Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Tá bom Countinho....vou falar para meu chefe cancelar suas férias em Aspen no Colorado e fazer uma reserva no Cruzeiro Astoria ai em S Joaca....Não quis desmerecer sua região....apenas fiz uma analise turística realista do Sul dos Paulistas...abraço e use aquilo que está no meio dos ombros como diz um amigo meu..

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

BOM JESUS RS HOJE (10/04/2014)

 

14,4 COREDE

14,0 INMET

10.3 EPAGRI

 

 

Interessante que BOM JESUS, que fica no alto da serra, teve praticamente a mesma mínima da Base Aérea de Canoas, que foi de 14°c.

Vim da rua agora aqui em Porto Alegre e na sombra tem uma brisa agradável até. No sol que sentimos bastante calor, ainda mais caminhando com o centro lotado!

A dinâmica começa a mudar no próximo final de semana, felizmente!

Gostaria muito de um mês de maio sem o tal "veranico de maio". Para mim poderia passar em branco este ano. Hehehe.

Abraços a todos e uma ótima tarde!

Por isso que o clima é tão fascinante,uma grande caixa de surpresas.

Link to comment
Share on other sites

 

01- Não quero saber do passado, quero saber do presente

 

02- Fala para qualquer mineiro que MG é mais frio que o RGS vão dar risada na tua cara.

 

03- Unicamente por causa da altitude MG tem alguns pontos de frio, mais o clima do estado é tropical com 90% do país e nesses pontos isoladissimos que faz frio não mora ninguém e essa temperatura não interfere na vida de ninguém.

 

04- O estado mais frio é o estado que tem a media de todas as cidades somadas divida pelo numero igual mais baixo. Simples assim.

 

resposta sem muita pretensão.

 

01- vide minha assinatura prever o futuro é muito complicado

 

02- os mineiros deveriam conhecer melhor o grande estado das Alterosas.

 

03- "altitude" ao que me consta as denotadas gigantes do frio do sul não estão a nível do mar.

 

04- A caracterização climática no Brasil era razoavelmente bem definida. Aí apareceu a COMPETIÇÃO e a competição levou a procura por buracos.....entrementes colocou-se a estação em uma região extremamente NIVOSA em Minas Gerais....e o resultado foi Minas Gerais é o estado mais frio do Brasil.

 

Claro Tuias é o concorrente direto.....basta o núcleo da alta continental passar no eixo Soledade/Fontoura Xavier é veremos a repetição dos -12,0ºC todos sabemos que o abrigo naquela ocasião era pequeno e abafado.

 

E com a instalação do PNI-2 e Tuias-2,

 

Teremos Minas Gerais, Rio de Janeiro, Soledade e Fontoura Xavier como os expoentes do novo mapa climatológico do Brasil.

 

A competição será somente onde é mais nivoso [ não riam....quietos....há um natural atraso tanto no PNI quanto em Soledade em relação a neve....mas 2014 é o ano da virada.]

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Apenas duas coisas que vc falou que tiro meu chapéu: :hi:

-Diminuição das queimadas e por consequência,das nevadas por aqui... :hi:

-E sugerir a medição de horas de frio abaixo de 7.2º :hi:

De resto só li blá-blá-blá sem fundamento... :mosking:

 

Um novo trabalho publicado dá suporte a teoria Svensmark de como a atividade solar modula a ação dos Raios Cósmicos Galáticos e estes interferem na formação dos núcleos de condensação e provoca a alteração da cobertura de nuvens alterando o albedo planetário e como consequência ativando períodos de aquecimento ou períodos de resfriamento.

 

A alteração de 1 a 2% na cobertura de nuvens em escala planetária é suficiente para explicar os últimos 150 anos.

 

Apesar dos meus 5 anos mentais [ativados por uma perda de tempo competitiva para temas idiotas]

 

Creio que o local correto seria em ENSO.....mas lá ninguém lê [acho].

 

Depois eu mudo.

 

na página 4 do trabalho a uma interessante sugestão das "mudanças climáticas" no eixo Curitiba/São Paulo muito além da explicação banal de UHI.

 

Abraços,

 

PS: Shima, cantemos assim, Meu brazil, brazileiro, ....mulato inzoneiro...brazil il il il

 

http://iopscience.iop.org/1748-9326/9/4/045004/pdf/1748-9326_9_4_045004.pdf

2zewjtf.png

Link to comment
Share on other sites

Aviso aos usuários :

 

Bruno, João Tur e VitorVM

 

O Debate é livre aqui no fórum, mas dentro do respeito. Caso alguém infrigir as regras, será passível de punição.

 

Att Equi de ADM

 

Acho ótimo isso!

Não vou mais tolerar agressões do VITOR VM nem do Bruno!

Até de POMBINHA fui chamado hoje.

Sinceramente não sei o que ganham com isso.

A maior diversão dos dois é me agredir e, quando posto vídeos ou notícias que podem ser interessantes para o debate, DEBOCHAM , DESFAZEM E, O PIOR, NEM LEEM O QUE FOI POSTADO!

Como discordar de algo que não se leu?

No mais, é isso.

Eu até disse pro Bruno que admirava ele hoje, apesar das nossas discordâncias... Mas o fato de me chamar de "pombinha", merecia uma punição no meu entender.

Como ele tem COSTAS QUENTES aqui dentro, claro que não acontecerá nada.

Abraços.

 

Há alguma denúncia a fazer sobre o fato, João Tur? Se sim, faça via mp a algum ADM, de forma clara, relatando com detalhes, pois se houve ofensa esta é pessoal, e não ao site.

Link to comment
Share on other sites

ANDRE SHIMUTZ,

Não tenho denúncia alguma a fazer mais.

Passei MP para o BRUNO e expliquei os motivos da minha indignação. Nos acertamos na boa. Coisas pessoais minhas.

Com o VITOR VM foi muito legal também. Passamos uma BORRACHA NO PASSADO e recomeçamos tudo a partir de hoje. Temos chance de nos tornarmos bons amigos futuramente. Já era hora de parar com essa rixa boba, que não leva a NADA!

Prometi colaborar, também, sendo mais moderado nos meus comentários, mesmo que discorde.

Fico contente por isso ter acontecido.

Abraços a todos! :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

01- Não quero saber do passado, quero saber do presente

 

02- Fala para qualquer mineiro que MG é mais frio que o RGS vão dar risada na tua cara.

 

03- Unicamente por causa da altitude MG tem alguns pontos de frio, mais o clima do estado é tropical com 90% do país e nesses pontos isoladissimos que faz frio não mora ninguém e essa temperatura não interfere na vida de ninguém.

 

04- O estado mais frio é o estado que tem a media de todas as cidades somadas divida pelo numero igual mais baixo. Simples assim.

 

resposta sem muita pretensão.

 

01- vide minha assinatura prever o futuro é muito complicado

 

02- os mineiros deveriam conhecer melhor o grande estado das Alterosas.

 

03- "altitude" ao que me consta as denotadas gigantes do frio do sul não estão a nível do mar.

 

04- A caracterização climática no Brasil era razoavelmente bem definida. Aí apareceu a COMPETIÇÃO e a competição levou a procura por buracos.....entrementes colocou-se a estação em uma região extremamente NIVOSA em Minas Gerais....e o resultado foi Minas Gerais é o estado mais frio do Brasil.

 

Claro Tuias é o concorrente direto.....basta o núcleo da alta continental passar no eixo Soledade/Fontoura Xavier é veremos a repetição dos -12,0ºC todos sabemos que o abrigo naquela ocasião era pequeno e abafado.

 

E com a instalação do PNI-2 e Tuias-2,

 

Teremos Minas Gerais, Rio de Janeiro, Soledade e Fontoura Xavier como os expoentes do novo mapa climatológico do Brasil.

 

A competição será somente onde é mais nivoso [ não riam....quietos....há um natural atraso tanto no PNI quanto em Soledade em relação a neve....mas 2014 é o ano da virada.]

 

Abraços

 

 

Cara tudo que tu falou está na base da curiosidade climatica. Eu não e nem me importa sabe se uma montana aqui no Paraná no meio do mato no meio do nada fez 8.000 graus negativos isso não afeta a mim, não afeta ninguém.

 

O que falo é frio que atinja a população e a população do RGS sente muito mais muito mais muiiiiiiiiiiiito mais frio do que os mineiros. Mas que comparação feita por alguém que a gente espera um minimo de razoabilidade.

Link to comment
Share on other sites

olha a diferença! As 16hrs

 

pampulha= 26c 70% UR

confins= 31c 36% UR

 

:shok: :shok:

 

Bem grande mesmo! Exatamente 5°c de diferença!

Entre BH e a GRANDE BH tem muita diferença de temperatura mesmo! Já notei isso. Vou meio que seguido para esta querida cidade, pois tenho primos por lá.

O que eu acho interessante em BH, é a rapidez com que a temperatura sobe durante o dia. Uma vez em agosto, amanheceu com 12°c ou 13°c, mas logo, antes do meio dia, já passava dos 23°c ou 24°c!

O bom de lá é que, normalmente, por mais quente que faça durante o dia, se dorme bem no verão.

Adoro o clima de Minas, por não ter muitos extremos. Agora, que antigamente, o frio era bem mais presente lá, era. O Renan nos provou isso com seus dados.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais- Abril 2014 :

 

11,1 - Parque do Itatiaia MG/RJ (PWS)

14,2 - Morro da Igreja SC (Inmet)

15,6 - Campos do Jordão SP (PWS - Horto)

15,8 - Pico do Couto RJ (PWS)

16,0 - Urupema SC (Ciram)

16,6 - São Joaquim SC (Inmet)

16,8 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

16,9 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

 

17,2 - Monte Verde MG (Inmet)

17,5 - Painel SC (Ciram)

17,6 - Água Doce SC (Ciram)

17,8 - Matos Costa SC (Ciram)

17,8 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

17,9 - Bom Jesus RS (Ciram)

17,9 - Sta Cecília SC (Ciram)

 

18,3 - Maria da Fé MG

18,5 - Lebon Régis SC (Ciram)

18,6 - Caçador SC (Ciram)

18,6 - Papanduva SC (Ciram)

18,6 - Teresópolis RL (Inmet)

18,7 - Rio Rufino SC (Ciram)

18,7 - Vacaria RS (Ciram)

 

19,0 - Inacio Martins PR (Inmet)

19,1 - Campo Alegre SC (Ciram)

19,2 - Curitibanos SC (Ciram)

19,2 - Itaiópolis SC (Ciram)

19,3 - Canela RS (Inmet)

19,3 - Rio Negrinho SC (Ciram)

19,6 - Sta Teresa ES (Inmet)

19,6 - Canela RS (PWS - Castelinho)

20,1 - Riacho Grande SBC (PWS)

21,3 - Soledade RS (Inmet)

21,5 - Soledade RS (PWS - Tuias)

Link to comment
Share on other sites

Bem grande mesmo! Exatamente 5°c de diferença!

Entre BH e a GRANDE BH tem muita diferença de temperatura mesmo! Já notei isso. Vou meio que seguido para esta querida cidade, pois tenho primos por lá.

O que eu acho interessante em BH, é a rapidez com que a temperatura sobe durante o dia. Uma vez em agosto, amanheceu com 12°c ou 13°c, mas logo, antes do meio dia, já passava dos 23°c ou 24°c!

O bom de lá é que, normalmente, por mais quente que faça durante o dia, se dorme bem no verão.

Adoro o clima de Minas, por não ter muitos extremos. Agora, que antigamente, o frio era bem mais presente lá, era. O Renan nos provou isso com seus dados.

Abraços!

 

EM FPOLIS, MORAVA NO CENTRO E ERA COMUM TER DE 2/5°C A MAIS, NA MÍNIMA, COM A UFSC/AGRONOMIA, FICA NO ITACORUBÍ.

 

NA MÁXIMA, COM O INMET, TEVE UM DIA EM SETEMBRO, ACHO QUE FOI EM 86 OU 87, FOI BEM GRANDE; 33 CONTRA 26,9/INMET, +- 7 KM EM LINHA RETA UMA DA OUTRA.

Link to comment
Share on other sites

Bem grande mesmo! Exatamente 5°c de diferença!

Entre BH e a GRANDE BH tem muita diferença de temperatura mesmo! Já notei isso. Vou meio que seguido para esta querida cidade, pois tenho primos por lá.

O que eu acho interessante em BH, é a rapidez com que a temperatura sobe durante o dia. Uma vez em agosto, amanheceu com 12°c ou 13°c, mas logo, antes do meio dia, já passava dos 23°c ou 24°c!

O bom de lá é que, normalmente, por mais quente que faça durante o dia, se dorme bem no verão.

Adoro o clima de Minas, por não ter muitos extremos. Agora, que antigamente, o frio era bem mais presente lá, era. O Renan nos provou isso com seus dados.

Abraços!

 

EM FPOLIS, MORAVA NO CENTRO E ERA COMUM TER DE 2/5°C A MAIS, NA MÍNIMA, COM A UFSC/AGRONOMIA, FICA NO ITACORUBÍ.

 

NA MÁXIMA, COM O INMET, TEVE UM DIA EM SETEMBRO, ACHO QUE FOI EM 86 OU 87, FOI BEM GRANDE; 33 CONTRA 26,9/INMET, +- 7 KM EM LINHA RETA UMA DA OUTRA.

 

Itacorubi funciona como baixada...realmente é mais frio e mais quente que o INMET

Link to comment
Share on other sites

Pelo site do CLICRBS, cujo termômetro fica na Av. Érico Veríssimo, 26°c exatos agora!

A instabilidade deve chegar amanhã por aqui, trazendo muita chuva e até temporais em alguns pontos.

De sábado para domingo melhora o tempo, limpando com o vento sul!

Louco para sentir um friozinho e usar um edredom para dormir de noite! Adoro essa sensação... HEHEHE.

Domingo que vem terei o aniversário de uma amiga para ir e o cardápio será "feijoada". Muito bom o tempo mais frio para comer feijão! Dá mais apetite...

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Quem é o mais novo deste fórum? Tenho 18 anos

 

Tenho 18 tbm kkkk
Quando comecei a participar dos fóruns de meteorologia em 2010, tinha 14 anos e havia três pessoas com 13 anos, duas delas participam aqui do BAZ.

 

Hoje a temperatura variou entre 17,3ºC e 30,2ºC.

Choveu por volta das 16h nos bairros do leste e norte da cidade.

Agora faz 19,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

Há que se respeitar a bagagem, experiência e inteligência do Mafili, ele sabe que eu sou humorista e que brinquei com ele muitas vezes...

A estima e consideração pelo Mafi é maior que qq briguinha :friends:

Tuias vivendo seus dias de TPM(tensão pré -massa)

Máxima de 27.2º :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Tarde de céu nublado onde temos muitas nuvens baixas vindas do mar. Agora temos algumas aberturas e nelas dá pra ver nuvens média do tipo alto cúmulos.

Temperaturas de 23, 24 graus nas estações do CGE próximas daqui do Tatuapé. Já em Parelheiros e Riacho Grande faz apenas 19 graus.

 

Radares da UNESP captam chuvas no norte paulista e a Climatempo comentou sobre temporais em cidades do Triângulo Mineiro e sul de Minas. Isso é uma notícia maravilhosa já que a chuva cai na área onde estão alguns reservatórios de Centro Oeste e Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais- Abril 2014 :

 

11,1 - Parque do Itatiaia MG/RJ (PWS)

14,2 - Morro da Igreja SC (Inmet)

15,6 - Campos do Jordão SP (PWS - Horto)

15,8 - Pico do Couto RJ (PWS)

16,0 - Urupema SC (Ciram)

16,6 - São Joaquim SC (Inmet)

16,8 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

16,9 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

 

17,2 - Monte Verde MG (Inmet)

17,5 - Painel SC (Ciram)

17,6 - Água Doce SC (Ciram)

17,8 - Matos Costa SC (Ciram)

17,8 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

17,9 - Bom Jesus RS (Ciram)

17,9 - Sta Cecília SC (Ciram)

 

18,3 - Maria da Fé MG

18,5 - Lebon Régis SC (Ciram)

18,6 - Caçador SC (Ciram)

18,6 - Papanduva SC (Ciram)

18,6 - Teresópolis RL (Inmet)

18,7 - Rio Rufino SC (Ciram)

18,7 - Vacaria RS (Ciram)

 

19,0 - Inacio Martins PR (Inmet)

19,1 - Campo Alegre SC (Ciram)

19,2 - Curitibanos SC (Ciram)

19,2 - Itaiópolis SC (Ciram)

19,3 - Canela RS (Inmet)

19,3 - Rio Negrinho SC (Ciram)

19,6 - Sta Teresa ES (Inmet)

19,6 - Canela RS (PWS - Castelinho)

20,1 - Riacho Grande SBC (PWS)

21,3 - Soledade RS (Inmet)

21,5 - Soledade RS (PWS - Tuias)

Revanche do Carlão, Tuias nem no Top 30 nacional... :laugh: :laugh: :laugh: :sad:

Link to comment
Share on other sites

EM FPOLIS, MORAVA NO CENTRO E ERA COMUM TER DE 2/5°C A MAIS, NA MÍNIMA, COM A UFSC/AGRONOMIA, FICA NO ITACORUBÍ.

NA MÁXIMA, COM O INMET, TEVE UM DIA EM SETEMBRO, ACHO QUE FOI EM 86 OU 87, FOI BEM GRANDE; 33 CONTRA 26,9/INMET, +- 7 KM EM LINHA RETA UMA DA OUTRA.

Aqui em Sampa, não são raras essas diferenças.

Muitas vezes temos muito mais nuvens na zona sul (IAG, Congonhas), mais próxima do mar, e maiores períodos de sol na zona norte (Mirante, Campo de Marte, Cumbica).

Pode acontecer de ter chuvas o dia todo nos bairros mais ao sul (Marsilac, Parelheiros, Colônia, etc), devido à infiltração marítima, e apenas céu nublado com garoas esparsas no resto da cidade.

 

--------

Tarde de céu nublado onde temos muitas nuvens baixas vindas do mar. Agora temos algumas aberturas e nelas dá pra ver nuvens média do tipo alto cúmulos.

Temperaturas de 23, 24 graus nas estações do CGE próximas daqui do Tatuapé. Já em Parelheiros e Riacho Grande faz apenas 19 graus.

Tivemos sol com altocumulus em boa parte da manhã, com sensação de calor, aqui na zona norte de Sampa.

Começou a nublar no início da tarde, com a virada dos ventos.

 

Mirante: 20,9°C /28,1°C

IAG: 18,0°C / 27,6°C

 

Agora está bem agradável, com os ventos de SSE/SSO.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Extremas do dia

 

Mínima de 12,0ºC

 

Máxima de 22,4ºC , tempo com muitas nuvens o dia todo.

 

No momento tempo encoberto com vento nulo e 20ºC.

 

Manhã foi fria por aí!

Aqui em Porto Alegre, tivemos uma média de 15°c ou 16°c hoje ao amanhecer.

Na parte da tarde, se aproximou dos 30°c até em alguns pontos da cidade., principalmente ao sol.

Amanhã deve chover. Felizmente!

Não vejo a hora do friozinho chegar.

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais- Abril 2014 :

 

11,1 - Parque do Itatiaia MG/RJ (PWS)

14,2 - Morro da Igreja SC (Inmet)

 

 

Carlos, a quantas anda a diferenca de media entre o PNI e o MI neste 2014? Tem mantido esses 3,1 graus a menos pro PNI?

 

PNI - Med Acum 2014 : 12,0

 

[tabela]L=Mês&Med Mensal&Mín Med&Máx Med&Mín Abs&Máx Abs

 

L=Jan&12,5&07,2&19,8&-00,2&23,3&

L=Fev&12,3&07,0&19,6&02,8&22,8&&

L=Mar&11,9&07,5&18,1&03,3&21,3&

L=Abr&11,1&05,3&18,5&00,6&20,6&[/tabela]

 

M I - Med Acum 2014 : 14,8

 

[tabela]L=Mês&Med Mensal&Mín Med&Máx Med&Mín Abs&Máx Abs

 

L=Jan&16,2&13,6&20,3&08,3&26,2&

L=Fev&15,9&12,8&19,5&07,5&26,3&&

L=Mar&12,9&10,1&17,3&01,5&23,2&

L=Abr&14,1&11,0&17,8&08,8&21,0&[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais- Abril 2014 :

 

11,1 - Parque do Itatiaia MG/RJ (PWS)

14,2 - Morro da Igreja SC (Inmet)

 

 

Carlos, a quantas anda a diferenca de media entre o PNI e o MI neste 2014? Tem mantido esses 3,1 graus a menos pro PNI?

 

PNI - Med Acum 2014 : 12,0

 

[tabela]L=Mês&Med Mensal&Mín Med&Máx Med&Mín Abs&Máx Abs

 

L=Jan&12,5&07,2&19,8&-00,2&23,3&

L=Fev&12,3&07,0&19,6&02,8&22,8&&

L=Mar&11,9&07,5&18,1&03,3&21,3&

L=Abr&11,1&05,3&18,5&00,6&20,6&[/tabela]

 

M I - Med Acum 2014 : 14,8

 

[tabela]L=Mês&Med Mensal&Mín Med&Máx Med&Mín Abs&Máx Abs

 

L=Jan&16,2&13,6&20,3&08,3&26,2&

L=Fev&15,9&12,8&19,5&07,5&26,3&&

L=Mar&12,9&10,1&17,3&01,5&23,2&

L=Abr&14,1&11,0&17,8&08,8&21,0&[/tabela]

 

Vamos aguardar mais dados.

 

Mas pelo visto, o MI somente terá dias melhores quando ingressarem massas de ar polar típicas de inverno.

Porém, considerando o ano inteiro, o PNI terá uma média mais baixa.

Óbvio, a ocorrência de neve é mais frequente no MI, bem como no inverno a sensação térmica também é menor por ali, com a mistura de umidade e vento.

 

Na minha opinião, ambos os lugares devem ser interessantes para se viver:

-O PNI por seu frio contínuo, pouca chuva e sem grandes extremos de sensação térmica.

-O MI, fazendo mais calor nos meses de Set-Abr; porém impiedoso em termos de frio, neve e sensação térmica durante o inverno.

Link to comment
Share on other sites

Extremas do dia

 

Mínima de 12,0ºC

 

Máxima de 22,4ºC , tempo com muitas nuvens o dia todo.

 

No momento tempo encoberto com vento nulo e 20ºC.

 

Manhã foi fria por aí!

Aqui em Porto Alegre, tivemos uma média de 15°c ou 16°c hoje ao amanhecer.

Na parte da tarde, se aproximou dos 30°c até em alguns pontos da cidade., principalmente ao sol.

Amanhã deve chover. Felizmente!

Não vejo a hora do friozinho chegar.

Abraços, amigo!

 

Ainda pode chover hoje aí em POA , JT. Por aqui chegou a chover por instantes nesta tarde, mas nada acumulativo.

 

O frio vai chegar e as primeiras sub-10 de POA serão anotadas, pode escrever. :good2:

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Extremas do dia

 

Mínima de 12,0ºC

 

Máxima de 22,4ºC , tempo com muitas nuvens o dia todo.

 

No momento tempo encoberto com vento nulo e 20ºC.

 

Manhã foi fria por aí!

Aqui em Porto Alegre, tivemos uma média de 15°c ou 16°c hoje ao amanhecer.

Na parte da tarde, se aproximou dos 30°c até em alguns pontos da cidade., principalmente ao sol.

Amanhã deve chover. Felizmente!

Não vejo a hora do friozinho chegar.

Abraços, amigo!

 

Ainda pode chover hoje aí em POA , JT. Por aqui chegou a chover por instantes nesta tarde, mas nada acumulativo.

 

O frio vai chegar e as primeiras sub-10 de POA serão anotadas, pode escrever. :good2:

 

Abraços

 

Sim, historicamente, mesmo que abril não seja frio na sua totalidade, a primeira mínima de um dígito geralmente ocorre neste mês em POA! É tradição.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Tarde de céu nublado onde temos muitas nuvens baixas vindas do mar. Agora temos algumas aberturas e nelas dá pra ver nuvens média do tipo alto cúmulos.

Temperaturas de 23, 24 graus nas estações do CGE próximas daqui do Tatuapé. Já em Parelheiros e Riacho Grande faz apenas 19 graus.

 

Radares da UNESP captam chuvas no norte paulista e a Climatempo comentou sobre temporais em cidades do Triângulo Mineiro e sul de Minas. Isso é uma notícia maravilhosa já que a chuva cai na área onde estão alguns reservatórios de Centro Oeste e Sudeste.

 

 

 

Ta bem nublado aqui , mais nada de chuva ainda , ta quente 21C ainda !

Link to comment
Share on other sites

Mauro...perfeita a sua colocação sobre MI e PNI. Estou inclinado a conceber desta forma também.

 

 

Hoje, um dia tórrido: Máxima de elevados 31,9ºC e mínima de 19,8.

 

João, eu concordo com você. MG tem um clima mais estável que o RS, com verões e invernos

menos rigorosos. O frio gaúcho...este eu experimentei com muito prazer em Julho/2012 lá na

serra gaúcha. Inesquecíveis dias gelados na minha memória.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Extremas do dia

 

Mínima de 12,0ºC

 

Máxima de 22,4ºC , tempo com muitas nuvens o dia todo.

 

No momento tempo encoberto com vento nulo e 20ºC.

 

Manhã foi fria por aí!

Aqui em Porto Alegre, tivemos uma média de 15°c ou 16°c hoje ao amanhecer.

Na parte da tarde, se aproximou dos 30°c até em alguns pontos da cidade., principalmente ao sol.

Amanhã deve chover. Felizmente!

Não vejo a hora do friozinho chegar.

Abraços, amigo!

 

O Climatempo está prevendo 7° para Porto Alegre na próxima terça-feira. E máximas abaixo de 20 na segunda e na Terça segunda a Somar.

Link to comment
Share on other sites

Extremas do dia

 

Mínima de 12,0ºC

 

Máxima de 22,4ºC , tempo com muitas nuvens o dia todo.

 

No momento tempo encoberto com vento nulo e 20ºC.

 

Manhã foi fria por aí!

Aqui em Porto Alegre, tivemos uma média de 15°c ou 16°c hoje ao amanhecer.

Na parte da tarde, se aproximou dos 30°c até em alguns pontos da cidade., principalmente ao sol.

Amanhã deve chover. Felizmente!

Não vejo a hora do friozinho chegar.

Abraços, amigo!

 

O Climatempo está prevendo 7° para Porto Alegre na próxima terça-feira. E máximas abaixo de 20 na segunda e na Terça segunda a Somar.

 

Bah! Tomara que acertem, amigo!

Não vejo a hora de sentir essa temperatura. Tempo que não sei o que é isso em POA!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z AUMENTA CONSIDERAVELMENTE O POTENCIAL DE FRIO PARA O AMANHECER DE SEGUNDA E COLOCA A PRIMEIRA MANCHA DE 0oC A -4oC DO ANO!

 

FMZgDg5.png

 

O círculo de P.O muito baixo, cerca de -5oC, evidencia alto potencial de mínimas negativas expressivas nas baixadas mais frias da região de SJ, o que acredito vale também para a os Campos de Cima da Serra.

 

O modelo está BEM mais frio que o Europeu, e mais frio que a sua própria rodada das 12Z. Será uma rodada isolada?

 

O tempo dirá.

Link to comment
Share on other sites

Mauro, o vento na borda da mantiqueira, pontos mais altos, é horrível também. Não sei se a sensação é tão baixa quanto o Morro da Igreja nas mps fortes, até acho que não, mas é muito baixa, em dias frios não da pra ficar fora do carro não. Estável e sem vento é Campos, que está protegido na baixada... O PNI e mesmo o Itapeva tem ventos fortes o dia todo, é muito alto por lá!

Link to comment
Share on other sites

Mauro, o vento na borda da mantiqueira, pontos mais altos, é horrível também. Não sei se a sensação é tão baixa quanto o Morro da Igreja nas mps fortes, até acho que não, mas é muito baixa, em dias frios não da pra ficar fora do carro não. Estável e sem vento é Campos, que está protegido na baixada... O PNI e mesmo o Itapeva tem ventos fortes o dia todo, é muito alto por lá!

 

 

A diferença é que as mínimas no Morro da Igreja ocorrem sob forte vento e adveccção, já as do PNI ocorrem sob pouco ou nenhum vento .

 

A sensação no topo da Serra Geral é bem menor, com médias semelhantes no inverno as do PNI, este baixada/encosta, registra o seu pico de frio em com vento por vezes violento. O que amplifica muito a sensação.

 

Pegue por exemplo a mínima absoluta de ambos no ano passado e vejam a sensação no momento. No pico do frio no ano o MI tinha -30oC de sensação.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.