Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Como já comentado pelo Rodolfo, podemos ter a volta do "forno" no ano novo.

 

Mirante: 17,5°C / 21,7°C

IAG: 16,4°C / 21,8°C

 

Essa previsão de longo prazo era dada como certa até ontem às 18 hs. A última atualização das 18 hs de hoje deu uma modificada no panorama. Instabilidades associadas a uma FF provocariam chuvas e queda de temperatura na 2ª feira em Sampa. A semana, que anteriormente seria de MUITO CALOR, agora segue mais indefinida. A Climatempo anuncia a formação de um ASAS (novamente no verão!!!) para o decorrer da próxima semana, mas não faria CALORÃO em Sampa. Calor, mas bem suportável. Reveillon continua garantido, com tempo bom em Sampa!. Seguimos monitorando.

 

Partirei da Vila Madá rumo à Granja Viana para ceia de Natal daqui a pouco. Segue encoberto e uns 19ºC/20ºC. Dia magnífico para Dezembro. A propósito, este Dezembro tem tudo para fechar na média ou MUITO próximo; quiçá abaixo!

Link to comment
Share on other sites

A anomalia de precipitação prevista para Dezembro:

 

http://i.imgur.com/b30aoAt.png

 

-Acertou com precisão em muitos estados brasileiros.

 

 

A anomalia de precipitação prevista para Janeiro:

 

http://i.imgur.com/8I2NtWJ.png

 

ESTE VÍDEO FALA POR MIM:

 

Maravilha! Vai cair em todas praticamente todas as áreas do sudeste que precisam de chuva. Ficaria acima da média no Cantareira e também nas represas responsáveis pela geração de energia.

Como eu comentei no meu post anterior, o CFS parece mostrar uma tendência de enfraquecimento do anticiclone em 500 hpa à partir da segunda semana de janeiro! Creio que à partir desse daí, as chuvas começam a ficar mais constante no sudeste com a formação da ZCAS.

Link to comment
Share on other sites

O Sistema Cantareira voltar a subir após 8 meses, além de completar 5 dias sem cair, já é um bom começo. Agora, que alta sensacional teve o Rio Claro! É assim que espero ver o Cantareira subindo.

Mas as previsões para a próxima semana desanimam :(

O sistema Rio Claro é pequeno, participa com 5,8% da água consuma da região metropolitana de Sampa.

Mas é uma boa notícia.

O sist. Rio Claro fica no extremo leste da região metropolitana, no município de Salesópolis, bem próximo à serra do Mar, quase na divisa com Bertioga.

É antigo, opera desde 1932.

Embaixo, canto inferior direito, seta vermelha.

 

2S1Ooss.jpg

 

Pela localização, essa grande alta é bem compreensível, pois choveu MUITO no litoral e serra do mar, como já postado.

Link to comment
Share on other sites

De acordo com os dois principais modelos, GFS e ECMWF não deve chover mais do que 5 mm até o dia 31/12, caso se confirme, Dezembro terminará com chuvas muito abaixo da média.

Até o momento choveu 120 mm em casa e 150 mm no INMET, a média para o mês e de aproximadamente 300 mm.

 

A chuva anual caso se confirme a previsão, terminará em 1050 mm, sendo o ano mais seco desde o tórrido 2012, quando choveu 1094 mm.

Link to comment
Share on other sites

Máxima na casa dos 20°C em plena véspera de Natal, com chuva e ventos fracos, ao nível do mar, não está nada mal..deve ser um breve alento psra um ano com pouco inverno como foi essse 2014 para minhas bandas.

 

Idem pra cá Diego, única diferença que chegamos aos 22ºC perto de meio-dia.

 

Agora 20ºC, na RBS já abaixou dos 20 inclusive.

 

Não me recordo qual foi a última vez que tive um dia 24 assim ameno, se é que já vivenciei isso por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Uma interessante linha de tempestades desloca-se lentamente em direção à zona da mata e todo o estado do Rio.

Será que vai???

 

No momento, calorosos 24,8ºC. A máxima ficou em 32,3ºC.

 

 

Chove forte com trovoadas em Barra do Piraí.

Tenho 23,1°C no INMET, e a máxima ficou por volta de 30°C

 

Boa noite!

Link to comment
Share on other sites

A ceia de Natal mais fria do Brasil por enquanto até agora 21:30hs....vai sendo em S Jose dos Ausentes com 12 graus....o Morro da Igreja está 10 graus e o PNI está 11 mas com ceu limpo....Nas capitais, Porto Alegre com 23, Florianópolis 22, Curitiba 16, S Paulo com 19 e Belo Horizonte e Rio de Janeiro ambas com 26...

Link to comment
Share on other sites

 

Essa foi a temperatura máxima que dormi aqui no quarto na Granja num dia do tórrido janeiro desse ano (o mês com a média mais alta da história do Inmet de Sampa!). Ventilador no máximo!

 

Esta é a temperatura aqui na sala do apartamento da minha tia, nos pés de uma colina, lá em casa está na casa dos 34/35 graus

Link to comment
Share on other sites

 

Essa foi a temperatura máxima que dormi aqui no quarto na Granja num dia do tórrido janeiro desse ano (o mês com a média mais alta da história do Inmet de Sampa!). Ventilador no máximo!

 

Esta é a temperatura aqui na sala do apartamento da minha tia, nos pés de uma colina, lá em casa está na casa dos 34/35 graus

Com esses dias mais frescos aqui em casa o termômetro interno está em 27°, não tem feito forte calor durante o dia o que ajuda. Ainda pouco tivemos uma rápida pancada forte aqui em Realengo. Ventos sopram constantes de SW e faz 23°, bem diferente das últimas noites de Natal. Feliz Natal a todos!

Link to comment
Share on other sites

Madrugada do dia 25 começando com friozinho legal em São Paulo.

 

Congonhas marcando 19C. Desde 2008, não temos essa temperatura sendo registrada, ainda que naquele ano, estava chovendo forte no horário.

 

25/12 - 0h00 nos últimos anos no Aeroporto de Congonhas:

2013: 21C

2012: 23C

2011: 21C

2010: 21C

2009: 22C

2008: 19C

Link to comment
Share on other sites

Carlos essa chuva é conhecida aqui em MG como "chuva de molhar bobo " kkkk

 

Hoje quando o sol saiu deu uma abafadinha maximas entre 23°C e 25°C , e acumulados entre 5mm 7mm

 

Agora vamos encaminhando pra uma noite bem fresca pro natal com céu parcialmente nublado

 

Reserva 17,5°C

 

Lage 20°C

Mas eu me molhei… kkk… humm…

Hj a máxima foi de 16,8°

nhaa belo dia de verão…

 

Agora com chuviscos e 15°

 

 

Link to comment
Share on other sites

Agora: 20,1º C com céu "azul de outono".

 

Quase mesma temperatura daqui; só muda as condições de tempo, pois aqui continua nublado. Quantos Km Jundiaís de Sampa, Melo; uns 60 Km pela Anhanguera ou Bandeirantes? Sentido Noroeste, né?

 

Abs

 

Quase mesma temperatura daqui; só muda as condições de tempo, pois aqui continua nublado. Quantos Km Jundiaís de Sampa, Melo; uns 60 Km pela Anhanguera ou Bandeirantes? Sentido Noroeste, né?

Link to comment
Share on other sites

Agora: 20,1º C com céu "azul de outono".

 

Mesma temperatura daqui; só muda as condições de tempo, pois aqui continua nublado. Quantos Km Jundiaís de Sampa, Melo; uns 60 Km pela Anhanguera ou Bandeirantes? Sentido Noroeste, né?

 

Abs

 

Exato Caco!

 

"Tô incrível' com essa diferença!

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Céu cinza, chuviscos e tempo londrino que vão dando um começo ruim a temporada de verão no litoral catarinense. Até o momento, uma pena o deslocamento deste anticiclone frio, que foi bloqueado e não trouxe as mínimas projetadas, nem o céu claro para nossas bandas. Mais um dia perdido para os veranistas.

Link to comment
Share on other sites

Agora: 20,1º C com céu "azul de outono".

 

Mesma temperatura daqui; só muda as condições de tempo, pois aqui continua nublado. Quantos Km Jundiaís de Sampa, Melo; uns 60 Km pela Anhanguera ou Bandeirantes? Sentido Noroeste, né?

 

Abs

 

Exato Caco!

 

"Tô incrível' com essa diferença!

 

Abraço!

 

Abriu Melo! Agora sol com nebulosidade variável e 23,8ºC. Maravilha! Até tirei uma camisa de manga mais longa e coloquei minha regata amarelo-gema do Lakers que joga hoje com os Bulls em Chicago!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.