Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Agora temos os ventos já soprando do mar por aqui e acredito que vai trazer um pouco de refresco. Uma pena que para hoje não deve mais haver chance de chuvas aqui.

E ainda bem que uma das poucas áreas de chuva acabou caindo bem no coração do Cantareira (como comentou o Troyano) e também nos rios que alimentam o sistema!

Link to comment
Share on other sites

Fico preocupado com essa tendência de precipitação de longo prazo mostrada por alguns amigos aqui, seria muito ruim para a temporada de SC.

Como eu gostaria de ter essa preocupação aqui no sudeste... :laugh:

 

Hoje,

Mirante: 19,4°C / 32,7°C (Provisória)

IAG: 19,8°C / 32,2°C

Barueri: 20,0°C / 33,8°C

 

Como comentado pelo Daniel, a brisa marítima também está chegando à zona norte.

Link to comment
Share on other sites

Renan, 06Z GFS foi horrível para o interior do Brasil/Leste do Sudeste. Precipitação total para 384 HORAS e nem assim vemos algo significativo...No Espírito Santo 20 mm é muito... Bloqueio rules :

 

http://i.imgur.com/oN2uRZT.gif

 

Sigamos atentos.

 

 

CFS já cantava essa bola lá no começo do mês... Tudo dentro do previsto, ocorrendo!

Link to comment
Share on other sites

Caloraço em Jundiaí, a máxima passou dos 34º C hoje. Amanhã sai o dado oficial do CIIAGRO.

 

E tivemos a feliz visita de uma chuva localizada, a temperatura já caiu para 29,1º C às 19:20 h. Muito quente pro meu gosto. E abafado também.

 

E estamos nos preparando para viajem. De madrugada já pego a estrada rumo a Canela (RS).

 

Gosto desse momento. Mas gosto mais ainda no Inverno.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Com esta umidade tenho quase certeza que teremos pancadas fortes de chuva mais para o final da tarde. Por ora curtindo uma piscininha e merecido descanso até dia 05/janeiro; no começo da noite umas 6 latinhas de breja.

 

Lá vai o Caco querer dar uma de sabichão e quebrar mais uma vez a cara... Não choveu nadica por aqui; ao contrário, o céu está limpíssimo! Bem que a Josélia da Climatempo falara que a alta subtropical ganharia força e que isto favoreceria dias de sol e pouca chuva (formação de um ASAS de curta duração; em hipótese alguma comparado ao ano passado!).

 

Mas foi ótimo; não corri o risco de acabar a luz por aqui (no verão na minha casa na Granja isso ocorre ao menos 1 vez a cada 15 dias!). E foi muito proveitoso também; fique na piscina tomando suco de maracujá até as 18 hs. Agora a hora da loira.

 

Variei de 20ºC/30,9ºC. Demorou para o sol aparecer, a neblina custou a dissipar.

 

A cada modelo ratifica-se uma FF que pode dar origem a uma ZCAS a partir de 04/janeiro.

 

RS, especialmente o sul do Rio Grande terá MUITA CHUVA amanhã e domingo; alguém saberia me dizer se é instabilidades ou FF, pois as temperaturas permanecerão altas por lá.

. Trará consequências para Sampa a partir de 3ª feira, aumentando as condições de chuva no final da tarde até 4ª feira, e uma ligeira queda nas MÁXIMAS APENAS. Será suficiente para provocar chuvas na "noite da virada em São Paulo"? A partir de 5ª feira parece que o tempo voltará a ficar mais seco em Sampa, mas, como comentado, a partir do domingo, chega a tal FF que pode dar origem à ZCAS. Tomara!

Link to comment
Share on other sites

 

Hoje,

Mirante: 19,4°C / 32,7°C (Provisória)

IAG: 19,8°C / 32,2°C

Barueri: 20,0°C / 33,8°C

 

Como comentado pelo Daniel, a brisa marítima também está chegando à zona norte.

 

Granja Viana: 20ºC/30,9ºC. Nada de brisa marítima por hora aqui no oeste da Região Metropolitana. Sol o dia inteiro. Demorou para a neblina dissipar.

Link to comment
Share on other sites

TROVOADAS NOS ARREDORES, DIA TÍPICO DE PLENO VERÃO, 15,8 A 26,4°C EM CASA E 15,7/25,4/INMET.

 

Isso é praticamente típico de outono por aqui (+-1ºC a menos nas máximas e mínimas), só que trocando as trovoadas por céu limpo.

 

Aqui a chuva passou agora a pouco. Deu uma esquentada passando dos 31ºC na maioria das estações, agora 25ºC.

 

Dentro de casa ta agradável por caua da sequência de dias amenos.

 

Logo chega em SP.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a chuva passou agora a pouco. Deu uma esquentada passando dos 31ºC na maioria das estações, agora 25ºC.

 

Dentro de casa ta agradável por caua da sequência de dias amenos.

 

Logo chega em SP.

 

Acho que não Beto. Segundo os Institutos não choverá por aqui até 2ª feira. Estamos sob efeito de uma alta subtropical! Vou acompanhar.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Ainda tenho abafados 23ºC mesmo com trovoada. Bem comum do meio de Dezembro para frente trovoadas e pancadas de chuva não baixarem de 23, 22ºC. Isto quando não fica sem chuva. Acumulados entre 15 e 25 mm. Mesmo assim está ótimo comparado com o ano passado.

 

10882097_1595656150668822_7622916380699292573_n.jpg?oh=25177c12868f77b3047c5e9010f734a2&oe=553701AE

 

Que beleza hein Gabriel? :mosking: :heat: :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Hoje, eu não senti necessidade de ligar o ar. A umidade está mais baixa e temos mais vento. A última pré-frontal foi bem pior que o calor que fez esses dias.

 

Eh que no verão a temperatura permanece entre 30/34 de madrugada aqui dentro de casa, daí a necessidade do ar condicionado, consigo deixar a temperatura na casa dos 20/22 dentro do quarto...

Link to comment
Share on other sites

Hoje, eu não senti necessidade de ligar o ar. A umidade está mais baixa e temos mais vento. A última pré-frontal foi bem pior que o calor que fez esses dias.

 

Eh que no verão a temperatura permanece entre 30/34 de madrugada aqui dentro de casa, daí a necessidade do ar condicionado, consigo deixar a temperatura na casa dos 20/22 dentro do quarto...

 

SANTO AR CONDICIONADO... 30ºC dentro de casa foi o máximo que tolerei no quarto num dia deste inesquecível janeiro com ventilador no máximo. Agora, 35ºC... MEU DEUS DO CÉU!!!

 

Realmente, POA e RIO NECESSITAM de ar condicionado. PoA de Dez a Março. No Rio, dependendo do local, até o ano inteiro.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, eu não senti necessidade de ligar o ar. A umidade está mais baixa e temos mais vento. A última pré-frontal foi bem pior que o calor que fez esses dias.

 

Eh que no verão a temperatura permanece entre 30/34 de madrugada aqui dentro de casa, daí a necessidade do ar condicionado, consigo deixar a temperatura na casa dos 20/22 dentro do quarto...

 

É ai que eu digo que isso não é vida, é sobrevivência :dash1:

 

Troquei de quarto recentemente e o ar condicionado ficou com meu irmão, de quebra o ventilador no novo quarto quebrou...

Fodeu.

Link to comment
Share on other sites

 

SANTO AR CONDICIONADO... 30ºC dentro de casa foi o máximo que tolerei no quarto num dia deste inesquecível janeiro com ventilador no máximo. Agora, 35ºC... MEU DEUS DO CÉU!!!

 

Realmente, POA e RIO NECESSITAM de ar condicionado. PoA de Dez a Março. No Rio, dependendo do local, até o ano inteiro.

 

Já cheguei a registrar 39C dentro de casa, isso quando fez 43,2 na cidade. De madrugada o máximo foi 36. Aqui tem necessidade de ar condicionado entre novembro e abril. De maio a setembro os dias são agradáveis , muitos dias entre 13/14 a 26/27, nem frio, nem quente...

Link to comment
Share on other sites

SANTO AR CONDICIONADO... 30ºC dentro de casa foi o máximo que tolerei no quarto num dia deste inesquecível janeiro com ventilador no máximo. Agora, 35ºC... MEU DEUS DO CÉU!!!

 

Realmente, POA e RIO NECESSITAM de ar condicionado. PoA de Dez a Março. No Rio, dependendo do local, até o ano inteiro.

 

Tem a questão da insolação também. O meu apto só pega o sol da manhã. Os cômodos já estão mais frescos à noite.

Link to comment
Share on other sites

Já cheguei a registrar 39C dentro de casa, isso quando fez 43,2 na cidade. De madrugada o máximo foi 36. Aqui tem necessidade de ar condicionado entre novembro e abril. De maio a setembro os dias são agradáveis , muitos dias entre 13/14 a 26/27, nem frio, nem quente...

 

Nas Zonas Norte/Oeste, as construções são mais baixas, e o sol castiga o dia inteiro. Imagino que a tua casa não deve ter prédios altos ao redor.

Link to comment
Share on other sites

Já cheguei a registrar 39C dentro de casa, isso quando fez 43,2 na cidade. De madrugada o máximo foi 36. Aqui tem necessidade de ar condicionado entre novembro e abril. De maio a setembro os dias são agradáveis , muitos dias entre 13/14 a 26/27, nem frio, nem quente...

 

Nas Zonas Norte/Oeste, as construções são mais baixas, e o sol castiga o dia inteiro. Imagino que a tua casa não deve ter prédios altos ao redor.

Tem prédios de 17 andares perto, mas não influencia. Minha casa tem fachada oeste, pega o sol da tarde. A sorte eh que tem árvores no quintal barrando o sol

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, que medo, Vitor! Existe alguma forma de alguém ir neste local amanhã de manhã para averiguar possíveis estragos típicos de tornados? Incrível como o RS registra com frequência tempestades super célula.

 

A Campanha é muuuito grande e extensa Renan... Só se as possíveis tempestades atingirem uma cidade para ficarmos sabendo. Ou alguma notícia que venha daqui alguns dias de quem costuma ir para o interior.

 

Caos em Uruguaiana Luciano... Granizo junto com a enchente que vai tomando a cidade. Foram 150mm em duas horas apenas.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, mais uma vez uma supercélula se formou sobre a Campanha se deslocado entre Quaraí e Santana do Livramento. É possível que tenha ocorrido um tornado ? Sim. Na hora da imagem que a Metsul postou ? Talvez. Era um hook echo ? Não.

 

Nas imagens de velocidade (não muito boas e bastante ruidosas ) o que provavelmente é um dipolo de velocidade bem na área que a célula passou. O dipolo indica que há movimento de parcelas se aproximando e outras parcelas se afastando do feixe do radar, isso pode confirmar um movimento rotacional em médios níveis porque a nuvem está um pouco longe do radar.

UUq9kEn.png

Link to comment
Share on other sites

Temos por aqui céu limpo e faz 24 graus na Mooca-CGE.

Pelo que vejo nos modelos, o anticiclone atuaria com mais força nesse final de semana (núcleo com geopotencial superior à 5920) e à partir de domingo ficaria mais fraco (mas ainda sim atuando).

 

O CFS acertou em cheio quando lá no início deste mês indicava que depois do natal, uma alta em 500 hpa ganharia força. Dito e feito!

Link to comment
Share on other sites

Aqui a chuva passou agora a pouco. Deu uma esquentada passando dos 31ºC na maioria das estações, agora 25ºC.

 

Dentro de casa ta agradável por caua da sequência de dias amenos.

 

Logo chega em SP.

 

Acho que não Beto. Segundo os Institutos não choverá por aqui até 2ª feira. Estamos sob efeito de uma alta subtropical! Vou acompanhar.

 

Abs

 

Tens razão Caco, aqui no sul a instabilidade está com tudo, sempre se reativando, agora mais uma linha se aproximando, parece que ela terá dificuldades em passar do sul do estado de SP, o que acontece com uma certa frequência.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, eu não senti necessidade de ligar o ar. A umidade está mais baixa e temos mais vento. A última pré-frontal foi bem pior que o calor que fez esses dias.

 

Eh que no verão a temperatura permanece entre 30/34 de madrugada aqui dentro de casa, daí a necessidade do ar condicionado, consigo deixar a temperatura na casa dos 20/22 dentro do quarto...

 

34 dentro de casa deve ser animal. Dentro de um cômodo, a noite, eu não consigo imaginar.

 

Por aqui o normal dos mais dias quentes do verão é entre 27° e 29ºC. Já fiz medições mas não lembro bem. Este ano deve ter sido o recorde, algo entre 30/31 no máximo, nesta noite a mínima externa ficou entre 25/26.

 

Qual a sua previsão de mínima externa aí? Ou sua casa tem "problema" de ventilação?

Link to comment
Share on other sites

Eh que no verão a temperatura permanece entre 30/34 de madrugada aqui dentro de casa, daí a necessidade do ar condicionado, consigo deixar a temperatura na casa dos 20/22 dentro do quarto...

 

34 dentro de casa deve ser animal. Dentro de um cômodo, a noite, eu não consigo imaginar.

 

Por aqui o normal dos mais dias quentes do verão é entre 27° e 29ºC. Já fiz medições mas não lembro bem. Este ano deve ter sido o recorde, algo entre 30/31 no máximo, nesta noite a mínima externa ficou entre 25/26.

 

Qual a sua previsão de mínima externa aí? Ou sua casa tem "problema" de ventilação?

 

Nessa última pré-frontal, meu recorde dentro de casa foi de 31°C. Também não consigo me imaginar num cômodo a 34°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.