Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

E tem gente que usa Maria da Fé como parâmetro quando o assunto é frio média das máximas do mês passado acima de 25º e a média parcial deste mês chegando acima de 28º.

 

 

Mas tu gosta de uma polemica, hein? Não sei a que "gente" você se refere, mas para mim, aproveitando o gancho, parametro de frio no Brasil é PNI, Morro da Igreja, Serra Gaucha, Mantiqueira. Creio que a maioria dos frequentadores deste espaço também pensam assim. Maria da Fé tem, por outro lado, boas mínimas e sim, faz frio lá no inverno.

 

 

Media das minimas aqui em 13,5°C , com nenhum dia acima de 15,5°C esse mes ainda , as maximas sim estao altas creio eu pela falta de chuva , já registrei janeiro com media de maxima de 22°C , mas ... se fosse outro usuario eu entraria em detalhes alguem que gosta de polemizar deixar queto

 

Edit tinha me esquecido - estamos tendo varios e varios dias com sol ardendo e poucas nuvens das 7h da manha as 7 da noite sem nenhuma nuvem pra refrescar , entao creio que ai vemos o potencia da cidade em segurar o calor , ficaR 5 dias seguidos com 28°C sem nuvens e no verao creio qué nao é qualquer lugar , geralmente nessas condiçoes vao passar dos 30°C facinho , acho tambem que voce nao deu uma olhada no tabelao anual do Carlos , MDF ficou na media entre as 20 cidades mais frias do Brasil em 2013 ( Ano que nao fez frio na Mantiqueira ), mais fria até ou igual a muitas que voce considera fria ao no sul

 

16,1 - CAÇADOR SC

16,1 - CANGUÇU RS

16,5 - LAGOA VERMELHA RS

16,5 - MARIA DA FÉ MG

 

Entao antes de sair falando abobrinhas por ai olhe e analise os dados ...

Link to comment
Share on other sites

E tem gente que usa Maria da Fé como parâmetro quando o assunto é frio média das máximas do mês passado acima de 25º e a média parcial deste mês chegando acima de 28º.

 

hedsgpa, com toda a certeza você não tem ideia do quão especial é o clima de Maria da Fé e região.

 

26,5º C de máxima aqui ontem. A mínima foi de 17,3º C, registrados logo após a chuvarada.

 

18,8 mm acumulados.

 

Hoje: 20,6º C agora à pouco.

 

Bom dia a todos.

Link to comment
Share on other sites

E tem gente que usa Maria da Fé como parâmetro quando o assunto é frio média das máximas do mês passado acima de 25º e a média parcial deste mês chegando acima de 28º.

 

Enquanto isso Mendoza na Argentina tem 31 graus nas médias das máximas...

Comentário infeliz sem propósito algum como de costume.

Link to comment
Share on other sites

Hoje mais uma manhã de céu claro e sem vento por aqui. As mínimas foram as seguintes:

 

17,5ºC Welp - 53 m

18,3ºC Lagoa da Harmonia - 497 m

19,3ºC Languiru - 62 m

 

"Boa" diferença na mínima daqui da minha casa com a Welp. Pena não ter saído ainda a mínima do INMET, parou de atualizar às 2h UTC, que fica 1 km em linha reta e uns 30 m mais alta do que a minha estação da Welp.

Link to comment
Share on other sites

Claro que Maria da Fé é uma referencia ao frio...Possue uma média das mínimas anual de 11 graus, a mesma que Canela e Caçador por exemplo que são duas gigantes. Mas vejo que vc fala em máximas , todos nós sabemos que as cidades aqui na Mantiqueira as máximas mesmo no inverno ficam acima da linha do frio...Por isso que chamamos esta região de FRIO VAMPIRO....grandes amplitudes térmicas diárias como Campos do Jordão por ex...que pode ter um dia de inverno oscilando entre 2/22 graus.

 

Mas falando em máximas, Maria da Fé que tem uma média das máximas anual por volta de 23 graus....só pra vc ter uma ideia, é a mesma média das máximas anual de General Caneiro ou Major Vieira...

 

Resumindo Maria da Fé, Monte Verde, Cambui, Gonçalves, Senador Amaral, entre outras....notoriamente são destaques de frio no País com um numero bem siginificativo de geadas ao longo do ano...

Link to comment
Share on other sites

Carlos achei isso aqui da Revista Trópica – Ciências Agrárias e Biológicas V. 3, N. 3, p. 19, 2009

 

 

Foram conduzidos ensaios em Pouso Alegre e Maria da Fé, na região Sul de Minas Gerais, no

período de março a julho de 2008, com as seguintes características locais: Pouso Alegre - altitude

de 830,97 m, latitude: 22º 13’ 48’’ Sul, longitude: 45º 56’ 11’’ Oeste, com temperatura média anual

em torno de 19,2ºC, máximas de 26,4ºC e mínimas de 14,3ºC; precipitação pluvial média anual de

1744,2 mm. O solo de coloração vermelha, textura média e fase cerrado. Maria da Fé - altitude de

1280 m, latitude: 22º 18’ 29’’ Sul, longitude: 45º 22’ 32’’ Oeste, com temperatura média anual em

torno de 17ºC, máximas de 23,3ºC e mínimas de 10,1ºC, precipitação pluvial média anual de 1738,6

mm. O solo de coloração vermelha, textura média argilosa

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé com temperatura média anual em torno de 17ºC

 

Maria da Fé - Média Anual:

 

2013: 16,5

2012: 16,7

2011: 16,5

2010: 16,8

2009: 16,9

 

Média ult 5 anos : 16,7

 

Amigo William, nesta mini-normal do Baz elaborada por mim, pode notar que a sua informação está bem proxima..!!

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Sobre as polêmicas sem noção, este comentário é de agosto passado:

 

"Cara talvez por tu morar mais

afastado da região central de

Curitiba deve ter visto a tão falada

neve aqui na região do Rebouças/

Batel vi um chuva congelada muito

tímida. Foi a mesma coisa quando

estive em Porto Alegre em 2006 e

todo mundo passou o dia falando de

uma certa neve que tinha havido

acontecido lá, que para mim foi a

mesma coisa daqui, longeeee de ser

neve!

Este ano nevou de fato em São

Joaquim, Guarapuava e São José dos

Ausentes."

 

Segundo ele, só nevou em 3 locais do Brasil em julho!

 

Eu não keria me meter nessa conversa, mas não resisti !

Link to comment
Share on other sites

Boa William...

 

Pra Finalizar...se olharmos o inverno em Chicago ou Toronto....não só Maria da fé.....mas Urupema, PNI , seriam uma piada em termos de frio.....tudo depende do ponto de vista.....do Ponto de Vista Brasil , Maria da Fé é um destaque Nacional...sem duvida!!

Sim!

Temos q olhar para a nossa realidade!

Mínima de 0°C para a maioria dos americanos não é nada!

Pra nós, uma grande alegria!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sobre as polêmicas sem noção, este comentário é de agosto passado:

 

"Cara talvez por tu morar mais

afastado da região central de

Curitiba deve ter visto a tão falada

neve aqui na região do Rebouças/

Batel vi um chuva congelada muito

tímida. Foi a mesma coisa quando

estive em Porto Alegre em 2006 e

todo mundo passou o dia falando de

uma certa neve que tinha havido

acontecido lá, que para mim foi a

mesma coisa daqui, longeeee de ser

neve!

Este ano nevou de fato em São

Joaquim, Guarapuava e São José dos

Ausentes."

 

Segundo ele, só nevou em 3 locais do Brasil em julho!

 

Eu não keria me meter nessa conversa, mas não resisti !

 

Não retiro que eu falei meu caro. Neve mais neve mesmo em Julho foi em 3 ou 4 cidades, aqui na região do Centro-Batel em Curitiba não nevou mais deve ter acontecido algo mesmo na região metropolitana. Cidades com temperaturas agradáveis o ano inteiro é São Joaquim/Urupema/ São José dos Ausentes e Adjacentes. Se isso é ser polêmico eu sou e por mim que estive errado é minha opinião. As pessoas deviam se sentirem menos ofendidas pela opinião alheia.

 

Não é agradável amanhecer com 5º e terminar o dia com 30º

Link to comment
Share on other sites

Uai se eu tivesse 5°C no verao e maxima de 30°C nao reclamaria pois é verao , agora se voce esta falando de inverno .... já é outra historia a media das maximas aqui no inverno devve ficar por volta dos 17°C

 

 

Cidades com temperaturas agradáveis o ano inteiro é São Joaquim/Urupema/ São José dos Ausentes e Adjacentes

 

UAIIII vivo vendo o COUTINHO reclamar do calor por la kkk , e aqueles dias seguido com maximas acima dos 28°C em Sao Joaquim ? Com picos de 31,x em alguns lugares ... Acho que as cidade da Mantiqueira CDJ , MV e MDF nao passaram dos 29,9°C ainda pelo INMET ....

Link to comment
Share on other sites

Elton,

O tempo mudou mesmo por aki !

Sem nuvens altas ou médias, e temperatura na faixa dos 15°C pela manhã em mtas cidades paranaenses..

Neblina Hj cedo em Piracity!

 

Abraços

 

 

 

Hedsgpa,

Vc já comentou q neve de vdd só viu em Varsóvia!

Então, tá!

 

Pra mim qdo faz 2/3°C e o céu está carregado, é como se estivesse nevando, tamanha felicidade!

Com neve fraca, sleet ou qker precipitação sólida com baixíssima temperatura... nem te conto!

 

Abraços meio em dúvida!

Link to comment
Share on other sites

Uai se eu tivesse 5°C no verao e maxima de 30°C nao reclamaria pois é verao , agora se voce esta falando de inverno .... já é outra historia a media das maximas aqui no inverno devve ficar por volta dos 17°C

 

 

Cidades com temperaturas agradáveis o ano inteiro é São Joaquim/Urupema/ São José dos Ausentes e Adjacentes

 

UAIIII vivo vendo o COUTINHO reclamar do calor por la kkk , e aqueles dias seguido com maximas acima dos 28°C em Sao Joaquim ? Com picos de 31,x em alguns lugares ... Acho que as cidade da Mantiqueira CDJ , MV e MDF nao passaram dos 29,9°C ainda pelo INMET ....

 

 

William na cidade mais 'quente' das citadas São Joaquim não chegou a nenhuma temperatura acima de 28° segundo o orgão oficial de monitorando INMET (estação convencional) e isso sobre uma das maiores onda de calor dos últimos 40 anos.

 

Quanta a gente reclamar de calor é para aparecer... dias atrás vi uma pessoa aqui alguém da Serra Catarinense dizendo que estava quase morrendo de calor por causa de uma minima de 17°em São Joaquim. Nem na Russia siberiana alguém passa mal por causa de 17º imagine...

Link to comment
Share on other sites

Quanta a gente reclamar de calor é para aparecer... dias atrás vi uma pessoa aqui alguém da Serra Catarinense dizendo que estava quase morrendo de calor por causa de uma minima de 17°em São Joaquim. Nem na Russia siberiana alguém passa mal por causa de 17º imagine...

 

Amigo, vamos com calma aí, você polemiza com o mesmo intuito de aparecer e reclama quando alguem o faz? Me parece que você fica aqui provocando, provocando, não sei quais são tuas intenções. O fato de você ter uma opinião contrária é uma coisa, ficar provocando é outra coisa!

 

Peço que maneire na forma de interagir, tua prática de provocar é contumaz. Pega leve!

Link to comment
Share on other sites

Artur..pelo que estou entendendo ele está querendo dizer que não dá pra comparar Maria da Fé com Urupema ou São Joaquim....Realmente não dá..Urupema poderá ter zero grau a 1 da tarde enquanto em Maria da Fé jamais isso vai acontecer...

 

A Mantiqueira nas máximas mesmo no inverno é algo que me decepciona...mesmo em Campos do Jordão....Estou aqui no Baz desde 2003 e raramente vi máximas em CDJ abaixo de 10 graus....Até meu Riacho Grande deu uma surra na Mantiqueira este ano nas máximas...tive um dia de 7,4......conversando com o Coutinho, até ele ficou surpreso com esta marca..

Link to comment
Share on other sites

Quanta a gente reclamar de calor é para aparecer... dias atrás vi uma pessoa aqui alguém da Serra Catarinense dizendo que estava quase morrendo de calor por causa de uma minima de 17°em São Joaquim. Nem na Russia siberiana alguém passa mal por causa de 17º imagine...

 

Amigo, vamos com calma aí, você polemiza com o mesmo intuito de aparecer e reclama quando alguem o faz? Me parece que você fica aqui provocando, provocando, não sei quais são tuas intenções. O fato de você ter uma opinião contrária é uma coisa, ficar provocando é outra coisa!

 

Peço que maneire na forma de interagir, tua prática de provocar é contumaz. Pega leve!

 

Pelo caro não estou provocando nada. Se existem pessoas que não sabem aceitar divergências paciência... Agora alguém dizer q está passando mal por causa de 17° isso sim é trollagem!

 

Mais enfim eu respeito a opinião de todos.

Link to comment
Share on other sites

Artur..pelo que estou entendendo ele está querendo dizer que não dá pra comparar Maria da Fé com Urupema ou São Joaquim....Realmente não dá..Urupema poderá ter zero grau a 1 da tarde enquanto em Maria da Fé jamais isso vai acontecer...

 

A Mantiqueira nas máximas mesmo no inverno é algo que me decepciona...mesmo em Campos do Jordão....Estou aqui no Baz desde 2003 e raramente vi máximas em CDJ abaixo de 10 graus....Até meu Riacho Grande deu uma surra na Mantiqueira este ano nas máximas...tive um dia de 7,4......conversando com o Coutinho, até ele ficou surpreso com esta marca..

 

Ufa finalmente alguém soube interpretar o que estou falando. Parabéns Carlos.!

Link to comment
Share on other sites

Artur..pelo que estou entendendo ele está querendo dizer que não dá pra comparar Maria da Fé com Urupema ou São Joaquim....Realmente não dá..Urupema poderá ter zero grau a 1 da tarde enquanto em Maria da Fé jamais isso vai acontecer...

 

A Mantiqueira nas máximas mesmo no inverno é algo que me decepciona...mesmo em Campos do Jordão....Estou aqui no Baz desde 2003 e raramente vi máximas em CDJ abaixo de 10 graus....Até meu Riacho Grande deu uma surra na Mantiqueira este ano nas máximas...tive um dia de 7,4......conversando com o Coutinho, até ele ficou surpreso com esta marca..

 

Ufa finalmente alguém soube interpretar o que estou falando. Parabéns Carlos.!

 

 

Nisso até eu concordo , nao precisava ficar atacando cidades para poder falar isso :ok:

Link to comment
Share on other sites

Quanta a gente reclamar de calor é para aparecer... dias atrás vi uma pessoa aqui alguém da Serra Catarinense dizendo que estava quase morrendo de calor por causa de uma minima de 17°em São Joaquim. Nem na Russia siberiana alguém passa mal por causa de 17º imagine...

 

Amigo, vamos com calma aí, você polemiza com o mesmo intuito de aparecer e reclama quando alguem o faz? Me parece que você fica aqui provocando, provocando, não sei quais são tuas intenções. O fato de você ter uma opinião contrária é uma coisa, ficar provocando é outra coisa!

 

Peço que maneire na forma de interagir, tua prática de provocar é contumaz. Pega leve!

 

 

Caro Hedsgpa, venho aqui me desculpar contigo, realmente o espaço do fórum é livre para opiniões, inclusive contrárias. A única coisa que te peço é tomar cuidado para não passar do limite, para muitos usuários daqui, inclusive eu, fica com a impressão que quer provocar as pessoas, mas tem razão. Vamos botar uma pedra no assunto e vc é livre pra se expressar aqui. Não sou dono da verdade e não pretendo ser.

 

Abraços respeitosos

Link to comment
Share on other sites

Artur..pelo que estou entendendo ele está querendo dizer que não dá pra comparar Maria da Fé com Urupema ou São Joaquim....Realmente não dá..Urupema poderá ter zero grau a 1 da tarde enquanto em Maria da Fé jamais isso vai acontecer...

 

A Mantiqueira nas máximas mesmo no inverno é algo que me decepciona...mesmo em Campos do Jordão....Estou aqui no Baz desde 2003 e raramente vi máximas em CDJ abaixo de 10 graus....Até meu Riacho Grande deu uma surra na Mantiqueira este ano nas máximas...tive um dia de 7,4......conversando com o Coutinho, até ele ficou surpreso com esta marca..

 

Ufa finalmente alguém soube interpretar o que estou falando. Parabéns Carlos.!

 

 

Nisso até eu concordo , nao precisava ficar atacando cidades para poder falar isso :ok:

 

Não ataquei, talvez foi um erro de interpretação tua apenas.

 

Seria um prazer conhecer a cidade de Maria da Fé e toda região montanhosa de MG, um estado impar, e que tenho grande carinho já que fiquei com ótima impressão de BH, Juiz de Fora e Uberlândia.

 

Abcs!

Link to comment
Share on other sites

Nisso até eu concordo , nao precisava ficar atacando cidades para poder falar isso :ok:

 

Não ataquei, talvez foi um erro de interpretação tua apenas.

 

Seria um prazer conhecer a cidade de Maria da Fé e toda região montanhosa de MG, um estado impar, e que tenho grande carinho já que fiquei com ótima impressão de BH, Juiz de Fora e Uberlândia.

 

Abcs!

 

 

OK , te convido a conhecer MDF quando quiser , assim como eu espero até hoje por uma passagem do COUTINHO pra SJ , que morro de vontade de conhecer :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Artur..pelo que estou entendendo ele está querendo dizer que não dá pra comparar Maria da Fé com Urupema ou São Joaquim....Realmente não dá..Urupema poderá ter zero grau a 1 da tarde enquanto em Maria da Fé jamais isso vai acontecer...

 

A Mantiqueira nas máximas mesmo no inverno é algo que me decepciona...mesmo em Campos do Jordão....Estou aqui no Baz desde 2003 e raramente vi máximas em CDJ abaixo de 10 graus....Até meu Riacho Grande deu uma surra na Mantiqueira este ano nas máximas...tive um dia de 7,4......conversando com o Coutinho, até ele ficou surpreso com esta marca..

 

Carlos, marcas assim são demais no sudeste. Isso acontece com mais frequencia que aqui, por exemplo, haja vista que a FF mais o esporro polar volta e meia alcançam tuas latitudes durante o dia, baixando muito a temperatura durante o dia mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Tá, até eu concordo com a comparação apresentada pelo Hedsgpa e bem interpretada pelo Charles ..

é ...uai

 

Mas existem maneiras mais didática de fz comparações!

O Charles expressou mto bem a idéia!

 

Hedsgpa joga frases como kem atira pedras!

Msm q esteja com a razão (nem sempre está), perde a boa oportunidade de uma discussão em bom nível e interessante, já q no verão não temos mtos assuntos pra discutir.

 

Palavra de kem já levou, pra aprender!

Nem sempre fui este bom moço q vcs estão vendo agora!

 

kkkkk

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Por falar em máximas..........

 

Porto Alegre RS :

 

07/07/1918 : 09,7

08/07/1918 : 08,6

09/07/1918 : 09,2

10/07/1918 : 09,6

xx/08/1920 : 07,2

xx/08/1975 : 07,4

 

Florianópolis SC :

 

31/07/1955, 08,4

 

Curitiba PR :

 

04/08/2010 : 06,8

17/07/1975 : 08,7

 

São Paulo SP :

 

02/08/1975 , 07,3 ( minima -02,1 Inmet e -03,9 no Horto Florestal)

Congonhas: 18/05/1975 , 10,0

Congonhas: 12/07/1988 , 10,0

 

São Joaquim SC :

 

31/07/1993 : -02,4

30/07/1955 : -02,2

 

Campos do Jordão SP :

 

15/08/1999 : 05,0

 

Campinas SP :

 

24/06/1918, 10,0

 

Torres RS :

 

28/07/1955, 09,4

 

Bom Jesus RS :

 

30/07/1955 , 00,4

Link to comment
Share on other sites

O sol está com preguiça de aparecer hoje.

Bem nublado.

Temperatura de 21°C.

 

 

Palavra de kem já levou, pra aprender!

Nem sempre fui este bom moço q vcs estão vendo agora!

 

kkkkk

 

Abraços

 

Carlos, com a experiência, nós começamos a selecionar as nossas "brigas". Não vale a pena entrar em todas. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

O sol está com preguiça de aparecer hoje.

Bem nublado.

Temperatura de 21°C.

 

 

Palavra de kem já levou, pra aprender!

Nem sempre fui este bom moço q vcs estão vendo agora!

 

kkkkk

 

Abraços

 

Carlos, com a experiência, nós começamos a selecionar as nossas "brigas". Não vale a pena entrar em todas. :laugh:

É vdd Sérgio!

 

 

Essa máxima curitibana de 8,7°C é do dia 16/7/75 às 21h.

No dia 17 NEVAVA FORTE EM CTBA AO MEIO DIA, COM -1°C.

Logo se vê q não conhecem o clima da cidade!

Ano passado, fez 2°C ao meio-dia (23/7).

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS ANUAIS ULT 5 ANOS - MUNICÍPIO (2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009)

 

13,0 - URUPEMA SC (12,8 / 13,3 / 12,7 12,8 / 13,6)

13,5 - SÃO JOAQUIM SC (13,3 / 14,0 / 13,1 / 13,5 / 13,8)

13,5 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (13,2 / 14,1 / 13,1 / 13,4 / 13,7)

 

14,8 - CAMPOS DO JORDAO SP (14,8 / 14,6 / 14,8 / 14,4 / 14,9 / 15,1)

 

15,1 - BOM JESUS RS (14,8 / 15,8 / 14,7 / 15,0 / 15,0)

15,1 - MONTE VERDE MG (14,9 / 15,3 / 14,9 / 15,2 / 15,4)

15,3 - VACARIA RS (15,0 / 16,1 / 15,0 / 15,2 / 15,4)

15,5 - CANELA RS (15,1 / 16,3 / 15,3 / 15,5 / 15,5)

 

16,0 - INACIO MARTINS PR (15,7 / 16,4 / 15,8 / 15,9 / 16,0)

16,0 - LAGES SC (15,4 / 16,5 / 15,9 / 16,1 / 16,2)

16,1 - GENERAL CARNEIRO PR (16,2 / 16,8 /15,9 / 15,9 / 15,9)

16,3 - CURITIBANOS PR (15,9 / 16,9 / 15,9 / 16,3 /16,6)

16,4 - CAÇADOR SC (16,1 / 17,0 / 16,1 / 16,4 / 16,6)

16,4 - CANGUÇU RS (16,1 / 17,2 / 15,9 / 16,4 / 16,3)

16,7 - MARIA DA FÉ MG (16,5 / 16,7 / 16,5 / 16,8 / 16,9)

16,8 - LAGOA VERMELHA RS (16,5 / 17,6 / 16,5 / 16,6 / 17,0

Link to comment
Share on other sites

PESSOAL, aos interessados em mais informações sobre meteorologia,

 

queria dizer que eu e mais alguns colegas de graduação do IAG estamos elaborando um blog sobre meteorologia

 

para postar muitas das coisas que estudamos e ficamos sabendo por aqui que volta e meia não é passado corretamente pela mídia

 

ou nem sequer se passa. (E também assuntos que muitos de vocês conhecem decor).

 

o blog é:

 

http://meteorologiag.blogspot.com.br/

 

Ainda estamos com pouco conteúdo, mas em breve terá um resumo de um estudo que eu com alguns colegas e o prof. Humberto do DCA-IAG

 

sobre os termômetros de rua e os erros persistentes nele. Sobre mudanças climáticas e ilhas de calor também temos algumas coisas em vista.

 

Informações sobre como é feita a previsão do tempo e etc...

 

E por favor comentem lá, todos têm a acrescentar... Espero que vire um espaço para unir a meteorologia brasileira mais e mais.

Link to comment
Share on other sites

PESSOAL, aos interessados em mais informações sobre meteorologia,

 

queria dizer que eu e mais alguns colegas de graduação do IAG estamos elaborando um blog sobre meteorologia

 

para postar muitas das coisas que estudamos e ficamos sabendo por aqui que volta e meia não é passado corretamente pela mídia

 

ou nem sequer se passa. (E também assuntos que muitos de vocês conhecem decor).

 

o blog é:

 

http://meteorologiag.blogspot.com.br/

 

Ainda estamos com pouco conteúdo, mas em breve terá um resumo de um estudo que eu com alguns colegas e o prof. Humberto do DCA-IAG

 

sobre os termômetros de rua e os erros persistentes nele. Sobre mudanças climáticas e ilhas de calor também temos algumas coisas em vista.

 

Informações sobre como é feita a previsão do tempo e etc...

 

E por favor comentem lá, todos têm a acrescentar... Espero que vire um espaço para unir a meteorologia brasileira mais e mais.

 

 

Opa favoritei lá!!!! entrou na fila de leituras obrigatorias!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.