Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

2014 - Mínimas Negativas:

 

-06,1 - Resende RJ (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Abrigo Rebouças / 2.402m)

-05,7 - Itamonte MG (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Posto Marcão / 2.451m)

-02,5 - São Joaquim SC (Cruzeiro - Climaterra / 1.505m)

-02,1 - Urupema SC (Ciram / 1.315m)

-01,8 - São Joaquim SC (Conv/Inmet / 1.415m)

-01,6 - São Joaquim SC (Aut/Inmet / 1.410m)

-01,3 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Seca / 1.277m)

-01,0 - Bom Jesus RS (Ciram / 1.068m)

-01,0 - São Joaquim SC (Climaterra/ 1.345m)

-00,8 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis / 1.246m)

-00,8 - Santana do Livramento RS (PWS / 175m)

-00,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram / 1.220m)

-00,3 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho / 1.200m)

-00,3 - Vacaria RS (Ciram - 951m)

-00,1 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet / 1.244m)

Link to comment
Share on other sites

2014 - Mínimas Negativas:

 

-06,1 - Resende RJ (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Abrigo Rebouças / 2.402m)

-05,7 - Itamonte MG (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Posto Marcão / 2.451m)

-02,5 - São Joaquim (Cruzeiro SC - Climaterra / 1.505m)

-02,1 - Urupema SC (Ciram / 1.315m)

-01,8 - São Joaquim SC (Conv/Inmet / 1.415m)

-01,6 - São Joaquim SC (Aut/Inmet / 1.410m)

-01,3 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Seca / 1.277m)

-01,0 - Bom Jesus RS (Ciram / 1.068m)

-01,0 - São Joaquim SC (Climaterra/ 1.345m)

-00,8 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis / 1.246m)

-00,8 - Santana do Livramento RS (PWS / 175m)

-00,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram / 1.220m)

-00,3 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho / 1.200m)

-00,3 - Vacaria RS (Ciram - 951m)

-00,1 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet / 1.244m)

 

Gente, procuro, procuro, mas não acho Soledade! :spiteful:

Link to comment
Share on other sites

Quando vi a minima de CDJ , fiquei surpreso , aqui tivemos céu limpo e nada de vento a noite toda !

 

 

Minimas hoje :

 

 

PWS LAGE 2,8°C

 

INMET 4,6°C

 

PWS TOATOA 7,5°C

 

 

 

Agora entre as temperaturas do INMET mais surpreendente ainda :

 

 

Maria da Fé 4,6°C

 

Caldas 5,2°C

 

Patrocinio 5,9°C

 

Capina Verde 6,9°C

 

São João Del-Rei 7,5°C

 

Campos do Jordão 9,8°C

 

Monte Verde 10,0°C

Link to comment
Share on other sites

 

Gente, procuro, procuro, mas não acho.....:spiteful:

 

Jundiaí mínima 13,4ºC

 

Salto/Itu mínima 14,4ºC

 

Agora akita 17,4ºC e Jundiaí já passou dos 18,1ªC

 

Melo,

 

A disputa Salto X Jundiaí é na série desafio ao Galo.

 

Veja até agora não perdi uma.....Todas as minhas mínimas são superiores a tua.

 

Procurou e não vai achar....nesta tabela só tem temperaturas negativas.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

 

Gente, procuro, procuro, mas não acho.....:spiteful:

 

Jundiaí mínima 13,4ºC

 

Salto/Itu mínima 14,4ºC

 

Agora akita 17,4ºC e Jundiaí já passou dos 18,1ªC

 

Melo,

 

A disputa Salto X Jundiaí é na série desafio ao Galo.

 

Veja até agora não perdi uma.....Todas as minhas mínimas são superiores a tua.

 

Procurou e não vai achar....nesta tabela só tem temperaturas negativas.

 

Abração

 

Mafili, na estação Jundiaí-ETEC deu 9,7º hoje C!

 

E ela é aqui pertinho de casa.

 

Com essa marca Jundiaí já pode ser promovida à Série C! :laugh:

 

Olha o link: http://www.ciiagro.org.br/ema/minutos.php?id=38

 

Abraços corretivos! :spiteful:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Porto Alegre amanheceu com diversas temperaturas, como sempre:

No Lami, marcava 6,1°c, na Lomba do Pinheiro, 7,0°c, no Menino Deus, 9,9°c.

Sol saiu mais cedo hoje! A tarde será agradável.

Previsão, segundo o FORECA, de um bom frio até na semana que vem.

Parabéns ao PHP! Parque das Tuias hoje com 0,8°c. Geadão em Soledade.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Olha só mas vejam que coisa!

 

Os corneteiros de plantão falando das suas regiões e esqueceram da minha querida Herciliópolis, que cravou mínima NEGATIVA esta manhã...aliás, ao que me consta, NESTA MANHÃ foi a única abaixo de zero, confere???

 

Estimo que a noite posso perder o posto de menor mínima, mas nesta manhã não teve pra ninguém! :mosking:

 

Apenas para frisar: a estação não está no fundo da baixada e fica localizada numa encosta.

Link to comment
Share on other sites

2014 - Mínimas Negativas:

 

-06,1 - Resende RJ (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Abrigo Rebouças / 2.402m)

-05,7 - Itamonte MG (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Posto Marcão / 2.451m)

-02,5 - São Joaquim (Cruzeiro SC - Climaterra / 1.505m)

-02,1 - Urupema SC (Ciram / 1.315m)

-01,8 - São Joaquim SC (Conv/Inmet / 1.415m)

-01,6 - São Joaquim SC (Aut/Inmet / 1.410m)

-01,3 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Seca / 1.277m)

-01,0 - Bom Jesus RS (Ciram / 1.068m)

-01,0 - São Joaquim SC (Climaterra/ 1.345m)

-00,8 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis / 1.246m)

-00,8 - Santana do Livramento RS (PWS / 175m)

-00,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram / 1.220m)

-00,3 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho / 1.200m)

-00,3 - Vacaria RS (Ciram - 951m)

-00,1 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet / 1.244m)

 

Gente, procuro, procuro, mas não acho Soledade! :spiteful:

Não sei pq tua preocupação...de vitória em vitória nos últimos dias, Soledade vai se mantendo bem no "Brasileirão" e muito bem no "Gauchão" do frio...

Não pude ver o ranking do RS hoje, mas pelo jeito foi a mínima do estado e umas das melhores do Brasil de novo... :sarcastic: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, o tempo bom que aparecia na tua foto era na direção leste, sentido litoral?

 

Por que aqui também limpou ao leste, na região de Itapoá, que registrou 10,5ºC hoje cedo contra 14 a 15ºC aqui em Joinville..

Sim, Diego!

Vai entender...

O céu estava limpo à leste da Serra, desde o Pico Paraná até o Araçatuba, q consegui ver.

São os mistérios do tempo... Normalmente é akela área q se mantém nublada e com neblina/chuviscos ao longo dos dias e noites.

Desta vez foi diferente.

Mais tarde vou ligar pro Simepar perguntando a mínima em Morretes.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq tua preocupação...de vitória em vitória nos últimos dias, Soledade vai se mantendo bem no "Brasileirão" e muito bem no "Gauchão" do frio...

Não pude ver o ranking do RS hoje, mas pelo jeito foi a mínima do estado e umas das melhores do Brasil de novo... :sarcastic: :mosking:

 

[editado]

 

na boa esquece o q eu escrevi

Link to comment
Share on other sites

A pérola do dia kkkkkkk:

 

 

Melo,

 

Veja até agora não perdi uma.....Todas as minhas mínimas são superiores a tua.

 

:laugh:

 

Pior foi ele escalar Jundiaí e Salto pro "desafio ao Galo'', hehehe...

 

O tempo nubla por aqui e inibe a subida da temperatura.

 

16,5º C

 

É Jundi-City com jeito de Curitiba! :heart:

Link to comment
Share on other sites

Gente, temos que levar na esportiva.

 

O PH tem que entender que 90% dos comentários são tirando sarro pelo simples fato de ter uma estação agora aonde ele sempre quis e agora está lá.

 

Vamos aguardando, as coisas virão, as negativas virão, só não sei se com tanta força.

 

Acredito num top quinze no final de 2014.

 

Praia Grande teve noite alternando entre garoa e parcialmente nublado, não consegui pegar a mínima.

 

Seguimos.

Link to comment
Share on other sites

2014 - Mínimas Negativas:

 

-06,1 - Resende RJ (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Abrigo Rebouças / 2.402m)

-05,7 - Itamonte MG (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Posto Marcão / 2.451m)

-02,5 - São Joaquim (Cruzeiro SC - Climaterra / 1.505m)

-02,1 - Urupema SC (Ciram / 1.315m)

-01,8 - São Joaquim SC (Conv/Inmet / 1.415m)

-01,6 - São Joaquim SC (Aut/Inmet / 1.410m)

-01,3 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Seca / 1.277m)

-01,0 - Bom Jesus RS (Ciram / 1.068m)

-01,0 - São Joaquim SC (Climaterra/ 1.345m)

-00,8 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis / 1.246m)

-00,8 - Santana do Livramento RS (PWS / 175m)

-00,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram / 1.220m)

-00,3 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho / 1.200m)

-00,3 - Vacaria RS (Ciram - 951m)

-00,1 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet / 1.244m)

 

Gente, procuro, procuro, mas não acho Soledade! :spiteful:

Não sei pq tua preocupação...de vitória em vitória nos últimos dias, Soledade vai se mantendo bem no "Brasileirão" e muito bem no "Gauchão" do frio...

Não pude ver o ranking do RS hoje, mas pelo jeito foi a mínima do estado e umas das melhores do Brasil de novo... :sarcastic: :mosking:

 

Que bom que você leva esportiva, PH.

 

Também, vindo da Jundiaí que está no Desafio ao Galo o que se poderia esperar?

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Olha só mas vejam que coisa!

 

Os corneteiros de plantão falando das suas regiões e esqueceram da minha querida Herciliópolis, que cravou mínima NEGATIVA esta manhã...aliás, ao que me consta, NESTA MANHÃ foi a única abaixo de zero, confere???

 

Estimo que a noite posso perder o posto de menor mínima, mas nesta manhã não teve pra ninguém! :mosking:

 

Apenas para frisar: a estação não está no fundo da baixada e fica localizada numa encosta.

 

Show de bola Diego!! Já fez alguma medição na baixada e comparou com os doados do local atual?

 

Por aqui tive a mínima do ano, 4,1ºC na Welp. Em Languiru ficou em 4,4ºC e no INMET 5,3ºC, as menores mínimas do ano nas três estações. Na Lagoa da Harmonia a mínima foi de 6,3ºC.

Na Welp, mais uma vez o nevoeiro atrapalhou a mínima. A meia-noite a diferença com relação a Languiru era de 4ºC, mas depois disso Languiru despencou e na mínima a diferença ficou só em 0,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq tua preocupação...de vitória em vitória nos últimos dias, Soledade vai se mantendo bem no "Brasileirão" e muito bem no "Gauchão" do frio...

Não pude ver o ranking do RS hoje, mas pelo jeito foi a mínima do estado e umas das melhores do Brasil de novo... :sarcastic: :mosking:

 

PH, pensei que fosse por ciencia ou pra promover o turismo, mas ficou claro que voce colocou a estação do Tuias também por espirito de competição e revanchismo...

 

Abraços decepcionados!

Ah tu não tá falando sério?

Vamos encarar as coisas amistosamente...bah se brincam comigo eu levo na esportiva,.. se eu brinco, ficam cheios de melindres, ah tenha paciência...

Ganhar de Urupema por 0,1, não tem preço :mosking: :onthequiet: :onthequiet: :onthequiet: (ué diziam que a diferença seria absurda)...galera sob atuação de ar frio como agora , as baixadas da Serra do Botucaraí e as baixadas de São Joaca e Urupema serão equivalentes...

Jundiaí enfrentando o Galo?Não, não,é time grande meu amigo Melo, é algo tipo dupla Grenal enfrentando o galo então...

Como me disse o Shima, em massas de ar frio potentes e secas com PO bem baixo no miolo do inverno, a briga vai ser de cachorro grande... :ok: :good:

Link to comment
Share on other sites

Rebouças x Marcão

 

Pessoal desde que foi instalada a estação no rebouças o que deu para concluir é que na med das minimas o REB leva uma pequena vantagem, cerca de 0,5....e nas máximas ao contrário , perde por 0,8 / 1,0....Na média praticamente iguais com uma pequena vantagem para o Marcão....A diferença mesmo poderá acontecer nas mminima absolutas, em ondas de frio extremo. Se o Marcão tiver -7....arricsco -8 no Reb.....ou seja....Maio retratou que a diferença entre os 2 ponmtos é muito pequena...

Link to comment
Share on other sites

Olha só mas vejam que coisa!

 

Os corneteiros de plantão falando das suas regiões e esqueceram da minha querida Herciliópolis, que cravou mínima NEGATIVA esta manhã...aliás, ao que me consta, NESTA MANHÃ foi a única abaixo de zero, confere???

 

Estimo que a noite posso perder o posto de menor mínima, mas nesta manhã não teve pra ninguém! :mosking:

 

Apenas para frisar: a estação não está no fundo da baixada e fica localizada numa encosta.

Aeee Diegoooo parabéns, amigo, é taura esta Herciliópolis! :good: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq tua preocupação...de vitória em vitória nos últimos dias, Soledade vai se mantendo bem no "Brasileirão" e muito bem no "Gauchão" do frio...

Não pude ver o ranking do RS hoje, mas pelo jeito foi a mínima do estado e umas das melhores do Brasil de novo... :sarcastic: :mosking:

 

PH, pensei que fosse por ciencia ou pra promover o turismo, mas ficou claro que voce colocou a estação do Tuias também por espirito de competição e revanchismo...

 

Abraços decepcionados!

Ah tu não tá falando sério?

Vamos encarar as coisas amistosamente...bah se brincam comigo eu levo na esportiva,.. se eu brinco, ficam cheios de melindres, ah tenha paciência...

Ganhar de Urupema por 0,1, não tem preço :mosking: :onthequiet: :onthequiet: :onthequiet: (ué diziam que a diferença seria absurda)...galera sob atuação de ar frio como agora , as baixadas da Serra do Botucaraí e as baixadas de São Joaca e Urupema serão equivalentes...

Jundiaí enfrentando o Galo?Não, não,é time grande meu amigo Melo, é algo tipo dupla Grenal enfrentando o galo então...

Como me disse o Shima, em massas de ar frio potentes e secas com PO bem baixo no miolo do inverno, a briga vai ser de cachorro grande... :ok: :good:

 

PH, eu editei a minha mensagem, desconsidera, tem razao!

Link to comment
Share on other sites

 

Legal, belissimo e cientifico comentário...

 

Estava aqui pensando...o ano tem 365 dias. Em 360 dias o PNI tem a mínima do Brasil. UM DIA por ano perde na absoluta, e um ou dois dias no ano perde pra algum lugar do sul. É, acho que o PNI tá quente mesmo :rofl: :rofl: :rofl:

 

Cuidado que o laço tá em -6,1...tem chao pra bater ainda! Tuias tem chance ainda! Mas por enquanto...mínima absoluta do Tuias tá 6 GRAUS maior que a do PNI... :russian:

 

Provocou, leva de volta!!! :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Bom, só nessa MP se passou mais que 5 dias, ou seja, PNI não tem 360 dias a mínima do Brasil.

 

Sobre os -6,1 que Tuais vai ter que bater, a sova é tão grande que -6,x é a mínima absoluta de Soledade. :mosking:

Bah tu tá por fora Vitinho,esta min de -6.8º foi de topo do topo...tu nem tem ideia , mas te afirmo q mínimas de -5º a -6º temso todos os anos aqui nas baixadas, e o Parque das Tuias vai provar isto...

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver uns graficos do PNI...como ventou por lá essa semana!

 

Agora uns dados que levam a crer que enfim o ar frio chegou a regiao, foi o aumento absurdo da pressao nessa madrugada e a disparada pra baixo que deu justamente na hora que a alta pressao bateu mais forte lá. Creio que de hoje m diante poderemos voltar a ver negativas na regiao! Destaque pode ficar pra sábado e domingo em diante!

 

Sobre o parque das Tuias aposto em minima absoluta na casa dos -4,x

Link to comment
Share on other sites

Rebouças x Marcão

 

Pessoal desde que foi instalada a estação no rebouças o que deu para concluir é que na med das minimas o REB leva uma pequena vantagem, cerca de 0,5....e nas máximas ao contrário , perde por 0,8 / 1,0....Na média praticamente iguais com uma pequena vantagem para o Marcão....A diferença mesmo poderá acontecer nas mminima absolutas, em ondas de frio extremo. Se o Marcão tiver -7....arricsco -8 no Reb.....ou seja....Maio retratou que a diferença entre os 2 ponmtos é muito pequena...

 

Carlos, por PNI ser único, ele ainda pode nos surpreender.

Ainda é muito cedo para concluir alguma coisa entre essas duas estações

Vamos aguardar o inverno para ver a diferença entre eles, principalmente a diferença das mínimas

Aposto que Rebouças terá uma sub -10 enquanto Posto Marcão deverá ter mínima de -8

Link to comment
Share on other sites

Rebouças x Marcão

 

Pessoal desde que foi instalada a estação no rebouças o que deu para concluir é que na med das minimas o REB leva uma pequena vantagem, cerca de 0,5....e nas máximas ao contrário , perde por 0,8 / 1,0....Na média praticamente iguais com uma pequena vantagem para o Marcão....A diferença mesmo poderá acontecer nas mminima absolutas, em ondas de frio extremo. Se o Marcão tiver -7....arricsco -8 no Reb.....ou seja....Maio retratou que a diferença entre os 2 ponmtos é muito pequena...

 

 

Na minha humilde opniao acho que Rebouças retrata bem o Marcao e vice versa , a diferença absoluta é minima e na media menor ainda ... seria muito mais vantajoso monitorar o topo do parque .... nao sei a opniao de voces !

Link to comment
Share on other sites

Abração Artur ;de maneira nenhuma quero desmerecer qq lugar q tenha uma estação baziana, vc é uma pessoa com inteligência acima da média, falando sério , inclusive considero os bazianos um grupo seleto, de pessoas especiais, altamente dotadas de conhecimentos diversos, é uma honra tê-los como amigos. :friends: :friends: :friends:

Mas vc tem razão, minha intenção é acordar estes prefeitos e empresários da região para o potencial turístico que temos. :ok:

Nos demais aspectos é a mais pura descontração, se q é muito difícil o Tuias ganhar nas mínimas absolutas do PNI e Urupema,e arredores. :ok:

Mas o q importa é a ciência, a meteorologia :good: :ok: :friends:

Carlos Diaaaaaaaas um beijooooooooooo, te devo um vinho colonial depois desta.

William, obrigado amiguinho.Tua Maria da Fé é umas das mais gratas surpresas nos últimos tempos, comemoro junto com vc, o frio potente de tua terra. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver uns graficos do PNI...como ventou por lá essa semana!

 

Agora uns dados que levam a crer que enfim o ar frio chegou a regiao, foi o aumento absurdo da pressao nessa madrugada e a disparada pra baixo que deu justamente na hora que a alta pressao bateu mais forte lá. Creio que de hoje m diante poderemos voltar a ver negativas na regiao! Destaque pode ficar pra sábado e domingo em diante!

 

Sobre o parque das Tuias aposto em minima absoluta na casa dos -4,x

 

Varia cfe o ano. Se tiver uma massa de ar seca (o que tem sido raro esse ano) vai ficar entre -7C e -9C. Caso contrário, vai ficar nesses -4C que vc falou.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver uns graficos do PNI...como ventou por lá essa semana!

 

Agora uns dados que levam a crer que enfim o ar frio chegou a regiao, foi o aumento absurdo da pressao nessa madrugada e a disparada pra baixo que deu justamente na hora que a alta pressao bateu mais forte lá. Creio que de hoje m diante poderemos voltar a ver negativas na regiao! Destaque pode ficar pra sábado e domingo em diante!

 

Sobre o parque das Tuias aposto em minima absoluta na casa dos -4,x

 

Varia cfe o ano. Se tiver uma massa de ar seca (o que tem sido raro esse ano) vai ficar entre -7C e -9C. Caso contrário, vai ficar nesses -4C que vc falou.

Tem razão Bruno, as baixadas gaúchas ficam muito dependentes de potentes massas de ar frio.Quanto mais frio for o inverno, mais vão se destacar.Contudo haverá anos mais quentes...tomara q não seja este um deles... :russian: :russian: :russian:

Link to comment
Share on other sites

Rebouças decepcionante...

 

Bruno, a unica explicação que tenho é que o Rebouças tem muito mais ocorrência de neblina no local....e consequentemente isto atrapalha nas mínimas....Mas acredito que em manhãs de ceu limpo em eventos fortes de frio...ele será + frio, 1/2 graus na minima, isto pra mim é quse certo..!!

Link to comment
Share on other sites

Abrigo Rebouças x Posto Marcão - Maio 2014 :

 

T Med:

 

PM : 08,0

AB : 08,3

 

T Med Min:

 

PM : 02,3

AB : 02,0

 

T Med Max:

 

PM : 15,1

AB : 15,9

 

Extremos:

 

PM: -05,7 / 19,9

AB: -05,2 / 20,5

 

Rebouças decepcionante...

 

Por essa eu já esperava, especialmente nas mínimas, Bruno. Mesmo sem conhecer olhei bastante no GE. O PM já está num excelente local e absolutamente representativo para as baixadas mais geladas da região.

 

Mas não deixa de decepcionar...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Show de bola Diego!! Já fez alguma medição na baixada e comparou com os doados do local atual?

 

Por aqui tive a mínima do ano, 4,1ºC na Welp. Em Languiru ficou em 4,4ºC e no INMET 5,3ºC, as menores mínimas do ano nas três estações. Na Lagoa da Harmonia a mínima foi de 6,3ºC.

Na Welp, mais uma vez o nevoeiro atrapalhou a mínima. A meia-noite a diferença com relação a Languiru era de 4ºC, mas depois disso Languiru despencou e na mínima a diferença ficou só em 0,7ºC.

 

Valeu, Frederico!

 

Não fiz ainda mas pretendo. Se o pessoal da Vinícola me ajudar nesta empreitada eu topo hehehe

 

E belos valores em Teutônia, hein?

Link to comment
Share on other sites

O Rebouças tem comportamento mais de montanha mesmo que o Marcao...mesmo ficando em uma baixadona, tem o mesmo comportamento que um topo como o Agulhas Negras, ou seja, fica coberto de nuvens tal qual os topos...por isso acho que a opção pelo Massena será mais interessante se olharmos pela ótica de que já temos uma baita baixada sendo monitorada. FALTA UM TOPAÇO!!! 2609 mts seria uma baita marca! São menos de 200 metros de desnivel pro topo do Agulhas Negras e Pedra da Mina!

 

Creio que o Massena representaria com 0,5 grau a mais somente o topo do Agulhas Negras.

 

A verdade é que estou feliz com o desempenho do Marcão esse ano!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.