Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

37°C em Alta Floresta, MT. :beach:

SBAT 111500Z 07006KT 9999 FEW030 37/16 Q1015

Agosto e setembro (Às vezes parte de outubro) são os meses do "inferno térmico" em MT, MS, GO, TO, sul do AM, do PA, PI, partes de MG, de SP, etc, etc. :heat:

 

--------------

A gangorra nas temperaturas aqui em Sampa, passadas e previstas, que estão ocorrendo e devem acontecer neste agosto são mais típicas de setembro.

Será que a primavera climática está mesmo se adiantando neste 2014?

 

Hoje em Sampa, aquele calor que eu mais detesto: seco, poeirento, poluído, sem chuva à tarde para refrescar...

A máxima provisória no Mirante foi 27,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Também acho que BJS que dessa vez vai afundar, pela trajetória e posicionamento da MP. Veremos.

 

Mas ao menos uma marca de -6oC/-7oC deve ocorrer aqui na serra nesta semana. Baixar disso tô achando meio difícil.

 

Fé no CMC. Na outra MP o Europeu e o GFS estavam parecidos, com o detalhe que retiraram todo o frio faltando umas 72/96 horas, não dando nem negativas, e o CMC manteve sua posição e ainda previa menos frio que agora...

 

Acho que alta deveria ser mais a Leste para Bom Jardim da Serra surpreender.

Link to comment
Share on other sites

CMC coloca insistentemente pequena mancha de -6oC a -8oC entre Ausentes e São Joaquim.

 

Quem maravilha heim Caio, agosto sempre tem surpresas...Estou com palpite que Bom Jardim da Serra será a recordista esse ano....aliás..já era hora..

 

Se não me engano seria o segundo ano, depois dos 9,2C de 2012 na estação Ciram/Epagri.

 

Ainda não espero nada além -6/-7C, mesmo que tenha projeção de -8/-9C.

Link to comment
Share on other sites

Vamos parar de Falar do PNI se não já sabe né ? :sarcastic:

 

Bairro Reserva como a 2°estação mais fria do Baz charlier no momento 5,6°C por lá , já la em casa 6,5°C , Vila Inglesa com 6,9°C

 

Espero que Urupema chegue a -11°C com sensação de -25°C idem ao morro de Igreja , só assim pra acalmar os animos das pessoas ai do sul :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal!

 

Hoje o Rio de Janeiro teve um dia quente e seco, a variação foi de 14,9° a 31,0° e a umidade atingiu 22% aqui na zona norte. Mesmo com a umidade baixa estava infernal na rua. Agora temos uma noite levemente abafada e a hoje lua está mais linda do que ontem na minha opinião. Agora na zona norte do Rio de Janeiro 17,7°.

Link to comment
Share on other sites

Depois perguntam o por que da empolgação com o PNI...

 

Marcão 2.4 graus

 

Aí depois sobe pra 5 graus, desce abaixo de zero, volta a 5 graus, fica ventando e de madrugada cai abaixo de zero de novo e amanhece com

uns -3....sim, já está previsto o tempo no PNI nesta noite :laugh: :laugh:

 

:laugh: :laugh: :laugh:

Imagina só as baixadas menos ventosas do PNI... o numero de geadas pode ser bem maior do que pensamos!

Link to comment
Share on other sites

Centro da massa vai pegar bem o planalto sul /SC, e pelo jeito vamos pegar um sub -10C.

 

To achando que Urupema vai cravar -9ºC. A posição da alta favorece muito a serra e o leste de SC. As mínimas no vale e litoral podem surpreender também! Não duvido Blumenau chegar a 0ºC na Itoupava (boa em frio seco).

Link to comment
Share on other sites

Depois perguntam o por que da empolgação com o PNI...

 

Marcão 2.4 graus

 

Aí depois sobe pra 5 graus, desce abaixo de zero, volta a 5 graus, fica ventando e de madrugada cai abaixo de zero de novo e amanhece com

uns -3....sim, já está previsto o tempo no PNI nesta noite :laugh: :laugh:

 

:laugh: :laugh: :laugh:

Imagina só as baixadas menos ventosas do PNI... o numero de geadas pode ser bem maior do que pensamos!

 

 

Cuidado hein , e sem duvida as Partes Altas da Mantiqueira são as areas mais frias do Brasil em medias e talvez extremos !

 

Algumas Diferença legal entre as duas estaçoes

 

Reserva 4,3°C 77% Ura

 

Lage 5,1°C 90%

Link to comment
Share on other sites

Centro da massa vai pegar bem o planalto sul /SC, e pelo jeito vamos pegar um sub -10C.

 

To achando que Urupema vai cravar -9ºC. A posição da alta favorece muito a serra e o leste de SC. As mínimas no vale e litoral podem surpreender também! Não duvido Blumenau chegar a 0ºC na Itoupava (boa em frio seco).

 

Olha, se aqui em casa, ficar abaixo dos 3 graus, eu solto fogos de artifício :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Simão,

 

Teve uma epoca que defendi que o Morro da Igreja ficava em Orleans....e realmente isso não procede. Acho que Orleans deve ter areas bem interessantes então...já que é da região..vc poderia tentar uma parceria com a Febave Fundação Educacional Barriga Verde ai no Centro em Orleans...a Febave....com certeza voce deve conhecer ou até estudar nela.....Alias não sabia que voce tinha saido de Caratinga lá em Minas...

 

:russian:

 

Ñ entendi nada, fui p/ onde? Orleans? Quem te falou isso? O cara q te falou isso deve ter fumado uns pentelhos hein! kkkkkkkkk

Q isso vey, nunca fui nesse lugar aí ñ.

No meu digital marca 15,7°c, a noite vai ser boa p/ aki. Em Ipatinga aki perto, meu tio tem uma mini-estação meteorológica, lá faz 18,4°c, lá eh mto quente, no dia 8 fez 11,6°c lá, já aki fez 8,0°c, foi a menor temperatura do ano.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Centro da massa vai pegar bem o planalto sul /SC, e pelo jeito vamos pegar um sub -10C.

O problema é garantir que o Centro da MP fique sobre a Serra durante toda a tarde de quarta/madrugada de quinta. Se começar a ter deslocamento vai avacalhar com as mínimas de Bom Jardim e Urupema. :good:

 

Além dos fatores umidade e vento. Vejo 2 dígitos negativo muito em 'limite' nesse evento.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que dois dígitos negativos em Urupema e BJ da Serra é coisa para MPs muito fortes em que ocorre a famosa calmaria pós advecção de ar frio com a alta no continente, o que não é o caso desta. Essa MP não tá trazendo tanto frio assim e está "louca" para se maritimizar desde que entrar em SC.. Mas pode dar uns -8oC, com sorte! :good:

Link to comment
Share on other sites

-7,9 Urupema

-8,3 Bom Jardim

-6,0 São Joaquim

-5,0 á -7,0 em Caçador

 

Ninguem fala ou lembra da cidade de Caçador aqui no foram (detentora "oficialmente" da temperatura mais baixa do Brasil) que por sinal tem umas minimas bem baixas durantes os invernos, não tanto quanto Urupema e Bom Jardim, mas não fica muito longe!

 

E vou ser super otimista pra cravar 0C aqui em Indaial, pra dizer que este inverno de 2014 até que rendeu um dia pra se lembrar.

Link to comment
Share on other sites

-7,9 Urupema

-8,3 Bom Jardim

-6,0 São Joaquim

-5,0 á -7,0 em Caçador

 

Ninguem fala ou lembra da cidade de Caçador aqui no foram (detentora "oficialmente" da temperatura mais baixa do Brasil) que por sinal tem umas minimas bem baixas durantes os invernos, não tanto quanto Urupema e Bom Jardim, mas não fica muito longe!

 

E vou ser super otimista pra cravar 0C aqui em Indaial, pra dizer que este inverno de 2014 até que rendeu um dia pra se lembrar.

 

Se for pra lembrar de Caçador, vamos lembrar de Fraiburgo, Curitibanos, Itaiópolis também, pra mim a maior nevasca ano passado foi nesta última cidade.

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Vejam isso!

 

Muito interessante o comportamento diferente entre as estações da Serra da Mantiqueira:

 

Maria da Fé: apresenta extremos muito acentuados, baixada consegue acumular muito ar frio, mas pega sol forte no início da manhã e a temperatura dispara rapidamente.

 

CDJ Vila Inglesa: baixada fria, com mínimas simulares às observadas em Maria da Fé, mas com máximas bem mais contidas e aquecimento matinal bem mais lento que MdF. Provavelmente o formato da baixada deve influenciar isso, assim como o relevo dos morros que a cercam.

 

Marcão: grandes variações de temperaturas e mínimas muito baixas quando as condições se tornaram favoráveis. Comportamento bem imprevisível! :shok:

 

Massena: frio constante ao longo do dia, o oposto das fortes variações de MdF.

Mantiqueira_2014_08_11.thumb.jpg.981350725c411cb9806d232da93d4f04.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Luba incrivel , aqui em casa é 8 ou 80 :sarcastic: , agora se voce comparar a estação nova do Bairro Reserva a curva do grafico sera identico a Campos do Jordão Vila Inglesa , só esquenta mesmo após as 11 da manha e já começa a esfriar pelas 16h , hoje por la a maxima foi de 21°C e no momento faz 4°C , o que chama a a atenção por la é o vento que bate entre 8h e 10h da manha ontem chegou a 56km/h !

Link to comment
Share on other sites

-7,9 Urupema

-8,3 Bom Jardim

-6,0 São Joaquim

-5,0 á -7,0 em Caçador

 

Ninguem fala ou lembra da cidade de Caçador aqui no foram (detentora "oficialmente" da temperatura mais baixa do Brasil) que por sinal tem umas minimas bem baixas durantes os invernos, não tanto quanto Urupema e Bom Jardim, mas não fica muito longe!

 

E vou ser super otimista pra cravar 0C aqui em Indaial, pra dizer que este inverno de 2014 até que rendeu um dia pra se lembrar.

 

Se for pra lembrar de Caçador, vamos lembrar de Fraiburgo, Curitibanos, Itaiópolis também, pra mim a maior nevasca ano passado foi nesta última cidade.

 

Fernando, concordo 100% com você, a nevasca que atingiu Itaiopolis, canoinhas, papanduva... o "miolo" do planalto norte é de dar inveja em muito "são joaquinense, urupemense, bom jardinense"

 

Mas digo por minimas absolutas, você pode notar que todo inverno ou quase todo, a cidade de Caçador tem umas temperaturas "medonhas" que variam de -5 a -7... pode se contar na palma das mãos quantas cidades alcançam temperaturas entre -5 a -7

Link to comment
Share on other sites

Luba incrivel , aqui em casa é 8 ou 80 :sarcastic: , agora se voce comparar a estação nova do Bairro Reserva a curva do grafico sera identico a Campos do Jordão Vila Inglesa , só esquenta mesmo após as 11 da manha e já começa a esfriar pelas 16h , hoje por la a maxima foi de 21°C e no momento faz 4°C , o que chama a a atenção por la é o vento que bate entre 8h e 10h da manha ontem chegou a 56km/h !

 

Pelo que você tinha falado que no Bairro Reserva a altitude era maior, imaginei que a estação realmente deveria se aproximar mais do comportamento da Vila Inglesa.

 

A sua baixada tem um comportamento de extremos que é sensacional, mas pena que pega sol muito cedo, daí ou você madruga ou não pega o frio!

Link to comment
Share on other sites

William, estou torcendo para a estação do bairro Reserva, manter-se on-line, pelo seus comentários no horário de 17 horas,a temperatura do Reserva cai mais rápido do que no sítio da Lage, depois vão ficando parelhas, pelo que vi meia hora atrás a umidade no Reserva é menor, com PO mais baixa, se não ventar até umas 6 h 40, a mínima deverá ser menor do que no sítio da Lage.

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Vejam isso!

 

Muito interessante o comportamento diferente entre as estações da Serra da Mantiqueira:

 

Maria da Fé: apresenta extremos muito acentuados, baixada consegue acumular muito ar frio, mas pega sol forte no início da manhã e a temperatura dispara rapidamente.

 

CDJ Vila Inglesa: baixada fria, com mínimas simulares às observadas em Maria da Fé, mas com máximas bem mais contidas e aquecimento matinal bem mais lento que MdF. Provavelmente o formato da baixada deve influenciar isso, assim como o relevo dos morros que a cercam.

 

Marcão: grandes variações de temperaturas e mínimas muito baixas quando as condições se tornaram favoráveis. Comportamento bem imprevisível! :shok:

 

Massena: frio constante ao longo do dia, o oposto das fortes variações de MdF.

Excelente análise!

Gráfico incrível! O melhor q já devo ter visto por aki. Ele da uma idéia bem dinâmica do comportamento térmico em locais distintos.

Gostei bastante!

 

Parabéns

Link to comment
Share on other sites

Bom, enfim os modelos chegaram a um consenso. O frio que virá, tem tudo para trazer a tarde mais fria do ano para a Grande SP. Dia 14 a projeção de temperaturas a tarde dá indícios de toda a grande SP passar a tarde toda abaixo de 13 graus, isso incluindo até mesmo os bairros mais quentes, e por incrível que pareça, dificilmente teremos a máxima invertida, pois o frio já entra forte dia 13. Amanha SP estará sob condições de pré-frontal, onde o litoral já começaria a experimentar mudanças já nessa próxima madrugada.

 

Chama a atenção a probabilidade alta dessa máxima baixa ser sob condições de chuvisco que afetariam não só a faixa leste, mas também afetaria até mesmo a grande Campinas, ou seja, a MP virá não muito maritimizada, o que pode significar condições interessantes acima de 2000 metros na Mantiqueira. O tipo de chuva que ficará por alguns dias será aquele típico orográfico, onde por exemplo áreas mais ao sul da Grande SP novamente ficariam dias sob temperaturas abaixo de 15 graus, com chuviscos, e com possibilidade de vários dias de operação Comboio no sistema Anchieta Imigrantes a qualquer hora do dia.

 

Atenção motoristas rumo ao litoral de SP e do RJ a partir do dia 13, com condições portanto muito ruins de visibilidade e pista molhada. O mesmo vale para quem pretende subir a Mantiqueira saindo do vale do Paraíba.

Link to comment
Share on other sites

Teresina com suaves 30°C na sondagem das 22h. :diablo:

 

SBTE 120100Z 00000KT CAVOK 30/19 Q1013

 

Lá pelo menos ar-condicionado é um utensílio obrigatório!

 

Quando faz calor no sudeste, a maioria tem que aguentar!Pelo menos em BH é raro fazer temperatura maior que 35ºC.E quando faz é um Deus nos acuda.

 

A temperatura dentro de casa tem ficado abaixo de 25ºC há semanas!Sem ar, sem nada.Acho que desde meados de Abril.E no verão sempre tem uma pancadinha de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Fim de noite com umidade baixa no aero de Congonhas (e acredito também que em outros locais densamente urbanizados).

Às 23 horas é registrado 19 graus com apenas 46% de URA! Que venha logo o alívio e a chuva que está sendo prevista!

 

:diablo: :diablo: :diablo: :diablo: :diablo: :diablo:

 

Bloqueio de chuva.A gente pega no máximo uma garoa.

 

Já presenciei um temporal de 40mm em pleno Agosto.Não foi previsto.

Link to comment
Share on other sites

On the way... indo verificar o frio de pertinho em SC... se for fácil vou tentar fazer algumas fotos das estações por lá... se alguém tiver sugestões de algo para ver por lá ou algo que precise fazer para o BAZ é só avisar... chego amanhã de tarde... já convenci meu motoristaaaaa rsrs :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Teresina com suaves 30°C na sondagem das 22h. :diablo:

 

SBTE 120100Z 00000KT CAVOK 30/19 Q1013

 

Lá pelo menos ar-condicionado é um utensílio obrigatório!

 

Quando faz calor no sudeste, a maioria tem que aguentar!Pelo menos em BH é raro fazer temperatura maior que 35ºC.E quando faz é um Deus nos acuda.

 

A temperatura dentro de casa tem ficado abaixo de 25ºC há semanas!Sem ar, sem nada.Acho que desde meados de Abril.E no verão sempre tem uma pancadinha de chuva.

 

Aqui também fica sempre fresco dentro de casa. Faz muito tempo que meu termômetro interno não passa dos 24°C. Aqui na ZS do Rio também é raro ultrapassar os 35°C no verão.

 

----------------------------------------------

 

Teresina segue tendo uma noite extremamente quente com 28°C neste momento.

 

SBTE 120300Z 00000KT CAVOK 28/21 Q1013

Link to comment
Share on other sites

Acho que estás viajando, Moisés. Dois dígitos, como bem lembrou o Zé, é coisa extraordinária. Quando a máxima fica próxima a zero durante o dia na forte advecção e a noite a MP estabiliza e já faz -2 as 18h, -4 as 20h30 e assim...

 

Se chegar a -8oC, se ajoelha e bota a mão pro céu.

Link to comment
Share on other sites

Teresina com suaves 30°C na sondagem das 22h. :diablo:

 

SBTE 120100Z 00000KT CAVOK 30/19 Q1013

 

Lá pelo menos ar-condicionado é um utensílio obrigatório!

 

Quando faz calor no sudeste, a maioria tem que aguentar!Pelo menos em BH é raro fazer temperatura maior que 35ºC.E quando faz é um Deus nos acuda.

 

A temperatura dentro de casa tem ficado abaixo de 25ºC há semanas!Sem ar, sem nada.Acho que desde meados de Abril.E no verão sempre tem uma pancadinha de chuva.

 

Aqui também fica sempre fresco dentro de casa. Faz muito tempo que meu termômetro interno não passa dos 24°C. Aqui na ZS do Rio também é raro ultrapassar os 35°C no verão.

 

----------------------------------------------

 

Teresina segue tendo uma noite extremamente quente com 28°C neste momento.

 

SBTE 120300Z 00000KT CAVOK 28/21 Q1013

 

Ziemann ou outro morador do Rio me tira uma dúvida por favor .

 

Minha dúvida é a seguinte , eu já vi algumas vezes o termômetro no Afonsos marcando 40 graus e a umidade relativa em 25 % , ao passo que já vi o SDU marcando 34 e a umidade entre 60 e 70 % , a sensação térmica nesse caso não são equivalentes ...

O que eu vejo é que as maiores sensações de calor no Rio vem do Aero de Jacarepaguá .

Link to comment
Share on other sites

Ziemann ou outro morador do Rio me tira uma dúvida por favor .

 

Minha dúvida é a seguinte , eu já vi algumas vezes o termômetro no Afonsos marcando 40 graus e a umidade relativa em 25 % , ao passo que já vi o SDU marcando 34 e a umidade entre 60 e 70 % , a sensação térmica nesse caso não são equivalentes ...

O que eu vejo é que as maiores sensações de calor no Rio vem do Aero de Jacarepaguá .

 

O que acontece é o seguinte. O aeroporto de Jacarepaguá fica em uma região limítrofe entre a baixada de jacarepaguá e o oceano, isso é, fica a apenas 2,6km em linha reta da orla da barra da tijuca recebendo diretamente a umidade maritma e ao mesmo tempo fica muito próximo da área central da baixada, que recebe muito calor e este fica retido pelas montanhas que cercam o local, algumas ultrapassando os 900m de altitude!.

 

1zoamma.jpg

 

Lembrando que não é regra que este aeroporto registre o recorde de ST da cidade, as vezes ele pode ocorrer na estação da Saúde, no centro da cidade, embora não seja uma estação que eu confie muito por ficar em meio a muitas construções.

Link to comment
Share on other sites

E o CMC hein? Firme e forte na projeção de até -6oC a -8oC nesta quinta e -4oC a -6oC na sexta. Europeu e GFS seguem se ir tão longe no prognóstico. Sabemos que o canadense é bom de baixada, e passará por um teste de fogo com prognósticos tão estabilizados por mínimas extremas neste episódio.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos do BAZ!

Porto Alegre, segundo o monitoramento do METROCLIMA, amanheceu com a temperatura igual nas 3 estações: 13,5°c. Não sei se está correto, mas juro que nunca vi tudo igual assim, inclusive nos décimos... KKKKK

Chuí já com 3,5°c! É o ar polar que está invadindo o RS e será forte, com seu ápice na quinta-feira de manhã.

Minhas apostas para quinta-feira no RS e SC:

Porto Alegre: 3°c nos bairros mais urbanizados e perto de 0°c mais longe da urbanização (podendo até negativar na Grande Porto Alegre)

Gramado e Canela: -3°c a -4°c.

Urupema: em torno de -6°c

Florianópolis: depende do ponto da cidade, mas aposto 5°c em média...

Por aí...

Abraços a todos e um excelente dia, com paz, saúde e prosperidade! :good:

Link to comment
Share on other sites

E o CMC hein? Firme e forte na projeção de até -6oC a -8oC nesta quinta e -4oC a -6oC na sexta. Europeu e GFS seguem se ir tão longe no prognóstico. Sabemos que o canadense é bom de baixada, e passará por um teste de fogo com prognósticos tão estabilizados por mínimas extremas neste episódio.

 

 

DEPOIS DE JULHO DE 2013, O EUROPEU COLOCA UMA MANCHA DE -4/-8 EM SUPERFÍCIE.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.