Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Então o europeu tá em discordância com o GFS, que aponta uma anomalia positiva de até 2 graus pra boa parte do RS nos próximos 7 dias.

 

Sim.

 

Sobre o INMET, ele não está sozinho sobre maio. O próprio europeu não aponta essa catástrofe toda prevista por vc.

 

O RAFAEL É O JT MAIS "AMENO", ELE QUER UMA IRLANDA A 32 S, O QUE ELE QUER ACONTECERÁ 1/2 VEZES A CADA 100 ANOS, ENTÃO NEM ESQUENTE, DEIXE ELE RECLAMAR BASTANTE, EMPIRICAMENTE, TODA VEZ QUE ELE FAZ ISTO, QUEIMA A LÍNGUA!! RECLAME MAIS E COM MAIS INTENSIDADE!!!!

Link to comment
Share on other sites

Maio começa com boas chuvas em pontos dos litorais do MA, PI, CE e áreas próximas.

 

Acumulados desde 01/05:

 

Parnaíba-PI: 215,8 mm

Chapadinha-MA: 190,1 mm

Santana-MA: 179,4 mm

Farol Preguiças-MA: 146,6 mm

São Luís-MA: 142,4 mm

Bacabal-MA: 116,7 mm

Fortaleza-CE: 110,2 mm

 

Dados: estações convencionais e automáticas do INMET.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, o Bruno já respondeu por mim. Rivera e Livramento, climaticamente falando, são idênticas.

Ronaldo, não quero uma Irlanda por estas latitudes, quero apenas que seja o que tem que ser no mês de maio, ou seja, frio, e não clima de final de outubro/início de novembro! :ok:

To só no aguardo das ondas de frio previstas por ti, e obviamente torcendo muito, mas muito mesmo, pra que tu acerte. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Mafili, o Bruno já respondeu por mim. Rivera e Livramento, climaticamente falando, são idênticas.

Ronaldo, não quero uma Irlanda por estas latitudes, quero apenas que seja o que tem que ser no mês de maio, ou seja, frio, e não clima de final de outubro/início de novembro! :ok:

To só no aguardo das ondas de frio previstas por ti, e obviamente torcendo muito, mas muito mesmo, pra que tu acerte. :good2:

 

Rafael, Abril fechou poucos décimos acima da média na nossa região e Março um pouquinho abaixo.

 

Aliás, pelo Europeu vamos ficar abaixo da média nos próximos dias, devido a uma MP marítima. Nada espetacular, mas por enquanto é isto.

 

---

 

Para Bagé é Melo Mafili.

 

Pelo Europeu o dia do meu aniversário vai ser sob JBN e calor. :clapping:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mafili, o Bruno já respondeu por mim. Rivera e Livramento, climaticamente falando, são idênticas.

Ronaldo, não quero uma Irlanda por estas latitudes, quero apenas que seja o que tem que ser no mês de maio, ou seja, frio, e não clima de final de outubro/início de novembro! :ok:

To só no aguardo das ondas de frio previstas por ti, e obviamente torcendo muito, mas muito mesmo, pra que tu acerte. :good2:

 

Eu amo esse fórum,

 

às vezes na mesma cidade é outro mundo

 

às vezes em outros países é a mesma coisa.

 

Esse é o bom e véio BAZ,

 

Rafael, vai o gráfico das médias de JJA e sua correlação com a SOI,

 

O próximo será :bomb:

 

2qsndhw.png

Link to comment
Share on other sites

Rafael, o nosso clima normal é sem graça.

 

O que vejo e vc é o seguinte:

 

Anamalia de -3C: inverno bom

 

Anomalia de -1C: inverno OK

 

Inverno normal: ruim

 

Anomalia de +1C: péssimo inverno

 

Anomalia de +3C: acabou o mundo

 

Não estou correto?

 

 

Mafili,

 

A distância entre Livramento e Rivera é ZERO.

Link to comment
Share on other sites

Tô pra ver outro lugar com tantas "Marias" choronas, pessimistas, jogadores de toalhas quanto aqui. :sarcastic:

Se o céu abre quase ganham uns treco porque vai esquentar, se nubla e venta na madrugada não dormem direito porque as nuvens e vento vão frustrar a queda da temperatura, se a linha de 0°C em 850 hpa não chegar na sua região, não será frio de respeito. kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

[sarc] como tecnicamente é Uruguai...então, aqueceu como mostra a média móvel de 15 anos[/sarc]**

O resultado é matematicamente lícito mas não de ser utilizado com tempo farei a coisa a certa que é 5 anos...

 

Como falava hoje cedo com o Caio César o departamento artístico do aquecimento-global-antropogênico é capaz de proezas inimagináveis na confecção de gráficos para leigos que nem vagamente é o caso fórum cair nessas ciladas para trouxas [Harry Potter]*

A arte de manipular cores, escalas, linhas,

 

Abraços

 

qpgsiu.png

 

*Harry Potter, que por foto parece o Clovinho Pato Branco AQUI

 

** [sARC] [/sARC]

 

ps: ENTENDI Bruno, mas é tão engraçado....me entenda.

Link to comment
Share on other sites

2qsndhw.png

Mafili, estatística nunca foi "minha praia". Muito pelo contrário, nunca consegui gostar. :mrgreen:

Tenho uma vaga noção que adquiri "na marra" devido às necessidades... :mosking:

 

Mas esse gráfico tem uma dispersão monumental dos dados (O valor de r já indica).

Na minha humilde ignorância, acho que não dá para levar a "ferro e fogo".

Deve valer como uma tendência apenas...

 

Estou errado?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

17:00hs:

 

11,5 - PNI (PWS - P Marcão)

15,5 - Pico do Couto RJ (Inmet)

16,8 - Campos do Jordão SP (Inmet)

17,7 - Gonçalves MG (PWS)

17,9 - Monte Verde MG (Inmet)

19,4 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

 

Como podem ver estão todas na mesma toada e todas vão afundar....menos Gonçalves que empaca

 

kkkk boa

 

 

Até as 18h MDF já passou as outras cidades ! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Mafili, estatística nunca foi "minha praia". Muito pelo contrário, nunca consegui gostar. :mrgreen:

Tenho uma vaga noção que adquiri "na marra" devido às necessidades... :mosking:

 

Mas esse gráfico tem uma dispersão monumental dos dados (O valor de r já indica).

Na minha humilde ignorância, acho que não dá para levar a "ferro e fogo".

Deve valer como uma tendência apenas...

 

Estou errado?

 

Não, Aldo não está errado.

 

É o melhor ajuste para média de temperatura em JJA e SOI,

 

Se alguém busca certezas absolutas em sistemas caóticos melhor desistir.

 

Mesmo daqui há mil anos os resultados não serão muito diferentes destes.

 

Felizmente, são as coisas do clima.

 

Agora apenas algumas evidências já nos dão vantagens incríveis sobre o aleatório.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Já descobriram o que acontece com Gonçalves?

 

Está com Tuiaszite forte.... :laugh:

 

Brincadeira....minh opinião é que se trata de uma semi-encosta num topo

 

Se não for o caso da nebulosidade, que o William disse que o pessoal da pousada comentou, é o caso aqui da Lagoa da Harmonia. Geralmente até às 19h a temperatura cai forte, com marcas semelhantes ou até mais baixas que na Serra, porém em 99,9% dos casos depois desse horário estabiliza ou baixa muito pouco. É uma baixada em um topo.

Link to comment
Share on other sites

Maio começa com boas chuvas em pontos dos litorais do MA, PI, CE e áreas próximas.

 

Acumulados desde 01/05:

 

Parnaíba-PI: 215,8 mm

Chapadinha-MA: 190,1 mm

Santana-MA: 179,4 mm

Farol Preguiças-MA: 146,6 mm

São Luís-MA: 142,4 mm

Bacabal-MA: 116,7 mm

Fortaleza-CE: 110,2 mm

 

Dados: estações convencionais e automáticas do INMET.

 

A ZCIT com tudo! 215 mm pra 5 dias é muuuuita coisa! Já 110,2 mm ainda sim continua sendo um acumulado bem alto!

Link to comment
Share on other sites

Para as minhas convecções pessoais [que pouco adiantam]

 

este link vai na linha dormindo com a inimigA,

 

:cray: :friends: :cray:

 

AQUI

Bem legal a tabelinha, Mafili

 

1994 sob El Niño em JJA e uns 3 eventos memoráveis aki.

 

Abração

 

Assim como 1991, 1992 e 1993, que aparecem ali com períodos quentes do Pacífico pelo meio do ano e que eu considero, pelo menos pra nossas bandas, anos de bons invernos!

 

Mas nem vou muito longe, 2009 teve um inverno excelente em Curitiba! Frio prolongado!

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa, "repeteco" de ontem.

Como já comentado pelo Daniel, sol com muitos cirrus e cirrostratus no decorrer do dia.

 

No final da tarde, a cobertura estava total, já com nuvens médias (Altostratus).

Pelo menos é o que parecia... :mrgreen:

 

Mirante: 17,2°C / 27,1°C

IAG: 14,3°C / 27,4°C

 

Parece que as perspectivas são de pouca chuva por aqui, nesta próxima frente... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Para as minhas convecções pessoais [que pouco adiantam]

 

este link vai na linha dormindo com a inimigA,

 

:cray: :friends: :cray:

 

AQUI

Bem legal a tabelinha, Mafili

 

1994 sob El Niño em JJA e uns 3 eventos memoráveis aki.

 

Abração

 

Assim como 1991, 1992 e 1993, que aparecem ali com períodos quentes do Pacífico pelo meio do ano e que eu considero, pelo menos pra nossas bandas, anos de bons invernos!

 

Mas nem vou muito longe, 2009 teve um inverno excelente em Curitiba! Frio prolongado!

Sim, e justamente por isso não há motivos pra choradeiras antecipadas.

 

Lembro q em 2009 tivemos -3,5°C, seguido de -2°C antes mesmo do inverno propriamente dito dar as caras.

 

Já, 1994... o ano da copa nos EUA... q FRIO!!!

 

Registrei *valores na minha estação, brutos, -4°C por 2 dias consecutivos seguidos de -2°C tbm por 2 dias no final de junho.

Dp veio julho e novamente -4°C.

Agosto tbm excelente, com -3°C.

Foram todos eventos memoráveis!

 

Os dados do aero confirmam isso.

 

Mínimas Inverno 1994:

klibild.gif.78df60366d550fe2de318ce8fafc16e9.gif

Link to comment
Share on other sites

Pelas informações do Mafili, de anos de La Niña e os de El Niño, observei que os anos abaixo de El Niño foram assim em Minas e Rio.

 

1912, junho e julho foram de médias mínimas baixas em Belo Horizonte;

1919, idem, acima junho e julho frios;

1923, frios extremos no dia 7/ 8 e por volta de 23 em Minas e São Paulo.

1925 extremos de frio em junho no Rio Grande, julho bem frio Minas

1926 bem frio em julho em Minas, com recordes de mínimas nos dias 18, 19 e 20 em Minas e Rio de Janeiro.

 

Consultei dados que tirei de um livro descrevendo o clima de Belo Horizonte de 1911 a 1930,com médias mensais, média mínimas, média máximas e mínimas absolutas.

Link to comment
Share on other sites

Pensei que o povo tinha sumido !

 

A nebulosidade da FF já chegou em Gonçalves la a queda tava boa , as 19h fazia 13°C agora faz 14°C , aqui como ainda nao chegou a nebulosidade tenho céu limpo e 8,8°C !

 

Detalhe tenho a mesma temperatura de uma baixada 1200 Metros mais alta que a minha :sarcastic:

 

Já nao tem mais.

 

Posto Marcão 6,8 graus

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Mas nem vou muito longe, 2009 teve um inverno excelente em Curitiba! Frio prolongado!

Sim, e justamente por isso não há motivos pra choradeiras antecipadas.

 

Lembro q em 2009 tivemos -3,5°C, seguido de -2°C antes mesmo do inverno propriamente dito dar as caras

 

Já falei aqui algumas vezes que 2009 era o meu análogo para a SST global e o rumo de ENSO. Espero que o inverno do Sul do Brasil siga este análogo no padrão de temperatura do inverno também, Carlos.

 

Vamos aguardar!

Link to comment
Share on other sites

Gramado com 17 graus 10 da noite em pleno mês de Maio. ..num ta meio quente não. .??

 

Está.

 

Cuida que até não chamaria tanto a atenção se isto ocorresse no final do mês (veranico de maio), após uma quinzena de frio.

 

Vamos ver como as coisas vão andar. A gente sabe que na média tudo se equilibra.

Então, se não esfria por aqui, é por em outro lugar está compensando.

A pergunta é: Onde?

Link to comment
Share on other sites

Gramado com 17 graus 10 da noite em pleno mês de Maio. ..num ta meio quente não. .??

 

Está.

 

Cuida que até não chamaria tanto a atenção se isto ocorresse no final do mês (veranico de maio), após uma quinzena de frio.

 

Vamos ver como as coisas vão andar. A gente sabe que na média tudo se equilibra.

Então, se não esfria por aqui, é por em outro lugar está compensando.

A pergunta é: Onde?

 

O NOAA está apresentando uma previsão de que a AAO deve cai até 3°C abaixo da média em torno do dia 10/maio.

Seria o maior desvio negativo do primeiro semestre, até agora.

Normalmente isto implica em algum evento significativo para o sul do Brasil. Aguardemos...

 

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/daily_ao_index/aao/aao.sprd2.gif

Link to comment
Share on other sites

Pensei que o povo tinha sumido !

 

A nebulosidade da FF já chegou em Gonçalves la a queda tava boa , as 19h fazia 13°C agora faz 14°C , aqui como ainda nao chegou a nebulosidade tenho céu limpo e 8,8°C !

 

Detalhe tenho a mesma temperatura de uma baixada 1200 Metros mais alta que a minha :sarcastic:

 

Nossa! Vi que ficou mais de 2h30 sem ninguém postar neste tópico hehe Primeira vez que presencio isso no BAZ (desde que me cadastrei) em uma hora que não seja na madrugada.

 

=======================================

 

Madrugada começando com aquelas nuvens mais altas (pra variar). Temperaturas de 21 graus nas estações do CGE próximas daqui (Tatuapé).

O ar já está começando a ficar um pouco irrespirável por conta da poluição, consequência já das semanas seguidas sem uma chuva significativa (a última vez que choveu aqui no Tatuapé foi em 15/04).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.