Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

É o calor segue presente, muitos também reclamam, aqui apesar de não fazer aquele calor escaldante as temperatura estão se mantendo elevadas, já estamos vindo de 2 mêses que ficaram acima da média:

Novembro : 24.6 °C ( + 1.5°C)

Dezembro: 25.8°C ( + 2.0°C)

Janeiro ( Entre 1/1 e 7/1) : 26.0 °C ( + 2.1°C)

Os proximos dias seguirão com chuvas bem isoladas e mau distribuidas...

Link to comment
Share on other sites

A tarde desta quarta-feira segue ensolarada e quente no RJ.

 

Santos Dumont: 33ºC / 53%

São Cristóvão: 33ºC / 39%

 

É interessante notar que a estação do Santos Dumont está a poucos metros da Baía de Guanabara. Suas sondagens de umidade relativa são sempre deturpadas devido a grande evaporação...

 

A estação de São Cristóvão está a três quarteirões da Baía e registra um valor de umidade relativa menor e mais dentro da "realidade".

Link to comment
Share on other sites

Tenho 36,0°C cravados, nuvens enormes na área norte da cidade...

 

Chove na Itoupava, com 3.6 mm acumulados e 24.9ºC enquanto aqui muito sol e calor, com 35.4ºC. Verão sendo verão.

 

32,0°C aqui, venta bastante, nuvens bem carregadas, posso ouvir os estrondos dela a uns 10 km de distância, já esta praticamente na área central, daqui a pouco chega ai pra aliviar o calor...

Link to comment
Share on other sites

Tenho 36,0°C cravados, nuvens enormes na área norte da cidade...

 

Chove na Itoupava, com 3.6 mm acumulados e 24.9ºC enquanto aqui muito sol e calor, com 35.4ºC. Verão sendo verão.

 

32,0°C aqui, venta bastante, nuvens bem carregadas, posso ouvir os estrondos dela a uns 10 km de distância, já esta praticamente na área central, daqui a pouco chega ai pra aliviar o calor...

 

Tomara Douglas, está muito abafado e quente, parecido com aqueles dias de 40ºC! UR elevada, 60%.

Link to comment
Share on other sites

HORROR´S BACK aqui na Granja Viana. Variei hoje de 21,5ºC à 33,9ºC. Sol a mil, sem sinal de chuva para refrescar. Alívio só tivemos do final da tarde de sábado até a manhã de domingo. Já na tarde de domingo fez calor. Até ontem estava um calor normal para janeiro (mas já estava bem quente, é bom que se diga...). Esta madrugada já foi tenebrosa, NOVAMENTE. E hoje está sendo o que está sendo: FESTIVAL DE HORROR, como foi desde o natal até o último sábado.

 

Realmente, esta sequência de dias quentes (INSUPORTÁVEIS) é realmente ESPANTOSA!

 

MEUS DEUS, AONDE VAMOS PARAR???

 

O calor de ontem em POA já era um pré-anúncio do que seria hoje por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Depois da chuva rápida q atingiu Curitiba no início da tarde, o Sol voltou a aparecer em alguns momentos e as temperaturas se elevaram novamente.

No momento, céu encoberto por nuvens altas e 28°C.

Máxima em Curitiba chegou à 30,7°C (Simepar)

Em Guaraqueçaba, 36,9°C e em Antonina, 36,2°C (ambas litoral).

 

Alguns núcleos de trovoadas ainda atuam entre o sul de SP e o leste catarinense.

Chove forte em pontos do litoral do Paraná.

WUBLAST_15.png.af84431893ec824c8b6cd4aca2bfe9e5.png

Link to comment
Share on other sites

Está mais agradável agora na Granja Viana: 31,6ºC às 18:00. Ninguém merece! Quero ver a mínima amanhã cedo. Estou reclamando tanto de espanto e desespero mesmo. Realmente este verão está infernal por enquanto. Se mantiver este ritmo, se consolidará como o pior verão ever!

 

Na torcida para que as coisas mudem, pois a primeira quinzena já foi para o SACO há tempos, assim como dezembro. E da PIOR maneira possível.

Link to comment
Share on other sites

Choveu 14.2 mm em 15 minutos e houve rajada de 72 km/h no meu bairro. Várias placas danificadas por aqui perto. Registrei a mínima do dia! Fazem frios 19.7ºC! Chove moderado ainda.

 

ESTA TEMPERATURA É COMPATÍVEL COM GRANIZO NA REGIÃO.

 

TUBARÃO FOI DE 37,9 A 21,0 E AGORA ESTÁ COM 24,5

 

Coutinho, desconfio também. Estava um belo amarelão. Talvez possa ter ocorrida um pouco a oeste de Blumenau, ali na divisa Blumenau/Indaial, pois lá realmente estava bem amarelo. E está frio mesmo com o vento que ainda tem!

Link to comment
Share on other sites

Choveu 14.2 mm em 15 minutos e houve rajada de 72 km/h no meu bairro. Várias placas danificadas por aqui perto. Registrei a mínima do dia! Fazem frios 19.7ºC! Chove moderado ainda.

 

ESTA TEMPERATURA É COMPATÍVEL COM GRANIZO NA REGIÃO.

 

TUBARÃO FOI DE 37,9 A 21,0 E AGORA ESTÁ COM 24,5

 

Coutinho, desconfio também. Estava um belo amarelão. Talvez possa ter ocorrida um pouco a oeste de Blumenau, ali na divisa Blumenau/Indaial, pois lá realmente estava bem amarelo. E está frio mesmo com o vento que ainda tem!

 

O vento foi realmente forte, avistei até umas pequenas formações de funil porém logo se desfazia. Coisa insignificante. Rajada na Velha de 72 km/h, porém deve ter dado mais em alguns lugares.

Link to comment
Share on other sites

Já chove torrencialmente há 30 minutos..

Aqui no sul, 15km do Centro, apenas chuva fraca com trovoadas, sem vento.

 

A partir de amanhã vou poder monitorar as temperaturas aqui na baixadona onde moro no sul de Curitiba (899m, bem perto de um rio). Vou comprar um termômetro máxima/mínima e passo a informar os dados aqui no fórum.

Link to comment
Share on other sites

Tempestades para todo o lado, e essa maldita "frente fria" chegou ao norte da Lagoa dos Patos, "arrebentou" no meio e fez chover no oceano e no centro-oeste do RS, voltando a chover na serra. Resultado: POA ficou uma "ilha" sem chuva, como postou a Estael Sias no Facebook. Gente, NÃO CAIU 0,1 MM por aqui!

 

Pior: amanheceu com 24,3° de mínima e a máxima bateu 30,1° sem baixar dos 58%. Todo o dia nublado. Houve no máximo um gotejamento e uma falsa sensação de resfresco. Não porque ficou agradável, mas porque saímos dos 29° na virada do dia e baixamos alguns décimos dos 25°. Coisa horrível.

 

Agora faz 27,5° com 67%. Quero neve.

Link to comment
Share on other sites

Já chove torrencialmente há 30 minutos..

Aqui no sul, 15km do Centro, apenas chuva fraca com trovoadas, sem vento.

 

A partir de amanhã vou poder monitorar as temperaturas aqui na baixadona onde moro no sul de Curitiba (899m, bem perto de um rio). Vou comprar um termômetro máxima/mínima e passo a informar os dados aqui no fórum.

 

Opa, informe sim! Será interessante acompanhar neste outono/inverno!

Link to comment
Share on other sites

Realmente esse calor tá demais aqui na Grande SP. A Climatempo prevê 34 graus pra aqui nos próximos 4 dias.

Mas olhando o vídeo ao vivo da Climatempo News, a Josélia disse que à partir de 14/01 a alta de 500 hpa (culpada pelo calor e quase nada de chuva em boa parte do sudeste) vai perder força e que isso se confirme já que esse calor tá demais!

Link to comment
Share on other sites

Já chove torrencialmente há 30 minutos..

Aqui no sul, 15km do Centro, apenas chuva fraca com trovoadas, sem vento.

 

A partir de amanhã vou poder monitorar as temperaturas aqui na baixadona onde moro no sul de Curitiba (899m, bem perto de um rio). Vou comprar um termômetro máxima/mínima e passo a informar os dados aqui no fórum.

Seus dados serão mto bem vindos, Elton!

Vai ser mto interessante acompanhar dados de baixada no sul de Ctba.

Gostaria q participasse todos os dias e não apenas eventualmente!

Um forte abraço!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, boa noite. Acompanho o fórum faz um tempo, mas só leio, pois sou totalmente leigo.

 

Gostaria de saber se existe algum tópico com dicas de observação do tempo , por exemplo: possibilidades de chuva diante de certo tipo de nuvem, ou mudança de tempo.

 

Algo bem rudimentar, mas que auxilie a prever alguma mudança.

 

Agradeço desde já a ajuda.

 

Sou de SP - capital e isso aqui tá um inferno de calor. Meu termômetro de 1,99 marca 31 graus no meu quarto!!!!

Link to comment
Share on other sites

Cheguei à pouco em Piraquara e me impressionei com os registros de hoje.

 

Máxima de 30,4°C

Mínima neste momento, com 18,4°C

Precipitação acumulada (tempestade), com 67,0 mm!!

E ainda chove com trovoadas!

 

Eu não esperava tanto, visto q parecia q o pior havia ocorrido ao norte da região.

 

Algumas ruas aki estão alagadas, mas não observei danos pelo granizo.

Link to comment
Share on other sites

Realmente esse calor tá demais aqui na Grande SP. A Climatempo prevê 34 graus pra aqui nos próximos 4 dias.

Mas olhando o vídeo ao vivo da Climatempo News, a Josélia disse que à partir de 14/01 a alta de 500 hpa (culpada pelo calor e quase nada de chuva em boa parte do sudeste) vai perder força e que isso se confirme já que esse calor tá demais!

 

De boa, sei não. Até dia 20/Janeiro acho que a gente vai ficar sofrendo com altas temperaturas como as de hoje. Aliás, não só as de hoje; as que tem feito desde o final de novembro! Sim! Aliás, a sequência de calor desde o Natal é IMPRESSIONANTE! E, até pelo menos até 20 janeiro, realmente acho que não dará trégua.

 

A partir de 20/jan, mesmo se fizer dias "frios" até o final do mês, não tem a menor escapatória, este janeiro fechará absurdamente acima da média. Então, já serão DOIS meses do alto verão BEM cima da média, restando ainda fevereiro, que é nada mais, nada menos, que o mês mais quente em termos de médias em São Paulo. Olha, temos TUDO para este 2013/2014 ser o ano com o verão mais quente da história do Inmet, caso a dinâmica não mude urgentemente.

 

MEU DEUS!!!!

 

E continuamos sofrendo...

 

No momento, agradabilíssimos 29ºC na Granja Viana às 20:20, com muitos pernilongos me picando a perna.

Link to comment
Share on other sites

Arredondando, a máxima aqui em CDJ ficou nos 25°C. Um dia de verão bem agradável. Já em Taubaté, deve ter sido um inferno, lá a máxima passou dos 34.

 

Nesse inicio de noite aqui na serra, estamos com céu quase totalmente limpo, apenas algumas nuvens aqui e acolá.

Começando aquele belo refresco noturno.

Em casas agora estou com 18,2

 

Em Taubaté por outro lado, continua o martírio; com uma temperatura de 28°C ãs 20:00 hs,

 

Sao 40 km de distancia, 1000 m a mais de altitude e 10°C a menos de temperatura.

Tão perto e tão diferente.

Link to comment
Share on other sites

Médias dos últimos 15 dias (Desde o Natal) em Sampa (Mirante):

Mínimas: 21,5°C (Normal 1981-2010 => dez: 18,3°C, jan: 19,3°C) :heat:

Máximas: 31,8°C (Normal 1981-2010 => dez: 27,6°C, jan: 28,1°C)

 

Hoje,

Mirante: 21,0°C / 32,8°C

IAG: 19,4°C / 33,2°C

 

 

Agora vejam as médias da estação do CIIAGRO em Juquitiba, vizinha a Sampa, a SO, nos últimos 7 dias.

Trata-se de uma cidade bem pequena em município predominantemente rural.

Mínimas: 18,9°C

Máximas: 30,2°C

Valores das máximas acima da normal 1981-2010 do Mirante. :shok:

 

Choveu em áreas do ABCD à tarde, com acumulados de até 50,4 mm no posto do SAISP na FEI-Imigrantes.

Aqui em Sampa, na maior parte da cidade, não caiu um pingo, embora nuvens escuras tenham se formado.

Link to comment
Share on other sites

"A chuva que cai no final da tarde desta quarta-feira em Blumenau derrubou diversas árvores na região Norte da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vegetação está dificultando o tráfego em diversas ruas e também atingiu a rede elétrica e até algumas residências. Todas as viaturas da corporação foram acionadas para atender os chamados.

 

A Defesa Civil registrou 10 ocorrências entre destelhamentos e quedas de árvores nas regiões do Fidélis, Velha e Passo Manso e não houve registros de alagamentos. Até o momento os bombeiros não registraram vítimas. Também ainda não há registros de chuva de granizo, apenas chuva e vento fortes, que chegaram a 67 Km/h pouco antes das 18h.

 

Uma equipe da Celesc já foi enviada para a Rua Benjamin Constant para retirar uma árvore que caiu e atingiu a rede elétrica. Segundo o gerente da empresa em Blumenau, Claúdio Varella, 50 mil consumidores estão sem energia devido a chuva.

 

Apesar do calor registrado durante a manhã e parte da tarde, a previsão do tempo já indicava a possibilidade de mudanças, com a chegada de uma frente fria à Santa Catarina. Nos próximos dias a condição de tempo quente e abafado com pancadas de chuva deve se repetir."

 

Foto na Rua Guilherme Poerner, no Bairro da Velha

 

1532005_691005344273311_34503041_n.jpg

 

Foto: Lucas Amorelli/Agência RBS

 

fonte: http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/01/corpo-de-bombeiros-registra-quedas-de-arvores-na-regiao-norte-de-blumenau-4384460.html

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.