Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Pelo o que observo nos modelos, a primavera climática começa na semana que vem.

 

Minha avaliação sobre o inverno corrente já pode ser feita: foi curto e ruim, sem nenhum evento marcante e com temperaturas irregulares, especialmente da metade norte do RS para cima. Na campanha a coisa foi um pouco melhor. Não foi pior, contudo, que a dupla do terror 2005 e 2006. Longe disso. Mas disputa pau-a-pau com 1998 em termos de xoxeza.

 

Minha análise leva em consideração o sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

E o Europeu veio vindo devagarinho devagarinho e......Seguiu o GFS. :mosking: Os dois estão uma cópia para a MP que entra amanhã. Raspão polar clássico, bem similar ao que já tivemos este ano. :negative: Só nos resta curtir e torcer por alguma mínima sub -5oC na Região de SJ, pois -9oC eu já tô achando impossível! :sad:

Link to comment
Share on other sites

Até às 5h:

 

6,2° São Mateus do Sul

6,2° Castro

7,4° Ponta Grossa

7,5° Jaguariaíva

8,2° União da Vitória

9,0° aero Afonso Pena

 

Desculpa Carlinho..é que as vezes acho que o Parana está no Sudeste....e por isso não entrou na lista..

 

Anote mais uma ai...

 

4,1 - Porto Amazonas

 

abraço

 

 

O movimento o Sul é Meu País vai te processar! he he he!

Link to comment
Share on other sites

Sim, Ronaldo. E o GFS 00Z também deu uma bela incrementada. Será possível observarmos alguma quebra de recorde para agosto, pelo menos nas estações mais novas, ou seria forçação de barra?

 

NAS MAIS NOVAS SIM, URUPEMA, BOM JARDIM, TODAS DO CIRAM NAS BAIXADAS.

 

 

Ronaldo,

 

Achas que já dá para "enxergar" os valores do CMC nas saídas do GFS e do Europeu. Eu não consigo... Seria efeito baixada pelo ar seco e estável? Os valores em 850 hpa estão muito modestos nesta MP, mas o relevo local e uma eventual secura grande em altitude poderiam surpreender... A minha impressão é que o CMC não pega particularidades do relevo como os vales e baixadas, ou seja, pode ser uma questão de melhor ou pior calibração do modelo, não?

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

Achas que já dá para "enxergar" os valores do CMC nas saídas do GFS e do Europeu. Eu não consigo... Seria efeito baixada pelo ar seco e estável? Os valores em 850 hpa estão muito modestos nesta MP, mas o relevo local e uma eventual secura grande em altitude poderiam surpreender... A minha impressão é que o CMC não pega particularidades do relevo como os vales e baixadas, ou seja, pode ser uma questão de melhor ou pior calibração do modelo, não?

 

 

E OUTROS TANTOS MAIS....VEJA A MP.

Link to comment
Share on other sites

Galera,

FRIO SERÁ MUITO FORTE, segundo os modelos! Vamos curtir bastante, pois vem um longo período mais quente depois...

Aliás, a SOMAR acertou a previsão direitinho para o inverno 2014, temos que dar o braço a torcer.

Olhem a previsão que divulgaram dia 20/06/14.

Abraços!

http://pr.ricmais.com.br/familia-2/noticias/estacao-gelada-comeca-neste-sabado-e-deve-ser-chuvosa-nos-estados-da-regiao-sul/

Link to comment
Share on other sites

Simão,

 

Teve uma epoca que defendi que o Morro da Igreja ficava em Orleans....e realmente isso não procede. Acho que Orleans deve ter areas bem interessantes então...já que é da região..vc poderia tentar uma parceria com a Febave Fundação Educacional Barriga Verde ai no Centro em Orleans...a Febave....com certeza voce deve conhecer ou até estudar nela.....Alias não sabia que voce tinha saido de Caratinga lá em Minas...

 

:russian:

Link to comment
Share on other sites

Calor em Bom Jesus, hein? Aqui em POA tenho 18,4°, hehe. Estamos muito mais frios do que a serra!! Tive 14,6° de mínima.

 

Nos últimos dias tive boas variações de temperatura. Anteontem tive variação de 6,6° a 21,0°, e ontem tivemos chuva forte e com fortes trovoadas. Apesar do inverno de frio muito fraco, está divertido.

 

Por fim, a boa notícia é que FINALMENTE chegou aqui em casa meu termo-higrômetro novo. O antigo havia estragado na quinta feira... antes do Carnaval!! :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Simão,

 

Teve uma epoca que defendi que o Morro da Igreja ficava em Orleans....e realmente isso não procede. Acho que Orleans deve ter areas bem interessantes então...já que é da região..vc poderia tentar uma parceria com a Febave Fundação Educacional Barriga Verde ai no Centro em Orleans...a Febave....com certeza voce deve conhecer ou até estudar nela.....Alias não sabia que voce tinha saido de Caratinga lá em Minas...

 

:russian:

 

 

:laugh: :onthequiet: :onthequiet: :onthequiet:

 

Só rindo

Link to comment
Share on other sites

CMC coloca insistentemente pequena mancha de -6oC a -8oC entre Ausentes e São Joaquim.

 

Quem maravilha heim Caio, agosto sempre tem surpresas...Estou com palpite que Bom Jardim da Serra será a recordista esse ano....aliás..já era hora..

 

 

Também acho que BJS que dessa vez vai afundar, pela trajetória e posicionamento da MP. Veremos.

 

Mas ao menos uma marca de -6oC/-7oC deve ocorrer aqui na serra nesta semana. Baixar disso tô achando meio difícil.

Link to comment
Share on other sites

Buenas turma !

 

27,5C de maxima aqui em Indaial hoje, no momento faz 26C :heat: :heat: :heat:

 

Previsão indica minima entre 0C e 2C no amanhecer de quinta feira pra cá :clapping: :clapping:

 

A principio a primeira minima sub-5 do inverno de 2014 irá se concretizar, pelo menos isso!

 

Depois disso parece que teremos alguns dias entre 35C e 38C só pra lembrar que Indaial fica encima da porta do inferno mesmo :sad:

Link to comment
Share on other sites

Buenas turma !

 

27,5C de maxima aqui em Indaial hoje, no momento faz 26C :heat: :heat: :heat:

 

Previsão indica minima entre 0C e 2C no amanhecer de quinta feira pra cá :clapping: :clapping:

 

A principio a primeira minima sub-5 do inverno de 2014 irá se concretizar, pelo menos isso!

 

Depois disso parece que teremos alguns dias entre 35C e 38C só pra lembrar que Indaial fica encima da porta do inferno mesmo :sad:

 

Nossa, depois do friozão, 35°c é para desanimar qualquer um! Parece que em Porto Alegre teremos um DEJAVÚ de 2012, só que menos dias do que aquele ano, claro...

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Buenas turma !

 

27,5C de maxima aqui em Indaial hoje, no momento faz 26C :heat: :heat: :heat:

 

Previsão indica minima entre 0C e 2C no amanhecer de quinta feira pra cá :clapping: :clapping:

 

A principio a primeira minima sub-5 do inverno de 2014 irá se concretizar, pelo menos isso!

 

Depois disso parece que teremos alguns dias entre 35C e 38C só pra lembrar que Indaial fica encima da porta do inferno mesmo :sad:

 

Praticamente impossível chegar a 38 graus nos próximos dias. Esquentará bastante, mas está longe de ser uma onda de calor tão rigorosa. Para Porto Alegre devem ser poucos dias.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra atualiza a previsão e continua apostando forte! Grifos meus:

 

TENDÊNCIA,

 

Na quinta-feira; intensa massa de ar polar com centro em cima de SC. Céu claro a quase claro.

 

Temperatura Extremamente baixa ao amanhecer e amena de tarde, bem frio de noite. Mínima; -9/-7°C no topo da serra (região de S.Joaquim e alhures), máxima de 18/20°C no extremo-oeste. Na maior parte de SC; mín. entre -4/5°C (-2/6°C no litoral e baixo vale do rio Itajaí) e máx. entre 12/18°C.

 

Geada em todas as regiões, forte a muito forte acima dos 800 m, severa acima dos 1000/1200 m.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra atualiza a previsão e continua apostando forte! Grifos meus:

 

TENDÊNCIA,

 

Na quinta-feira; intensa massa de ar polar com centro em cima de SC. Céu claro a quase claro.

 

Temperatura Extremamente baixa ao amanhecer e amena de tarde, bem frio de noite. Mínima; -9/-7°C no topo da serra (região de S.Joaquim e alhures), máxima de 18/20°C no extremo-oeste. Na maior parte de SC; mín. entre -4/5°C (-2/6°C no litoral e baixo vale do rio Itajaí) e máx. entre 12/18°C.

 

Geada em todas as regiões, forte a muito forte acima dos 800 m, severa acima dos 1000/1200 m.

 

Vem frio cuiudo pro Sul do Brasil! Estarei na torcida por vocês!

Link to comment
Share on other sites

Explicando o inexplicável.

 

Mais ou menos assim, você olha os mapas, olha os números e alguma premonição.

 

O que falei e pelo jeito foi piração na batatinha minha foi algo do tipo que acontece aqui em Praia Grande ( de São Paulo ), este mais fácil pois conheço bem a região e como funcionam os modelos em relação a "minha área".

 

Isóbara, cavado, JBN, 750 hpa, 830 inimigos da HP, não sei explicar kkk.

 

Acho que agora fica mais fácil do Carlos Dias entender o meu desentendimento.

 

Não é tão complicado.

Link to comment
Share on other sites

Calor em Bom Jesus, hein? Aqui em POA tenho 18,4°, hehe. Estamos muito mais frios do que a serra!! Tive 14,6° de mínima.

 

Nos últimos dias tive boas variações de temperatura. Anteontem tive variação de 6,6° a 21,0°, e ontem tivemos chuva forte e com fortes trovoadas. Apesar do inverno de frio muito fraco, está divertido.

 

Por fim, a boa notícia é que FINALMENTE chegou aqui em casa meu termo-higrômetro novo. O antigo havia estragado na quinta feira... antes do Carnaval!! :good2: :good2: :good2:

 

Aqui em Canela, no meu termômetro de casa cheguei nos 25 graus! Foi um bom dia para lavar roupa, abrir a casa, preparar a lenha e os gravetos para o gelo que se aproxima. Passei o dia de bermuda e chinelos! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Calor em Bom Jesus, hein? Aqui em POA tenho 18,4°, hehe. Estamos muito mais frios do que a serra!! Tive 14,6° de mínima.

 

Nos últimos dias tive boas variações de temperatura. Anteontem tive variação de 6,6° a 21,0°, e ontem tivemos chuva forte e com fortes trovoadas. Apesar do inverno de frio muito fraco, está divertido.

 

Por fim, a boa notícia é que FINALMENTE chegou aqui em casa meu termo-higrômetro novo. O antigo havia estragado na quinta feira... antes do Carnaval!! :good2: :good2: :good2:

 

Aqui em Canela, no meu termômetro de casa cheguei nos 25 graus! Foi um bom dia para lavar roupa, abrir a casa, preparar a lenha e os gravetos para o gelo que se aproxima. Passei o dia de bermuda e chinelos! :heat:

 

Fez mais calor em Canela hoje do que em PORTO ALEGRE! Interessante isso, mas acontece de vez em quando...

Ansioso pela chegada desse ar polar, que vai "salvar" um pouco essa dinâmica ruim do inverno 2014! Serão dias gelados quarta, quinta e sexta!

Manhã de quinta, com geada até em Porto Alegre, em alguns bairros.

Abraços a todos. :good:

Link to comment
Share on other sites

O CFS projeta um agosto terrível de agora em diante. Eu não acredito neste prognóstico tão ruim para o RS e SC. Pode terminar acima, mas será que tanto?

 

Anomalia de 11 a 31 de agosto.

 

http://i.imgur.com/PoKa0F3.png

 

Um agosto até que bonito....O meu gráfico abaixo de correlações é centrado em Curitiba.

 

Um resfriamento em 20/30S e 30/50 W no Atântico pode e deve remeter alguma interessante para a faixa leste do sudeste.

 

Por razões óbvias não concordo que este inverno já o fora.

 

Nem acabou ainda....

 

As anomalias extremamente positivas [ ao contrário daquilo que li no fórum , é quente sim, na Antártica nas regiões designadas Fim de Mundo apresentam papel importante tanto na AAO como na Circumpolar Corrente].

 

Tenho duas coisas interessantes,

 

a- Região que denominei Tordesilhas

 

b- E a região Chile que deve ser trocada por Humboldt

 

Muito feliz com os resultados do inverno 2014.

 

r1hd06.png

Link to comment
Share on other sites

Calor em Bom Jesus, hein? Aqui em POA tenho 18,4°, hehe. Estamos muito mais frios do que a serra!! Tive 14,6° de mínima.

 

Nos últimos dias tive boas variações de temperatura. Anteontem tive variação de 6,6° a 21,0°, e ontem tivemos chuva forte e com fortes trovoadas. Apesar do inverno de frio muito fraco, está divertido.

 

Por fim, a boa notícia é que FINALMENTE chegou aqui em casa meu termo-higrômetro novo. O antigo havia estragado na quinta feira... antes do Carnaval!! :good2: :good2: :good2:

POA estava coberta por nuvens,enquanto aqui o céu estava aberto e sob ar quente vindo de norte, por isso um vento moderado durante o dia!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.