Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

hhhh siiim....

 

Mas olha como fica confusa, a forma da Climatempo divulgar

 

Não é errado chamar de ASAS esse anticiclone, porém todos nós, que temos um conhecimento de meteorologia, tendemos a associar ASAS com aquele Anticiclone que você nas cartas de superfície, na costa do Brasil, pós-frontal, que trás um ar mais fresco pra costa do Sudeste, e tal, exatamente como o Caco acho que quis descrever.

 

Já o Anticiclone que vai formar ele é de altitude (upper level high), ele é do tipo bloqueio, que barra as frentes, totalmente diferente da ASAS que a gente tá acostumado a ver na superfície... Eu não chamaria de ASAS, e sim de Anticiclone, pra diferenciar... Porque embora sejam dois anticiclones, que realmente são subtropicais do Atlântico, são dois tipos diferentes...

 

Mas enfim... :sarcastic:

 

Até lembro que o Vinicius em meados desse ano comentou que haviam 2 tipos de ASAS:

Uma associada a um cavado nos médios níveis (500 hpa), que acaba tendo características de massa de ar frio.

E a outra associada à alta em 500 hpa, que tem como característica provocar bloqueio, trazer tardes mais secas e quente, porém mínimas baixas (frio vampiro);

 

Eu creio que o que tivemos em fevereiro desse ano foi uma ASAS associada a uma enorme alta pressão em 500 hpa

Link to comment
Share on other sites

Só passando pra lembrar que às 22:58, horário do Brasil, completou exatos dez anos do início do terremoto que causou devastação pelo índico em 2004.

Aquele dia foi extasiante e exaustivo pra mim, que vinha, na medida do possível estudando a hidrostática de um tsunami desde meados de 1998.

 

Pra não dar offtopic. Não caiu uma gota de chuva hj aqui em Santo André. Em compensação hj teve uma das neblinas mais intensas do ano. Não se enxergava 20 metros a frente.

Link to comment
Share on other sites

Pois é... a ASAS de superfície muitas vezes é chamada de anticiclone semi-permanente, pois está lá praticamente o ano todo.

 

O que muda no decorrer do ano é a sua extensão e a localização, ora mais próxima da África (Normalmente no verão), ora mais próxima da América do Sul (Geralmente de meados do outono a meados da primavera).

 

Devido à subsidência (Descida lenta do ar mais frio dos níveis mais altos), as ilhas de Santa Helena e Ascenção (Pertencentes ao Reino Unido), que ficam no meio do Atlântico, têm clima tendente ao semi-árido, com menos de 1.000 mm anuais de chuva (Exceto áreas de chuva orográfica).

 

O mesmo vale para a ASPS-Alta (Ou Anticiclone) Subtropical do Pacífico Sul, o anticiclone dos Açores (Que seria a Alta Subtropical do Atlântico Norte), etc.

Link to comment
Share on other sites

AQUI JÁ ESQUENTOU, HOJE DEU 15,8°C E AGORA ESTÁ COM SOL E 17,3°C, PODERÁ IR A 24/25°C. VOLTOU O VERÃO.

 

 

Depois que o tempo limpou e não choveu caiu pra 9,9°C RESERVA / 12.4°C LAGE , ée voltou o verão :mosking:

 

 

Lindo dia de céu azul , seria muito aproveitavel se não tivesse que trabalhar , se as nuvens não aparecerem deveremos ir a 28°C 29°C

Link to comment
Share on other sites

Cantareira sobe pelo 3o dia...7,4....agora vai..A represa ainda está com acumulado abaixo do normal com 143,2mm sendo que o esperado é de 220,9mm

 

O déficit hídrico já deve ter zerado, então daqui por diante a chuva que cair deverá resultar no aumento do nível.

 

O problema é que o sistema está com 20% negativo, abaixo do nível de captação.

 

Vai ter que chover muito para zerar a conta do "cheque especial" e depois recompor.

 

Problemas: assim como novembro e dezembro ficaram abaixo da média, janeiro poderá seguir o mesmo caminho. E já comentaram por aqui sobre a possibilidade desse verão ser curto, mal chegando a março.

 

"Tô cum medo''.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, últimos dias andam corridos porque tô aqui de guia turístico de amigos, mas estou passando rapidamente para dizer que Buenos Aires está UM FORNO. Ontem a máxima foi de 31,2ºC, ainda normal. Mas hoje a mínima já ficou em 23,8ºC e agora, 9h53, já temos 28,9ºC com sensação térmica de 32,6ºC, por causa da URA de 70%. Parece que à noite chove, mas por enquanto tempo muito úmido e pesado.

Link to comment
Share on other sites

A manhã desta sexta-feira segue com céu limpo aqui no Rio. No momento, no Centro do Rio, a estação do Santos Dumont registra 28°C.

 

0dp33mS.png

Coisa mais linda do mundo essa cidade :heart: . Entre as estações do Alerta Rio a maior temperatura é Santa Cruz na leitura das 11:45 com 33,2º. A menos quente é Guaratiba com 29,0º.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, Rodolfo e Vitor, a expectativa fica por conta de Janeiro, que promete ser MUITO chuvoso no centro-sul de MG,

segundo expectativas da Climatempo.

 

Média parciais - Dezembro 2014

 

24,1 (+0,9) - Porto Alegre RS

 

24,6 (+2,1) - Florianópolis SC

 

20,7 (+0,5) - Curitiba PR

 

22,8 (+0,7) - São Paulo SP

 

23,1 (+0,9) - Belo Horizonte MG

 

27,0 (+0,7) - Rio de Janeiro RJ (Galeão)

 

Em Juiz de Fora, temos anomalia positiva de [highlight=red]+01,1ºC[/highlight]

Link to comment
Share on other sites

Renan, 06Z GFS foi horrível para o interior do Brasil/Leste do Sudeste. Precipitação total para 384 HORAS e nem assim vemos algo significativo...No Espírito Santo 20 mm é muito... Bloqueio rules :

 

oN2uRZT.gif

 

Sigamos atentos.

Desculpa, Vitor, mas não entendi direito esse mapa. O Rio está vermelho, assim como quase todo o Sul. O que significa?

Link to comment
Share on other sites

Verão mostrando a cara , algumas temperaturas agora , a mais " amena" do site "estaçoes do Brasil é a minha estação do Bairro Reserva com 23°C

 

Outras :

 

Maria da Fé Lage [highlight=red]28,5°C[/highlight]

 

Campos do Jordão [highlight=red]28,2°C[/highlight]

 

Gonçalves [highlight=red]27,5°C[/highlight]

 

Bom Jardim da Serra [highlight=red]27,1°C[/highlight]

 

São Jose dos Ausentes [highlight=red]27,1°C[/highlight]

 

São JOaquim [highlight=red]26,1°C[/highlight]

Link to comment
Share on other sites

Verão mostrando a cara , algumas temperaturas agora , a mais " amena" do site "estaçoes do Brasil é a minha estação do Bairro Reserva com 23°C

 

São Joaquim Inmet tem: edit: [24.4ºC] [estava 1 hora atrasado quando postei 23.3ºC]. Fui olhar porque achei exagerado 26, para o Inmet de São Joaquim no dia de hoje.

 

Garanhuns 24.2ºC, Inácio Martins 25.2ºC. Cabo de Santa Marta com 25.4ºC, Tramandaí com 24.8ºC e Mostardas com 24.7ºC E só isso que achei de mais ameno, tirando isso a fervura tá grande no país.

 

São as estações mais amenas do Brasil, não só do site.

Link to comment
Share on other sites

interessante que é só o canal primário de umidade deixar de atuar no sudeste, que já voltamos a ter mais umidade e chuva, tempo fechado aqui com trovoadas, nuvens estavam a pouco azul esverdeadas a norte.

 

faz 29,8

 

mínima até agora de 23,4. Mas se chover forte podemos ter uma mínima momentânea menor ainda

Link to comment
Share on other sites

Floripa voltando a ter sol quase depois de uma semana sem vê-lo. Praias lotadas, água geladinha e o povo feliz.

 

Fico preocupado com essa tendência de precipitação de longo prazo mostrada por alguns amigos aqui, seria muito ruim para a temporada de SC.

 

Em 120h/126h nova incursão de ar frio podendo trazer neve novamente para os Andes até a região de Bariloche/Osorno acima dos 1500m.

Link to comment
Share on other sites

Verão mostrando a cara , algumas temperaturas agora , a mais " amena" do site "estaçoes do Brasil é a minha estação do Bairro Reserva com 23°C

 

São Joaquim Inmet tem: edit: [24.4ºC] [estava 1 hora atrasado quando postei 23.3ºC]. Fui olhar porque achei exagerado 26, para o Inmet de São Joaquim no dia de hoje.

 

Garanhuns 24.2ºC, Inácio Martins 25.2ºC. Cabo de Santa Marta com 25.4ºC, Tramandaí com 24.8ºC e Mostardas com 24.7ºC E só isso que achei de mais ameno, tirando isso a fervura tá grande no país.

 

São as estações mais amenas do Brasil, não só do site.

 

22,4ºC em Bagé... :mosking:

 

Pela manhã quase tivemos um forte temporal, as descargas elétricas eram constantes e intensas. Depois que a tempestade perdeu força ao atingir Bagé,veio uma chuva com trovoadas. Mas mesmo após esta chuva, segue MUITO abafado. Temperatura do Orvalho está igual a 2m praticamente.

Link to comment
Share on other sites

Eduardo , repare que é a precipitação acumulada de hoje até 384 horas... E observe também que o grosso fica todo no Sul Brasil e Oeste do "sub-continente", sinalizando claramente a dificuldade das frentes frias chegarem ao Sudeste. E mesmo assim, MG e o ES choveria praticamente nada. Mas por enquanto é só acompanhamento, já que há divergência entre os modelos para o início de 2015.

Link to comment
Share on other sites

Alerta da METSUL para outro período de temporais e chuva intensa.

Abraços.

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/789/Alerta:_Novo_período_de_alto_risco_com_tempestades_e_chuva_extrema

 

Feito,

 

Agora vou tentar te mostrar algo do método científico....

 

Colete os dados reais e depois compare com aquilo que o modelo ou intuição indicava.

 

Quem está certo? A realidade

Você postou a imagem abaixo em 18/12/2014

 

Faça uma reflexão os demais também.

 

Abraços

 

 

2uh4dp1.png

 

dia 18 máx 30,2 min 22,0

dia 19 máx 31,3 min 18,3

dia 20 máx 36,1 min 20,3

dia 21 máx 23,5 min 20,5

dia 22 máx 25,7 min 18,5

dia 23 máx 26,1 min 14,1

dia 24 máx 27,6 min 15,7

dia 25 máx 31,1 min 18,3

Link to comment
Share on other sites

Alerta da METSUL para outro período de temporais e chuva intensa.

Abraços.

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/789/Alerta:_Novo_período_de_alto_risco_com_tempestades_e_chuva_extrema

 

Feito,

 

Agora vou tentar te mostrar algo do método científico....

 

Colete os dados reais e depois compare com aquilo que o modelo ou intuição indicava.

 

Quem está certo? A realidade

Você postou a imagem abaixo em 18/12/2014

 

Faça uma reflexão os demais também.

 

Abraços

 

 

2uh4dp1.png

 

dia 18 máx 30,2 min 22,0

dia 19 máx 31,3 min 18,3

dia 20 máx 36,1 min 20,3

dia 21 máx 23,5 min 20,5

dia 22 máx 25,7 min 18,5

dia 23 máx 26,1 min 14,1

dia 24 máx 27,6 min 15,7

dia 25 máx 31,1 min 18,3

 

FORECA acertou certinho. Chuva hoje. Dificilmente ele erra.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

FORECA acertou certinho. Chuva hoje. Dificilmente ele erra.

Abraços.

 

Não sei se acertou certinho.

 

Tentei te mostrar como funciona a ciência.

 

comparar as previsões da teoria com os resultados da experiência.

 

Talvez seja melhor você calcular a correlação obtida entre o previsto e o experimental.

 

É simples....mas dá trabalho

Link to comment
Share on other sites

 

FORECA acertou certinho. Chuva hoje. Dificilmente ele erra.

Abraços.

 

Não sei se acertou certinho.

 

Tentei te mostrar como funciona a ciência.

 

comparar as previsões da teoria com os resultados da experiência.

 

Talvez seja melhor você calcular a correlação obtida entre o previsto e o experimental.

 

É simples....mas dá trabalho

 

NENHUMA previsão é 100% e nunca foi. Erram seguido. No entanto, pelo o que eu observo, das previsões "prontas" o FORECA é o melhor site. Vejo inclusive as previsões para o exterior para meus passageiros e normalmente dá certinho.

Link to comment
Share on other sites

 

FORECA acertou certinho. Chuva hoje. Dificilmente ele erra.

Abraços.

 

Não sei se acertou certinho.

 

Tentei te mostrar como funciona a ciência.

 

comparar as previsões da teoria com os resultados da experiência.

 

Talvez seja melhor você calcular a correlação obtida entre o previsto e o experimental.

 

É simples....mas dá trabalho

 

NENHUMA previsão é 100% e nunca foi. Erram seguido. No entanto, pelo o que eu observo, das previsões "prontas" o FORECA é o melhor site. Vejo inclusive as previsões para o exterior para meus passageiros e normalmente dá certinho.

 

Não sei....simplesmente não sei.

 

Pegue as previsões de máximas, mínimas, médias, precipitação faça um conjunto de dados pegue outro conjunto que contenha os resultados pertinentes.

 

Compare os dois dentro de um método que você possa enviar para o Joe Bastardi conferir.

 

Isto chama revisão.

 

Pronto este é o método científico.

==================

 

Por outro lado,

 

Um relógio quebrado está absolutamente certo duas vezes ao dia.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Começa a chover na região do Cantareira, qualquer chuvinha é bem vinda.

 

Amanhã começarei a reportar com mais detalhes o tempo por aqui.

 

No momento nublado e abafado. Rodovias sentido litoral estão cheias.

 

Trecho da Rio-Santos continua bloqueada por causa de parte da mesma que cedeu, vai ficar complicado para aqueles lados.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.