Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Manhã de sol entre nuvens e faz 24°C agora, teremos um dia menos quente que ontem e provavelmente sem chuva...

Janeiro está assim até agora:

1 - 20.9/ 29.5 - 8 mm

2- 21.1/ 31.7 - 0 mm

3- 22.6/ 33.0 - 20 mm

4- 19.7/ 31.5 - 2 mm

5- 21.1/ 28.9 - 2 mm

6- 20.8/ 32.1 - 14 mm

Apesar de chuva quase todos os dias o acumulado total é de 46 mm até agora, como eu estou falando, chuvas fortes e significativas ( acima de 40 mm) não ocorre desde Outubro, não que a chuva até agora seja ruim, mais teriamos que ter uma regularidade durante todo o mês para chegarmos ao fim com um bom volume.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe por que no site do INMET, quando clico para ver os dados

das automáticas, não abre nada? Este problema também está ocorrendo

com vocês?

 

 

Renan, quando uso o firefox, tinha esse problema, no internet explorer também havia problemas. Houve uma atualização do servidor do inmet, usa ela agora. tenta acessar por este link:

 

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesAutomaticas

Link to comment
Share on other sites

E o Pico do Paraná à leste de Curitiba? Qual município o mesmo se situa? Lá são 1920 metros de altitude, próximo do litoral, recebe forte influência marítima, certamente apresenta dias de frio extremo, neve, máximas negativas, o que no Parque Itatiaia não deve ocorrer.

 

Edison, a altitude correta do pico é 1877 mts. Portanto pouco mais de 50 metros mais alto que o MI e bem mais ao norte. Se o MI tem máxima negativa no máximo 1 a 2 vezes no ano, no Pico Paraná deve ocorrer uma máxima negativa a cada 5 anos. Além disso, não esqueça que o PNI fica bem mais ao norte e possui uma estação pra comprovar seus dados, o que ficaria dificil estabelecer uma comparação entre PP e PNI.

 

Sobre a maritimidade, ela é maléfica pra obtenção de temperaturas máximas negativas no topo do PP, uma vez que a possibilidade do topo estar entre nuvens é bem maior.

 

Sugiro que você mesmo se mobilize e coloque uma estação no topo do Pico Paraná, assim poderia comprovar o que disse, que é mais frio que o PNI. Seria interessante. Na verdade, me pareçe que os Paranaenses no geral tem desprezo pelo seu clima e montanhas, dos estados do sul e sudeste, o PR é o que tem a menor cobertura de estações particulares. Simepar não conta.

Link to comment
Share on other sites

E o Pico do Paraná à leste de Curitiba? Qual município o mesmo se situa? Lá são 1920 metros de altitude, próximo do litoral, recebe forte influência marítima, certamente apresenta dias de frio extremo, neve, máximas negativas, o que no Parque Itatiaia não deve ocorrer.

 

Edison, a altitude correta do pico é 1877 mts. Portanto pouco mais de 50 metros mais alto que o MI e bem mais ao norte. Se o MI tem máxima negativa no máximo 1 a 2 vezes no ano, no Pico Paraná deve ocorrer uma máxima negativa a cada 5 anos. Além disso, não esqueça que o PNI fica bem mais ao norte e possui uma estação pra comprovar seus dados, o que ficaria dificil estabelecer uma comparação entre PP e PNI.

 

Sobre a maritimidade, ela é maléfica pra obtenção de temperaturas máximas negativas no topo do PP, uma vez que a possibilidade do topo estar entre nuvens é bem maior.

 

Sugiro que você mesmo se mobilize e coloque uma estação no topo do Pico Paraná, assim poderia comprovar o que disse, que é mais frio que o PNI. Seria interessante. Na verdade, me pareçe que os Paranaenses no geral tem desprezo pelo seu clima e montanhas, dos estados do sul e sudeste, o PR é o que tem a menor cobertura de estações particulares. Simepar não conta.

Me equivoquei ao pensar que o Pico do Paraná teria máximas menores mas mínimas maiores devido á proximidade com o litoral. Se o mesmo estivesse uns 50 Km para oeste teria mínimas mais interessantes.

Se Curitiba teve máxima de 5°C e Piraquara 4°C naquele dia do inverno passado, por lá deve ter ficado na casa de -1°C/-2°C. Apiaí no sul de SP teve máxima de apenas 4°C com umidade, neblina, chuvisqueiro. FANTÁSTICO!

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe por que no site do INMET, quando clico para ver os dados

das automáticas, não abre nada? Este problema também está ocorrendo

com vocês?

 

 

Renan, quando uso o firefox, tinha esse problema, no internet explorer também havia problemas. Houve uma atualização do servidor do inmet, usa ela agora. tenta acessar por este link:

 

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesAutomaticas

 

Opa, agora sim! Obrigado, Rei Artur! :good:

Link to comment
Share on other sites

Sobre as supostas temperaturas baixas no PP, acho q nc saberemos os valores reais, já q não existe possibilidade de instalação de uma automática no cume da montanha ou nas imediações acima dos 1.500m.

Lá não é como no MI ou no PNI, onde há áreas planas e espaços não só para a estação, qto para todo o aparato necessário para a PERMANÊNCIA E SEGURANÇA da estação.

Vejam q se não houvessem os guardinhas do PNI, a estação já teria desaparecido há meses.

Alguém tem alguma dúvida?

E com o MI ocorre o msm... Lá existe policiamento e inclusive uma base avançada da aeronáutica.

No PP não há nada a não ser a montanha íngreme em si, trilhas e mato nativo.

Subir o topo só montanhistas e mochileiros.

Bem, digamos q haja uma antena onde possa ser colocada a estação, como fizeram o William e o Diego..

Ficaria em desvantagem com o PNI já q a estação foi devidamente instalada em baixada.

Se realmente houvesse uma maneira de pôr uma estação no PP eu seria um dos primeiros a contribuir, já q contribuí com o PNI q fica no Sudeste.

Finalizando, devemos passar a ignorar essas comparações descabidas entre regiões distintas e seus climas, de qker maneira, incríveis!

(sobre os paranaenses desprezarem seu clima... sei lá.. pode até ter um fundo vddeiro, mas não me inclúo entre esses)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

2014 - Mínimas Absolutas:

 

Região Sul / Sudeste

 

-00,2 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

 

06,7 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

 

07,6 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

 

08,2 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

08,3 - Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)

08,3 - Urupema SC (Epagri)

08,9 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

 

09,2 - Campos do Jordão SP (PWS - Jaguaribe)

09,2 - Monte Verde MG (Aut/Inmet)

09,4 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

09,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

09,6 - São Joaquim SC (St Isabel)

 

10,3 - São José dos Ausentes RS (PWS)

10,5 - Maria da Fé MG (Aut/Inmet)

10,6 - Pico do Couto RJ (Aut/Inmet)

10,8 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

 

11,1 - Nova Friburgo RJ (Aut/Inmet)

11,1 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

11,1 - São José dos Ausentes SC (Aut/Inmet)

11,3 - Cruzeiro SC (Conv)

11,3 - São Joaquim SC (Climaterra)

11,8 - Quaraí RS (Aut/Inmet)

11,9 - Santana do Livramento RS (PWS)

 

Região Nordeste

 

14,0 - Vitória da Conquista BA

14,4 - Piatã BA

15,5 - Delfino BA

15,8 - Caracol PI

16,1 - Irecê BA

16,1 - Correntina BA

16,1 - Triunfo PE

16,2 - Garanhuns PE

16,4 - Itiruçu BA

16,5 - Morro do Chapeu BA

16,7 - Lencois BA

 

Região Norte

 

18,0 - Serra de Carajás PA

18,1 - São Felix do Tocantins TO

18,6 - Dianópolis TO

 

Região Centro-Oeste

 

13,9 - Águas Emendadas DF

15,6 - Alto Paraiso de Goiás GO

16,6 - Brasília DF

16,7 - Morrinhos GO

16,7 - Pirenopolis GO

16,7 - Silvania GO

16,8 - Jatai GO

17,2 - Cristalina GO

17,3 - Rio Verde GO

17,6 - Pires do Rio GO

17,7 - Goiania GO

17,9 - Mineiros GO

18,0 - Alto Taquari MT

18,3 - São Vicente MT

18,5 - Santo Antonio do Leste MT

18,6 - Formosa GO

18,6 - Ipameri GO

18,6 - São Gabriel do Oeste MS

18,7 - Comodoro MT

18,7 - Luziania GO

18,7 - Itapaci GO

18,8 - Caiponia GO

18,8 - Goianésia GO

18,9 - Monte Alegre de Goiás GO

Link to comment
Share on other sites

TRÊS VIVAS PARA:

 

14,0 - Vitória da Conquista BA

14,4 - Piatã BA

15,5 - Delfino BA

 

NEM AKI EM PIRACITY TIVE MÍNIMA SUB-15 ESTE ANO!!

HAHAHAHA!!!

 

++++++++++++++++++++++++++++++++

 

ÚLTIMOS DIAS EM FLORIPA & JOINVILLE

AEROS, NUMA COMPARAÇÃO POR MERA CURIOSIDADE.

(SADIA)

 

Interessante. Mas ainda bato numa tecla. Há erros na estação do aeroporto. Infelizmente.

Link to comment
Share on other sites

Sinto saudade da época em q eu acreditava q a média anual de Curitiba seria sempre 16,4°C..

 

Abraços

 

Média Anual - Ultimos 5 anos

 

Curitiba (Inmet) : 17,7

 

2013: 17,4

2012: 18,2

2011: 17,3

2010: 17,7

2009: 17,9

 

Inacio Martins (Inmet) : 16,0

 

2013: 15,7

2012: 16,4

2011: 15,8

2010: 15,9

2009: 16,0

 

Seria quase como uma Inacio Martins atualmente...

Link to comment
Share on other sites

Epagri/Ciram ‏@EpagriCiram 39 min

 

Os cientistas alertam Planeta Provavelmente para aquecer pelo menos 4 º C até 2100. http://www.climatecentral.org/news/scientists-warn-planet-likely-to-warm-at-least-4c-by-2100-16909

 

MAIS OUTRA

 

Matéria para vender. O problema é que a maioria das pessoas (leigos, não nós do BAZ) acreditam piamente.

Link to comment
Share on other sites

TRÊS VIVAS PARA:

 

14,0 - Vitória da Conquista BA

14,4 - Piatã BA

15,5 - Delfino BA

 

NEM AKI EM PIRACITY TIVE MÍNIMA SUB-15 ESTE ANO!!

HAHAHAHA!!!

 

++++++++++++++++++++++++++++++++

 

ÚLTIMOS DIAS EM FLORIPA & JOINVILLE

AEROS, NUMA COMPARAÇÃO POR MERA CURIOSIDADE.

(SADIA)

 

Interessante. Mas ainda bato numa tecla. Há erros na estação do aeroporto. Infelizmente.

Diego

os erros não seriam decorrentes da localização do AERO?

Me parece q Garuva é bem mais kente no verão do q Joinville e Enseada e Itapoá, mas frescas.

O clima do litoral oferece grande variedade térmica em áreas pouco distantes uma da outra.

Mar aberto, mais fresco..

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

To ficando velho!

Pior é saber q não há nada q possa reverter isso ( não a idade e sim as novas médias curitibanas).

 

Se Inácio Martins é a Curitiba de outrora, Curitiba é a São Paulo dos anos 60..

 

Lamentável

 

Acho que nem a São Paulo dos anos 60 chega a ser tão fria como a Curitiba de hoje. Quem sabe a São Paulo do início do século passado, lá para 1910, quem sabe... São Paulo da década de 60, definitivamente, não creio. Sampa aumentou bem sua média da Normal de 31-60 para 61-90. E aumentará BEM para 91-2020. Isso não SIGNIFICA AQUECIMENTO GLOBAL, mas sim, ilhas de calor, que sim, tem a ver com a relação antropogênica (causada pelo homem) = asfalto, desmatamento, poluição nos grandes centros urbanos. Mas você soma todos os grandes centros urbanos do mundo e não representa "merda" nenhuma em termos de %¨em relação à área do planeta que não sofre estes aquecimentos localizados.

Link to comment
Share on other sites

Epagri/Ciram ‏@EpagriCiram 39 min

 

Os cientistas alertam Planeta Provavelmente para aquecer pelo menos 4 º C até 2100. http://www.climatecentral.org/news/scientists-warn-planet-likely-to-warm-at-least-4c-by-2100-16909

 

MAIS OUTRA

Antes eu era cético quanto ao aquecimento global. Hoje acho que tem algumas coisas que têm fundamento sim! Os verões estão cada vez mais tórridos e ondas de calor matam pessoas ano a ano. Claro que ainda há fortíssimas ondas de frio, como esta que estamos presenciando nos EUA e Canadá, mas temos que ser realistas que os verões aqui no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte estão se tornando cada vez mais insuportáveis!

Estive em Budapeste início de novembro e estava até um pouco abafado, sem frio algum. Moradores locais me comentaram que há anos atrás já estavam com muito frio naquela época do ano e que era absurda a temperatura que fazia em pleno novembro!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Sinto saudade da época em q eu acreditava q a média anual de Curitiba seria sempre 16,4°C..

E eu que acreditava que Sampa ia ser sempre igual aos tempos da normal 1961-1990... :mosking:

 

Passar anos sem chegar nos 34°C...

Máximas absolutas anuais de 33,2 / 33,4°C...

Alguns anos com máximas absolutas de 32,x°C

Verões com mínimas chegando frequentemente aos 17, 16°C (Às vezes 15, 14, até 13°C)...

Raras noites com dificuldades para dormir (Sempre existiram. Mas naquela época não eram rotina como hoje)...

De vez em quando um verão mais chuvoso em que quase não se sentia calor...

Simplesmente não passava pela cabeça de ninguém ter ar condicionado em casa...

 

Tempos que não voltam mais... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Lá não é como no MI ou no PNI, onde há áreas planas e espaços não só para a estação, qto para todo o aparato necessário para a PERMANÊNCIA E SEGURANÇA da estação.

Vejam q se não houvessem os guardinhas do PNI, a estação já teria desaparecido há meses.

Alguém tem alguma dúvida?

:

Finalizando, devemos passar a ignorar essas comparações descabidas entre regiões distintas e seus climas, de qker maneira, incríveis!

(sobre os paranaenses desprezarem seu clima... sei lá.. pode até ter um fundo vddeiro, mas não me inclúo entre esses)

 

Abraços

 

 

Seu Fields.

 

Foi um dos melhores comentários que já li neste espaço nos últimos dias.

 

Uma verdade tem que ser dita...é muito mais fácil chegar ao Posto Marcão do que ao Pico Paraná. E onde há mais facilidade em chegar, ali também ficaria facil pros amigos do alheio fazerem o rapa.

 

Sobre os Paranaenses não se preocuparem com o clima, há dados que podem comprovar esta minha frase.

 

Estações online Wunderground:

Paraná: 11

São Paulo: 29

 

Não é bairrismo, sei que em São Paulo tem mais gente, etc etc, mas o clima do Paraná é muito menos chato que o de São Paulo, nem Palmas tem estação no Wunderground! Então devo deduzir que o povo paranaense não quer nem saber de seu clima, claro que há exceçoes.

Link to comment
Share on other sites

Argentina - Mínimas 2014:

 

-01,0 - Maquinchao

-00,8 - El Calafate

-00,7 - Bariloche (Cerro Catedral)

-00,6 - El Bolson

 

00,8 - Rio Gallegos

 

01,3 - Bariloche

 

02,3 - Esquel

02,5 - Ushuaia

 

03,4 - San Julian

03,8 - Perito Moreno

 

04,0 - Azul

04,2 - Puerto Deseado

04,6 - Tandil

 

05,2 - Malarque

05,3 - Bolivar

05,5 - Las Flores

 

06,0 - Mar del Plata

06,3 - Viedma

06,4 - Comodoro Rivadavia

 

07,0 - Dolores

07,2 - Trelew

 

08,0 - General Pico

08,0 - Tres Arroyos

 

09,0 - San Antonio Oeste

09,0 - Santa Rosa

09,0 - Villa Reynolds

09,1 - La Quiaca

09,4 - Junin

09,5 - Neuquen

09,6 - La Plata

Link to comment
Share on other sites

Também suspeito dos dados do aeroporto de Joinville por um motivo bem simples, nos dias de temperatura alta eu acessei a webcam no horário, e notei que havia um bom vento o que torna bem difícil aquelas temperaturas...

 

E Garuva realmente é sofrível... Está embaixo da serra e relativamente longe do mar (±25km)... Normalmente é bem nublada também, mas quando tem sol vira um fornalha... Pra piorar ainda tem vários morros a leste que impedem uma ventilação maior, uma brisa marítima.... :heat: :heat: :heat:

 

Aquela praça de pedágio no pé da serra é tensa!

 

Aqui Céu Parcialmente Nublado e 31°C, tá ótimo pros nosso padrões!!!

Link to comment
Share on other sites

Caco

Minha memória nem sempre ajuda qdo necessito de números para comprovar uma afirmação, então sempre corro o risco de exagerar ou minimizar os fatos, se não estiver munido de tabelas ou gráficos.

Comparei Curitiba com a SP dos anos 1960 pq me veio à mente (falha) q a média de SP, nakela época seria 18°C.

Não kis dizer com isso q fazia em Sampa todo o frio invernal q ainda ocorre (em menor escala) em Ctba.

Ainda registramos na capital paranaense mínimas negativas, entretanto mínimas sub-10°C já são menos frequentes do q há algumas décadas.

(as próprias mínimas negativas estão ficando raras).

Seria efeito da urbanização?

Já discutimos inúmeras vzs e as dúvidas persistem.

A urbanização afetou sim o clima e elevou as temperaturas nas últimas décadas.

Mas existem outros fatores q contribuíram para o aumento das médias e um deles se chama DEGRADAÇÃO DO MEIO-AMBIENTE.

É algo q ocorre em todo o planalto curitibano. Afeta parcialmente as áreas afastadas da capital e intensamente a região central de Curitiba.

Piraquara ainda apresenta médias razoáveis, mas daki à algumas décadas ...

 

Tempestade em formação ao sul de Ctba agora..

5a4e8959d56c2_2014-01-0717_55_02.jpg.0f3de2074599e5164fab293e0a1195bc.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, mais do mesmo...

Manhã com cirrus, cirrocumulus e cirrostratus (Houve halo solar de novo. Não fotografei porque alguém poderia pensar que é a mesma de ontem :sarcastic: ).

À tarde, alguns cumulus um pouco desenvolvidos mas sem maiores consequências.

 

Hoje foi o dia da temperatura do Mirante possivelmente estar errada na tabela das capitais do INMET: 31,9°C.

A automática chegou a registrar 32,9°C, mínima de 19,7°C na convencional.

Há que esperar a leitura de 0h UTC.

 

No IAG: 18,1°C / 32,4°C.

 

Por aqui já temos uma aragem mais fresca, possivelmente brisa marítima... (Carlos e Artur...)

Link to comment
Share on other sites

Comparei Curitiba com a SP dos anos 1960 pq me veio à mente (falha) q a média de SP, nakela época seria 18°C.

Não kis dizer com isso q fazia em Sampa todo o frio invernal q ainda ocorre (em menor escala) em Ctba.

Apenas a título de curiosidade, médias compensadas anuais na normal 1961-1990 em Sampa:

 

INMET - Mirante: 19,2°C

INMET - Horto Florestal (Desativada): 18,5°C

IAG: 18,7°C

Link to comment
Share on other sites

No IAG: 18,1°C / 32,4°C.

 

Por aqui já temos uma aragem mais fresca, possivelmente brisa marítima... (Carlos e Artur...)

 

Minha máxima foi menor que a do IAG, com 31,4. A mínima de madrugada foi de 18,5 graus.

 

Aqui já está tomado de nuvens vindas da serra, 24,0 graus e caindo. O vento já é bem agradável aí fora. A maritimidade é razoavelmente forte e deve trazer alívio pra boa parte da cidade de SP nas próximas horas. Há chance de formação de neblina no topo da serra.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, já li tantas "fábulas" que certos cientistas criam que já nem leio mais. É tudo do mesmo. "Planeta irá aquecer.""Culpa do homem"."Subirá 4ºC até 2000 e tantos". E bla bla bla... Ainda acredito na ideia de ciclos, e nada reverterá o que penso. Agora, relacionar essa bomba nos EUA com aquecimento global é simplesmente ridículo!!! Assim como Vinicius disse, daqui a pouco resfriamento global será fruto do aquecimento global!! Kkkk

Link to comment
Share on other sites

Sergio Abranches ‏@abranches 2 h

 

Extremos de frio e calor podem estar indicado o novo normal com a mudança climática, post em Ecopolitica: http://bit.ly/1acmBzG

 

UMA VERDADEIRA PÉROLA!

A única coisa que eu já li há tempos e parece que realmente aconteceu (Os que conhecem mais sobre o assunto podem comentar) é que nas fases pré-mudanças naturais houve muita "agitação" na atmosfera.

 

Exemplificando: do período romano até mais ou menos os anos 950/1000 da nossa era, o clima do planeta foi mais ou menos tranquilo.

Os romanos chegaram a produzir vinho na Inglaterra, os vikings colonizaram a Groenlândia, etc, etc.

 

Parece que o período entre o ano 1000 (Aproximadamente) e o início do 1ª fase da Pequena Idade do Gelo (~1200-1450) foi bem agitado, com grandes tempestades, períodos de seca, ondas frio fortes, etc, etc.

O mesmo parece ter acontecido antes do início da 2ª fase da PIG (~1550-1850).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.