Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Realmente esse calor tá demais aqui na Grande SP. A Climatempo prevê 34 graus pra aqui nos próximos 4 dias.

Mas olhando o vídeo ao vivo da Climatempo News, a Josélia disse que à partir de 14/01 a alta de 500 hpa (culpada pelo calor e quase nada de chuva em boa parte do sudeste) vai perder força e que isso se confirme já que esse calor tá demais!

 

De boa, sei não. Até dia 20/Janeiro acho que a gente vai ficar sofrendo com altas temperaturas como as de hoje. Aliás, não só as de hoje; as que tem feito desde o final de novembro! Sim! Aliás, a sequência de calor desde o Natal é IMPRESSIONANTE! E, até pelo menos até 20 janeiro, realmente acho que não dará trégua.

 

A partir de 20/jan, mesmo se fizer dias "frios" até o final do mês, não tem a menor escapatória, este janeiro fechará absurdamente acima da média. Então, já serão DOIS meses do alto verão BEM cima da média, restando ainda fevereiro, que é nada mais, nada menos, que o mês mais quente em termos de médias em São Paulo. Olha, temos TUDO para este 2013/2014 ser o ano com o verão mais quente da história do Inmet, caso a dinâmica não mude urgentemente.

 

MEU DEUS!!!!

 

E continuamos sofrendo...

 

No momento, agradabilíssimos 29ºC na Granja Viana às 20:20, com muitos pernilongos me picando a perna.

 

Concordo contigo, desde novembro que estamos tendo de aguentar essas temperaturas fora do normal. Nunca na minha vida que vi um instituto prever 4 dias seguidos com máximas de 34° ou mais como a Climatempo prevê.

E como vc mesmo disse acredito que será só a partir de 20/01 que vamos ter um bom refresco.

 

Mesmo sem essas altas pressões, já tem feito muito calor na grande SP (os primeiros 10 dias de dezembro foi um exemplo disso) e por isso que é melhor não se empolgar mesmo com a previsão do enfraquecimento da alta de 500 hpa.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto áreas da grande SP não tiveram chuva, aqui no Assunção e região, caiu o maior pé dágua, com tudo que é direito: vendaval, trovoadas, pontos de alagamento na Av. João Firmino, granizo e de bom tamanho até. Resultado...fiquei encharcado dos pés à cabeça e consegui pegar um belo de um resfriado.

 

Mas como tudo nesta vida tem compensações: agora faz 21,1 graus, enquanto tem bairro em Sampa com 26 ainda.

 

Dados da estação Assunção:

Máxima: 32,7 graus

Mínima: 20,2 graus

Chuva do dia: 48,5 mm

 

A chuva forte que caiu sobre o posto Imigrantes foi da mesma nuvem que caiu aqui no meu bairro, por isso os acumulados muito semelhantes.

 

E agora...alegria das alegrias!!!! Chove forte novamente!!!! Sobre taxas de precipitação, durante o pior momento da chuva, minha estação registrou uma taxa impressionante de 186 mm/hr. Pena que no Wunder esse dado aconteceu fora do horário de geração do log.

 

Agora, 20,7 graus. está começando a ficar bom de dormir!

Link to comment
Share on other sites

Muita nebulosidade nesse inicio de manhã aqui em CDJ. Mal se vê o azul do céu.

Em casa, tive uma mínima de 12,2.

 

Em Taubaté, a mínima até que foi razoável, 19,2 por lá .

 

Já na capital, desagradáveis 22°C de mínima.

 

Quando morava em Taubaté e o dia começava com uma temperatura dessas, já saía de casa meio de mau humor. Sabendo que a máxima provavelmente chegaria aos 34/35 no período da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Os índices de instabilidade estão elevados no Paraná.

Neste momento ocorrem chuvas (até fortes) em setores do centro-oeste do Estado.

No noroeste, chove fraco e já choveu tbm em alguns pontos das praias paranaenses.

 

Aki em Piraquara, céu encoberto e ventos fracos.

A temperatura está agradável, com 17°C, e deve se elevar até 26/28°C nas próximas horas, com o aparecimento (mesmo q tímido) do Sol.

Teremos ventos soprando de Norte à oeste, o q contribuirá para a formação das nuvens q trarão chuvas novamente.

Ontem choveu muito em boa parte do leste paranaense.

Na minha estação foram 77,5mm acumulados até às 22h, o q representa em média, mais de 1/3 do esperado para janeiro.

Em Pinhais, segundo o Simepar, foram registrados 50mm.

No sul da RMCuritiba não houve acumulados expressivos já q a tempestade do final da tarde se deslocou pelo centro-norte da região.

As fotos q tirei ontem à tarde foram feitas no Jardim Botânico em Curitiba e mostravam a tempestade atingindo o norte da capital, enqto onde eu estava ocorreram chuvas periféricas, mas mesmo assim com granizo e mtos raios.

Calculo q a estação do Simepar fique à poucos km à sudeste do Jdim Botânico (uns 3 km) e provavelmente não houve grande acumulado.

 

Manhã de hj em Pinhais/Piraquara...

5a4e8959e4783_2014-01-0907_05_20.jpg.2547140c65713a4d3e344ded2cde0cb6.jpg

Link to comment
Share on other sites

A quantos dias mesmo nao vejo chuva ........

 

 

Por aqui tal como disse o Sergio , muita nebulosidade apenas agora no inico da manha , grande diferença entre topo e baixada hoje , minimas na Mantiqueira :

 

 

PNI PWS 4,2°C

 

Maria da Fé PWS Lage 11,9°C

 

CDJ INMET 12,4°C

 

Monte Verde INMET 12,5°C

 

Maria da Fé INMET 12,6°C

 

CDJ PWS Sigma Octantis 12,7°C

 

Maria da Fé PWS ToaToa 16,6°C

Link to comment
Share on other sites

09/01/2014

 

04,2 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

 

10,3 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

 

11,5 - Campos do Jordão SP (Inpe)

11,9 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

 

12,5 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

12,6 - Monte Verde MG (Inmet)

12,7 - Campos do Jordão SP (PWS - Jaguararibe)

 

13,1 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

13,2 - Morro da Igreja SC (Inmet)

13,5 - Maria da Fé MG (Inmet)

13,6 - Caldas MG (Inmet)

 

14,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

14,1 - Patrocinio MG (Inmet)

14,7 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

14,9 - Painel SC (Epagri)

14,9 - São Joaquim SC (Inmet)

 

15,0 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

15,4 - Urupema SC (Epagri)

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

09/01/2014

 

04,2 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

 

10,3 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

 

11,5 - Campos do Jordão SP (Inpe)

11,9 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

 

12,5 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

12,6 - Monte Verde MG (Inmet)

12,7 - Campos do Jordão SP (PWS - Jaguararibe)

 

13,1 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

13,2 - Morro da Igreja SC (Inmet)

13,5 - Maria da Fé MG (Inmet)

13,6 - Caldas MG (Inmet)

 

14,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

14,1 - Patrocinio MG (Inmet)

14,7 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

14,9 - Painel SC (Epagri)

14,9 - São Joaquim SC (Inmet)

 

15,0 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

15,4 - Urupema SC (Epagri)

 

 

 

 

 

13,7ºC Villaggio Grando

Link to comment
Share on other sites

Não tem jeito mesmo...as grandes ondas de frio chamam muito mais

a atenção do que os seguidos dias idênticos de verão: sol, calor, chuva...

sol, calor, chuva...no verão é muito frequente ficarmos 10/15 dias

com o tempo praticamente igual todos os dias. Já no inverno a dinâmica

atmosférica é bem mais interessante, com mais variações de tempo

e temperatura ao longo da estação.

Link to comment
Share on other sites

 

Aquecimento Global está deprimido por tantos cientistas culpando-o de tudo o que acontece

na atmosfera. Por causa disso, ele pediu licença e o resfriamento global entrou em seu

lugar. Segundo os russos, este ano ele começou o expediente. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Amanhecer com mínima de luxo (20.4°C) comparando com as do Natal até o início de janeiro 24°C.... nem precisa ligar o ar condicionado, basta deixar todas janelas abertas toda noite.

Tive mínima de 21,6°. Continua bem quente, sem trégua. Essa mínima de luxo (comparado ao período do Natal para cá) só é luxo perto do horror que tem sido. Parte da minha casa é alta, tem uma mesanino que acumula todo o ar quente, e não dá para deixar a janela aberta à noite. Resultado: mínima interna de 27,8°.

 

Agora faz 32,9° com 53% e venta de OSO a 12,6 km/h. Pelo aumento de cumulus bem que poderia chover.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Cai o mundo aqui na zona norte de Sampa, com ventania, trovoadas, tudo que tem direito.

 

Pelo radar dá para ver que chove na "metade leste" da zona norte (Mais próxima de Guarulhos) e na zona leste.

É uma célula isolada, que pega até Atibaia a norte e até Arujá, a leste.

No resto (Maior parte) da capital não chove.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.