Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

E o que isso tem a ver com tudo?

 

Se for comigo,

a- Temperaturas de aeroportos foram feitas para serem utilizadas em aeroportos.

b- A utilização da temperatura de aeroporto para caracterizar uma situação além do aeroporto deve ser utilizada com cautela.

c- existe uma lei federal que explica como obter informações (aliás, no papel muito boa)

 

As outras coisas acho que nada....Apenas informações (penso que quanto mais informações colocar em um comentário pode gerar novas discussões positivas)....É que eu não gosto de escrever AQUI NUBLADO....principalmente quando estou em São Paulo considerando que há outros membros que escrevem muito melhor que eu sobre as Terras de Piratininga.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Quanto às temperaturas de Aeroportos.

 

Particularmente acho estranho que às temperaturas nos aeroportos brazileiros sejam condizentes com às temperaturas registradas em estações próximas.

 

Até onde eu sei na maioria dos aeroportos a colocação das estações meteorológicas em aeroportos devem fundamentalmente registrarem as temperaturas do ar o mais próximo da pista possível claro que é essa a razão para a existencia das marditas. (segurança de voo)

 

Sendo assim a princípio não considero nenhum absurdo que uma dessas estações registrem em condições extremas temperaturas muito mais elevadas que as estações circunvizinhas.

 

Agora utilizar os dados de uma estação de aeroporto para representar uma cidade que conta com outras estações não é razoável.

 

Abraços

 

 

Mafili, entenda meu ponto: acompanho a estação do aeroporto desde quando existia apenas ela para acompanhar. NUNCA, JAMAIS foi tão quente quanto agora. FELIZMENTE agora existem mais estações em Joinville e, comparando os dados, ela NEM DE LONGE apresentava como a mais quente.

 

Entendeu?

 

Entendi, Diego. Infelizmente não tenho os dados na mão agora.

 

O problema que você relata é universal.

 

As estações em aeroportos apresentam outra peculiaridade, inicialmente ela eram estações quase rurais e com o decorrer do tempo foram sendo "urbanizadas".

 

As estações em aeroportos DEVEM indicar a temperatura do ar o mais próximo possível da pista.

 

Mudanças na localização da estação é comum.

 

Aeroportos sofrem um brutal UHI.

 

Se dependesse somente da NASA GISS todas as estações seriam em aeroportos.

 

Você relata algo semelhante a Base Aérea de Santa Maria...uma estação muito quente quando comparadas com outras.

 

Entendi teu ponto....e até o exagero de noticiar algo de um aeroporto como sendo representativo de Joinville que efetivamente não é.

 

No momento não acredito que haja um problema "monstro" com a estação....Creio de coração que ela esteja sofrendo com a vizinhança.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

E o que isso tem a ver com tudo?

 

Se for comigo,

a- Temperaturas de aeroportos foram feitas para serem utilizadas em aeroportos.

b- A utilização da temperatura de aeroporto para caracterizar uma situação além do aeroporto deve ser utilizada com cautela.

c- existe uma lei federal que explica como obter informações (aliás, no papel muito boa)

 

As outras coisas acho que nada....Apenas informações (penso que quanto mais informações colocar em um comentário pode gerar novas discussões positivas)....É que eu não gosto de escrever AQUI NUBLADO....principalmente quando estou em São Paulo considerando que há outros membros que escrevem muito melhor que eu sobre as Terras de Piratininga.

 

Abração

:-) :clapping: :-)

Link to comment
Share on other sites

A projeção do GFS é uma verdadeira tragédia!

 

É difícil viver num país que não tem uma frente fria decente no verão.

http://i.imgur.com/Io9P9Pv.gif

Não é bom torcer para frentes frias muito fortes no verão aqui no sudeste... :mosking:

Elas são importantes realmente, para provocar chuva e refrescar, desde que não sejam muito intensas

 

As grandes chuvas e tragédias que aconteceram nos litorais paulista e fluminense (Inclusive na capital) no verão 1966/67 foram causadas por sucessivas penetrações de sistemas frontais.

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/search?updated-max=2010-09-17T17:15:00-04:00&max-results=20&start=215&by-date=false

Link to comment
Share on other sites

Dias interessantes .

A chuva retornou no Rio Grande do Sul com o ingresso de dois sistemas frontais nos últimos dias. Na região o primeiro veio com vento e provavelmente uma bela frente de rajada. Já a segunda frente fria, de lento deslocamento, provocou muitas pancadas pré-frontais entre São Gabriel, Lavras e Vila Nova do Sul.Com a passagem desta segunda frente fria já estamos no terceiro dia em que o sol mal aparece no céu, um tanto raro por aqui no verão, e a tendência é de grande cobertura de nuvens também a amanhã com a formação de um ciclone na costa.

Agora agradável 24,3°C com muitas nuvens baixas, cenário comum na passagem de sistema de baixa pressão durante o inverno.

 

Para quem quiser conferir a National Geographic está passando um documentário sobre o outbreak de abril de 2011 nos EUA, somente com imagens amadoras, de storm chasers e de câmeras de segurança. É interessante ver com os ventos provenientes de um tornado se comportam na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Acompanhei visualmente as formações q atuavam no sul de Ctba.

Em Piraquara não choveu neste final de tarde.

No momento, céu nublado, relâmpagos e 20,2°C.

Extremas: 18,3°C 26,4°C

Precipitação: 3,0mm

A chuva mais forte durou cerca de 1 hora, agora tenho breves pancadas de chuva moderada a forte. Variei de 19,7ºC a 28,2ºC, num pico de calor quando o Sol apareceu no meio da tarde.

 

*EDIT: voltou a chover muito forte, porém com vento. Estou registrando a mínima do dia agora, com 19,5ºC.

*EDIT 2: caiu a 19,0ºC agora!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Acompanhei visualmente as formações q atuavam no sul de Ctba.

Em Piraquara não choveu neste final de tarde.

No momento, céu nublado, relâmpagos e 20,2°C.

Extremas: 18,3°C 26,4°C

Precipitação: 3,0mm

A chuva mais forte durou cerca de 1 hora, agora tenho breves pancadas de chuva moderada a forte. Variei de 19,7ºC a 28,2ºC, num pico de calor quando o Sol apareceu no meio da tarde.

 

*EDIT: voltou a chover muito forte, porém com vento. Estou registrando a mínima do dia agora, com 19,5ºC.

*EDIT 2: caiu a 19,0ºC agora!

 

Abraços!

Depois de 40min de trovoadas, tempestade de raios e chuva fortíssima.

17,8°C agora.

8991_icon.png.403ca888ab047a22b38a8a17646049f9.png

8991-1.jpg.980e7884ef55b80de0030dbe895c0807.jpg

Link to comment
Share on other sites

Começando a cair o mundo aqui , e pó radar não se nada demais eu hein deve ser bem isolado mesmo

Will, é comum formações de núcleos de chuva forte bem isolados, em áreas serranas.

Muitas vezes não são detectados por apresentarem pekena dimensão horizontal.

 

Abraços

Legal Tio CC não sabia. , caiu 4mm fomos a 17 com rajada de 25km/h

Link to comment
Share on other sites

Simepar:

 

" Em Curitiba em 30 min. foi

registrado 33,0 mm de chuva"

 

17,0°C em Curitiba e 17,3°C em Piraquara.

Ainda chove com trovoadas.

8

EDIT :

Piraquara:

Já são 31mm acumulados nesta noite.

34 mm total do dia.

17,8°C agora e subindo..

Chuva moderada/forte (23:07)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mafili, entenda meu ponto: acompanho a estação do aeroporto desde quando existia apenas ela para acompanhar. NUNCA, JAMAIS foi tão quente quanto agora. FELIZMENTE agora existem mais estações em Joinville e, comparando os dados, ela NEM DE LONGE apresentava como a mais quente.

 

Entendeu?

 

Está claro que tem algo de errado com a estação. E também com quem a usa para representar a cidade!

Link to comment
Share on other sites

Chove pelo quarto dia seguido no começo da zona leste de Sampa. Na noite anterior na hora em que fui dormir, tinha uma área de chuva entre o sul de MG e região bragantina e essa área chegou na capital no final da madrugada. Acordei umas 5 da manhã e estava trovejando!

 

Depois que as chuvas começaram a cair por aqui, a temperatura dentro de minha casa melhorou bastante. Está bem mais agradável. E olha que continua fazendo calor no meio da tarde e estamos ainda tendo madrugadas com temperaturas mais altas. É por isso que não canso de dizer: Calor bom, é calor com chuvas e não um calor seco(me refiro a dias sem chover )!

 

Faz 22.7 graus na Penha (CGE)!

Link to comment
Share on other sites

Aqueles 42°C realmente foram bizarros. Como eu disse ventava bastante na hora. Há erro na estação. E o Diego é fonte mais que confiável para nos dizer que é erro.

 

Joinville sofrendo duplamente, uma com a estação do Aeroporto apresentando erro, outra com o estudo duvidoso da Embratur, que a colocou como a menos ensolarada do Brasil. De fato é uma das menos ensolaradas, mas o estudo coloca Curitiba exatamente com 116 dias de sol também e ainda cita Jaraguá do Sul que já é diferente.

 

Por aqui choveu menos hoje, agora 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Dia mais comportado em termos de calor aqui na represa no ABC Paulista...18,0 / 26,1...mas tive muito sol e sem chuva. Agora está limpando e tenho até uma noite agradável com 20,3 graus..

 

 

Acabei de ver minhas extremas de ontem; máxima de 27,2 graus e mínima de 18,9 graus. Nada mal esses dados! Cade o verão extremado que tanto apregoaram? Média de Janeiro alta é PARCIAL, ainda temos mais da metade do mês pra ver se mantem a forte anomalia!

Link to comment
Share on other sites

Choveu muito em Piraquara e tbm em todo o planalto curitibano, nas últimas 12h.

Foram chuvas fortes acompanhadas de trovoadas e ventos fracos.

Em Piraquara registrei 55mm entre a noite de ontem e a madrugada de hj.

Já em Curitiba, foram 72mm até às 23:30h (Simepar).

 

Nesta manhã temos céu encoberto e chuva leve em algumas áreas.

Chove mais forte no oeste de Curitiba, onde ocorre a atuação de uma linha de instabilidade bem delineada, sentido norte/sul (pode ser vista na imagem do satélite).

Daki onde estou, vejo um arco-íris bem suave, sobre a cidade.

Temperatura agora de 17°C.

5a4e895a64183_2014-01-1306_39_40.jpg.f45e39c6e849e5649f0508d7322bb2fc.jpg

WUBLAST_34.png.664709c3a1bd21d50a2764beb69e4d70.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol entre muitas nuvens e faz 22C, espero que tenhamos chuvas durante a tarde.

Vista ao sul da minha casa, de onde raramente vem chuva mais quando vem é extramemente violenta.. Bom dia a Todos!

Boa imagem, Jean!

Destaca bem a nebulosidade, q é o q realmente interessa.

Gosto de fotos assim, aliás o céu está parecido com o de Piraquara, ontem à tarde...antes de se formarem as nuvens q geraram a chuvarada noturna.

 

Abç

Link to comment
Share on other sites

O Paulista está reclamando muito do calor nestes 12 dias de janeiro. A capital paulista está com 25,1 de média nestes 12 dias. Isso dá uma anomalia na sua normal climatológica 61/90 de absurdos +3,0 graus. E na normal 81/10 a normal está em +2,3 graus, um desvio bem significativo.

 

Ter uma anomalia de 3 graus na primavera ou outono que são meses intermediários , é uma coisa....Mas ter + 3,0 no auge do Verão é outra.....Meu medo é como será Fevereiro.

 

Outro ponto que me chama atenção é o volume de chuva em SP. No Mirante de Santana tivemos 54,7 mm sendo que o esperado para o mês é de 238,7 mm. Ou seja , tivemo 23% de chuva esperada para o mês até agora em 12 dias....

Link to comment
Share on other sites

Chuva forte sobre o Sul

 

Áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sul do Brasil e provocam muita chuva neste início de semana. Grandes volumes de chuva forram observados em várias áreas da Região entre o domingo e a segunda-feira.

 

Entre 7 horas do dia 12 e 7 horas de 13 de janeiro de 2014, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 91 mm em Rio do Campo (SC), 85 mm em Curitiba, capital do Paraná (53 mm apenas entre 21h e 22 h do domingo), 75 mm em Camaquã (RS), 66 mm em Torres (RS), 57 mm em Santa Maria (RS) e 53 mm em Goioerê (PR).

 

O tempo permanece instável no Sul nesta segunda-feira e mais temporais são esperados. Um sistema de baixa pressão atmosférica nos níveis mais elevados da atmosfera influencia o Sul e vai forçar a formação de uma frente fria (frontogênese) até a quarta-feira. Até lá, permanecem as condições para fortes pancadas de chuva até a quarta-feira. Na quinta-feira, a chuva diminui com o afastamento do sistema de baixa pressão.

 

mV4xQHO.png

Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticias/200870/chuva-forte-sobre-o-sul/

Link to comment
Share on other sites

Carlos

Eu achei interessante o q vc falou agora à respeito da anomalia deste mês de janeiro em SP.

Realmente, 3°C a mais, na média mensal é mta coisa!

Claro q as MÍNIMAS ELEVADAS exercem uma forte influência neste resultado.

Portanto, não significa q esteja fazendo um calor absurdo, como alguns aki kerem dar a entender.

Este é o meu ponto de vista.

 

Em março de 2002 tivemos em Piraquara uma situação semelhante à esta de agora, em Sampa.

 

Sobre a pouca chuva, vi uma matéria sobre a estiagem q atinge Brasília, neste mês.

Dias de Sol forte e mto calor tem sido a regra deste janeiro, por lá!

Brasília, pra kem não sabe, possui o verão mais frio e chuvoso entre as capitais (mais frio, no q diz respeito às máximas ).

Janeiro do ano passado foram 500mm de chuvas nakela cidade.

É praticamente o dobro do normal em Sampa.

 

Enquanto isso, aki no leste do Paraná já registrei mais de 230mm em apenas 13 dias... (sem os dados aki em mãos).

 

Estamos presenciando um verão diferente!

 

(mas tbm concordo com mta coisa q o Artur falou! Sem exageros!)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O Paulista está reclamando muito do calor nestes 12 dias de janeiro. A capital paulista está com 25,1 de média nestes 12 dias. Isso dá uma anomalia na sua normal climatológica 61/90 de absurdos +3,0 graus. E na normal 81/10 a normal está em +2,3 graus, um desvio bem significativo.

 

Ter uma anomalia de 3 graus na primavera ou outono que são meses intermediários , é uma coisa....Mas ter + 3,0 no auge do Verão é outra.....Meu medo é como será Fevereiro.

 

Outro ponto que me chama atenção é o volume de chuva em SP. No Mirante de Santana tivemos 54,7 mm sendo que o esperado para o mês é de 238,7 mm. Ou seja , tivemo 23% de chuva esperada para o mês até agora em 12 dias....

 

Um verdadeiro terror!

Principalmente vindo de 2 janeiros excelentes nos anos anteriores.

Bom, por enquanto vou conter a reclamação, mas se a natureza não compensar no inverno eu fico puto! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Janeiro 2014 - Médias das Mínimas - 12 dias

 

07,4 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

11,8 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

12,2 - Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)

13,5 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

13,5 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

13,7 - Monte Verde MG (Aut/Inmet)

14,0 - Maria da Fé MG (Aut/Inmet)

14,1 - Pico do Couto RJ (Aut/Inmet)

14,1 - Urupema SC (Ciram)

14,2 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

14,4 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

14,6 - Painel SC (Ciram)

 

PNI X HORTO - 1 grau a cada 180m

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol entre muitas nuvens e faz 22C, espero que tenhamos chuvas durante a tarde.

Vista ao sul da minha casa, de onde raramente vem chuva mais quando vem é extramemente violenta.. Bom dia a Todos!

Boa imagem, Jean!

Destaca bem a nebulosidade, q é o q realmente interessa.

Gosto de fotos assim, aliás o céu está parecido com o de Piraquara, ontem à tarde...antes de se formarem as nuvens q geraram a chuvarada noturna.

 

Abç

Obrigado Carlos, a nebulosidade aumentou ainda mais agora, espero que tenha chuva ( mais significativa dessa vez, to ficando estressado com esses baixos volumes). Ao menos um inicio de tarde mais agradável com 23°C..

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde gurizada!

 

No início da madrugada, por volta de 1:30, uma forte instabilidade bem eletrificada avançou de norte rumo a Matão. Chegou com chuva forte e muitos raios. Chegou a cair granizo, pela 2ª vez em menos de 24 horas, mas foi bem menos intenso e durou menos de 1 minuto, só que com pedras ligeiramente maiores. Devido a isso, a temperatura despencou para 16,3°C, mas amanheceu com 18,5°C.

 

Agora o céu está nublado, venta bastante desde cedo, não chove e faz apenas 20,9°C. Um grande alívio em relação aos últimos dias!

E qual foi o volume acumulado nesta 2° chuva Vini? Espero que venha uma chuva boa pra cá também...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.