Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

O FORECA não tem dado bruto!Dado bruto é isto, 4ºC na região de Barbacena.Isso que é dado bruto:

Henrique, creio que o foreca trabalha com dado bruto. Pode ter algum tratamento estatistico ou de correção, mas não há intervenção de meteorologista nesses produtos free.

Link to comment
Share on other sites

Outono ainda muito fraco em SC comparando com alguns anos anteriores. Apenas alguns sopros de ar seco e madrugadas frias em áreas muito reduzidas.

 

Em Floripa ainda quase nada, e espero pegar alguma praia ainda neste final de semana se esta massa não for muito marítima e o vento SE nublar por aqui. As chances de nublar estão grandes.

 

Ronaldo, acho tecnicamente impossível essa anomalia de +3oC ser extinta até a próxima quarta. Não tem como tirar essa anomalia em tão pouco tempo. Estás superestimando essa MP marítima.

Link to comment
Share on other sites

O FORECA não tem dado bruto!Dado bruto é isto, 4ºC na região de Barbacena.Isso que é dado bruto:

Henrique, creio que o foreca trabalha com dado bruto. Pode ter algum tratamento estatistico ou de correção, mas não há intervenção de meteorologista nesses produtos free.

 

Sim, são dados brutos. Tanto que a previsão sai conforme as saídas do Modelo Europeu.Não há intervenção de meteorologistas.

 

Pelo Site, Bagé teria nenhuma mínima sub-11 nessa MP. Apenas muita umidade. Por mim, excelente. :mosking:

 

Mas mesmo sendo uma MP fraca, duvido nem uma Sub-11 acontecer.

Link to comment
Share on other sites

O FORECA não tem dado bruto!Dado bruto é isto, 4ºC na região de Barbacena.Isso que é dado bruto:

Henrique, creio que o foreca trabalha com dado bruto. Pode ter algum tratamento estatistico ou de correção, mas não há intervenção de meteorologista nesses produtos free.

 

Sim, são dados brutos. Tanto que a previsão sai conforme as saídas do Modelo Europeu.Não há intervenção de meteorologistas.

 

Pelo Site, Bagé teria nenhuma mínima sub-11 nessa MP. Apenas muita umidade. Por mim, excelente. :mosking:

 

Mas mesmo sendo uma MP fraca, duvido nem uma Sub-11 acontecer.

 

Não são do Europeu.São do GFS.

Link to comment
Share on other sites

Aeroporto de Congonhas com 25°C na leitura das 19h. Me parece quente para o horário.

E é mesmo, principalmente num mês de maio.

 

Mas Congonhas, um topo numa área totalmente urbanizada, sem verde por perto, é realmente ruim de queda quando se depende da perda de calor por radiação.

 

Às 22h,

Congonhas: 22°C

Mirante (Aut.): 20,9°C (Topão)

Campo de Marte: 17°C (A apenas 2 km do Mirante, em baixada)

Cumbica: 17°C

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, a manhã foi até amena, com céu nublado por nuvens médias e altas.

No início da tarde o tempo começou a abrir e agora temos um baita sol, com alguns cumulus.

 

Como não poderia deixar de ser, a temperatura disparou.

E esquentou mesmo...

 

Mirante: 18,4°C / 27,7°C

IAG: 16,9°C / 28,1°C

Link to comment
Share on other sites

Realmente tem dado uma boa esquentada nesses últimos dias aqui em Sampa. Mas ainda é algo normal de termos esse calorzinho na primeira quinzena de maio, já aconteceu em outros anos.

 

No momento céu limpo aqui no Tatuapé e 20/21 graus nas estações do CGE mais próximas.

O ar na noite de hoje está mais úmido e também mais respirável!

Link to comment
Share on other sites

Henrique, onde tu viste que era do GFS ?? Sério , estou em dúvidas já que afirmas com tanta certeza.

 

Sempre achei que fosse do Europeu , porque sempre ''troca'' os dados 2 vezes por dia e bate mais com o campo do Europeu do que o do Americano.

 

No ano passado eu mandei um e-mail pro Forequinha perguntando qual modelo eles usavam. Vejam o que eles me responderam:

 

Hello Ziemann,

 

we use ECMWF, GFS, ETA and Hirlam depending on weather situations and the lenght of the forcasts.

 

BR,

Foreca's meteorologist Olga Kukkonen

Link to comment
Share on other sites

Henrique, onde tu viste que era do GFS ?? Sério , estou em dúvidas já que afirmas com tanta certeza.

 

Sempre achei que fosse do Europeu , porque sempre ''troca'' os dados 2 vezes por dia e bate mais com o campo do Europeu do que o do Americano.

 

No ano passado eu mandei um e-mail pro Forequinha perguntando qual modelo eles usavam. Vejam o que eles me responderam:

 

Hello Ziemann,

 

we use ECMWF, GFS, ETA and Hirlam depending on weather situations and the lenght of the forcasts.

 

BR,

Foreca's meteorologist Olga Kukkonen

 

 

 

FORECA IS EUROPEU :friends:

 

 

E o Foreca Europeu aumentou mais um pouco o frio pra cá a 48h do evento , que coisa boa , vou dormir com agradaveis 7,9°C

Link to comment
Share on other sites

Adiantando:

 

http://wxbrasil.net/modelos/global/mapas_1/geo850_d1_41.png

 

GFS:

 

http://i.imgur.com/XSdrbzQ.png

 

Este Fim de Semana:

 

http://i.imgur.com/9Wt0yMq.png

 

Vocês reclamam muito.Tá bão demais.

 

Que boa notícia essa! Eu já estava achando que seria o mês todo fraco em incursões polares!

 

Me parece que essa incursão do GFS pro dia 23/05 terá 2 ramos:

 

Um continental que é mais forte, atingindo até o sul da Bolívia

O outro marítimo que é mais fraco, atingindo o sul e leste paulista

Link to comment
Share on other sites

Modelos, modelos...

 

 

Enfim os modelos sairam do muro com relação a intensidade dessa MP que já na madrugada de 9 pra 10 de Maio irá trazer mais um importante evento de frio para o Sudeste.

 

E uma explicação do porque não termos a pleno vapor o Poço dos Andes até o momento:

 

Olhem a Bolívia (peguem o mapa de pressão).

 

Se temos uma alta na Bolívia, temos a tração da MP pro centro do continente.

 

E quando a pressão por lá é baixa, inclusive sobre o planalto Andino?

 

Neste caso, qualquer sistema frontal tem a força de puxar de forma semi-oceanica uma MP. Ela entra pelo sul do continente, e ao fazer isso, pode seguir dois caminhos claros: norte direto (poço dos andes) ou leste direto, margeando o litoral sul-sudeste (chamarei de poço da mantiqueira).

 

Na configuração oceanica, sem bloqueios anticiclonicos no Brasil central, a frente fria tem poder de chegar ao nordeste (ao menos na ensolarada e misteriosa Bahia). Alguem olhou o quadro sinotico de pressao litoranea e viu a banda de nebulosidade avançando além de MG? Se não olharam, olhem e peguem o mapa da América do Sul, ficará facil ver o porque uma baixa sobre a Bolivia tanto ajuda o resfriamento do Leste.

 

Agora pensem num sistema desses agindo em Julho...eu iria ao PNI nem que fosse a pé observar o espetáculo (raro).

 

Voltando ao Sudeste...a Mantiqueira vai bombar!!!! bastante verdinhos sobre as alturas da serra por muitos dias consecutivos...William, tua baixada vai beirar o 0 esta vez. Dia 12 será a data a ser observada.

 

Abrindo as apostas, vejo o MI indo a -2 com máxima de 5 a 7 graus e o Rebouças batendo os -6 novamente. Tuias ficará de fora da festa. :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Outono ainda muito fraco em SC comparando com alguns anos anteriores. Apenas alguns sopros de ar seco e madrugadas frias em áreas muito reduzidas.

 

Em Floripa ainda quase nada, e espero pegar alguma praia ainda neste final de semana se esta massa não for muito marítima e o vento SE nublar por aqui. As chances de nublar estão grandes.

 

Ronaldo, acho tecnicamente impossível essa anomalia de +3oC ser extinta até a próxima quarta. Não tem como tirar essa anomalia em tão pouco tempo. Estás superestimando essa MP marítima.

 

O Coutinho é quase um JT inverso!

 

O fato de morar no top da serra ameniza e muito a sensação de um outono/inverno fraco. Pois lá ainda existe frio mesmo com anomalia positivo, já aqui não.

Link to comment
Share on other sites

Comçeando o dia por aqui com céu azul e nenhuma nuvem , nao era hoje que o plim plim colocou uns pingos de chuva no Sul de MG , Leste de Sp ? kkk

 

Minha mae disse que viu uma geadinha fraca

 

 

PWS LAGE 4,5°C

 

PWS GONÇALVES 10,8°C , Vento constante de O a noite e madrugada toda

 

A MP chega de amanha pra sabado ? Pois parece que pelo céu azul ela já chegou :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 08/05 :

 

Região Sul:

 

09,0 - Porto Amazonas PR (Ciram)

10,0 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis)

10,0 - Morro da Igreja SC (Inmet)

10,5 - Santa Cecília SC (Ciram)

10,6 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

10,6 - São Mateus do Sul PR (Ciram)

10,7 - Caçador SC (Ciram)

10,8 - Castro PR (Inmet)

11,0 - Morro das Torres SC (Ciram)

11,0 - Urupema SC (Ciram)

11,5 - General Carneiro SC (Inmet)

11,5 - Major Vieira SC (Ciram)

11,8 - Monte Castelo SC (Ciram)

12,0 - Papanduva SC (Ciram)

12,0 - Rio das Antas SC (Ciram)

12,5 - Ivai PR (Inmet)

12,5 - Tres Barras SC (Ciram)

12,7 - Fraiburgo SC (Ciram)

12,7 - Lebon Régis SC (Ciram)

12,8 - Irineópolis SC (Ciram)

12,8 - Mafra SC (Ciram)

12,8 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

12,8 - São José dos Ausentes RS (PWS)

12,9 - Jaguarão RS (Inmet)

12,9 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho)

12,9 - São Joaquim SC (Ciram - Despraiado)

12,9 - Santana do Livramento RS (PWS)

12,9 - Vacaria RS (Ciram)

 

Região Sudeste :

 

00,2 - Itamonte MG (PWS- PNI - P. Marcão)

04,2 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

04,5 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

05,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

05,3 - Monte Verde MG (Inmet)

06,7 - Maria da Fé MG (Inmet)

07,1 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

07,2 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

07,6 - Caldas MG (Inmet)

08,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

08,2 - Santa Rita do Sapucaí MG (PWS)

08,4 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

10,5 - Extrema MG (Ciiagro)

10,7 - São Lourenço da Serra SP (Ciiagro)

10,8 - Gonçalves MG (PWS)

11,0 - Itajubá MG (INPE)

11,1 - Monte Alegre do Sul SP (Ciiagro)

11,3 - São Luiz do Paraitinga SP (Inmet)

11,5 - Teresópolis RJ (INPE)

11,6 - Passa Quatro MG (Inmet)

11,8 - Taubaté SP (Inmet)

11,9 - Itajubá MG (PWS)

12,0 - Capão Bonita SP (Ciiagro)

12,0 - Capivari SP (Ciiagro)

12,1 - Pico do Couto RJ (Inmet)

12,4 - São Paulo SP (CGE - Tremembé)

12,6 - Varginha MG (Inmet)

12,7 - Jundiaí SP (Ciiagro)

12,9 - Apiaí SP (Ciiagro)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 08/05 :

 

Região Norte :

 

17,8 - São Félix do Tocantins TO

19,5 - Gurupi TO

19,8 - Marioanopolis do Tocantins TO

19,9 - Dianópolis TO

20,3 - Campos Lindos TO

20,3 - Palmas TO

20,5 - Formoso do Araguaia TO

20,5 - Peixe TO

20,6 - Estreito MA

20,7 - Parana TO

20,9 - Alto Parnaíba MA

20,9 - Araguaína TO

20,9 - Santana do Araguaia PA

20,9 - Vilhena RO

21,0 - Balsas MA

21,3 - Pedro Afonso TO

21,1 - Oiapoque AP

21,7 - Rio Branco AC

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 08/05 :

 

00,2 - Itamonte MG (PWS- PNI - P. Marcão)

 

DECEPÇÃO....

 

 

IDEM.....

 

ESPERAVA UNS -8/-10, É O AQUECIMENTO GLOBAL, É O OUTONO QUENTE EM TODO O SUL, NO TEMPO DE GURÍ JÁ TINHA UNS 2 PARMOS DE NEVE NO QUINTAL E UMAS 4/5 GEADAS EM BLUMENAU.... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

William eu quero te ajudar, a estação em Gonçalves não está no melhor local, compara com uma baixada típica como a tua em Maria da Fé.Eu insisto Gonçalves na estação é uma meia-encosta, com uma razoável retenção de ar frio.Se tiver algum outro local próximo, baixada mesmo, coloca lá a estação.

Meia-encosta geralmente é pior para mínima que encosta-baixa e baixada... :ok:

Link to comment
Share on other sites

ESTÃO BOM!!! COM ALGUNS DIAS DE DADOS JÁ SABEM TUDO SOBRE O LOCAL DA ESTAÇÃO.

Com tempo nublado não há perda de calor no período noturno.

Parece q não entra na cuca de uns...

 

Os sabidões.

Sabichon, há dezenas de artigos científicos explicando como funciona o efeito de baixada, sobre formação ,como funciona a mata, a montante, a jusante, os cursos de água, o formato do relevo, sugiro que vc leia alguns pra não dar palpite furado, como se comporta o topo, a encosta alta, a meia-encosta, encosta baixa, e a baixada propriamente dita. :punish:

Link to comment
Share on other sites

William eu quero te ajudar, a estação em Gonçalves não está no melhor local, compara com uma baixada típica como a tua em Maria da Fé.Eu insisto Gonçalves na estação é uma meia-encosta, com uma razoável retenção de ar frio.Se tiver algum outro local próximo, baixada mesmo, coloca lá a estação.

Meia-encosta geralmente é pior para mínima que encosta-baixa e baixada... :ok:

 

 

Olha a intençao era colocar a estaçao , não importando se faria -10°C ou +10°C de minima, nunca criei falsas expectativas sobre a região , sempre falei que seria um misterio , foi a unica pousada que quis dar sequencia ao projeto , as outras nem se importaram e nem responderam os emails , agora as minimas cabe a natureza ... coloquei a estaçao no melhor local que eu achava , pois ficou num local plano e no local mais baixo dentro da propriedade , o console esta a uns 170 Metros , la é o local que eles dizem que veem geada todo ano , claro que estou decepcionado com os dados , mais agora ta chovendo pedras em cima de mim porque a estaçao náo é mais fria que CDJ ou MV e MDF , devo ter gastado entre R$ 500,00 e R$ 700,00 , pois faltou $ pa pagar a estaçao , o cano que comprei pra levar pra ser o suporte custou R$ 150 pila , devo ter gastado uns R$ 200,00 de combustivel , disso eu não reclamo , porem preferiria que voces aguardassem os dados depois de MP , se noa fizer tanto frio como esperavamos paciencia , porem foi o unico lugar que deu $ , espaço e segurança , fizeram uma cerca tal como o Mafili gosta , branca e bem grande em volta da estaçao ! Se fosse pra eu escolher o local claro que procuraria o local mais cuiudo possivel mais por lá a prefeitura nem ninguem quis ajudar então foi o melhor local que tivemos com as condiçoes possiveis pa instalçao !

 

Vamos aguardar os dados e peço desculpa se pra voces não consegui colocar a estaçao dentro de um buraco que faz 0°C todo dia sem MP alguma !

 

Denovo o local da estaçao que estão cansados de ver , na minha cabeça o local seria geladissimo , pois o ar frio escorreria dos morros proximos e as arvores la em baixo agiriam com escudos pro ar frio , mais parece que o vento ou nebulosidade atrapalham a queda após as 20h

 

dyQDRMI.jpg

 

yiKcNE0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Alguns gostam de complicar as coisas simples pra parecer q são inteligentérrrriimmoss.

 

O básico é isso:

 

É um pouco diferente disso. O ar frio da baixada é a captação e armazenamento da relva dos topos.

Sim, inclusive lembro da sugestão mafiliana e dos esperimentos do Murilo em Vila Nova.

Em muitos casos e sob determinadas condições a mínima de relva do topo plano com saída para baixada, será muito parecida com a mínima da baixada em altura padrão.

O fato é q qker um q resolver entrar nesse mini debate, terá algo à acrescentar, já q não há um padrão absoluto para o q foi proposto.

Cada caso é um caso.

 

O q eu kis dizer qdo postei a imagem é simples: sob céu nublado não há milagre q possa ser feito pra extrair mínimas muito baixas.

O PH disse: "vou te ajudar, William", mas ajudar em q, se o Will fez o q foi possível dentro das suas possibilidades?

 

Creio q a maioria de nós q lida com temperaturas diariamente sabe o mecanismo funcional topo/baixada.

 

Já cheguei inclusive a cogitar a idéia de q o ar frio q desce a encosta de Gonçalves, possa estar deslizando muito rente ao chão, e penso q a altura do sensor esteja muito alta, não captando bem o frio.

Assim, o relato de geadas na área da estação estaria correto, já q na relva esfriaria cerca de 10°C a menos q na altura do termômetro.

 

Mas como o William tem afirmado q o céu permanece nublado, descartei a hipótese.

Link to comment
Share on other sites

Olha a intençao era colocar a estaçao , não importando se faria -10°C ou +10°C de minima, nunca criei falsas expectativas sobre a região , sempre falei que seria um misterio , foi a unica pousada que quis dar sequencia ao projeto , as outras nem se importaram e nem responderam os emails , agora as minimas cabe a natureza ... coloquei a estaçao no melhor local que eu achava , pois ficou num local plano e no local mais baixo dentro da propriedade , o console esta a uns 170 Metros , la é o local que eles dizem que veem geada todo ano , claro que estou decepcionado com os dados , mais agora ta chovendo pedras em cima de mim porque a estaçao náo é mais fria que CDJ ou MV e MDF , devo ter gastado entre R$ 500,00 e R$ 700,00 , pois faltou $ pa pagar a estaçao , o cano que comprei pra levar pra ser o suporte custou R$ 150 pila , devo ter gastado uns R$ 200,00 de combustivel , disso eu não reclamo , porem preferiria que voces aguardassem os dados depois de MP , se noa fizer tanto frio como esperavamos paciencia , porem foi o unico lugar que deu $ , espaço e segurança , fizeram uma cerca tal como o Mafili gosta , branca e bem grande em volta da estaçao ! Se fosse pra eu escolher o local claro que procuraria o local mais cuiudo possivel mais por lá a prefeitura nem ninguem quis ajudar então foi o melhor local que tivemos com as condiçoes possiveis pa instalçao !

 

Vamos aguardar os dados e peço desculpa se pra voces não consegui colocar a estaçao dentro de um buraco que faz 0°C todo dia sem MP alguma !

:clapping: :good2:

Eu não tenho absolutamente nada contra instalar estações em baixada.

Mas, no meu caso, colocaria em baixada se tivesse outra (Mesmo que fosse um termômetro de mercúrio de máxima e mínima) para por no topo.

Se tivesse apenas uma, colocaria num ponto intermediário, plano, o mais adequado possível.

É apenas o que eu faria.

 

--------

Calorzinho em Sampa, com sol e poucas nuvens.

Como disse o Daniel, por enquanto nada fora do comum para um começo de maio.

 

Às 11h, os aeroportos marcavam 26°C, com ventos variando de NO a NNE.

 

À espera da mudança dos ventos da próxima refrescada...

 

E.T.: A título de curiosidade, a máxima absoluta para maio no Mirante, desde a abertura da estação, foi 31,7°C em 03/05/2001.

Link to comment
Share on other sites

Gonçalves MG , 1a - Avaliação (4 dias)

 

Mínimas médias (dia 04 até hoje)

 

04,7 - Campos do Jordão SP (Horto)

05,1 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

06,3 - Monte Verde MG (Inmet)

07,2 - Maria da Fé MG (Inmet)

08,0 - Campos do Jordão (Inmet)

10,9 - Gonçalves MG (PWS)

 

Máximas médias (dia 3 até hoje)

 

21,5 - Monte Verde MG (Inmet)

21,6 - Campos do Jordão SP (Inmet)

21,6 - Gonçalves MG (PWS)

22,6 - Campos do Jordão SP (Horto)

23,3 - Maria da Fé MG (Inmet)

24,3 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 08/05 :

 

00,2 - Itamonte MG (PWS- PNI - P. Marcão)

 

DECEPÇÃO....

 

 

IDEM.....

 

ESPERAVA UNS -8/-10, É O AQUECIMENTO GLOBAL, É O OUTONO QUENTE EM TODO O SUL, NO TEMPO DE GURÍ JÁ TINHA UNS 2 PARMOS DE NEVE NO QUINTAL E UMAS 4/5 GEADAS EM BLUMENAU.... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Sim! No Mínimo Solar de Maunder :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.