Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Um novo recorde de taxa de precipitação/hora foi registrado na minha estação, 193,5 mm/h. O volume final de chuvas do dia foi de 45,5 mm, este volume caiu em menos de 40 minutos ao total, indicando a força da tempestade na região do ABC paulista. amanhã novo dia de tempestades, devendo atingir principalmente regiões Norte, Leste, sul, central e ABC. Talvez a região oeste também tenha pancadas de chuva, mas se seguir o quadro dos ultimos dias, novamente deverá ser poupada.

 

Quem é o grande beneficiado pelas chuvas da zona norte? Sistema Cantareira de água!!!!

Link to comment
Share on other sites

Que inveja de você Igor, aqui tive uma rápida chuva fraca, acho que amanhã terei mais um dia de céu nublado mais que não deverá resultar em chuva, quero estar errado..

 

Bom, eu não esperava, e choveu 33 mm em meia hora e até agora chove. Nessa época do ano e ainda mais com essa baixa atuando surpresas podem ocorrer. A temperatura caiu para agradáveis 18,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

GOSTEI DA PREVISÃO DA METSUL PARA O INVERNO

 

Li a análise da Metsul agora e entendi perfeitamente o porquê do Mafili ter gostado :mosking:

 

 

Seria interessante os amigos pontuarem para nós o que viram de tão interessante na previsão da Metsul. Eu destaquei o trecho que com certeza me fez pular da cadeira ao ler esses dias.

 

"O que chama atenção neste começo de ano e pode ter repercussões em nosso inverno é sim a cobertura de gelo marítimo na Antártida. Esta se encontra em níveis máximos históricos desde o início das medições por satélite em 1979. Temos observado ao longo dos anos uma maior propensão para episódios de frio intenso em anos em que a cobertura de gelo no Polo Sul é muito alta."

 

1979 desnecessário dizer, foi o ano de uma das mais fortes ondas de frio de que se tem notícia no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

GOSTEI DA PREVISÃO DA METSUL PARA O INVERNO

 

Li a análise da Metsul agora e entendi perfeitamente o porquê do Mafili ter gostado :mosking:

 

 

Seria interessante os amigos pontuarem para nós o que viram de tão interessante na previsão da Metsul. Eu destaquei o trecho que com certeza me fez pular da cadeira ao ler esses dias.

 

"O que chama atenção neste começo de ano e pode ter repercussões em nosso inverno é sim a cobertura de gelo marítimo na Antártida. Esta se encontra em níveis máximos históricos desde o início das medições por satélite em 1979. Temos observado ao longo dos anos uma maior propensão para episódios de frio intenso em anos em que a cobertura de gelo no Polo Sul é muito alta."

 

1979 desnecessário dizer, foi o ano de uma das mais fortes ondas de frio de que se tem notícia no Brasil.

 

 

NO GERAL, SC, INVERNO FRIO, COM EVENTOS BEM SIGNIFICATIVOS, EXTREMOS BEM ACENTUADOS DE FRIO/CALOR (CURTO), CHEGARÁ CEDO (MEADOS DE ABRIL/MAIO) E COM FORÇA.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba teve ontem várias pancadas fortes de chuva durante a tarde, mas em Piraquara choveu pouco.

Foram apenas 3mm, q somados ao acumulado do início da madrugada, totalizou 13mm.

Neste mês já são 238mm na área da minha estação.

 

Ao anoitecer houve a formação de uma linha de Congestus, desde a Serra do Mar até Curitiba, com extensão aproximada de 35/40km, porém não ocorreram chuvas significativas.

5a4e895a70827_2014-01-1320_23_49.jpg.88beee548db4f3a6eacea32e8a3f52bc.jpg

5a4e895a726d3_2014-01-1319_56_08.jpg.f4f275bda1adede06772d23cf5f05fde.jpg

Link to comment
Share on other sites

LESt8Sz.jpg

Manhã de muita nebulosidade mais que novamente durante a madrugada não resultou em chuva nenhuma, apenas 2 mm, incrível a dificuldade de chuvas mais volumosas esse mês :cray: , entre domingo e quarta era a esperança de até bons volumes 30-50 mm, tivemos 3 mm domingo e 2 mm ontem, acho que hoje será assim, muita nebulosidade mais nada de chuva, faz 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias ou Aldo Santos ou Mafili, me ajudem numa questão:

 

Qual é a normal climatológica 1981-2010 do Mirante de Santana da Automática???

 

No site da Climatempo coloca como 18 - 26, média 22 graus, mas e os quebrados? Não tá batendo com a conta de +1,6 grau.

 

Outra questão, como foi feita essa diferença de +1,6 grau, foi usando dados da convencional? Da automática, deu média simples 24,3 graus. Se for comparar com a média de 22 da Climatempo, daria +2,3 graus de anomalia, não +1,6 grau.

 

Algum de vcs pode me ajudar a desvendar esse pequeno mistério? Depois publico aqui uns resultados que obtive, mas pra isso preciso aclarar as idéias.

Link to comment
Share on other sites

Míninas de hoje:

 

RS

 

15,5 - São José dos Ausentes (Inmet)

15,7 - Pinhal da Serra (Corede)

16,2 - São José dos Ausentes (PWS)

16,2 - Vacaria (Inmet)

16,4 - Vacaria (Corede)

16,3 - Erechim (Inmet)

16,8 - Campestre da Serra (Corede)

 

SC

 

10,4 - Urupema (Ciram)

12,4 - Morro da Igreja (Inmet)

12,7 - Cruzeiro (Clim)

12,8 - Bom Jardim da Serra (Ciram)

13,3 - Matos Costa (Ciram)

13,6 - Água Doce (Ciram)

13,7 - Água Doce (PWS - Herciliópolis)

13,9 - São Joaquim (Aut/Inmet)

14,3 - Painel (Ciram)

14,5 - Caçador (Ciram)

14,5 - São Joaquim (Ciram - Sta Isabel)

14,6 - Sta Cecília (Ciram)

14,9 - Lebon Régis (Ciram)

15,0 - São Joaquim (Ciram - Bentinho)

15,1 - São Joaquim (Ciram - Chapada Bonita)

15,3 - Rio Rufino (Ciram)

15,6 - Curitibanos (Inmet)

15,7 - São Joaquim (Ciram - Boava)

15,7 - Major Vieira (Inmet)

15,8 - Rio Negrinho (Inmet)

15,9 - Campo Alegre (Ciram)

 

PR:

 

14,4 - Palmas (Simepar)

14,8 - General Carneiro (Inmet)

14,9 - Clevelândia (Inmet)

15,1 - Guarapuava (Simepar)

15,3 - Entre Rios (Simepar)

15,3 - Ventania (Inmet)

15,9 - São Mateus do Sul (Inmet)

 

Sudeste:

 

09,8 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

13,3 - Monte Verde MG (Inmet)

14,2 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

15,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

15,2 - Patrocínio MG (Inmet)

15,3 - Campos do Jordão SP (Inmet)

15,4 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

15,5 - Campos do Jordão SP (PWS - Jaguaribe)

15,5 - Caldas MG (Inmet)

15,5 - Florestal MG (Inmet)

15,5 - Pico do Couto RJ (Inmet)

15,7 - Águas Vermelhas MG (Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias ou Aldo Santos ou Mafili, me ajudem numa questão:

 

Qual é a normal climatológica 1981-2010 do Mirante de Santana da Automática???

 

Nem o Inmet tem...pois a automatica do Mirante de Santana foi inaugurada em Mar/2004...

 

:mosking:

 

então so tem da convencional mesmo...vou ter que voltar pros calculos de novo...raios :hang1: :hang1: :hang1:

Link to comment
Share on other sites

1979 foi ano de inverno mágico para o Brasil! Quem me dera

se repetisse aquela bomba do final de Maio.

 

Aliás, eu sou realmente um cara muito otimista e persistente,

pois desde 2000 não chega aquele tipo de MP que rasga o Sudeste

inteirinho e vai até o nordeste, causando geadas generalizadas

em MG, RJ, SP e ES, e mesmo assim continuo super confiante

de que, EM 2014, ISSO ACONTECERÁ.

Link to comment
Share on other sites

1979 foi ano de inverno mágico para o Brasil! Quem me dera

se repetisse aquela bomba do final de Maio.

 

Aliás, eu sou realmente um cara muito otimista e persistente,

pois desde 2000 não chega aquele tipo de MP que rasga o Sudeste

inteirinho e vai até o nordeste, causando geadas generalizadas

em MG, RJ, SP e ES, e mesmo assim continuo super confiante

de que, EM 2014, ISSO ACONTECERÁ.

 

Amém!

Link to comment
Share on other sites

Douglas, este é o tabu que ainda não foi quebrado no pós-2000 no Brasil: Uma

onda polar que consiga influenciar a TOTALIDADE do centro-sul de forma significativa.

A última vez que isso aconteceu foi justamente em 2000.

 

De lá pra cá, tivemos extraordinárias massas polares, mas estas não conseguiram

abranger a totalidade do centro-sul. O centro do anticiclone não se posicionou

favoravelmente a isto.

 

Este é o tabu que falta ser quebrado...e continuo confiante como sempre que este

ano é a bola da vez!

Link to comment
Share on other sites

Ao querido Carlos Campos,

 

Aparentemente tudo dentro do combinado.

 

Parece que já dá para entender algo entre Ushuaia, Curitiba e João Pessoa.

 

Felizmente o mundo é maior que AQUI e ALI não é o centro do universo.

 

Vamos lá nos últimos 15 anos o planeta não apresenta aquecimento ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVO....isto aquece mas numa taxa que pode ser entendida com normal dentro da variabilidade climática. As temperaturas não mostram nenhuma tendência de queda até o momento.

 

Mesmo não havendo aquecimento nas condições descrita o patamar estabelecido no momento é alto.

 

Vou ficar com o seguinte dado o pouco aquecimento no planeta.

 

Um aquecimento no teu AQUI.

 

Significa um resfriamento no ALI do vizinho.

 

América do Sul janeiro de 2014 até dia 11,

 

257kchk.gif

 

Tempos Interessantes.

 

257kchk.gif

 

PS: Como tá gordo o Betega...senhores

Link to comment
Share on other sites

Ao querido Carlos Campos,

 

Aparentemente tudo dentro do combinado.

 

Parece que já dá para entender algo entre Ushuaia, Curitiba e João Pessoa.

 

Acabei de verificar e João Pessoa está com 27,3 de média nestes 13 dias de janeiro em sua convencional. Isso dá +1,5 de desvio.....

 

bem vindo ao clube..!!

Link to comment
Share on other sites

Ao querido Carlos Campos,

 

Aparentemente tudo dentro do combinado.

 

Parece que já dá para entender algo entre Ushuaia, Curitiba e João Pessoa.

 

Acabei de verificar e João Pessoa está com 27,3 de média nestes 13 dias de janeiro em sua convencional. Isso dá +1,5 de desvio.....

 

bem vindo ao clube..!!

Não kerendo discordar,

 

à não ser q eu esteja enganado qto a localização da capital dos paraibanos,

parece q o desvio por lá é negativo..

 

(mapa/desvios até 11/01)

 

algo entre -0,3/-0,8°C.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

E ontem tivemos chuvas bastante generalizadas sobre a Grande SP. Como eu disse, áreas da zona oeste e municípios desta região tiveram menos precipitações, refletidas no tabelão de mínimas do dia 13. Os locais que tiveram chuva forte a tarde tiveram um impacto significativo nas suas mínimas. O destaque do dia foi a redução de temperatura registrada no Mirante de Santana, de tal forma que de todas as estações da grande SP, foi a que teve a MENOR MÍNIMA do dia 13, superando os monstros do frio Parelheiros e Riacho Grande!!!!

 

Temperaturas mínimas do dia: 13/01/2014

 

São Bernardo do Campo

 

Assunção PWS: 17,9 graus

Riacho Grande PWS: 18,3 graus

Riacho Grande Areião CGE: 16,8 graus

 

São Paulo

 

Barragem Parelheiros CGE: 18,3 graus

Capela do Socorro CGE: 18,0 graus

Ipiranga CGE: 17,4 graus

Itaquera CGE: 17,9 graus

São Mateus CGE: 16,7 graus

Tremembé CGE: 17,9 graus

Santana/Tucuruvi CGE: 17,5 graus

Perus CGE: 18,6 graus

Vila Mariana CGE: 19,2 graus

Vila Prudente CGE: 17,4 graus

Anhembi CGE: 18,0 graus

Mirante de Santana INMET: 16,5 graus :shok: :clapping: :hi: :search: :dash1:

Parque do Estado IAG/USP conv.: 19,0 graus

Marcilaq SINDA: sem dados

 

Grande SP

 

Barueri INMET: 19,4 graus

Campo Limpo Paulista CIIAGRO: 17,2 graus

São Lourenço da Serra CIIAGRO: 16,2 graus

Guarulhos Aeroporto Internac.: 19,0 graus

Carapicuíba CETESB: 21,0 graus

Guarulhos Paço Mun. CETESB: 19,1 graus

Taboão da Serra CETESB: 21,0 graus

 

Interior e Litoral SP

 

Santos Moela INMET litoral: 22,2 graus

Sorocaba INMET faixa leste: 18,8 graus

Campos do Jordão INMET Serra: 15,0 graus

Piracicaba INMET centro: 17,7 graus

Barra do Turvo INMET sul: 17,7 graus

José Bonifácio INMET norte: 20,4 graus

Barretos INMET norte: 21,0 graus

Rancharia INMET oeste: sem dados

Itapeva INMET sul: 18,0 graus

São Carlos INMET centro: 18,9 graus

Apiaí CIIAGRO sul: 16,2 graus

Atibaia CIIAGRO faixa leste: 17,7 graus

Campinas CIIAGRO centro: 18,7 graus

Caraguatatuba CIIAGRO litoral: 20,0 graus

Ilhabela CIIAGRO litoral: 20,5 graus

Jundiaí CIIAGRO faixa leste: 17,3 graus

Peruíbe CIIAGRO litoral: 20,4 graus

Registro CIIAGRO sul: 20,6 graus

Ubatuba CIIAGRO litoral: 20,3 graus

São Luiz do Paraitinga INMET: 17,4 graus

 

 

Outros Estados

 

Belo Horizonte - Cercadinho INMET MG 17,9 graus

 

 

Estações de Montanha

 

PNI RJ PWS: 10,8 graus

Morro da Igreja SC INMET: 12,6 graus

Pico do Couto RJ INMET: 15,1 graus

Link to comment
Share on other sites

Ao querido Carlos Campos,

 

Aparentemente tudo dentro do combinado.

 

Parece que já dá para entender algo entre Ushuaia, Curitiba e João Pessoa.

 

Felizmente o mundo é maior que AQUI e ALI não é o centro do universo.

 

Vamos lá nos últimos 15 anos o planeta não apresenta aquecimento ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVO....isto aquece mas numa taxa que pode ser entendida com normal dentro da variabilidade climática. As temperaturas não mostram nenhuma tendência de queda até o momento.

 

Mesmo não havendo aquecimento nas condições descrita o patamar estabelecido no momento é alto.

 

Vou ficar com o seguinte dado o pouco aquecimento no planeta.

 

Um aquecimento no teu AQUI.

 

Significa um resfriamento no ALI do vizinho.

 

Tempos Interessantes.

...e assim, as condições favoráveis à manutenção da vida no belo planeta azul, continuam...

 

Se faz calor no eixo "SJ/Curitiba/São Paulo", Viedma, Rivadávia e Ushuaia resfriam...

 

Os incomodados q se mudem!

 

Sempre houve e sempre haverá em algum lugar O CLIMA IDEAL para todos os gostos!

 

E, VIVA À MAMÃE TERRA!!!

 

Abraços

presence_of_gaia-1.jpg.0e93a0a2e7ca7bbfffc56045c290999d.jpg

Link to comment
Share on other sites

Algumas fotos do "estrago" produzido pela chuva que caiu na cidade de Itaoca-SP, no vale do Ribeira, na noite de domingo (12) para 2ª feira (13, ontem):

(Fotos: http://g1.globo.com)

 

A47VtEV.jpg

 

d9kM8Af.jpg

 

5StADDP.jpg

 

mCh2qBR.jpgEsta é a ponte sobre o rio Palmital, que corta a cidade e é afluente do rio Ribeira.

O rio Palmital transbordou e inundou a cidade durante a noite.

 

E a estação do CIIAGRO na cidade está fora do ar desde o dia 10... :sad: :negative:

 

Na mesma noite, o CIIAGRO registrou 81 mm em Apiaí, a cerca de 30 km de distância e uns 800 m acima.

Link to comment
Share on other sites

Ao querido Carlos Campos,

Tempos Interessantes.

...e assim, as condições favoráveis à manutenção da vida no belo planeta azul, continuam...

 

Se faz calor no eixo "SJ/Curitiba/São Paulo", Viedma, Rivadávia e Ushuaia resfriam...

 

Os incomodados q se mudem!

 

Sempre houve e sempre haverá em algum lugar O CLIMA IDEAL para todos os gostos!

 

E, VIVA À MAMÃE TERRA!!!

 

Abraços

 

:friends: Ah! como eu me entendo com El Campesino.

=============================

 

Via meu facebook,

Certas coisas não tem preço....Valeu....Lizandro

 

1117009_100004543297065_448846595_q.jpg

Lizandro Jacóbsen

A quem interessar possa...

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Ontem, dia 13/01/2014, era eu o meteorologista responsável pelos boletins da previsão do tempo (manhã/tarde) da página do Simepar. Quem trabalha comigo, me conhece ou me acompanha, sabe o quanto sou perfeccionista profissionalmente. Tento, sempre, elevar ao nível máximo de entendimento a informação meteorológica e a previsão do tempo; mas sou humano e estou sujeito ao erro, jamais acertarei 100% das vezes. Aliás, os erros e os acertos em meteorologia convivem lado a lado. Infelizmente, analisei os modelos e os prognósticos errados, consequemente fiz uma 'plotagem sinótica' e um diagnóstico da atmosfera equivocados ontem, mas, independente desse fato, a previsão do tempo até se concretizou em boa parte da Região Sul. Entretanto, alguns colegas(?) de profissão (e outros que acham que são) resolveram aproveitar essa "derrapada" para tentar fazer polêmica. Pois bem, acho difícil existir um meteorologista que jamais fez uma análise/previsão errada, pelo menos, uma vez na sua rotina operacional. O que tenho mais prá dizer? Trabalhem mais, falem menos; passem alertas mais eficientes, falem menos; respeitem o seu público, falem menos. É o que procuro fazer com competência há quase 12 anos, é assim que se ganha, pouco a pouco, a credibilidade de quem depende de nossas informações. Peço desculpas aos amigos e companheiros do dia a dia que não estão entendendo nada, mas não poderia deixar de me manifestar diante das "cutucadas" que fizeram ao meu local de trabalho. Assumo totalmente a responsabilidade e isento a instituição que represento.

 

Curitiba, 14 de janeiro de 2014.

 

LIZANDRO JACÓBSEN

Meteorologista do Simepar

________________________

Link to comment
Share on other sites

Portanto, não significa q esteja fazendo um calor absurdo, como alguns aki kerem dar a entender.

Este é o meu ponto de vista.

 

Logo veremos o pessoal do "nunca antes visto" já aceitar que a anomalia de temperaturas do Mirante deve voltar para um nível racional (acima da média).

Sobre o calor dos últimos dias, todos concordamos que foi acima da média, mas volto a dizer, nada tão extraordinário ou que não tenhamos visto em outros anos (os mais antigos). Eu vivi o ano de 2000 e me lembro que depois daquelas super-ondas polares, o restante do ano teve bastante períodos quentes e muito quentes.

Pessoal, a minha opinião:

 

1. Sampa está tendo uma série muito longa de dias quentes, o que não é comum (20 dias seguidos).

É disso que eu ouço as pessoas reclamarem.

Do dia de Natal (25/12), até hoje, num total de 20 dias,o Mirante só não passou dos 30°C nos dias 30/12 (29,9°) e 05/01 (29,5°C).

Já aconteceu? Já. Mas, certamente, não mais 5 vezes nos últimos 50 anos.

 

É DISSO que estamos falando e o "povo" está sentindo nas ruas, o que NÃO é normal em São Paulo no verão. Mas, segundo o Artur, já passamos por esta sequência de onda de calor de 2000 até aqui. Para mim, de 2000 para cá, não passamos por tamanha onda de calor como esta. Estou sem tempo, quando tiver vou "fuçar" nos dados antigos dos verões de 81-2010. Mas realmente duvido que me surpreenderei

 

 

4. Me parece que aos poucos a dinâmica está mudando.

Ontem e hoje já tivemos muitas áreas de chuva no estado de SP, o que não vinha acontecendo.

 

Concordo. Está ficando mais umido, devido à maior instabilidades.

 

 

 

6. Realmente, essas mínimas durante as chuvas certamente vão ajudando, aos poucos, a baixar a média.

. Sim vão ajudando aos poucos. Mas acredito que o "estrago" já foi consolidado. Janeiro/14 vai fechar BEM acima da média. (ref 81-201). A propósito, as mínimas ainda estão "altas", embora não estejam no patamar de semana passada.
Link to comment
Share on other sites

Ao querido Carlos Campos,

 

Aparentemente tudo dentro do combinado.

 

Parece que já dá para entender algo entre Ushuaia, Curitiba e João Pessoa.

 

Acabei de verificar e João Pessoa está com 27,3 de média nestes 13 dias de janeiro em sua convencional. Isso dá +1,5 de desvio.....

 

bem vindo ao clube..!!

 

:girlwitch:

 

EHEHEH....

 

25,8ºC é na antiga 61/90

 

81/10 só calculei para Recife ...27ºC

 

A NOAA diz que os dados são fornecidos pelo órgão oficial local.

 

Mas a convencional não informa algumas temperaturas no início de janeiro de 2014.

 

Carlos, está tua anomalia não é da convencional.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Recebi a seguinte mp.

 

então uma onda de calor forte em alguma parte do globo pode indicar uma onda de frio em outra?

 

A minha resposta é, SIM.

 

Se o planeta não apresenta aquecimento significativo e nem resfriamento significativo.

 

A coisa anda próxima da média ( a média atual é ALTA)

 

Em linhas gerais SIM.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Algumas fotos do "estrago" produzido pela chuva que caiu na cidade de Itaoca-SP, no vale do Ribeira, na noite de domingo (12) para 2ª feira (13, ontem):

(Fotos: http://g1.globo.com)

 

 

 

mCh2qBR.jpgEsta é a ponte sobre o rio Palmital, que corta a cidade e é afluente do rio Ribeira.

O rio Palmital transbordou e inundou a cidade durante a noite.

 

E a estação do CIIAGRO na cidade está fora do ar desde o dia 10... :sad: :negative:

 

Na mesma noite, o CIIAGRO registrou 81 mm em Apiaí, a cerca de 30 km de distância e uns 800 m acima.

 

 

Foi Uma Boa chuva Que caiu Aqui! causou varios estragos aqui também, cerca de 50 casas foram alagadas, mas eu não pensei que causaria tantos estragos, estava em casa quando caiu a tempestade, foi de longe a chuva mais forte dos ultimos 12 meses! mas não me passou pela cabeça o prejuizo que causaria da cidade visinha de Itaóca.

Na Segunda Feira Todos ficaram chocados quando surgiram as primeiras noticias e fotos, tanto é que metade do comercio de APiaí Nem abriu pois muitos possuem parentes e amigos em Itaoca e foram para lá pra ajudar, até agora existem mais de 12 desaparecidos e 10 mortes confirmadas. É de longe a maior catastrofe ja restridada na Pequena Itaóca de 3 mil hab.

 

Aqui tem mais umas fotos:

 

994113_751612691533551_1910057425_n.jpg

 

994695_751613331533487_958939842_n.jpg

 

1501712_751617281533092_37725796_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

Sem querer ser chato mas é extremamente proibido comentar MP's (mensagens privadas) aqui no Forum..menos mal que você não disse de quem foi...!!

 

Como comentar mensagem privada.

 

A questão poderia ser por qualquer outra forma...e-mail, facebook, o meu amigo perguntou e eu repondi.

 

Achei interessante a questão....e resolvi compartilhar....

 

Vai entender....

 

O tópico,

 

viewtopic.php?f=20&t=15347

 

Não diz nada a respeito....

 

Não entendi

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.