Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

raphaelsaldanha

Members
  • Posts

    7
  • Joined

  • Last visited

About raphaelsaldanha

  • Birthday 04/18/1985

raphaelsaldanha's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Tenho ouvido algumas informações nos telejornais, sobre a onda de frio nos EUA, que também me parecem bem deslocadas. Coisas como "a temperatura é de -37 ºC, com a sensação térmica de -50 ºC, o que é capaz de causar queimaduras em minutos e morte em algumas horas". Primeiro, me pergunto - automaticamente - se o jornalista lembrou de converter de F para C. Parece que, em geral, estão fazendo direito, mas é sempre bom desconfiar... O que também me pergunto é se a temperatura a que eles se referem, capaz de causar "queimaduras em minutos e morte em algumas horas", é a registrada ou a de sensação térmica. Entendo pouco sobre medicina de baixa temperatura, então me corrijam se estiver errado, mas imagino que deva-se usar, como referência, a temperatura registrada. O que acham?
  2. Olá Renan, Boas observações. Podemos ver que a partir de julho/agosto tivemos as maiores variações de máximas e mínimas, marcada também pela menor umidade relativa registrada (próx. a 40%). A mínima do ano foi registrada no final de julho. A partir deste ponto, a umidade relativa teve uma tendência de queda, e a velocidade do vento (média) subindo. Vou melhorar os gráficos, e produzir uma série com os anos disponíveis. Quem sabe uma animação...
  3. Tinha um desses no laboratório de climatologia da faculdade... Lembra Renan? Obs: tem algum tópico específico para brincadeiras? Não achei.
  4. Olá pessoal, Brinquei um pouco com os dados do BDMEP/INMET e fiz um meteograma para os dados disponíveis de 2013, em Juiz de Fora - MG. Fiz ele usando um programa de estatística chamado R. Posso compartilhar o código, ou fazer o meteograma para alguma outra estação caso queiram :prankster: Estou procurando um modo de juntar os gráficos de máxima e mínima para se ter uma ideia melhor da amplitude, e sinalizar as estações do ano. Aceito sugestões!
  5. Oi William, Com certeza vou contar com a sua experiência! Falando nisso, você já tentou plugar uma webcam nele? A ideia de uma estação associada com fotografias tiradas de tempos em tempos, ou mesmo o stream, de uma webcam seria bem interessante. Fiz uns testes aqui e criei um bash (espécie de bat para Linux) para fotografar de 30 e 30 segundos, e manter um histórico. Segue o link para o resultado: http://www.ebib.com.br/webcamnet.html Atenção! Para quem está acessando o link entre 10h e 17h, não acaba de explodir uma bomba atõmica em Minas Gerais! :rofl: É apenas uma webcam xingling de péssima qualidade, e que irei substituir em breve rssrsrrs Se alguém quiser o bash, é só falar!
  6. Olá pessoal! Este é meu primeiro tópico no fórum. Descobri o abaixodezero no Wunderground do usuário Renan, que é de Juiz de Fora como eu (na verdade sou de Nova Friburgo - RJ, mas aí é outra história rsrs). Estou explorando os fóruns agora e estou achando muito legal a comunidade. Fiz geografia na UFJF e fui por muito tempo bolsista do laboratório de climatologia da Universidade (tempos bons...), acabei indo para a área de cartografia e SIG, mas continuo apaixonado por metereologia e climatologia. Em breve devo instalar uma estação onde moro (bairro São Mateus - JF). Enfim, entrando no assunto do tópico, estou pensando em maneiras de fazer o data logging de estações remotas. A que vou instalar em casa vou conectar a um servidor Linux que já tenho, mas para locais remotos, estou pensando em criar uma solução usando o Rapsberry Pi. Para quem não conhece, o Rapsberry Pi é um projeto opensource que desenvolveu todo o hardware de um PC em uma placa do tamanho de um cartão de crédito. Site do projeto: http://www.raspberrypi.org/ A alimentação é feita via cabo USB, o que eu imagino que possa ser ligado facilmente a um sistema de energia solar pequeno (para 5V e 700mA). No cartão SSD é instalado o sistema operacional, especificamente uma distro do Linux feita para ele. E pronto, temos um PC com saídas USB, saída ethernet, 500 Mb de Ram, e "HD" (na verdade o SD card) com 4Gb ou mais. Daí vem a minha ideia inicial: Estação Metereológica + Rapsberrry Pi + Energia Solar + Modem 3G = Estação Metereológica na net de forma autônoma. Uma outra ideia é trabalhar com o Arduino... http://arduino.cc/ O que acham? Conto com sugestões e experiências!
  7. Carlos, olha só. O problema de Maria da Fé é que as máximas também são mascaradas em demasia pela velocidade do cooler. Por isso que falo, o ponto crucial é solucionar a velocidade do Cooler. Abrigada a estação já está. Não adianta atacar um só problema se não solucionar o todo. Se pararmos pra pensar, fica mais trabalhoso pro William ficar todo dia tirando 2 graus do que resolver o problema e não precisar ficar tirando temperaturas diariamente. William, estou certo? Sobre a estação do Morumbi, desconheço o equipamento utilizado, e não é Davis ou outra marca conhecida. "Hardware: DIY Arduino Fio, BMP085, DHT22 and some more sensors" Alguem daqui do Baz conheçe o Wagner Sartori Junior, o dono desta estação? Olá Artur, Meu primeiro post no fórum! Arduino é uma placa microcontrolada opensource, é um projeto bem interessante. Você compra a placa (ou faz ela, o projeto fornece os diagramas), e você pode montar nela vários tipos de sensores e extensões, e fazer o programa. Tem vários projetos na net de estações metereológicas DYI (Do It Yourself) usando o Arduino. De fato, tenho alguns planos de trabalhar com Arduino e/ou com Rapsberry Pi em breve...
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.