Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

ESTA DESCULPA DURA 30 ANOS, ALGUMA COISA ESTÁ ERRA, COM CERTEZA É ESTA TECLA!!! HOJE EU DIRIA, INCOMPETÊNCIA DOS PREFEITOS DE 1980 ATÉ O ÚLTIMO, QUE TEU IRMÃO DÊ INÍCIO A MUDANÇA, SE NÃO, NESTE QUESITO ENTRARÁ PARA O GRANDE CLUBE.

 

NÃO CABE MAIS DESCULPAS, SÃO MAIS DE 30 ANOS DESTE PROBLEMAS, DESCULPA AGORA SÓ QDO HOUVER UMA CALAMIDADE CLIMÁTICA, FORA ISTO É PROBLEMA POLÍTICO/ADMINISTRATIVO.

 

Olhar a realidade e o contexto atual te colocará no clube dos realistas inteligentes. Inteligente pra saber que em 4 anos e em meio a uma situação caótica e a inoperância de 30 anos, somados aos entraves burocráticos, não serão resolvidos em tão curto tempo dada a complexidade do problema.

 

Se não estas informado, os primeiros passos já estão sendo dados. Como a aprovação de um plano diretor novo, que não era debatido há 30 anos, e agora impõe limites ao crescimento desordenado e a fome da construção civil.

 

Plano diretor de 30 anos agora substituído. Com certeza o meu irmão não fará parte do grande clube. Foi o único que em 30 anos aprovou o novo ordenamento da cidade.

 

Sabe quem tenta barrar na justiça? O SINDUSCON, sindicato das condtrutoras, obviamente porque não poderão promover a algazarra dos últimos anos que culminou neste caos.

 

Te informe antes de sair dando pitacos desnecessários amigo Ronaldo.

Link to comment
Share on other sites

Temos uma nova estação em Cdj vocês viram ? Começou a reportar a alguns minutos , está a 1655 metros com o nome Sigma Octantis Observatory conhece Sérgio ou alguém que conhece a região ? Vai ser legal acompanhar se manter online , faz 17 C lá , oww caio que surpresa não sabia perdão pela pergunta idiota kk parabéns outra vez !

Link to comment
Share on other sites

 

Tristeza no turismo hoje, mas até o momento não dá pra reclamar de São Pedro, a não ser a infra-estrutura que não está preparada para suportar tanta gente.

 

Bom, ao menos faz um bom frio no topo da serra. Dia bom pra curtir um sítio acima dos 1400m/1500m, o que daria a sensação de um dia invernal por aqui para quebrar o gelo do calor sufocante dos últimos dias.

 

O turismo de verão normalmente não gosta de dias como o de hoje, mas eu achei muito bem vindo esse refresco. (Como também já fui/sou turista de verão, sei que dias assim atrapalham alguns planejamentos).

 

Quanto a infra... não é simples existir infra-estrutura para aguentar uma duplicação ou triplicação populacional em poucos dias.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Os institutos erraram legal a previsão para Sampa. Davam máxima de uns 27/28ºC. Chegamos nos 30/31ºC. Ocorreu que a frente chegou "retardada". Só chegou após as 15 hs. Até este horário estava um calor dos diabos. ÀS 17 hs, o tempo já tinha virado do avesso. Agora, 19 hs, tenho vento SW, nubladão e "apenas" 22ºC na Granja Viana. Pensar que às 15 hs estava com 30ºC... Quero ver a bizarrice que será a "quantidade de horas" que manteremos esta temperatura civilizada, pois já há indicativos de que o calorão voltará.

 

A Climatempo já deu o alerta de que este janeiro será bem seco em Sampa e parte do Sudeste.

 

Eu, que não gostava de verão chuvoso, estou começando a mudar de opinião. Estou começando a achar que, se for essencial para refrescar, é melhor que chova!. A não ser que dê para ter temperaturas mais civilizadas sem chuva.

 

Pensando melhor, acho que Jan/2012/1013 choveu na média ou até menos e foi abaixo da média em relação às temperaturas.

 

Só sei que este calor tira a gente do sério...

 

O negócio é aproveitar estes raros momentos atuais, como agora, 22ºC!!!

 

 

Aqui foi inverso, na sexta previam máximas muito superiores, acontece que a FF chegou antecipadamente. Felizmente.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a infra... não é simples existir infra-estrutura para aguentar uma duplicação ou triplicação populacional em poucos dias.

 

Exacto! E são 15 dias de explosão, depois justifica investir rios de dinheiro público para 15 dias de loucura? Acho que poucos locais do mundo sofrem este inchaço em período tão curto.

 

Depois do dia 6 de janeiro não ouviremos mais falar em caos, até o carnaval.

 

Todos vem de carro, alugam casa e apartamento e muitos ficam amontoados, é algo surreal. Nenhuma cidade civilizada aguenta isso.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis

 

19ºC, chuva fraca, vento SSO 8/20 km/h, 1020hPa.

 

Morro da Igreja = 9ºC

 

Tristeza no turismo hoje, mas até o momento não dá pra reclamar de São Pedro, a não ser a infra-estrutura que não está preparada para suportar tanta gente.

 

Bom, ao menos faz um bom frio no topo da serra. Dia bom pra curtir um sítio acima dos 1400m/1500m, o que daria a sensação de um dia invernal por aqui para quebrar o gelo do calor sufocante dos últimos dias.

 

Esse ano deve ter sido o mais aproveitável em muitos anos... Já as praias catarinenses vão perder muito dinheiro se não ampliarem suas redes. Infelizmente no Brasil tem que faltar bastante primeiro pra depois ampliar. E esse problema já é antigo... Só esperamos a solução mais rápida... :good:

 

Aqui segue tempo agradável e céu nublado.

Link to comment
Share on other sites

Aqui agora céu encoberto por nuvens baixas vindas do mar. 21.7 graus na Penha (CGE).

 

Assim como dezembro, pelo visto janeiro será de chuvas abaixo da média em Sampa, bem abaixo!

 

Se em dezembro o motivo da pouca chuva foi o canal de umidade jogado bem mais pro norte. Nesse mês de janeiro o motivo será o contrário, ou seja, o canal da umidade mais pro sul, atingindo RS e SC.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Os institutos erraram legal a previsão para Sampa. Davam máxima de uns 27/28ºC. Chegamos nos 30/31ºC. Ocorreu que a frente chegou "retardada". Só chegou após as 15 hs. Até este horário estava um calor dos diabos. ÀS 17 hs, o tempo já tinha virado do avesso. Agora, 19 hs, tenho vento SW, nubladão e "apenas" 22ºC na Granja Viana. Pensar que às 15 hs estava com 30ºC... Quero ver a bizarrice que será a "quantidade de horas" que manteremos esta temperatura civilizada, pois já há indicativos de que o calorão voltará.

 

A Climatempo já deu o alerta de que este janeiro será bem seco em Sampa e parte do Sudeste.

 

Eu, que não gostava de verão chuvoso, estou começando a mudar de opinião. Estou começando a achar que, se for essencial para refrescar, é melhor que chova!. A não ser que dê para ter temperaturas mais civilizadas sem chuva.

 

Pensando melhor, acho que Jan/2012/1013 choveu na média ou até menos e foi abaixo da média em relação às temperaturas.

 

Só sei que este calor tira a gente do sério...

 

O negócio é aproveitar estes raros momentos atuais, como agora, 22ºC!!!

 

 

Aqui foi inverso, na sexta previam máximas muito superiores, acontece que a FF chegou antecipadamente. Felizmente.

 

Poder ter chegado antecipada aí Beto, aqui chegou com umas "tantas horas" de atraso. Era para termos máxima de 27ºC no sábado (já devido à efeito da FF), porém, tivemos 31ºC. A FF chegou após os 31ºC, lá pelas 15 hs.

 

A bizarrice será a duração medíocre desta FF. Daqui a pouco o calorão voltará com TUDO!

 

Este 1º semestre FOI PARA O SACO!

 

Estou vendo uma luz no fim do túnel somente lá para dia 14/Jan, com uma freada neste calor todo. Seguem-se daí dias mais civilizados. Espero que siga esta tendência e que a 2ª quinzena seja diferente!

Link to comment
Share on other sites

Depois da chuvarada de ontem, a noite e madrugada foram de céu com muita nebulosidade. Sendo assim, as mínimas ficaram altas. Aqui em casa, registrei 16,6.

Como ficará o tempo hoje???

O sol voltará??? Vai ficar nublado o tempo todo ??? Vai chover como ontem ???

Muitas duvidas nesse amanhecer de domingo :prankster: :prankster:

 

William, não sabia dessa nova estação aqui na cidade. Vamos ver se descobrimos mais detalhes. :ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Bazianos!

 

Caio de para-quedas novamente aqui no fórum depois das minhas férias. Estive fora desde o Natal, acabei escapando dessa onda de calor que tivemos aqui no RS. Nas minhas 3 estações foram batidos os recordes absolutos de temperatura máxima, sendo de 35,9ºC na Lagoa da Harmonia (27/12), 38,3ºC na Welp (26/12) e 40,9ºC em Languiru (26/12).

Este ano conseguirei contribuir mais no fórum, terminei a faculdade e vou dar um tempo por 1 semestre nos estudos. Nesse semestre tenho alguns projetos, sendo o primeiro resolver os problemas de internet da estação da Welp. Acredito que em 2 semanas ele voltará a ficar 100% online. O outro é incrementar o meu site (tempoemteutonia.com.br) e criar um site mobile melhor. É incrível, o pessoal aqui da minha cidade e região me cobra direto o site mobile e um app pra Android e Ios. :mosking:

Esse refresco no tempo veio muito bem. Ontem tivemos mínimas bem agradáveis e hoje novamente: 16,4ºC INMET | 16,6ºC Lagoa da Harmonia | 16,8ºC Languiru.

A temperatura já subiu rápido, a temperatura está na faixa dos 23ºC aos 26ºC por aqui. Céu completamente azul e uma leve brisa de SE.

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, o sol vai e vem. Muitas nuvens.

Temperatura na casa dos 23°C.

 

Em Taubaté já passou dos 28°C.

Segundo relatos do pessoal lá de Taubaté, a chuva de ontem, causou muitos estragos pela cidade. Acredito eu, só danos materiais.

 

William, olhando aquele mapinha em que aparece a estação, a mesma está instalada no bairro Jaguaribe.

Mais ou menos, acho que posso afirmar que ela está na metade do caminho entre a minha casa e a loja.

Por outro lado, não deve estar muito distante da estação do Inmet.

Inmet 1642 m

Sigma 1655 m

Link to comment
Share on other sites

Modelo Global do CPTEC indica uma tendência de aumento da precipitação daqui a 10 dias mais ou menos pra SP, até lá o que se vê é apenas as pancadas de fim de tarde... e o calor prosseguirá...

 

b4yu.png

 

Porém pelo CFS, não há expectativa de chuvas significativas para o estado de SP ao longo desse Janeiro, indicando que deve ser um mês de chuvas abaixo da média também...

 

e6l.gif

kpv.gif

 

Ainda pelo CFS, o calor deve ganhar força novamente sobre o Centro-Sul na segunda quinzena de Janeiro.

 

coz.gif

 

E o Atlântico aqueceu mesmo! Registros de 26/28C na costa do Sul/Sudeste... O ápice de aquecimento normalmente vem no mês que vem ou em Março.

 

1o1p.gif

Link to comment
Share on other sites

Temos uma área de chuva passando aqui por perto. Escureceu bastante e ouve-se alguns trovões.

Temperatura que tinha atingido quase os 25, caiu para 23°C agora.

 

Com relação à essa nova estação, creio eu que ela seja mais para topo. E a altitude correta dela é 1673 m.

Como ainda não conheço essas regiões mais afastadas então não sei a localização exata.

Link to comment
Share on other sites

Temos uma nova estação em Cdj vocês viram ? Começou a reportar a alguns minutos , está a 1655 metros com o nome Sigma Octantis Observatory conhece Sérgio ou alguém que conhece a região ? Vai ser legal acompanhar se manter online , faz 17 C lá , oww caio que surpresa não sabia perdão pela pergunta idiota kk parabéns outra vez !

 

Uhul!

Vai ser ótimo poder acompanhar!

Estou quase certo de que não é topo, os dados estão oscilando bastante.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma tarde quente hoje, porém a sensação térmica é bem mais tolerável devido à umidade estar mais baixa.

Faz 31,2ºC, porém a UR é de 45%. Em dias anteriores esta UR estava ao redor dos 60% com a mesma temperatura...

 

MG e RJ estão sofrendo o efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens.

 

Por aqui não caiu uma gota de chuva com a passagem da FF. Eu percebi apenas uma ligeira melhora na sensação térmica.

 

(Imagem do vapor de água)

9EHrLIV.png

Link to comment
Share on other sites

 

.....E o Atlântico aqueceu mesmo! Registros de 26/28C na costa do Sul/Sudeste... O ápice de aquecimento normalmente vem no mês que vem ou em Março.

 

1o1p.gif

 

Colírio.....lindo demais,

 

Para quem aprecia outras coisas.

 

20/30S 30/50W

 

JAN FEV

 

2000 25.44786 26.00557

2001 26.43479 27.40256

2002 25.85589 26.31853

2003 26.13336 27.29950

2004 25.16143 25.70261

2005 25.52055 25.55239

2006 26.27388 27.05253

2007 25.61484 26.44910

2008 25.73425 26.06630

2009 25.23054 26.242563

2010 27.07016 28.04985

2011 25.82933 27.02294

2012 24.93601 25.99956

2013 25.83053 26.45776

Link to comment
Share on other sites

Rio Grande do Sul registra frio no auge do verão

Por: Luiz Fernando Nachtigall Janeiro, 04-01-2014

RIO GRANDE DO SUL E URUGUAI REGISTRAM FRIO NO AUGE DO VERÃO | O Rio Grande do Sul teve frio neste sábado (4) em pleno auge do verão, apenas poucos dias após termômetros terem registrado mais de 41ºC no Estado. A temperatura baixa é resultado de uma massa de ar seco e frio de maior pressão atmosférica que ingressou no Estado entre ontem e hoje. A temperatura caiu bastante também no Uruguai e Argentina. Veja em boletim do meteorologista Luiz Fernando Nachtigall as mínimas registradas hoje e descubra até quando vai a trégua do calorão.

 

Metsul, blog e facebook,

 

==============================

 

Tá vendo ocêis reclama demais....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Tempo instável em Piraquara.

Céu encoberto e sol fraco (difuso) entre as nuvens altas. (Cb's em início de formação no horizonte)

23°C e 80% de umidade.

Sensação de abafamento.

Ventos fracos/calmos.

 

Essa situação qeu estamos vivendo é aquelas típicas onde o ar mais fresco vem sem tanta espessura e adentra o litoral catarinense. Estamos nublados aqui embaixo com temperatura parecida com Piraquara..

Link to comment
Share on other sites

Dia NORMALÍSSIMO DE verão em Sampa hoje. Abafado. Mínima de 20ºC, máxima de 29ºC (Inmet). A partir da tarde as chuvas aumentaram e, no final da tarde, começou a chover para refrescar. Aliás, estamos com instabilidades e chuvisca até agora aqui na Granja Viana (19:30).

 

Veremos como se comportará a semana. Até ontem as previsões eram nada animadoras. Hoje deram uma amenizada no calorão para esta semana. Mesmo assim, fará calor. Resta saber a intensidade.

 

Parece-me que, a partir do dia 13/Jan, teremos um maior refresco.

Link to comment
Share on other sites

ESTA DESCULPA DURA 30 ANOS, ALGUMA COISA ESTÁ ERRA, COM CERTEZA É ESTA TECLA!!! HOJE EU DIRIA, INCOMPETÊNCIA DOS PREFEITOS DE 1980 ATÉ O ÚLTIMO, QUE TEU IRMÃO DÊ INÍCIO A MUDANÇA, SE NÃO, NESTE QUESITO ENTRARÁ PARA O GRANDE CLUBE.

 

NÃO CABE MAIS DESCULPAS, SÃO MAIS DE 30 ANOS DESTE PROBLEMAS, DESCULPA AGORA SÓ QDO HOUVER UMA CALAMIDADE CLIMÁTICA, FORA ISTO É PROBLEMA POLÍTICO/ADMINISTRATIVO.

 

Olhar a realidade e o contexto atual te colocará no clube dos realistas inteligentes. Inteligente pra saber que em 4 anos e em meio a uma situação caótica e a inoperância de 30 anos, somados aos entraves burocráticos, não serão resolvidos em tão curto tempo dada a complexidade do problema.

 

Se não estas informado, os primeiros passos já estão sendo dados. Como a aprovação de um plano diretor novo, que não era debatido há 30 anos, e agora impõe limites ao crescimento desordenado e a fome da construção civil.

 

Plano diretor de 30 anos agora substituído. Com certeza o meu irmão não fará parte do grande clube. Foi o único que em 30 anos aprovou o novo ordenamento da cidade.

 

Sabe quem tenta barrar na justiça? O SINDUSCON, sindicato das condtrutoras, obviamente porque não poderão promover a algazarra dos últimos anos que culminou neste caos.

 

Te informe antes de sair dando pitacos desnecessários amigo Ronaldo.

 

NÃO DEI PITACOS NA ATUAL, SIM NO CHORORÔ DE SEMPRE, QUE ESCUTO A MAIS DE 30 ANOS, SEI QUE NÃO SERÁ EM 4 E NEM 10 ANOS PARA RESOLVER, POIS ALGUMAS MEDIDAS LEVARÃO TEMPO MESMO.

 

TEU IRMÃO TERÁ QUE DAR O PONTA PÉ INICIAL E SÓ DEPOIS DO FIM DO MANDATO DELE É QUE TEREMOS UMA NOÇÃO E SOZINHO ELE NÃO FARÁ NADA, AS "FORÇAS OCULTAS" SÃO ENORMES NA ILHA E EM SC PARA QUE O NOSSO ESTADO REALMENTE DESLANCHE. ELE QUE SE PREPARE, SE REALMENTE QUISER TOMAR AS MEDIDAS QUE SÃO NECESSÁRIAS IRÁ MEXER COM MUITO ABELHEIRO! SE PREPARE MUITO BEM ANTES DE TOMAR AS MEDIDAS PARA NÃO PASSAR RECIBO.

 

JÁ RECEBÍ ELOGIOS DE MUITOS AMIGOS E PARENTES DE LÁ, ASSIM COMO RECLAMAÇÕES, O QUE É NATURAL. SE ELE CONSEGUIR + UMA GESTÃO PODERÁ DAR UM BELO INÍCIO PARA MUDANÇAS NA CAPITAL, SERÁ DIFICÍLIMO E NÃO PELA BUROCRACIA, SIM PELOS INTERESSES EM MANTER COMO ESTÁ. TORÇO MUITO PARA QUE COMECE A SOLUCIONAR OS ENTRAVES DA ILHA.

Link to comment
Share on other sites

Dia NORMALÍSSIMO DE verão em Sampa hoje. Abafado. Mínima de 20ºC, máxima de 29ºC (Inmet). A partir da tarde as chuvas aumentaram e, no final da tarde, começou a chover para refrescar. Aliás, estamos com instabilidades e chuvisca até agora aqui na Granja Viana (19:30).

 

Veremos como se comportará a semana. Até ontem as previsões eram nada animadoras. Hoje deram uma amenizada no calorão para esta semana. Mesmo assim, fará calor. Resta saber a intensidade.

 

Parece-me que, a partir do dia 13/Jan, teremos um maior refresco.

Realmente, o refresco foi tiro curtíssimo e o calor voltou, com sol e aumento de nuvens durante o dia.

 

Mas as chuvas da tarde deram aquele alívio normal do verão.

Choveu mais na zona norte e no centro de Sampa, com acumulado máximo de 19,6 mm (SAISP e CGE).

Em vários bairros das outras regiões da cidade, choveu abaixo de 1 mm ou não choveu.

 

Mirante: 20,5°C / 29,5°C

IAG: 19,6°C / 29,2°C

 

Agora, céu encoberto, temperaturas ente 22 e 23°C nos 3 aeroportos.

 

Se as chuvas de fim de tarde forem constantes durante a semana, mesmo sem acumulados apreciáveis, as noites serão mais agradáveis, mesmo com dias quentes.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, será que com o Atlântico aquecido da forma como está, pode favorecer a formação

de baixas pressões tropicais neste verão? Será que há uma maior chance de tempestade

tropical este ano no litoral brasileiro?

 

abraço

 

Não dá pra afirmar, porque há outros fatores envolvidos, mas só das águas estarem mais aquecidas já é propenso pra formação dessas tempestades... Até março tem chão... Quem sabe?

 

Abraços!

 

 

Colírio.....lindo demais,

 

Para quem aprecia outras coisas.

 

20/30S 30/50W

 

JAN FEV

 

2000 25.44786 26.00557

2001 26.43479 27.40256

2002 25.85589 26.31853

2003 26.13336 27.29950

2004 25.16143 25.70261

2005 25.52055 25.55239

2006 26.27388 27.05253

2007 25.61484 26.44910

2008 25.73425 26.06630

2009 25.23054 26.242563

2010 27.07016 28.04985

2011 25.82933 27.02294

2012 24.93601 25.99956

2013 25.83053 26.45776

 

Posso tá errado, mas as temperaturas desse ano em janeiro que ainda mal começou, estão próximas de 2010 ao menos agora, quando o Atlântico estava super aquecido também, aliás a maior temperatura desde os anos 2000, não?

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, noite de céu estrelado aqui em CDJ.

Temperatura de 18,1 em casa agora.

 

Tentei ver no Google Maps, imagens da região onde foi instalada essa nova estação e não cheguei a conclusão alguma se está mais para topo ou baixada.

 

Achei estranho ela ter marcado 30,2 hoje; se não me engano, a aut. marcou 26°C.

Hoje foi bem mais fresco do que sexta-feira. Quando a máxima ficou em 29.

Link to comment
Share on other sites

Que noite é essa depois da chuva. ? Efeito baixada bombando 14,3C em casa queda de 2C/h e quentes 19C sítio Toatoa , incrível diferença , agora tem desculpa mais não , estação aqui em casa muito bem calibrada kkk

 

PNI 7,8 graus!

 

EDIT: que legal... vi agora que 7,8 foi as 19:28, parou de passar os dados dês de então.

 

Geada é possível hoje...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.