Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Acho que a questão do Morro da Igreja ser mais divulgado na mídia também passa por estar no Planalto Sul. A serra catarinense dá ênfase ao turismo. E o Morro da Igreja é figurinha carimbada pelas nevascas e vendavais que ocorreram lá. O Morro da Igreja já tá mais carimbado. Mas no futuro o PNi também deverá ser assim.

 

Outro ponto é a questão de não haver habitantes fixos como frisou o Artur. Não haver estação do INMET. A Metsul e a Climaterra que são do sul dão destaque ao Morro da Igreja, ao passo, que o próprio pessoal do Sudeste não parece se importar tanto com o PNI. O povo do sul me parece mais interessado em metereologia...

 

Quanto ao Morro da Igreja a única coisa que me interessa lá são as mínimas absolutas anuais e o vento. Há quem se importe com um morro. Me interesso muito mais por Urupema por lá ser uma cidade, independente de ter poucos habitantes. Não acho pobre o argumento da população. Mas cada um tem sua ótica...

 

Por aqui chove bem fraco. Abafado, 23°C.

Link to comment
Share on other sites

Mas que dor de cotovelo latente pelos -0,2oC do PNI hoje! Uma belíssima marca de fato. Mas aí aproveitam pra fazer um chororô danado colocando o Morro da Igreja no balaio.

 

Imaginem quando nevar no PNI, vai ter nego alugando helicóptero e exigindo manchete principal na capa do Estadão, O Globo e Gazeta Mercantil.

 

Quando negativou em dezembro em Urupema em 2011 (se não me engano) não ví tamanho estardalhaço ou exigência. Foi tratado de maneira excepcional, mas com tranquilidade.

Link to comment
Share on other sites

Como o modelo GFS já previa desde ontem, realmente não choveu na Grande SP, pelas horas que observei o radar meteorológico! Mas felizmente o resfresco pra noite dessa segunda está se confirmando e agora temos 23 graus na Penha (CGE).

 

Mas impressionado com a marca negativa no PNI! Eu particularmente acho que isso merece destaque na mídia, ainda mais que é verão e parte do sudeste tem presenciado calor intenso nos últimos dias!

Link to comment
Share on other sites

Dispenso os coelhos!

Fazem cocô por toda parte... cada pulo, uma ou duas bolinhas pretas!

E como pulam !!!

 

Fico com a NEVE!!

 

ABRAÇOS

 

 

MULTIPLICAÇÃO GEOMÉTRICA. EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.

 

Dois insensíveis....´´É evidente que coelhos gigantes tenham e façam necessidades gigantes,

 

Como castigo ambos estão condenados a lerem a fantástica novidade do aquecimento global de 1940.

 

:onthequiet: :onthequiet:

 

Saturday 16 March 1940

 

8x57c2.gif

Link to comment
Share on other sites

....Imaginem quando nevar no PNI, vai ter nego alugando helicóptero e exigindo manchete principal na capa do Estadão, O Globo e Gazeta Mercantil...

 

.... Não acho pobre o argumento da população. Mas cada um tem sua ótica...

 

Moretão, respeito tua opinião.

 

Caio Cesar, Ave. Mesmo eu não sendo fã de frio concordo.....e não precisa ser no PNI qualquer lugar do sudeste vai ser uma festa.

 

Mas falando em chororô midiático.....Parece que houve um na visita do Papa Francisco ou estou enganado?

 

Agora um pouco mais sério,

 

!954 + 25 = 1979

 

1954 + 50 = 2004

 

Essa mídia não tem jeito mesmo.....O Ártico navegável.....(mas que negativou...negativou)

 

Saturday 17 July 1954.

 

 

2weiav9.gif

Link to comment
Share on other sites

Sem duvida, Carlos. Tudo preto agora e ventando muito!

Adoraria acompanhar isso de perto...

 

Abraços

 

kkkk... depende, tem que ser bem abrigado. Apareceu uma bolsa aqui no quintal que não tenho a mínima ideia de onde veio. Redemoinhos? Aqui em casa deu 51 km/h e no Simepar 62 km/h. Pouca chuva no meu bairro, mas muitos raios cortando o céu. Outra tempestade muito severa avança agora a nordeste daqui, entre São Jorge do Ivaí e Ourizona.

Link to comment
Share on other sites

Sem duvida, Carlos. Tudo preto agora e ventando muito!

Adoraria acompanhar isso de perto...

 

Abraços

 

kkkk... depende, tem que ser bem abrigado. Apareceu uma bolsa aqui no quintal que não tenho a mínima ideia de onde veio. Redemoinhos? Aqui em casa deu 51 km/h e no Simepar 62 km/h. Pouca chuva no meu bairro, mas muitos raios cortando o céu. Outra tempestade muito severa avança agora a nordeste daqui, entre São Jorge do Ivaí e Ourizona.

É Igor o dia parecia tranquilo no centro- norte do PR até que começou a bombar áreas de chuva muito fortes e tem uma linha de chuva muito forte se aproximando de Maringá agora...

Link to comment
Share on other sites

Dispenso os coelhos!

Fazem cocô por toda parte... cada pulo, uma ou duas bolinhas pretas!

E como pulam !!!

 

Fico com a NEVE!!

 

ABRAÇOS

 

 

MULTIPLICAÇÃO GEOMÉTRICA. EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.

 

Dois insensíveis....´´É evidente que coelhos gigantes tenham e façam necessidades gigantes,

 

Como castigo ambos estão condenados a lerem a fantástica novidade do aquecimento global de 1940.

 

:onthequiet: :onthequiet:

 

Saturday 16 March 1940

 

8x57c2.gif

Não leio!

Não leio!

Não leio!

kkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

 

Estudo confirma que litoral paranaense está livre da dengue

Desde agosto de 2013, apenas um caso grave de dengue foi registrado no Paraná

 

http://www.bemparana.com.br/noticia/297372/estudo-confirma-que-litoral-paranaense-esta-livre-da-dengue

 

Conclusão: Por essa razão é necessário tampar a caixa d'água o mosquito não gosta de Sol, simples (correlação não é causalidade...quase uma charada)

===========================

A legenda está em inglês mas é muito fácil.

 

Chris é o ambientalista líder a expedição da Nova Zelândia que fretou o barco russo que está preso na Antártica, O quebra-gelo chinês também está preso, o socorro australiano não se aproxima vai que dá melda.....o quebra-gelo americano está a caminho (para variar quando a coisa dá errada chama-se a cavalaria dos Yankees...no caso a guarda costeira.

 

03SWGkxt72A

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que aqui no fórum estão superestimando essa negativa no PNI, assim como a imprensa dá pouco valor para tempo/clima de forma a ser levado a sério.

 

Se já deu negativas na serra catarinense em pleno janeiro óbvio que cedo ou tarde ia dá la em cima na montanha. Se eu trabalhe num veículo de imprensa eu ia dar o valor para essa informação, mas nao esse Super Hiper destaque. Vocês estão analisando as coisas pelo ponto de vista de um aficionado por tempo e não por um leigo comum. É só a minha opinião e não uma crítica :)

 

 

Beto, a questão não é supervalorizar ou não, mesmo porque a mídia prefere supervalorizar um INMET do que uma rede montada por amadores, o qual me incluo na lista. A questão é que preferimos babar ovo pras potencias do que dar um pouco mais de valor a uma noticia, sim, importante. Pergunta lá pro diretor do parque se não houve um aumento nas visitações, por causa dos dados da nossa estação lá em cima.

 

Estamos olhando uma ótica simplista, que serve de trave pra assim não enxergarmos outras vantagens de se monitorar o tempo. A aviação precisa destes dados, o exército precisa desses dados, a agricultura precisa dos dados, a construção civil precisa desses dados, e ao invés de enxergarmos os benefícios de se ter uma estação a 2500 metros, preferimos nos apegar que a imprensa valoriza, não valoriza, etc etc.

 

O morro da igreja não é importante só pela estação lá no topo, e sim por em cima dele ter instalações vitais do exército, que vieram antes de se pensar em colocar uma estação do inmet lá em cima. sobre o PNI, uma hora o próprio INMET vai enxergar algum benefício em montar uma estação lá, nem que seja por apelo do pessoal do próprio parque. Eu fui sondado pelo diretor do parque para cotar o preço de 3 outras estações. Interesse dele? Monitorar incendios! Desculpem, mas vamos alargar a mente, somos melhores do que meros reclamantes de prioridades de imprensa.

Link to comment
Share on other sites

A legenda está em inglês mas é muito fácil.

 

Chris é o ambientalista líder a expedição da Nova Zelândia que fretou o barco russo que está preso na Antártica, O quebra-gelo chinês também está preso, o socorro australiano não se aproxima vai que dá melda.....o quebra-gelo americano está a caminho (para variar quando a coisa dá errada chama-se a cavalaria dos Yankees...no caso a guarda costeira.

 

03SWGkxt72A

 

Kkkkkkkkkkk… Muito bom!!!

Link to comment
Share on other sites

-03: Não o o 'porque' de dar grande atenção para algo que aconteceu em um lugar onde não afeta a vida de ninguém

 

Para o Morro da Igreja sempre dão atenção... Quantas 500 mil pessoas vivem no Morro da Igreja? (meu referencial de cidade pequena é com pelo menos 500 mil habitantes)

Nem dão mais tanta atenção para o Morro da Igreja depois dos sucessivos fiascos de mínimas extremas, perdendo para Urupema.

A propósito? Quantos anos fazem que por lá no MI a temperatura não bate em -10°C?

Morros são morros, ainda mais em lugares remotos, sequer havendo povoado e vilarejo.

PNI fica quase 700 metros acima e tem o clima mais seco.... o resto todos sabem.

Já conheço o MI, muito lindo a paisagem e ainda vou conhecer o PNI é mais encantador ainda.

Abraços.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E o Pico do Paraná à leste de Curitiba? Qual município o mesmo se situa? Lá são 1920 metros de altitude, próximo do litoral, recebe forte influência marítima, certamente apresenta dias de frio extremo, neve, máximas negativas, o que no Parque Itatiaia não deve ocorrer.

O lugar mais frio do Brasil é o meu freezer, coloquei o sensor externo remoto da minha estação uma vez e marcou -19°C.

Chupa MI e PNI! MOR-RÃO de inveja! :sarcastic: :onthequiet: :laugh:

 

Por aqui tivemos mínima de 18.0°C e máxima de 34.4°C, agora 24.1C.

Link to comment
Share on other sites

Mínima sub-15 em Janeiro? Que luxo... :mosking:
Tudo graças ao céu limpo e ao ar seco.

Na quarta provavelmente a mínima deve chegar próximo dos 13ºC.

 

Renan vejo mínimas interessante em patrocínio nos últimos dias , é comum Felipe ?
As mínimas estão boas por causa do tempo seco, porém quase sempre as mínimas aqui são menores do que as das cidades da região, raramente tenho mínima acima de 20ºC.
Link to comment
Share on other sites

E o Pico do Paraná à leste de Curitiba? Qual município o mesmo se situa? Lá são 1920 metros de altitude, próximo do litoral, recebe forte influência marítima, certamente apresenta dias de frio extremo, neve, máximas negativas, o que no Parque Itatiaia não deve ocorrer.

O lugar mais frio do Brasil é o meu freezer, coloquei o sensor externo remoto da minha estação uma vez e marcou -19°C.

Chupa MI e PNI! MOR-RÃO de inveja! :sarcastic: :onthequiet: :laugh:

 

Por aqui tivemos mínima de 18.0°C e máxima de 34.4°C, agora 24.1C.

O Pico do Paraná fica na divisa entre Campina Grande do Sul e Antonina. Pelo que se tem notícia, parte da usina hidrelétrica Parigot de Souza está instalada numa caverna na base da montanha.

Link to comment
Share on other sites

Mas que foi belíssima essa negativa não se pode negar, Mafili. Só mostra o quão fantástico o ímpeto de alguns bazianos de instalarem e batalharem por dados como esse. Mas vejo desproporção em trazer o MI para reinvidicar o lugar ao sol. Deixa ele lá, que no inverno, com sorte, ele traz a tão aguardada branquinha.

Link to comment
Share on other sites

Mas que foi belíssima essa negativa não se pode negar, Mafili. Só mostra o quão fantástico o ímpeto de alguns bazianos de instalarem e batalharem por dados como esse. Mas vejo desproporção em trazer o MI para reinvidicar o lugar ao sol. Deixa ele lá, que no inverno, com sorte, ele traz a tão aguardada branquinha.

 

Correto Caio.

 

Se o MI estivesse na Mantiqueira seria uma (respeitosamente) MDF e se o PNI estivesse no planalto sul seria ima maravilha.

 

Porém esta não é a realidade...

 

Creio que o momento seja de aprendizado.....

 

Vejam o vídeo abaixo.....cheio de erros.....mas um discurso homogenêo.

 

qAc5d_8MpTc

Link to comment
Share on other sites

Talvez a chuva de granizo mais forte que eu já presenciei, como aqui não é de costume cair granizo..

Jean

As imagens estão blokeadas.

 

Aki, o mapa do Simepar com os volumes acumulados dsd ontem até a manhã de hj.

Destake para a região entre Umuarama e Maringá (incluindo Cianorte e Rolândia), onde os índices foram expressivos, chegando à 92mm.

Outra área q recebeu muita chuva foi Jaguariaíva, no nordeste do Estado.

8913_2-1.jpg.a7d218752d71378c0e0f282e0d3505a5.jpg

Link to comment
Share on other sites

E o Pico do Paraná à leste de Curitiba? Qual município o mesmo se situa? Lá são 1920 metros de altitude, próximo do litoral, recebe forte influência marítima, certamente apresenta dias de frio extremo, neve, máximas negativas, o que no Parque Itatiaia não deve ocorrer.

1.877,32m

Do seu cume, avista-se o litoral e tbm Curitiba.

pico-parana.jpg.6adb843ace622e459cbaf7c10c158556.jpg

DSC00926-1-1-1.jpg.06da6a994aab98ad107f1997b0dc1bf5.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.