Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

PORTO ALEGRE (SALGADO FILHO) 2014 - DESVIOS (1981/2010)

 

(+1,9) - JANEIRO

 

(+2,0) - FEVEREIRO

 

(-0,3) - MARÇO

 

(+0,7) - ABRIL

 

(0,0) - MAIO

 

(+0,8) - JUNHO

 

(+1,4) - JULHO

 

(+0,3) - AGOSTO

 

(+1,3) - SETEMBRO

 

(+1,1) - OUTUBRO

 

(+1,3) - NOVEMBRO

 

(+1,0) - DEZEMBRO**

 

**DEZ até dia 22

 

Ano horrível para POA também!

 

Mas penso que para as outras capitais do sul e mesmo SP , não foi tão diferente..!!

Link to comment
Share on other sites

Pior, amigo Caco, que tem pessoas que não acharam "horrível" o ano para POA. "Tudo dentro da normalidade", alguns dizem. Quem mora aqui sabe do que estou falando...

No entanto, tenho fé que este verão será menos pior do que o verão 2013/2014, que foi surreal. Hoje, por exemplo, está uma delícia a temperatura. Claro que não podemos exigir sempre assim, pois teremos ondas de calor, mas não acredito em tão extremas como a do verão passado.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Tendência é de que a chuva continue hoje em São Paulo, mas bem mais fraca. A frente está semi-estacionária na costa paulista por conta da atuação do Bloqueio mais a norte, e organiza já a ZCOU (Zona de Convergência de Umidade). Ainda serão observados volumes pontuais de chuvas mais significativos, mais na ordem de 30-40mm em média. Áreas de MG/ RJ/Centro-Oeste também seguirão com condições para trovoadas no período da tarde/noite.

 

Uma pena que essa zona não ficará organizada por mais tempo, pois temos uma configuração para ZCAS com a atuação do VCAN e da Alta da Bolívia.

 

TS6CvT8.png

 

Já na quinta-feira, a frente fria se afasta da costa de vez, e com isso a ZCOU enfraquece consideravelmente, pois perdeu seu principal "alimentador". Ainda sim, podem ocorrer trovoadas no período da tarde em SP, e em áreas do sudeste.

 

rUJUxgl.png

 

A partir do final de semana, é consenso em todos os modelos que o anticiclone que está sobre o ES irá se expandir sobre o Sudeste, e com isso irá diminuir bastante as condições de chuvas por toda a região. Ainda sim, não dará pra descartar trovoadas isoladas pela faixa leste, áreas do sul de MG e até mesmo no RJ. Obviamente, o calor volta a ganhar bastante força, com máximas superando os 30C. Na Capital, poderemos ver até 32, 33C ao longo do final de semana. As noites voltam a ficar muito abafadas novamente.

 

3C0ulRn.png

 

Enquanto isso no sul do país, depois do predomínio de um anticiclone fora do padrão pra dezembro, trazendo condições "outonais" para o verão, o tempo volta a se instabilizar de novo a partir de sexta-feira em especial, com a atuação de cavados na média e alta troposfera, aliados também a considerável divergência gerada pela Alta da Bolívia em 250hpas. Isso irá gerar chuva e trovoadas, alguns temporais, mas a príncipio sem condições para severidade. A principal ameaça deverá ser com a possibilidade de acumulados significativos em algumas áreas do RS.

 

znTBbRV.png

IHqB2VB.png

 

No sábado, novos cavados voltam a atuar sobre o RS, porém esses devem organizar uma nova frente fria ao longo do domingo sobre o sul. Essa frente fria irá avançar ao longo do início da próxima semana sobre o Sudeste do país. Por enquanto não dá pra afirmar com exatidão o tempo de avanço dessa frente, por divergências entre os modelos. Com isso qualquer previsão para o ano novo ainda é bem incerta, em relação a chuvas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gente, tem uma coisa que vocês precisam entender: 14°C pode não ser tão frio, mas em determinada época é notável, é raro. Frio relativo, ficou melhor?

 

Vini, tentando te ajudar.

 

14ºC não é frio, nem quente e muito "fresquinho".

 

14ºC são apenas 14ºC um número tão bonito quanto 28,3ºC ou -17,6ºC.

 

A pergunta deve ser completa: 14ºC, onde e quando?

 

Em São Joaquim,

 

Média das mínimas em dezembro 11,9ºC

 

Quanto deu hoje? 7ºC [Na convencional]

 

e na automática? 9,1ºC...opa....não se preocupem excepcionalmente hoje a convencional está certa e a automática errada [não resisti]

 

4,9ºC abaixo do normal ....frio. [ só considero a convencional]

 

Em compensação já teve coisa muita melhor que 7,0ºC ou os 9,1ºC [da automática]

1955 4,4

1956 9,3

1957 3,6

1958 5,2

1959 8,7

1960 3,9

1961 7,1

1962 4,6

1963 7,4

1964 5,2

1965 4,7

1966 7,4

1967 4,3

1968 2,9

1969 10,5

 

O show mesmo será por conta da máxima

 

veja a média das máximas 22,2ºC

 

Conclusão: Vocês são pessoas inteligentes.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pior, amigo Caco, que tem pessoas que não acharam "horrível" o ano para POA. "Tudo dentro da normalidade", alguns dizem. Quem mora aqui sabe do que estou falando...

No entanto, tenho fé que este verão será menos pior do que o verão 2013/2014, que foi surreal. Hoje, por exemplo, está uma delícia a temperatura. Claro que não podemos exigir sempre assim, pois teremos ondas de calor, mas não acredito em tão extremas como a do verão passado.

Abraços!

 

Estas pessoas que não acharam horrivel, acha que vai de gosto...pessoas que gostam de calor....Teve uma vez que SP ficou 3 graus acima da média e vi pessoas elogiando o clima....complicado. Para o torcedores de frio, este ano é pra se jogar no lixo....o que fiquei feliz, foi os 8,3 negativos na mantiqueira em pleno mes de outubro....pra mim o maior acontecimento do ano no Brasil....Qto a 2015, nem estou tão preocupado com anomalias , mas sim com o volume de chuvas esperado....pelo menos aqui este é o foco..

Link to comment
Share on other sites

Gente, tem uma coisa que vocês precisam entender: 14°C pode não ser tão frio, mas em determinada época é notável, é raro. Frio relativo, ficou melhor?

 

Vini, tentando te ajudar.

 

14ºC não é frio, nem quente e muito "fresquinho".

 

14ºC são apenas 14ºC um número tão bonito quanto 28,3ºC ou -17,6ºC.

 

A pergunta deve ser completa: 14ºC, onde e quando?

 

14 graus...para um gaucho acho que é fresco, mas em dezembro que a temperatura bate 33/35.....torna-se frio..!!

 

14 graus para Nova York agora no Natal, penso que veremos pessoas de bermuda nas ruas....

 

Não dá pra estabelecer uma regra sobre um determinado numero...

Link to comment
Share on other sites

Sobre a minima de S Joaquim de hoje

 

09,1 - Automática Inmet

 

07,0 - Convencional Inmet

 

08,8 - Trento Epagri Ciram

 

Esclarecerendo - Distancia entre as estações :

 

Aut x Conv - 2 metros

 

Aut x Epagri - 25 mts

 

Conv x Epagri - 25 mts

 

99,9% de chance que a estãção convencional de S Joaquim está errada ou com problema.

Link to comment
Share on other sites

Acumulados em 24h na Rede Cemaden de Pluviômetros:

 

Grande São Paulo:

 

nqRKr88.png

 

 

Serra do Mar e Baixada Santista:

 

yHQIz5l.png

 

Campinas e Região:

 

c7wktnq.png

 

 

Será que está correto estes valores superiores a 300 mm no meio da serra do mar, sei que o fator orografico influência muito, mas é muita chuva para menos de 24 h.

Link to comment
Share on other sites

Achei bizarro também esses 335 mm... se aconteceu mesmo deve ter rasgado a serra toda...

 

Este 335mm é justamente ali na Padre Manoel da Nobrega região de Cubatão, onde inclusive houve alagamento..mais ou menos onde mostra esta live cam

 

 

Negativo Carlos, este ponto de leitura são uns 2km mais para frente, quase no "pé" da rodovia imigrantes, um condomínio chamado Vale Verde ou depois da curva na pedreira, ali talvez seria o mais ideal para se ter um pluviômetro.

 

Meu pai veio ontem de São Bernardo do Campo e foi bem ali que ele disse que pegou a maior chuva de toda a estrada.

 

Por curiosidade, eles não pegaram muita chuva na serra da imigrantes.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a minima de S Joaquim de hoje

09,1 - Automática Inmet

07,0 - Convencional Inmet

08,8 - Trento Epagri Ciram

 

Esclarecerendo - Distancia entre as estações :

Aut x Conv - 2 metros

Aut x Epagri - 25 mts

Conv x Epagri - 25 mts

 

99,9% de chance que a estãção convencional de S Joaquim está errada ou com problema.

Ou um simples erro de digitação em algum ponto da transmissão/recepção dos dados... Vai saber... :roll:

Quando sair a atualização no BDMEP... :russian:

 

-------------

Não sei se foi o caso de ontem mas esses totais de 200/300 mm na serra do Mar são frequentes.

 

Em 24 horas, de 22 a 23/02/2013, o posto do SAISP em Cubatão registrou 272,2 mm.

Link to comment
Share on other sites

Aldo...já faz varios dias que a SJ convencional vem apresentando diferenças grandes em relação a automatica...Iutra caso parecido é a estação de Lages....a automatica registra valores bem diferente do que dá convencional....

 

Cada dia que passa tenho menos confiança em relação as convencionais...

Link to comment
Share on other sites

Aldo...já faz varios dias que a SJ convencional vem apresentando diferenças grandes em relação a automatica...Iutra caso parecido é a estação de Lages....a automatica registra valores bem diferente do que dá convencional....

 

Cada dia que passa tenho menos confiança em relação as convencionais...

Carlos, estações convencionais são passíveis de falhas, claro.

Mas não tem muito o que dar errado.

 

1. Um observador experiente pode errar, claro, é humano. Mas é difícil.

A não ser que tenha gente destreinada fazendo o serviço.

 

2. O termômetro de máxima (Mercúrio) pode ter bolhas.

Mas é facilmente visível por quem está acostumado.

 

3. O álcool do termômetro de mínima pode se polimerizar, falseando as leituras.

Mas, para isso é necessário falta de cuidado, expô-lo ao sol por período relativamente longo, etc.

 

Fiz um cursinho de férias no IAG há a alguns anos.

Fazemos todas as leituras que um observador faz numa convencional (Temperaturas, chuva, umidade, pressão, etc,etc).

É necessário ter atenção e cuidado mas não é "nenhum bicho de 7 cabeças".

Link to comment
Share on other sites

Falando de volume de chuvas, apenas para lembrar, o Aldo postou tempos atrás esses valores de precipitação para uma localidade da Serra do Mar:

 

Para ilustrar, alguns dados do posto da represa de Itatinga, da Cia. Docas de Santos, em Bertioga, a 720 m de altitude, no alto da serra:

 

1967 # 695,1 # [highlight=yellow]1.157,0[/highlight] # 744,6 # 464,7 # 103,2 # 139,6 # 220,3 # 156,9 # 413,4 # 616,6 # 703,7 # 566,8 # [highlight=yellow]Total: 5.981,9 mm[/highlight]

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aldo...excelente detalhamento e escolho a opção *2*....bolhas...está parecendo bem isso....Agora estamos em semana de Natal , mas na proxima vou ver se consigo falar com o 8o Disme pra elucidar isto...pois uma duas estações a uma distancia de 2 metros, não pode ter 2 ou 3 graus de diferença....

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Aldo...excelente detalhamento e escolho a opção *2*....bolhas...está parecendo bem isso....Agora estamos em semana de Natal , mas na proxima vou ver se consigo falar com o 8o Disme pra elucidar isto...pois uma duas estações a uma distancia de 2 metros, não pode ter 2 ou 3 graus de diferença....

Totalmente de acordo.

Mas o problema de bolhas costuma ocorrer no termômetro de máxima, que é de mercúrio.

 

O termômetro de mínima é a álcool.

 

viewtopic.php?f=140&t=15614

Link to comment
Share on other sites

Só quem esteve no litoral ontem pode saber o que realmente aconteceu, o negócio foi grande, se eu não me engano tivemos em 2009 algo assim com tanta água em pouco tempo, se eu não em engano mais ainda foram cerca de 120mm em uma hora o que deixou várias vias alagadas e que não costumam alagar em Praia Grande.

 

 

Ontem eu imaginava que poderia ser pior mas ferrou muita gente, minha cunhada saiu do canal 4 em Santos as 18h só conseguiu chegar na Vila Mirim PG perto das 4 horas da manhã de hoje.

 

Como postado acima, a região da Vila Margarida recebeu muita água que permaneceu alta por algumas horas.

Link to comment
Share on other sites

Mas disse que é Cubatão ali...e nao outra cidade...o Pedagio da PMN só é uma refererencia...vc entendeu errado..

O ponto que marca 335 está praticamente na divisa municipal Cubatão/São Vicente.

Onde marca 300 já é município de São Vicente.

 

Fiz algumas pesquisas aqui, e não achei nada mais fantástico que essa marca de 335 mm, to achando que pode ter sido a maior marca alcançada em 24 hrs em SP em toda a série.

 

Aldo e Carlos, confirmam minha observação?

Link to comment
Share on other sites

Aldo...excelente detalhamento e escolho a opção *2*....bolhas...está parecendo bem isso....Agora estamos em semana de Natal , mas na proxima vou ver se consigo falar com o 8o Disme pra elucidar isto...pois uma duas estações a uma distancia de 2 metros, não pode ter 2 ou 3 graus de diferença....

Totalmente de acordo.

Mas o problema de bolhas costuma ocorrer no termômetro de máxima, que é de mercúrio.

 

O termômetro de mínima é a álcool.

 

viewtopic.php?f=140&t=15614

 

Acho que aqui tem uma questão observacional que eu tenho testado a exaustao em 2014...o quanto de vento o sensor recebe, pode influenciar na mínima...será que poderia estar certa a mínima de alcool porque recebeu maior dose de ar (vento) que os sensores da automática?

Link to comment
Share on other sites

11,7°C as 16 horas, é a segunda mais baixa neste horário na Climaterra em dezembro (1998/2014), perde para 10,7°C em 22/12/2004.No Inmet deu 10,9°C, a segunda mais baixa neste horários desde 1987, pelo menos, perde para 2004.

 

A CONVENCIONAL ESTÁ ERRADA A DIAS, DEVE TER UMA BOLHA NO TERMÔMETRO DE MÍNIMA, SE NÃO PERCEBERAM , "ACHO" QUE NÃO VIRAM "AINDA". ESTE PROBLEMA ESTÁ OCORRENDO EM DEZEMBRO A DIAS, JÁ AVISEI, MAS ENTROU NUM OUVIDO E SAIU PELO OUTRO.

 

EM CASA DEU 9,4°C.

 

MAFILE, TEM HORAS QUE SERIA UMA ENORME GRATIDÃO, AO FÓRUM, FICARES COM OS DEDOS CONGELADOS.

 

11,0°C AGORA COM GAROA, ESTÁ BEM FRIO, TEM VENTO.

Link to comment
Share on other sites

Aldo...excelente detalhamento e escolho a opção *2*....bolhas...está parecendo bem isso....Agora estamos em semana de Natal , mas na proxima vou ver se consigo falar com o 8o Disme pra elucidar isto...pois uma duas estações a uma distancia de 2 metros, não pode ter 2 ou 3 graus de diferença....

Totalmente de acordo.

Mas o problema de bolhas costuma ocorrer no termômetro de máxima, que é de mercúrio.

 

O termômetro de mínima é a álcool.

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=140&t=15614

 

Acho que aqui tem uma questão observacional que eu tenho testado a exaustao em 2014...o quanto de vento o sensor recebe, pode influenciar na mínima...será que poderia estar certa a mínima de alcool porque recebeu maior dose de ar (vento) que os sensores da automática?

É ERRO MESMO.
Link to comment
Share on other sites

Mas disse que é Cubatão ali...e nao outra cidade...o Pedagio da PMN só é uma refererencia...vc entendeu errado..

O ponto que marca 335 está praticamente na divisa municipal Cubatão/São Vicente.

Onde marca 300 já é município de São Vicente.

 

Não entendi errado não, eu apenas dei exemplo de onde deve estar este pluviômetro.

 

Mesmo que se você sentar a bunda aonde está o pedágio e aonde está o vale verde verá uma enorme diferença na sua frente, desde que esteja olhando para a serra.

 

Artur, concordo que pode ter sido histórico mas já vi coisa bem pior por aqui, com menos acumulado mas muito assustador.

 

O que me estranha é não ter acontecido nada por lá, ou talvez ninguém tenha dado atenção neste dado.

Link to comment
Share on other sites

Aldo...excelente detalhamento e escolho a opção *2*....bolhas...está parecendo bem isso....Agora estamos em semana de Natal , mas na proxima vou ver se consigo falar com o 8o Disme pra elucidar isto...pois uma duas estações a uma distancia de 2 metros, não pode ter 2 ou 3 graus de diferença....

Totalmente de acordo.

Mas o problema de bolhas costuma ocorrer no termômetro de máxima, que é de mercúrio.

 

O termômetro de mínima é a álcool.

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=140&t=15614

 

 

É MUITO MAIS COMUM TER BOLHA NO DE MÍNIMA, EXPERIÊNCIA PRÓPRIA E É UM SACO PARA ELIMINAR A DISTINTA! O RISCO DE QUEBRAR O TERMÔMETRO É GRANDE, MICRO BOLHAS, PERTO DO GARFO, SÃO AS PIORES, DEMORA PARA PERCEBER E É QUASE IMPOSSÍVEL TIRÁ-LAS, TAMBÉM PASSEI POR ISSO, LEVEI MAIS DE UMA SEMANA "BRIGANDO" COM O TERMÔMETRO.

Link to comment
Share on other sites

Aldo...excelente detalhamento e escolho a opção *2*....bolhas...está parecendo bem isso....Agora estamos em semana de Natal , mas na proxima vou ver se consigo falar com o 8o Disme pra elucidar isto...pois uma duas estações a uma distancia de 2 metros, não pode ter 2 ou 3 graus de diferença....

Totalmente de acordo.

Mas o problema de bolhas costuma ocorrer no termômetro de máxima, que é de mercúrio.

 

O termômetro de mínima é a álcool.

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=140&t=15614

 

 

É MUITO MAIS COMUM TER BOLHA NO DE MÍNIMA, EXPERIÊNCIA PRÓPRIA E É UM SACO PARA ELIMINAR A DISTINTA! O RISCO DE QUEBRAR O TERMÔMETRO É GRANDE, MICRO BOLHAS, PERTO DO GARFO, SÃO AS PIORES, DEMORA PARA PERCEBER E É QUASE IMPOSSÍVEL TIRÁ-LAS, TAMBÉM PASSEI POR ISSO, LEVEI MAIS DE UMA SEMANA "BRIGANDO" COM O TERMÔMETRO, TENHO UM AQUI QUE ABANDONEI, NÃO CONSEGUÍ, ATÉ CONSEGUÍ, MAIS BOLHAS!.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

Penso eu que a tese do convencional ser melhor só procede se não der "defeito" os termometros de máxima e mínima. Então creio eu que a automática vem pra suprir um possível "defeito" da convencional.

 

Esse caso de São Joaquim vem bem a calhar pra desmistificar que "sempre" a convencional será melhor.

Link to comment
Share on other sites

Que emoção em ver essa chuva toda no Cantareira! Estou dando pulos de alegria aqui.

Continua chovendo por lá, em quase todas as represas do sistema. No entanto, a chuva perdeu forças!

 

A frente fria por enquanto está cumprindo o prometido!

 

===============================================

 

Já aqui no Tatuapé, dia chuvoso. A chuva varia de fraca a moderada intensidade! 19 graus na Mooca-CGE!

Eu sinceramente achei que nem choveria mais hoje em Sampa, ficando aquele dia nublado e sem sal. Ainda bem que eu tava equivocado!

Link to comment
Share on other sites

É MUITO MAIS COMUM TER BOLHA NO DE MÍNIMA, EXPERIÊNCIA PRÓPRIA E É UM SACO PARA ELIMINAR A DISTINTA! O RISCO DE QUEBRAR O TERMÔMETRO É GRANDE, MICRO BOLHAS, PERTO DO GARFO, SÃO AS PIORES, DEMORA PARA PERCEBER E É QUASE IMPOSSÍVEL TIRÁ-LAS, TAMBÉM PASSEI POR ISSO, LEVEI MAIS DE UMA SEMANA "BRIGANDO" COM O TERMÔMETRO.

:good2:

 

---------------

Mafili,

 

Penso eu que a tese do convencional ser melhor só procede se não der "defeito" os termometros de máxima e mínima. Então creio eu que a automática vem pra suprir um possível "defeito" da convencional.

Esse caso de São Joaquim vem bem a calhar pra desmistificar que "sempre" a convencional será melhor.

Não é que a convencional seja melhor.

A automática pode ser ótima sim.

 

Não conheço estações automáticas mas trabalhei muito com equipamentos eletrônicos de medição de laboratório.

Eu sei que você sabe tudo o que eu vou falar, mas é para as pessoas que eventualmente não saibam.

 

1. Não existe equipamento, nenhum, nenhum mesmo, que mantenha a calibração eternamente.

Todos, absolutamente todos, têm que ser recalibrados periodicamente conforme instruções do fabricante.

 

2. Como todo equipamento, podem ocorrer falhas de leitura, etc, devido a problemas de manutenção.

Por isso, muitas vezes, temos que ter outro confiável para comparar.

E quando a leitura começa a variar imperceptivelmente dia após dia, devido a algum problema técnico?

Aí é um problema: até quando eu considero que as leituras eram confiáveis?

 

3. No caso de INMET, certamente são necessárias turmas de manutenção sempre a postos.

O que não parece ocorrer pois vemos estações que ficam fora de operação meses a fio.

A automática do Porto Velho-RO está fora há semanas.

 

Esse é o problema.

Muita gente imagina que é só instalar uma automática e esquecer, que tudo bem.

Se fosse assim, seria uma maravilha. :laugh:

Só que não é. Continua necessitando da intervenção do bicho-homem.

Link to comment
Share on other sites

Já aqui no Tatuapé, dia chuvoso. A chuva varia de fraca a moderada intensidade! 19 graus na Mooca-CGE!

Eu sinceramente achei que nem choveria mais hoje em Sampa, ficando aquele dia nublado e sem sal. Ainda bem que eu tava equivocado!

A automática do Mirante já acumula 27,0 mm desde que a chuva recomeçou, no final da manhã.

 

Rajadas de vento sul de até 32 km/h na automática do Mirante e 48 km/h em Congonhas.

 

Às 17h verão:

Mirante - 18,7°c

IAG - 18,4°C

 

Enfim uma noite boa para dormir.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.