? Creio que não e temos que aguardar a SABESP.

 

Estes mapas são para chorar. A esperança é o 5. 1955, 1965, 1975...

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto as previsoes da Metsul

a- Episodios de neve em Boston estao associados a neve no Brasil (foi atribuido a coincodencia)

 

E agora uma saida que apresenta anomalias positivas e uma configuracao de El Nino.

 

Apenas especulacao da minha parte.

 

Afinal o texto eh claro.......previsao para clientes

ou entendi errado?

:cray: :cray: :cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, que bom que te responderam, será que os pluviômetros estão disponíveis? Creio que não e temos que aguardar a SABESP.

 

Suspeito que sejam as estações do SAISP.

 

Só que ao invés de fazer a média ponderada com todas as estações, eles fazem somente com as 4 citadas...

 

GfkRzmE.png

Link to comment
Share on other sites

Faltando 6 dias para acabar o mês de Fevereiro, São Paulo (estação oficial) está surpreendentemente com temperaturas e chuvas dentro da média normal para o mês.

 

Contando com a máxima desta tarde (30,8ºC), temos as seguintes médias no Mirante (Relação a Média 1981-2010):

 

Máximas: 28,7ºC (0,0ºC)

Mínimas: 20,0ºC (+0,5ºC)

Média Compensada: 23,2ºC (0,0ºC)

Chuva Acumulada: 236,0mm (95,4% da média).

 

Mesmo levando em conta as previsões para os próximos dias, que indicam tempo quente, a tendência é que fevereiro feche com desvios de temperatura entre 0,4 e 0,8ºC entre as máximas e mínimas, o que é muito próximo média. Algo raríssimo ultimamente, ainda mais no verão!!

Link to comment
Share on other sites

Na previsão do ECWMF de 12 Z, as chuvas na zona da mata de Minas voltariam na quinta-noite, na sexta choveria um pouco mais e no sábado tarde/noite chuvas mais volumosas no Rio, zona mata de Minas, parte do Espírito Santo, no domingo as chuvas avançariam para o norte de Minas, triângulo mineiro e as temperaturas baixariam bem no Rio, centro-sul de Minas, São Paulo, na segunda feira e terça-feira, mínimas de 10 a 12(as mínimas do ECWMF são conservadoras,geralmente esfria mais) na mantiqueira paulista,mineira,região serrana do Rio.

Link to comment
Share on other sites

Acho que é o seguinte:

 

- A Metsul, por exemplo, se propõe a fazer previsões basicamente para RS e SC (No Brasil).

E eles são bem transparentes quanto a isso.

O pessoal do sul me corrija se eu estiver errado.

 

- A Climatempo pretende ter alcance nacional mas, aparentemente (Ainda?) não têm condições para isso.

Naturalmente, é mais fácil falar do "umbigo", que está próximo.

 

É o que me parece.

 

A Metsul só RS. Quando aparece alguma situação maior eles citam SC. A Climaterra de SC, O Simepar do PR. Mas a Climatempo parece ser maior, acho que falta é interesse.

 

Rodolfo, que bom que te responderam, será que os pluviômetros estão disponíveis? Creio que não e temos que aguardar a SABESP.

 

Estes mapas são para chorar. A esperança é o 5. 1955, 1965, 1975...

Eu me recuso a seker dar uma espiada nessas projeções à longo prazo.

Não gosto de passar meses achando q já está tdo perdido em termos de frio.

Já é tão pouco o q sobra pra nós..

 

Sobre finais 5, 1985 foi frakinho aki mas nevou no Itatiaia.

1995 foi o pior inverno q me recordo dsd q nasci.

2005 foi ruím.

Então já está na hora do final 5 nos recompensar…

Link to comment
Share on other sites

12Z EUROPEU.

 

FRIO FORTE NA SERRA/SC E 9/11 NO CHORÃO MOR/RS.

 

Em São Paulo a projeção do Europeu indica máximas que podem ficar em torno dos 18-20ºC para o domingo (dia 1).

 

Só para se ter uma ideia como isso seria algo bem atípico, somente 2 vezes desde 1961, o Mirante registrou máximas de 20ºC ou menos nos primeiros 5 dias de março.

 

StZHoWl.png

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal!

 

Hoje tivemos um dia de calor aceitável aqui no Rio de Janeiro, a máxima não ultrapassou dos 34° no aeroporto mais próximo, sempre contando com um ventinho que melhorava a sensação do calor. Agora a noite, vamos tendo temperaturas mais agradáveis em relação, aos últimos dias, faz 27C no Campo dos Afonsos, com ventos frescos de SSE.

 

27zzom9.jpg

Link to comment
Share on other sites

SINAL AMARELO, O CHORO COMEÇOU CEDO!! VAMOS TER GEADA EM MARÇO!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ih Coutinho!

O pulso de ar frio forte, previsto para o dia 1°de março sumiu nos modelos que vi.

Os 4°C de São Joaquim foram para 10°C e os 13°C aqui na grande Porto Alegre para 19°C . kkkkkkkkkk

Vamos ver se nas próximas rodadas os modelos captam alguma massa de ar frio mais forte e devolvem, ou seria rodadas anômalas?

 

O Globa do Inpe mantem a tendência, com sutil redução no frio apenas. Aliás, pegou esse pulso de ar frio há 5 dias já. Continuo otimista com a possibilidade de um friozinho bem considerável para a época a partir de sábado (28/fevereiro), perdurando até +- 2ª feira da outra semana. Bastante interessante. Outra coisa que me chama a atenção analisando a tendência a longo prazo do modelo Ensemble do Global do Inpe é que o verão climático se encerraria a partir de 27/fevereiro (ao menos aqui para São Paulo, e na minha concepção, é bom que se diga, baseado no meu empirismo). Se isso se confirmar, será o fim do verão climático mais precoce que já presenciei; o "recorde" anterior havia sido em 2012, que finalizara por volta de 04/05 de março. Naquele ano o outono até que foi bom (partir de meados de abril e maio), entretanto o inverno para cá foi tenebroso! :negative:.

 

Como costumo dizer, entraríamos num período de "transição verão-outono", marcado por decréscimo gradual e notório nas máximas, porém com as mínimas ainda altas (queda gradual MUITO sutil). Tal período antecede o outono "clássico", que se instala definitivamente SEMPRE a partir da 2ª quinzena de abril; isso é uma coisa que não tem erro! É um "reloginho". Já vivenciei "transições verão-outono" com mais cara de outono (especialmente em máximas mais baixas) e com cara de verão (máximas mais altas).

 

Vou monitorando...

 

Hoje, variei de 18,9ºC/30,4ºC na Granja Viana, com muito sol! Até 4ª feira, temperaturas bastante altas.

 

P.S: até agora, a previsão de longo prazo da Climatempo não capta queda de temperatura a partir de sábado para Sampa; colocam máximas de 33ºC no sábado!!! Realmente, como comentado aqui no Forum ultimamente, a Climatempo há tempos tem errado feio... "Bola murcha" para a Climatempo!!!!

 

FUI!

 

Assistirei daqui a pouco a premiação do OSCAR, e meu filme favorito é "BIRDMAN" (FILMAÇO!!!!, foge do esteriótipo de superproduções e faz uma crítica contundente às superproduções, sensacionalismos; valoriza teatros, enfim, outros meios de se fazer arte, de forma mais simples com menos gastos e recursos, porém, não necessariamente sem menor qualidade. O diretor mexicano, que injustamente não ganhou à época que fez Babel, colocou Hollywood numa situação extremamente delicada; numa "sinuca de bico". Estou curiosíssimo para ver o resultado e torcendo para seu filme, que é muito bom!!). A propósito, a maior decepção, para mim, é Boyhood. Nossa! Que sono me deu aquele filme!!!

Link to comment
Share on other sites

Os extremos de hoje ficaram assim:

 

Máxima de 30,7ºC

 

Mínima de 17,6ºC

 

- O dia todo foi com tempo parcialmente nublado, mas no anoitecer as nuvens se dispersaram e agora temos uma noite

com céu 100% claro e faz 21,1ºC. O dia foi perfeitamente normal em termos de temperatura, mas continua faltando a

atriz principal, que é a chuva. Nesta semana, ela volta com 100% de certeza.

Link to comment
Share on other sites

Modelo Europeu insistindo a 2 dias, numa baixa descendo norte/sul perto da costa do Sul/Sudeste no começo de março...

 

Esse filme eu acho que já vi!

 

 

Isso sugere o quê Rodolfo? Muita chuva? É o que eu espero! Lembro-me que você, insistentemente falava em fevereiro com chuva acima da média na maior parte do Sudeste ainda em meados de janeiro, ao contrário da Climatempo. Estou contigo novamente e não abro! A incompetência da Climatempo está vexatória! Uma coisa é errar por uma margem, às vezes até fora da margem. Outra é apostar que vai chover abaixo da média e ocorrer EXATAMENTE DIAMETRALMENTE o OPOSTO!!!! :heat: Aí, ao meu ver, é INCOMPETÊNCIA DAS GROSSAS! E gente formada, com estrutura e recursos tecnológicos para fazer previsão... Realmente não entendo... sinceramente só duas palavras resumem: VERGONHA e INCOMPETÊNCIA!!!

 

Ando com 3 pés atrás com a Climatempo... A sorte deles é que imagino que o pessoal que frequenta o site deles não são "climatologistas amadores e gabaritados" como somos aqui no BAZ, com alto grau de climatologia e know-how acerca do assunto.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

William. Acho que esse modelo que você comentou infelizmente não existe mais. Me recordo dele. Tentei desde o ano passado procurar por ele e não achei mais.

 

==============================================

 

Caco. Nem vejo mais as previsões da Climatempo. Acompanho o modelo GFS. Elas estão desconexas até mesmo em curto prazo, o exemplo disso são os 33 graus do próximo sábado.

 

==============================================

 

Mais um dia quente, mas sem aquele exagerado que tínhamos durante a ASAS de janeiro.

O posicionamento dessa ASAS está favorecendo que os ventos soprem mais de leste no leste paulista e isso impede o maior aumenta das temperaturas, além de impedir as chuvas. Mas eu enxergo que é melhor (para as represas) termos uma dia não tem quente e sem chuva do que um dia extremamente quente e com pancadas de chuvas isoladas (sendo que são mais difíceis de caírem sobre as represas).

 

No momento temos agradáveis 23 graus na Mooca-CGE

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, que bom que te responderam, será que os pluviômetros estão disponíveis? Creio que não e temos que aguardar a SABESP.

 

Suspeito que sejam as estações do SAISP.

 

Só que ao invés de fazer a média ponderada com todas as estações, eles fazem somente com as 4 citadas...

 

GfkRzmE.png

 

Ótimo que responderam. Também suponho que seja a média entre estas estações. Vamos acompanhando nas próximas precipitações.

 

Hoje, aliás, o Cantareira subiu para 10,4%. Saiu uma matéria no G1 dizendo que, caso encha mais 0,3% enche a segunda cota do volume morto. Entretanto não há motivos para maiores comemorações, né, afinal teria que encher mais 18,5% para chegar ao ZERO. Ou seja, o volume real da Cantareira é de -18,8% a menos de um mês do término da estação chuvosa. Pavoroso.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Buenos Aires, após o friozinho das madrugadas dos últimos dias, tivemos um domingo ensolarado e quente. A mínima foi de 18,6ºC às 5h34 e a máxima de 30,7ºC às 13h17, com sensação térmica de quase 33ºC. Agora (0h, enfim voltamos a ter o mesmo fuso horário do Brasil) temos céu limpo, 24,6ºC, URA de 76%, vento leste a 3 km/h e pressão em 1013,6 hpa. A semana deve começar com ar de verão, com mínima de 20ºC e máxima de 32ºC. O sol nasce às 6h35 e se põe às 19h38 amanhã

Link to comment
Share on other sites

Sobre finais 5, 1985 foi frakinho aki mas nevou no Itatiaia.

1995 foi o pior inverno q me recordo dsd q nasci.

2005 foi ruím.

Então já está na hora do final 5 nos recompensar…

 

Exato, Kim. 1995 foi o pior inverno ever que já presenciei, ao lado dos também tenebrosos 2005 e 2002 (este último se salvou por uma derradeira MP BEM forte nos "acréscimos", bem no início de setembro, com direito à neve em SJ). Não me recordo de 1985, infelizmente; ainda não acompanhava "nem de longe"; não me passava na cabeça à época que um dia a climatologia me seria um grande hobby. Mas, olha a coincidência (destino?): passei uma semana das férias de julho de 85 em Campos do Jordão com meus queridos avós (que hoje descansam no céu). Meu avô dizia que faríamos boneco de neve numa manhã, pois lá nevava e fazia "MUITO FRIO" (rsrsrsrsrs).Acordamos cedinho numa determinada manhã, havia geada. "Raspávamos" o gelo dos carros e fizemos (senão um boneco de neve), mas umas bolinhas de gelo do tamanho de bolinhas de tênis. Foi minha primeira viagem a Campos do Jordão; fomos eu, meus três irmãos, meus dois primos e meu vô e avó em dois carros; se não me engano em um corcel branco e em uma brasília vermelha. Nostalgia pura... "Recordar é viver..."

 

Recém assisti à premiação do OSCAR. Os prêmios foram justíssimos, com exceção de melhor ator, que, na minha opinião, deveria ir, ou para o Michael Keaton de "Birdman" ou o carinha de "O jogo da Imitação". Birdman foi o grande vencedor, como melhor filme e direção; realmente achei o melhor filme disparado. E "Boyhood", a GRANDE decepção, como havia comentado antes da premiação (confirmou a minha previsão). O OSCAR tem sido mais "justo" nos últimos anos. Que bom e que continue assim.

 

Gostaria de assistir ao filme argentino que concorreu ao filme de "melhores estrangeiros", "Relatos Selvagens". Dizem que é MUITO BOM!

 

No momento, 20,2ºC na Granja Viana, parcial nublado.

 

FUI

Link to comment
Share on other sites

12Z EUROPEU.

 

FRIO FORTE NA SERRA/SC E 9/11 NO CHORÃO MOR/RS.

 

Em São Paulo a projeção do Europeu indica máximas que podem ficar em torno dos 18-20ºC para o domingo (dia 1).

 

Só para se ter uma ideia como isso seria algo bem atípico, somente 2 vezes desde 1961, o Mirante registrou máximas de 20ºC ou menos nos primeiros 5 dias de março.

 

 

Seria BEM relevante se confirmasse, hein Rodolfo? Diria que até "histórico" (a estatística está aí para mostrar!).. Na torcida para que se confirme, ou para que se aproxime dessa tendência; já estaria de ótimo tamanho!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja SC - Médias Anuais :

 

2008: 10,3ºC

2009: 10,4ºC

2010: 10,8ºC

2011: 10,5ºC

2012: 11,3ºC

2013: 10,7ºC

2014: 11,8ºC

 

Média geral: 10,8ºC

 

Considerando os meses de 2007 e janeiro de 2015, a média anual de todo o período da estação está em 11,0 graus..

 

Recordes da estação :

 

Min : -07,8 (23/07/2013)

Max : 26,7 (04/02/2010)

Mes + frio: 06,2 (julho 2009)

Med + quente: 16,2 (janeiro 2014)

Maior Mínima: 17,5 (02/11/2009)

Menor Máxima: -2,3 (23/07/2013)

Link to comment
Share on other sites

PNI - POSTO MARCÃO - 2.451 MTS

 

[tabela]L=Mês&Med Mensal&Mín Med&Máx Med&Mín Abs&Máx Abs

 

L=Jan14&12,5&07,2&19,8&-00,2&23,9&

L=Fev14&12,3&07,0&19,6&02,8&22,8&&[/tabela]

 

PNI - FURNAS - 2.470 MTS

 

[tabela]L=Mês&Med Mensal&Mín Med&Máx Med&Mín Abs&Máx Abs

 

L=Jan15&11,8&06,4&18,7&01,3&22,2&

L=Fev15&11,8&08,3&16,5&04,5&20,1&&[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

Previsão para o inverno agora: mera especulação.

 

Sim, porém, onde e quando?

 

A empresa que se julga a maior do mundo pelos resultados e principalmente fechou a previsão para inverno e verão de 2015 em 30 de setembro de 2014.

 

O inverno acertou na mosca.

 

A grande empresa situada em Santa Catarina que realmente é uma Brastemp. Acreditando na previsão a longo prazo definiu a sua produção gigantesca de aparelhos de ar condicionado para atender a demanda no verão 2013/14 e 2014/15. Decisão tomada em Abril de 2013.

 

Os modelos dinâmicos não se mostram eficazes em modelagem de longo prazo.

 

As previsões by NOAA NECP são trend dependentes de ENSO.

 

Se o ano novo chinês é o da Cabra [ou bode]

 

O análogo da grande empresa de 2015 é 1935

 

Para um programa de 6500000 de linha veremos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

GFS tava prevendo mínima de até 9ºC no final do mês. Não só tirou tudo como agora o previsto é calor acima da média!

 

Enquanto em N York...os brazukas estão com -4,3 de anomalia neste fevereiro...

 

É de dar inveja. O inverno aqui é uns 10ºC mais quente que o deles e nunca chega perto de uma anomalia assim (se chegar é positiva).

Link to comment
Share on other sites

GFS tava prevendo mínima de até 9ºC no final do mês. Não só tirou tudo como agora o previsto é calor acima da média!

 

Enquanto em N York...os brazukas estão com -4,3 de anomalia neste fevereiro...

Vi umas imagens do Hudson com placas de gelo.

Na época do Frei Caneca teve caskinha de gelo no Tietê, mas lá perto da nascente. (eu acho)..

Dp disso…

Acho q os novaiorkinos deve torcer por anomalias positivas no inverno. Afinal são tantas negativas ao longo do msm…

Link to comment
Share on other sites

GFS tava prevendo mínima de até 9ºC no final do mês. Não só tirou tudo como agora o previsto é calor acima da média!

 

Enquanto em N York...os brazukas estão com -4,3 de anomalia neste fevereiro...

 

A região metropolitana de Nova Iorque tem 20 milhões de habitantes , praticamente a mesma de SP . Isso me faz ainda acreditar em alguma anomalia negativa importante (dada as devidas proporções do clima de ambas ) para a nossa cidade no inverno mesmo sobre o efeito de uma das maiores ilhas de calor do mundo ...

 

Abraços esperançosos ...

Link to comment
Share on other sites

Falando em diferenças entre temperaturas max e min, como a órbita da Terra não é simétrica o hemisfério Sul deveria apresentar verões mais quentes e invernos mais frios que o hemisfério Norte.

Como todos sabem, na prática isso não é observado pela grande quantidade de água no Sul.

 

Pelos mapas abaixo, o Brasil é bem comportado nesse quesito... já temos emoções demais com a política, falta de infraestrutura, segurança... :sarcastic:

 

1z3xb10.jpg

 

28hcra8.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.