Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

GFS/Global seguem sugerindo a expansão do Anticiclone sobre o Sudeste do Brasil lá por volta do dia 24. Essa expansão do Anticiclone ainda é divergente em termos de duração pelos modelos, mas continuo com a opinião que será curta. De certo, parece que este irá influenciar já no avanço da próxima frente fria, no próximo final de semana sobre o Sudeste...

 

GFS/Global estão indicando que o fortalecimento desse Anticiclone irá barrar a próxima frente fria sobre o Estado de São Paulo entre o sábado e o domingo, o que seria bom em termos de volumes de chuvas para cá, mas seria péssimo pra MG/RJ. Já o Europeu parece retardar o fortalecimento do Anticiclone, fazendo a frente fria avançar um pouco mais... A acompanhar...

 

Chama a atenção também a insistência do GFS num sistema de baixa pressão sobre o Atlântico Sul... Esse eu irei comentar no Tópico de Ciclones.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bom Dia!!

 

São Paulo amanhecendo com agradáveis 20C em São Mateus/CGE.

 

Chama atenção nessa manhã chuvas entre a Baixada Santista e a Serra do Mar... Definitivamente hoje não dará praia. :mosking:

 

 

A chuva aqui em Praia Grande começou mais forte perto das 20h e durante toda a madrugada e manhã alternava entre garoas e pancadas fortes, que falta que faz uma estação por aqui, vou ver se consigo me dar uma de aniversário.

 

 

Abraços e segue chovendo.

Link to comment
Share on other sites

William, então ficamos assim:

 

Topo : Sigma........ equivalente ao Toatoa

 

Baixada: Vila Inglesa.........equivalente ao Sítio Lage

 

Ontem, a estação Sigma registrou no total 34,3 mm. UFA!!!! :good2:

 

No momento, céu bem carregado. De vez em quando, cai um chuvisco. Temperatura em 18°C.

 

Arrumaram o superaquecimento da Sigma?

 

 

Isso mesmo Sergio , em dias estrelados nunca veremos sigma e toatoa mais frias que lage e vila inglesa , e com chuva sera o contrario ..

 

 

Frost acho que ainda nao !

Link to comment
Share on other sites

GFS/Global seguem sugerindo a expansão do Anticiclone sobre o Sudeste do Brasil lá por volta do dia 24. Essa expansão do Anticiclone ainda é divergente em termos de duração pelos modelos, mas continuo com a opinião que será curta. De certo, parece que este irá influenciar já no avanço da próxima frente fria, no próximo final de semana sobre o Sudeste...

 

GFS/Global estão indicando que o fortalecimento desse Anticiclone irá barrar a próxima frente fria sobre o Estado de São Paulo entre o sábado e o domingo, o que seria bom em termos de volumes de chuvas para cá, mas seria péssimo pra MG/RJ. Já o Europeu parece retardar o fortalecimento do Anticiclone, fazendo a frente fria avançar um pouco mais... A acompanhar...

 

Chama a atenção também a insistência do GFS num sistema de baixa pressão sobre o Atlântico Sul... Esse eu irei comentar no Tópico de Ciclones.

 

Então esse bloqueio é um "tiquinho" em relação ao bloqueio passado. Ao menos pelo que vi, o GFS bota excelente valores de chuva para os próximos 16 dias, até sinalizando 250 mm neste período por aqui. Vamos aguardar... Mas acho que até final do verão, será mais tranquilo...

 

Abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Então esse bloqueio é um "tiquinho" em relação ao bloqueio passado. Ao menos pelo que vi, o GFS bota excelente valores de chuva para os próximos 16 dias, até sinalizando 250 mm neste período. Vamos aguardar... Mas acho que até final do verão, será mais tranquilo...

 

Abraços

 

Olha Maurício, eu até to evitando de chamar "bloqueio" e sim Anticiclone...

 

Porque ao que andei lendo de artigos climatológicos, pra poder ser chamado de bloqueio, é preciso que o Anticiclone, fique parado por no mínimo 6 dias, e disso a gente não tem certeza de quanto vai durar... Então nem sei se vai configurar ao certo uma situação de bloqueio...

 

De qualquer forma o Sul já voltou ao seu padrão normal pelo menos até o fim do mês... Ufa!! :rofl:

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

 

A chuva aqui em Praia Grande começou mais forte perto das 20h e durante toda a madrugada e manhã alternava entre garoas e pancadas fortes, que falta que faz uma estação por aqui, vou ver se consigo me dar uma de aniversário.

 

 

Abraços e segue chovendo.

 

Seria um belo presente!! :good2:

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Por aki, um dia frio e ventoso, alternando entre muita garoa e tempestades de garoa!

Ramos de araucárias derrubados pelo vento estão por toda parte.

Temperatura de 16°C.

Não dá pra sair de casa! Hj cedo fui caminhar qdo a garoa ficou mais fraca, mas fui pego de surpresa antes de completar o primeiro km: voltei ensopado e tremendo de frio.

Já são 9,5mm acumulados desde ontem à tarde: DE GAROA!!!

Um horror!

Sinto falta do calor! É natural... No inverno tdo bem fzr um frio desses.. mas não combina com o verão.

Link to comment
Share on other sites

Alguns acumulados de chuva no litoral paulista, nos últimos 2 dias, da chegada da frente até 7h da manhã de hoje (CIIAGRO):

São Sebastião-Barra do Una: 269,2 mm :shok:

Ilhabela-Norte: 251,0 mm

Peruíbe: 169,7 mm

Ubatuba: 136,6 mm

Cananéia: 134,6 mm

 

A estação do CIIAGRO em Miracatu (Ao lado da BR-116, na região do rio Juquiá, a 140 km de Sampa) registrou 368,3 mm nos últimos 2 dias.

A PCD do CPTEC, ao lado da cidade, registra 464 mm nas últimas 48 h.

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/02/temporal-destroi-pasto-ponte-casas-e-deixa-desalojados-em-miracatu-sp.html

http://www.achixclip.com.br/noticia/24407273/ultimas-noticias/itariri-sofre-as-consequencias-da-forte-chuva-que-atingiu-o-interior-de-sp/

Link to comment
Share on other sites

Pelos lados de São Mateus segue chovendo fraco/moderado a mais de 1h. Estação do CGE acumulou até agora 6,2mm. No momento faz 21C com 93% de Umidade.

 

Projeção do ETA Mesoescala, sugere tanto pra hoje, quanto pra segunda, máximas de 22/24C no centro de SP e de 20/22 nas áreas mais perifericas, enquanto que as mínimas na média ficam entre 16/18....

 

Ao andar da carruagem, tem mais chuva pra amanhã. Tudo isso me faz cada vez mais, me deixar com menos saudade do calor :mosking: :mosking:

 

ZUsiMOZ.png

2ou1y2i.png

5A3yiil.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui em CDJ, ameaçou até dar uma clareada no tempo; mas, ficou só na ameaça mesmo. Está até escurecendo novamente. Temperatura na casa dos 18°C. Máximas sub 20, é tudo de bom. :heart: :heart:

Chuva acumulada até agora: 5 mm

 

 

Enquanto isso no Vale, Taubaté conseguiu já chegar aos 27°C. Deve estar um tanto abafado por lá.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria da opinião dos bazianos.

Estive medindo no Google Earth, o grande vale Raia da Pedra -Itapuca, muito mais amplo que o Tuias, com altitude semelhante na base, tipo assim, dá uns 10 Tuias em extensão.Seria muito mais frio em mínimas que o Parque das Tuias, seria equivalente?/ :mail: :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Frederico Wessel,

Impressionante estes valores!

E o resumo da Lagoa?

(aliás, q lugar lindo! Teotônia é um município de contrastes!)

 

Abraço

Carlos, segue o resumo da Lagoa:

 

- 17 dias consecutivos com máxima superior a 30ºC

- 04 dias consecutivos com máxima superior a 35ºC

- 07 dias com índice de calor superior a 44ºC

- 35,8ºC foi a máxima do ano (06/02). Não superou os 35,9ºC de 27/12/2013

- 47,4ºC foi o índice de calor mais alto registrado (07/02)

- 33,4ºC foi a média das temperaturas máximas do dia 27/01 a 12/02

- 21,0ºC foi a média das temperaturas mínimas do dia 27/01 a 12/02

- 26,1ºC foi a temperatura média do dia 27/01 a 12/02

 

É, a Lagoa é um local muito bonito mesmo, tem um restaurante muito bom. Costumo ir com frequencia lá.

 

Até que a Lagoa não foi tão diferente de PF.

 

Um resumo de Passo Fundo, já que estão fazendo.

 

- 18 dias consecutivos com máxima acima de 30ºC do dia 14 ao dia 31 de dezembro. Média máxima no período foi de 32,06ºC.

- 18 dias consecutivos com máxima acima de 30ºC do dia 26 de janeiro ao dia 12 de fevereiro. Média máxima no período foi de 33,35ºC.

- A máxima desse verão foi de 35,9ºC no dia 26 de dezembro, a segunda maior foi 35,5ºC no dia 25 de dezembro e a terceira maior foi 35ºC dia 7 de fevereiro, ou seja, o ápice de calor do "infernal" ano de 2014 foi menor que o do "ameno" ano de 2013. :laugh:

- Dezembro teve médias 17,5/30,3. O que é respectivamente +1,0/+2,5 acima da média.

- Janeiro teve médias 18,3/29,6. O que é respectivamente +0,8/+1,3 acima da média.

- Fevereiro está com média parcial 18,4/31,6. O que é respectivamente +0,9/+3,6 acima da média, mas provavelmente não terminará tão distante da normalidade quanto está agora.

Link to comment
Share on other sites

Chuva moderada agora aqui... temperatura despencou, faz 20.9C! :heart:

 

Pelo radar dá pra ver muitas áreas de chuva na sua região, Ricardo. Acho que a precipitação vai longe por aí heim...rs...abraço

 

Deus te ouça Renan... torço para que ela dure pelo menos até o meio da semana, seria um bom refresco!

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Máxima Pré-Oficial de hoje no Mirante: 24,2C.

 

Com isso a média de máximas no mês, está agora em 33,3C, ainda sim isso representa 5,3C acima da média de Fevereiro.

 

Fala, Rodolfo. Acho que vai fechar média das máximas acima de 30 este mês, não? É bem capaz...

 

É bem provável Renan, deve ficar acima de 31 inclusive... A minha expectativa é que superasse os 31,9 de Janeiro, mas acho dificil de acontecer viu.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

RESUMO DA PRIMEIRA KINZENA FEVEREIRO/2014

PIRAQUARA-PARANÁ

 

MED MÍNIMAS: 17,8°C

MED MÁXIMAS: 31,3°C

MÉDIA: 24,5°C

MAX ABSOL: 34,3°C EM 1/2

MIN ABSOL: 15,4°C EM 15/2

DIAS COM MAX >30°C: 13

DIAS COM MAX >33°C: 9

MAIOR MIN: 20,4°C EM 8/2

MENOR MAX: 17,6°C EM 15/2

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA: 117mm

DIAS COM >1mm: 5

 

ONDA DE CALOR - PERÍODO DE 30 DIAS (15/JAN-13/FEV/2014)

PIRAQUARA-PARANÁ

 

MED MÍNIMAS: 17,4°C

MED MÁXIMAS: 31,4°C

MÉDIA: 24,4°C

MAX ABSOL: 34,3°C EM 1/2

MIN ABSOL: 13,8°C EM 18/1

MENOR MAX: 25,1°C EM 16/1

MAIOR MIN: 20,4°C EM 8/2

DIAS COM MAX >30°C: 23

DIAS COM MAX >33°C: 11

SEQUÊNCIA DIAS COM MAX >30°C: 19

MÉDIA DAS MÁXIMAS DESTES 19 DIAS >30°C: 32,6°C

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA: 100,5mm

DIAS COM >1mm: 9

Link to comment
Share on other sites

E segue garoando/ventando forte.

Já são 8mm acumulados (de garoa) desde às 11h da manhã.

As rajadas de vento E/SE atingem 35-40 km/h em alguns momentos.

Máxima de hj: 18,8°C

Neste momento, 17°C.

 

A imagem do radar do Simepar mostra as áreas com chuva fraca/garoa, no final da tarde, no leste do Estado ..

9543-1.jpg.174a6ddc9a71303eb1687f3f601224b6.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gostaria da opinião dos bazianos.

Estive medindo no Google Earth, o grande vale Raia da Pedra -Itapuca, muito mais amplo que o Tuias, com altitude semelhante na base, tipo assim, dá uns 10 Tuias em extensão.Seria muito mais frio em mínimas que o Parque das Tuias, seria equivalente?/ :mail: :hang1:

 

PH, tem como passar as coordenadas do vale e também do alto da Raia da Pedra?

Link to comment
Share on other sites

Notícia destaque hoje no jornal da BAND NEWS sobre a perda das frutas em Urupema, por causa do calor extremo que tivemos. Uma cidade que normalmente não passa dos 24ºc ou 25ºc no verão, este ano chegou a marcar em alguns pontos 32°c!!!

Isso eu considero um absurdo.

Viram que a sede dos jogos olímpicos de inverno da Russia teve temperaturas em torno de 20ºc na parte da tarde estes dias? Apareceu na TV as pessoas praticamente sem agasalhos. Isso é INCONCEBÍVEL num país como a Rússia em pleno inverno.

Pois é... mas, conforme diz a maioria: o clima está "normal"...

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Notícia destaque hoje no jornal da BAND NEWS sobre a perda das frutas em Urupema, por causa do calor extremo que tivemos. Uma cidade que normalmente não passa dos 24ºc ou 25ºc no verão, este ano chegou a marcar em alguns pontos 32°c!!!

Isso eu considero um absurdo.

Viram que a sede dos jogos olímpicos de inverno da Russia teve temperaturas em torno de 20ºc na parte da tarde estes dias? Apareceu na TV as pessoas praticamente sem agasalhos. Isso é INCONCEBÍVEL num país como a Rússia em pleno inverno.

Pois é... mas, conforme diz a maioria: o clima está "normal"...

Abraços a todos!

 

Realmente o calor foi forte..

 

Agora, viste a latitude de Sochi? É parecida com a de Roma, na Itália!!

 

E temperaturas desse porte são registradas, mesmo no inverno, em Roma...

 

Sendo assim, não é tão estranho, já que Sochi (cidade) está ao nível do mar e as competições ocorrem no Cáucaso, que tem altitudes de quase 5000 metros...

Link to comment
Share on other sites

Notícia destaque hoje no jornal da BAND NEWS sobre a perda das frutas em Urupema, por causa do calor extremo que tivemos. Uma cidade que normalmente não passa dos 24ºc ou 25ºc no verão, este ano chegou a marcar em alguns pontos 32°c!!!

Isso eu considero um absurdo.

Viram que a sede dos jogos olímpicos de inverno da Russia teve temperaturas em torno de 20ºc na parte da tarde estes dias? Apareceu na TV as pessoas praticamente sem agasalhos. Isso é INCONCEBÍVEL num país como a Rússia em pleno inverno.

Pois é... mas, conforme diz a maioria: o clima está "normal"...

Abraços a todos!

 

Realmente o calor foi forte..

 

Agora, viste a latitude de Sochi? É parecida com a de Roma, na Itália!!

 

E temperaturas desse porte são registradas, mesmo no inverno, em Roma...

 

Sendo assim, não é tão estranho, já que Sochi (cidade) está ao nível do mar e as competições ocorrem no Cáucaso, que tem altitudes de quase 5000 metros...

Tudo bem com relação a latitude, amigo D Soares! Concordo.

Mas, mesmo assim, uma temperatura dessas em pleno inverno numa cidade da Russia, mesmo que as temperaturas possam se parecer com Roma, é inconcebível!

Há anos atrás não se deixava de usar casacão, luvas e mantas em Roma antes do final de março. Lembro bem, quando eu ainda não conhecia a Europa, dos meus passageiros indo e comentando. Pegavam frio rigoroso às vezes até início de abril ainda.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.