Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Por aqui estamos tendo o predomínio de nuvens médias a altas. Mas mais para essa tarde o sol aparece com um pouco de força.

De acordo com a sondagem das 12z de hoje no aero de Congonhas, parece que a ASAS ainda não atua no leste paulista, pois temos condições bem favoráveis para chuva.

 

O modelo GFS indica que a maior atuação da alta por aqui deve acontecer no domingo, onde não haverá chance de chuvas na capital paulista, à partir de segunda as chuvas irão retornar de forma gradativa, a medida que o sistema enfraquece.

Link to comment
Share on other sites

Uma boa notícia: Climatempo segue firme em sua previsão para um mês de março com chuvas abaixo da média no sudeste!

De acordo com o Alexandre Nascimento, na melhor das hipóteses, a chuva ficará de dentro a abaixo da média.

 

 

Opa! Bom saber que eles seguem firmes nessa tendência, que sempre é anti-CFS. Incrível isso!

 

Enfim, em todo caso eu gostaria de ver algum mapa de anomalias de precipitação este mês no Sudeste. A verdade é que tem alguns lugares, possivelmente

até MUITOS lugares aqui na região que ainda estão com chuvas bem abaixo da média para o mês. Nestes casos a Climatempo até acertou, né.

 

Enfim, para Juiz de Fora em si eles previam chuvas entre 40/60mm....erraram, pois estamos com 103mm. Porém, existe uma grande chance de não chegarmos

à média mensal, que é de 180mm. Já em algumas cidades próximas de JF, casos de Valença, Barra do Piraí ou São João del Rei, a precipitação neste mês já

superou bastante a média normal!

 

O que estou testemunhando no SE este mês é um acréscimo significativo das chuvas, porém elas continuam um tanto irregulares! Digamos que a Climatempo

errou a previsão para o mês, mas desta vez não foi um erro catastrófico igual Janeiro/15, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Opa! Bom saber que eles seguem firmes nessa tendência, que sempre é anti-CFS. Incrível isso!

 

Enfim, em todo caso eu gostaria de ver algum mapa de anomalias de precipitação este mês no Sudeste. A verdade é que tem alguns lugares, possivelmente

até MUITOS lugares aqui na região que ainda estão com chuvas bem abaixo da média para o mês. Nestes casos a Climatempo até acertou, né.

 

Enfim, para Juiz de Fora em si eles previam chuvas entre 40/60mm....erraram, pois estamos com 103mm. Porém, existe uma grande chance de não chegarmos

à média mensal, que é de 180mm. Já em algumas cidades próximas de JF, casos de Valença, Barra do Piraí ou São João del Rei, a precipitação neste mês já

superou bastante a média normal!

 

O que estou testemunhando no SE este mês é um acréscimo significativo das chuvas, porém elas continuam um tanto irregulares! Digamos que a Climatempo

errou a previsão para o mês, mas desta vez não foi um erro catastrófico igual Janeiro/15, hehehe.

 

Olá Renan, o mapa mostra que boa parte do sudeste por enquanto está com chuvas acima da média. Mas pode-se notar que na zona da mata há o desvio negativo.

 

BhMgEgm.gif

 

Eu nunca consegui entender esse mapa de anomalia da Climatempo, sempre mostra chuvas bem mais abaixo de média em relação ao mapa do CPTEC.

 

EDIT: Acima da média inclusive na região de Furnas, Serra da Canastra, Alto Paranaíba.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

CHUVA É UM PARÂMETRO RUIM DE ANALISAR, BASTA UMA TORMENTA EM CIMA DO APARELHO E "VOALÁ" LÁ SE FOI A PREVISÃO!! HOJE SAIU UMA REPORTAGEM SOBRE AS PERDAS, GRANDES, NA SOJA NO TRIÂNGULO DE MG, PERDAS EM OUTROS PONTOS DE SP, ELES NÃO ERRARAM TANTO ASSIM NÃO.....CUIDADO COM O UMBIGO!

 

Aqui os produtores de soja já estão apreensivos pois o tempo não firma. Com chuva, nada de colheita. E se não colhe com esse clima úmido...

Link to comment
Share on other sites

E com essas ASAS que insistem em voar por aqui, tivemos um dia bem quente se comparado com os anteriores, e as máximas hoje foram mais expressivas nas áreas litorâneas da cidade do que aqui na parte mais continental, as máximas nos aeroportos da cidade foram:

 

Santos Dumont: 39°

Jacarepaguá: 37°

Campo dos Afonsos: 36°

Galeão (Internacional) - 36°

Santa Cruz: 35°.

 

No momento cirrus e 32°...

Link to comment
Share on other sites

 

Olá Renan, o mapa mostra que boa parte do sudeste por enquanto está com chuvas acima da média. Mas pode-se notar que na zona da mata há o desvio negativo.

 

BhMgEgm.gif

 

Eu nunca consegui entender esse mapa de anomalia da Climatempo, sempre mostra chuvas bem mais abaixo de média em relação ao mapa do CPTEC.

 

EDIT: Acima da média inclusive na região de Furnas, Serra da Canastra, Alto Paranaíba.

 

O mapa é revelador! Como eu temia, realmente a zona da mata mineira vai mantendo o seu martírio que começou ainda lá em Janeiro/14, com as chuvas

se mantendo sistematicamente abaixo da média nos meses de verão.

 

Por outro lado, como disse o Ronaldo, quando eu saio do meu "umbigo" e olho o todo, realmente a verdade é que a chuva tem caído nos lugares CERTOS

de cair este mês. Represas estratégicas para o Sudeste, como a Cantareira, Furnas, Paraíba do Sul e Três Marias receberam bons volumes. QUE CONTINUE

ASSIM!

Link to comment
Share on other sites

No Sistema Cantareira choveu em vários pontos hoje, com acumulados de 23,2 mm na Barragem Cachoeira, 16,2 mm na Barragem Jacareí, 12,6 mm na Jaguari-Vargem e 8,4 mm na Atibainha. Ainda teve uma garoinha de 0,4 mm no desemboque do túnel 5 e de 0,2 mm na Barragem Paiva Castro, enquanto que o pluviômetro da Barragem Águas Claras não saiu do zero. Com isso, tivemos uma média de 8,7 mm no sistema Cantareira, o que deve dar uma molhadinha na terra. Hoje a represa manteve o mesmo índice de ontem, de 5,0%.

 

Fábio tua conta não fechou ontem... Ou então choveu muito depois. Pois o acumulado de hoje no Cantareira foi de 12,5mm. Você havia falado que choveu zero ontem.

 

Realmente, ontem os pluviômetros do SAISP indicavam zero até a hora que postei, acredito que era umas 22h e pouco no horário daí. Provavelmente ou choveu depois (até às 9 da manhã, quando a Sabesp faz as medições) ou a Sabesp pegou o dado de outro local. Aliás, eu sempre faço a média dos sete pluviômetros, mas nunca bate direito com a Sabesp, então não sei dizer onde eles fazem essa medição pluviométrica.

.

 

 

CHEGOU A RESPOSTA TÃO ESPERADA!

 

Por incrível que possa parecer a Sabesp me respondeu em relação aos pluviometros do Cantareira. Eis a resposta:

 

Prezado(a) Sr(a) Rodolfo Alves Ribeiro

 

A sua solicitação de acesso a documentos, dados e informações, de protocolo 52435151164, data 27/01/2015, FOI ATENDIDA.

Órgão/Entidade: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

SIC: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP

Solicitação:

Boa Tarde.

 

Gostaria de saber se a medição da chuva realizada no Sistema Cantareira (pluviometria), é feita através de somente 1 pluviômetro, ou de vários pluviômetros ao longo do sistema?

 

E se possível, qual seria a localização exata dele(s)?

 

 

Resposta:

 

Prezado Rodolfo

 

Em resposta à solicitação formulada, informamos que o sistema de medição de chuvas (Pluviometria) do Sistema Cantareira é feito pela média ponderada de 4 pluviômetros da Sabesp, instalados nas represas do Jacareí, do Cachoeira, do Atibainha e de Paiva Castro.

 

Atenciosamente,

 

SIC Sabesp

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

Os acumulados de chuva em Juiz de Fora de outubro 2013 a março de 2014:

 

out13 58 mm

nov 168 mm

dez 484 mm

2014

jan 130,5

fev 60,4

mar 60,2

 

De outubro de 2013 a janeiro de 2014 foram 840 milímetros.

 

Out de 2014 a janeiro de 2015

 

out 63,1

nov 180,2

dez 155,7

2015

jan 146,6mm

 

De outubro de 2014 a janeiro de 2015 foram 545,6 milímetros.

Link to comment
Share on other sites

Que legal que eles mandaram a resposta Rodolfo.

O cálculo feito pelos colegas estavam "meio certo", afinal, pegavam somavam essas estações e dividiam por 4.

 

Mas pelo que entendi, o cálculo na verdade deve ser assim:

porcentagem do paiva castro * mm registrados

porcentagem do atibainha * mm registrados

porcentagem do cachoeira * mm registrados

porcentagem do jacareí * mm registrados

Daí soma-se os resultados dessas multiplicações e divide por cem.

 

Enfim, basta saber a porcentagem exata de cada represa que daí podemos fazer nossos próprios cálculos e prever quando será computado no site da SABESP no dia seguinte.

Link to comment
Share on other sites

Sérgio Moreira,como tem chovido pouco em Campos do Jordão na primavera/verão(de 2014/2015), comparando 2013/2014 com 2014/2015.

 

2013/2014

 

out 110 mm

nov 224 mm

dez 284 mm

2014

jan 92 mm

fev 68 mm

mar 52 mm

 

De out 2013 a jan 2014 foram 710 milímetros.

 

2014/2015

 

out 46 mm

nov 143 mm

dez 193 mm

2015

jan 104 mm

 

De out 2014 a jan 2015 foram 486 milímetros.

Link to comment
Share on other sites

Que legal que eles mandaram a resposta Rodolfo.

O cálculo feito pelos colegas estavam "meio certo", afinal, pegavam somavam essas estações e dividiam por 4.

 

Mas pelo que entendi, o cálculo na verdade deve ser assim:

porcentagem do paiva castro * mm registrados

porcentagem do atibainha * mm registrados

porcentagem do cachoeira * mm registrados

porcentagem do jacareí * mm registrados

Daí soma-se os resultados dessas multiplicações e divide por cem.

 

Enfim, basta saber a porcentagem exata de cada represa que daí podemos fazer nossos próprios cálculos e prever quando será computado no site da SABESP no dia seguinte.

 

Exatamente. Agora não ficou claro se esse pluviometros são os mesmos do SAISP.

 

De qualquer forma, da próxima vez, é bom fazer o cálculo usando esses 4 pluviometros do SAISP nas mesmas represas citadas, e vê se bate.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Exatamente. Agora não ficou claro se esse pluviometros são os mesmos do SAISP.

 

De qualquer forma, da próxima vez, é bom fazer o cálculo usando esses 4 pluviometros do SAISP nas mesmas represas citadas, e vê se bate.

 

Abraços.

 

Esse que é o problema, mas a gente tira a prova dos nove ao fazer esses cálculos e ver se batem com o que foi computado pela SABESP.

 

Ao menos, os 193 mm de março do ano passado não eram tão irregulares assim e isso prova que a queda de mais de 3% (daquele mesmo mês) mostra que a situação do solo era muito complicada.

Link to comment
Share on other sites

CHUVA É UM PARÂMETRO RUIM DE ANALISAR, BASTA UMA TORMENTA EM CIMA DO APARELHO E "VOALÁ" LÁ SE FOI A PREVISÃO!! HOJE SAIU UMA REPORTAGEM SOBRE AS PERDAS, GRANDES, NA SOJA NO TRIÂNGULO DE MG, PERDAS EM OUTROS PONTOS DE SP, ELES NÃO ERRARAM TANTO ASSIM NÃO.....CUIDADO COM O UMBIGO!
Feijão, a Soja e o Milho foram os mais prejudicados pelo calor e falta de chuva em Janeiro aqui na região. Em alguns locais da zona rural de Patrocínio, as perdas na soja chegaram a 60%. Houve danos também aos cafezais.
Link to comment
Share on other sites

Sérgio Moreira,como tem chovido pouco em Campos do Jordão na primavera/verão(de 2014/2015), comparando 2013/2014 com 2014/2015.

 

2013/2014

 

out 110 mm

nov 224 mm

dez 284 mm

2014

jan 92 mm

fev 68 mm

mar 52 mm

 

De out 2013 a jan 2014 foram 710 milímetros.

 

Exatamente, estamos muito longe ainda de estarmos tendo uma temporada de chuva dentro da média. Acho que para normalizar a situação, só daqui uns 2/3 anos mesmo. Até lá, teremos dias difíceis pela frente.

 

 

2014/2015

 

out 46 mm

nov 143 mm

dez 193 mm

2015

jan 104 mm

 

De out 2014 a jan 2015 foram 486 milímetros.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

Os acumulados de chuva em Juiz de Fora de outubro 2013 a março de 2014:

 

out13 58 mm

nov 168 mm

dez 484 mm

2014

jan 130,5

fev 60,4

mar 60,2

 

De outubro de 2013 a janeiro de 2014 foram 840 milímetros.

 

Out de 2014 a janeiro de 2015

 

out 63,1

nov 180,2

dez 155,7

2015

jan 146,6mm

 

De outubro de 2014 a janeiro de 2015 foram 545,6 milímetros.

 

Só para base de comparação, a média do período chuvoso é a seguinte:

 

Outubro a Março (6 meses) = 1250mm em média.

 

Ou seja: é GRANDE a chance do período chuvoso atual ser ainda pior do que o anterior. SINISTRO!

Link to comment
Share on other sites

GFS 6Z indicando reforçou significantemente a entrada de ar polar para o começo de março.... Bem atípico!

 

9Ts8pwa.png

vKpryOM.png

 

 

O que chama a atenção são essas altas no verão , alguma maiores que 1035hpa , não é normal isso é ? A porta do freezer esta aberta ? Podemos esperar coisas boas no inverno ?

 

Coutinho pode falar melhor , mais vi que aquela anomalia de gelo no polo sul esta derretendo , isso pode ser bom ?

 

10258377_10153199582154636_8993063640568927840_n.jpg?oh=46f9611069146da37706709e62fa8ddc&oe=554E54E8&__gda__=1435549182_7cdbd805a9b759531a72e6d0b26d942d

 

10984980_10153199576969636_4740642316287069018_n.jpg?oh=e51060641b4b9818e88c5fe1ad5fc8b2&oe=558F94F8

 

Pois ai o frio "desprende" de la e vem nos brindar , coisa que não aconteceu ano passado ...

Link to comment
Share on other sites

O que chama a atenção são essas altas no verão , alguma maiores que 1035hpa , não é normal isso é ? A porta do freezer esta aberta ? Podemos esperar coisas boas no inverno ?

 

 

Normal não é com certeza. Mas é cedo pra falar se estão abrindo a porta do freezer.... Mas as torneiras, essas sim devem se abrir em Março!

 

A última previsão do CFS mostra chuvas MUITO ACIMA DA MÉDIA em várias áreas do Sudeste no próximo mês...

 

ThE62id.png

 

 

 

Pela primeira vez, por conta da chuva (e alguma entrada ou outra de ar frio), março poderia fechar com temperaturas abaixo da média no Centro-Sul.

 

9JgGpL4.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O que chama a atenção são essas altas no verão , alguma maiores que 1035hpa , não é normal isso é ? A porta do freezer esta aberta ? Podemos esperar coisas boas no inverno ?

 

 

Normal não é com certeza. Mas é cedo pra falar se estão abrindo a porta do freezer.... Mas as torneiras, essas sim devem se abrir em Março!

 

A última previsão do CFS mostra chuvas MUITO ACIMA DA MÉDIA em várias áreas do Sudeste no próximo mês...

 

ThE62id.png

 

 

 

Pela primeira vez, por conta da chuva (e não de ar frio), março poderia fechar com temperaturas abaixo da média.

 

http://i.imgur.com/9JgGpL4.png[/im]

 

Ta com cara de um ZCAS classico , não ta não ? Daqueles de mais de semana ....

Link to comment
Share on other sites

William, com relação a Antártica, é normal o gelo derreter até alcançar valores mínimos por volta de 22 de fevereiro (aproximadamente)...

 

Veja abaixo os mínimos durante alguns anos para comparação. Estamos na verdade à beira do início do período de aumento de gelo na região.

 

ouo7f6.jpg

 

No momento, a quantidade de gelo atual (vermelho) está acima da média.

 

23hqb0l.jpg

Link to comment
Share on other sites

A madrugada foi de céu limpo por aqui, com isso a mínima ficou em 20°

No momento tenho 29° e céu limpo

 

----------------------------------------------------

 

 

A última previsão do CFS mostra chuvas MUITO ACIMA DA MÉDIA em várias áreas do Sudeste no próximo mês...

 

ThE62id.png

 

 

 

Pela primeira vez, por conta da chuva (e alguma entrada ou outra de ar frio), março poderia fechar com temperaturas abaixo da média no Centro-Sul.

 

9JgGpL4.png

 

Tomara que esse quadro apontado pelo CFS ocorra (principalmente as chuvas), pois até pra quem gosta de calor como eu, :laugh: já ficou farto de temperaturas acima da média.

Link to comment
Share on other sites

Vlw Anderson e Rodolfo , vamos torcer a acompanhar ! Tambem preferiria um inverno bem umido !

 

Inverno bem úmido no Sudeste é um tanto difícil, porém eu trocaria fácil fácil um inverno frio e seco por um quente e muito chuvoso, hehehe.

 

Março pode até fechar com chuvas acima da média, mas ainda assim ficaremos beeeem longe da nossa média normal do período chuvoso.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a Climatempo nem me surpreende estas previsões. Um fato interessante é como eles são bairristas. O Nordeste sofre há tempos com seca severa, e eles nunca deram destaque. Agora só falam do Cantareira porque é SP. Quantos anos o sul do RS vivia seco e com estiagem severa, e eles nem aí. São Paulo é a maior cidade da AL, tem uma imensa importância para o Brasil, mas não é o centro do mundo. Mostra que é uma empresa que só liga para seus próprios interesses. Como postei lá atrás, preparem-se para um janeiro seco e depois fevereiro e março com boas chuvas, já que eles falaram completamente o contrário. Pois é... :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

A última previsão do CFS mostra chuvas MUITO ACIMA DA MÉDIA em várias áreas do Sudeste no próximo mês...

 

ThE62id.png

 

 

 

Pela primeira vez, por conta da chuva (e alguma entrada ou outra de ar frio), março poderia fechar com temperaturas abaixo da média no Centro-Sul.

 

9JgGpL4.png

 

Essa previsão me deixou preocupado. Parece que o canal de umidade se posicionaria muito ao norte, deixando SP com vários dias de pós-frontal. Isso seria terrível para nós.

 

Tomara que o canal de umidade se posicione no lugar certo, com grande intensidade, e que o Sistema Cantareira suba uns 20% só em março. Fevereiro está muito bom, mas ainda é pouco diante do que vem acontecendo desde o verão passado.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a Climatempo nem me surpreende estas previsões. Um fato interessante é como eles são bairristas. O Nordeste sofre há tempos com seca severa, e eles nunca deram destaque. Agora só falam do Cantareira porque é SP. Quantos anos o sul do RS vivia seco e com estiagem severa, e eles nem aí. São Paulo é a maior cidade da AL, tem uma imensa importância para o Brasil, mas não é o centro do mundo. Mostra que é uma empresa que só liga para seus próprios interesses. Como postei lá atrás, preparem-se para um janeiro seco e depois fevereiro e março com boas chuvas, já que eles falaram completamente o contrário. Pois é... :onthequiet:

Acho que é o seguinte:

 

- A Metsul, por exemplo, se propõe a fazer previsões basicamente para RS e SC (No Brasil).

E eles são bem transparentes quanto a isso.

O pessoal do sul me corrija se eu estiver errado.

 

- A Climatempo pretende ter alcance nacional mas, aparentemente (Ainda?) não têm condições para isso.

Naturalmente, é mais fácil falar do "umbigo", que está próximo.

 

É o que me parece.

Link to comment
Share on other sites

E o dia segue seco, com alguns núcleos convectivos que começam o seu estágio de crescimento e acabam por ser aniquilados por influência da Alta Subtropical, tardes de umidade razoável e noites de baixa umidade, ontem as 23h ainda tinha 55% de umidade aqui em casa, assim como em grande parte da cidade, nem a orla tinha umidade muito elevada.

 

No momento por aqui tenho 35,1° com umidade de 52%, e o calor já não causa tanto incomodo como há alguns meses, como acontece em todo fevereiro. Mas março vem ai e como de costume, as coisas irão se acalmar. Boa tarde à todos !

 

99qag1.jpg

Link to comment
Share on other sites

CHUVA É UM PARÂMETRO RUIM DE ANALISAR, BASTA UMA TORMENTA EM CIMA DO APARELHO E "VOALÁ" LÁ SE FOI A PREVISÃO!! HOJE SAIU UMA REPORTAGEM SOBRE AS PERDAS, GRANDES, NA SOJA NO TRIÂNGULO DE MG, PERDAS EM OUTROS PONTOS DE SP, ELES NÃO ERRARAM TANTO ASSIM NÃO.....CUIDADO COM O UMBIGO!

 

Isso é totalmente verdade. Porque falamos em micro-escala, e isso torna dificil a previsão da chuva... Então o que tá sendo bom pra um, pode tá sendo ruim pra outro. Isso deve ser considerado.

 

Mas que a previsão Climatologica da Climatempo está um desastre, está sim! Deveriam parar de fazer, na moral. Numa forma geral, erraram Janeiro e Fevereiro, eu diria até de forma grosseira em Janeiro. E não é em amplitude de micro-escala.

 

Em Janeiro, teimaram contrariar o CFS, e falaram que ia ter 2 ZCAS!! E teve a ASAS dominando boa parte do mês...

 

Fevereiro falaram claramente que as chuvas iam ser abaixo da média no Sudeste de forma geral...e se você pegar o mapa do CPTEC (oficial) verá que pelo menos uns 60/70% da região está com chuvas acima da média ( e estou falando em macro-escala), isso porque sul de MG e RJ estão com chuva abaixo da média, que são as exceções.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro falaram claramente que as chuvas iam ser abaixo da média no Sudeste de forma geral...e se você pegar o mapa do CPTEC (oficial) verá que pelo menos uns 60/70% da região está com chuvas acima da média ( e estou falando em macro-escala), isso porque sul de MG e RJ estão com chuva abaixo da média, que são as exceções.

 

E até por aqui esse abaixo da média tem suas exceções, visto que a estação mais próxima aqui de casa já superou em 44mm a média do mês, e pela cidade temos outras estações que já superaram os 200 e até os 300mm desde 01/02...

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, tomara que o CFS acerte pelo menos 90%, pelo que consta no mapa de anomalia para março, ficaria acima da média, zona da mata de Minas,centro-norte de Minas, norte/noroeste do Rio,todo Espírito Santo.

Seria ótimo para a bacia do rio São Francisco,rio Paranaíba no triângulo mineiro.

 

Poderia repetir o ano de 1994, 2005 e 2011 aqui em Laje do Muriaé, quando as chuvas começaram no início de março, seguindo por todo mês.

Várias nascentes de meu município estão secando, precisamos de chuvas contínuas, tipo o que aconteceu aqui em novembro de 2014.

Link to comment
Share on other sites

Renan, nas previsões do ECMWF as chuvas em Juiz de Fora voltariam na quinta a noite. Aqui em Laje do Muriaé-RJ, choveria somente na sexta a noite, já iria somar alguma chuva para fevereiro. Sigo as normas da OMM para medir as chuvas, portanto, o mês de fevereiro terminará as 9 horas da manhã do dia 28 no total mensal.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.