Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Cai o mundo aqui na zona norte de Sampa, com ventania, trovoadas, tudo que tem direito.

 

Pelo radar dá para ver que chove na "metade leste" da zona norte (Mais próxima de Guarulhos) e na zona leste.

É uma célula isolada, que pega até Atibaia a norte e até Arujá, a leste.

No resto (Maior parte) da capital não chove.

 

Aqui na Granja Viana, Oeste Grande SP, fechou o tempo, está ventando bem, mas não choveu. Mas caiu bem a temperatura. Do pico de 33,9ºC, estou com agraciados 27ºC no momento.

Link to comment
Share on other sites

O Wunderground caiu?

 

 

Tb nao consigo entrar nele

 

Enquanto isso escureceu muito aqui no Assunção, e tenho 24,9 graus...vem chuva ai!

 

Uma curiosidade:

 

Monitoro as temperaturas seja pela Davis, seja por pluviometro e termometro manual. Para vocês verem como é importante a calibração correta de uma estação automática, seguem os dados de ontem:

 

Máxima: Davis 32,8 graus. Manual: 32,9 graus

Mínima: Davis: 20,0 graus Manual: 20,0 graus

Chuva: Davis: 48,5 mm Manual: 49 mm

 

Neste exato instante, Davis: 24,9 manual: 24,9

Link to comment
Share on other sites

O Wunderground caiu?

Aqui o Wunder está fora também.

 

Então pessoal, como escrevi ontem, hoje comprei um termohigrômetro interno/externo, modelo Minipa MT-241. A partir de hoje, vou postar aqui os dados aqui do sul de Curitiba, 896m (não 899 como escrevi ontem).

No momento 27,5 ºC com 55% u.r.

A partir de amanhã vou começar os registros das máximas e mínimas.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Chuva parando por aqui, trovoadas continuam.

 

Alguns acumulados até 18h:

 

CGE-Itaim Paulista (Z. Leste): 52,0 mm

SAISP-Rio Tietê-São Miguel (Z. Leste): 49,2 mm (Até 17h40)

CGE-Tremembé (Z. Norte): 42,5 mm

SAISP-Jardim Romano (Z. Leste): 26,8 mm

SAISP-Córrego Jacu (Z.Leste): 23,2 mm

CGE-Santana-Tucuruvi (Z.Norte): 17,2 mm

 

 

Hoje,

Mirante: 22,6°C / 32,6°C

IAG: 20,0°C / 32,0°C

 

E.T.: Áreas de chuva indo no sentido sul.

E.T.2: Campo de Marte com 20°C. Mas deve subir um pouco quando a chuva passar.

Congonhas, onde ainda não choveu, com 26°C.

Cumbica, onde também chove: 21°C

Link to comment
Share on other sites

Uma curiosidade:

 

Monitoro as temperaturas seja pela Davis, seja por pluviometro e termometro manual. Para vocês verem como é importante a calibração correta de uma estação automática, seguem os dados de ontem:

 

Máxima: Davis 32,8 graus. Manual: 32,9 graus

Mínima: Davis: 20,0 graus Manual: 20,0 graus

Chuva: Davis: 48,5 mm Manual: 49 mm

 

Neste exato instante, Davis: 24,9 manual: 24,9

 

Artur, e o termômetro manual, você coloca junto no abrigo ou como? É um de máx. e mín.?

Link to comment
Share on other sites

Formou-se um cumulus ao oeste de POA, atravessando a cidade pela Zona Norte e parte da Região Metropolitana. Interessante que a nuvem não se desenvolveu direito, mas era maravilhoso ver como o vapor d´água se movia na base. Dava para ver o sistema se desenvolvendo.

 

Resultado: pingos grossos, pancada muito passageira com... sol ao final da tarde!! Tive máxima de 33,1° depois de uma mínima de 21,6°.

 

Com a chuva de apenas 1 mm, agora tenho terríveis 28,9° com 68%. CB ao NO e arco-íris à leste. Ao que tudo indica não chove mais.

Link to comment
Share on other sites

Tem uma linha de instabilidade ali no Vale, entre Jacareí e Sáo José dos Campos que deve estar causando alguns estragos por lá . Se continuar com o mesmo deslocamento, deve atingir Taubaté daqui a pouco.

 

Aqui em CDJ, céu bem carregado; mas, chuva mesmo praticamente não tivemos.

Em casa agora, tenho 18,1.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Tatuapé choveu de leve a moderada intensidade com alguns trovões.

A temperatura na Penha (CGE) caiu pra 22 graus, mas agora subiu um pouco e está em 24 graus.

O que me impressiona é que eu estava vendo o Climatempo News e a Josélia mostrou uma tabela e lá só apareceram apenas 3 temperaturas máximas abaixo dos 30 graus no INMET daqui da cidade desde 23/12/2013 e ainda assim essas 3 máximas foram superiores à 28 graus. Isso mostra que realmente o verão começou tórrido na Grande SP.

 

Mudando de assunto, eu percebi que hoje nuvens carregadas voltaram a crescer sobre boa parte de Minas Gerais. Isso pode ser um indicativo de que a alta de 500 hpa tenha enfraquecido um pouco. Vale dizer que nos últimos dias, instabilidades voltaram a atuar sobre Goiás.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Tatuapé choveu de leve a moderada intensidade com alguns trovões.

A temperatura na Penha (CGE) caiu pra 22 graus, mas agora subiu um pouco e está em 24 graus.

O que me impressiona é que eu estava vendo o Climatempo News e a Josélia mostrou uma tabela e lá só apareceram apenas 3 temperaturas máximas abaixo dos 30 graus no INMET daqui da cidade desde 23/12/2013 e ainda assim essas 3 máximas foram superiores à 28 graus. Isso mostra que realmente o verão começou tórrido na Grande SP.

 

Mudando de assunto, eu percebi que hoje nuvens carregadas voltaram a crescer sobre boa parte de Minas Gerais. Isso pode ser um indicativo de que a alta de 500 hpa tenha enfraquecido um pouco. Vale dizer que nos últimos dias, instabilidades voltaram a atuar sobre Goiás.

Aqui no Rio também tivemos algumas áreas de instabilidades se formando. Acho que realmente é um indicativo do enfraquecimento deste sistema.

Link to comment
Share on other sites

Amanhecer com mínima de luxo (20.4°C) comparando com as do Natal até o início de janeiro 24°C.... nem precisa ligar o ar condicionado, basta deixar todas janelas abertas toda noite.

Tive mínima de 21,6°. Continua bem quente, sem trégua. Essa mínima de luxo (comparado ao período do Natal para cá) só é luxo perto do horror que tem sido. Parte da minha casa é alta, tem uma mesanino que acumula todo o ar quente, e não dá para deixar a janela aberta à noite. Resultado: mínima interna de 27,8°.

 

Agora faz 32,9° com 53% e venta de OSO a 12,6 km/h. Pelo aumento de cumulus bem que poderia chover.

 

Abraços calorosos!

Domingo e segunda deveremos ter 1 refresco com máximas em torno de 25°C e na próxima semana na casa dos 30°C (menos que esta semana) e mínimas entre 17°C/18°C.

Ar condicionados de molho por alguns dias!

Ah! Aqui só nublou com cumulus nimbus e NADA de chuva à tarde.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Hoje por volta das 20h caiu uma bomba d'água aqui em Teutônia, mas foi chuva isolada. O índice de chuva chegou a 442,8 mm/h na minha PWS do bairro Languiru. A precipitação acumulada foi de 1,0 mm na Lagoa da Harmonia, 14,4 mm no INMET e 16,4 mm em Languiru.

A chuva veio acompanhada de rajadas de vento, mas em Teutônia não foram tão fortes, não houve danos. Já na rodovia RST-453, que liga Teutônia/RS e Estrela/RS houve queda de uma árvore com bloqueio parcial.

Aqui em Teutônia as rajadas de vento foram de 40,3 Km/h em Languiru e 48,2 Km/h no INMET.

Link to comment
Share on other sites

Ninguém merece uma coisa dessas:

 

O bloqueio atmosférico não deve ser quebrado pelo menos até o fim da semana que vem. Sem ar polar e com pouca chuva, o calorão vai continuar por mais alguns dias.

 

Mais 10 dias pela frente de máximas bem altas e madrugadas abafadas :(

 

A matéria na íntegra pode ser lida no site da Climatempo:

http://www.climatempo.com.br/noticias/200361/ate-quando-sao-paulo-vai-continuar-quente/

Link to comment
Share on other sites

O índice de chuva chegou a 442,8 mm/h na minha PWS do bairro Languiru.

 

 

Sensacional este índice de chuva, dá pra demonstrar claramente o quão forte foi a chuva!!!! Na minha concepção, damos pouca importancia a este índice de chuva e mais ao volume acumulado. As vezes temos muito volume acumulado num dia, mas com baixo indice de chuva e as vezes temos um volume baixo, mas com um indice elevadíssimo.

Link to comment
Share on other sites

Uma curiosidade:

 

Monitoro as temperaturas seja pela Davis, seja por pluviometro e termometro manual. Para vocês verem como é importante a calibração correta de uma estação automática, seguem os dados de ontem:

 

Máxima: Davis 32,8 graus. Manual: 32,9 graus

Mínima: Davis: 20,0 graus Manual: 20,0 graus

Chuva: Davis: 48,5 mm Manual: 49 mm

 

Neste exato instante, Davis: 24,9 manual: 24,9

 

Artur, e o termômetro manual, você coloca junto no abrigo ou como? É um de máx. e mín.?

 

 

Frederico, deixo o termometro a 3 metros em linha reta da estação, fica abrigado num outro obrigo que tenho, é aquele de maxima/mínima da incoterm, uso ele pra fazer aferição de estações automáticas. Já o pluviometro, fica a 30 cm em linha reta da estação, ou seja, não tem como ter muita variação pela distancia. A calibração da Davis fui fazendo já faz algum tempo, e mesmo depois de mais de um mes da última aferição feita, os dados continuam parelhos.

Link to comment
Share on other sites

Isso mostra que realmente o verão começou tórrido na Grande SP.

 

Daniel, já estamos chegando na metade do verão climático! O verão começou precoce este ano; no final de novembro. E termina, no máximo, até o início da 2ª quinzena de março. O normal é ir até os 10 primeiros dias de março.

 

E este verão 2013/2014 realmente tem sido tórrido!

 

Pelo menos até dia 21/Janeiro continuará MUITO QUENTE!

Link to comment
Share on other sites

Isso mostra que realmente o verão começou tórrido na Grande SP.

 

Daniel, já estamos chegando na metade do verão climático! O verão começou precoce este ano; no final de novembro. E termina, no máximo, até o início da 2ª quinzena de março. O normal é ir até os 10 primeiros dias de março.

 

E este verão 2013/2014 realmente tem sido tórrido!

 

Pelo menos até dia 21/Janeiro continuará MUITO QUENTE!

 

 

Sim, começou quando o Mirante registrou os 34.2 graus, a maior de 2013 (em 11/11)

Depois disso, não tivemos mais MP significativa. O único refresco de verdade foi entre 22/11 e 26/11.

 

Dezembro de 2012 mesmo sendo bem quente, ainda tivemos uma frente fria ou outra passando aqui e além disso, houve várias pancadas de chuva e assim foi menos desconfortável quanto este janeiro.

Link to comment
Share on other sites

amigos, sobre este calor que andamos sentindo em SP, vi muitos comentários sobre ele do tipo "nunca vi calor desse tipo", "o verão iniciou mais cedo", "o verão terminará mais tarde", "teremos ainda mais calor".

 

Devemos nos lembrar que nossa memória climatológica é curta, e ainda bem que temos ferramentas para resgatar a nossa sanidade mental, uma delas é o NCEP e sua base de plotagens de históricos de temperatura média. Será que o verão começou em Novembro, ou essa idéia alguns tiveram devido a presença de ar quente em alguns dias do mês? Vamos a dados, quero dados!!!!

 

Dados de Novembro - Anomalias de temperatura em 850 hpa - 2013

ptSjARY.png

 

A imagem deixa claro que o aquecimento no Brasil se restringiu aos estados do sul, e parte do oeste do interior de SP. Na grande SP, Novembro não foi tão anômalo assim. Os dados do NCEP são cruzados com as normais 81/2010. Houveram frentes frias maritimizadas em Novembro, as quais fizeram o sul da Grande SP ter bastante dias amenos, com máximas sub-25 em vários dias. Neste mês, aqui no Assunção só tive 1 DIA de mínima acima de 20 graus e 6 dias com máximas acima de 28 graus. No final do mês, tive máximas abaixo de 22 graus em 29 e 30 de Novembro. Essa memória curta nossa não se lembrou da boa MP do final do mês e sim daquela de 22 a 26.

 

xjRu8AY.png

Dezembro já foi um mês um pouco mais quente que a média no centro-sul, mas não houve esse aquecimento no Brasil central. Temos de parar de olhar para nossos umbigos quando pensamos em ondas de calor. Quem mora na zona oeste da cidade de SP, tem uma percepção bem diferente do calor de quem mora na zona sul da mesma cidade. Imagina então quem mora em Palmas e quem mora em Porto Alegre, quao grandes são as diferenças de percepção de calor, Palmas, mais quente que POA nos dados diários de Dezembro, teve um mês de dezembro dentro da média, enquanto o sul e partes do interior de SP torraram só um pouco a mais que a média. Já no Assunção, de 31 dias do mês, só tive 9 máximas acima de 30 graus, e tive 17 máximas abaixo de 27 graus. Tivemos sim uma onda de temperaturas mais baixas (frio seria uma palavra muito forte), vinda de tres frentes frias sequenciais, que manteve de 10 de Dezembro a 25 de Dezembro minhas máximas todas abaixo de 27 graus. O fim do mês, que foi bem mais quente, é o que todos ficam se lembrando aqui, mas não foi a realidade climática do mês todo. Mesmo assim, ficamos acima da média, mas nem tanto assim.

 

HUkTqwh.png

 

Janeiro sim, podemos dizer que vem sendo um mês bem quente e bem acima da média, mas temos esta sensação também porque Janeiro de 2012 e Janeiro de 2013 ficaram abaixo da média. Mesmo assim, o centro-sul da Argentina e do Chile tiveram um frio histórico, digno de nota, e com temperaturas negativas históricas, tanto que no NCEP percebe-se claramente o tamanho da encrenca que veio ao sul do continente. Antes de virem aqui reclamando que só teve calor, esqueceram-se que esta mesma onda de ar polar, trouxe refresco para o sul e sudeste??? Ou não se lembram da negativa mais precoce da história climática do Brasil, em 6 de Janeiro o PNI registrando -0,2??? Aqui no Assunção, de 04 a 06 de Janeiro, tive máximas abaixo de 30 e mínimas abaixo de 20 graus, com certeza não me lembrarei destes dias pelo calor. O que faltou de fato em Janeiro? A chuva. Só depois do dia 7 voltaram as pancadas de chuva, e desde então estão localizadas, mas constantes sobre a grande SP. Não esqueçam que o calor previsto pela Climatempo vem junto com a previsão de chuvas diárias de verão. Isto pra mim é o normal do verão climático.

 

Resumindo, o verão começou de fato ao final de Dezembro e tem se estendido por Janeiro. Como estamos numa época de nulidade do Pacifico, as ondas de MAden-Julian e as oscilações decadais do Pacifico e do Atlantico continuam com ondas longas, logo o que é calor, vira frio repentinamente, isso tem que ser levado em conta. Mesmo que o Pacifico entre em modo El-Nino, a dinamica de ondas longas deve prevalecer neste inverno, por isso acredito que deveremos ter períodos de frio extremo semlhantes a 2013. e se não mudar a dinamica, poderemos ainda ter mais ondas de frio ou serem mais duradouras que 2013.

Link to comment
Share on other sites

Contra dados, não há argumentos. Parabéns Artur. :ok:

 

Eu estava em dúvida se esse fim de primavera e começo de verão realmente apresentava temperaturas acima da média; agora, dúvidas sanadas:

 

Novembro na média

Dezembro na média

Inicio de Janeiro acima da média.

 

Ou seja, nada de anormal até agora.

 

Voltando ao dia a dia; essa sexta-feira começou com muita nebulosidade aqui em CDJ e uma temperatura mais alta do que os últimos dias. Em casa, registrei 14,1.

Link to comment
Share on other sites

10/01/2014

 

RS

 

16,6 - São José dos Ausentes

17,1 - Vacaria

17,9 - Lagoa Vermelha

18,8 - Canela

 

SC

 

14,3 - Bom Jardim da Serra

14,6 - Morro da Igreja

15,6 - Caçador

15,6 - Campo Alegre

15,8 - Urupema

16,1 - St Cecília

16,4 - Lebon Régis

16,5 - Água Doce

16,6 - São Joaquim

16,7 - Matos Costa

 

PR

 

15,5 - Castro

15,9 - General Carneiro

16,2 - São Mateus do Sul

17,5 - Ventania

17,6 - Ivai

17,7 - Inacio Martins

 

Sudeste

 

08,6 - Pq do Itatiaia RJ

12,6 - Maria da Fé MG

13,1 - Campos do Jordão SP

13,9 - Nova Friburgo RJ

14,5 - Passa Quatro MG

14,6 - Monte Verde MG

15,4 - Patrocínio MG

15,7 - Pico do Couto RJ

15,8 - Teresópolis RJ

16,0 - Caldas MG

16,3 - Varginha MG

16,4 - Diamantina MG

16,4 - Florestal MG

16,6 - Ouro Branco MG

16,9 - Santa Teresa ES

16,9 - Vicosa MG

Link to comment
Share on other sites

Diferente de Cdj aqui amanhecemos com céu limpo azul e nenhuma nuvem a temperatura caiu bem só com o arzinho da chuva ontem

 

Minimas Mantiqueira :

 

PNI PWS 8,6°C

 

Maria da Fé PWS Lage 11,5°C

 

Maria da Fé INMET 12,6°C

 

CDJ INMET 13,1°C

 

CDJ Sigma Octantis 13,8°C

 

Maria da Fé PWS ToaToa 14,1°C

 

Monte Verde INMET 14,6°C

Link to comment
Share on other sites

 

Frederico, deixo o termometro a 3 metros em linha reta da estação, fica abrigado num outro obrigo que tenho, é aquele de maxima/mínima da incoterm, uso ele pra fazer aferição de estações automáticas. Já o pluviometro, fica a 30 cm em linha reta da estação, ou seja, não tem como ter muita variação pela distancia. A calibração da Davis fui fazendo já faz algum tempo, e mesmo depois de mais de um mes da última aferição feita, os dados continuam parelhos.

 

Obrigado Artur, vou providenciar o mesmo aqui para calibrar as minhas 3 estações.

Link to comment
Share on other sites

 

Frederico, deixo o termometro a 3 metros em linha reta da estação, fica abrigado num outro obrigo que tenho, é aquele de maxima/mínima da incoterm, uso ele pra fazer aferição de estações automáticas. Já o pluviometro, fica a 30 cm em linha reta da estação, ou seja, não tem como ter muita variação pela distancia. A calibração da Davis fui fazendo já faz algum tempo, e mesmo depois de mais de um mes da última aferição feita, os dados continuam parelhos.

 

Obrigado Artur, vou providenciar o mesmo aqui para calibrar as minhas 3 estações.

 

Idem , Artur manda o termo por sedex ai depois devolvo :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

O índice de chuva chegou a 442,8 mm/h na minha PWS do bairro Languiru.

 

 

Sensacional este índice de chuva, dá pra demonstrar claramente o quão forte foi a chuva!!!! Na minha concepção, damos pouca importancia a este índice de chuva e mais ao volume acumulado. As vezes temos muito volume acumulado num dia, mas com baixo indice de chuva e as vezes temos um volume baixo, mas com um indice elevadíssimo.

 

É, choveu durante menos de uma hora, e foi o índice de chuva mais elevado desde que tenho essa estação. O acumulado ficou "só" em 16,5 mm.

 

Hoje o dia amanheceu com poucas nuvens em Teutônia, mas o abafamento é forte. Ar condicionado ligado desde ás 8h aqui na empresa.

As mínimas ficaram em 21,9ºC na Lagoa da Harmonia, 22,4ºC INMET e 22,7ºC em Languiru.

 

Hoje, se tudo der certo, volta a ficar online minha estação da Welp, a "sibéria teutoniense"! :laugh:

 

Em breve vai sair um aplicativo para Android/Ios das minhas estações e um site para dispositivos móveis também. Assim que tiver finalizado, aviso vocês.

Link to comment
Share on other sites

Incrível, mas temos chuva de verão em POA às 9:30 da manhã com muitas trovoadas, hehe! O radar do Redemet pega núcleos intensos entrando aqui nesse momento.

 

A mínima foi muito alta, ficando em 23,8° e a máxima disparou a até 28,9° já às 9:08. Agora começou a chover e faz 27,3° com 74%. Que beleza!

Link to comment
Share on other sites

 

Idem , Artur manda o termo por sedex ai depois devolvo :sarcastic:

 

 

kkk não tem como, o termo tá fixado dentro do abrigo :laugh: :laugh: :laugh:

 

 

Oras manda o abrigo junto , :sarcastic:

 

To procurando um termo pra relva , compro o incoterm de mercurio de maximas e minimas ? ou onde acho um proprio pra relva ?

Link to comment
Share on other sites

amigos, sobre este calor que andamos sentindo em SP, vi muitos comentários sobre ele do tipo....

....Devemos nos lembrar que nossa memória climatológica é curta, e ainda bem que temos ferramentas para resgatar a nossa sanidade mental,

 

Muito bom, Artur.

 

A minha interpretação é:

 

Clima é o estado média da atmosfera em um local e em um determinado período.

 

Veja que maravilha podemos fazer com termômetro após 30 anos de medições....podemos começar a definir o clima de uma região.

 

O interessante o resultado prático de um bloqueio atmosférico é o estado estacionário do tempo em uma região.

 

Concluo então, que um bloqueio pode travar em duas posições QUENTE e FRIO.

 

Como estamos falando de sanidade mental,

 

Bloqueio na posição QUENTE é maldito por definição e usualmente acompanhado pela expressão "o frio ficou represado...."

 

Bloqueio na posição FRIO é a benção divina que nos liberta da maldição tropical e nos leva ao nirvana da nossa origem na longíqua escandinávia terra ancestral do povo brasileiro.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Estamos com uma estiagem de 4 dias aqui, Flórida quente, hoje céu com mais névoa mas não que impeça das temperaturas subirem.

 

Seguimos.

 

 

Aqui sao 5 dias , ontem choveu em todas as cidades vizinhas mesmo aqui , precisamos de uma chuva na roça para as batatas da safra de verao começarem a nascer !

 

Detalhe, choveu um pouco ante ontem durante a noite, mas o grosso mesmo caiu mais acima daqui.

 

A chuva esta época por aqui serve solamente para dar uma refrescada se chover bastante ou uma boa abafada.

 

Segue nublado e quente 30,1°C interna.

Link to comment
Share on other sites

 

Idem , Artur manda o termo por sedex ai depois devolvo :sarcastic:

 

 

kkk não tem como, o termo tá fixado dentro do abrigo :laugh: :laugh: :laugh:

 

 

Oras manda o abrigo junto , :sarcastic:

 

To procurando um termo pra relva , compro o incoterm de mercurio de maximas e minimas ? ou onde acho um proprio pra relva ?

Compre vários termômetros!

Jogue-os pelo kintal (com cuidado) e na manhã seguinte verifique todos.

O q acusar menor valor é o correto!

Simples assim!

Iac

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.