Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

PNI não é uma cidade, mas segundo o Globo reporte sobre o frio abaixo de zero no Brasil, mostrou que temos um morador na parte alta do PNI, então enquanto tiver um marador, então PNI é povoado :laugh:

É Só assistirem no youtube

 

Pulem para o trecho 29:18 do vídeo e verá que temos um morador no PNI

watch?v=7917dfq1Kck

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

AVISO:

 

Com [sem] a nebulosidade de abril/maio haverá junho e julho bons [ruins]

 

Como dito anteriormente no mundo da climatologia [onde eu gosto de viver] não há dia e não há noite.

 

É um eterno luscofusco,

 

A linda bola azul que me transporta ao redor do centro da Via Láctea onde há um imenso buraco negro.

 

Eppur si muove......como o Melo citou Zola no caso Dreyfus.....

 

daynightsat_worldm_640x320.jpg

 

Mafili, espero do fundo do coração que essa lenga lenga de nebulosidade seja benéfica pra nós no restante do inverno climático..

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Olhem quem interessante essa foto de satelite. Ela mostra a divisao entre noite e dia e por ela vemos que enquanto em SP é dia há muito tempo, em Uruguaiana ainda é noite.

 

Verdade. Assim como escurece mais rápido em SP do que Uruguaiana. Enquanto uma começa a resfriar mais cedo, a outra aquece só mais tarde.

 

A estação de Santa Rosa, às 17h ainda está esquentando, enquanto as outras já começaram a cair bem! Mesma coisa no início da manhã, ela ainda está com temperatura em queda quando as outras já começaram a subir.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra agora

 

http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/2014/05/29/geada-cobre-os-campos-de-sao-joaquim-de-branco/ … Imagens da geada de hoje em S.Joaquim.

 

Não seria de vermelho?

 

O celular eu achei tres dias depois....estava no bolso da calça....agora só falta o carregador....sem piadinha.

 

Tem notícias do Ademar?....o filho dele....deve ter feito boas imagens hoje.

 

 

Geada-SJ-7.jpg

Link to comment
Share on other sites

Hedge, quem disse que o clima do município de Resende é o mesmo do PNI?

 

Seguindo a sua lógica, o clima da megalópole Morro da Igreja também não afeta a vida de nenhum manezinho. :mosking:

 

Abs!

 

Ziemann, manezinho=nascido em Florianópolis. O restante é catarinense mesmo.

 

O Hedge disse que o clima do PNI não afetava a vida de nenhum carioca. Quem nasce em Resende ou Itatiaia não é carioca. Eu segui a interessante lógica dele...

Link to comment
Share on other sites

SC x RS x RJ :mosking:

 

 

 

 

 

Héder.*

 

Até parece que as pessoas que moram Resende vivem o mesmo clima lá da Montanha a 3.000 metros. Vendo aqui no Climatempo para essa cidade a temperatura não cai abaixo de 11° e se aproxima dos 30° para os próximos dias.

 

Hedge, quem disse que o clima do município de Resende é o mesmo do PNI?

 

Seguindo a sua lógica, o clima da megalópole Morro da Igreja também não afeta a vida de nenhum manezinho. :mosking:

 

Abs!

 

Tanto no PNI quanto no Morro da Igreja, sempre existem algumas pessoas por lá circulando, visitando etc. Quanto a moradores, deve ter alguém isolado lá pelo PNI, assim como também tem a Aeronáutica no MI. Obviamente, nenhuma das duas representa o tempo e o clima de Resende ou de Urubici. Ruim é quando a mídia (principalmente) comenta a temperatura nestes dois pontos citando as cidades. Isso só aumenta a confusão para o público que desconhece o fato de ambas estarem no alto de morros/montanhas.

 

Com esta afirmação, espero que não haja mais discussões em torno disso por aqui, (ou ainda é necessário?) combinado?

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Minha estação estava numa "nice" com 0,8ºC as 2:00 quando de repente, eis que surgem nuvens. Sim, esse ano elas não estão perdoando nem o planalto norte catarinense nem parte do meio oeste..

 

Vejam:

 

S11235232_201405291030.jpg

 

Tá feio o negócio por nossas paragens DSoares! Até Floripa já equiparou-se em mínima absoluta, esse ano, com Ctba.

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, espero do fundo do coração que essa lenga lenga de nebulosidade seja benéfica pra nós no restante do inverno climático..

 

Abs.

 

Well, Sinto muito Diego. O lenga lenga no meu entendimento é culpar as nuvens [ MM = maldição maldita, para os novos membros] pelo fatos das mínimas não serem um ou dois grauzinhos menores.

 

Se a cobertura de nuvens aumentar em 3%

 

ENTRAREMOS EM UMA ERA GLACIAL.

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, espero do fundo do coração que essa lenga lenga de nebulosidade seja benéfica pra nós no restante do inverno climático..

 

Abs.

 

Well, Sinto muito Diego. O lenga lenga no meu entendimento é culpar as nuvens [ MM = maldição maldita, para os novos membros] pelo fatos das mínimas não serem um ou dois grauzinhos menores.

 

Se a cobertura de nuvens aumentar em 3%

 

ENTRAREMOS EM UMA ERA GLACIAL.

 

ABRAÇOS

 

Entendo, Mafili...é que se as nuvens aqui segurassem BEM a temperatura eu até me contentaria, mas elas simplesmente ocorrem com mais força a noite e de madrugada e somem durante o dia. A diferença na mínima chega de 4 a 5ºC por aqui nestas condições em locais próximos (joinville a Itapoá são menos de 25 km em linha reta)..

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Não acredito que o PNI tenha tido alguma chance de neve no ponto da estação, ou seja, a 2.451m.

 

Pegando os dados de 700mb nesta madrugada (em torno de 3.000m de altitude) a temperatura estava em +2C.

 

Considerando o pico da monhanha (pelos 2.900m) a temperatura em 3.500m estava em torno de 0,x a 1C positivos. Hoje à tarde estará negativo em altitude, porém, possivelmente sem nuvens. Caso estivesse bem negativo (entre -1C e -2C) poderíamos verificar como estava a nebulosidade da região em uma projeção do GFS para saber se teria alguma chance real de neve por lá, mas dessa vez não foi necessário.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Sim, estava nublado, desde quando ja estava 3 graus. Chance de neve só nao estava maior porque nao tinha suporte de frio em altura. Mas a chance foi remota, ou seja, teve chance sim!

 

Como saber se estava nublado ou com neblina?

 

Já manjei um esquema do PNI. Quando a umidade bate em 99%, a cobertura de nuvens existe e é bem na área da estaçao. quando o tempo começa a abrir, a umidade vai caindo devagar. quando cai abaixo de 90% de madrugada, já começa a indicar que nao há mais nuvens.

 

Outro dado a se observar, a pressão. Quando está com nuvens, a pressao cai, quando limpa, a pressao sobe. Isso independe de MP pelo que eu vi.

 

Mais um fator: direção do vento. Normalmente a nebulosidade noturna está ligada ao fato do vento estar diferente de sul.

 

e pra finalizar, o ritmo de queda da temperatura. Tempo nublado a temperatura fica estável, ou cai ou sobe mas devagar. Tempo aberto, a temperatura despenca absurdamente rápido. O que acho é que esta noite tinha bastante frio em altura, mas de certa hora em diante, deu uma limpada, indicada pela queda na madrugada da temperatura.

Link to comment
Share on other sites

AS FOTOS SÃO DO SÃO JOAQUIMONLINE. NUMA DELAS ESTÁ O ABRIGO DO CAIO NO CETREJO, QUE DEU -1,0 HOJE.

 

MANTÉM O FRIO INTENSO ENTRE SEGUNDA A QUARTA, MÍNIMAS ENTRE -4/-7 NAS BAIXADAS E -2/0 TOPOS.

 

Sobra uma geada para minha serra Dona Francisca desta vez, homi?

 

Abs.

 

 

SIM, DEVE ZERAR OU ATÉ FICAR NEGATIVA E EM CHUVANVILLE ENTRE 5/8.

Link to comment
Share on other sites

Em Palmas ainda faz 9.9C na última medição!! Que lugar gelado.

 

Sds.

 

Neblina, Silvio. A região está com nuvens/neblina.

 

O Topo da Villaggio Grando, a 1329 metros, estava com 7,5ºC nas 11ºC! Minha estação lá marca 10ºC agora.

 

Pois é, mas mesmo assim não deixa de ser um belo frio! A sensação dr frio deve estar grande p/ quem mora lá, já q a madrugada foi bem fria. :good2:

Em Curitiba está 13.5C pelo Simepar, graças a nebulosidade tb.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

AS FOTOS SÃO DO SÃO JOAQUIMONLINE. NUMA DELAS ESTÁ O ABRIGO DO CAIO NO CETREJO, QUE DEU -1,0 HOJE.

 

MANTÉM O FRIO INTENSO ENTRE SEGUNDA A QUARTA, MÍNIMAS ENTRE -4/-7 NAS BAIXADAS E -2/0 TOPOS.

 

Sobra uma geada para minha serra Dona Francisca desta vez, homi?

 

Abs.

 

 

SIM, DEVE ZERAR OU ATÉ FICAR NEGATIVA E EM CHUVANVILLE ENTRE 5/8.

 

Ronaldo, quer dizer q o final de semana de 6/7 de junho vai estar frio em Floripa. Eu ia passar o final de semana lá...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim Herciópolis prova que os -10 tão sonhados por aqui, estão reservados nas baixadas do Centro-Oeste Catarinense/Extremo sudoeste do PR...

 

Lá a temperatura é de queda contínua, sem pausas, como no Ilson, só que com bem mais altitude que a de Santa Rosa.

 

Além da Continentalidade, ar seco e pouca atuação de nuvens a noite.

 

VItorVM bocudo hahahahhahah

 

Minha estação estava numa "nice" com 0,8ºC as 2:00 quando de repente, eis que surgem nuvens. Sim, esse ano elas não estão perdoando nem o planalto norte catarinense nem parte do meio oeste..

 

Vejam:

 

S11235232_201405291030.jpg

 

:mosking: :mosking:

 

E o Europeu mostra algo interessante pra Junho... Uma MP com um belo suporte. Só resta avançar um pouquinho mais.

 

Tempo ensolarado, 18,7ºC no momento. Vento Norte, Pré frontal instalado.

Link to comment
Share on other sites

Não nevou no PNI....deu -0,1 pq o ceu limpou namadrugada......no momento sol com nuvens esparsas

 

Umidade se manteve entre 99 e 100 pouco depois de negativar... isso não quer dizer algo?

 

Frost, cansei de negativar aqui na serra com essa Umidade....

 

99 e 100% apenas indica tempo nublado. chuva só se regstrou algo na estaçao e se houve mudança de pressao e ventos...os dados nada indicaram de precipitaçao ou chance d echuva

Link to comment
Share on other sites

 

A mínima foi de 3,4°C então????

 

Deve ser esta mínima mesmo, poiso horário bate com o horário da mínima em Santa Rosa... (3:35)

 

Sim. Toda vez que a interrupção de energia não é muito longa e as pilhas do console aguentam o tranco para funcionar o datalogger e também quando há ausência apenas de internet, assim que ela voltar o weatherlink recupera os dados que não apareceram e mostra via internet apenas do dia em questão, como no caso hoje do Tuias.

Link to comment
Share on other sites

Outro fato interessante é que, enquanto em Erechim é dia, no Chuí é noite. E estão na mesma longitude.

 

São Paulo está simultaneamente na mesma longitude do polo sul e do polo norte.

 

:hysteric:

 

Claro, São Paulo está tão próxima do Polo Sul quanto Erechim do Chuí... :mosking:

 

GFS 12Z seguindo Europeu 00Z...

 

Que milagre os dois concordando pra um período longínquo.

Link to comment
Share on other sites

Mínima no Tuias decepcionou, hj.

?????

Estava off

 

E qdo ela voltou estava 9,7....só no datalogger pra ver..

Carlos, o weatherlink recupera a mínima do dia, mas tem razão o Bruno decepcionou e como, fez 3.4º no Tuias... :cray:

Matou a pau Alencastro. :clapping:

Mas achei absurda esta diferença entre Alencastro e Tuias. :russian:

De toda forma, é uma estação que mostrou que tem potencial para ter uma das melhores mínimas absolutas do Brasil. :good2:

Façam um raciocínio comigo, os vales de Farroupilha estão na parte leste de um grande relevo maior ,que tem como limite oeste as coxilhas de Campos Borges, Cerca Velha, Lagoão, a parte central embora com menor altitude Teutônia, Lajeado etc, e o extremo Leste os morros de São Chico de Paula :ok: .É neste grande relevo, nestas baixadas, dentro dele,(altitudes de 500m a 700m na base) na altura de 29s é que estão os locais mais frios em mínima absoluta do país, juntamente com o alto Itatiaia,Vales de Urupema /São Joaca e alhures, e os vales entre Palmas/Canoinhas/Caçador/Xanxerê.

É num destes locais que ocorrerá a mínima absoluta.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.