Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Mafili

Com um pouco mais de insistência, vc irá convencer à todos de q estamos passando na vdd, por um período de "tempo frio"!

(e eu dou risada!!)

é ...uai

Abraços

:laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Meu kerido Kim

 

Sem insistência talvez algum amigo da Nova Zelândia concorde que estamos em um período frio.

 

Eu sei onde fica o centro do universo....Claro que não posso dizer....mas sei que você também sabe.

 

Abração

 

2z3tjli.gif

Link to comment
Share on other sites

Janeiro muito seco até aqui em Rio Claro. O acumulado é de apenas 44mm. Pelos modelos nada muito animador já que chuva por enquanto apenas isolada. Como gosto muito de observar tempestades estou decepcionado esse ano. :cray:
Idem, porém aqui está ainda mais seco, choveu apenas 4,2 mm até agora. :cray:

Hoje a temperatura variou entre 15,6ºC e 30,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui também está muito seco. Até agora só choveu no dia 01, e foi pouco. Esse janeiro ta impressionando pela secura (tanto falta de chuva quanto pelo ar seco, pois ontem registrei 21% de UR) e pelo calor absurdo e sem trégua (hoje a máxima aqui foi de 36,1°C!!!). Um verdadeiro contraste depois de dois janeiros 'frios' consecutivos.

Vini, e dezembro, como foi a chuva por aí?

Link to comment
Share on other sites

Eu não acho que o problema esteja só com os dados da estação do Galeão.

 

Não sabemos se todas as outras estações dos aeroportos do Rio recebem uma boa manutenção, se estão bem calibradas, etc...

Aí talvez não seja um problema exclusivo do Rio. :roll:

 

O que eu não sei até agora e os colegas que conhecem mais podem informar:

1. Existem aeroportos com estações convencionais?

2. São todas automáticas?

 

Embora as convencionais possam ter problemas, elas são muito mais dependentes do bom treinamento do observador (A pessoa que coleta os dados).

Já as automáticas, como qualquer equipamento eletrônico de medição, requerem manutenção e calibração periódicas, normalmente conforme instruções do fabricante, no manual.

 

Não existe nenhum, absolutamente nenhum, equipamento eletrônico de medição que mantenha a calibração indefinidamente.

Link to comment
Share on other sites

Noite de céu estrelado e bastante calor, ainda tenho 28°C, não está fazendo tanto calor como em muitas cidades, alias não faz mais de 34°C aqui a mais de 1 mês porém tenho até então uma média de 25.8°C pra Janeiro, para uma média de 23.9°C e um acumulado de 51 mm para uma média de 230 mm, não estamos por um periodo normal mesmo, o jeito é esperar...

Link to comment
Share on other sites

Aqui finalmente uma trovoada forte, com direito a fios uivando, piscada de luz, raios fortes e muita água...

 

Goteira dentro de casa. Acho que mexeu alguma coisa no telhado.

 

Temperatura chegou a agradáveis 19°C no momento da chuvarada...

 

Agora chove bem e a temperatura já disparou para 21°C. Pela subida da temperatura deve continuar chovendo por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Notei que o céu aqui na zona leste de Sampa ficou nublado por nuvens mais baixas (por causa da cor marrom mais clara), só que fico na dúvida se são nuvens estratos de brisa marítima ou cúmulos. Mas creio que deve ser cúmulos já que os radares da UNESP captam chuva entre Mogi das Cruzes e Itaquá!

23.9 graus na Penha (CGE), o que é alta pra essa hora!

Link to comment
Share on other sites

1558410_638094342920999_1103373371_n.jpg

 

As duas imagens acima são de Cristiano de Souza. Shelf Cloud registrada no dia 3, em São Francisco do Sul.

 

1511805_203788139823899_1355303223_n.jpg

 

Foto da Av. Cônsul Carlos Renaux (A grande rua do Centro de Brusque) esta noite. Foto de Ciro Groh.

 

Céu Nublado por aqui, 21°C.

 

A PWS de Jaraguá do Sul marca agradáveis 26,8°C. Não marca chuva. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Uma grande área de chuva passou aqui pela Mantiqueira, desceu para o Vale e teve deslocamento até a grande SP.

Tivemos uma chuva variando entre fraca e moderada durante toda a madrugada .

Com tudo isso, a mínima ficou em altos 15,4 em casa.

 

William, se náo choveu por aí , é porque o negócio está feio mesmo. :laugh: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Uma grande área de chuva passou aqui pela Mantiqueira, desceu para o Vale e teve deslocamento até a grande SP.

Tivemos uma chuva variando entre fraca e moderada durante toda a madrugada .

Com tudo isso, a mínima ficou em altos 15,4 em casa.

 

William, se náo choveu por aí , é porque o negócio está feio mesmo. :laugh: :good2:

 

 

Sergio que baita temporal , vento muitos raios perto de casa , algum pouquinho de granizo foi muito feio o negocio aqui em casa 19,5mm no Sitio ToaToa 7mm e no INMET incriveis 37mm

Link to comment
Share on other sites

1558410_638094342920999_1103373371_n.jpg

 

As duas imagens acima são de Cristiano de Souza. Shelf Cloud registrada no dia 3, em São Francisco do Sul.

 

Céu Nublado por aqui, 21°C.

 

A PWS de Jaraguá do Sul marca agradáveis 26,8°C. Não marca chuva. :heat:

 

 

MetSul Meteorologia compartilhou a foto de Nas Ondas Com Banana.

2 de janeiro

Impressionante ! Absolutamente incrível !

Montagem sobre fotos de Giba Grilo e Alcides Lopes...

 

Prainha São Chico/SC — com Tatiane Cristine Sesering e Amaro Vr.

 

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/p403x403/1526985_640178139376945_95846327_n.jpg

 

https://www.facebook.com/metsulmeteorologia?fref=ts

 

===========================

SONHO DE ALGUNS....PESADELOS DE OUTROS

8lVqn4dnYKQ

 

vou verificar as fontes....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Em algumas regiões, a chuva foi bem forte mesmo William; falei com o pessoal lá de Taubaté agora e eles disseram que por volta das 3:00 hs caiu o maior temporal por lá. Muitos raios e muita chuva.

 

No momento, céu ainda quase todo nublado; de vez em quando sai um solzinho. Apesar da temperatura, acho que está um tanto abafado. :mosking: Por enquanto, 22°C

Link to comment
Share on other sites

A edição da Veja dessa semana traz uma reportagem super bacana sobre mudanças climáticas. Sai o termo "aquecimento global" e entra "mudanças climáticas".

Vale a pena ver.

 

Rodrigo, existem vários nomes.....a questão é a comunicação com o grande público. Entenda-se por grande público as pessoas que pagam impostos...o resto...não interessa.

 

'global climatic disruption.'"

 

"climatic disruption"

 

‘overseas contingency operation’."

 

“global weirding,”

Link to comment
Share on other sites

O mes de janeiro de 2014 vem sendo marcado por uma discussão que deixou a comunidade cética boquiaberta.

 

Desde que acompanho esses temas a partir do saudoso amigo português Rui Moura.

 

Sabemos explicar que o frio é provocado nas baixas latitudes pela incursão dos AMP (anticiclomes móveis polares)

 

A turma aqui do fórum (Aqueles que só aparecem quando uma alta de 1045 posicionada no noroeste da Argentina e um ciclone extratropical estacionado na foz do Plata) sabe muito bem disso.

 

E todos sabemos que o frio não existe o que existe é a ausência de calor (energia)

 

Se você manipular essas informações é razoável que chegue a conclusão que o aquecimento global cause frio, simples.

 

É uma maldade com os humanos normais....é verdade....a distribuição do calor provoca a distribuição da temperatura >>>>onde o calor é ausente provoca frio.

 

Se São Paulo está com excesso de calor lógicamente outro lugar está com falta do mesmo logo este local está mais frio.

 

Se o calor em São Paulo é provocado pelo aquecimento global.....O frio em outro local (Ushuaia, por exemplo) é provocado pelo aqueciemnto global.

 

Lógica do demônio.

http://scienceblogs.com/gregladen/2014/01/05/go-home-arctic-youre-drunk/

 

http://thinkprogress.org/climate/2014/01/06/3122491/cold-polar-vortex/

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve alguma chuva pela madrugada, com trovoadas.

Aqui na zona norte, trovejava até quase 7h da manhã.

 

Tivemos céu nublado com predomínio de nuvens médias (Altostratus) e, pasmem, temperatura relativamente amena durante toda a manhã.

Estava com saudades...

 

Mas, durou pouco. :sad:

O sol saiu entre o final da manhã e o início da tarde e as temperaturas já dispararam.

A automática do Mirante já bateu nos 30,3°C. :heat:

O céu ainda tem vários cirrus por aqui..

Link to comment
Share on other sites

 

Muito legal! Não importa o método, o importante é o resultado. Compensador nesse seu caso!

 

Umidade e calor formam muitos aglomerados de nuvens com precipitação isolada entre o PR, SP e MS. Alguns pontos já apresentam condições para tempestades! Aqui nublado, com 28,1ºC e abafados 66% de umidade.

Link to comment
Share on other sites

A projeção do GFS é uma verdadeira tragédia!

 

É difícil viver num país que não tem uma frente fria decente no verão.

Mas veja, Zie... O RJ foi o único estado brasileiro q registrou mínima NEGATIVA neste verão...

 

Pensei q estivesse mó frio por aí!

 

Abraços brincalhões!

 

Realmente o tempo aqui está maravilhoso... Dentro de casa!

 

Passei praticamente todo fim de semana trancado em casa com o ar ligado nos 18ºC.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Ah, a temperatura caiu para 16,5°C (!!!) na hora da chuva.

Nossa vini, baita temporal aí em e o volume acumulado ? Tem muitas áreas de tempestade pelo estado e aqui no norte do PR começam a aparecer temporais.

 

Aqui em casa acumulou incríveis 82mm em 40 minutos de chuva. E em alguns bairros sequer choveu!!

Nossa, um diluvio, choveu ai nesse periodo mais do que 6 dias que já choveu aqui e foram 51 mm, muitos alagamentos né?

Link to comment
Share on other sites

Por aqui também está muito seco. Até agora só choveu no dia 01, e foi pouco. Esse janeiro ta impressionando pela secura (tanto falta de chuva quanto pelo ar seco, pois ontem registrei 21% de UR) e pelo calor absurdo e sem trégua (hoje a máxima aqui foi de 36,1°C!!!). Um verdadeiro contraste depois de dois janeiros 'frios' consecutivos.

 

...Aqui em casa acumulou incríveis 82mm em 40 minutos de chuva. E em alguns bairros sequer choveu!!

 

Verão nos trópicos.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, infelizmente também não ando crendo no REDEMET ultimamente...lembra uns meses atrás quando ele dava temperaturas de 42 e 43ºC em Macaé? Erradas, obviamente, pois a estação do INMET registrava algo em torno de 33ºC (em que pese os microclimas, a diferença é absurda).

 

Aqui em Joinville, hoje, o REDEMET indicou 39ºC no aeroporto, que está a pouco mais de 2 km da baía da Babitonga, grande corpo hídrico. Vasculhei TODAS as estações de Joinville que tem dados disponíveis e estão atualizadas. A máxima registrada foi na região CENTRAL, ao lado de uma avenida, cheio de asfalto e concreto, com 34,7ºC.

 

Infelizmente a estação está descalibrada e desconfio que seja falta de zelo e manutenção pois ela será substituída por outra para a instalação do ILS no aeroporto de JOinville.

 

Uma pena, pois esses dados ERRADOS já foram soltos na imprensa que fez um auê desgraçado em cima disto (inclusive aquela balela que Joinville registrou a maior temperatura do planeta em tal dia, que saiu até no O Globo). Os dados que o INPE pegou foram desta estação do aeroporto. Neste mesmo dia em questão esta estação registrava 40ºC as 19:00, outro registro errado.

 

E assim vamos nos contentando com a falta de comprometimento dos órgãos responsáveis pela nossa meteorologia.

 

Questionei o CIRAM aqui de SC, que hoje soltou informação que Joinville registrou 39ºC em seu Twitter de que, caso eles não entrem em contato com a INFRAERO para ver o que se passa na estação do aeroporto, eu mesmo farei.

 

AÍ MOSTRA BEM A BIRRA DELES COM A GENTE, QUANDO PASSAMOS INFORMAÇÕES DA SERRA NEM FALAM OU CONTESTAM, AGORA ESTE TIPO DÃO VAZÃO SEM AO MENOS DESCONFIAR. ESTAMOS BEM DE ÓRGÃO "OFICIAL".

Link to comment
Share on other sites

Eitcha!!! Chororô....

============

26/12/2013 19h05 - Atualizado em 26/12/2013 22h24

Sensação de calor chega a quase 50ºC em Joinville, no Norte de SC

sensação de calor chegou a 49ºC em Joinville, no Norte, nesta quinta-feira (26), segundo a Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet). De acordo com a técnica em meteorologia Bianca Souza, o número foi registrado às 16h e é ainda maior do que a sensação registrada às 15h, de 48ºC.

 

Cidade Temperatura/umidade Sensação de calor

Joinville 37°C/54% 49ºC

Blumenau 37,8°C/47% 46ºC

Florianópolis 32,9°C/66% 44ºC

Indaial 35°C/57% 44°C

Itajaí 35°C/55% 43ºC

Urussanga 33,9°C/59% 44°C

 

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/verao/2014/noticia/2013/12/sensacao-de-calor-chega-quase-50c-em-joinville-no-norte-de-sc.html

 

Bianca Souza: https://www.facebook.com/bianca.souza.315/info

Link to comment
Share on other sites

Agora, a lei existe.....CUMPRA-SE.....

Acesso à Informação no Brasil

 

Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011

 

Que tal brincarmos de cumprir a lei....e menos chororô.

 

Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.

 

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

 

.....blá,,,blá...blá

 

CAPÍTULO III

DO PROCEDIMENTO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

 

Define como deve ser feito o pedido de informações e como devem ser apresentados os recursos contra a decisão negativa de acesso.

Seção I

Do Pedido de Acesso

Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

§ 1o Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

§ 2o Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet.

§ 3o São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

§ 1o Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:

I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou

III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.

 

http://www.cgu.gov.br/acessoainformacao/acesso-informacao-brasil/legislacao-integra-texto-completo.asp

Link to comment
Share on other sites

Quanto às temperaturas de Aeroportos.

 

Particularmente acho estranho que às temperaturas nos aeroportos brazileiros sejam condizentes com às temperaturas registradas em estações próximas.

 

Até onde eu sei na maioria dos aeroportos a colocação das estações meteorológicas em aeroportos devem fundamentalmente registrarem as temperaturas do ar o mais próximo da pista possível claro que é essa a razão para a existencia das marditas. (segurança de voo)

 

Sendo assim a princípio não considero nenhum absurdo que uma dessas estações registrem em condições extremas temperaturas muito mais elevadas que as estações circunvizinhas.

 

Agora utilizar os dados de uma estação de aeroporto para representar uma cidade que conta com outras estações não é razoável.

 

Abraços

 

==============================

 

Um dos grandes problemas da administração Obama foi é o obamacare (o SUS americano).

 

Pelo menos o presidente Obama,

 

SALVOU O PLANETA....

 

Média de FURACÕES para cada ano na presidência.....

 

Vejam que maravilha.....O Glorioso Obama....tem o menor índice de FURACÃO.

 

A Casa Branca com vários problemas.

 

14blrgi.gif

Link to comment
Share on other sites

Quanto às temperaturas de Aeroportos.

 

Particularmente acho estranho que às temperaturas nos aeroportos brazileiros sejam condizentes com às temperaturas registradas em estações próximas.

 

Até onde eu sei na maioria dos aeroportos a colocação das estações meteorológicas em aeroportos devem fundamentalmente registrarem as temperaturas do ar o mais próximo da pista possível claro que é essa a razão para a existencia das marditas. (segurança de voo)

 

Sendo assim a princípio não considero nenhum absurdo que uma dessas estações registrem em condições extremas temperaturas muito mais elevadas que as estações circunvizinhas.

 

Agora utilizar os dados de uma estação de aeroporto para representar uma cidade que conta com outras estações não é razoável.

 

Abraços

 

 

Mafili, entenda meu ponto: acompanho a estação do aeroporto desde quando existia apenas ela para acompanhar. NUNCA, JAMAIS foi tão quente quanto agora. FELIZMENTE agora existem mais estações em Joinville e, comparando os dados, ela NEM DE LONGE apresentava como a mais quente.

 

Entendeu?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.