Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Muita nebulosidade baixa cobre boa parte do centro-norte e nordeste catarinense, leste do Paraná e leste de SP.

Os ventos continuam soprando com bastante intensidade. Em Cascavel, no oeste do Estado, as rajadas chegam à 57 km/h. (30°C por lá)

Guarapuava, no centro-sul, registrou ventos de 60 km/h. (23°C)

Palmas, com 22°C teve ventos de até 55 km/h.

Toledo, com ventos de até 57 km/h tem 30°C.

WUBLAST_9.png.4d49a51512fd20299748593eaa4eb7d0.png

Link to comment
Share on other sites

PH

Lagoa da Harmonia e Soledade tem clima parecido?

 

Abraço

Muito diferentes, em alguns aspectos.Lá mais úmido, menos insolação, mais nevoeiro, e menor altitude né.Se o topinho Inmet está cerca de 50 a 70m mais baixo q a cidade de Soledade e já tem diferença.Aqui na Serra do Botucaraí, a altitude é elevada Carlos.Por exemplo Fontoura Xavier, Arvorezinha, na prática semelhantes à Caxias do Sul.Itapuca-Raia da Pedra num nível acima.Não tenho receio em afirmar que o platô da neve aqui, tem um clima próprio e entre os mais frios do RS. :ok:

Altitude Lagoa da Harmonia 497m.

Soledade cidade de 650m a 744m,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

PH

Lagoa da Harmonia e Soledade tem clima parecido?

 

Abraço

Muito diferentes, em alguns aspectos.Lá mais úmido, menos insolação, mais nevoeiro, e menor altitude né.Se o topinho Inmet está cerca de 50 a 70m mais baixo q a cidade de Soledade e já tem diferença.Aqui na Serra do Botucaraí, a altitude é elevada Carlos.Por exemplo Fontoura Xavier, Arvorezinha, na prática semelhantes à Caxias do Sul.Itapuca-Raia da Pedra num nível acima.Não tenho receio em afirmar que o platô da neve aqui, tem um clima próprio e entre os mais frios do RS. :ok:

Perfeito, PH!

Hein, alguma dessas localidades citadas possui estação particular?

Se possui, onde encontrar os dados históricos?

Tenho certeza q os valores registrados nas (possíveis) estações, podem surpreender o Brasil inteiro.

Muitos acham q Soledade está situada em área kente, no RS.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade, menor máxima no topinho Inmet Soledade em 2014 18.8º dia 14 de fevereiro.

Em Piraquara, baixada, 17,6 / 18,8 (sábado/domingo)

 

Abraço

Deve ter muita altitude mesmo aí, boas marcas.

Todos os municípios da RMCtba tiveram valores parecidos.

Até no Afonso Pena as máximas foram sub-20°C.

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade, menor máxima no topinho Inmet Soledade em 2014 18.8º dia 14 de fevereiro.

 

Aqui na Lagoa deu 19,8ºC no dia 14.

1°C de diferença entre Soledade e a Lagoa da Harmonia.

Suponho q o limite entre nevar lá e aí seja de 1°C tbm [sob mesmas condições meteorológicas].

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade, menor máxima no topinho Inmet Soledade em 2014 18.8º dia 14 de fevereiro.

 

Aqui na Lagoa deu 19,8ºC no dia 14.

1°C de diferença entre Soledade e a Lagoa da Harmonia.

Suponho q o limite entre nevar lá e aí seja de 1°C tbm [sob mesmas condições meteorológicas].

 

Abraço

Pois é tanto faz diferença 1º que aqui na nevada ano passado, estava pouco acima de 0º, nevou mas não acumulou, e na Raia da Pedra-Itapuca, acumulou de tanta neve.Outra coisa interessante a cultura do povo dali, pode tá nevando eles continuam o q tão fazendo sem ligar muito para o fenômeno.Tens que conhecer o Seu Gura do Campo Bonito, quando perguntei pra ele se dava quirera(granular) tbm por lá, ele respondeu na lata, ah "mais isso não é neve, pois neve pra nóis é de capucho" hehehehehe e segundo ele cai capucho todos os anos e quirera é coisa comum...O Shimutz conhece o S Gura.Outro relato interessante dele q teve um onda de frio q congelou até o rio Taipa, há muitos anos atrás.

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade, menor máxima no topinho Inmet Soledade em 2014 18.8º dia 14 de fevereiro.

Em Piraquara, baixada, 17,6 / 18,8 (sábado/domingo)

 

Abraço

Deve ter muita altitude mesmo aí, boas marcas.

 

16,8ºC dia 15/02/2014 e 17,5ºC dia 16/02/2014 na Serra Dona Francisca, encosta/baixada, a 855 metros.

Link to comment
Share on other sites

Essa é a vista que eu tenho dos topinhos que rodeiam minha baixada

 

1913453_720780247966703_532434851_o.jpg

 

Linda paisagem William! Dá vontade de sair rolando que nem criança! :sarcastic:

 

Cariocas são muito engraçados mesmo, ontem a noite vi pessoas de casaco! :hang1:

 

Hoje de manhã o tempo estava bastante nublado com nuvens negras, sai de casa por volta das 08:00 e peguei uma pancadinha de chuva, logo depois o céu foi abrindo. Agora tenho sol com algumas nuvens e temperatura bastante agradável, na sombra.

Link to comment
Share on other sites

Quente...very hot.

 

O ano de 2013 foi o sexto mais quente da história e tudo indica que 2014 também estará entre os anos com as maiores temperaturas já registradas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 5, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que aponta que as temperaturas médias da superfície da Terra e dos oceanos ficaram cerca de 0,5ºC acima da média entre 1961 e 1990, muito perto do recorde de 0,55ºC.

 

http://estadao.br.msn.com/fotos/ano-de-2013-foi-o-6%C2%BA-mais-quente

 

Muito bom.....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sera que só aqui que acordei com um ar outonal ? Céu azul nenhuma nuvem e muito mais muito vento , contante em 25km/h ... a diferença é que tava calor 18°C

Aqui na zona norte de Sampa, o céu estava praticamente limpo por volta de 7h/7h30 da manhã.

Depois, as nuvens foram aumentando e, por volta de 10h, tínhamos sol entre muitas nuvens.

Continua assim, com algumas aberturas maiores.

 

Venta bastante por aqui também, com rajadas de até 46 km/h no aeroporto Campo de Marte, vindos da alta no Atlântico.

 

Às 14h:

Campo de Marte 24°C

Congonhas 23°C

Cumbica 25°C

 

Dia com quase toda cara de outono, a não ser pelas temperaturas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, sobre as araucárias em Sampa, encontrei uma das várias fotos antigas.

Essa eu sabia que tinha no computador mas não achava: :mosking:

 

8a47Keg.jpg

Aí passa a avenida Paulista hoje. :shok:

 

Se não me engano, tem esta foto no skyscrapercity.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Quente...very hot.

 

O ano de 2013 foi o sexto mais quente da história e tudo indica que 2014 também estará entre os anos com as maiores temperaturas já registradas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 5, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que aponta que as temperaturas médias da superfície da Terra e dos oceanos ficaram cerca de 0,5ºC acima da média entre 1961 e 1990, muito perto do recorde de 0,55ºC.

 

http://estadao.br.msn.com/fotos/ano-de-2013-foi-o-6%C2%BA-mais-quente

 

Muito bom.....

 

Abraços

 

É isso que me refiro. Mesmo com os frios extremos em parte dos EUA e Europa, a terra aquece cada ano e o calor vai tomando conta, de um modo geral do planeta. Sentimos isso na pele, tanto no RS, quanto em SC e PR (estou exemplificando a minha região, que é a Região Sul do Brasil...). Não adianta tapar o sol com a peneira: cada ano será pior, infelizmente.

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Sei não, aqui choveu com 2°C e nada de neve também.

Em Piraquara e em Curitiba, choveu a madrugada inteira do dia 23/7 com oscilações entre 2 e 3°C e não nevou.

Só foi acontecer de nevar, durante a manhã (5:30/8:30) com os termômetros atingindo 0,5/1,5°C.

Lembro de alguns relatos dos colegas serranos sobre chuvas e temperaturas perto de 0°C [Caxias/Canela/SFPaula etc em agosto passado].

Nevar com 3,4 ou 5°C só acontece com atmosfera "enxuta" e movimentada. Com forte advecção de ar frio.

Em Curitiba já caíram flocos pekenos em alguns invernos, com muito vento, umidade abaixo dos 70% e temperaturas entre 5 e 7°C.

Na nevada de agosto/2013 na serra gaúcha, o ar estava super saturado pelas chuvas torrenciais e contínuas. Só nevou mesmo onde ZEROU o termômetro.

Abraço

 

A neve aqui ocorreu entre as 19h.50 da segunda feira (26/08/13) e 5h.30 da terça feira (27/08/13).

Até umas 22horas era uma mistura de neve com chuva, ora predominando uma, ora outra.

A partir das 22horas, apenas neve em flocos.

Ocorre que desde a sexta feira, a temperatura em Caxias variava entre 1ºC e 7ºC e, com

tempo predominantemente chuvoso. Na noite da sexta feira que antecedeu a nevada (23/08/13), choveu

muito forte e com trovoadas, temperatura em torno de 2ºC e nada de neve! Na segunda feira, a máxima

deve ter ficado em torno de 4ºC, mas por volta das 19h.00 fazia 2,0ºC e chovia muito forte e também

com trovoada. A neve começou a cair antes que a temperatura chegasse a 0ºC. Por volta das

19h.50 fazia cerca de 1,5ºC aqui no centro de Caxias do Sul e já começou a nevar misturado com chuva.

Por volta das 22h.00 quando tinha chegado a cerca de 0ºC é que começou a nevar pra valer, exclusivamente

em flocos, sem chuva misturada.

A mínima naquela madrugada aqui em Caxias do Sul foi em torno de -1,5ºC.

Mas o que foi determinante para a neve foi a densidade do ar frio, isto é, a temperatura do ar na

altitude em que a chuva se formou.

Se houvesse frio em altitude na sexta feira dia 23/08/2013, já poderia ter nevado naquele dia mesmo,

pois haveria frio ao menos para cair neve misturada à chuva.

Idem com relação ao que ocorreu em Curitiba na noite do dia 23/07/2013, isto é, a neve demorou para chegar

na Capital, muito provavelmente porque a linha de zero grau em altitude demorou para atingir o extremo leste

do Paraná, pois com chuva e temperatura em torno de 3ºC a neve poderia ter caído muito antes, mesmo que

fraca ou misturada à chuva.

Em Guarapuava, São Mateus do Sul, Mafra, Canoinhas, etc...a linha de zero grau com certeza chegou mais cedo do que na RMC!

No dia 23 de julho de 2013, a atmosfera secou muito rápido aqui na serra gaúcha. Assim, mesmo com a linha de

-5ºC em 850hpo passando por aqui, teríamos de esperar mais um mês para apreciar a branquinha que paranaenses,

catarinenses e gaúchos dos "campos de cima da serra" festejavam naquela noite!

Em Caxias a mínima foi de -3ºC...mais frio que na noite que, mais de um mês depois, acabou nevando!

Link to comment
Share on other sites

Galera eu vou apostar que o inverno deste ano será muito bom

 

* Neve na serra catarinense e gaúcha durante 10 dias

* Neve em Curitiba por 3 dias

* temperatura mínima abaixo de zero durante 10 dias em Porto Alegre

* Frio abaixo de 5 graus em São Paulo e 7 graus no Rio de Janeiro

* Geada frequente nas serras do RS,SC,PR,SP,RJ,MG,ES

* Friagem chegando perto de Manaus

* Massa polar chegando no nordeste com forte intensidade

* Nevasca de 30cm no PNI-RJ ( aposto que terá neve por lá)

* Máximas abaixo dos 15 graus por 10 dias em Floripa

* Inverno com forte massas polares e bem úmido ( por isso que acredito em neve no PNI pois teremos frio e umidade em altitude também)

 

:hang1:

 

Maluco eu? talvez um pouco! :sarcastic:

Mas as possibilidades existem

O clima está maluco então tudo pode acontecer

 

PS: Adms poderiam fazer um tópico com palpites sobre o inverno 2014

 

Máxima abaixo de -5 no Morro da Igreja

10 dias de neve em São Joaquim

Geada em Cuiabá

Neve com acumulação em Criciúma

0 grau em Vitória da Conquista

Sem veranico em Porto Alegre, máxima absoluta de JJA vai ser 22 graus

:laugh:

 

Pelos invernos que já vivi precedidos de verões semelhantes ao presente, acho

mais fácil acontecer o seguinte:

 

60 dias, não seguidos, de veranico nos três meses do inverno astronômico

no Paraná, em Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Primeira máxima de acima de 30ºC em julho, na história de Curitiba...

Primeiro inverno sem nenhuma geada , na história de Curitiba (mínima anual

absoluta de 5,1ºC; menos máxima do ano 11ºC...);

Inverno mais chuvoso da história na metade sul do RS.

120 dias com zero mm de precipitação em todo o Sudeste (exceto litoral),

e centro oeste...

Espero que eu esteja REDONDAMENTE enganado...mas é que eu não me lembro

de inverno que preste precedido de verões tórridos como este!

Link to comment
Share on other sites

 

Pelos invernos que já vivi precedidos de verões semelhantes ao presente, acho

mais fácil acontecer o seguinte:

 

60 dias, não seguidos, de veranico nos três meses do inverno astronômico

no Paraná, em Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Primeira máxima de acima de 30ºC em julho, na história de Curitiba...

Primeiro inverno sem nenhuma geada , na história de Curitiba (mínima anual

absoluta de 5,1ºC; menos máxima do ano 11ºC...);

Inverno mais chuvoso da história na metade sul do RS.

120 dias com zero mm de precipitação em todo o Sudeste (exceto litoral),

e centro oeste...

Espero que eu esteja REDONDAMENTE enganado...mas é que eu não me lembro

de inverno que preste precedido de verões tórridos como este!

 

Mas se o que dizem é que nunca tivemos um verão como esse então não dá pra saber, haha, vai que seja diferente...

Link to comment
Share on other sites

Pelos invernos que já vivi precedidos de verões semelhantes ao presente, acho

mais fácil acontecer o seguinte:

 

Primeira máxima de acima de 30ºC em julho, na história de Curitiba...

Primeiro inverno sem nenhuma geada , na história de Curitiba (mínima anual

absoluta de 5,1ºC; menos máxima do ano 11ºC...);

 

Olha, 30º em julho, não falta muito hein...acho possível! E o resto? É só mesclar o inverno de 1995 (menor mínima: 4,4º) e 1998 (menor máxima: 13,4º), e pronto! 1995 é um forte candidato a total ausência de geada na área urbana de Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

O resfriamento global no Assunção é forte! Agora tenho 21,4 graus.

Já a grande SP se prepara pro grande aquecimento global da próxima semana, com máximas próximas ou superiores a 30 graus.

 

Já o resfriamento global que acontece diariamente no PNI vai congelar o mundo! :hang1: :hang1:

Já pensou se o frio lá do PNI resolve DESCER até as praias do RJ???

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Dia de contraste na rua no topo na maioria dos lugares nao se sentiu calor hoje , mesmo com sol o dia todo e poucas nuvens , maximas entre 22°C e 23°C , na minha baixada sim esquentou 25°C

 

Mais duas fotinhas pra voces dos mares de morros que cercam a minha casa

 

La ao fundao uma pequena parte da cidade de Itajuba 600 Metros mais baixa e muitos °C mais quentes

 

 

1796932_720782401299821_1890405746_o.jpg

 

 

1921086_720781431299918_1307061550_o.jpg

Link to comment
Share on other sites

Quente...very hot.

 

O ano de 2013 foi o sexto mais quente da história e tudo indica que 2014 também estará entre os anos com as maiores temperaturas já registradas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 5, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que aponta que as temperaturas médias da superfície da Terra e dos oceanos ficaram cerca de 0,5ºC acima da média entre 1961 e 1990, muito perto do recorde de 0,55ºC.

 

http://estadao.br.msn.com/fotos/ano-de-2013-foi-o-6%C2%BA-mais-quente

 

Muito bom.....

 

Abraços

 

É isso que me refiro. Mesmo com os frios extremos em parte dos EUA e Europa, [....?????....] de um modo geral do planeta. Sentimos isso na pele, tanto no RS, quanto em SC e PR (estou exemplificando a minha região, que é a Região Sul do Brasil...). Não adianta tapar o sol com a peneira: cada ano será pior, infelizmente.

Abraços, amigo!

 

Meu querido amigo João Tour.

[....a terra aquece cada ano e o calor vai tomando conta...]

Verdade João,

O teu racicíono está correto no período 1850 a 1998.

Como eu disse em um comentário anterior a linda bola azul aqueceu algo parecido com 0,8ºC +/- 0,4 desde 1850 [início de uma ampla rede medição sistemática e padronizada] e esse período é o ótimo moderno.

Natural que isso ocorresse, pois, estava em recuperação do período anterior a LIA [ little ice age ou pequena era do gelo]

São atribuídas duas causas em correntes diversas.

a- O aumento da concentração de CO2

b- O aumento da atividade solar.

 

Eu não sou adpeto de nenhuma.

 

Porém, em 1998 logo após o super-El-Niño o aquecimento parou.

Esta parada no aquecimento tem sido chamada por "pausa" ou "hiato".

 

Assim, não é verdade que o planeta vem aquecendo nos últimos anos.

 

Então, há uma estabilização no momento da temperatura global.

 

Por sorte [minha] a estabilização ocorreu em um patamar alto.

 

Se você compara os anos atuais com os patamares da normal 61/90 utilizada pela WMO é claro que estamos nos anos mais quentes.....

 

Abraços amistosos.

 

 

 

2r4tump.jpg

Link to comment
Share on other sites

Em Piraquara e em Curitiba, choveu

a madrugada inteira do dia 23/7

com oscilações entre 2 e 3°C e não

nevou.

Só foi acontecer de nevar, durante a

manhã (5:30/8:30) com os

termômetros atingindo 0,5/1,5°C.

Lembro de alguns relatos dos

colegas serranos sobre chuvas e

temperaturas perto de 0°C [Caxias/

Canela/SFPaula etc em agosto

passado].

Nevar com 3,4 ou 5°C só acontece

com atmosfera "enxuta" e

movimentada. Com forte advecção de

ar frio.

Em Curitiba já caíram flocos pekenos

em alguns invernos, com muito

vento, umidade abaixo dos 70% e

temperaturas entre 5 e 7°C.

Na nevada de agosto/2013 na serra

gaúcha, o ar estava super saturado

pelas chuvas torrenciais e contínuas.

Só nevou mesmo onde ZEROU o

termômetro.

Abraço

A neve aqui ocorreu entre as 19h.50 da segunda feira (26/08/13) e 5h.30 da terça feira (27/08/13). ......... .........

Perfeito!

Excelente descrição, Michel.

 

Abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O resfriamento global no Assunção é forte! Agora tenho 21,4 graus.

Já a grande SP se prepara pro grande aquecimento global da próxima semana, com máximas próximas ou superiores a 30 graus.

 

Já o resfriamento global que acontece diariamente no PNI vai congelar o mundo! :hang1: :hang1:

Já pensou se o frio lá do PNI resolve DESCER até as praias do RJ???

:laugh:

 

Meu sonho! :heart:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, sobre as araucárias em Sampa, encontrei uma das várias fotos antigas.

Essa eu sabia que tinha no computador mas não achava: :mosking:

 

8a47Keg.jpg

Aí passa a avenida Paulista hoje. :shok:

 

Se não me engano, tem esta foto no skyscrapercity.

 

Muito legal...entretanto, dá pra ver que o perfil das araucárias de SP não são tão robustas quanto das regiões serranas de SC, PR e RS, por exemplo..não é uma crítica, mas uma constatação. E mesmo em outros locais da RMSP que eu já avistei araucárias elas me parecem grandes, nativas, mas não tem a robustez de outros locais que eu citei, inclusive tendo alguns galhos perdidos nos exemplares da foto que tiram um pouco da simetria desta árvore.

Link to comment
Share on other sites

Como os outros colegas já comentaram aqui, dia outonal na capital paulista com fortes ventos que vem da alta pressão com núcleo de mais de 1030 hpa que está em alto mar.

Tivemos umas aberturas de sol e acredito que durante a noite poderemos ter até uma chuva fraca, intercalado com períodos de melhora!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Diego como ficaram as maximas as chuvas e o vento naquela sua estaçao que nao esta online ?

 

William ainda não fui lá coletar os dados (são 100 km daqui até lá e metade do trajeto é em estrada de chão, além de 2 km de subida íngreme de morro), mas em linha reta dá meros 30 km de distância!

 

A última vez que coletei dados lá foi em 19 de janeiro (funciona desde 2 de novembreo de 2013) e dentre todas as informações que coletei as mais interessantes foram:

 

- Máxima sub 10 em novembro

- Temperatura mínima de 5ºC em Novembro

- ST de 0ºC em novembro, com breves picos negativos

- Rajada máxima de 141,7 km/h em dezembro

 

 

Devo ir nas próximas semanas novamente lá...nem que seja para coletar os dados manualmente..

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, muitas considerações podem ser feitas sobre o inverno que virá. Porém... depois daquela nevada aqui no RS sem qualquer espécie de aviso... eu fico com a pulga atrás da orelha. Uma senhora sempre me dizia... quando os maricás branqueiam cedo, vem inverno violento... até hoje o ditado confirmou... Ah, ainda não encontrei maricás para tirar a prova.

Link to comment
Share on other sites

Ah sim região quente kkkkk.Tem locais de menor altitude e com invernos bem menos rigorosos, Carlos Campos, tipo Mormaço 413m, Espumoso 325m a 350m,aqui há um divisor de águas, as coxilhas de 700m, 750m, 790m que começam na divisa Ibirapuitã-Soledade ou (Bom Sossego-Raia da Pedra), aí vem o grande vale do Despraiado, do Forqueta, do Taipa, entrecortado por coxilhas altas e recomeça o paredão a partir da cidade de Soledade em direção ao sul, limite a Cerca Velha com altitudes de 600m a 740m.Seria quase que um formato de E parte superior do E, o eixo R da Pedra-Itapuca, a parte central, Arvorezinha/Ilópolis/ Fontoura Xavier e a parte sul Cerca velha, Lagoão, Barros Cassal...A cidade de Soledade estaria bem no limite oeste desta região mais fria. :good:

Do Jacuí para o norte/oeste/noroeste é outra clima totalmente diferente do nosso aqui.O que mais gosto em Soledade é que tem mais horas de sol que a parte leste da Serra do Botucaraí.

Mas para ser justo , tenho q reconhecer que ano passado a neve acumulou bem mais em Gramado que no eixo Raia da Pedra -Itapuca. :ok: :good:

Link to comment
Share on other sites

Amigos, muitas considerações podem ser feitas sobre o inverno que virá. Porém... depois daquela nevada aqui no RS sem qualquer espécie de aviso... eu fico com a pulga atrás da orelha. Uma senhora sempre me dizia... quando os maricás branqueiam cedo, vem inverno violento... até hoje o ditado confirmou... Ah, ainda não encontrei maricás para tirar a prova.

Ah que este próximo outono/inverno é daqueles de entrar para história de tanto frio, não tenho dúvidas. :good:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, sobre as araucárias em Sampa, encontrei uma das várias fotos antigas.

Essa eu sabia que tinha no computador ..

Aí passa a avenida Paulista hoje. :shok:

 

Se não me engano, tem esta foto no skyscrapercity.

 

Muito legal...entretanto, dá pra ver que o perfil das araucárias de SP não são tão robustas quanto das regiões serranas de SC, PR e RS, por exemplo..não é uma crítica, mas uma constatação. E mesmo em outros locais da RMSP que eu já avistei araucárias elas me parecem grandes, nativas, mas não tem a robustez de outros locais que eu citei, inclusive tendo alguns galhos perdidos nos exemplares da foto que tiram um pouco da simetria desta árvore.

Penso q havia uma mata fechada, com outras espécies de árvores robustas, q foram derrubadas, restando apenas as araucárias. As mesmas árvores impediram o bom desenvolvimento das araucárias.

Aki no Paraná temos matas mistas, com diversas espécies de árvores e nestes locais as araucárias crescem "magricelas", espremidas entre outras árvores de grande porte.

É uma hipótese apenas, já q há outros fatores envolvidos, além do climático, no bom desenvolvimento das araucárias. O tipo de solo é um deles.

Existem regiões mais kentes do q Sampa, com belas e robustas araucárias.

Não podemos eskecer q as "matrizes" podem ter sido derrubadas com fins lucrativos e essas da foto seriam a "próxima geração"...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.