Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

PELO BEM DO FÓRUM, PAREM COM BESTEIRAS!!

 

PH; JÁ ENCHEU OS TUBOS COM ESTA LADAINHA SEM SENTIDO, DÊ UM TEMPO, O BAZ AGRADECE E MUITO. SOLEDADE NÃO PASSA DE UMA CIDADE NORMAL DO SUL SERRANO ONDE FAZ FRIO E NADA D+.

 

TIVEMOS UMA BOA QUE FOI A ESTAÇÃO DA MANTIQUEIRA E ATÉ A DA TUIAS, VAMOS PARAR POR AQUI EM RELAÇÃO AS BAIXADAS DAS CUCIAS, RATATUIAS E ASSIM VAI. VIAJE POR AUSENTES/S.JOAQUIM E IRÁS MELHORAR EM MUITO A TUA VISÃO.

 

TÁ UM SACO ENTRAR AQUI E VER MENSAGENS E MAIS MENSAGENS SOBRE O UMBIGO DE SOLEDADE!!

 

TUDO TEM LIMITE.

 

VAMOS AJUDAR E NÃO REPLICAR O IRREPLICÁVEL!!

Link to comment
Share on other sites

/\

/\

/\

 

:laugh: :laugh: :laugh: oloko!

 

Well (by Mafili)...por aqui um dia um pouco quente: Máxima de 27,4ºC e Mínima de 12,6ºC.

 

Na minha opinião, temos em Gonçalves uma estação em semi-topo. Tem mais características de topo do que baixada, isso

é fato.

Link to comment
Share on other sites

Ok pessoal, fiz um tópico com as fotos que tirei em Gonçalves e região, como acabei de chegar fiquei com preguiça de escolher as melhores então tem muita foto :prankster:

Infelizmente a qualidade das fotos não está tão boa, mas da pra ter uma ideia da beleza da região!

 

viewtopic.php?f=150&t=15578&p=432644#p432644

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Algumas diferenças importantes no Atlântico Sul nas atualizações de hoje por dois sites. Terão eles a mesma fonte?

 

Unisys

 

http://i.imgur.com/LHRmU4V.png

 

 

NOAA

 

http://i.imgur.com/rZbe4ja.png

 

Caio, São duas metodologias diferentes a NOAA utiliza apenas imagens noturnas dos satélites.....para eliminar a tendência do aquecimento diurno duas vezes por semana em uma grade de 50km / 50 km, medindo a radiação infravermelha emitida pela superfície.

 

A Unisys, diz que é mais completa (sic). Talvez até seja mesmo.

 

Mas o departamento de propaganda e artes pró-aquecimento-global-antropogênico é uma gracinha.

 

Obras de artes são produzidas diariamente,

 

 

 

344usr5.gif

Link to comment
Share on other sites

Estava aqui fazendo algumas consideracoes sobre o efeito da SSTA atlantica resfriando, AAO podendo entrar em nova fase negativa, gelo antartico quebrando recordes e por ai vai.

 

Vi varios comentarios, nao so aqui como mundo afora, onde existe claramente um pensamento assim: "pro inverno ser frio tem que ser seco" e "inverno umido é sinal de inverno quente".

 

Me passou pela cabeca esse negocio de extensao do gelo. Se a antartida estiver prestes a ter uma das maiores coberturas de gelo das ultimas decadas, obviamente as ondas polares terao mais forca e amplitude pra chegar mais ao norte. Suponhamos (e tratem apenas como isso) que tenhamos muitas MPs bloqueadas sobre o sul, com as bandas de nuvens avancando para SP. Suponhamos que a intensidade da MP seja maior que o normal. Mesmo que o ar frio fique bloqueado, isso nao quer dizer que ele nao avancara.

 

Resumindo: nem sempre inverno chuvoso sera inverno com ausencia de frio. Pego as projecoes de invernos acima da media e me deparo com a previsao do Coutinho pra frio rigoroso, junto as duas previsoes e...tenho um inverno frio e com chuva!!!

Se tivermos uma so MP como a do ano passado, e que esta venha rasgando legal a mantiqueira com umidade, poderemos ter um quadro favoravel pra neve muito interessante...um repeteco de 1985?

 

Artur e Carlos Campos,

 

Vejo neste do Artur e anteriores do KIN, Elementos que estou de pleno acordo e outros que não.

 

Ao longo do inverno JJA eu não acho nenhuma correlação da AAO com a temperatura média deste inverno.

 

A mesma coisa acontece em relação a cobertura gelo na Antártica.

 

Este ponto parece contraditório com a tua opinião mas afirmo que não é.

 

A fase da AAO negativa provoca uma dinâmica, digamos, mais extremada [ no entanto sem alterar significativamente a média tanto para baixo como para cima]

 

A fase da AAO positiva relacionada com pouca atividade ciclônica uma dinâmica, menos extremada[ no entanto...repete]

 

Agora veja, nesta minha análise eu também vejo pontos contraditórios no meu raciocínio.

 

Falta no meu entendimento um elemento [ que eu procuro] pois, no hemisfério norte é bem caracterizada a influência da AO.

 

==========

 

Foi um pensamento confuso, sei. Amanhã tento mudá-lo

 

Em compensação te deixo essa,

 

Se o gelo no polo sul esfriasse qualquer coisa suponho que seja a Terra do Fogo...mas eu sei se lá esfria aqui aquece.

 

Essa é a razão de alguma duvidas.

 

Abração

 

===========

 

Coutinho, obrigado.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Nessa foto apanhada do Frost da pra ver bem o local da estaçao , atraz da araucaria bem la em baixo naquele mato com cor verde clara ! Amigos ainda acreditam em topo ?

 

jSLOfme.jpg?1?7126

 

Por esta foto já ficou parecido com a condição que tenho aqui em casa: Uma baixada mediana, não-cuiuda devido ao fato de

ser muito peluda (by PH). Mesmo assim, é claro que teremos negativas no inverno! Um show de lugar!

Link to comment
Share on other sites

24 horas depois as previsões para o sul do Brasil no próximo sábado pelo GFS e pelo Europeu continuam absolutamente díspares. A menos de 4 dias do evento são aproximadamente 4-6oC de diferença em 850 hpa, o que significa que seriam clássicos dias de invasão polar outonal pelo Europeu e um refresco em meio a um outono quente pelo GFS. Creio que o centro da alta no mar está uns 700 km a mais para o leste pelo GFS, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Déficit de chuva no período dezembro/2013-abril/2014 em estações CIIAGRO das várias regiões paulistas.

As médias estão calculadas em períodos que variam de 14 a 23 anos, terminando em 2014.

 

[tabela]L=Estação&Chuva Acumulada, mm&Média, mm&Défict, mm&Déficit, %

L=Araçatuba&565,2&902,4&-337,2&-37,4

L=Assis&599,7&836,5&-236,8&-28,3

L=Bragança Paulista&463,8&836,7&-372,9&-44,6

L=Campinas&453,8&898,4&-444,6&-49,5

L=Capão Bonito&431,8&779,9&-348,1&-44,6

L=Casa Branca&378,1&957,7&-579,6&-60,5

L=Jales&626,3&915,3&-289,0&-31,6

L=Ourinhos&547,5&744,1&-196,6&-26,4

L=Piracicaba&427,9&862,6&-434,7&-50,4

L=Presidente Prudente&729,4&909,5&-180,1&-19,8

L=Registro&599,6&963,8&-364,2&-37,8

L=Ribeirão Preto&628,4&969,0&-340,6&-35,1

L=Santos&1.024,1&1.188,0&-163,9&-13,8

L=São Carlos&457,0&941,8&-484,8&-51,5

L=Ubatuba&1.199,0&1.430,1&-231,1&-16,2[/tabela]

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

24 horas depois as previsões para o sul do Brasil no próximo sábado pelo GFS e pelo Europeu continuam absolutamente díspares. A menos de 4 dias do evento são aproximadamente 4-6oC de diferença em 850 hpa, o que significa que seriam clássicos dias de invasão polar outonal pelo Europeu e um refresco em meio a um outono quente pelo GFS. Creio que o centro da alta no mar está uns 700 km a mais para o leste pelo GFS, he he he!

 

Nem me fala, Zé. ..eu particularmente torço pelo Europeu pois vou subir um morro aqui em Joinville que atinge 1325 metros de altitude hehehe

Link to comment
Share on other sites

Nessa foto apanhada do Frost da pra ver bem o local da estaçao , atraz da araucaria bem la em baixo naquele mato com cor verde clara ! Amigos ainda acreditam em topo ?

 

jSLOfme.jpg?1?7126

 

Por esta foto já ficou parecido com a condição que tenho aqui em casa: Uma baixada mediana, não-cuiuda devido ao fato de

ser muito peluda (by PH). Mesmo assim, é claro que teremos negativas no inverno! Um show de lugar!

 

Eu estive lá e pra mim tem mais cara de encosta mesmo, o fato de terem árvores ali embaixo não significa que vão impedir o ar frio de sair, eu acho.

Link to comment
Share on other sites

Nessa foto apanhada do Frost da pra ver bem o local da estaçao , atraz da araucaria bem la em baixo naquele mato com cor verde clara ! Amigos ainda acreditam em topo ?

 

http://i.imgur.com/jSLOfme.jpg?1?7126[/ig]

 

Por esta foto já ficou parecido com a condição que tenho aqui em casa: Uma baixada mediana, não-cuiuda devido ao fato de

ser muito peluda (by PH). Mesmo assim, é claro que teremos negativas no inverno! Um show de lugar!

 

Eu estive lá e pra mim tem mais cara de encosta mesmo, o fato de terem árvores ali embaixo não significa que vão impedir o ar frio de sair, eu acho.

 

 

Eu tambem acredito que ela nao seja uma cuiuda F5 plus 3.0 , mais o fato interessante é ela ter apenas uma abertura e ser bem fechada dos outros lados , aguardemos e vamos ver no que vai dar :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Nessa foto apanhada do Frost da pra ver bem o local da estaçao , atraz da araucaria bem la em baixo naquele mato com cor verde clara ! Amigos ainda acreditam em topo ?

 

jSLOfme.jpg?1?7126

 

Por esta foto já ficou parecido com a condição que tenho aqui em casa: Uma baixada mediana, não-cuiuda devido ao fato de

ser muito peluda (by PH). Mesmo assim, é claro que teremos negativas no inverno! Um show de lugar!

Se querem minha opinião de observador de relevo:

Esta de Gonçalves não é baixada propriamente dita, é uma meia-encosta, até com boa acumulação de ar frio,e aquela faixa de mato que está a jusante é que ajuda em muito a retenção do ar frio no local ondes vcs colocaram a estação,no entanto não terá acredito eu a força, a potência de Maria da Fé. :good: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Amigos, o que posso adiantar a vocês é que trata-se de um projeto da empresa que eu trabalho. Quando tudo estiver melhor

encaminhado, eu retorno o assunto no BAZ. Mas poderemos ter estações em cidades muito interessantes, que passam pela

linha férrea da MRS, como por exemplo:

 

- Bom Jardim de Minas (1200m de altitude)

- Paranapiacaba (SP)

- Ouro Preto

- Dentre outras... :clapping:

 

Ainda precisaremos ver se estes dados serão públicos...mas farei o possível para que sim!

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Talvez a saída de ar polar da Antártida esteja com problemas e logicamente mais gelo se formará.

 

Só uma idéia.

 

Abraço

 

 

Para mim, o importante é a porteira começar a abrir a partir do fim de Maio, acompanhado de potentes ciclones favoráveis as nossas latitudes. A galera tá desanimando cedo demais como no ano passado! Deixem os ventos fluírem primeiro.

 

Um dia sem vergonha aqui no NO do PR. Nublado o tempo todo, com um chuvisco aqui e outro ali. Extremos: 18,5ºC | 24,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pois então... Pelo que eu sei a média compensada de Abril é de 21,4°C na 61-90. O que daria +1,1 na automática e 0,9 na convencional. Será que na 81-10 é de menos? Teria que 21°C na automática ou 20,8°C na convencional....
Perdão pela demora.

Ele usou a normal 61-90.

 

Calculei a média compensada da convencional e deu 22,5ºC, 1,1ºC acima da média.

Os dados dele possivelmente se referem a estação automática, que costuma ter temperaturas um pouco mais altas.

Link to comment
Share on other sites

Previsão climática trimestral do INMET para o RS aponta para um MJJ abaixo da média, diferentemente do CFS, que aponta para temperaturas entre a média e levemente acima no mesmo período. Vejam os dados do INMET:

 

http://www.inmet.gov.br/html/clima/cond_clima/bol_abr2014.pdf

 

E só o RS tem esse boletim. Por quê?

Link to comment
Share on other sites

Previsão climática trimestral do INMET para o RS aponta para um MJJ abaixo da média, diferentemente do CFS, que aponta para temperaturas entre a média e levemente acima no mesmo período. Vejam os dados do INMET:

 

http://www.inmet.gov.br/html/clima/cond_clima/bol_abr2014.pdf

 

E só o RS tem esse boletim. Por quê?

 

Resp. Técnica:

 

DISME/INMET e CPPMet/UFPEL

 

Creio que seja por isso.

Link to comment
Share on other sites

Previsão climática trimestral do INMET para o RS aponta para um MJJ abaixo da média, diferentemente do CFS, que aponta para temperaturas entre a média e levemente acima no mesmo período. Vejam os dados do INMET:

 

http://www.inmet.gov.br/html/clima/cond_clima/bol_abr2014.pdf

 

E só o RS tem esse boletim. Por quê?

 

Esse boletim existe desde que me conheço por gente. Nunca foi modificado. Realmente não sei o porquê do nosso privilégio.

Link to comment
Share on other sites

Maio segue quente, tem previsão pra uma Mpzinha a partir de quinta-feira, mas com força digna para um começo de mês de abril, ou seja traz mínimas agradáveis (entre 13/16°C) e máximas altas (acima de 25°C mas sem calor).

 

Primeira quinzena de maio já Elvis.

 

Vamos ver se maio terá comportamento parecido com abril, ou seja, a maioria dos dias acima da médias mas com meia dúzia de dias que derrubam as médias. Dando a pseudo sensação que o mês foi bom.

Link to comment
Share on other sites

PELO BEM DO FÓRUM, PAREM COM BESTEIRAS!!

 

PH; JÁ ENCHEU OS TUBOS COM ESTA LADAINHA SEM SENTIDO, DÊ UM TEMPO, O BAZ AGRADECE E MUITO. SOLEDADE NÃO PASSA DE UMA CIDADE NORMAL DO SUL SERRANO ONDE FAZ FRIO E NADA D+.

 

TIVEMOS UMA BOA QUE FOI A ESTAÇÃO DA MANTIQUEIRA E ATÉ A DA TUIAS, VAMOS PARAR POR AQUI EM RELAÇÃO AS BAIXADAS DAS CUCIAS, RATATUIAS E ASSIM VAI. VIAJE POR AUSENTES/S.JOAQUIM E IRÁS MELHORAR EM MUITO A TUA VISÃO.

 

TÁ UM SACO ENTRAR AQUI E VER MENSAGENS E MAIS MENSAGENS SOBRE O UMBIGO DE SOLEDADE!!

 

TUDO TEM LIMITE.

 

VAMOS AJUDAR E NÃO REPLICAR O IRREPLICÁVEL!!

 

Melhor mensagem do BAZ nos últimos tempos. Tirou as palavras da minha boca, estava prestes a escrever. Está um saco isso, concordo 100%. Estou desmotivado com essas ladainhas.

 

É só cuiudas, baixada 2a divisão, rincão da casa do caraio e por aí vai...

 

Falo de AAO e ninguém responde. O Mafili traz um dado interessantíssimo do Atlântico e lá vem Soledade que vai dar troco com o ninho do Tatu. O Carlão faz uma tabela animal e para aonde o assunto vai sendo direcionado? Adivinhem...

 

Fora as mensagens de risinhos, kkk, bonequinho pra lá e pra cá.

 

Realmente está bem difícil, Ronaldo.

Link to comment
Share on other sites

Previsão climática trimestral do INMET para o RS aponta para um MJJ abaixo da média, diferentemente do CFS, que aponta para temperaturas entre a média e levemente acima no mesmo período. Vejam os dados do INMET:

 

http://www.inmet.gov.br/html/clima/cond_clima/bol_abr2014.pdf

 

E totalmente diferente do INPE/CPTEC que indica o mesmo trimestre com chuva acima da média, e temperaturas dentro/acima da média no sul.

 

http://infoclima1.cptec.inpe.br/

 

E agora?? INPE x INMET?? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Nuvens altas aqui no Tatuapé e um pouco de névoa úmida!

20 graus nas estações do CGE mais próximas daqui! Antes tava em 19 graus!

 

GFS na 18z aponta chances de chuva pro leste paulista já na quarta feira.

Fico impressionado de ver que o GFS e ECMWF continua a divergir quanto a intensidade da MP (como já foi comentado hoje de noite aqui) já com o evento mais próximo!

Espero que o Europeu vença! Depois da onda de calor que tivemos mais pro começo do ano, percebi que até um calorzinho mais fraco como desses últimos já em incomoda um pouco!

Link to comment
Share on other sites

 

Caio, São duas metodologias diferentes a NOAA utiliza apenas imagens noturnas dos satélites.....para eliminar a tendência do aquecimento diurno duas vezes por semana em uma grade de 50km / 50 km, medindo a radiação infravermelha emitida pela superfície.

 

A Unisys, diz que é mais completa (sic). Talvez até seja mesmo.

 

Mas o departamento de propaganda e artes pró-aquecimento-global-antropogênico é uma gracinha.

 

Obras de artes são produzidas diariamente,

 

Obrigado, Mafili!

 

Você tem dado grandes contribuições com estas mensagens.

 

Bem que eu desconfiava que tinha dedo alarmista em algumas imagens. Interessantíssimo também o dado numérico, que desconhecia que houvesse uma medição. Favor nos atualizar pois será primordial para algumas pistas para este inverno.

 

Ao contrario do Ronaldo, continuo pessimista. Não há um indicativo que vá melhorar o meu humor a não ser pelas projeções da AAO e saber que há muito ar frio represado no pólo. Mas são índices voláteis de curto prazo de associação.

 

seaice.anomaly.antarctic.png

Link to comment
Share on other sites

Outono é a estação que mais tem me enervado nos últimos anos, justamente porque os verões estão cada vez piores (com exceção do verão 2012/2013). Esse abril até que ficou dentro do esperado para o mês, não dá para reclamar muito. Agora maio do jeito que a coisa anda e as projeções...

 

Esse atlântico que nao resfria e o pacifico quente, as chances de termos um inverno frio como em 2007, 2009, 2010 e até mesmo como do ano passado pra mim são remotas. Se for pra esperar algo como 1999, 96, 90 estão nem se fala, é 0%.

 

Porém que mais pífio que seja um inverno aqui no sul, TODO ano apresenta um período intenso de frio. Mesmo 1998 e 2012 que foram um fiasco tivemos uma ou duas ondas fortes de frio. O que vier além disso pra mim esse ano é lucro.

 

DE 2007 PARA CÁ, SÓ O VERÃO DE 2013/14 É QUE FOI SUFOCANTE E POR UM PERÍODO "CURTO " PARA OS PADRÕES DO VALE, ASSIM COMO O DE 2009/10, PARECE O JT FALANDO...

 

O NORMAL É TER POUCOS DIAS DE FRIO, ABAIXO DOS 10°C NO LITORAL CENTRO-NORTE E BAIXO VALE ENTRE ABRIL/MAIO. O CLIMA ESTÁ +- DENTRO DO PADRÃO NESTE OUTONO.

 

DESANIMA ENTRAR AQUI E FICAR LENDO CHORADEIRA EM CIMA DE CHORADEIRA, UNS QUERENDO QUE SEJA A IRLANDA NO QUINTAL DELES, OUTRO QUE SEJA UMA SIBÉRIA, O FRIO VIRÁ E SERÁ FORTE NESTE INVERNO, APENAS CALMA É PACIÊNCIA.

 

Mister Coutinho, concordo que este outono está +/- dentro do padrão este ano. Embora um maio excelente como de 2004 ou 2007 já está descartado.

 

Discordo bastante da parte do verão que só o 2013/14 foi sufocante por "curto" período de tempo assim como o de 09/10. De 2009 pra cá tem ficado mais insuportáveis do que nunca, a exceção foi ano passado. Conforme as ondas de calor vão se prolongando e ficando piores a gente vai estabelecendo e se acostumando com novos platôs e achando que as coisas estão normais. Mas não estou fazendo sensacionalismo barato como o JT fazia.

 

Concordo com a parte que o pessoal chora por pouca coisa, ano passado foi ainda pior, tinha gente desistindo já em abril. Espero muito que estejas certo e os demais colegas errados sobre o inverno.

Link to comment
Share on other sites

PELO BEM DO FÓRUM, PAREM COM BESTEIRAS!!

 

PH; JÁ ENCHEU OS TUBOS COM ESTA LADAINHA SEM SENTIDO, DÊ UM TEMPO, O BAZ AGRADECE E MUITO. SOLEDADE NÃO PASSA DE UMA CIDADE NORMAL DO SUL SERRANO ONDE FAZ FRIO E NADA D+.

 

TIVEMOS UMA BOA QUE FOI A ESTAÇÃO DA MANTIQUEIRA E ATÉ A DA TUIAS, VAMOS PARAR POR AQUI EM RELAÇÃO AS BAIXADAS DAS CUCIAS, RATATUIAS E ASSIM VAI. VIAJE POR AUSENTES/S.JOAQUIM E IRÁS MELHORAR EM MUITO A TUA VISÃO.

 

TÁ UM SACO ENTRAR AQUI E VER MENSAGENS E MAIS MENSAGENS SOBRE O UMBIGO DE SOLEDADE!!

 

TUDO TEM LIMITE.

 

VAMOS AJUDAR E NÃO REPLICAR O IRREPLICÁVEL!!

 

 

Grande Coutinho! Sábias palavras.

 

Já deu!

 

:rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Artur

 

Será q esse aumento do gelo antártico não seria devido justamente à algum tipo de blokeio em altas latitudes?

 

O inverno de 2007 foi excelente em POA, mas fraco no PR, e pq? Pq o frio ficou aprisionado abaixo do paralelo 28°S.

Isso manteve o RS gelado bem no miolo do inverno. Não houve distribuição do ar frio. Se houvesse, provavelmente não faria tanto frio nakele Estado.

 

Se não abrir a porta do freezer, a tendência é de cada vez esfriar mais do lado de dentro.

 

Talvez a saída de ar polar da Antártida esteja com problemas e logicamente mais gelo se formará.

 

Só uma idéia.

 

Abraço

 

Charles Fields,

 

Vamos partir da suposição que sim, o escapamento da antártida (argh!) tem problemas e não consiga mandar frio mais ao norte.

 

Ou será que o problema esteja na dinamica fraca de tempestades que se formaram na foz do Prata (preciso de mais dados), por isso não houve a tal da oscilação que reflete a queda da AAO?

 

Vamos pegar a dinamica do Polo Sul e Polo norte.

 

Polo Norte: Está muito perto dos continentes Europeu, Asiatico e Americano. Praticamente só o miolo do circulo polar artico tem oceano livre, que é onde se forma o gelo. Então, qualquer pulso de ar polar, poderá tomar o rumo que as cordilheiras de montanhas, dos continentes citados acima, ditariam. Creio que existem vários tipos de Poços lá no Norte: Poço das Rochosas, Poço das Apalaches (o dado de vento do monte washington denuncia a barreira), Poço dos Alpes, Poço do Caucaso, Poço dos Urais, Poço dos vulcões (Kamchatka), entre outros.

 

Será que o favorecimento do frio mais forte no hemisfério norte tenha a explicação na terra, e não no gelo (AO para os espertinhos)? Na verdade, me parece que uma maior ou menor cobertura de gelo apenas regula a intensidade, e não onde vai fazer frio. Por isso talvez seja mais fácil olhar pela ótica da AO. Leiam ROGERS e vejam se não tenho razão.

 

Agora, partindo do pressuposto que a terra delimite onde o frio do ártico vai passar, vamos levar essa dinamica para o sul.

 

Polo Sul: Pensem num detalhe a mais agora: a faixa de água é maior que no hemisfério norte. Dos paralelos 60 a 80, praticamente não há terra, apenas ilhas e uma coisa ou outra de ponta de continente. Então, para a onda de frio chegar no hemisfério sul, ela deve romper essa distancia, fazendo movimentos do tipo ondas (trem de ondas) que vão subindo devagar, até que enfim atingem a barreira, por exemplo, dos Andes. Dependendo do angulo de ataque da massa polar, esta toma dois rumos (podem ser 3): De certo angulo de ataque, a MP subiria centralmente, puxada em partes por um ciclone extratropical e em partes por um anticiclone, no caso o principal aqui seria a Alta da Bolivia. Então temos o Poço dos Andes e nesta configuração, o frio passa rapido pelo sul do continente e resfria bem regioes como o Pantanal e o Chaco.

 

Na outra configuração, o angulo de ataque da MP, sem um anticiclone central, dependendo, vai fazer a MP andar de lado, desta forma no momento que o pulso, ou trem de onda, tem um pico, atinge o leste do Brasil e resfria áreas mais ao norte que no RS, puxado por um ciclone forte e distante. Então, novamente, a MP se divide justamente na serra do mar: as vezes resfria mais no litoral que no interior. Eu estou pensando em batizar este movimento de Poço do Leste eheheh. A brecha que existe nas altitudes, que vao de 1400 a 1800 entre SC e PR, caindo pra 1000 no sul do estado de SP (vale do Ribeira) permite que o frio suba o planalto e chegue POR TRAS da Serra da Mantiqueira, ai congelando o William e o PNI.

 

Voltando aos eixos da conversa, não só a onda tem que chegar no continente sul-americano, como tem que atacar os angulos certos nos Andes, pra trazer ondas de frio monumentais como a de 55, 18, 79, 2000 e 2013, porque O RELEVO contribui para a distribuição correta do frio. Tirem os Andes do caminho, e vamos ver latitudes do PNI com neves eternas. A Alta da Bolivia, para quem não sabe, é formada sobre uma grande área montanhosa, acima de 3000 metros, e ocorre justamente PORQUE O RELEVO não permite o acesso da umidade das frentes frias pacificas. Ai se formam altas pressoes a sotavento e a barlavento dos andes. Deserto de Atacama, conhecem? Feldstein, Parkinson e Lima defendem a teoria da distancia maior do polo sul com os continentes e a influencia do relevo no clima local. Godfrey e Tomczak defendem também que a circulação de oceanos da antártida influenciam diretamente na circulação atmosférica, ou seja, novamente, a água a mais que circula o polo sul se torna mais um ingrediente pra dificultar a circulação de ar até o Brasil.

 

Talvez, Mafili, olhar as belas montanhas dos Andes te ajude a encaixar a peça que falta.

Link to comment
Share on other sites

Artur e Carlos Campos,

 

Vejo neste do Artur e anteriores do KIN, Elementos que estou de pleno acordo e outros que não.

 

Ao longo do inverno JJA eu não acho nenhuma correlação da AAO com a temperatura média deste inverno.

 

A mesma coisa acontece em relação a cobertura gelo na Antártica.

 

Este ponto parece contraditório com a tua opinião mas afirmo que não é.

 

A fase da AAO negativa provoca uma dinâmica, digamos, mais extremada [ no entanto sem alterar significativamente a média tanto para baixo como para cima]

 

A fase da AAO positiva relacionada com pouca atividade ciclônica uma dinâmica, menos extremada[ no entanto...repete]

 

Agora veja, nesta minha análise eu também vejo pontos contraditórios no meu raciocínio.

 

Falta no meu entendimento um elemento [ que eu procuro] pois, no hemisfério norte é bem caracterizada a influência da AO.

 

==========

 

Foi um pensamento confuso, sei. Amanhã tento mudá-lo

 

Em compensação te deixo essa,

 

Se o gelo no polo sul esfriasse qualquer coisa suponho que seja a Terra do Fogo...mas eu sei se lá esfria aqui aquece.

 

Essa é a razão de alguma duvidas.

 

Abração

 

===========

 

Coutinho, obrigado.

 

Abração

 

Mafili, vejo claramente lendo amteriais dos gringos, que a dinamica do hemisferio norte é mais intimamente ligada a AO justamente pela proximidade do gelo com os corredores continentais (poços de multiplos tipos), coisa que NAO ACONTECE nesse grau no hemisfério sul.

 

As MPS abrasileiradas, costumam ter duas divisoes claras, marcadamente ligadas a altitude dos Andes e a altitude mediana do relevo de leste brasileiro. Me parece claramente que o único local que favorece uma MP oceanica esfriar mais a Mantiqueira, esteja no Vale do Ribeira - SP. Talvez as dinamicas atuais não favorecam do frio achar este corredor de abertura no Leste, quando conseguem encaixar, ai vemos o PNI fazer -6,1 em pleno mes de Abril.

 

Ainda acho que o segredo está naquelas lindas paisagens de montanha que os Andes propiciam a nós, inocentes.

Link to comment
Share on other sites

PELO BEM DO FÓRUM, PAREM COM BESTEIRAS!!

 

PH; JÁ ENCHEU OS TUBOS COM ESTA LADAINHA SEM SENTIDO, DÊ UM TEMPO, O BAZ AGRADECE E MUITO. SOLEDADE NÃO PASSA DE UMA CIDADE NORMAL DO SUL SERRANO ONDE FAZ FRIO E NADA D+.

 

TIVEMOS UMA BOA QUE FOI A ESTAÇÃO DA MANTIQUEIRA E ATÉ A DA TUIAS, VAMOS PARAR POR AQUI EM RELAÇÃO AS BAIXADAS DAS CUCIAS, RATATUIAS E ASSIM VAI. VIAJE POR AUSENTES/S.JOAQUIM E IRÁS MELHORAR EM MUITO A TUA VISÃO.

 

TÁ UM SACO ENTRAR AQUI E VER MENSAGENS E MAIS MENSAGENS SOBRE O UMBIGO DE SOLEDADE!!

 

TUDO TEM LIMITE.

 

VAMOS AJUDAR E NÃO REPLICAR O IRREPLICÁVEL!!

 

Melhor mensagem do BAZ nos últimos tempos. Tirou as palavras da minha boca, estava prestes a escrever. Está um saco isso, concordo 100%. Estou desmotivado com essas ladainhas.

 

É só cuiudas, baixada 2a divisão, rincão da casa do caraio e por aí vai...

 

Falo de AAO e ninguém responde. O Mafili traz um dado interessantíssimo do Atlântico e lá vem Soledade que vai dar troco com o ninho do Tatu. O Carlão faz uma tabela animal e para aonde o assunto vai sendo direcionado? Adivinhem...

 

Fora as mensagens de risinhos, kkk, bonequinho pra lá e pra cá.

 

Realmente está bem difícil, Ronaldo.

Cara tu agora passou dos limites, não sei qual é teu mundo, fica dando pito como se fosse o cara aqui.Tu não deu uma palavra de incentivo ao que me diz respeito, e eu nem tô pedindo, vai cuidar das tuas postagens.Ah o pessoal não lê o que tu escreves e eu com isto?Eu já disse já fiquei um bom tempo sem escrever aqui ano passado, de repente é isto que tu queres. Quando ficaram séculos falando de Urupema Jurupema, ou Jurubeba eu não reclamei.Bah larguei de mão por um tempo.E tu Ronaldo, não por teres todo este conhecimento que vais ficar me dando moral.

Então, um "time" para o BAZ.

Aos que são gente fina, gente buena mesmo, agradeço pela compreensão.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Cara tu agora passou dos limites, não sei qual é teu mundo, mais parece um filhinho de papai mimado,e fica dando pito como se fosse o cara aqui.Tu não deu uma palavra de incentivo ao que me diz respeito, e eu nem tô pedindo, vai cuidar das tuas postagens.Ah o pessoal não lê o que tu escreves e eu com isto?Eu já disse já fiquei um bom tempo sem escrever aqui ano passado, de repente é isto que tu queres.Não tenho eu q estar lendo estas coisinhas chatas q tu, e mais alguns aqui escrevem.Tu vais bem quando falas de previsão, quando escreve estas abobrinhas tu cais muito no conceito ah e quando ficaram séculos falando de Urupema Jurupema, ou Jurubeba eu não reclamei.Bah larguei de mão por um tempo.E tu Ronaldo, não por teres todo este conhecimento que vais ficar me dando moral.

Então, um "time" para o BAZ.

Aos que são gente fina, gente buena mesmo, agradeço pela compreensão.

 

Não vou criar mais um debate chato respondendo a tua mensagem. Mas espero que realmente pare com essa ladainha do umbigo do mundo (by Ronaldo) que ninguém mais agüenta.

 

Urupema só é bastante falada por todos e pela mídia porque ela gera assunto naturalmente, sem precisar de alguém enfiando ladainhas o dia inteiro, todos os dias do ano.

Link to comment
Share on other sites

O valor da SOI de hoje de -35.8 é uma catapulta para o El Nino, o que acelera a ressurgência de águas extremamente aquecidas a superfície e deve resultar em mais aquecimento na superfície equatorial do pacífico.

 

A manter esse ritmo é uma notícia muito ruim. Tenho certeza que o padrão de ventos do El Nino de oeste para leste ativa com força o jato subtropical nas médias latitudes do trópico, causando o mesmo efeito que algumas ilustrações explicam comoocorre no hemisfério norte.

 

El_nino_north_american_weather.png

Link to comment
Share on other sites

Apesar da instabilidade presente em médios e altos níveis, o dia amanheceu com pouca nebulosidade e o Sol já brilha no horizonte.

Há formações de nevoeiros em pontos isolados do município e a temperatura mínima chegou aos 13°C.

As previsões indicam um fortalecimento das instabilidades nas próximas horas, o q poderá resultar em chuvas na nossa região, q tem registrado míseros e ridículos acumulados nos últimos eventos, se comparado com outras áreas do Estado.

 

Amanhecer de hj em Piracity...

5a4e8967e7ba6_2014-05-0606_41_37.jpg.fb2d6747bad7debb7dbe264eb81c263a.jpg

5a4e8967e9361_2014-05-0607_02.22-1.jpg.46d6aef0493dc6c79dc573d70affd775.jpg

5a4e8967ea30b_2014-05-0606_51.49-1.jpg.e5517fcf8d16a8fd3d2de2ef856b285b.jpg

Link to comment
Share on other sites

PNI - POSTO MARCÃO

 

01/05: 04,9 / 19,9

02/05: 00,0 / 17,8

03/05: 05,9 / 13,8

04/05: -00,6 / 18,3

05/05: -01,1 / 18,4

06/05: 01,1

 

Med: 08,9 (01,7 / 17,6)

 

PNI - Abrigo Rebouças

 

01/05: -02,2 / 21,1

02/05: 02,8 / 17,8

03/05: 00,6 / 17,2

04/05: 01,2 / 20,6

05/05: 01,1 / 19,4

06/05: -00,2

 

Med: 09,1 (00,6 / 19,2)

Link to comment
Share on other sites

Sol já forte lá fora com nuvens altas. Praticamente igual à ontem. As temperaturas ficaram assim:

 

Casa. 7,1

 

Inmet. 8,1

 

Taubaté. 12,5

 

São Luís. 13,0

 

Hoje, mais uma máxima entre 21/23°C. Entre amanhá e quinta, teremos um aumento da nebulosidade e com muita sorte, talvez caia uma chuvinha. Vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.