Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Boa, Luba! Não entendo porque tem algumas pessoas que têm raiva das altas polares lá no oceano. Deixa elas, gente,

coitadas... :laugh:

Pois bem, que venha a nova onda de frio da semana que vem. De fato, sobre a onda de calor, o CFS também já indicou

temperaturas muito acima da média no Sul em meados/final de Agosto. Assim, vai se desenhando um inverno realmente

melancólico para aquela região brasileira.

1. Na minha opinião, aqui em Sampa e no leste paulista o inverno está bem melancólico também. :negative:

Minha base de comparação são as estações do Mirante, IAG e aeroportos, que já existem há muitas décadas, possibilitando comparações com tempos passados.

2. Como já sou "velhinho" :laugh: , também prefiro mil vezes as continentais, que já vi fazer história no passado.

3. Acho que o pessoal do sul tem que dar um desconto para nós, devido à secura de MPs realmente fortes no sudeste. :mosking:

Quem não tem cão, caça com gato.

Em décadas passadas, pelo menos aqui em SP, a maioria das marítimas seria pouco comentada, em face das continentais.

 

4. Prefiro mil vezes uma marítima meia-boca do que um veranico, principalmente agora em agosto e setembro, quando as temperaturas sobem mesmo por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Tempo fechou em Porto Alegre neste Dia dos Pais!

Chovendo no momento, com muita umidade no ar...

Instabilidade até terça, quando a chuva deverá ser mais generalizada.

Ansioso pelo frio forte na semana que vem!

 

Pior de tudo que o frio vem bem no meio da semana, péssimo para quem trabalha com turismo :negative:

Link to comment
Share on other sites

JÁ SÃO 3 DIAS QUE O CMC CHUTA O BALDE, JÁ NÃO DÁ PARA IGNORAR!!

 

O INPE ESTÁ, SINOTICAMENTE PARECIDO, EUROPEU E GFS TAMBÉM, EM GERAL QUANDO É MUITO FRIA E SECA O CMC PEGA BEM P/SC, AS VIÚVAS, CANDIDATOS CHEGANDO....

 

SE TIVER CERTO, TEREMOS ENTRE -6/-9 POR AQUI.

 

Mensagem do coutinho em 18/06 antes dos -7,7oC.

 

Agora quadro parecido com o CMC chutando o balde novamente há uns três dias já, e o Europeu e GFS sinoticamente parecidos.

 

Exatamente. Está muito parecido com aquela ocasião. Eu não tenho certeza, mas acho que o GFS apontava mas frio naquela ocasião. Até por isso que disse antes que falta só o GFS concordar. O Europeu também não baixava muito.

 

Ignorando totalmente o GFS teremos o recorde do ano batido...

 

Aqui no Vale teríamos uma mínima um pouco melhor, em torno de 3°C (para não ficar tão feio como 2012).

Link to comment
Share on other sites

Ainda bem que o meu amor pela região Sul e especialmente pela serra catarinense não tem nada haver com o

bairrismo desenfreado de alguns por aqui, eu heim...

 

E é claro que qualquer baziano decente vai preferir as MPs continentais às marítimas. Olha a diferença de frio

que elas causam. No entanto, reservo-me no direito de gostar das ASAS também, afinal elas sempre chegam a

MG....questão de bom senso.

 

Hoje, mínima de 14C e agora parcialmente nublado e 21,8C. Tá uma delícia esse tempo!

Link to comment
Share on other sites

Tempo fechou em Porto Alegre neste Dia dos Pais!

Chovendo no momento, com muita umidade no ar...

Instabilidade até terça, quando a chuva deverá ser mais generalizada.

Ansioso pelo frio forte na semana que vem!

 

Pior de tudo que o frio vem bem no meio da semana, péssimo para quem trabalha com turismo :negative:

 

Bom, isso eu concordo contigo, amigo! Se essa MP caísse num final de semana, seria ótimo, para dar um UP no Turismo de Frio, que foi bem prejudicado de um modo geral no Sul este ano.

Abraços!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pela previsão do modelo cosmo 7 km X 7 km do Inmet, no horário de 00 UTC de hoje, na tarde de quarta-feira a temperatura na capital paulista vai variar de 10 a 12ºC, mais frio do que no meio da manhã.

A noite vai mudando o tempo no Rio de Janeiro,para na tarde de quinta-feira as máximas variarem de 16 a 18ºC na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro e máximas de 12 a 14ºC,em Nova Friburgo, Terezópolis.

A parte alta do imprevisível PNI, ficaria com máximas abaixo de 10ºC.

 

Renan, vamos continuar monitorando e divulgando nas massas polares marítimas, sobre as temperaturas aí em Juiz de Fora e eu na empolgação com as quedas estupendas na estação PNI/Marcão, depois das 18 horas ou mesmo em outros horários da noite.

 

Como li algumas críticas, sobre os décimos de temperatura caindo no PNI, fiquei mais empolgado, vou postar mais ainda sobre as quedas de temperatura no PNI/Marcão,quem tiver incomodado,que não leia sobre o PNI/Marcão.

:onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

Este ano, ainda não tinha visto o modelo Cosmo 7 km X 7 km indicar mínimas de -2ºC a 0ºC, para os Aparados da Serra e região de São Joaquim, Bom Jardim , Urupema etc, uma área considerável.

 

Para quinta próxima, uma grande área com mínimas de 0ºC a 2ºC, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Link to comment
Share on other sites

Essa seria a preciosa chance para o Tuias mostrar sua força,se é que tem. :pleasantry:

 

Com certeza não é! O grosso do ar frio estará mais sobre o leste do RS e Serras.

 

A não ser que em seguida o tempo seque e a MP fique mais ao centro do estado, não deve vir nada além de -3 ou -4 em Tuias o que já seria notável.

 

Escrevam o que estou dizendo!

 

PH, não é pegação de pé, é pelo posicionamento da alta que escrevo isso!

Link to comment
Share on other sites

Circulação de Walker,

 

300px-AtmosphCirc2.png

 

Semana passada a publicação do trabalho abaixo gerou muitos comentários nos blogs e fóruns de climatologia pelo mundo afora.

 

A abordagem não exatamente nova [ uma interação Pacífico/Atlântico] a novidade é colocar o Atlântico como driver.

 

Recent Walker circulation strengthening and Pacific cooling amplified by Atlantic warming

 

Duas imagens do abstract disponível chamaram a minha atenção além desta frase western Pacific sea-level rise..

 

A leitura aqui é simples o trabalho está afirmando [ não diretamente] que a condição do Pacífico Equatorial [ENSO] é

 

função da SSTa no Atlântico e não deixa de ser surpreendente a seguinte interpretação minha um Atlântico quente induz a formação de La Niña [ coerente com as observações de 2014]

 

 

 

A imagem a e b

 

nclimate2330-f1.jpg

 

 

 

Abstract: Nature AQUI

 

An unprecedented strengthening of Pacific trade winds since the late 1990s has caused widespread climate perturbations, including rapid sea-level rise in the western tropical Pacific, strengthening of Indo-Pacific ocean currents, and an increased uptake of heat in the equatorial Pacific thermocline. The corresponding intensification of the atmospheric Walker circulation is also associated with sea surface cooling in the eastern Pacific, which has been identified as one of the contributors to the current pause in global surface warming. In spite of recent progress in determining the climatic impacts of the Pacific trade wind acceleration, the cause of this pronounced trend in atmospheric circulation remains unknown. Here we analyse a series of climate model experiments along with observational data to show that the recent warming trend in Atlantic sea surface temperature and the corresponding trans-basin displacements of the main atmospheric pressure centres were key drivers of the observed Walker circulation intensification, eastern Pacific cooling, North American rainfall trends and western Pacific sea-level rise. Our study suggests that global surface warming has been partly offset by the Pacific climate response to enhanced Atlantic warming since the early 1990s.

 

th?id=HN.608022637548015051&pid=15.1&P=0

 

As temperaturas ao longo do Pacífico tropical antes de 1980 são complicadas, mas temos alguma indicação. Quanto aos ventos sobre os oceanos tropicais, antes de 1980 temos apenas observações terrestres e observações de navios esporádicos. Temos reanálises voltar para 1950 porém a credibilidade dos dados se perdem.

 

O meu dileto amigo Aldo Santos fez a observação da razão de trade winds ser traduzido por ventos comerciais.

 

A grande sacada dos navegadores Vasco e Colombo é que era necessário descer ao sul e virar e esquerda [ oeste] para chegar às Índias.

 

Tá a ideia geral é que desde o tempo de Cabral os ventos se modificam.....Cabral que o pegou um baita ASAS no El Niño de 1500.....porém fez alguns dias agradáveis na futura Juiz de Fora

 

Henrican_navigation_routes.gif

 

Felizmente hoje dispomos de coisas fantásticas como AQUI

 

Neste link AQUI várias rotas comerciais qo longo da história.

 

Exemplo:

 

triangular-trade.jpg

Link to comment
Share on other sites

Como li algumas críticas, sobre os décimos de temperatura caindo no PNI, fiquei mais empolgado, vou postar mais ainda sobre as quedas de temperatura no PNI/Marcão,quem tiver incomodado,que não leia sobre o PNI/Marcão.

:onthequiet:

 

Marinho...todos sao livres pra postarem de qualquer lugar.....o que me chateia eh a repitacao da postagens...ex..eu ficar postando somente o Riacho Grande 1000 msgs por mes...isso polui o forum ...estamos estudando um topico chamado ''Sua cidade''....pois assim o espaco ficaria mais leve e menos desgastante....abs

Link to comment
Share on other sites

JÁ SÃO 3 DIAS QUE O CMC CHUTA O BALDE, JÁ NÃO DÁ PARA IGNORAR!!

 

O INPE ESTÁ, SINOTICAMENTE PARECIDO, EUROPEU E GFS TAMBÉM, EM GERAL QUANDO É MUITO FRIA E SECA O CMC PEGA BEM P/SC, AS VIÚVAS, CANDIDATOS CHEGANDO....

 

SE TIVER CERTO, TEREMOS ENTRE -6/-9 POR AQUI.

 

Mensagem do coutinho em 18/06 antes dos -7,7oC.

 

Agora quadro parecido com o CMC chutando o balde novamente há uns três dias já, e o Europeu e GFS sinoticamente parecidos.

 

Ótimo sinal para um frio de respeito no Sul!

 

Caio, a estação de Urupema já mudou de lugar?

Link to comment
Share on other sites

Grande Nani! Obrigado amigo, de fato você é um daqueles que sempre posta mensagens sobre as mais diferentes

cidades, inclusive sempre dá uma atenção aqui pra minha zona da mata mineira. :good2:

 

A MP desta semana, uma vez mais, não será nenhum cavalo polar, mas trará frio forte úmido pro SE e temperaturas

(bem) negativas pra serra catarinense. Como comentado pelo Artur, vejo que o centro da alta tem um deslocamento

que pode prejudicar Soledade. Não é o ano das mínimas extremas na terra do PHP!

 

Agora faz 13,7ºC aqui no sítio.

Link to comment
Share on other sites

Grande Nani! Obrigado amigo, de fato você é um daqueles que sempre posta mensagens sobre as mais diferentes

cidades, inclusive sempre dá uma atenção aqui pra minha zona da mata mineira. :good2:

 

A MP desta semana, uma vez mais, não será nenhum cavalo polar, mas trará frio forte úmido pro SE e temperaturas

(bem) negativas pra serra catarinense. Como comentado pelo Artur, vejo que o centro da alta tem um deslocamento

que pode prejudicar Soledade. Não é o ano das mínimas extremas na terra do PHP!

 

Agora faz 13,7ºC aqui no sítio.

 

Falando nisso, o PHP anda bem sumido do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

BOA NOITE, GALERA!

Tempo muito úmido aqui em Porto Alegre durante todo o dia hoje! Choveu muito forte logo após o meio dia, abriu sol novamente no meio da tarde, mas as calçadas continuaram molhadas, pois o índice de umidade é alto demais.

Amanhã teremos sol e instabilidade e uma chuva mais generalizada na terça-feira, já com a entrada de ar polar.

Vejam a previsão da METSUL até quarta-feira, quando teremos frio intenso!

Abraços a todos.

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ceic/default.php?p_secao=11

Link to comment
Share on other sites

Mais uma semana de gangorra meteorológica pra Capital Paulista:

 

Meteograma do GFS 18z abaixo ilustra bem...

 

gpIN33n.png

 

Vamos começar a semana com calor... chegando a 25.8 na terça, o que na prática quer dizer algo em torno de 28/29C de máxima, porém ora ou outra o modelo dá 26.0/26.3, ou seja poderemos ter os primeiros 30C deste inverno, batendo o recorde da temperatura mais alta da estação.... Independente do valor, será uma terça de calor em São Paulo.

 

Na quarta-feira, com a passagem da frente fria deverá ocorrer algum tipo de chuva, mas qualquer previsão de volume agora é incerta ainda ao meu modo de ver...GFS/ECMWF mostram volumes consideráveis de chuva, mas não será nenhuma surpresa se acumular traços... Mas o que vai surpreender é o frio!

 

Em 48h, depois de registrar a tarde mais quente do inverno, São Paulo poderá ter o recorde absoluto da tarde mais fria do ano... GFS dá apenas 11/12C no cálculo bruto...

 

Antes na quarta-feira, o GFS mostra ventos de sudeste que podem alcançar rajadas entre 40/50km/h, com uma temperatura de apenas 13/14 graus... Isso dará uma bela sensação de frio... Em Resumo. Quarta e Quinta, dois dias gelados!

 

Depois para o restante da semana, teremos uma ASAS, o que vai ajudar a manter as temperaturas amenas... GFS/ECMWF estão mostrando um distúrbio em médios níveis, o que pode trazer um pouco de chuva no final da semana também, em associação a influência da ASAS.

 

=============================================================================================

 

Para meados da semana que vem, os principais modelos globais estão mostrando a intensificação de um anticiclone em médios níveis com características de bloqueio em algum ponto do Centro-Sul do país, com divergência na amplitude e localização como já comentado...

 

Simulações para o dia 20/08

 

GFS - Largo Anticiclone, com centro entre PR/SC:

3nrSj5f.png

CMC - Anticiclone mais fraco, com centro em SP:

ZHudQp1.png

ECMWF: - Anticiclone mais fraco, com centro entre RS/SC

kOxdKos.png

ACCESS-G (Bureau Weather Australiano) - Anticiclone com centro entre RS/SC

pv8WKze.png

Global - Anticiclone com centro no MS

tMyqdii.png

 

Por ora, esse anticiclone (independente da posição) não trará efeito imediato na temperatura na semana que vem a princípio para os lados paulistas, mas depois numa pré frontal... E assim segue o Agosto dos extremos....

 

 

Boa Semana a todos!

Link to comment
Share on other sites

William, o modelo Cosmo do Inmet está indicando máximas baixas depois do meio-dia de quarta-feira para São Paulo, Monte Verde, Campos do Jordão, para o horário de 15 horas, indica máximas de 10 a 12ºC,para as três cidades que citei.

Na quinta-feira, está indicando para as 15 horas,máximas variando de 8 a 10ºC em Monte Verde, Campos do Jordão e para Maria da Fé de 10 a 12ºC.

Acho que está muito longe para o evento, poderá mudar essas estimativas de máximas baixas.Vamos aguardar os próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

William, sua estação do bairro Reserva voltou, mas tá bem esquisita quanto aos dados de temperatura e vento.

 

Modelo Europeu de 12z, indicando máximas de 8 a 10ºC, para Monte Verde, Campos do Jordão no horário de 15 horas de quinta-feira, aí para Maria da Fé parece indicar de 10 a 12ºC,pesquisei no mapa da região Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Nani a estação da reserva coloquei ela mais pra dentro na baixada , ficou a 150 metros do console , ela está com dificuldade pra se comunicar com ele , espero que fique normal se não vou ter que voltar ela pro mesmo local de antes , sobre o frio vira umido então ? Será que vem chuva pra cá ? To sem tempo de olhar os modelos

Link to comment
Share on other sites

Estou pessimista para termos ondas fortes de frio este ano..Acredito que nenhuma marca será mais quebrada..!! Pelo menos aqui na grande SP o ano passado foi bem melhor com maximas significativas...o inverno por enquanto esta sendo bom para cidades acima dis 1000 mts na Mantiqueira. . Mas somente nas minimas pois as maximas por la estao um horror...e nao podemos descartar isso..

Link to comment
Share on other sites

Estou pessimista para termos ondas fortes de frio este ano..Acredito que nenhuma marca será mais quebrada..!! Pelo menos aqui na grande SP o ano passado foi bem melhor com maximas significativas...o inverno por enquanto esta sendo bom para cidades acima dis 1000 mts na Mantiqueira. . Mas somente nas minimas pois as maximas por la estao um horror...e nao podemos descartar isso..

 

 

A menor máxima será quebrada quinta, quem sabe uma máxima sub 11 no Riachão Grande.

Link to comment
Share on other sites

Como li algumas críticas, sobre os décimos de temperatura caindo no PNI, fiquei mais empolgado, vou postar mais ainda sobre as quedas de temperatura no PNI/Marcão,quem tiver incomodado,que não leia sobre o PNI/Marcão.

:onthequiet:

 

Olha a distorção. Obviamente não se critica os décimos caindo, mas a contagem regressiva exagerada. Distorção típica para se atacar o mensageiro, não a mensagem. Não me surpreende.

 

Me surpreenderia se postasse mais ainda sobre a PDO, o jato polar ou a convergência dos modelos de clima. Agora soltar um foguete a cada décimo é algo realmente enriquecedor e muito interessante para o fórum.

 

Engraçado, no dia que a menor temperatura do Brasil foi atingida neste ano não se ouviu um só piu de décimos minuto a minuto. Porque será?

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera!

 

Hoje um dia muito agradável em toda a R.M do Rio de Janeiro. Ficamos com sol entre nuvens o dia inteiro e a temperatura variou entre 13,8° e 27,2° no Rio.

 

2r6fdrq.jpg

 

Na cidade de Maricá, na região metropolitana do Rio o dia também foi bastante ameno, a máxima não passou dos 25°.

 

120jk0i.jpg

 

Ventou forte o dia inteiro e o mar ficou bem agitado na parte da tarde. Agora céu aberto, lua linda e temperatura em queda lenta, faz 17,0° na zona norte do Rio.

Link to comment
Share on other sites

Grande Nani! Obrigado amigo, de fato você é um daqueles que sempre posta mensagens sobre as mais diferentes

cidades, inclusive sempre dá uma atenção aqui pra minha zona da mata mineira. :good2:

 

A MP desta semana, uma vez mais, não será nenhum cavalo polar, mas trará frio forte úmido pro SE e temperaturas

(bem) negativas pra serra catarinense. Como comentado pelo Artur, vejo que o centro da alta tem um deslocamento

que pode prejudicar Soledade. Não é o ano das mínimas extremas na terra do PHP!

 

Agora faz 13,7ºC aqui no sítio.

 

Falando nisso, o PHP anda bem sumido do BAZ.

Anotem, quinta 14, a grande revanche do Tuias...

:ok:

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos da Grande SP às 23 horas:

 

Congonhas: 18 graus;

Campo de Marte: 15 graus;

Cumbica: 14 graus;

 

O GFS indica que a frente fria pro meio dessa semana deve trazer alguma chuva pra Grande SP. Torcendo bastante pra isso se confirmar!

 

===================================================

 

Olha quem tá de volta rs O PHP!

Link to comment
Share on other sites

O Troy pode confirmar... mas hoje, enquanto Sampa teve sol com muitos cirrus o dia todo (Mirante: 13,9°C / 25,3°C), Santos ficou nublada a maior parte do tempo.

A estação do CIIAGRO em Santos registrava 22,8°C às 14h.

 

Será que já está para começar aquela série interminável de dias nublados no litoral paulista, típicas de final de agosto até outubro/novembro?

Quando o continente começa aquecer e as águas do Atlântico ainda permanecem relativamente mais frias?

 

Ou ainda é cedo?

Link to comment
Share on other sites

O Troy pode confirmar... mas hoje, enquanto Sampa teve sol com muitos cirrus o dia todo (Mirante: 13,9°C / 25,3°C), Santos ficou nublada a maior parte do tempo.

A estação do CIIAGRO em Santos registrava 22,8°C às 14h.

 

Será que já está para começar aquela série interminável de dias nublados no litoral paulista, típicas de final de agosto até outubro/novembro?

Quando o continente começa aquecer e as águas do Atlântico ainda permanecem relativamente mais frias?

 

Ou ainda é cedo?

 

 

Bem que quando eu vi uma parte do jogo em Santos hoje de tarde, realmente tava céu fechado por lá!

Acho que ainda é cedo pra isso!

Link to comment
Share on other sites

O Troy pode confirmar... mas hoje, enquanto Sampa teve sol com muitos cirrus o dia todo (Mirante: 13,9°C / 25,3°C), Santos ficou nublada a maior parte do tempo.

A estação do CIIAGRO em Santos registrava 22,8°C às 14h.

 

Será que já está para começar aquela série interminável de dias nublados no litoral paulista, típicas de final de agosto até outubro/novembro?

Quando o continente começa aquecer e as águas do Atlântico ainda permanecem relativamente mais frias?

 

Ou ainda é cedo?

 

Não serão intermináveis, devemos até ter um belo de um calorão amanhã e terça.

 

Hoje o sol apareceu apenas de manhã e após as 11h já se escondeu, vindo aos poucos durante a tarde. BINGO grande Aldo.

 

Depois de terça deveremos entrar no dias sem sol. Típico .

Link to comment
Share on other sites

Grande Nani! Obrigado amigo, de fato você é um daqueles que sempre posta mensagens sobre as mais diferentes

cidades, inclusive sempre dá uma atenção aqui pra minha zona da mata mineira. :good2:

 

A MP desta semana, uma vez mais, não será nenhum cavalo polar, mas trará frio forte úmido pro SE e temperaturas

(bem) negativas pra serra catarinense. Como comentado pelo Artur, vejo que o centro da alta tem um deslocamento

que pode prejudicar Soledade. Não é o ano das mínimas extremas na terra do PHP!

 

Agora faz 13,7ºC aqui no sítio.

 

Falando nisso, o PHP anda bem sumido do BAZ.

Anotem, quinta 14, a grande revanche do Tuias...

:ok:

 

Acho que vai dar Urupema, Santa Rita e Tuias, nessa ordem, dia 14.

Link to comment
Share on other sites

Caio Cesar, acompanho a estação de Urupema desde que entrei no BAZ em 2013, soube dessa estação no blog do Coutinho.Faço muita propaganda do frio de Urupema, com as pessoas que convivo e têm interesse no clima.

Na maioria das vezes que Urupema marcou -6, -7 e até -9,foi no horário que estava dormindo, levanto 5 h 30 para trabalhar, nunca fiquei monitorando temperaturas pela madrugada.Quando tenho uns minutos, faço algum comentário antes de 6 h 30.

 

Não sou especialista em modelos como você, não me interessa ficar analisando a PDO, convergência de modelos,ondulação do jato polar.

Aqui muitos estão aprendendo, não temos que fazer as mesmas análises de modelos que você faz.

Tanto que não cadastrei para fazer comentários no BAZ Premium.

 

Quando monitorei as temperaturas do PNI, foi em algumas noites, com temperaturas excepcionais em variações de minutos etc,não fico comentando todo dia e ou toda hora de como está a temperatura do PNI,foram em noites especiais.

Tenho meu direito neste espaço também.

Link to comment
Share on other sites

Minhas apostas para o pulso de frio que começa a entrar na terça-feira:

Urupema-SC: -8,5°C

São Joaquim-SC (Inmet): -4,6°C

Soledade-RS (Tuias): -5,8°C

Livramento-RS: -3,7°C

Ausentes (Potreirinhos): -6,3°C

Bom Jardim (Epagri): -8,9°C

 

Curitiba (Inmet): 2,5°C

São Paulo (Inmet): 8,2°C

 

Bom Jardim(Santa Rita): -6,178ºC

Link to comment
Share on other sites

O Coutinho está bem quieto, quer que todo mundo quebre a cara!!!

 

Tá nada, olha a previsão dele no facebook:

 

"Na quinta teremos mínimas entre -4/1°C em grande parte do oeste, meio-oeste e planalto, acima dos 800/1000 m, em muitos pontos entre -2/-6°C e no topo da serra entre -4/-7°C nos pontos mais frios (baixadas e vales), mesmo no litoral poderemos ter geada, mais nas áreas longe do mar, entre 0/5°C de mínima em boa parte do litoral e baixo vale do Itajaí."

Link to comment
Share on other sites

Minhas apostas para o pulso de frio que começa a entrar na terça-feira:

Urupema-SC: -8,5°C

Bom Jardim (Epagri): -8,9°C

 

Não acredito nesta ocasião. Mas a hora que vier uma bomba histórica, tenho certeza que Bom Jardim da Serra, pode esfriar tanto ou mais que Urupema.

 

Fernando não havia visto. Parece que ele vai apostar no meio termo. Já que o GFS não prevê tanto frio. Então sem recorde.

Link to comment
Share on other sites

Minhas apostas para o pulso de frio que começa a entrar na terça-feira:

Urupema-SC: -8,5°C

Bom Jardim (Epagri): -8,9°C

 

Não acredito nesta ocasião. Mas a hora que vier uma bomba histórica, tenho certeza que Bom Jardim da Serra, pode esfriar tanto ou mais que Urupema.

 

Fernando não havia visto. Parece que ele vai apostar no meio termo. Já que o GFS não prevê tanto frio. Então sem recorde.

 

Acho que Bom Jardim tem potencial enorme e ainda é pouco explorado.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.