Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Mais uma tarde de temporais em São Paulo.

 

Em São Mateus, choveu muito forte agora pouco. Com isso a temperatura despencou de 29C para frios 16,8C depois da chuvarada na estação do CGE.... Fazia tempo que não via uma temperatura dessa por aqui! Acumulação de 18mm.

 

Além da chuva forte, muito vento também. A estação do CGE de Santana registrou 50km/h de rajada de vento, enquanto que no Campo de Marte a rajada chegou a 59km/h. Em Cumbica 54km/h, e em Congonhas 44km/h .

Link to comment
Share on other sites

Não se esqueçam que essas temperaturas baixas registradas durante os temporais entram no computo de máximas e mínimas do dia, dessa forma os temporais ajudam na reduçãod a temperatura média diária. A volta dos temporais, junto com os transtornos do transito, representam um alivio para noites que poderiam ser abafadas. A situação de temporais persistirá nos próximos dias, de forma até mesmo um pouco mais generalizada que nos ultimos dias.

 

Olhem só como as pessoas precisam entender melhor a dinamica, faz calor em dias de temporal, faz sim, mas a força do temporal pode causar estragos nas mínimas.

 

Assunção acabou de bater a menor mínima do mês com 17,9 graus e registrou já como a mínima do dia.

 

CGE divulgou que Av. Celso Garcia já tem um ponto de alagamento intransitável, a ida dos paulistanos para a Zona Leste será complicada nesta tarde.

 

Agora vamos dar um giro no Mirante de Santana. Mínima de 16,5 graus agora a pouco, sensacional!!!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Mandaqui, zona norte de São Paulo, caiu um temporal incrivelmente assustador. A chuva mais forte foi rápida, não vi quanto tempo durou, mas estimo uns 15 minutos, mas veio com uma quantidade muito grande de água, um pouco de granizo e um vento extremamente forte de noroeste (tive a impressão de que as rajadas aqui foram muito mais intensas que os 50 km/m registrados no Mirante).

Link to comment
Share on other sites

O Paulista está reclamando muito do calor nestes 12 dias de janeiro. A capital paulista está com 25,1 de média nestes 12 dias. Isso dá uma anomalia na sua normal climatológica 61/90 de absurdos +3,0 graus. E na normal 81/10 a normal está em +2,3 graus, um desvio bem significativo.

 

Ter uma anomalia de 3 graus na primavera ou outono que são meses intermediários , é uma coisa....Mas ter + 3,0 no auge do Verão é outra.....Meu medo é como será Fevereiro.

 

Outro ponto que me chama atenção é o volume de chuva em SP. No Mirante de Santana tivemos 54,7 mm sendo que o esperado para o mês é de 238,7 mm. Ou seja , tivemo 23% de chuva esperada para o mês até agora em 12 dias....

 

Carlos, janeiro fechará com grande anomalia, sem dúvida alguma, embora ainda estejamos ainda no dia 13. A previsão é que fará calor até dia 20 e, mesmo que após esta data faça "frio", não compensará o estrago já feito.

 

O seu medo sobre fevereiro. Não necessariamente se aplica. Não é por que janeiro foi bizarramente quente que fevereiro o será. Lembre-se de dez/12 que foi bizarramente quente, e jan/2013, que foi abaixo da média, com uma mudança repentina na dinâmica atmosférica.

 

Vamos aguardar. Para adiantar: EU CORTO FORA SE FEV/14 FOR MAIS QUENTE QUE JAN/14.

Link to comment
Share on other sites

Assunção teve 45 mm de chuva agora a pouco! Os dados da estação indicam que a maior parte dos 45 mm caiu num intervalo de pouco mais de 30 minutos. Assim o acumulado do mês vai subindo legal, já tenho 99,6 mm. Olha lá se o quadro de estiagem pode reverter e ainda acabarmos o mês na média! O mirante de Santana passou dos 80 mm hoje, e ainda não sabemos o acumulado da ultima hora por lá. Logo veremos o pessoal do "nunca antes visto" já aceitar que a anomalia de temperaturas do Mirante deve voltar para um nível racional (acima da média).

 

Vamos parar de comparar 7, 8 dias com o mês inteiro, só vamos fechar que o mes foi quente ou não ao término do período, para o bem da sanidade mental de todos!

 

Sobre o calor dos últimos dias, todos concordamos que foi acima da média, mas volto a dizer, nada tão extraordinário ou que não tenhamos visto em outros anos (os mais antigos). Eu vivi o ano de 2000 e me lembro que depois daquelas super-ondas polares, o restante do ano teve bastante períodos quentes e muito quentes.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, aki no leste do Paraná já registrei mais de 230mm em apenas 13 dias... (sem os dados aki em mãos).

Estamos presenciando um verão diferente!

(mas tbm concordo com mta coisa q o Artur falou! Sem exageros!)

Abraços

 

Mais uma tarde de temporais em São Paulo.
......Outro ponto que me chama atenção é o volume de chuva em SP. No Mirante de Santana tivemos 54,7 mm sendo que o esperado para o mês é de 238,7 mm. Ou seja , tivemo 23% de chuva esperada para o mês até agora em 12 dias....[/color]

 

Estou processando essas informações

 

58.gif

Link to comment
Share on other sites

....Vamos aguardar. Para adiantar: EU CORTO FORA SE FEV/14 FOR MAIS QUENTE QUE JAN/14.

 

Nas últimas secas nos EUA a coisa foi por esse caminho....exemplos de 2012...o frio vai chegar...vai chegar e nada.

 

Ano passado o maravilhoso 2013....onde?....muita gente esperou a chuva...que não veio....não veio.

 

 

Sei que o Caco se expressou como o Juca Kfouri....o meu braço esquerdo, né.

 

 

O percival....

 

1173598_503377076411564_1007834140_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Portanto, não significa q esteja fazendo um calor absurdo, como alguns aki kerem dar a entender.

Este é o meu ponto de vista.

 

Logo veremos o pessoal do "nunca antes visto" já aceitar que a anomalia de temperaturas do Mirante deve voltar para um nível racional (acima da média).

Sobre o calor dos últimos dias, todos concordamos que foi acima da média, mas volto a dizer, nada tão extraordinário ou que não tenhamos visto em outros anos (os mais antigos). Eu vivi o ano de 2000 e me lembro que depois daquelas super-ondas polares, o restante do ano teve bastante períodos quentes e muito quentes.

Pessoal, a minha opinião:

 

1. Sampa está tendo uma série muito longa de dias quentes, o que não é comum (20 dias seguidos).

É disso que eu ouço as pessoas reclamarem.

Do dia de Natal (25/12), até hoje, num total de 20 dias,o Mirante só não passou dos 30°C nos dias 30/12 (29,9°) e 05/01 (29,5°C).

Já aconteceu? Já. Mas, certamente, não mais 5 vezes nos últimos 50 anos.

 

2. As temperaturas estão absurdas? Não!

Com exceção do dia 03/01, em que fez 35,4°C.

Foi a oitava temperatura mais alta desde a abertura da estação em 1943.

O que não é pouca coisa.

 

3. Tradicionalmente, em dias de temporais à tarde como hoje, dificilmente a temperatura chega nos 33°C.

As nuvens já começam a aumentar antes do almoço, freando a elevação maior da temperatura.

 

4. Me parece que aos poucos a dinâmica está mudando.

Ontem e hoje já tivemos muitas áreas de chuva no estado de SP, o que não vinha acontecendo.

 

5. Concordo com o Caco: ainda é muito cedo para pensar em fevereiro.

 

6. Realmente, essas mínimas durante as chuvas certamente vão ajudando, aos poucos, a baixar a média.

Link to comment
Share on other sites

1. Sampa está tendo uma série muito longa de dias quentes, o que não é comum (20 dias seguidos).

É disso que eu ouço as pessoas reclamarem.

Do dia de Natal (25/12), até hoje, num total de 20 dias,o Mirante só não passou dos 30°C nos dias 30/12 (29,9°) e 05/01 (29,5°C).

Já aconteceu? Já. Mas, certamente, não mais 5 vezes nos últimos 50 anos.

 

Lembro de uma sequência de 20 dias consecutivos de muito calor parecida com esta em janeiro de 2006, com um pico de 34,5ºC no dia 25. Também lembro que fevereiro de 2003 foi um mês quase inteiro de muito calor (exceto 5 dias mais amenos no meio do mês), e aquele mês terminou com uma média absurdamente alta.

Link to comment
Share on other sites

É. As instabilidades estão retornando sobre o leste paulista, depois de um início de janeiro quente e com pouca chuva.

Aqui no começo da zona leste o dia virou noite por voltas das 15h30. Logo após veio o forte temporal com fortes ventos e que durou cerca de 20 minutos. Por causa disso temos maravilhosos 19,2 graus na Penha (CGE), depois de uma máxima de 32 graus.

Além dessa chuva da tarde, também houve chuva muito forte no fim da madrugada!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, agora à tarde, choveu com trovoadas nas zonas norte, leste, sudeste e maior parte da sul, com acumulados de até 36,4 mm no posto SAISP Córrego Oratório, na Vila Prudente, divisa com Santo André.

 

Na zona oeste e pequena parte da sul choveu muito pouco ou não choveu.

 

A estação automática do INMET em Barueri (Oeste da reg. metropolitana) não registrou chuva.

 

Aqui na zona norte armou um temporal que parecia o final dos tempos, escureceu tudo.

Mas tivemos chuva moderada apenas, aqui no meu bairro, mas com muuuiiita trovoada.

Um trovão tremeu tudo aqui em casa. :shok:

 

Mirante: 17,1°C (Mínima pontual ocorrida na chuva do final da tarde de ontem) / 30,4°C

IAG: 20,1°C (Superada na chuva da tarde. Saberemos lá pelas 22h30) / 29,2°C

Link to comment
Share on other sites

1. Sampa está tendo uma série muito longa de dias quentes, o que não é comum (20 dias seguidos)....

 

Lembro de uma sequência de 20 dias consecutivos de muito calor parecida com esta em janeiro de 2006, com um pico de 34,5ºC no dia 25. Também lembro que fevereiro de 2003 foi um mês quase inteiro de muito calor (exceto 5 dias mais amenos no meio do mês), e aquele mês terminou com uma média absurdamente alta.

 

Bem lembrado quanto a fevereiro de 2003 e janeiro de 2006. Lembro que fevereiro de 2003 começou quente demais, após um janeiro mais ameno.

Já janeiro de 2006 realmente foi outro mês quente. Me lembro que a primeira semana de 2006 começou sob muita chuva na Grande SP (creio eu que seja por causa de uma ZCAS, mas a partir de 08/01/2006 veio o calorão e durou justamente até 25/01 quando houve os 34.5 graus. Durante esse período, tivemos pouca chuva e o que fez janeiro de 2006 ficar bem acima da média (quantos as chuvas) foi a chuvarada dos primeiros dias.

 

Além disso, outro janeiro que me lembro que foi quente e com pouca chuva, foi o de 2001. Esse foi pior já que começou com calor e terminou também com calor e além disso, não teve nenhum dia de alívio. Fevereiro de 2001 também foi quente e o primeiro alívio de 2001 (pelo que me recordo) só veio a aparecer mais ou menos no dia 07 de março!

Link to comment
Share on other sites

Lembro de uma sequência de 20 dias consecutivos de muito calor parecida com esta em janeiro de 2006, com um pico de 34,5ºC no dia 25. Também lembro que fevereiro de 2003 foi um mês quase inteiro de muito calor (exceto 5 dias mais amenos no meio do mês), e aquele mês terminou com uma média absurdamente alta.
Certa vez, eu estava com tempo de sobra :mosking: e fui fazendo, aos poucos, uma pesquisa no BDMEP.

 

Sequência de dias quentes iguais ou maiores que a atual que encontrei, desde 1961:

1. Janeiro/1971

2. Fevereiro/1977

3. Janeiro-fevereiro-março/1984 (Postei há uns 2 dias)

4. Janeiro-fevereiro/1998

5. Janeiro-Fevereiro/1999

Estas tiveram períodos maiores que a atual, sem 1 dia de refresco.

 

Mas merecem ser citadas:

6. Fevereiro-Março de 2003 (Esta seria maior mas tem um porém: houve um "refresco" de 5 dias, de 14 a 18/02/2003, como você citou)

7. Janeiro/2006 (Esta foram 19 dias, de 08/01 a 26/01. Faltou 1 dia para igualar a atual)

8. Fevereiro/2010, com 18 dias.

Link to comment
Share on other sites

Além disso, outro janeiro que me lembro que foi quente e com pouca chuva, foi o de 2001. Esse foi pior já que começou com calor e terminou também com calor e além disso, não teve nenhum dia de alívio. Fevereiro de 2001 também foi quente e o primeiro alívio de 2001 (pelo que me recordo) só veio a aparecer mais ou menos no dia 07 de março!

Mas janeiro de 2001 teve temperaturas acima de 30°C do dia 4 ao dia 11 e do dia 16 ao dia 20.

Realmente fez calor, mas o mês teve 13 temperaturas acima de 30°C.

Mas foi um mês quente, com 24,1°C de média compensada. Muito quente mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Mas janeiro de 2001 teve temperaturas acima de 30°C do dia 4 ao dia 11 e do dia 16 ao dia 20.

Realmente fez calor, mas o mês teve 13 temperaturas acima de 30°C.

Mas foi um mês quente, com 24,1°C de média compensada. Muito quente mesmo.

Pessoal, errei. :sad:

Na verdade, janeiro 2001 teve 18 dias acima de 30°C.

Teve, também do dia 27 ao dia 31.

Link to comment
Share on other sites

Mas janeiro de 2001 teve temperaturas acima de 30°C do dia 4 ao dia 11 e do dia 16 ao dia 20.

Realmente fez calor, mas o mês teve 13 temperaturas acima de 30°C.

Mas foi um mês quente, com 24,1°C de média compensada. Muito quente mesmo.

Pessoal, errei. :sad:

Na verdade, janeiro 2001 teve 18 dias acima de 30°C.

Teve, também do dia 27 ao dia 31.

 

Eu não lembro muito bem de janeiro de 2001 porque eu tinha apenas 8 anos, mas pelo que vi nos gráficos do INMET, foi um mês que, apesar de não ter tido a longa sequência de máximas acima ou muito próximas dos 30ºC de janeiro de 2006, teve uma média mais alta (poucos décimos de diferença) devido a ausência de períodos mais chuvosos e amenos como nos primeiros 6 e os últimos 5 dias de janeiro de 2006, como já lembrado pelo Daniel.

 

Aliás, outro mês há muuuuuuuuito tempo atrás que tenho curiosidade de saber é janeiro de 1956, que pelo que vi no blog Tempo e Clima, teve média das máximas de 30,9ºC. :shok: Detalhe: junho daquele ano teve média das máximas de 18,1ºC :shok:

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/search?updated-max=2010-07-11T16:39:00-04:00&max-results=60&start=149&by-date=false

Link to comment
Share on other sites

Choveu muito em Piraquara e tbm em todo o planalto curitibano, nas últimas 12h.

Foram chuvas fortes acompanhadas de trovoadas e ventos fracos.

Em Piraquara registrei 55mm entre a noite de ontem e a madrugada de hj.

Já em Curitiba, foram 72mm até às 23:30h (Simepar).

 

Nesta manhã temos céu encoberto e chuva leve em algumas áreas.

Chove mais forte no oeste de Curitiba, onde ocorre a atuação de uma linha de instabilidade bem delineada, sentido norte/sul (pode ser vista na imagem do satélite).

Daki onde estou, vejo um arco-íris bem suave, sobre a cidade.

Temperatura agora de 17°C.

 

Pois é, está claro que o leste do estado está ganhando de goleada do interior em relação aos acumulados de chuva neste mês.

 

Chovendo fraco e contínuo, com algumas trovoadas, mas sem ventos fortes por enquanto. Pelo radar a instabilidade só tende a aumentar por aqui no decorrer da noite.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.