Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

COUTINHO:

"TEREMOS CALOR NO INVERNO, SIM TEREMOS, UNS DIAS ENTRE UM FRIO E OUTRO, MAS SERÁ UM INVERNO FRIO A BEM FRIO EM SC (E ATÉ PODE SER MAIS QUENTE NO RS!, O QUE NÃO CREIO.)".

Desculpa, Coutinho, mas essa não deu para ficar quieto.

Obviamente que, se for frio em SC, será também no RS! Estamos mais ao sul que vocês e as massas de ar frio precisam passar por aqui para chegarem aí... Nada de novidade isso.

Outra coisa: além da Serra, nós temos uma fronteira gelada, a qual vocês de SC não tem... Nossa extensão de frio é bem maior.

Abraços!

 

Mais quente não quer dizer que em SC irá ter frio enquanto o RS torra. SC tem em grande parte do território altitudes maiores que o RS, ou seja, quando o vento norte entra no RS, faz estrago e as temperaturas disparam, coisa que em SC ocorre apenas no Leste.

 

Capiche ?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia onde o sol mal quis aparecer, pelo menos aqui no Tatuapé!

Agora temos temperaturas bem baixas nas estações do CGE que estão próximas daqui, ou seja, 15 graus!

Pelo que vejo no Climatempo, amanhã poderá continuar do mesmo jeito e se isso se ratificar, completaremos uma semana com quase nenhuma aparição do sol na zona leste da cidade!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde...

Hoje foi um belo dia de sol com poucas nuvens e máxima de 14C... no sol até senti um calorzinho e tive que tirar o casaco...rsrsr...

E mais uma vez na madrugada no período em que estava tendo uma boa queda surgiram nuvens nublando o céu e evitando queda maior do termômetro... apenas 2,9C...pela queda do início da noite de ontem cheguei a achar que poderia zerar aqui mas... com certeza teremos outras oportunidades... e hj é uma delas quem sabe...novamente final de tarde de céu limpo e temperatura já caindo bem... 8,4C agora... e parabéns ao PH pela menor mínima do RS hj no Tuias... tá muito bem... só falta uma negativa assim como aqui zerar... e a partir de hj espero que o PNI faça bonito... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde...

Hoje foi um belo dia de sol com poucas nuvens e máxima de 14C... no sol até senti um calorzinho e tive que tirar o casaco...rsrsr...

E mais uma vez na madrugada no período em que estava tendo uma boa queda surgiram nuvens nublando o céu e evitando queda maior do termômetro... apenas 2,9C...pela queda do início da noite de ontem cheguei a achar que poderia zerar aqui mas... com certeza teremos outras oportunidades... e hj é uma delas quem sabe...novamente final de tarde de céu limpo e temperatura já caindo bem... 8,4C agora... e parabéns ao PH pela menor mínima do RS hj no Tuias... tá muito bem... só falta uma negativa assim como aqui zerar... e a partir de hj espero que o PNI faça bonito... :good2:

Isto ae Tassio e viva o BAZ e as estações bazianas. :friends: :good:

Tu vê o que representa uma estação meteorológica instalada em local frio...

Andando pelo Centro hoje, era só o que o pessoal comentava(entrei ao vivo nas rádios para dar a informação do Tuias)...

E o Tuias fora do ar momentaneamente, por uma boa causa, substituição da rede de internet e de luz na área do console...falei com o S Valdemar por fone, tá com a boca na orelha, me disse"Paulinho vou fazer de td já mandei tomarem providências pra q a estação não saia mais do ar"... :mail:

Link to comment
Share on other sites

Como o William falou, difícil carregar a pág do Baz ..

 

 

 

 

Tivemos hj um entardecer magnífico, mas são essas belas nuvens q irão impedir mais uma vez o resfriamento.

Só por milagre msm ..

Idem equi... nuvens estraga-prazer... cáspitaaa!!! Com diriam os queridos gringos galopolenses... :prankster: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas de hoje em estações do INMET no estado de SP:

 

Ituverava: 6,5ºC (Norte, divisa com o Triângulo Mineiro)

Pradópolis: 6,8ºC (Norte, próxima a Ribeirão Preto)

Rancharia: 7,1ºC (Oeste)

José Bonifácio: 7,2ºC (NO)

Ariranha: 7,2ºC (NO)

Jales: 7,7ºC (Extremo NO)

Barretos: 8,5ºC (Norte)

Franca (Conv.): 8,5ºC (Norte)

Campos do Jordão (Conv.): 9,2ºC

Lins: 9,9ºC (Oeste)

Presidente Prudente: 9,9ºC (Oeste, estação dentro da cidade)

Link to comment
Share on other sites

Próxima MP será mais abrangente no RS/SC e parte PR, provocando geadas mais amplas, não se descarta em locais de baixas altitudes. Tudo indica teremos a primeira quinzena de Junho com frio continuo sem trégua, outro modelo já indica novamente padrão de frio continuo até 1ª semana de Julho.

 

O quadro que se projeta indica que teremos inverno com:

junho: abaixo da normal/rigoroso;

julho: de normal /baixo da normal; e

agosto: normal/acima da normal.

 

Em Lages 12.4°C.

 

 

No momento as 10 menores temp. nas SE's catarinense são:

 

Bom Jardim da Serra (planalto serrano): 6,4°C;

Ponte Serrada (meio oeste): 9,2°C;

São Joaquim (planalto serrano): 9,3°C;

Vargem Bonita (meio oeste): 9,7°C;

Caçador (meio oeste): 10,0°C;

Fraiburgo (meio oeste): 10,6°C;

Bom Retiro (planalto serrano): 10,9°C;

Ponte Alta do Sul (planalto serrano): 10,9°C;

São Miguel do Oeste (oeste): 11,1°C;

Chapecó (oeste): 11,6°C;

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

olha ai coutinho 1,9°C É O TOTAL 3,8°C é a temperatura minima

 

Caro modelo europeu, por este link a mínima foi de 1,8°C mesmo, será que está errado?

 

http://devel.ciram.com.br:9090/agroalertas_culturas/alertacultura.jsp?cd_cultura=23#

 

Se ir lá nos dados históricos, temperatura mínima, aparece 1,8°C, 1 da manhã.

 

3,9°C é a temperatura da meia noite.

 

NA ESTAÇÂO DO INMET e não da BASF. O que pouco muda a situação. o que interessa é que registrou-se esta temperatura em Vacaria.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde...

Hoje foi um belo dia de sol com poucas nuvens e máxima de 14C... no sol até senti um calorzinho e tive que tirar o casaco...rsrsr...

E mais uma vez na madrugada no período em que estava tendo uma boa queda surgiram nuvens nublando o céu e evitando queda maior do termômetro... apenas 2,9C...pela queda do início da noite de ontem cheguei a achar que poderia zerar aqui mas... com certeza teremos outras oportunidades... e hj é uma delas quem sabe...novamente final de tarde de céu limpo e temperatura já caindo bem... 8,4C agora... e parabéns ao PH pela menor mínima do RS hj no Tuias... tá muito bem... só falta uma negativa assim como aqui zerar... e a partir de hj espero que o PNI faça bonito... :good2:

Isto ae Tassio e viva o BAZ e as estações bazianas. :friends: :good:

Tu vê o que representa uma estação meteorológica instalada em local frio...

Andando pelo Centro hoje, era só o que o pessoal comentava(entrei ao vivo nas rádios para dar a informação do Tuias)...

E o Tuias fora do ar momentaneamente, por uma boa causa, substituição da rede de internet e de luz na área do console...falei com o S Valdemar por fone, tá com a boca na orelha, me disse"Paulinho vou fazer de td já mandei tomarem providências pra q a estação não saia mais do ar"... :mail:

Verdade PH... essas estações aqui do BAZ são de suma importância para conhecimento da diversidade climática do Brasil... estações como o Tuias e o PNI vem para desmistificar a idéia de que Frio de verdade só faz nas serras gaúcha e catarinenses... e o Tuias com certeza já pode ser considerado referência em frio pelo menos em âmbito estadual e se fizer bonito creio que em dimensão até mesmo nacional... mas com certeza sua região logo logo sentirá os efeitos benéficos dessa estação, principalmente relacionado ao turismo... sem dúvida... Urupema, Tuias, PNI e MI ao meu ver são as mais interessantes de se acompanhar e claro as que mais nos geram expectativas... que façam bonito esse ano... :good2:

Agora céu estrelado e 6,9C...

Link to comment
Share on other sites

olha ai coutinho 1,9°C É O TOTAL 3,8°C é a temperatura minima

 

Caro modelo europeu, por este link a mínima foi de 1,8°C mesmo, será que está errado?

 

http://devel.ciram.com.br:9090/agroalertas_culturas/alertacultura.jsp?cd_cultura=23#

 

Se ir lá nos dados históricos, temperatura mínima, aparece 1,8°C, 1 da manhã.

 

3,9°C é a temperatura da meia noite.

 

NA ESTAÇÂO DO INMET e não da BASF. O que pouco muda a situação. o que interessa é que registrou-se esta temperatura em Vacaria.

pra mim aparece 3,2°C DE MINIMA NO DADOS HISTORICOS na Vacaria/basf

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos! acompanho o fórum diariamente e nos últimos tempos uma dúvida surgiu: o BAZ é realmente um fórum de meteorologia ou apenas uma disputa frenética "a minha cidade (e/ou) baixada é mais fria do que a sua por isso eu me sinto melhor do que vc?" por favor espero que alguém me solucione esta questão.obrigado.

 

Olá, Giuliano, usuário que está no BAZ há 14 meses e contribruiu com apenas QUATRO mensagens, bem-vindo!

 

O site é livre para discutir qualquer assunto sobre meteorologia. Infelizmente não podemos impor ou determinar que o assunto seja este ou aquele...

 

Mas, como se manifestou incomodado com o fato de que o assunto está em disputa de cidade pelo frio, pergunto-lhe, com todo respeito, o que você fez ao longo destes 14 meses que acompanha o site DIARIAMENTE para "solucionar esta questão", como afirmou acima?

 

25% de suas mensagens foram esta:

 

Boa Tarde a todos! sou paulistano e acompanho o fórum a muito tempo e agora resolvi me manifestar.e impressionante como a grandeza de São Paulo incomoda o resto do Brasil,principalmente o pessoal do sul.é como disse o amigo,Buenos Aires e uma praça de higienopolis,eu como morador do bairro de Higienópolis a vejo todos os dias.43% do PIB do Brasil vem do estado de Sao Paulo,12% vem do município de Sao Paulo,eu sei que isso deve incomodar muita gente. Os incomodados que se mudem.

 

Sinto certo aroma de contradição, ainda mais que um quarto de suas mensagens ao longo deste UM ano e dois meses foi sobre assunto que NÃO se trata de meteorologia. Mas como eu disse e repito, não impomos determinado assunto...

 

Sabe, Giuliano, e isso vale para os demais, é a velha crítica de "façam pois eu não vou fazer". Mas eu prefiro: "não fale em crise. TRABALHE.".

 

Isso mesmo, meu amigo, participe, trabalhe pelo BAZ, AJUDE a solucionar o problema que NÓS mesmo criamos e mantemos.

 

Sabe o que eu queria ler de ti era cumprir o que escreveu:

 

Boa Tarde a Todos,

 

Meu nome é Giuliano,sou de São Paulo e acompanho o site já a muito tempo.sou um entusiasta da meteorologia e aprendi muito aqui com vcs

 

É um entusiasta mesmo, que pelo jeito aprendeu muita coisa aqui e está, pelo jeito há MAIS de 14 meses ou vai ficar na arquibancada xingando o juiz, o gandula, os jogadores?

 

Venha jogar no nosso time, solucionando o problema como você afirmou e com RAZÃO.

 

Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

Isto aí Tassio, vai informando a gente como tá temp em Galópolis...só não vai te resfriar hehe saindo lá fora td hora...

Impactante a diferença entre Vicentina e Alencastro! :ok:

 

Rsrsr... verdade... lareira dentro de casa e esse frio lá fora como diria minha mãe "constipa e faz virar a cara pras costas"... rsrs..nunca ví isso de virar a cara mas prefiro não arriscar o tempo todo...rsrs...

Abraços...

Link to comment
Share on other sites

NA ESTAÇÂO DO INMET e não da BASF. O que pouco muda a situação. o que interessa é que registrou-se esta temperatura em Vacaria.

pra mim aparece 3,2°C DE MINIMA NO DADOS HISTORICOS na Vacaria/basf

 

Como eu falei na do Inmet. Gostaria de saber se muda alguma coisa ser do Inmet ou da BASF. Acho que não muda nada, pois a mínima do Inmet foi menor ainda e não maior... :good:

 

E se algum dado estiver errado, é mais fácil você mesmo citar a mensagem da tabela e corrigir...

 

Aqui segue noite agradável, 14°C.

 

O Inmet ainda não arrumou nenhuma das três estações de SC... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Próxima MP será mais abrangente no RS/SC e parte PR, provocando geadas mais amplas, não se descarta em locais de baixas altitudes. Tudo indica teremos a primeira quinzena de Junho com frio continuo sem trégua, outro modelo já indica novamente padrão de frio continuo até 1ª semana de Julho.

 

O quadro que se projeta indica que teremos inverno com:

junho: abaixo da normal/rigoroso;

julho: de normal /baixo da normal; e

agosto: normal/acima da normal.

 

Em Lages 12.4°C.

 

 

No momento as 10 menores temp. nas SE's catarinense são:

 

Bom Jardim da Serra (planalto serrano): 6,4°C;

Ponte Serrada (meio oeste): 9,2°C;

São Joaquim (planalto serrano): 9,3°C;

Vargem Bonita (meio oeste): 9,7°C;

Caçador (meio oeste): 10,0°C;

Fraiburgo (meio oeste): 10,6°C;

Bom Retiro (planalto serrano): 10,9°C;

Ponte Alta do Sul (planalto serrano): 10,9°C;

São Miguel do Oeste (oeste): 11,1°C;

Chapecó (oeste): 11,6°C;

 

Olá, Moisés. Tudo bem?

 

Você falou que a MP será mais abrangente no RS/PR e parte do PR. Eu estou curiosa, a MP será mais abrangente em qual região do PR? Aqui em Curitiba será que chega?

 

Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Galera , vou dizer uma coisa, estas novas estações, do baz, dos bazianos, na minha opinião, estão ajudando a revolucionar a meteorologia brasileira.

Cara tava pensando esta semana...amigooo estamos monitorando o altiplano mais elevado do Brasil e temos dedo baziano aeeee, isto é lindo , isto é bonito pra caramba!!!

Link to comment
Share on other sites

Temperatura máxima aqui em Laje do Muriaé ficou amena, com 26ºC, com sol dia todo,umidade baixa, uma tendência de esfriar a noite.

 

André Shimutz pelos comentários do Giuliano Leoni, como morador de Higienópolis, ele deve sentir-se como uma pessoa "diferenciada",afinal o bairro dele fica numa das áreas mais nobres da cidade paulista.

Link to comment
Share on other sites

Pelas previsões dos próximos dias, as temperaturas desse final de maio e começo de junho vão ficar bem amenas, indicando chuvas aqui para Laje do Muriaé-RJ nos dias 2 e 3, com uma manhã e tarde de terça bem frios para nossos padrões climáticos.

 

Vinicius Lucyrio fiquei todo empolgado com aquele mapa de temperaturas em 850hPa do dia 25 de junho de 1895,no horário de 06Z,mostrando a linha de 5ºC na região da serra do Caparaó, deve ter ocorrido geadas na Zona da Mata de Minas, com mínimas muito baixas.Pelo que vi no mapa, a linha de 5ºC em 25 de junho, avançou mais ao norte, do que no mapa de 1º de junho de 1979.

Link to comment
Share on other sites

Próxima MP será mais abrangente no RS/SC e parte PR, provocando geadas mais amplas, não se descarta em locais de baixas altitudes. Tudo indica teremos a primeira quinzena de Junho com frio continuo sem trégua, outro modelo já indica novamente padrão de frio continuo até 1ª semana de Julho.

 

O quadro que se projeta indica que teremos inverno com:

junho: abaixo da normal/rigoroso;

julho: de normal /baixo da normal; e

agosto: normal/acima da normal.

 

Em Lages 12.4°C.

 

 

No momento as 10 menores temp. nas SE's catarinense são:

 

Bom Jardim da Serra (planalto serrano): 6,4°C;

Ponte Serrada (meio oeste): 9,2°C;

São Joaquim (planalto serrano): 9,3°C;

Vargem Bonita (meio oeste): 9,7°C;

Caçador (meio oeste): 10,0°C;

Fraiburgo (meio oeste): 10,6°C;

Bom Retiro (planalto serrano): 10,9°C;

Ponte Alta do Sul (planalto serrano): 10,9°C;

São Miguel do Oeste (oeste): 11,1°C;

Chapecó (oeste): 11,6°C;

 

Olá, Moisés. Tudo bem?

 

Você falou que a MP será mais abrangente no RS/PR e parte do PR. Eu estou curiosa, a MP será mais abrangente em qual região do PR? Aqui em Curitiba será que chega?

 

Obrigada!

 

Fernanda, a região do sudoeste do PR será mais atingida com a possibilidade de geada forte na região dos campos de Palmas ficar entre -3/0 °C, porém, a temperatura baixa bem em boa parte do PR, com exceção do litoral e norte. Curitiba deve apresentar temperaturas entre 1/4°C no meio da semana que vem.

att.

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

As 12 menores temp. das SE's catarinense às 21:00h (28/05/14):

 

Bom Jardim da Serra (planalto serrano): 3,9°C;

São Joaquim (planalto serrano): 5,7°C;

Caçador (meio oeste): 7,9°C;

Major Vieira (Planalto norte): 8,4°C;

Ponte Serrada (meio oeste): 8,5°C;

São José do Cerrito(planalto serrano): 8,8°C;

Tangará (meio oeste): 8,9°C;

Vargem Bonita (meio oeste): 9,0°C;

Ponte Alta do Sul (planalto serrano): 9,3°C;

São Cristóvão do Sul (meio oeste): 9,3°C;

Lages (planalto serrano): 9,6°C;

Fraiburgo (meio oeste): 9,7°C;

 

Maior temp. das SE's catarinense às 21:00h (28/05/14):

 

Garuva (litoral norte): 19,9°C;

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Palhoça estava nublado até meia hora atrás, mas para a minha felicidade o tempo foi abrindo e a temperatura começou a cair, nesse momento está 13,9°C, em Floripa acredito que ainda possa ter alguma nebulosidade mas já dando espaço ao céu estrelado, me resta torcer para a nebulosidade não voltar e quem sabe a segunda sub-10 aqui em Palhoça.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.