Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Vendo os últimos dados, fiquei embasbacado com os 8 graus previstos pra amanhã, e a máxima na casa dos 19 graus. Clima siberiano em comparação com as últimas semanas. To emocionado!! :cray:

É um oásis de alegria neste maio tórrido!!

 

QUE É ISSO!!! JOGANDO A TOALHA!! RECLAME MAIS, JÁ NÃO É MAIS O "RAFA" DE SEMPRE!!! (tá melhorando e muito para os próximos dias, mas não para de reclamar!!)

Link to comment
Share on other sites

13:00HS

 

Porto Alegre - chuva 21,0

Florianópolis - parc nubl 24,0

Curitiba - parc nubl 26,0

 

São Paulo - ceu limpo 26,0

Rio de Janeiro (St Dumont) - ceu limpo 28,0

Rio de Janeiro (Galeão) - ceu limpo 32,0

Belo Horizonte - parc nubl 28,0

Vitoria - ceu limpo 31,0

 

Campo Grande - parc nubl 27,0

Brasilia - parc nubl 26,0

Goiania - parc nubl 29,0

Link to comment
Share on other sites

Alguns gostam de complicar as coisas simples pra parecer q são inteligentérrrriimmoss.

 

O básico é isso:

Se é tão simples como é que tu não consegue entender? :mosking:

Bah parabéns pelo desenho, é exatamente este...

Quando tiver um tempinho vou desenhar um relevo e seus efeitos...

 

 

Faça isso!

 

 

 

Replay:

 

 

Alguns gostam de complicar as coisas simples pra parecer q são inteligentérrrriimmoss.

 

O básico é isso:

 

É um pouco diferente disso. O ar frio da baixada é a captação e armazenamento da relva dos topos.

Sim, inclusive lembro da sugestão mafiliana e dos esperimentos do Murilo em Vila Nova.

Em muitos casos e sob determinadas condições a mínima de relva do topo plano com saída para baixada, será muito parecida com a mínima da baixada em altura padrão.

O fato é q qker um q resolver entrar nesse mini debate, terá algo à acrescentar, já q não há um padrão absoluto para o q foi proposto.

Cada caso é um caso.

 

O q eu kis dizer qdo postei a imagem é simples: sob céu nublado não há milagre q possa ser feito pra extrair mínimas muito baixas.

O PH disse: "vou te ajudar, William", mas ajudar em q, se o Will fez o q foi possível dentro das suas possibilidades?

 

Creio q a maioria de nós q lida com temperaturas diariamente sabe o mecanismo funcional topo/baixada.

 

Já cheguei inclusive a cogitar a idéia de q o ar frio q desce a encosta de Gonçalves, possa estar deslizando muito rente ao chão, e penso q a altura do sensor esteja muito alta, não captando bem o frio.

Assim, o relato de geadas na área da estação estaria correto, já q na relva esfriaria cerca de 10°C a menos q na altura do termômetro.

 

Mas como o William tem afirmado q o céu permanece nublado, descartei a hipótese.

Link to comment
Share on other sites

Atenção meus amigos bazianos

Operação estação Davis em Ibirapuitã.Hoje à tarde vou lá visitar o prefeito meu amigo, vamos escolher o melhor local...baixada boa claro huhauhuauhuahauhu

 

Vc vai mudar de local a estação..??

Carlão vc não entendeu, os prefeitos da região querem instalar uma Davis em seus municípios, o Tuias é na divisa Soledade-Fontoura Xavier, e Ibirapuitã faz divisa com Soledade ao norte,pra explicar melhor,a Raia da Pedra faz divisa com Bom Sossego e Segredo, duas comunidades do interior de Ibirapuitã.O ponto culminante do município tem cerca de 790m. :good:

Link to comment
Share on other sites

A minha opinião final sobre Tuias - Soledade

 

Terá apenas 1 destaque - a mínima absoluta.

 

Deverá ficar entre as 20 + baixas no Brasil e entre as 5 + baixas do Estado.....

 

Qto aos demais quesitos.....nada de mais..é uma Joaçaba melhorada....

A ...notando....

Entre as 20 do Brasil, parte de cima ou debaixo da tabela? :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Meu dilema, sugerir que instalem no pico de 790m, ou numa baixada das buenas???No topão, seria um bom comparativo com o topinho Soledade e uma referência boa para Raia da Pedra e Itapuca. :mail: :russian:

Não acho boa idéia instalar nesse PICO tão elevado!

 

rsrsrsr o pessoal não perdoa mesmo :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Meu dilema, sugerir que instalem no pico de 790m, ou numa baixada das buenas???No topão, seria um bom comparativo com o topinho Soledade e uma referência boa para Raia da Pedra e Itapuca. :mail: :russian:

Não acho boa idéia instalar nesse PICO tão elevado!

 

rsrsrsr o pessoal não perdoa mesmo :laugh:

É só pra descontrair kkk

 

O PH vai ainda nos mostrar mínimas de DOIS DÍGITOS este ano.

 

 

 

 

(positivas)

Link to comment
Share on other sites

Negativas 2014 :

 

07 - Itamonte MG (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Posto Marcão)

02 - Urupema SC (Ciram)

01 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis)

01 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

01 - São Joaquim (Cruzeiro SC - Climaterra)

01 - Vacaria RS (Ciram)

01 - Bom Jesus RS (Ciram)

 

Não recomendo o RS este ano para quem gosta de frio seco noturno entre a 00;00 ao amanhecer.

 

Simplesmente a umidade não deixa. Adivinhem o tempo aqui no momento ??

 

Tempo nublado com o sol aparecendo em alguns momentos. Soledade não vai nem a -5 este ano nas Tutuais se seguir esse quadro úmido. :mosking:

 

Acho que Riacho Grande se mudou de local.

Link to comment
Share on other sites

Ano passado a surpresa do ano foi a nevada de julho e a negativa de -7,8 registrada.

Este ano estou surpreso com o potencial de EXTREMOS de frio do PNI, simplesmente neste aspecto está imbatível. Lembro que comentaram que o PNI se destacava só pelas MEDIAS, mas o que estamos vendo é o PNI se destacar nos EXTREMOS este ano.

 

Deixando bem claro que estou falando do periodo Janeiro - Maio de 2014.

Link to comment
Share on other sites

Algumas comunidades de Ibirapuitã que poderão ter uma Davis:

Quebra-Dentes,Encruzilhada Povinho,Segredo, Bom Sossego e Passo das Cuias(não confundir com Parque das Tuias) :rofl: :sarcastic:

 

PH, louvavel tua iniciativa! Sabemos que demorou 10 anos pra vc botar uma boa estacao na regiao, agora que o primeiro passo foi dado, esta me parecendo que comecou a andar a questao de ter mais estacoes ai perto de yakutsk-soledade!

 

Agora queremos ver resultado!

Link to comment
Share on other sites

kim, [Carlos Campos] tenho novos projetos para 2015.

Ki tal colorir você mesmo.

Abração.

 

AQUI

 

AKITA, agradável, sem chuva, sem vento, uns 29, uns 1020, uns 50%

 

:heart: :heart:

 

Konheçe Abilene?

 

mínimas de dois dígitos já tem 12,15,17, muitas

kkkkk

 

Adorei!

 

Por falar em 2 dígitos, Wellington está kente! Mal sinal?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Tem este gráfico para a região SUL.

Estava a pensar num futuro distante.... em uma estação no Morro dos Perdidos 1450 metros, ou 1350 no planalto atras dele.... que acham ?

 

Sei que existe 3G lá.....

 

Ele é vizinho ao Araçatuba, porém de mais facil acesso... é possível chegar de carro ao topo....

 

 

https://www.google.com.br/maps/place/Morro+dos+Perdidos/@-25.8900623,-48.9501916,15z/data=!4m2!3m1!1s0x94dc137f67c84d57:0x85548c830b82b651

Link to comment
Share on other sites

Tem este gráfico para a região SUL.

Estava a pensar num futuro distante.... em uma estação no Morro dos Perdidos 1450 metros, ou 1350 no planalto atras dele.... que acham ?

 

Sei que existe 3G lá.....

 

Ele é vizinho ao Araçatuba, porém de mais facil acesso... é possível chegar de carro ao topo....

 

 

https://www.google.com.br/maps/place/Morro+dos+Perdidos/@-25.8900623,-48.9501916,15z/data=!4m2!3m1!1s0x94dc137f67c84d57:0x85548c830b82b651

 

Olá Nazar...ideia boa! Eu possuo uma estação instalada no Morro do Bradador, ligeiramente mais ao sul e mais alto que os Perdidos, na casas dos 1532 metros...

 

Infelizmente ela não está online ainda, mas coleto dados dela desde novembro do ano passado!

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Tem este gráfico para a região SUL.

Estava a pensar num futuro distante.... em uma estação no Morro dos Perdidos 1450 metros, ou 1350 no planalto atras dele.... que acham ?

 

Sei que existe 3G lá.....

 

Ele é vizinho ao Araçatuba, porém de mais facil acesso... é possível chegar de carro ao topo....

 

 

https://www.google.com.br/maps/place/Morro+dos+Perdidos/@-25.8900623,-48.9501916,15z/data=!4m2!3m1!1s0x94dc137f67c84d57:0x85548c830b82b651

 

Seja bem vindo ao fórum! Se tiver contribuicoes que nos ajudem a colocar o Reboucas(2402 mts) e o Bradador no ar, ja vai desembuchando ai! abracos!

Link to comment
Share on other sites

Vendo os últimos dados, fiquei embasbacado com os 8 graus previstos pra amanhã, e a máxima na casa dos 19 graus. Clima siberiano em comparação com as últimas semanas. To emocionado!! :cray:

É um oásis de alegria neste maio tórrido!!

 

QUE É ISSO!!! JOGANDO A TOALHA!! RECLAME MAIS, JÁ NÃO É MAIS O "RAFA" DE SEMPRE!!! (tá melhorando e muito para os próximos dias, mas não para de reclamar!!)

 

Me parece que o Rafael D tem "autorização para lamuriar" no BAZ, é uma espécie de "mandinga" que costuma dar certo, hehehe...

 

Reclama Rafael D, que o negócio não tá fácil!

 

Agora é a minha vez:

 

Sabe do que eu menos gosto além da modorra destes dias intermináveis e secos e poeirentos no outono/inverno de Jundiaí?

 

Sim, é isso mesmo, as malditas queimadas!

 

Uma das razões de ter vindo pra cá lá de Sampa foi o "ar mais puro do interior". Mas o que se vê aos montes por aqui e por todo lado são...queimadas!

 

Tá lá no livro do preservacionista (um que merece respeito) Roger Dean (A Ferro e Fogo: a História e a Devastação da Mata Atlântica Brasileira), a verdadeira epopeia da monstruosa, absurda, absoluta devastação da Mata Atlântica brasileira, queimada até as cinzas, calcinada com toques de perversidade, quase como "por esporte" e praticamente sem deixar vestígios no processo de ocupação do território.

 

Viajantes de outros países ficavam boquiabertos com o "método", que não aproveitava nem ao menos as madeiras de lei, que poderiam ter elevado valor comercial, pelo fato de verem o território todo calcinado, sem praticamente deixarem alguns vestígios da mata original, sem preocupação de preservar qualquer tipo de reserva, matando nascentes, secando o solo. Sem nem ao menos preservarem parte da mata nem que fosse para adornar a fachada das casas de fazenda, as quais também eram marcadas pela total falta de cuidado estético. Tudo isso em parte herdade pelo costume caboclo da coivara, mas na verdade orientado pelo processo frenético e destrutivo de ampliação das fronteiras, marcado pelo uso rápido dos solos e o seu esgotamento em poucos anos, tudo mobilizado pela ótica do colonizador/predador, em busca da fortuna rápida a qualquer custo.

 

Foi nesse caldo que no Sudeste as populações do interior se acostumaram com o hábito de botar fogo, já conheci gente que achava a imagem de uma floresta ardendo à noite "linda de se ver". É daí que vem esse hábito, difundido não só nas fazendas e na cultura da cana (o que felizmente vai acabar). É um hábito, um costume arraigado que até os "chapas" de beira de estrada praticam de madrugada à espera do serviço dos caminhões. Mesmo que não faça frio algum, eles acham "lindo" tacar fogo não apenas no matagal, mas até na grama plantada na beira do asfalto. Nas favelas as crianças na falta do que fazer, botam fogo em pneus, os traficantes às vezes botam jornalistas dentro deles e por aí vai. É uma cultura ancestral miserável essa.

 

Então, o Melo fugiu da poluição de Sampa (e do trânsito e outras neuras também), mas quando dirige por aqui tem que aguentar fumaça, fumacinha, fumaçona por todo o lado, aspirar CO2 a torto e a direito porque um F.D.P. ignorante acha a maior graça no mundo "botar um foguinho" ali.

 

 

Ontem variamos de 15,4º C a 29,2º C :negative:

 

14,3º C de mínima hoje.

 

27,4º C

 

E nada de chuva e nada de frio à vista, apenas uma refrescada a partir do próximo fim de semana.

 

Bela...goiabada.

Link to comment
Share on other sites

O céu está com muitas nuvens agora:

 

8UWUlMP.png

 

A máxima hoje ficou em 21,8°C.

 

Nesse momento, tenho 19°C com aquele vento frio que não para.

 

Com relação ao trânsito, nos dias de feriados prolongados, o negócio fica feio; lógico que nada comparado a uma cidade grande. No feriado de Páscoa por exemplo, ouvi pessoas dizendo que gastaram quase 2 horas no trajeto entre o Portal da cidade até aqui o Capivari.

Por outro lado, acho que quando as pessoas estão aqui, elas suportam melhor essa situação. O stress fica menor. Um ou outro, fica buzinando; em Taubaté, eu presenciava essa situação o tempo todo, qualquer coisinha, o cara atrás já metia a mão na buzina e começava a xingar.

Creio que a altitude e o ar mais puro, acalmam as pessoas. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Podem ter 10 CDJ`s em SP que nao vai dar conta!

 

Tem uma cidadezinha que eu particularmente achei o maximo, que se chama CUNHA. O povo dessa cidade ja se intitula a nova CDJ de SP. e pelo que vi andando nessa cidade, as melhorias que andaram fazendo, a gastronomia, o artesanato e as opcoes de hospedagem, Cunha tem esse potencial de sobra, e ainda é emoldurada por montanhas quase ou tao mais altas que dos lados da Mantiqueira.

 

Uma pena que nao pude tirar uma foto de um certo mirante lá em Cunha, por ser local perigoso pra parar o carro, mas pensem vcs estarem quase na altura de CDJ, e ver um baita vale na sua frente, com as montanhas da mantiqueira na altura de sua vista, coisa linda demais.

 

Qual o problema de cunha? Os precos ja estao quase no nivel de CDJ. E isso pq Cunha nao recebe nem metade dos visitantes de CDJ!

Link to comment
Share on other sites

Algumas comunidades de Ibirapuitã que poderão ter uma Davis:

Quebra-Dentes,Encruzilhada Povinho,Segredo, Bom Sossego e Passo das Cuias(não confundir com Parque das Tuias) :rofl: :sarcastic:

 

Catatau....se for o Bruno o instalador...faça um Carreteiro de charque...ele adora..!!

 

:mosking:

 

Na boa... Tem algum trabalho científico do porquê desses nomes na Região de Soledade ??

 

Cada coisa... :mosking:

 

Imaginem a dupla dinâmica Passo das Cucuias e Parque das Tutuais. PNI Marcão e Rebouças e M.I/Urupema estão fortemente ameaçados.

Link to comment
Share on other sites

Médias de Maio/2014 :

 

08,5 - PNI (PWS- P Marcão)

12,8 - Campos do Jordão (Horto)

12,8 - Morro da Igreja SC (Inmet)

12,9 - Morro das Torres SC (Ciram)

13,0 - Urupema SC (Ciram)

13,6 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

13,6 - Campos do Jordão (Inmet)

13,6 - Monte Verde MG (Inmet)

13,6 - Pico do Couto RJ (Inmet)

14,1 - Maria da Fé MG (Inmet)

14,3 - São Joaquim SC (Inmet)

14,6 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

14,8 - Bom Jesus RS (Ciram)

15,0 - Painel SC (Ciram)

15,2 - Água Doce SC (Ciram)

15,3 - Matos Costa SC (Ciram)

15,3 - Vacaria RS (Inmet)

15,4 - Papanduva SC (Ciram)

15,4 - Santa Cecília SC (Ciram)

15,6 - Caçador SC (Ciram)

15,7 - Lebon Régis SC (Ciram)

15,9 - Canela RS (Inmet)

15,9 - Inacio Martins PR (Inmet)

17,3 - Soledade RS (Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Médias de Maio/2014 :

 

08,5 - PNI (PWS- P Marcão)

12,8 - Campos do Jordão (Horto)

12,8 - Morro da Igreja SC (Inmet)

12,9 - Morro das Torres SC (Ciram)

13,0 - Urupema SC (Ciram)

13,6 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

13,6 - Campos do Jordão (Inmet)

13,6 - Monte Verde MG (Inmet)

13,6 - Pico do Couto RJ (Inmet)

14,1 - Maria da Fé MG (Inmet)

14,3 - São Joaquim SC (Inmet)

14,6 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

14,8 - Bom Jesus RS (Ciram)

15,0 - Painel SC (Ciram)

15,2 - Água Doce SC (Ciram)

15,3 - Matos Costa SC (Ciram)

15,3 - Vacaria RS (Inmet)

15,4 - Papanduva SC (Ciram)

15,4 - Santa Cecília SC (Ciram)

15,6 - Caçador SC (Ciram)

15,7 - Lebon Régis SC (Ciram)

15,9 - Canela RS (Inmet)

15,9 - Inacio Martins PR (Inmet)

17,3 - Soledade RS (Inmet)

 

 

Maria da Fé Lage 12,9°C junto com o Morro das Torres !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.