Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente este Pico do Itapeva , sua altitude é um mistério....dizem 2.035 mts....Temos este altímetro mostrando 1.891 mts.....Já vi gps mostrar 2.005 mts....O correto seria sair da Ducha de Prata (1.724 mts), calibrar lá se seguir para o Pico que mais ou menos caminho. Ou no Quatre Saison que fica a 1.799 mts.

Link to comment
Share on other sites

Mas Artur..antes de tudo temos que colocar esta estação do Massena no ar. Afinal de contas já se encontra numa excelente altitude (2.590 mts). Minha duvida , seria colocar no topo do Massena (2.610 mts) e não na borda como está.....Aliás só o Frost teve coragem de ir até lá...hehe

 

Vejam a foto do topo do Massena e a borda abaixo (credito - William)

 

kPN6Xux.jpg

 

dPpyCPE.jpg

Link to comment
Share on other sites

Curioso, o GE costuma ter uma precisão muito boa, que inclusive bate com as supostas altitudes de vários locais...

Por exemplo, no GE o palácio do governo fica a 1795 metros (ok) mas o morro do elefante não chega nem nos 1700 (apesar de falarem que está a 1800)

 

Acho que rolam umas boas mentirinhas pra agradar e atrair turistas viu...

 

Acredito que o Morro do Elefante chega aos 1800m (e só). Falando sobre hoteis e pousadas, a antiga pousada Alsene do PNI ficava à 2347 metros (porém a placa dizia 2400 m) :laugh: Foi o lugar mais alto em que já me hospedei e, infelizmente, parece que nunca mais vamos ter algo semelhante por aqui. Apesar dos problemas estruturais, valeu a pena só pelo fato de não ter nada mais prático para quem precisava estar bem cedo no Posto Marcão e escalar as montanhas.

 

Aqui em Itapevi, no momento, céu encoberto e temperatura agradável para essa época do ano: 24,5ºC. Mínima de 18,7ºC.

 

Temperaturas rigorosamente iguais à da estação CGE de Santana de Parnaíba (23°26'22.5"S 46°54'31.7"W)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

assim como o Pico do Itapeva que pertence a Pinda e não a CDJ.

 

Totalmente Pinha? Ou os dois? O que eu posso imaginar é que a estrada principal deve estar mais próxima de Campos do Jordão, e por isso Campos, acaba levando a fama. Assim acontece em muitos locais do Brasil... Mudando, 100 metros é muita coisa... tem erro aí.

 

--

 

Pelas previsões, Fevereiro vai fechar acima da média por aqui. Já dá para dizer que será outro mês mais seco e com menos sol. Por enquanto apenas 37% da chuva para o mês, deve fechar próximo de 50%.

Link to comment
Share on other sites

PNI NEW'S...

 

...O Alsene será incorporado ao PNI.....se tudo der certo, no inverno de 2016 tudo estará ok...

 

Será mesmo? :russian: Primeiro foi fechado pelo ICMBio e abandonado... depois o Exército (AMAN) fez daquele lugar sua base avançada, tanto é que, na última vez em que eu subi lá, estava repleto de veículos militares:

 

10407290_10204068990710221_2500894368836037200_n.jpg?oh=d1ca8d13d904df56fbe7693c2949ea3d&oe=554C3247&__gda__=1435245602_1523e5a0341fc36c3b6edffb62004ea1

Link to comment
Share on other sites

Mas a informação é quente Evandro...só que vai rolar muita burocracia....Se não me engano o brejo da Lapa fica por lá...dizem que o local tem mínimas excelentes.

 

Não sou religioso, mas vou rezar para que a burocracia não atrapalhe os prazos e que dê tudo certo para a reforma e reabertura do Alsene. A vista nos fundos daquela pousada é fantástica. :good2:

Link to comment
Share on other sites

assim como o Pico do Itapeva que pertence a Pinda e não a CDJ.

 

Totalmente Pinha? Ou os dois? O que eu posso imaginar é que a estrada principal deve estar mais próxima de Campos do Jordão, e por isso Campos, acaba levando a fama. Assim acontece em muitos locais do Brasil... Mudando, 100 metros é muita coisa... tem erro aí.

 

--

 

Pelas previsões, Fevereiro vai fechar acima da média por aqui. Já dá para dizer que será outro mês mais seco e com menos sol. Por enquanto apenas 37% da chuva para o mês, deve fechar próximo de 50%.

 

No caminho para o Pico do Itapeva tem uma placa bem grande dizendo que se trata do município de Pindamonhangaba a região do pico...

Link to comment
Share on other sites

Estação do Alerta Rio de Guaratiba reporta 34,5º com umidade de 99%, o que daria sensação de 68º. Será que isso está certo? :russian:

 

Acho que está com defeito o higrômetro, a umidade esta travada nos 100% em todas as ultimas leituras...

 

Coincidentemente, o Alerta Rio ficou, todo santo dia, divulgando os recordes de sensação térmica dessa estação.

Em dias relativamente amenos, a estação Guaratiba registrava ST de 50, 60, 70, 80°C.

Eu ficava me perguntando como Guaratiba podia ser um local tão infernal assim...

Link to comment
Share on other sites

assim como o Pico do Itapeva que pertence a Pinda e não a CDJ.

 

Totalmente Pinha? Ou os dois? O que eu posso imaginar é que a estrada principal deve estar mais próxima de Campos do Jordão, e por isso Campos, acaba levando a fama. Assim acontece em muitos locais do Brasil... Mudando, 100 metros é muita coisa... tem erro aí.

 

Todo o pico faz parte do município de Pindamonhagaba, "Pinda", como se diz no vale. Tanto é que a prefeitura de Pinda foi responsável por cumprir a decisão judicial de retirar as lojinhas de lá e CDJ não pode fazer nada a respeito. A confusão é feita mais por turistas na verdade, pois a cidade de Pinda fica no Vale, entretanto as chamadas "Terras Altas" pertencem ainda a este município, região dos limites com CDJ.

Próximo a Pinda existe "Guará", Guaratinguetá, mesma coisa... Guará possui áreas nessa faixa de altitude também, sendo que a cidade está no vale, na parte alta Guará e Pinda fazem limites entre si e ao norte com CDJ.... há até uma pousada, talvez seja a mais alta de SP realmente, que coloca seu endereço como estrada guará-CDJ, novamente fica na região ao norte do horto de CDJ, e etc...

Link to comment
Share on other sites

assim como o Pico do Itapeva que pertence a Pinda e não a CDJ.

 

Totalmente Pinha? Ou os dois? O que eu posso imaginar é que a estrada principal deve estar mais próxima de Campos do Jordão, e por isso Campos, acaba levando a fama. Assim acontece em muitos locais do Brasil... Mudando, 100 metros é muita coisa... tem erro aí.

 

Todo o pico faz parte do município de Pindamonhagaba, "Pinda", como se diz no vale. Tanto é que a prefeitura de Pinda foi responsável por cumprir a decisão judicial de retirar as lojinhas de lá e CDJ não pode fazer nada a respeito. A confusão é feita mais por turistas na verdade, pois a cidade de Pinda fica no Vale, entretanto as chamadas "Terras Altas" pertencem ainda a este município, região dos limites com CDJ.

Próximo a Pinda existe "Guará", Guaratinguetá, mesma coisa... Guará possui áreas nessa faixa de altitude também, sendo que a cidade está no vale, na parte alta Guará e Pinda fazem limites entre si e ao norte com CDJ.... há até uma pousada, talvez seja a mais alta de SP realmente, que coloca seu endereço como estrada guará-CDJ, novamente fica na região ao norte do horto de CDJ, e etc...

 

Santa Maria da Serra é o nome da pousada..fica na divisa entre Guará e Pinda...e o acesso é pela estrada de terra que leva até os altos campos de Guará, em região conhecida como Gomeral...

Link to comment
Share on other sites

 

Totalmente Pinha? Ou os dois? O que eu posso imaginar é que a estrada principal deve estar mais próxima de Campos do Jordão, e por isso Campos, acaba levando a fama. Assim acontece em muitos locais do Brasil... Mudando, 100 metros é muita coisa... tem erro aí.

 

Todo o pico faz parte do município de Pindamonhagaba, "Pinda", como se diz no vale. Tanto é que a prefeitura de Pinda foi responsável por cumprir a decisão judicial de retirar as lojinhas de lá e CDJ não pode fazer nada a respeito. A confusão é feita mais por turistas na verdade, pois a cidade de Pinda fica no Vale, entretanto as chamadas "Terras Altas" pertencem ainda a este município, região dos limites com CDJ.

Próximo a Pinda existe "Guará", Guaratinguetá, mesma coisa... Guará possui áreas nessa faixa de altitude também, sendo que a cidade está no vale, na parte alta Guará e Pinda fazem limites entre si e ao norte com CDJ.... há até uma pousada, talvez seja a mais alta de SP realmente, que coloca seu endereço como estrada guará-CDJ, novamente fica na região ao norte do horto de CDJ, e etc...

 

Santa Maria da Serra é o nome da pousada..fica na divisa entre Guará e Pinda...e o acesso é pela estrada de terra que leva até os altos campos de Guará, em região conhecida como Gomeral...

 

Perfeito, se é tão alta como dizem realmente não sei, mas é uma região fantástica.

Link to comment
Share on other sites

Coincidentemente, o Alerta Rio ficou, todo santo dia, divulgando os recordes de sensação térmica dessa estação.

Em dias relativamente amenos, a estação Guaratiba registrava ST de 50, 60, 70, 80°C.

Eu ficava me perguntando como Guaratiba podia ser um local tão infernal assim...

 

É indiscutível que o bairro é quente e úmido, mas há coisas que fogem do padrão regional...

Link to comment
Share on other sites

 

Perfeito, se é tão alta como dizem realmente não sei, mas é uma região fantástica.

 

 

Pois é...nas minhas poucas idas a Campos nunca fui até lá....dá pra ir pela região do Horto também...

 

Mas toda aquela região é belíssima...

 

 

http://www.netcampos.com/empresas/848-pousada-santa-maria-da-serra.html

Link to comment
Share on other sites

Coincidentemente, o Alerta Rio ficou, todo santo dia, divulgando os recordes de sensação térmica dessa estação.

Em dias relativamente amenos, a estação Guaratiba registrava ST de 50, 60, 70, 80°C.

Eu ficava me perguntando como Guaratiba podia ser um local tão infernal assim...

 

É indiscutível que o bairro é quente e úmido, mas há coisas que fogem do padrão regional...

 

Analisando a localização da estação, eu não consigo acreditar em todos aqueles recordes de ST que o Alerta Rio andou divulgando desde o início do verão.

Veja que o local é praticamente desabitado [roça]. Não tem ilha de calor e nem prédios altos bloqueando a brisa. Fica difícil de acreditar que a ST atinga 50°C nesse local.

 

3FmQyil.png

Link to comment
Share on other sites

^^ Foto minha no carnaval de 2014....depois disso o morro sobe um pouco ainda mas a altitude varia muito pouco...

 

Alguém aqui postou os mapas do IBGE da região..lá deve ter alguma informação...

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-B-V-2.jpg

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-B-VI-1.jpg

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-B-V-3.jpg

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-B-V-4.jpg

 

Clicar no mapa para ampliar.

Infelizmente, a folha de Delfim Moreira não amplia legal. :sad:

Link to comment
Share on other sites

 

Analisando a localização da estação, eu não consigo acreditar em todos aqueles recordes de ST que o Alerta Rio andou divulgando desde o início do verão.

Veja que o local é praticamente desabitado [roça]. Não tem ilha de calor e nem prédios altos bloqueando a brisa. Fica difícil de acreditar que a ST atinga 50°C nesse local.

 

2vs0rko.jpg

 

Pode ser que os níveis de ST não sejam tão grande como é informado, mas há o potencial para que haja sim um aumento de ST, visto que no continente são quase inexistentes as barreiras contra os ventos quentes de norte e no caminho dos ventos de norte está localizada a Baía de Sepetiba, que é um gerador de vapor d'agua, então esse vapor pode ser transportado até a estação, e sem contar que em situações de ondas grandes essa umidade do ar pode ser elevada, graças aquele vapor de água que é levantado quando as ondas se chocam no talude da praia...

Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital paulista tivemos chuvas leves/chuviscos intermitentes (Chove-pára-chove-pára...) durante toda manhã.

 

No início da tarde houve um bom período de melhoria, com boas aberturas de sol aqui na zona norte.

 

Agora, chove fraco de novo por aqui.

Estamos na beirada de uma grande área de chuva que está no NE paulista.

 

A automática do Mirante marcava 26,0°C às 16h verão.

Link to comment
Share on other sites

E a estação do Pico do Couto no Rio..?? São 49 dias fora do ar....alguém sabe de algo..??

http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/fotos/A610.jpg

Porto Velho-RO ficou pelo menos 2 meses.

A da ilha da Moela está fora há meses.

Iguape ficou muitos dias fora também. Já voltou.

 

Manda um e-mail para o INMET.

Eles costumam responder.

Link to comment
Share on other sites

 

Analisando a localização da estação, eu não consigo acreditar em todos aqueles recordes de ST que o Alerta Rio andou divulgando desde o início do verão.

Veja que o local é praticamente desabitado [roça]. Não tem ilha de calor e nem prédios altos bloqueando a brisa. Fica difícil de acreditar que a ST atinga 50°C nesse local.

 

http://oi61.tinypic.com/2vs0rko.jpg

 

Pode ser que os níveis de ST não sejam tão grande como é informado, mas há o potencial para que haja sim um aumento de ST, visto que no continente são quase inexistentes as barreiras contra os ventos quentes de norte e no caminho dos ventos de norte está localizada a Baía de Sepetiba, que é um gerador de vapor d'agua, então esse vapor pode ser transportado até a estação, e sem contar que em situações de ondas grandes essa umidade do ar pode ser elevada, graças aquele vapor de água que é levantado quando as ondas se chocam no talude da praia...

 

Sim, a umidade é certamente muito mais baixa no interior do bairro. Mesmo se estivesse funcionando corretamente, a estação Guaratiba não refletiria a realidade da maior parte do bairro.

 

O aeroporto de Santa Cruz, localizado bem próximo desse local que vc marcou de vermelho, não costuma registrar valores absurdos de umidade e temperatura.

 

O pior disso tudo é o Alerta Rio e a Grobo terem ficado divulgando os recordes de ST de uma estação "turbinada". Prestaram um desserviço a sociedade.

Link to comment
Share on other sites

Mas falando de grandes cidades, aqui em SP...o Inmet não ter estação em Campinas, S José dos Campos, Ribeirão Preto,Santos, São Bernardo do Campo e tantas outras......na minha opinião é um absurdo....como pode estas cidades não terem estaçoes..Estamos em 2015.....realmente é um atraso....

 

Já estados como MG, RS e SC a cobertura é bem melhor....

Link to comment
Share on other sites

Este são os 20 municípios + populosos do Estado de SP , agora vejam que possui estação do Inmet:

01 São Paulo - Automatica e Convencional

02 Guarulhos - Não tem

03 Campinas - Não tem

04 São Bernardo do Campo - Não tem

05 Santo André - Não tem

06 Osasco - Não tem

07 São José dos Campos - Não tem

08 Ribeirão Preto - Não tem

09 Sorocaba - Automatica e Convencional

10 Santos - Não tem

11 Mauá - Não tem

12 São José do Rio Preto - Não tem

13 Mogi das Cruzes - Não tem

14 Diadema - Não tem

15 Jundiaí - Não tem

16 Carapicuíba - Não tem

17 Piracicaba - Automatica

18 Bauru - Automatica

19 São Vicente - Não tem

20 Itaquaquecetuba - Não tem

 

realmente a cobertura em SP do Inmet é muito ruim.....

Link to comment
Share on other sites

Observação: o próprio GE aponta locais acima de 2000 metros nos picos de MV, em acordo com o que dito sobre os locais no município.

 

Frost, dois deles, dos quatro principais, possuem de fato pouco mais de 2000m e a parte leste de todos eles pertencem a São José dos Campos, pouca gente sabe disso... assim como o Pico do Itapeva que pertence a Pinda e não a CDJ.

 

Nem sabia que dois deles não eram de Camanducaia!

Interessante!

Link to comment
Share on other sites

Porto Velho-RO ficou pelo menos 2 meses.

A da ilha da Moela está fora há meses.

Iguape ficou muitos dias fora também. Já voltou.

 

:lazy:

 

A de Dois Vizinhos-PR desde o dia 17/01...

A de Balsas-MA, desde o dia 25/12...

 

O Inmet não é sério... E ainda temos que nos deparar com ///, 60ºC, -25.9ºC constantemente. :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Ziemann e G. Vieira, a estação automática de Marambaia está funcionando perfeitamente, deve ter como calcular a sensação térmica por ela. Nos dias de vento norte/noroeste a temperatura dispara em Marambaia, acho que as estações ficam perto uma da outra.

 

Bem lembrado, geralmente a umidade lá na marambaia fica um pouco menor...

Link to comment
Share on other sites

Este são os 20 municípios + populosos do Estado de SP , agora vejam que possui estação do Inmet:

01 São Paulo - Automatica e Convencional

02 Guarulhos - Não tem

03 Campinas - Não tem

04 São Bernardo do Campo - Não tem

05 Santo André - Não tem

06 Osasco - Não tem

07 São José dos Campos - Não tem

08 Ribeirão Preto - Não tem

09 Sorocaba - Automatica e Convencional

10 Santos - Não tem

11 Mauá - Não tem

12 São José do Rio Preto - Não tem

13 Mogi das Cruzes - Não tem

14 Diadema - Não tem

15 Jundiaí - Não tem

16 Carapicuíba - Não tem

17 Piracicaba - Automatica

18 Bauru - Automatica

19 São Vicente - Não tem

20 Itaquaquecetuba - Não tem

 

realmente a cobertura em SP do Inmet é muito ruim.....

Guarulhos

Campinas

São Bernardo do Campo

São José dos Campos

Ribeirão Preto

Santos

Mogi das Cruzes

Jundiaí

Piracicaba

Já tiveram convencionais do INMET, que foram sendo desativadas. :sad:

 

Segundo um pessoal (Bom) de Sorocaba que postava na Climatempo, a estação automática de Sorocaba fica, na verdade, no município vizinho de Iperó.

A convencional fica em Sorocaba mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Porto Velho-RO ficou pelo menos 2 meses.

A da ilha da Moela está fora há meses.

Iguape ficou muitos dias fora também. Já voltou.

:lazy:

A de Dois Vizinhos-PR desde o dia 17/01...

A de Balsas-MA, desde o dia 25/12...

O Inmet não é sério... E ainda temos que nos deparar com ///, 60ºC, -25.9ºC constantemente. :hysteric:

A automática de Sobral-CE vem marcando acima de 42, 43°C há semanas.

Quando olhamos a convencional, fez 35, 36, 37°C.

 

O pessoal "mete o pau" nas convencionais do INMET, que são sujeitas a erro humano, etc, etc.

 

Mas, como eu sempre digo, de nada adianta ter automáticas se a manutenção deixa a desejar.

Desconfio que um dos motivos seja a falta de equipes em número suficiente.

Certa vez, um passarinho me contou :mosking: que os salários do INMET são baixíssimos e o pessoal se manda na 1ª oportunidade.

 

Quando a gente olha o mapa das automáticas do INMET, tem sempre mais de 20 fora de operação. :sad:

 

Por isso, eu sou mais uma convencional operante do que uma automática que fica fora com frequência. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Os aquecimentistas piram , 90% do Brasil deve ter nas proximas semanas temperaturas abaixo da media ..

 

U4sZwaj.png

 

Já esqueceram do tórrido Janeiro de 2015 que tivemos ...memória curta :laugh:

Acho que essas temperaturas abaixo da média é a compensação da natureza pela tragédia do mês passado ...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.