Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Amanhecer de quinta-feira com forte cheiro de negativa muito, muito baixa nas baixadas entre Cambará e Urupema. A previsão do CFS indica de -4oC a -6oC para as baixadas mais frias. O que é a projeção mais baixa do ano, vencendo inclusive a projeção para a madrugada que registrou -7,7oC no Ciran e -7,6oC na Davis em Urupema.

 

Por esta rodada, poderia ir a -8oC na cidade mais fria do Brasil. Frio pra lembrar o que poderia ser um inverno de verdade por essas bandas, pois depois o calor vai RUGIR e forte!

 

ycQ55Gg.png

Link to comment
Share on other sites

Discordo. Gosto bastante de como fica o tempo com as marítimas no Sudeste! E o frio gerado por essas "monótonas" propicia movimento no BAZ pelas temperaturas que são registradas na Serra da Mantiqueira...

 

Baita movimento, Luba. Ficam aqueles dois ou três lacrimejando por cada décimo que cai no PNI.

 

O ASAS e seus efeitos são bons para um pinico do sudeste. As continentais e sucessivas MP's, para mais da metade de TODO o centro-sul no geral. Quando não mais...

 

Caio,

 

Urubu na guerra é Frango. Como no sudeste são raras as continentais que chegam com tudo, nos contentamos com as marítimas. Os décimos que caem no PNI são comemorados a temperaturas que 99% das cidades do Sul não conseguem atingir. Não acho que é pouca coisa, fora que é algo relativamente novo para nós, tem pouco mais de 1 ano o monitoramento no alto da Mantiqueira, daqui a pouco deixa de ser novidade e o volume de mensagens vai cair bem...

Link to comment
Share on other sites

Na Serra da Bocaina a maxima hoje foi de 11°C com Ura variando na ultimas 24h entre 99% e 100% :shok:

 

William,

 

Pode mandar o link pra acompanhar essa estação na Serra da Bocaína. Sempre se acreditou que as máximas seriam super baixas na região. Também devem ser super baixas as máximas (e também mínimas) no alto da Serra dos Órgãos!

Link to comment
Share on other sites

Ninguém é proibido de monitorar marítimas, mas é muito monótono esse monitoramento. No sul elas causam resfriamento moderado ou moderado/forte (jamais são pauladas), porém tem durabilidade restrita. No SE provocam dias frescos sem graça alguma (na minha opiniao) podendo trazer chance de um resfriamento mais pronunciado em baixadas isoladas.

 

É uma xoxeza....

 

Continentais são infinitamente mais amplas e potentes. Trazem o auge. O climáx. São estas as únicas capazes de trazer negativas e neve pro perfil completo do PNI. São estas que traZem máximas de 7C para SP. É única forma de vermos frio de verdade no Brasil, seja no sul, CO ou SE.

Link to comment
Share on other sites

Segue o céu encoberto aqui na zona leste de Sampa!

Temperaturas de 16 graus nos postos do CGE que ficam nas proximidades daqui do Tatuapé!

 

Pela previsão da Climatempo, amanhã a temperatura voltará a subir já que o sol aparecerá com mais força!

 

Se eu conseguir ver alguma nuvem amanhã é lucro!Olha como ficou o céu de hoje:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caio,

 

Urubu na guerra é Frango. Como no sudeste são raras as continentais que chegam com tudo, nos contentamos com as marítimas. Os décimos que caem no PNI são comemorados a temperaturas que 99% das cidades do Sul não conseguem atingir. Não acho que é pouca coisa, fora que é algo relativamente novo para nós, tem pouco mais de 1 ano o monitoramento no alto da Mantiqueira, daqui a pouco deixa de ser novidade e o volume de mensagens vai cair bem...

 

Faz sentido, Luba. Talvez quando deixar de ser novidade o furor desses décimos comemorados pode diminuir.

Link to comment
Share on other sites

Ninguém é proibido de monitorar marítimas, mas é muito monótono esse monitoramento. No sul elas causam resfriamento moderado ou moderado/forte (jamais são pauladas), porém tem durabilidade restrita. No SE provocam dias frescos sem graça alguma (na minha opiniao) podendo trazer chance de um resfriamento mais pronunciado em baixadas isoladas.

 

É uma xoxeza....

 

Continentais são infinitamente mais amplas e potentes. Trazem o auge. O climáx. São estas as únicas capazes de trazer negativas e neve pro perfil completo do PNI. São estas que traZem máximas de 7C para SP. É única forma de vermos frio de verdade no Brasil, seja no sul, CO ou SE.

 

Pois é Bruno, lembrando que em Set/2002 como citou o Diego, uma Mp bastante continental aliada a um intenso ciclone trouxe neve para a Mantiqueira, 2/3C no Inmet de SAmpa, geada forte no Oeste paulista, e frio generalizado por todo centro-sul.

Mesmo em Jun/2001, onde o frio não foi tão abrangente no sudeste, pois a MP era extremamente continental, negativou em Presidente Prudente e oeste paulista, e baixou bem os termômetros na capital!

A friagem no Acre foi uma das mais longas na história recente! Eu estava no MT e passei frio!

Isso é mto marcante!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

...depois metem o pau no PH pq so falava disso....ultimamente nao tenho mais a minima vontade de participar aqui..tomara logo que este inverno lixo acabe e tudo volte ao normal...

Por falar em PH...

 

??

 

Pode crer. Já faz uns dias que eu não o vejo aqui no BAZ!

 

=====================================

 

Pelo visto, essa onda de calor indicada pelo GFS pra terceira semana de agosto lembra aquela que tivemos na segunda semana de setembro do ano passado. Naquela ocasião, a grande SP não foi tão afetada por ela. As máximas ficavam entre 27 e 29 graus!

Link to comment
Share on other sites

Caio,

 

Urubu na guerra é Frango. Como no sudeste são raras as continentais que chegam com tudo, nos contentamos com as marítimas. Os décimos que caem no PNI são comemorados a temperaturas que 99% das cidades do Sul não conseguem atingir. Não acho que é pouca coisa, fora que é algo relativamente novo para nós, tem pouco mais de 1 ano o monitoramento no alto da Mantiqueira, daqui a pouco deixa de ser novidade e o volume de mensagens vai cair bem...

 

Faz sentido, Luba. Talvez quando deixar de ser novidade o furor desses décimos comemorados pode diminuir.

 

Seria uma boa melhorar o repertório quando comentar sobre o PNI, se alguém fizesse uma compilação das suas ultimas mensagens sobre esse tema você veria como estás transparecendo coisas negativas.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Seria uma boa melhorar o repertório quando comentar sobre o PNI e sudeste, se alguém fizesse uma compilação das suas ultimas mensagens sobre esses temas você veria como estás transparecendo coisas negativas.

Abraços

 

Não bajular enlouquecidamente a cada décimo que cai a temperatura ou afirmar que -4oC não provoca "inveja" é transparecer negativismo?

 

Tem um ui ui ui que não se pode falar uma verdade por aqui que vou te contar...

Link to comment
Share on other sites

Seria uma boa melhorar o repertório quando comentar sobre o PNI e sudeste, se alguém fizesse uma compilação das suas ultimas mensagens sobre esses temas você veria como estás transparecendo coisas negativas.

Abraços

 

Não bajular enlouquecidamente a cada décimo que cai a temperatura ou afirmar que -4oC não provoca "inveja" é transparecer negativismo?

 

Mais uma pra lista :laugh:

 

OBS: sobre o sudeste acho que exagerei, mas sobre o PNI estas se incomodado com a empolgação alheia apenas, na minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos! estou em ushuaia desde domingo passado e a semana por aqui estava bem tranquila,com sol e temperaturas entre 2C e 7C.mas ai ontem o tempo virou completamente,veio uma chuva muito forte com rajadas de vento q chegaram a 129 km/h no aeroporto de ushuaia.e hj nevou o dia inteiro,com a temperatura maxima nao passando de 1C.agora aqui em ushuaia 0.6C.

Link to comment
Share on other sites

Frost, a opiniao de quem é um entusiasta isento sobre o PNI. Sim, eu financiei uma boa parte da estação (embora tenha gente que abomine isso): vc tem um visão distorcida da coisa. Encare isso numa boa, pelo amor de deus.

 

Sobre o que exatamente? acho que tenho feito poucos comentários de "empolgação" ultimamente :laugh:

Não entendi mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos! estou em ushuaia desde domingo passado e a semana por aqui estava bem tranquila,com sol e temperaturas entre 2C e 7C.mas ai ontem o tempo virou completamente,veio uma chuva muito forte com rajadas de vento q chegaram a 129 km/h no aeroporto de ushuaia.e hj nevou o dia inteiro,com a temperatura maxima nao passando de 1C.agora aqui em ushuaia 0.6C.

 

Ahhhh vai te lascarrrrr!!!!

 

:hysteric:

 

Q inveja!!!!!!!!!!!

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Este ano está muito sem graça. Eu concordo o que o pessoal falou, cada um tem o seu direito de se entusiasmar e monitorar o que quiser aqui. Mas nós aqui do sul acostumados com frio porreta e extremo que eventualmente acontece todos os anos, ver esse padrão xoxo de frio do sudeste monitorado pelo pessoal é extreme boring!

 

Mas como eu falei, tão no direito deles porque vivem lá e não aqui.

 

Pra mim, o que movimenta o fórum, é vivenciar um friozão desses e poder desfrutar de belas imagens como estas:

5a4e897584e8b_GELOSERRA035.thumb.JPG.094586e1dbb82eb48af0278b55830305.JPG

1989f4bd663f9eea4b1475fae0cd4322.jpg.07cb1b384473f90491d878e1ab1c4e04.jpg

frost-1.jpg.e585817dfde7737d211ee11222f789ba.jpg

c586bd0945663ecc0280b756932dfc56.thumb.jpg.060a0e6226241c7ad95b7ec2845ad55a.jpg

Link to comment
Share on other sites

Por que eu prefiro ver fotos de neve/cincelo/geadão, etc..?

 

Porque além de mudar a paisagem e trazer todo o encanto óbvio, a América do Sul e especialmente o Brasil é um fisco em frio extremo em termos numéricos.

 

Até em cidades na província de Buenos Aires tem potencial para ter mínimas extremas inferiores em relação a Urupema e região, vou nem citar o PNI... Até na Florida em cidades com latitudes um pouco acima do paralelo 30ºN tem potencial de apresentar mínimas bem mais inferiores do que qualquer ponto do sudeste, podem colocar mais 300 estações que não vai mudar.

 

Se for pra levar a sério a lógica débil levantada pelo Mafili, o ponto mais frio do Brasil é Urupema, pois apresentou a menor temperatura até hoje, com -8.8ºC se não me engano.

 

Agora caso Urupema tivesse média mais baixa que o PNI e por outro lado o PNI apresentasse sempre as mínimas mais extremas, taria todo mundo ignorando as médias e estariam endeusando as mínimas extremas até não pode ser mais...DUVIDO que não seria assim :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

O CMC foi um pouca além em sua última rodada 00Z de hoje e afundou ainda mais a projeção de mínimas excepcionais para o Sul do Brasil na próxima quinta-feira, com mínimas negativas generalizadas especialmente entre o RS e SC com valores raramente projetados. Há um ponto central próximo a -6oC a -8oC, o que poderia trazer o recorde do ano ou em anos para algumas estações.

 

Rodada incrível!

 

 

oBoJn1n.png

 

Nesta projeção em oF temos valores próximos entre os 20oC e 15oF, o que daria algo entre -7oC e -9oC nos pontos mais frios

 

cSTib0o.png

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA, AMIGOS!

Temperaturas entre 15°c e 16°c no momento em Porto Alegre, segundo o monitoramento do METROCLIMA (09H19MIN).

É bem animadora a previsão da METSUL para quarta-feira que vem aqui em Porto Alegre! Seria um dia todo frio, com máxima não ultrapassando os 15°c e uma mínima pela manhã de 5°c!

OPINIÃO PESSOAL: Penso que teremos um GRAN FINALE, neste inverno de frio escasso, no início de setembro, como ocorreu em 2006, trazendo neve bem significativa. Vamos aguardar.

Abraços a todos e um excelente domingo! PARABÉNS A TODOS OS PAPAIS! PAZ, SAÚDE E ALEGRIAS A TODOS HOJE. :good:

Link to comment
Share on other sites

Vai ser uma onda de calor histórica, Caio, digna de dezembro ou janeiro!!

Ainda bem que falaste disso, com exceção do Daniel Veloster, ninguém tá dando a mínima importância pra brutal onda de calor (para os padrões de agosto) esperada à partir do dia 16.

 

Será um lembrete de 2012, com uma diferença: em 2012 tivemos calor praticamente do início ao fim do mês de agosto. Este ano não será assim! Ao menos teremos um frio BEM SIGNIFICATIVO na semana que vem!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

JÁ SÃO 3 DIAS QUE O CMC CHUTA O BALDE, JÁ NÃO DÁ PARA IGNORAR!!

 

O INPE ESTÁ, SINOTICAMENTE PARECIDO, EUROPEU E GFS TAMBÉM, EM GERAL QUANDO É MUITO FRIA E SECA O CMC PEGA BEM P/SC, AS VIÚVAS, CANDIDATOS CHEGANDO....

 

SE TIVER CERTO, TEREMOS ENTRE -6/-9 POR AQUI.

 

Mensagem do coutinho em 18/06 antes dos -7,7oC.

 

Agora quadro parecido com o CMC chutando o balde novamente há uns três dias já, e o Europeu e GFS sinoticamente parecidos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.