Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Esse final de semana foi espetacular! Bom seria se o verão fosse assim. Mínimas de 13 a 15ºC e máximas não chegando a 30ºC.

Hoje registrei a mínima do ano em Teutônia, 13,1ºC na Welp. Nas outras estações as mínimas foram de 15,1ºC em Languiru, 15,3ºC no INMET e 15,6ºC na Lagoa da Harmonia.

 

Engraçado que a Lago da Harmonia deve ficar numa camada da atmosfera que não é muito favorável ao registro de baixas temperaturas né? Pelo que vi é um belo local e é cercado por pequenos morros...

Link to comment
Share on other sites

Sem querer desanimar, mas em 2001 e 2006, anos em que o Brasil enfrentou verões quentes e com

períodos de estiagem no centro-sul, parecidos com este verão, mas menos extremo na duração do

calor, os invernos foram pífios, com frio mais significativo apenas em setembro.

Acho que 2014 tem fortes chances de ir pelo mesmo caminho...tudo bem que o inverno está sendo

rigoroso na América do Norte, e parece haver uma certa correlação, mas se é que exista mesmo,

o inverno deles (que em 2013 foi bem ameno) pode muito bem estar sendo uma resposta ao inverno rigoroso que já tivemos no

ano passado...e não o contrário...

Link to comment
Share on other sites

Alguns acumulados de chuva no litoral paulista, nos últimos 2 dias, da chegada da frente até 7h da manhã de hoje (CIIAGRO):

São Sebastião-Barra do Una: 269,2 mm :shok:

Ilhabela-Norte: 251,0 mm

Peruíbe: 169,7 mm

Ubatuba: 136,6 mm

Cananéia: 134,6 mm

 

A estação do CIIAGRO em Miracatu (Ao lado da BR-116, na região do rio Juquiá, a 140 km de Sampa) registrou 368,3 mm nos últimos 2 dias.

A PCD do CPTEC, ao lado da cidade, registra 464 mm nas últimas 48 h.

Até o início da madrugada de hoje, segundo o Simepar, alguns registros no litoral paranaense (acumulados em 48h):

 

>400mm em Salto Morato

>300mm em Antonina

>180mm em Paranaoguá.

 

Muita água caindo à leste da Serra do Mar.

Do lado de cá, ficamos com as garoas e chuvas leves contínuas, além do frio.

O mapa do Simepar mostra as chuvas da madrugada captadas pelo radar..

9546-1.jpg.e53e4b5d981cef6718622abd41d728c0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sem querer desanimar, mas em 2001 e 2006, anos em que o Brasil enfrentou verões quentes e com

períodos de estiagem no centro-sul, parecidos com este verão, mas menos extremo na duração do

calor, os invernos foram pífios, com frio mais significativo apenas em setembro.

Acho que 2014 tem fortes chances de ir pelo mesmo caminho...tudo bem que o inverno está sendo

rigoroso na América do Norte, e parece haver uma certa correlação, mas se é que exista mesmo,

o inverno deles (que em 2013 foi bem ameno) pode muito bem estar sendo uma resposta ao inverno rigoroso que já tivemos no

ano passado...e não o contrário...

Sim!

Até hj não entendi se o verão/inverno daki é resposta ao verão inverno de lá, ou o contrário!

Onde começa?

Lá, ou aki?

Lembrando q o inverno de 1958 foi kente !!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Sem querer desanimar, mas em 2001 e 2006, anos em que o Brasil enfrentou verões quentes e com

períodos de estiagem no centro-sul, parecidos com este verão, mas menos extremo na duração do

calor, os invernos foram pífios, com frio mais significativo apenas em setembro.

Acho que 2014 tem fortes chances de ir pelo mesmo caminho...tudo bem que o inverno está sendo

rigoroso na América do Norte, e parece haver uma certa correlação, mas se é que exista mesmo,

o inverno deles (que em 2013 foi bem ameno) pode muito bem estar sendo uma resposta ao inverno rigoroso que já tivemos no

ano passado...e não o contrário...

Concordo!

Pode ser que eu esteja errado, mas não acredito em grandes frios este ano também! Vai ser mais im inverninho sem graça na minha opinião...Aqueles que, quando nos damos conta, já é final de agosto, vem um friozinho para fechar... chega setembro....e foi.... Hehehe.

Tomara que eu esteja errado, repito, mas sei lá, acho que este ano será mais um ano de prejuizo para as serras gaúcha e catarinense.

Também NÃO CONSIGO ENTENDER esta co-relação do inverno americano com o nosso! Não consigo entender o porquê disso, pois as massas polares deles se originam no pólo norte, enquanto as nossas se originam no pólo sul. É algo que, desculpem, não me entra na cabeça.

Abraços, amigos!

Link to comment
Share on other sites

POdem me chamar de reclamão, mas a Metsul continua prestando um desserviço, colocando o topinho Inmet na lista de mínimas, mas aí coloca Canela baixada, Ausentes baixada, Vacaria baixada, dando a falsa ideia que lá tem mínimas, menores.Engraçado que nas máximas não colocaram a lista das mais brandas, nesta o topinho figurou bem,...

E eu aqui sabendo que Soledade baixada dá tunda em Canela quase todo dia. :rtfm: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Sem querer desanimar, mas em 2001 e 2006, anos em que o Brasil enfrentou verões quentes e com

períodos de estiagem no centro-sul, parecidos com este verão, mas menos extremo na duração do

calor, os invernos foram pífios, com frio mais significativo apenas em setembro.

Acho que 2014 tem fortes chances de ir pelo mesmo caminho...tudo bem que o inverno está sendo

rigoroso na América do Norte, e parece haver uma certa correlação, mas se é que exista mesmo,

o inverno deles (que em 2013 foi bem ameno) pode muito bem estar sendo uma resposta ao inverno rigoroso que já tivemos no

ano passado...e não o contrário...

 

Bom, ao menos para Minas Gerais, 2013 teve um inverno bem fraquinho e eu não acredito num 2014

pior. Se for como o de 2001, será tão fraco quanto o do ano passado. Se for como o de 2006, será um

inverno um pouco acima da média.

Link to comment
Share on other sites

POdem me chamar de reclamão, mas a Metsul continua prestando um desserviço, colocando o topinho Inmet na lista de mínimas, mas aí coloca Canela baixada, Ausentes baixada, Vacaria baixada, dando a falsa ideia que lá tem mínimas, menores.Engraçado que nas máximas não colocaram a lista das mais brandas, nesta o topinho figurou bem,...

E eu aqui sabendo que Soledade baixada dá tunda em Canela quase todo dia. :rtfm: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

Quando eles tiverem acesso aos dados da REPH [Rede de Estações PH ] a injustiça será reparada!

Link to comment
Share on other sites

Esse final de semana foi espetacular! Bom seria se o verão fosse assim. Mínimas de 13 a 15ºC e máximas não chegando a 30ºC.

Hoje registrei a mínima do ano em Teutônia, 13,1ºC na Welp. Nas outras estações as mínimas foram de 15,1ºC em Languiru, 15,3ºC no INMET e 15,6ºC na Lagoa da Harmonia.

 

Engraçado que a Lago da Harmonia deve ficar numa camada da atmosfera que não é muito favorável ao registro de baixas temperaturas né? Pelo que vi é um belo local e é cercado por pequenos morros...

 

Em dias "normais", sem influência de ar frio, a Lagoa é mais fria nas mínimas e sempre é mais fria nas máximas. Em dias com influência de ar frio, podem observar que a temperatura cai forte no final da tarde, parelho com muitas estações da serra, mas por volta das 19, 20h a temperatura estaciona e fica assim até o dia seguinte, até com a temperatura subindo e voltando a baixar durante a noite. A queda da temperatura nunca é constante, varia muito durante a noite. Lá desde que faço o monitoramento, nunca negativou. A mínima é de 0,2ºC.

Acredito que um fator que faça as mínimas serem mais comportadas que nos locais baixos do município é a grande cobertura de mato e principalmente a grande quantidade de água lá em cima. Outro fator é que a Lagoa possui dois pontos "abertos", apesar de ser cercada por morros. Um fica a SO, que é o acesso principal, e outro no lado leste, acesso secundário. Assim, apesar de ser uma baixada entre os morros, tem um comportamento de topo. Me corrijam se algo não estiver certo.

Link to comment
Share on other sites

POdem me chamar de reclamão, mas a Metsul continua prestando um desserviço, colocando o topinho Inmet na lista de mínimas, mas aí coloca Canela baixada, Ausentes baixada, Vacaria baixada, dando a falsa ideia que lá tem mínimas, menores.Engraçado que nas máximas não colocaram a lista das mais brandas, nesta o topinho figurou bem,...

E eu aqui sabendo que Soledade baixada dá tunda em Canela quase todo dia. :rtfm: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

 

PH, a solução é a mais simples possível: instale uma estação ou construa uma estação convencional, nos moldes da do INMET, que daí eles vão te dar o crédito.

 

Hoje e ontem, por exemplo, você teria os dados dos fundos da baixada?

Link to comment
Share on other sites

POdem me chamar de reclamão, mas a Metsul continua prestando um desserviço, colocando o topinho Inmet na lista de mínimas, mas aí coloca Canela baixada, Ausentes baixada, Vacaria baixada, dando a falsa ideia que lá tem mínimas, menores.Engraçado que nas máximas não colocaram a lista das mais brandas, nesta o topinho figurou bem,...

E eu aqui sabendo que Soledade baixada dá tunda em Canela quase todo dia. :rtfm: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

Quando eles tiverem acesso aos dados da REPH [Rede de Estações PH ] a injustiça será reparada!

 

Fica frio, Carlos Campos.

 

Ver no futuro uma REPH [Rede de Estações PH ] vai ser mais difícil do que ver:

 

- Roberto Carlos de bermuda

 

- Chester vivo

 

- Cabeça do bacalhau

 

- Papel higiênico em banheiro público

 

- Salário durar trinta dias

 

- Genro com retrato de sogra na carteira

Link to comment
Share on other sites

Wessel

Não nevou na região da Lagoa em agosto passado?

 

Abraço

 

Carlos, o bobalhão aqui ficou em dúvida se valia a pena ir lá conferir ou não e acabei ficando em casa, mas havia precipitação com 3,5ºC. Eu acredito que na Lagoa não tenha nevado, mas TALVEZ no morro das antenas, que fica 80m mais alto.

Link to comment
Share on other sites

POdem me chamar de reclamão, mas a Metsul continua prestando um desserviço, colocando o topinho Inmet na lista de mínimas, mas aí coloca Canela baixada, Ausentes baixada, Vacaria baixada, dando a falsa ideia que lá tem mínimas, menores.Engraçado que nas máximas não colocaram a lista das mais brandas, nesta o topinho figurou bem,...

E eu aqui sabendo que Soledade baixada dá tunda em Canela quase todo dia. :rtfm: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

 

PH, só pra te deixar mais louco. Hoje registrei mínima menor que o topinho de Soledade, 13,1ºC. Estação que está online e enviando dados para meu site e o Wunderground, logo Teutônia é mais fria que Soledade. :laugh:

Brincadeira viu?! hehe

Link to comment
Share on other sites

Wessel

Não nevou na região da Lagoa em agosto passado?

 

Abraço

 

Carlos, o bobalhão aqui ficou em dúvida se valia a pena ir lá conferir ou não e acabei ficando em casa, mas havia precipitação com 3,5ºC. Eu acredito que na Lagoa não tenha nevado, mas TALVEZ no morro das antenas, que fica 80m mais alto.

 

Sei não, aqui choveu com 2°C e nada de neve também.

Link to comment
Share on other sites

...

Amigo Mafili,

Eu espero que o inverno 2014 compense ao menos um pouco, porque o verão foi demais.

Aqui em Porto Alegre foi um verdadeiro pavor, que não dava vontade de sair de casa!

Abraços!

 

Querido João,

 

No ano que inícia em 17 de fevereiro de 2013 e termina em 13 de fevereiro de 2014.

 

Infelizmente para a maioria dos gaúchos amantes do frio não há nada para "compensar" até o momento.

 

As temperaturas estão abaixo da média em vastas áreas no reino do Sul.

 

A temperaturas estão um cadinho acima da média em vastas áreas no Reino do Sudeste.

 

E a porção leste do Reino do Centro-Oeste encontra-se muito abaixo da média.

 

Ando sem tempo para dedicar ao espaço.....mas por enquanto inverno extremado e na média.

 

Abração

 

2lbmlqp.gif

Link to comment
Share on other sites

POdem me chamar de reclamão, mas a Metsul continua prestando um desserviço, colocando o topinho Inmet na lista de mínimas, mas aí coloca Canela baixada, Ausentes baixada, Vacaria baixada, dando a falsa ideia que lá tem mínimas, menores.Engraçado que nas máximas não colocaram a lista das mais brandas, nesta o topinho figurou bem,...

E eu aqui sabendo que Soledade baixada dá tunda em Canela quase todo dia. :rtfm: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

 

PH, só pra te deixar mais louco. Hoje registrei mínima menor que o topinho de Soledade, 13,1ºC. Estação que está online e enviando dados para meu site e o Wunderground, logo Teutônia é mais fria que Soledade. :laugh:

Brincadeira viu?! hehe

Tua estação da Lagoa é uma grata surpresa, na média geral ela não perde pra muitos lugares do Planalto e Serra do Botucaraí. :clapping: :good:

Link to comment
Share on other sites

Wessel

Não nevou na região da Lagoa em agosto passado?

 

Abraço

 

Carlos, o bobalhão aqui ficou em dúvida se valia a pena ir lá conferir ou não e acabei ficando em casa, mas havia precipitação com 3,5ºC. Eu acredito que na Lagoa não tenha nevado, mas TALVEZ no morro das antenas, que fica 80m mais alto.

 

Sei não, aqui choveu com 2°C e nada de neve também.

Em Piraquara e em Curitiba, choveu a madrugada inteira do dia 23/7 com oscilações entre 2 e 3°C e não nevou.

Só foi acontecer de nevar, durante a manhã (5:30/8:30) com os termômetros atingindo 0,5/1,5°C.

Lembro de alguns relatos dos colegas serranos sobre chuvas e temperaturas perto de 0°C [Caxias/Canela/SFPaula etc em agosto passado].

Nevar com 3,4 ou 5°C só acontece com atmosfera "enxuta" e movimentada. Com forte advecção de ar frio.

Em Curitiba já caíram flocos pekenos em alguns invernos, com muito vento, umidade abaixo dos 70% e temperaturas entre 5 e 7°C.

Na nevada de agosto/2013 na serra gaúcha, o ar estava super saturado pelas chuvas torrenciais e contínuas. Só nevou mesmo onde ZEROU o termômetro.

 

Abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

POdem me chamar de reclamão, mas a Metsul continua prestando um desserviço, colocando o topinho Inmet na lista de mínimas, mas aí coloca Canela baixada, Ausentes baixada, Vacaria baixada, dando a falsa ideia que lá tem mínimas, menores.Engraçado que nas máximas não colocaram a lista das mais brandas, nesta o topinho figurou bem,...

E eu aqui sabendo que Soledade baixada dá tunda em Canela quase todo dia. :rtfm: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

Quando eles tiverem acesso aos dados da REPH [Rede de Estações PH ] a injustiça será reparada!

 

Fica frio, Carlos Campos.

 

Ver no futuro uma REPH [Rede de Estações PH ] vai ser mais difícil do que ver:

 

- Roberto Carlos de bermuda

 

- Chester vivo

 

- Cabeça do bacalhau

 

- Papel higiênico em banheiro público

 

- Salário durar trinta dias

 

- Genro com retrato de sogra na carteira

Neve em ....

Link to comment
Share on other sites

Só sei que desde sábado estou vivendo o paraíso com temperaturas amenas (até fria pra época do ano), com muito tempo nublado, e hoje já deu algumas pancadas de chuva devido a circulação marítima, cara de rebojo! Que continue assim.

 

Sobre o pessimismo de alguns sobre o inverno, não passa de um chutômetro.

 

[]´s

Link to comment
Share on other sites

 

Fica frio, Carlos Campos.

 

Ver no futuro uma REPH [Rede de Estações PH ] vai ser mais difícil do que ver:

 

- Roberto Carlos de bermuda

 

- Chester vivo

 

- Cabeça do bacalhau

 

- Papel higiênico em banheiro público

 

- Salário durar trinta dias

 

- Genro com retrato de sogra na carteira

Neve em ....

:laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl:

– Filho de prostituta chamado Júnior

– Genro com retrato de sogra na carteira

– Enterro de anão

– Ex-

– Santo de óculos

– Baiana vendedora de acarajé ser assaltada

– Lombardi (aquele… do Silvio Santos)...falecido

- Entrevistador do IBOPE

– Papel higiênico em banheiro público

– Salário durar 30 dias

– Pai de Pai de santo

- Previsão da Mãe Diná dar certo

– Uma japonesa vesga

– Obra de Eliomar ser concluída;

- Merenda escolar em Capinzal do Norte;

- Irmã Fátima visitando uma escola;

- Vereador ter voz e vez com o prefeito.

Link to comment
Share on other sites

Em dias "normais", sem influência de ar frio, a Lagoa é mais fria nas mínimas e sempre é mais fria nas máximas. Em dias com influência de ar frio, podem observar que a temperatura cai forte no final da tarde, parelho com muitas estações da serra, mas por volta das 19, 20h a temperatura estaciona e fica assim até o dia seguinte, até com a temperatura subindo e voltando a baixar durante a noite. A queda da temperatura nunca é constante, varia muito durante a noite. Lá desde que faço o monitoramento, nunca negativou. A mínima é de 0,2ºC.

Acredito que um fator que faça as mínimas serem mais comportadas que nos locais baixos do município é a grande cobertura de mato e principalmente a grande quantidade de água lá em cima. Outro fator é que a Lagoa possui dois pontos "abertos", apesar de ser cercada por morros. Um fica a SO, que é o acesso principal, e outro no lado leste, acesso secundário. Assim, apesar de ser uma baixada entre os morros, tem um comportamento de topo. Me corrijam se algo não estiver certo.

 

Certíssimo! Comportamento muito semelhante ao PNI durante as noites, cai bem ao anoitecer, depois vai fazendo gangorra de temperaturas, caindo novamente ao amanhecer.

 

Lá no PNI, fica num vale mas em uma encosta, assim tem entrada de ar por dois lados, por cima e embaixo.

Por isso que eua cho que teriamos negativas mais fortes se a estação ficasse já na baixada do Marcão mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, São Paulo numa tarde de sol entre nuvens e temperaturas agradáveis.

 

São Mateus/CGE 23,2°C

Estou torcendo para não pegar muita chuva, quando for aí no feriado de carnaval... Tomara que pegue uma temperatura boa também!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Só sei que desde sábado estou vivendo o paraíso com temperaturas amenas (até fria pra época do ano), com muito tempo nublado, e hoje já deu algumas pancadas de chuva devido a circulação marítima, cara de rebojo! Que continue assim.

 

Sobre o pessimismo de alguns sobre o inverno, não passa de um chutômetro.

 

[]´s

 

Beto, aqui está uma maravilha! Máximas não passando dos 27ºC (sábado não passou de 25ºC) sempre com muito vento!

 

E sobre o rebojo, aqui na empresa tem uns caras que moram em Barra do Sul, e me disseram que a famosa lestada está forte por lá!

Link to comment
Share on other sites

A teu pedido DSoares:

Os picos do eixo da neve, Raia da Pedra- Campo Bonito:

Em graus decimais

Raia da Pedra Lat -28.716892º

Lon -52.318269º

Neste ponto não medimos, fica dentro de um propriedade, pelo GE dá 819m.

Raia da Pedra Lat -28.723320º

Lon -52.279542º

Neste ponto pelo mapa militar 820m, pelo GE 811m, eu, Shimutz e o geógrafo Everaldo medimos por Gps deu 821m.

 

Campo Bonito Itapuca

Este o ponto mais elevado da região, pelo mapa Exército fica acima da cota de 820m

Lat -28.758570º

Lon -52.221531º

Pelo GE 822m, pelo gps verificamos 827m,próximo à este ponto apontado pelo GE.

Carlos Campos, só não começa a falar bobagem, nevou aqui na cidade embora não tenha acumulado e nevou por horas e nevou de acumular no eixo RP Itapuca, então não conversa, pode espernear mas é a verdade, é fato.

Link to comment
Share on other sites

...

Amigo Mafili,

Eu espero que o inverno 2014 compense ao menos um pouco, porque o verão foi demais.

Aqui em Porto Alegre foi um verdadeiro pavor, que não dava vontade de sair de casa!

Abraços!

 

Querido João,

 

No ano que inícia em 17 de fevereiro de 2013 e termina em 13 de fevereiro de 2014.

 

Infelizmente para a maioria dos gaúchos amantes do frio não há nada para "compensar" até o momento.

 

As temperaturas estão abaixo da média em vastas áreas no reino do Sul.

 

A temperaturas estão um cadinho acima da média em vastas áreas no Reino do Sudeste.

 

E a porção leste do Reino do Centro-Oeste encontra-se muito abaixo da média.

 

Ando sem tempo para dedicar ao espaço.....mas por enquanto inverno extremado e na média.

 

Abração

 

2lbmlqp.gif

 

Mafili, é impressão minha ou tivemos um ano de Global Cooling no RS em 2014?

 

O curioso é que o miolo da Província de Buenos Aires passou por aquecimento global no mesmo período.

Link to comment
Share on other sites

Pelo CFS (NCEP) neste mês de fevereiro há vastas áreas na América do Sul em processo de resfriamento global, ao passo que apenas o sul do Brasil plus SP estão em aquecimento global.

 

No resto do mundo impressiona o aquecimento global verificado na Escandinávia e oeste da Rússia, assim como também impressiona o resfriamento global encontrado na Sibéria e América do Norte.

 

ncep_cfsr_t2m_anom.png

Link to comment
Share on other sites

Hoje o Sol voltou a aparecer com mais força aqui na capital paulista, no meio de nuvens baixas da infiltração marítima.

A temperatura não subiu tanto, devido a esses ventos de sudeste!

Máximas provisórias...

 

Mirante: 19,2°C / 25,8°C

IAG: 19,0°C / 24,8°C

 

Típica situação pós-frontal.

 

Parece que Sampa terá pouca chuva nos próximos 3 a 4 dias... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.