Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

 

-00,2 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

06,7 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

08,2 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

 

Carlos,

 

Bem interessante essa diferença do horto para a estação do Inmet! Quanto será que deu naquelas baixadas absurdas entre Monte Verde e Gonçalves, verdadeiros panelões a 1.700m de altitude!? Menos de 5.0, muito provavelmente...

Link to comment
Share on other sites

 

-00,2 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

06,7 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

08,2 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

 

Carlos,

 

Bem interessante essa diferença do horto para a estação do Inmet! Quanto será que deu naquelas baixadas absurdas entre Monte Verde e Gonçalves, verdadeiros panelões a 1.700m de altitude!? Menos de 5.0, muito provavelmente...

Luba aqueles paneloes são incríveis vi fotos e já passei por lá , que falta faz alguma pessoa que tem aqueles chalés lá colocar uma estação , tenho amigo de lá que fala que quando vai pra escola no inverno vê o termômetro da praça marcando -2C. -3C

Link to comment
Share on other sites

Choveu granizo em alguns bairros de Curitiba nesta tarde.

Em Piraquara novamente choveu pouco, apesar do barulho do final da tarde.

Foram apenas 3mm!

 

Nestes 7 dias de janeiro, tenho as seguintes médias:

 

18,1°C Mínimas

26,2°C Máximas

22,1°C Média

 

Precipitação: 116,3 mm

 

Olha aqui em Curitiba Região do Batel-Rebouças-Centro houve uma baita temporal de uns 20 minutos com raios, muita agua e um pouco de granizo.

Link to comment
Share on other sites

Estive em Budapeste início de novembro e estava até um pouco abafado, sem frio algum. Moradores locais me comentaram que há anos atrás já estavam com muito frio naquela época do ano e que era absurda a temperatura que fazia em pleno novembro!

Abraços.

 

Provavelmente gente com sangue brasileiro e de memória curta!

Link to comment
Share on other sites

.

Diego

os erros não seriam decorrentes da localização do AERO?

Me parece q Garuva é bem mais kente no verão do q Joinville e Enseada e Itapoá, mas frescas.

O clima do litoral oferece grande variedade térmica em áreas pouco distantes uma da outra.

Mar aberto, mais fresco..

 

Abraços

 

Carlos, o nosso aero está a 2 km da Baía da Babitonga. Ele sempre foi ligeiramente mais fresco que minha estação e mais fresco que as estações mais quentes da defesa civil, do Centro e do bairro Itaum, que registraram 40,x enquanto o aeroporto cravou 42ºC.

 

Ademais, a estação do aeroporto será substituída por uma nova por causa da instalação do ILS. Por isso desconfio de falha de manutenção e/ou descalibração.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Formações de tempestades em todos os setores.

Vista para norte, muitos raios..

 

Muito interessante a formação! Reparou se havia rotação?

Havia sim, Igor, mas logo todo o sistema se desconfigurou devido à forte brisa.

Logo em seguida se formaram outras menos definidas.

 

Abraços

 

 

Na imagem podemos ver claramente uma espécie de linha de instabilidade atuando desde o sudeste do Paraná, até o sul catarinense.

Acredito q o encontro da brisa q sopra do oceano com o ar mais akecido e instável do interior tenham formado esta instabilidade tão bem delineada no lado do Atlântico.

 

Durante a tarde de hj, foi principalmente o choke da brisa fresca e úmida com o ar kente presente no planalto curitibano, q ativou a formação dos temporais, conforme já mencionei anteriormente.

Durante e após as tempestades, as Cb's e mesmo a espessa camada cirrosa q se formou nas bigornas não ultrapassaram o limite da Serra do Mar, o q indica forte atuação da brisa em médios níveis atmosféricos.

 

Temos no momento céu encoberto e relâmpagos no horizonte.

21°C

sc4Kira10_3.jpg.2e2c1f9330f1aeaff33d55794a105577.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Carlos, o nosso aero está a 2 km da Baía da Babitonga. Ele sempre foi ligeiramente mais fresco que minha estação e mais fresco que as estações mais quentes da defesa civil, do Centro e do bairro Itaum, que registraram 40,x enquanto o aeroporto cravou 42ºC.

 

Ademais, a estação do aeroporto será substituída por uma nova por causa da instalação do ILS. Por isso desconfio de falha de manutenção e/ou descalibração.

 

Abs

Se está tão próximo da baía deveria apresentar valores abaixo dos registrados nas dmais estações afastadas da orla.

Provávelmente está descalibrada, como vc disse.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Simepar:

 

>>> Atualizado às 22 h 33 min

Chove e venta muito forte no Rio Grande do Sul nesta noite. Os ventos chegaram próximos aos 100 km/h em algumas estações meteorológicas do oeste gaúcho. No Paraná as chuvas são mais localizadas, e atuam principalmente no noroeste paranaense. Na última hora as precipitações foram significativas em Icaraíma e Paranapoema, por exemplo. Na RMC céu encoberto.

Link to comment
Share on other sites

POA torrando agora à noite!!

 

No momento tenho elevadíssimos 29,5° com 67% e a estação no Moinhos de Vento marca 30,2°!! Pressão em 1005,2 mb e vento NNE a 5,2 km/h.

 

Um potente linha de instabilidade muito bem organizada atravessa desde o S da Lagoa dos Patos até a fronteira oeste. O tempo vai virar bonito nessa madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite.

Mais um dia quente... máxima de 35.7C e mínima de 22.3C!

Agora tenho céu claro e 23.0C, dentro de casa faz 28.8C e 53% de U.R., tá osso. :heat:

 

Off:

Encontrei essa foto no facebook de uma amiga hoje. Foto tirada na Itália, no Vulcão Vesúvio. Será que eles disponibilizam os dados dessa estação? Os dados devem ser interessantes! :clapping:

http://wvvi3yU.jpg

Link to comment
Share on other sites

Nesse aplicativo você diga o nome da sua cidade e ele diz quantos dias com Sol houve na tua cidade em 2013. Foi desenvolvido pela Embratur que não falou qual é a metodologia usada.

 

Curitiba, Joinville e Jaraguá do Sul são as cidades brasileiras com tempo mais fechado no Brasil.

 

http://www.sunnydaysbrasil.com/

 

 

Beleza, mas será que tem como calcular as horas nubladas do Riacho Grande? :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Eu vejo muito entusiastas grilados porque a mídia nacional não ter dado importância para a temperatura negativa mesmo no verão no PNI.....

 

Desculpa Henrique,

 

A Climaterra deu destaque

A Climatempo deu destaque

Pelo que entendi a Metsul dará o devido destaque.

 

Pra quem reclamava que a Metsul não deu destaque... Mafili acertou!

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/493/A_primeira_m%C3%ADnima_negativa_do_ano_e_as_percep%C3%A7%C3%B5es_falsas_de_clima

Link to comment
Share on other sites

Nesta manhã temos céu parcialmente encoberto e 18°C em Piraquara.

Os ventos sopram de norte, fracos.

 

Temperaturas em outras localidades paranaenses (07h):

 

16°C Palmas

17°C Lapa

18°C Francisco Beltrão

18°C União da Vitória

19°C Ponta Grossa

20°C Curitiba

21°C Umuarama

21°C Paranavaí

21°C Londrina

23°C Paranaguá

24°C Foz do Iguaçu

 

Amanhecer de hj em Piracity...

5a4e8959db511_2014-01-0806_31_45.jpg.e136ee35cfd6781f03887e52d78b67c2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Nesse aplicativo você diga o nome da sua cidade e ele diz quantos dias com Sol houve na tua cidade em 2013. Foi desenvolvido pela Embratur que não falou qual é a metodologia usada.

 

Curitiba, Joinville e Jaraguá do Sul são as cidades brasileiras com tempo mais fechado no Brasil.

 

http://www.sunnydaysbrasil.com/

 

Legal esse site, a parte que mais gostei foi de encontrar o numero de dias ensolarados em cidades com nomes bastante peculiares como:

dumb, idiot, gay, ass, fuck, viado, fdp e por ai vai... (por favor confiram)

Nem preciso dizer que deve ser no mínimo bem aleatórios e não confiáveis os dados.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui muito vento rajadas acima os 20km/h na madrugada , fato bastante incomum , agora sol céu azul e algumas nuvens altas

 

Confiram as Minimas de hoje na Mantiqueira :

 

 

 

PNI PWS 4,3°C

 

Maria da Fé PWS Lage 11,5°C

 

CDJ INMET 12,4°C

 

MONTE VERDE INMET 12,5°C

 

MARIA DA FÉ INMET 12,6°C

 

CDJ Sigma Octantis PWS 12,7°C

 

Maria da Fé PWS ToaToa 14,5°C

Link to comment
Share on other sites

MAIS UM TEXTO DE QUEM NÃO ENTENDE PATAVINAS DE CLIMA.

 

Tenho ouvido algumas informações nos telejornais, sobre a onda de frio nos EUA, que também me parecem bem deslocadas. Coisas como "a temperatura é de -37 ºC, com a sensação térmica de -50 ºC, o que é capaz de causar queimaduras em minutos e morte em algumas horas".

 

Primeiro, me pergunto - automaticamente - se o jornalista lembrou de converter de F para C. Parece que, em geral, estão fazendo direito, mas é sempre bom desconfiar...

 

O que também me pergunto é se a temperatura a que eles se referem, capaz de causar "queimaduras em minutos e morte em algumas horas", é a registrada ou a de sensação térmica. Entendo pouco sobre medicina de baixa temperatura, então me corrijam se estiver errado, mas imagino que deva-se usar, como referência, a temperatura registrada.

 

O que acham?

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

04,3 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

 

09,4 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

 

11,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

11,5 - Maria da Fé MG (PWS- Lage)

 

12,4 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

12,5 - Monte Verde MG

12,6 - Maria da Fé MG (Inmet)

12,7 - Campos do Jordão SP (PWS - Jaguaribe)

 

13,2 - Morro da Igreja SC

13,2 - Pico do Couto RJ

13,6 - Tatui SP

13,7 - Águas Emendadas DF

13,7 - Caldas MG

 

14,0 - Florestal MG

14,0 - Poços de Caldas MG

14,3 - Patrocínio MG

14,5 - Maria da Fé MG (PWS - Toa Toa)

14,8 - Nova Friburgo RJ

 

15,0 - Alto Paraiso de Goiás GO

15,1 - Manhuaçu MG

15,1 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

15,2 - Passa Quatro MG

15,2 - Santa Teresa ES

15,2 - Vacaria RS (Corede)

15,4 - São Joaquim SC (St Isabel)

15,4 - São Mateus do Sul PR

15,5 - Painel SC

15,5 - Vacaria RS (INmet)

15,6 - Santa Cecília SC

15,7 - Águas Vermelhas MG

15,7 - Três Barras SC

15,8 - Brasília DF

15,8 - São Joaquim SC (Chapada Bonita)

15,9 - Esmeralda RS

15,9 - General Carneiro PR

15,9 - Piatã BA

15,9 - São José dos Ausentes RS

Link to comment
Share on other sites

MAIS UM TEXTO DE QUEM NÃO ENTENDE PATAVINAS DE CLIMA.

 

Tenho ouvido algumas informações nos telejornais, sobre a onda de frio nos EUA, que também me parecem bem deslocadas. Coisas como "a temperatura é de -37 ºC, com a sensação térmica de -50 ºC, o que é capaz de causar queimaduras em minutos e morte em algumas horas".

 

Primeiro, me pergunto - automaticamente - se o jornalista lembrou de converter de F para C. Parece que, em geral, estão fazendo direito, mas é sempre bom desconfiar...

 

O que também me pergunto é se a temperatura a que eles se referem, capaz de causar "queimaduras em minutos e morte em algumas horas", é a registrada ou a de sensação térmica. Entendo pouco sobre medicina de baixa temperatura, então me corrijam se estiver errado, mas imagino que deva-se usar, como referência, a temperatura registrada.

 

O que acham?

Sobre a dúvida se fazem ou não a conversão °F para °C, -37°C ekivale à -35°F, ou seja, quase tanto faz!

São negativas pra ng botar defeito!

 

é ...uai

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Outra balela da mídia e da Embratur. Como foram coletados os dados? qual a metodologia? QUE COISA MAIS ESCROTA ESSE SITE.

 

E não digo nem por Joinville, que realmente é uma cidade nublada por natureza..tentem escrever Florianópolis, Blumenau e Criciuma. TODAS elas estarão com dias de sol IGUAIS. E isso que peguei cidades importantes de SC em regiões distintas. Estranho demais darem o mesmo valor para todas..

 

Joinville tem sido brindada com factóides nestes últimos tempos. O local mais quente do mundo na última sexta feira, o local mais nublado do Brazil, e por aí vai...alguém não gosta muito de Joinville para soltar asneiras destas na imprensa

Link to comment
Share on other sites

Calma, Diego

 

Eu fikei imaginando como eles decidem o número de dias de Sol numa cidade normalmente nublada pela manhã e ensolarada durante a tarde, ou vice-versa...

Piraquara é assim!

Sobre Joinville, não importa o q digam... Sempre q passo pela cidade, tenho vontade de ficar, tão linda é !

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Calma, Diego

 

Eu fikei imaginando como eles decidem o número de dias de Sol numa cidade normalmente nublada pela manhã e ensolarada durante a tarde, ou vice-versa...

Piraquara é assim!

Sobre Joinville, não importa o q digam... Sempre q passo pela cidade, tenho vontade de ficar, tão linda é !

 

Abraços

 

To tranquilo, Carlos hehehe..

 

Só acho que hoje em dia, com a velocidade da informação, as inverdades se multiplicam e dificilmente uma errata ou correção teriam o mesmo efeito na imprensa. Eu prezo mesmo é pelo maior cuidado na hora de se veicular uma notícia...depois que extinguiram o diploma para ser jornalista parece que a coisa degringolou de vez...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

[

To tranquilo, Carlos hehehe..

 

Só acho que hoje em dia, com a velocidade da informação, as inverdades se multiplicam e dificilmente uma errata ou correção teriam o mesmo efeito na imprensa. Eu prezo mesmo é pelo maior cuidado na hora de se veicular uma notícia...depois que extinguiram o diploma para ser jornalista parece que a coisa degringolou de vez...

 

Abraços!

 

 

COM DIPLOMA OU SEM DIPLOMA SEMPRE FOI ASSIM, FALTA ÉTICA NO MEIO, JORNALÍSTA COM "J" SÃO POUCOS, MUITO POUCOS, COM "j" AOS MONTES.

Link to comment
Share on other sites

Calma, Diego

 

Eu fikei imaginando como eles decidem o número de dias de Sol numa cidade normalmente nublada pela manhã e ensolarada durante a tarde, ou vice-versa...

Piraquara é assim!

Pois é, acontece também em Sampa no outono, inverno...

 

O que normalmente é registrado é o número de horas de sol, não de dias.

Aquela "bola" de vidro que tem nas estações meteorológicas convencionais, da qual sempre esqueço o nome... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Meteorologia ‏@meteorologia 7 min

 

Vídeo da onda em Leça da Palmeira http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=708199&tm=8&layout=122&visual=61&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

 

Meteorologia ‏@meteorologia 6 min

 

Bom artigo no Público: «De onde saíram estas ondas destruidoras?» http://www.publico.pt/local/noticia/de-onde-sairam-estas-ondas-destruidoras-1618823#/0

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.